segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Comunidades rurais de Guarapuava e região receberão abastecimento de água





Para Bernardo Carli, que solicitou ao governo do Estado, é qualidade de vida para a população

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli comemorou nesta segunda-feira, 03 de dezembro, o anúncio do governo do Estado de que serão construídos 86 sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais que apresentam baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Paraná.

Com investimento de R$ 10 milhões, serão beneficiados 68 municípios, incluindo Guarapuava, Boa Ventura de São Roque, Nova Laranjeiras, Laranjal e Santa Maria do Oeste, cidade para a qual desde o ano passado Bernardo reivindica o investimento junto ao governo do Estado. (Confira os municípios da região de Guarapuava ao fim desta matéria).

Para Bernardo Carli, a oferta de água para a população significa saúde, qualidade de vida e geração de renda para o agricultor, pois todo o excedente de água dos sistemas de abastecimento poderá ser usado pelos produtores rurais para os animais, na irrigação e na limpeza de equipamentos de ordenha. “Medidas como esta realmente causam impacto na vida dos cidadãos e o importante é que são mudanças para melhor. É o governo do Estado trabalhando por melhores condições de vida para as pessoas e eu, como representante público, fico muito satisfeito ao ver estes avanços”, destacou o deputado.

“No ano passado eu já havia solicitado ao nosso governador, por meio de indicação parlamentar, a construção de um poço artesiano no município de Santa Maria do Oeste, pois conhecendo a realidade daquela localidade, constatei a necessidade. E agora tanto os moradores quanto eu estamos felizes com esta conquista”, afirmou Carli.

Na fase de construção, serão executados os serviços de perfuração de poço tubular profundo (artesiano) e instalação de materiais e equipamentos. “O sistema de água significa a possibilidade do cultivo e da modernização da produção da agricultura familiar e das pequenas agroindústrias”, afirmou o governador, Beto Richa.

O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernandes Nunes, disse que a contratação dos serviços de construção dos sistemas autorizados está em fase de licitação. “Estas futuras obras se somam aos 99 sistemas que já estão em fase de implantação em licitação realizada em agosto deste ano”, contou.

O governador ainda lembrou que o programa faz parte do plano de governo e sua execução tem por objetivo atender comunidades de municípios que passam por períodos de estiagem e que tenham microbacias inseridas no Programa de Gestão e Manejo de Água e Solos em Microbacias. “É uma soma de esforços das secretarias, deputados estaduais, prefeitos, lideranças e técnicos do Estado”, destacou. A iniciativa conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Municípios e Comunidades Boa Ventura de São Roque - Linha Alto Alegre
Espigão Alto do Iguaçu - Bracatinga

Assessoria de Comunicação
Deputado Bernardo Ribas Carli
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém