quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Projeto da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul testa biofertilizantes em alfaces






O projeto de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul “Desafio da construção de uma universidade comprometida para a agroecologia: uma nova proposta” está realizando - em um de seus subprojetos - testes com cinco tipos de biofertilizantes em alfaces.

O objetivo é verificar a influência dos biofertilizantes na produção da planta. “Como são biofertilizantes, eles podem ser usados em uma produção orgânica. Se forem constatadas melhorias nas alfaces, poderemos recomendar os biofertilizantes para os agricultores familiares da região”, ressalta o professor da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, Lisandro Bonome.

As atividades estão sendo realizadas há 70 dias. Após serem semeadas, as alfaces ficaram um mês em uma estufa. Em seguida, foram transplantadas em um espaço cedido pelo agricultor familiar Ivandro Gomes de Amorin e receberam aplicações semanais de biofertilizantes por um período de 40 dias. O experimento foi conduzido com seis tratamentos. O canteiro foi dividido para que cada parcela recebesse um dos cinco biofertilizantes testados, além da reserva da sexta parcela para a testemunha (planta sem aplicação de qualquer fertilizante).

Na última semana, as alfaces foram coletadas para o início das análises. “Estão sendo analisados o diâmetro da planta, massa seca das folhas, caule e raízes, além da avaliação de clorofila A e B, proteínas e aminoácidos”, explicou Bonome.

Ainda segundo o professor, os dados da pesquisa serão utilizados para produção de um artigo científico e para apresentações em seminários e congressos.

Os biofertilizantes utilizados nos testes foram doados pela empresa Fish Fertil, fabricante dos produtos.

Projeto

O projeto de pesquisa “Desafio da construção de uma universidade comprometida para a agroecologia: uma nova proposta” tem a coordenação geral do professor Paulo Mayer e conta com a participação dos alunos bolsistas Jeferson dos Santos e Marcos Genilton e do voluntário Tiago Scolari. O objetivo geral das atividades é estruturar um grupo de pesquisa com vistas a apoiar a consolidação da política institucional agroecológica da UFFS. O projeto tem sete subprojetos vinculados.

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Campus Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém