segunda-feira, 24 de junho de 2013

CREA-PR fiscaliza acessibilidade e equipamentos do hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava






Três agentes de fiscalização do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) inspecionaram as dependências do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Guarapuava, na quinta-feira, 20. Os profissionais vistoriaram as condições de acessibilidade e a manutenção de equipamentos hospitalares. A coleta de informações irá subsidiar dois relatórios, que ressaltarão aspectos positivos e as adequações necessárias.

Acompanharam a vistoria de acessibilidade os representantes da Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava, Isabel Lopes e do cadeirante José Acir da Luz, a engenheira civil da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Eliane Bischof. Foram investigados diversos itens, como a aderência de pisos, altura de maçanetas e balcões, acesso a elevadores, largura de portas, rampas e corrimãos de escadas.

“A acessibilidade é entendida pelo CREA-PR como item essencial à pessoa, não como uma opção. Por isso, o Conselho faz ações como essa”, disse o facilitador do Núcleo de Fiscalização Sudoeste, engenheiro agrônomo Victor Ramos. “Quanto aos equipamentos hospitalares, a participação do profissional habilitado para sua manutenção é fundamental. Tanto o paciente quanto o operador terão a segurança dos procedimentos e exames através deles realizados”, acrescentou.

A inspeção dos equipamentos eletro-eletrônicos e eletromecânicos verificou vários itens. “São checados os fornecedores dos equipamentos, as intervenções de manutenção, quantas pessoas estão envolvidas com a operação daquele aparelho, qual o risco a que estão submetidos tanto ao operar quanto ao fazer a manutenção, o treinamento adequado para tanto e o nível de utilização”, explicou o agente de fiscalização e engenheiro mecânico Eduardo Hörugël.

Entre os equipamentos inspecionados estiveram raio-x, arco em C (raio-x específico para centro cirúrgico), incubadora, monitor multiparamétrico e ventilador pulmonar. Outros sistemas específicos também passaram por vistoria, como central de oxigênio, gerador próprio de energia, bomba de vácuo do centro cirúrgico, o ar-condicionado de UTIs (unidades de terapia intensiva), caldeiras para aquecimento de ar e vapor e até sistemas de combate a incêndio.

O provedor do hospital São Vicente de Paulo, Rui Primak, enalteceu a contribuição do CREA-PR ao trabalho da instituição. “Vemos com bons olhos a atitude de alerta para as adaptações necessárias que não focamos em virtude da rotina atribulada. Iniciativas como essa precisam ser intensificadas, porque é importante tanto para nós quanto para o CREA-PR”, disse.

O representante da Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava, José Acir da Luz, também considera importante a fiscalização e pede que seja intensificada. “É preciso que sejam periódicas para que sejam feitas as adequações necessárias. O hospital é antigo, mas convive frequentemente com a presença de cadeirantes e precisam adaptar as instalações”, comentou.

Além do hospital São Vicente de Paulo, outras sete instituições receberam as ações de fiscalização no Paraná. São casas hospitalares de grande porte em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém