quinta-feira, 13 de junho de 2013

UFFS realiza Audiência Pública no próximo dia 15 de junho





O Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vai receber os participantes da Segunda Audiência Pública, organizada pela instituição com o apoio do Conselho Estratégico Social (CES). O encontro será no próximo sábado, dia 15, e terá como tema “Que Universidade? Para qual desenvolvimento?”. Além da comunidade universitária dos cinco campi da UFFS, são esperados representantes de entidades, associações, instituições. O evento é aberto à participação de toda a comunidade.

Como preparação à Audiência Pública, foram realizadas uma série de pré-audiências nos campi de Chapecó (SC), Erechim (RS), Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e Realeza (PR), durante o mês de maio. Conforme Cleber Ceccon, presidente da Comissão Organizadora da II Audiência Pública e vice-presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, as audiências preparatórias foram importantes, “pois possibilitaram um maior envolvimento e participação das comunidades”. De acordo com Ceccon, as propostas consensuadas durante os encontros nos campi serão relatadas durante a Audiência Pública e depois discutidas em grupos temáticos.

Para Ilton Benoni da Silva, diretor do Campus Erechim, “um ponto importante é que, com a Audiência Pública, se reforça e consolida a abertura de diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa para definição de um projeto dialogado, compartilhado, desenhado na argumentação pública”. Para Benoni, as discussões com a comunidade “fortalecem a ideia de Universidade, de um projeto coletivo, democrático. Vivemos a expectativa de um evento representativo, com grande participação, já que estaremos recebendo representantes da comunidade acadêmica e externa dos cinco campi da UFFS.”




Sobre o diálogo com a comunidade externa que momentos como as audiências públicas possibilitam, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, diz que este é um dos princípios da organização institucional da UFFS. Por isso, segundo o dirigente, foram instituídas as audiências públicas como debates amplos e abertos, realizadas todos os anos e de forma itinerante nos cinco campi. “A primeira funcionou mais como uma prestação de contas. Neste ano vai haver um incremento nos debates e tematizações futuras, que servem para delinear o que está por vir”, pondera Giolo.

Sobre outra novidade em relação à primeira edição, Jaime Giolo avalia que as pré-audiências locais, conduzidas pelas direções dos campi e pelos conselhos comunitários, foram participações importantes, as quais indicam uma vitalidade muito maior nas discussões. Segundo o reitor, “esse modelo deve ser adotado para as próximas audiências públicas promovidas pela UFFS”. Especificamente sobre a II Audiência que acontecerá no Campus Erechim, diz que a expectativa é das melhores, pois “será possível ter ideia sobre os olhares que as comunidades e sociedade civil organizada estão tendo a respeito da UFFS”.

A II Audiência Pública da UFFS será realizada no auditório da UFFS – Campus Erechim, no horário das 10h às 17h.

O endereço é Avenida Dom joão Hoffmam, 313 - Bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.

Assessoria de Comunicacao - Laranjeiras do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém