sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

UFFS – Campus Laranjeiras do Sul analisa comunidade de peixes de lago municipal




A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realiza, sob coordenação do professor Marcos Weingartner, o projeto de pesquisa “Levantamento da comunidade de peixes do lago do Parque Aquático da cidade de Laranjeiras do Sul”. O objetivo central é estudar a composição da fauna do local, com proposta de manejo para implementar a produção de pescado neste ambiente.

Weingartner conta que, devido à ligação com um córrego, não se sabe quais espécies de peixes existem no lago. “Algumas espécies foram estocadas no local, mas há um córrego que passa pelo lago sem nenhum tipo de filtro. O projeto busca, então, identificar a composição da comunidade de peixes existente nesse lago”, completa.

Na última semana, foi realizada a primeira coleta de peixes do lago para análise. “Faremos quatro coletas, sendo uma em cada estação do ano. Esta inicial foi a da primavera. As outras acontecerão, provavelmente, em fevereiro, maio e agosto”, explica o professor.

A amostra de peixes capturados será analisada quanto ao índice de repleção estomacal, para avaliar a dinâmica alimentar, e quanto a maturação gonadal, para a identificação do período reprodutivo. Estão no planejamento do projeto, ainda, análises de microbiologia e de metais pesados, buscando qualificar o pescado em relação à utilização para consumo. O conhecimento da composição da fauna e o estudo da cadeia trófica do lago permitirá, no futuro, a realização de um manejo direcionado para um melhor aproveitamento do ambiente na produção de peixes.

Aprendizado
A organização e processamento de dados do projeto é realizada pelo aluno bolsista Eduardo Gurgel da Silva. No entanto, para a realização das coletas de campo e processamento do material biológico, a participação de outros acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura é fundamental. “Nesta primeira coleta, participaram cerca de 30 estudantes.

Esta é uma ferramenta importante para demonstrar aos alunos as técnicas utilizadas no monitoramento de populações e na observação de ecologia reprodutiva e alimentar. O estudo do lago está servindo como uma forma didática de mostrar aos discentes como são feitos esses trabalhos”, destaca Weingartner.

Após as análises, o objetivo é produzir trabalhos científicos para apresentação em congressos.

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém