sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Brasileiros são encontrados mortos no Paraguai
Foto por: Portal Catve
Roberto Aparecido de Souza e Roberto de Souza Malta (pai e filho) foram encontrados hoje (17), próximo a uma avenida de Cidade do Leste, no Paraguai. Um morador saiu para o trabalho, por volta das 5h30 quando encontrou o corpo dos brasileiros.
Na noite anterior ele ouviu barulhos na área mas não foi verificar. Segundo a polícia paraguaia os assassiantos podem estar ligados a outros dois homicídios há duas semanas, em Presidente Franco, também no Paraguai.
Eles foram algemados e executados a tiros. Os corpos estavam enrolados em sacos plásticos e foram encaminhados ao IML. A investigação segue a hipótese de envolvimento com tráfico de drogas.
www.jcorreiodopovo.com.br
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Goioxim: Nota de Falecimento de Silvio Chaves
Atualizado 18/12/2015 as 08:30 hrs
Nota de Falecimento do Sr. Sílvio Chaves, com 67 anos, seu corpo será velado em sua residencia. Sepultamento as 13:00 hrs no cemitério municipal de goioxim.
A Família enlutada nossas condolências.
34% das Câmaras ainda não informaram sobre julgamento das contas de prefeitos
Até a tarde desta quarta-feira (16 de dezembro), 137 câmaras municipais do Paraná ainda não haviam enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) informações sobre o resultado do julgamento das contas dos prefeitos referentes aos oito últimos exercícios financeiros. Das 399 casas legislativas do Estado, 202 já responderam o questionário (66% do total). Outras 68 (17%) iniciaram o preenchimento e 69 (17%) ainda não abriram o questionário eletrônico enviado pela Diretoria de Execuções (DEX) do Tribunal.
Em 26 de novembro, o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, encaminhou ofício ao Poder Legislativo dos 399 municípios paranaenses, dando prazo de 30 dias para o envio das informações. No e-mail de cada câmara cadastrado no sistema do Tribunal foi enviado o link para preenchimento do formulário que trata do julgamento das contas do Poder Executivo pela respectiva câmara.
"Com a medida, buscamos aumentar a cooperação entre os órgãos de controle municipal - câmaras e Tribunal de Contas. O Tribunal está monitorando o andamento dos preenchimentos e esclarecendo as dúvidas dos responsáveis por esse trabalho nas câmaras", explica o diretor da DEX, Marcelo Lopes. O objetivo da medida é verificar o atual estágio desses julgamentos e aferir a efetividade na adoção das conclusões do TCE-PR expressas nos pareceres prévios.
Após o trânsito em julgado da prestação de contas anual do prefeito, o Tribunal encaminha seu parecer (recomendando a aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas) à respectiva câmara municipal. A legislação determina que cabe aos vereadores fazer o julgamento definitivo das contas. Mas é função do Tribunal de Contas encaminhar o resultado desse julgamento à Justiça Eleitoral. Para desconsiderar a conclusão do parecer do TCE são necessários dois terços dos votos dos vereadores.
A DEX orienta que a câmara que não receber o e-mail deve entrar em contato pelo Canal de Comunicação (Caco), utilizando o Assunto "Execuções", ou pelo telefone (41) 3350-1707.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR
Governo do Paraná divulga tabela para pagamento do IPVA 2016
![]() |
| (Foto: Divulgação/Detran-PR) |
Cronograma de pagamento do IPVA começa em 21
de janeiro
Os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2016 começam em 21 de janeiro, conforme cronograma divulgado pelo Governo do Paraná (Confira as datas no final da reportagem).
Assim como neste ano, o dono de veículo que optar por pagamento à vista terá 3% de desconto. Também é possível dividir o valor em três parcelas, sem juros.
De acordo com o governo estadual, o Paraná tem 6,62 milhões de veículos, sendo que 4,38 milhões têm que pagar o IPVA. A estimativa do poder público é angariar R$ 3,05 milhões com o imposto.
O IPVA é definido a partir da tabela Fipe. O valor corresponde a 3,5% do valor de venda do veículo.Veja qual é o valor de venda do seu carro.
Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.
Veja quando vence o seu IPVA, em caso de pagamento à vista
placas com final 1 e 2 - 21/1/2016
placas com final 3 e 4 - 22/1/2016
placas com final 5 e 6 - 25/1/2016
placas com final 7 e 8 - 26/1/2016
placas com final 9 e 0 - 27/1/2016
Para quem escolher o pagamento a prazo, a primeira parcela vence conforme a tabela acima e a segunda e a terceira, em fevereiro e março.
Como pagar
A Secretaria da Fazenda do Paraná vai encaminhar cartas para os proprietários de veículos com o valor à vista ou da primeira parcela. Aqueles que optarem pelo parcelamento, receberão nova correspondência com as guias de pagamento. O valor pode ser quitado em qualquer instituição bancária.
O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi). Outra opção é a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que estará disponível no site da secretaria.
g1.globo.com
Candói: Deputado e Prefeito assinam convênio para construção de poços na área rural
O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli e o Prefeito de Candói, Gelson Costa, assinaram nesta segunda-feira, 14 de dezembro, termo de convênio entre o município e o Governo do Estado para a implantação de sistema de abastecimento de água na área rural da cidade.
A pedido do parlamentar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto das Águas do Paraná, liberou R$ 52.286,00 para a perfuração de dois poços tubulares. Serão atendidos o Assentamento União São Pedro e a Comunidade Vila Tomé.
De acordo com Carli, o investimento propiciará mais qualidade de vida, saúde, além de melhores condições para a produção da agricultura familiar.
Cantagalo: PM apreende 35kg de Crack em Propriedade
![]() |
| Foto Arquivo PM |
Após investigações desde o início da semana, a equipe conseguiu chegar a uma propriedade em que a droga estaria escondida. A PM estima que esta quantia seja avaliada em R$ 300 mil, porém a revenda renderia mais de R$ 1 milhão aos traficantes.
Via: www.jcorreiodopovo.com.br
Goioxim: Viabilizados dois poços tubulares
16 dezembro 2015
O Governo do Paraná liberou termo de convênio para assinaturas por parte da Prefeitura de Goioxim, Instituto das Águas do Paraná e Departamento de Estradas de Rodagem, cujo objeto é a implantação de sistema de abastecimento de água no meio rural do município.
Num valor máximo global estimado de R$ 52.286,00, o investimento, viabilizado pelo Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, vai permitir a perfuração de dois poços tubulares nas localidades de Alto Alegre e Assentamento Estrela. De acordo com o parlamentar, os moradores não têm água encanada em suas casas.
Carli e o Prefeito, Elias Schreiner, assinaram o termo nesta terça-feira, 15 de dezembro.
Polícia Federal deflagra operações mirando Postalis e SBM
A Polícia Federal deflagrou duas operações nesta quinta-feira, 17, que atingem o Postalis, pelo fundo de pensão dos funcionários dos Correios, e a empresa SBM. A Operação Positus mira em esquema de corrupção no fundo de pensão. A Operação Ouro Negro envolve uma empresa que teria intermediado os contratos entre a SBM e a Petrobras.
A Positus apura irregularidades no fundo de pensão, controlado pelo PT e PMDB, que teriam ocorrido entre 2006 e 2011. Estão entre os investigados o ex-presidente Alexej Predtechensky e o ex-diretor financeiro Adilson Florencio da Costa. A PF apura operações envolvendo a criação de dois fundos de investimentos que foram ingeridos pela empresa Atlântica Administradora de recursos.
O inquérito descobriu que os valores dos dois fundos foram transferidos para os Estados Unidos e passaram a ser movimentados por ordem da Atlântica, de propriedade dos empresários Fabrizio Dulcetti Neves e André Barbieri.
www.parana-online.com.br
Santa Maria do Oeste: Posse Irregular de Arma de Fogo
SANTA MARIA DO OESTE 02 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO
No dia 16 Dez. 15, por volta das 14h20min, após receber informações que na Localidade de Rio Feio uma pessoa estaria praticando caça predatória naquela localidade, a equipe da Rotam da 3ª Cia, deslocou até a residência citada, onde em conversa com um senhor ( 66 anos), negou tais denúncias porém quando a equipe lhe perguntou sobre a existência de armas de fogo, o mesmo veio a confirmar que de fato possui uma arma que era registrada no nome de sua esposa onde o mesmo apresentou a espingarda calibre .36 o qual estava com o registro vencido desde 01/12/2013, o senhor também também fez a entrega de uma espingarda do tipo puxa-fieira sem marca e sem numeração aparente de calibre indefinido.
Diante dos fatos a equipe apreendeu as armas e encaminhou juntamente com os envolvidos até a 45ª DRP para providências legais.
Guarapuava, 16 de Dezembro de 2015.
Setor de Comunicação Social - anc
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Goioxim: Show com Lucas & Geovane Participação de Luana Lima no Restaurante do França
UM GRANDE EVENTO NO RESTAURANTE DO FRANÇA COM A DUPLA LUCAS & GEOVANE E PARTICIPAÇAO DE LUANA LIMA VIOLEIRA NESTA SEXTA FEIRA DIA 18/ 12 APARTIR 20:30 Hrs.
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
TCE aprimora critérios para as prestações de contas municipais
A prestação e a análise das contas de 2015 dos 399 municípios paranaenses passarão por uma mudança histórica. O prefeito responderá pelos atos de governo, que são de sua competência direta, incluindo os investimentos mínimos em educação e saúde estabelecidos pela Constituição. Já os atos de gestão serão alvo de monitoramento e fiscalização permanentes, à parte da prestação de contas anual (PCA) do chefe do Poder Executivo municipal.
Com a mudança, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) ganha rapidez para detectar irregularidades e determinar sua correção imediata, sem a necessidade de esperar às vezes mais de um ano, até o julgamento das contas. Os atos de gestão irregulares detectados serão transformados em processos apartados de tomada de contas.
As mudanças estão definidas na Instrução Normativa nº 108/2015, publicada em 10 de dezembro, na edição 1.263 doDiário Eletrônico do TCE-PR. A IN define o escopo de análise da PCA de 2015 relativa aos poderes Executivo e Legislativo e também à administração direta e indireta municipal. "Teremos mais condição de objetividade nas contas de governo e absoluta previsibilidade da atuação do Tribunal", afirmou o presidente, conselheiro Ivan Bonilha, em 19 de novembro, data da aprovação da IN pelo Pleno do TCE-PR.
TCE-PR
UFFS divulga resultado do Processo Seletivo Especial para Povos Indígenas
A UFFS divulgou nesta semana o resultado definitivo do Processo Seletivo Especial do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). Foram classificados 204 candidatos, aptos a preencherem as vagas ofertadas nos cursos de graduação dos campi Chapecó (RS), Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Realeza (PR) e Laranjeiras do Sul (PR). O critério de desempate foi a idade do candidato.
Os candidatos classificados serão convocados para a realização da matrícula, conforme o número de vagas ofertadas no Edital Nº 760/UFFS/2015. A convocação será por meio de edital próprio no site da UFFS (www.uffs.edu.br) a partir do dia 11 de janeiro de 2016. A matrícula deverá ser efetivada pessoalmente, ou mediante procuração, na Secretaria Acadêmica do campus onde o curso que irá frequentar é ofertado.
Confira aqui a lista dos aprovados no Edital Nº 973/UFFS/2015.
Já a documentação para a matrícula, constante no Edital Nº 760/UFFS/2015, pode ser acessada aqui.
Assessoria de Comunicacao - Campus Laranjeiras do Sul
Bernardo Carli se reúne com famílias, Governo do Estado e Polícia Federal para discutir invasões em Laranjeiras do Sul
Quatorze famílias da Comunidade Passo Liso, no interior do município, tiveram suas propriedades invadidas e tiveram de deixar suas casas, sob a alegação de não terem direito sob suas terras. Bernardo Carli, então, foi até o Governo do Estado juntamente com o colega Deputado Artagão Junior cobrar medidas emergenciais para a retomada da ordem naquela localidade.
Sciarra comunicou que está previsto para ainda este ano o envio de um efetivo da Força Nacional para o município, a fim de reforçar a segurança e restabelecer a ordem no município. Além disso, o Estado colocará o seu efetivo policial à disposição para dar todo o suporte necessário quando do cumprimento da ação de reintegração de posse.
www.bernardoribascarli.com.br
Campina do Simão recebe R$ 1 milhão para obras de pavimentação asfáltica
O Prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda, recebeu do Governo do Estado nesta segunda-feira, 14 de dezembro, autorização para licitação no valor de R$ 1.090.211,02, liberados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.
Viabilizados por Carli, os recursos permitirão a execução de obras de pavimentação de vias urbanas. Serão asfaltados os trechos da rua Padre Valentim Nogly, entre a Avenida José Iastrenski e Antonio Kramer, a rua Padre Valentim Nogly, entre as ruas Capitão Rocha e Reinaldo Magnom Rocha, e a rua Reinaldo Magnom Rocha entre as ruas Padre Valentim Nogly e a Avenida João Ferreira Neves. A área pavimentada inclui, ainda, construção de galerias, calçadas e meio fio.
“Estamos fechando este ano de 2015 com chave de ouro, podendo, graças à boa administração do nosso Governador Beto Richa e ao nosso trabalho de acompanhamento junto aos municípios, liberar importantes investimentos para os Prefeitos. São medidas que certamente melhoram as condições de vida de toda a população e impulsionam o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Carli.
www.bernardoribascarli.com.br
Goioxim: Nota de Falecimento de José Marináldo Pereira Cristo
Faleceu José Marinaldo Pereira Cristo, seu corpo será velado na capela mortuária de Goioxim, sepultamento amanha em horário a ser desiguinado.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Assalto em Distribuidora de Bebidas Termina com Um Bandido Morto
Os ladrões tentaram fugir e houve perseguição. Durante a fuga, um dos ladrões abordou uma família em frente ao Cartório Agner, onde estava acontecendo um almoço de confraternização, e levaram o carro com o proprietário junto. A perseguição continuou até as proximidades da Sorveteria Sabor e Arte, na rua detrás da Havan. O condutor conseguiu pular do carro, que continuou em movimento até o bandido descer do carro e tentar correr. Policiais atiraram e o assaltante morreu no local. Outro, ficou ferido com um tiro no abdômen. Um terceiro já foi preso. Nenhum funcionário da Distribuidora e ninguém da família que teve o carro roubado ficou ferido. Apesar do susto, todos estão bem, segundo informações levantadas.
Texto e foto Guara Noticias
Cantagalo: MP-PR deflagra a operação Cosa Nostra
A Promotoria de Justiça de Cantagalo em conjunto com a Polícia Civil, cumpriu na manhã desta sexta-feira (11) cinco mandados de busca e apreensão no município, deflagrando a operação Cosa Nostra. As investigações são direcionadas a uma família suspeita de liderar organização criminosa que atua no ramo de licitação de serviços contábeis. Três pessoas foram ouvidas e há onze investigados.
Segundo a Promotoria, a família estaria envolvida em crimes de peculato, fraude a licitação, corrupção, falsidade ideológica e documental, e organização criminosa. Os mandados foram cumpridos na residência dos envolvidos, em uma chácara e em um escritório, onde apreenderam-se computadores, celulares e documentos contábeis e fiscais.
Auditores do Ministério Público do Paraná também realizaram inspeção nas Prefeituras de Cantagalo e de Virmond. As investigações, ainda de acordo com a Promotoria, são decorrentes de outra operação envolvendo a Câmara Municipal de Cantagalo.
Fonte:www.centralcultura.com.br
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Presidente da Coamo é Cidadão Guarapuavano
A Câmara Municipal de Guarapuava concedeu em sessão solene na noite de quarta-feira (09) - data dos 196 anos de emancipação político-administrativa do Município-, o título de Cidadão Honorário ao engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
Na solenidade prestigiada por autoridades locais e regionais, cooperados e lideranças, foram homenageados nove cidadãos com a Cidadania Honorária – José Aroldo Gallassini, Clémerson Merlin Cléve, Iradi Filipin, Orlando Freire Lemos, Vilso Dubena e Valdomira Pedroso Ramos, e com os títulos de Cidadãos Beneméritos Dorotil Casagrande Melhem, Emerson José Passos e Fábio Haick Dalla Vecchia.
O vereador Eurípio Rauen Neto, autor da proposição da honraria ao presidente da Coamo, afirma que a agricultura é um importante segmento na economia de Guarapuava e a Coamo é referência. “O Gallassini representa muito para o Paraná e o Brasil, é uma pessoa corajosa que tem uma história bonita de vida e empreendorismo com apoio no trabalho e resultados de milhares de produtores rurais. A área agropecuária representa bastante no PIB de Guarapuava, por isso estamos felizes em reconhecer este trabalho e homenageamos a todos na pessoa do presidente da Coamo.”
Presente na sessão solene que integrou as comemorações dos 196 anos de vida do Município, o prefeito César Augusto Carolo Silvestre Filho fez questão de enaltecer as qualidades dos homenageados, por suas histórias e realizações ao desenvolvimento da cidade. “É uma noite especial, a nossa comunidade valoriza, reconhece e parabeniza personalidades que muito fizeram na história de Guarapuava que está em festa. Foi uma cerimônia emocionante, à altura dos nossos homenageados que têm seus nomes escritos na nossa história por suas atuações nas áreas econômica e social. O Dr. Gallassini tem um trabalho grande para o desenvolvimento da nossa região ao longo desse anos, entregamos a ele com orgulho, a maior condecoração de Guarapuava”, explica Silvestre Filho.
Segundo o prefeito de Guarapuava, o trabalho do Gallassini e da Coamo são muito bons e servem de referência. “Sou testemunha da forma zelosa que ele trabalha a frente da Coamo, uma cooperativa orgulho para Guarapuava, o Paraná e o Brasil. É uma pessoa que imprimiu sua própria marca com humildade, simplicidade e transparência.”
O semblante dos cooperados na noite de homenagem foi de alegria e satisfação. Adelino Briddi, um dos atuantes produtores na região desde a chegada da Coamo em Guarapuava, comemora a honraria.“ É uma noite especial, estamos felizes por esta homenagem ao Dr. Aroldo, que é uma pessoa líder que merece todo esse reconhecimento com uma vida toda em prol do desenvolvimento dos agricultores e do cooperativismo. O trabalho e a administração da Coamo com o comando do Dr. Aroldo é maravilhoso e orgulho para todos nós.”
O mais novo cidadão guarapuavano disse no seu pronunciamento da alegria e orgulho pelo recebimento da honraria. “Sinto-me honrado, agradecido e feliz, e surpreso com esta aprovação por unanimidade de todos os 21 vereadores que resultou na concessão deste título de cidadania. É uma emoção diferente, pois cada Município e região tem as suas particularidades. A nossa alegria é imensa e por isso, partilhamos esta honraria com todos os cooperados, diretoria e funcionários da Coamo”, comemora.
A Coamo está presente em Guarapuava e região desde 27 de janeiro de 1999, inicialmente com unidades arrendadas, que em 2014 foram adquiridas pela cooperativa e a realização de reformas e ampliações no montante de R$ 36.600.000,00, com melhoria da estrutura e em benefício para os mais de 300 produtores associados, somente em Guarapuava.
Fonte: www.coamo.com.br
Segundo cacique, violência foi defesa de ataques sofridos
![]() |
| Foto por: Melina Brondani |
Antes de tudo, ele afirmou que aguardam há mais de 20 anos, governo a governo, providências quanto a permanência legal dos indígenas na área. “Seguramos até onde pudemos, mas não dava mais”, iniciou.
Rufino pede para que a decisão seja tomada agora, uma vez que o ponto de partida já foi dado por eles. “Sabemos que é uma área demarcada. Os agricultores pequenos e médios sabem que não voltam”, destacou.
O caso já ganhou repercussão nacional, com portais virtuais divulgando os ocorridos e emissoras do estado vieram até o município para gravar reportagens com os agricultores e os indígenas, além do site de notícias G1.
Situação
O cacique ressaltou que eles dão a vida pela terra, mas que são discriminados por alguns agricultores que não os aceitam na área. Sobre as ações de sábado, Rufino diz que a intenção não era agir com violência, porém houve um descontrole de ambos os lados.
“Não era para ter acontecido, mas a comunidade agiu da maneira que imaginou certa. A família nos chamaram de ladrões, 'sem-terra'. Mas como dizem que somos sem-terra se estamos na nossa terra?”, declarou o cacique.
Ele comentou que recebeu produtores para conversar e não teve problemas, tanto que estão abertos ao diálogo. “É isso que queremos, maus-tratos não aceitaremos. Eles têm de brigar pelos seus direitos como nós estamos fazendo”, enfatizou.
Segundo ele, a Fundação Nacional do Índio (Funai) está sendo pressionada por eles a resolver o impasse imediatamente. Já os agricultores, precisam recorrer ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o governo do Estado.
“Isto não está acontecendo da parte deles porque muitos trabalham individualmente, nós trabalhamos unidos. A comunidade não quer violência, mas se as pessoas querem ser violentas conosco, vamos nos defender, em qualquer situação”, finalizou.
Fonte: Jornal Correio
Matéria original no Link
Segundo cacique, violência foi defesa de ataques sofridos
Segundo cacique, violência foi defesa de ataques sofridos
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Cantu: Eleição para escolha da presidência acontece hoje em Laranjeiras do Sul
Apenas uma chapa foi inscrita
Acontece a partir das 15h30, no "Pesca da Ilha"a eleição para escolha da nova presidência da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu. Apenas uma chapa foi inscrita e tem como presidente a prefeita de Virmond Lenita Mierzva. A nova presidência deve comandar a associação até 2016. A vice-presidência é formada por Elias Schreiner, de Goioxim, e Edson do Prado, o Jacaré, de Quedas do Iguaçu, como segundo vice presidênte. Na oportunidade também já será realizado o encerramento dos trabalhos deste ano.
Início
Há 31 anos, no dia 07 de agosto de 1984, o então prefeito Valmir Gomes da Rocha Loures, de Laranjeiras do Sul, e João Ceccura, de Palmital, (ambos já falecidos) fundaram a associação dos municípios da Cantuquiriguaçu. O nome foi escolhido em virtude dos municípios associados se localizarem nos vales dos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu. João Ceccura foi o primeiro presidente da Cantuquiriguaçu.
A associação iniciou com sua sede em Curitiba e era formada, além de Laranjeiras do Sul e Palmital, por Altamira do Paraná, Guaraniaçu, Catanduvas, Ibema, Cantagalo, Turvo, Pinhão, Pitanga, Nova Tebas e Campo Bonito.
Postado por Raquel Gomes
Acontece a partir das 15h30, no "Pesca da Ilha"a eleição para escolha da nova presidência da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu. Apenas uma chapa foi inscrita e tem como presidente a prefeita de Virmond Lenita Mierzva. A nova presidência deve comandar a associação até 2016. A vice-presidência é formada por Elias Schreiner, de Goioxim, e Edson do Prado, o Jacaré, de Quedas do Iguaçu, como segundo vice presidênte. Na oportunidade também já será realizado o encerramento dos trabalhos deste ano.
Início
Há 31 anos, no dia 07 de agosto de 1984, o então prefeito Valmir Gomes da Rocha Loures, de Laranjeiras do Sul, e João Ceccura, de Palmital, (ambos já falecidos) fundaram a associação dos municípios da Cantuquiriguaçu. O nome foi escolhido em virtude dos municípios associados se localizarem nos vales dos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu. João Ceccura foi o primeiro presidente da Cantuquiriguaçu.
A associação iniciou com sua sede em Curitiba e era formada, além de Laranjeiras do Sul e Palmital, por Altamira do Paraná, Guaraniaçu, Catanduvas, Ibema, Cantagalo, Turvo, Pinhão, Pitanga, Nova Tebas e Campo Bonito.
Postado por Raquel Gomes
Fonte: www.radioeducadora1120.com.br
Araupel inaugura unidade em Guarapuava
Nos 196 anos de Guarapuava, a unidade da Araupel em Guarapuava foi inaugurada. Empresa formada por capital 100% brasileiro, que se destaca na exportação de molduras, principalmente para os mercados norte americano e europeu. Nos 38 mil metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 147 milhões, tudo chama a atenção. A fábrica é uma das mais modernas no setor de molduras da América Latina.
O funcionário da sala de comando do pátio de toras, por exemplo, pode acompanhar e coordenar todo o processo - do descarregamento à classificação da madeira - com auxílio de uma cadeira giratória e câmeras.
Nesta fase da construção da unidade, 250 pessoas estão empregadas. Além disso, foram contratadas diversas empresas guarapuavanas para realizar serviços terceirizados, como a J Service Engenharia Eletromecânica, na qual trabalha o Willian de Paula Louro; e a Método Montagem, que está com 37 funcionários nesta obra. “Esta fábrica é um avanço para Guarapuava. A crise está lá fora. Aqui o que vemos é muito trabalho”, opina o supervisor da Método Montagem, Onoralino dos Santos. “São 500 empregos diretos e indiretos gerados atualmente na obra, movimentando o setor da construção civil e muitos outros segmentos”, avalia o gerente de projetos da Araupel, Célio Sarmento.
Agência do Trabalhador
Através da Agência do Trabalhador, a Araupel já contratou e treinou 196 funcionários. Até maio do ano que vem, serão 420 profissionais atuando na empresa. Jocinei Gonçalves Ferreira, 35 anos, recebeu treinamento durante dois meses em Quedas do Iguaçu, onde fica a sede industrial da Araupel. Agora, de volta a Guarapuava, ocupa o cargo de operador de máquinas. Para ele, é só o começo. “Eu quero fazer carreira, crescer dentro da empresa e proporcionar uma vida melhor para minha família”, diz.
Depois da inauguração, a empresa vai utilizar 95% de mão de obra local. "Estamos valorizando os profissionais da cidade. Além disso, 40% do nosso quadro efetivo são mulheres”, conclui o gerente de projetos Célio Sarmento.
Com assessoria
Homem tem a mão amputada e mais dois ficam feridos com fogos de artifícios
![]() |
| Foto ilustrativa |
Um homem teve a mão amputada e um adolescente não conseguia enxergar após um acidente com fogos de artifícios na noite de ontem (9). Uma criança, que também estava no local, teve queimaduras graves na mão e no rosto. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das 21h45 na Rua Padre Chagas em um matagal no Bairro Santa Cruz, próximo ao Parque do Lago.
Os três foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Batel. A Polícia Civil investiga a possibilidade dos fogos de artifícios terem sido roubados do Parque do Lago que recebeu na noite de ontem (9) o Coral dos Anjos. Segundo o Corpo de Bombeiros, os três explodiram canhões que necessitam de autorização para serem adquiridos, além de se utilizar de um protocolo de segurança para o manejo.
Fonte: www.centralcultura.com.br
Candói: Moto e Espingarda Abandonados em Estrada Rural
CANDÓI – VEÍCULO ABANDONADO / APREENSÃO DE ARMA DE FOGO
No dia 08 Dez. 15, por volta das 14h50min, a equipe recebeu denúncia anônima de que em uma estrada rural com entrada no km 409 da BR 373, sentido localidade de Paz, havia uma motocicleta e uma espingarda abandonada. Deslocado ao local e constatado o fato, sendo encontrado pela equipe a motocicleta, Yamaha XTZ de cor azul, e ainda uma espingarda marca Boito dois canos calibre 20, municiada com dois cartuchos calibre 20 intactos.
Feito buscas no local e nas imediações nada mais foi localizado. Diante dos fatos, feito a apreensão da arma de fogo e encaminhada ao DPM de Candói, sendo posteriormente encaminhada para a 14ª SDP.
Guarapuava, 08 de Dezembro de 2015.
Setor de Comunicação Social - anc.
Cida Borghetti recebe comitiva ucraniana interessada em parceria com o Paraná na área da saúde
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, recebeu nesta quarta-feira, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e uma comitiva diplomática e empresarial daquele país, interessada em parcerias na área da saúde. O encontro, no Palácio Iguaçu, teve a presença da embaixatriz Fabiana Tronenko, do gerente para a América Latina da empresa farmacêutica Yuria-Pharm, Kirill Paulikhin, e o diretor-presidente do Tecpar, o Instituto de Tecnologia do Paraná, Júlio Felix. Cida Borghetti disse que o Paraná vem se destacando cada vez mais com esses acordos e apoios internacionais.
Recentemente a vice-governadora e o embaixador da Ucrânia estiveram no Ministério da Saúde e apresentaram o potencial fármaco e uma possível parceria para abastecer o SUS, o Sistema Único Brasileiro. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, o governador Beto Richa já visitou empresas ucranianas com potencial para cooperar com o estado e hoje foi dado mais um passo importante e firme nas negociações.
A comitiva visitou também as instalações do Tecpar e para conhcer o Parque Tecnológico da Saúde. O embaixador da Ucrânia no Brasil afirmou que o país tem o interesse de ampliar as parcerias com empresas paranaenses.
Já o gerente da Yuria-Pharm, adiantou que a intenção da empresa é a de entrar no mercado brasileiro já no ano que vem, quando a companhia obtiver os registros de medicamentos para tuberculose na Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A relação do país do Leste Europeu com Governo do Paraná na área de saúde foi intensificada a partir deste ano, com a formalização de um processo de incubação de uma empresa ucraniana, por meio da Intec, a Incubadora de Inovação Tecnológica do Tecpar.
(Repórter: Fernanda Nardo)
Justiça quebra sigilo de empresa de filho de Lula e de Gilberto Carvalho
09/12/2015 às 18:49 - Atualizado em 09/12/2015 às 19:41
O empresário Luís Cláudio Lula da Silva(Reginaldo Castro/Lancepress/VEJA)
A Justiça Federal autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal da LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do ex-ministro e ex-chefe de gabinete de Lula Gilberto Carvalho. Os pedidos foram feitos pela Receita Federal e pelo Ministério Público Federal, que investigam o suposto envolvimento dos dois em esquema de compra de medidas provisórias editadas nos governo Lula e Dilma Rousseff no âmbito da Operação Zelotes.
A empresa de Luís Claudio recebeu 2,5 milhões de reais do escritório de consultoria Marcondes & Mautoni, o mesmo contratado por montadoras de veículos para fazer lobby pela edição das normas que estenderam benefícios fiscais que as beneficiaram.
Uma perícia da PF concluiu que a consultoria prestada pela LFT à Mautoni se limitou a copiar informações da internet, em especial do site de pesquisa Wikipedia. Por essa razão, foi aberto um inquérito específico para investigar esse contrato, além das relações próximas de Gilberto Carvalho com o lobista Mautoni, que está preso acusado de atuar para comprar as MPs.
LEIA MAIS:
TCU nega recurso do governo em análise das pedaladas fiscais
Agência Moody's põe nota do Brasil em revisão para rebaixamento
Em nota, o escritório que defende Luís Claudio disse que "os dados bancários e fiscais de Luís Cláudio Lula da Silva já foram analisados pelas autoridades no âmbito do Inquérito nº 1.424/15, que já se encontra encerrado e que não atribuiu a ele a prática de ato ilícito".
E prosseguiu: "Não há qualquer elemento a justificar nova medida invasiva. É importante registrar que a busca e apreensão nas empresas de Luís Cláudio, autorizada pela 10ª. Vara Criminal de Brasília, foi considerada ilegal pela Desembargadora Neusa Alves, do TRF1, por estar alicerçada apenas em "ilações" de dois membros do Ministério Público Federal."
A defesa informou, ainda, que "assim que tiverem acesso à íntegra da decisão, os advogados de Luís Cláudio tomarão as medidas cabíveis para impugnar a quebra de sigilo, para que ela também seja reconhecida ilegal pela instância superior."
(Com Estadão Conteúdo)
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
Cantagalo: Um Sonho de Natal
Cantagalo, na noite de terça feira, acendeu as luzes natalinas e recebeu o papai noel na cidade, do projeto "Cantagalo Um Sonho de Natal", realizado na atual administração Prefeito Everson Konjunski e Vice Rocha Ribas, em sua terceira edição, deixando a cidade AINDA MAIS bonito e harmoniosa, tudo preparado para a população viver cada vez mais o natal com muito mais alegria em seus corações. esteve presente mais de 3 mil pessoas, também teve cantata natalina apresentado pelos alunos das escolas municipais, teatro e muita confraternização e aplausos e elogios da população.
Mais www.facebook.com/everson.konjunski
Eunizio Horongozo
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo
Goioxim: Cresol Divulga vaga de Analista De Negocios JR.
Divulgação de Processo Seletivo
A COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL COM INTERAÇÃO SOLIDÁRIA DE CANDÓI - CRESOL CANDÓI
anuncia aos candidatos interessados em trabalhar na Unidade de Atendimento em Goioxim a vaga de ANALISTA DE NEGOCIOS JR.
Interessados cadastrarem seus Currículos no site da Cresol www.cresol.com.br no ícone Institucional/Trabalhe Conosco, devendo se candidatar à vaga até dia 23/12/2015.
Atribuições e Responsabilidades - Atendimento à todas as necessidades financeiras do Cooperado e ou cliente.
Pré-Requisitos da vaga de ANALISTA DE NEGOCIOS JR - Bom conhecimento de Informática; - Habilidade com cálculo, raciocínio lógico; - Pessoa com agilidade, iniciativa e boa comunicação; - Experiência na área será considerado um diferencial. - Estar cursando ou com formação no mínimo técnica nos cursos de: Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas.
Etapas do Processo Seletivo - Seleção de Currículos; - Avaliação Psicológica; - Entrevista individual.
Salário e Benefícios - Auxílio Alimentação; - Plano de Saúde Unimed; - Seguro de Vida; - Previdência Privada; - Plano de Participação nos Resultados.
Central Cresol Baser Recursos Humanos – Recrutamento e Seleção Francisco Beltrão, Dezembro de 2015
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Chapa da oposição vence disputa por comissão do impeachment
Por: Laryssa Borges, Marcela Mattos e Felipe Frazão de Brasília08/12/2015 às 18:41 - Atualizado em 08/12/2015 às 19:42
Nomes apresentados por oposicionistas venceram a chapa governista por 272 votos a 199. Caberá ao colegiado dar parecer sobre pedido acolhido por Cunha
A eleição da comissão que analisará o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff representou nesta terça-feira mais uma dura derrota da petista no Congresso - e deu mais uma inequívoca mostra da fraqueza da base governista: por 272 votos a 199, a chapa protocolada pela oposição foi eleita para analisar o documento acolhido na semana passada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Caberá à comissão dar o parecer prévio sobre o pedido de impeachment. A questão será, então, levada a plenário - se a Casa optar por instaurar o processo, Dilma será julgada pelo Senado.
Governistas chegaram a impedir que parlamentares votassem pouco depois de aberta a sessão. Isso porque Cunha determinou que a votação fosse fechada, ao contrário do que prefere o Planalto: afinal, o voto aberto facilita o mapeamento das traições. Houve tumulto e bate-boca até que finalmente a votação começasse. Outro sinal preocupante para o governo está no fato de que a chapa 1 teve 199 votos, apenas 27 a mais do que o governo precisa para barrar a instauração do processo de impeachment em plenário - uma margem arriscada para uma presidente com dificuldades históricas de negociar com o Congresso.
Após o resultado, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), convocou uma reunião de emergência com aliados em seu gabinete. Em pronunciamento no plenário, o petista atacou o presidente Eduardo Cunha e o acusou de cometer ilegalidades na sessão ao impedir o encaminhamento dos votos das bancadas e o discurso dos líderes. "Você não pode atuar a partir das conveniências políticas. Em qualquer processo tem que ter regras claras e procedimento", disse Guimarães.
Petistas e parlamentares da base tentaram minimizar a derrota por 73 votos. Eles apostam agora que o Supremo Tribunal Federal consiga anular a sessão, por ter sido realizada em uma tumultuada votação secreta. O PCdoB ingressou com medidas cautelares na ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) protocolada na semana passada, quando Cunha despachou favoravelmente à abertura do processo. "Esse resultado não reflete a realidade do plenário, reflete as manobras feitas, mas acredito que o Supremo vai restabelecer ordem", disse Guimarães. "Mesmo ganhando com as manobras regimentais do Cunha eles não tem os votos que acham que tem."
Relator do recurso para barrar o impeachment no STF, o ministro Edson Fachin pautou para o dia 16 de dezembro a apreciação em plenário da ADPF, segundo o deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA), autor do texto. A base governista não deve entrar com outro recurso antes de uma decisão. "O processo está todo comprometido e viciado. Temos que barrar essa situação. Isso aqui não é um jogo, um Fla x Flu", disse o líder do PT, Sibá Machado (AC).
Também da tribuna da Câmara, o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), comemorou o resultado da votação. "Essa foi uma demonstração inequívoca da fragilidade do governo. Senhoras e senhores do PT, esse governo chegou ao fim. A presidente Dilma não tem o apoio da população, perdeu o apoio do vice-presidente e hoje demonstra a sua fragilidade absoluta ao perder essa votação. Hoje somos mais de 270 deputados a demonstrar a indignação para com esse governo corrupto e mentiroso".
Partidos de oposição e deputados que se classificam como independentes protocolaram às 13h50 desta terça-feira uma chapa rival à orientação do Palácio do Planalto com 39 nomes de 13 partidos. Para que fosse formalizada, eram necessários no mínimo 33 nomes. Como a comissão tem de ter 65 nomes, os demais ainda precisarão ser eleitos em votação suplementar, agendada para esta quarta-feira.
Depois de uma manobra dos oposicionistas, que se rebelaram contra a possibilidade de serem escolhidos, dentro do PMDB, apenas integrantes alinhados ao Palácio do Planalto, a indicação e escolha da chapa com os 65 deputados que vão integrar a comissão especial foram adiadas da noite desta segunda-feira para as 14 horas de hoje. O adiamento ocorreu no mesmo dia em que a presidente Dilma anunciou querer que o Congresso vote o impeachment "o mais rápido possível".
O primeiro racha na composição da comissão especial que analisará o impeachment foi na bancada do PMDB. O líder Leonardo Picciani (RJ), defensor declarado de Dilma, sinalizou que não reservaria vagas para deputados pró-impeachment, deixando de lado peemedebistas que defendem a deposição da petista. Irritados, eles articularam agora a derrubada de Picciani da liderança do partido. "Tenho certeza que a bancada do PMDB apoiou a chapa indicada pelo partido. Infelizmente o procedimento adotado está em desacordo com a lei. É lamentável que num tema tão importante para o paí os parlamentares tenham se escondido atrás do voto secreto", disse Picciani após a derrota.
veja.abril.com.br
Richa pede ao ministro da Justiça reforço na segurança em Quedas do Iguaçu
Publicado em 07/12/2015 16:50
O governador Beto Richa esteve nesta segunda-feira (07) em Brasília para uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Richa solicitou que sejam enviados agentes da Força Nacional para reforçar a segurança dos moradores, comerciantes, funcionários e assentados do município de Quedas do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná. Desde julho de 2014, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupam uma fazenda de reflorestamento da Araupel, em Quedas do Iguaçu.
O governador defendeu que, enquanto a Justiça Federal não definir a questão da propriedade da área, haja reforço do policiamento para evitar conflitos e garantir que a empresa possa ter acesso à matéria-prima para manter sua indústria funcionando. A fábrica emprega mais de 2 mil moradores de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Nova Laranjeiras.
“O Governo do Paraná está presente nas negociações para evitar conflitos e invasões de novas áreas. Mesmo tendo intensificado o diálogo, estamos preocupados com a segurança nessa região”, afirmou o governador na reunião, que teve a participação da vice-governadora Cida Borghetti e dos secretários da Segurança Pública, Vagner Mesquita, e da Casa Civil, Eduardo Sciarra.
“Independente da titularidade de propriedade, é preciso reforço para garantir a segurança de todos os moradores”, ressaltou ele. Nos últimos meses, o governo estadual dobrou o efetivos de policiais militares e civis na região. “Queremos uma solução pacífica para esse conflito. Para isso, precisamos do apoio do governo federal no policiamento”, defendeu Richa. O ministro José Eduardo Cardozo disse que é favorável ao pedido de reforço do efetivo policial e que irá analisar o pedido do governador.
COMISSÃO - Cerca de 50 mil hectares da propriedade já foram desapropriados para fins de reforma agrária, o que transformou a área no maior assentamento da América Latina. Atualmente, a área tem cerca de 12 mil acampados e 12 mil assentados.
No dia 23 de novembro, o governador Beto Richa recebeu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comissão de representantes do município de Quedas do Iguaçu, liderados pelo prefeito Edson Jucemar Hoffmann Prado. O grupo veio a Curitiba reivindicar apoio para a solução do conflito. “Nossa preocupação é proteger quem trabalha e gera empregos”, afirmou Richa, no encontro. Ele disse que o Estado vai criar as condições necessárias para que a empresa possa continuar operando e mantenha os postos de trabalho.
www.pr.gov.br
O governador defendeu que, enquanto a Justiça Federal não definir a questão da propriedade da área, haja reforço do policiamento para evitar conflitos e garantir que a empresa possa ter acesso à matéria-prima para manter sua indústria funcionando. A fábrica emprega mais de 2 mil moradores de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Nova Laranjeiras.
“O Governo do Paraná está presente nas negociações para evitar conflitos e invasões de novas áreas. Mesmo tendo intensificado o diálogo, estamos preocupados com a segurança nessa região”, afirmou o governador na reunião, que teve a participação da vice-governadora Cida Borghetti e dos secretários da Segurança Pública, Vagner Mesquita, e da Casa Civil, Eduardo Sciarra.
“Independente da titularidade de propriedade, é preciso reforço para garantir a segurança de todos os moradores”, ressaltou ele. Nos últimos meses, o governo estadual dobrou o efetivos de policiais militares e civis na região. “Queremos uma solução pacífica para esse conflito. Para isso, precisamos do apoio do governo federal no policiamento”, defendeu Richa. O ministro José Eduardo Cardozo disse que é favorável ao pedido de reforço do efetivo policial e que irá analisar o pedido do governador.
COMISSÃO - Cerca de 50 mil hectares da propriedade já foram desapropriados para fins de reforma agrária, o que transformou a área no maior assentamento da América Latina. Atualmente, a área tem cerca de 12 mil acampados e 12 mil assentados.
No dia 23 de novembro, o governador Beto Richa recebeu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comissão de representantes do município de Quedas do Iguaçu, liderados pelo prefeito Edson Jucemar Hoffmann Prado. O grupo veio a Curitiba reivindicar apoio para a solução do conflito. “Nossa preocupação é proteger quem trabalha e gera empregos”, afirmou Richa, no encontro. Ele disse que o Estado vai criar as condições necessárias para que a empresa possa continuar operando e mantenha os postos de trabalho.
www.pr.gov.br
Software da Embrapa ajuda a formular rações de aves e suínos
Tecnologia
Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento-teste
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Santa Catarina (SC) lançou na sexta-feira (4) o software Energcalc, que calcula a energia metabolizável em experimentos com suínos e aves. Informações sobre a energia metabolizável dos alimentos ajudam na formulação de rações para aves e suínos. O programa pode ser baixado gratuitamente pela internet.
"A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Estes valores são determinados em ensaios de metabolismo no qual é mensurado o consumo de uma dieta referência e uma dieta teste e a excreção dos nutrientes e energia não utilizados pelos animais alimentados por essas dietas", explica o pesquisador Fernando Tavernari, um dos autores do Energcalc ao lado do analista Geordano Dalmédico, do Núcleo de Tecnologia da Informação.
Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste", diz Dalmédico. O software padroniza os cálculos, sendo necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, o que garante os resultados e torna a comparação mais precisa.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa
Goioxim: Nota de Falecimento de Aroldo Ferreira Ramos
Nota de falecimento.
É compesar q noticio o falecimento de AROLDO FERREIRA RAMOS. 48 anos,(Irmão do Vereador Duarte Ferreira Ramos) Haverá missa de corpo presente as 16:00 hrs na Capela Nsa. de Belem em Pinhalzinho, e sepultamento as 17:00 hrs.
A família ilutada as condolências da Nativa Mix. É compesar que noticio o falecimento de AROLDO FERREIRA RAMOS.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Foz do Jordão: Proprietário de Farmácia Rendido e Roubado
![]() |
| Foto Ilustrativa |
FOZ DO JORDÃO 03 – ROUBO
No dia 06 Dez. 15, por volta das 9h00min, a equipe foi acionada no DPM local por uma pessoa relatando que um cidadão havia sido vítima de roubo e estaria na estrada de acesso ao município de Foz do Jordão.
Deslocado até o local e encontrado a vítima, a qual relatou que é proprietário de uma Farmácia e que dois indivíduos armados com uma pistola e um revólver, adentraram a sua residência rendendo sua família exigindo dinheiro e jóias. Relatou ainda a vítima, que foi conduzida pelos autores até o interior do estabelecimento onde encontrava-se o cofre contendo a quantia aproximada de R$15.000,00. Após isso foi levado também um colar e o veículo L200 Triton de cor prata juntamente com a vítima a qual foi solta em seguida.
O veículo foi localizado abandonado em uma estrada rural que dá acesso a localidade de Cachoeira com um disparo de arma de fogo na tela do GPS. Segundo a vítima, um dos assaltantes era loiro de olhos azul claro, aproximadamente 70 KG e o outro moreno aproximadamente 80 KG, sendo ambos encapuzados. Foi orientado quanto aos procedimentos.
Guarapuava, 06 de Dezembro de 2015.
Setor de Comunicação Social - anc.
Campina do Simão: Jovem de 17 Anos Desaparecida
CAMPINA DO SIMÃO 04 – DESAPARECIMENTO
No dia 06 Dez. 15, por volta das 10h45min relatou a solicitante que sua filha, de 17 anos, não apareceu em casa, relatou ainda que, na data de ontem, houve um pequeno desentendimento entre a jovem e o seu marido (25 anos).
A equipe policial deslocou até a Localidade de Grongoro onde a adolescente poderia estar, porém no local não havia ninguém em casa. Foi entrado em contato também com o Conselho Tutelar de Campina do Simão e orientado a solicitante quanto aos procedimentos.
Guarapuava, 06 de Dezembro de 2015.
Setor de Comunicação Social - anc.
Goioxim: Show Com João Murilo & Rafael no Restaurante do França Dia 11 Dez.
Goioxim: PROERD forma mais de 100 alunos
Na manhã desta quinta-feira (03), ocorreu a cerimônia de formatura do PRERD do município de Goioxim. Várias autoridades se fizeram presentes, Prefeito Elias, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Solange Schreiner, Secretário de Educação, Representante do Conselho tutelar, além de vereadores.
A cerimônia, que aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes, contou com a presença dos pais e familiares dos formandos, além do corpo docente e funcionários da escola. A organização do evento ficou por conta da Secretaria Municipal de Educação, que promoveu um ambiente bonito e alegre para a formatura do programa.
Em seu discurso, o prefeito destacou a importância desta educação preventiva ao uso das drogas, uma vez que os jovens têm seu primeiro contato com o tóxico e se tornam dependentes, cada vez mais cedo. Elias Schreiner enalteceu a importância desta parceria entre o Poder Público e a Polícia Militar, visando erradicar o uso de drogas em nossa cidade, não só entre as crianças e os jovens, mas em todas as faixas etárias. Elias disse ainda, que a droga não destrói a vida somente do usuário, mas também causa danos irreparáveis a toda sua família.
O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.
Programa eminentemente preventivo, estratégico, seu objetivo principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Aplicado nas escolas, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as unidades escolares e direciona-se às crianças de 9 a 12 anos.
As lições têm como objetivo o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia.
Laranjeiras: Indígenas fazem família e PM reféns
A comunidade Passo Liso, interior de Laranjeiras do Sul, é conhecida pelo conflito entre agricultores e indígenas por terras. Na noite de ontem (5), denúncias levaram a Polícia Militar até o local após a suspeita de uma discussão com ameaças entre um nativos e um produtor.
Três viaturas foram acionadas pois poderia haver crianças junto a confusão. Ao se aproximar da localidade, um indígena foi avistado em posse de uma espingarda. Ele foi detido e colocado no camburão da PM.
Quando as equipes chegaram na propriedade, um grupo de indígenas começou a atirar pedras contra os carros, ainda usaram enxadas, foices e facões para ameaçar e tentar atingir os PMs. Os policias buscaram conversar com os suspeitos que estavam muito alterados, porém eles acabaram pegando o soldado Ruan como refém.
Uma viatura em que estava a família de um morador da localidade também foi dominada pelos indígenas, mantendo-os presos dentro do veículo. Mais equipes policias foram solicitadas, incluindo apoio da Polícia Civil.
Depois de horas, os indígenas concordaram em entregar o soldado, ferido no olho esquerdo, e a família em troca do nativo que estava detido. Ninguém foi indiciado ou apreendido. Três viaturas ficaram bastante danificadas e, segundo informações do local, os suspeitos estavam com galões de combustível, ameaçando atear fogo nos carros.
www.jcorreiodopovo.com.br
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
Goioxim: Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves Elege Nova Direção
O Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves elegeu nova Direção nesta Sexta feira 03 de Dezembro, para o próximo mandato apartir de 2016. A chapa 01, Chapa única com 94% dos votos validos elegeu as Professoras Catiane Fermiano Diretora e Mari Silva Diretora auxiliar. Em entrevista a Radio Nativa mix, no jornal da nativa, Catiane e Mari agradeceram aos pais, alunos, professores, funcionários e toda comunidade Escolar pela votação, mesmo com muita chuva não deixaram de comparecer e votar, disse elas. E se comprometeram a lutar por uma Escola de qualidade e participativa, onde a família e comunidade escolar trabalham juntos.
Marquinho: Homem Abordado diz Vender Sal Mineral, Mas Portava Cigarros Paraguaio
![]() |
| Foto ilustrativa |
MARQUINHO – CONTRABANDO
No dia 3 de dez. 15, por volta das 21h15min, durante patrulhamento pelo centro do município de Marquinho-PR, foi avistado um cidadão em atitude suspeita andando a pé, ao realizar a abordagem o indivíduo (29 anos) relatou que residia na cidade de Umuarama-PR e que estaria em Marquinho para realizar vendas de sal mineral, porém, entrou em contradição ao informar onde estaria seu veiculo e quais clientes iria atender. Localizado e abordado o veículo do mesmo, um VW/Santana Quantum foi constatado em seu interior 14 caixas de cigarros Classic de origem paraguaia.
Desta forma, foi dada a voz de prisão ao indivíduo, e este encaminhado à Polícia Federal de Guarapuava juntamente com o veículo para os procedimentos cabíveis.
Guarapuava, 03 de Dezembro de 2015.
Setor de Comunicação Social - anc
Nova Tebas: Assalto a Caminhão de Bebidas 01 Policial Ferido e 01 Assaltante Morto
Assalto a caminhão em Nova Tebas, troca de tiros policial ferido e em troca de tiros uma assaltante morto, dois assaltantes continuam escondidos no mato, equipe do choque no local dando apoio a polícia militar
Na tarde de ontem (03), um assalto a mão armada a um caminhão de bebidas (Brahma) em Nova Tebas deixou um policial ferido e o veículo dos assaltantes cravado de disparos de arma de fogo.
Por volta das 16h30min, houve uma solicitação da Prefeita Municipal de Nova Tebas, a qual denunciava que numa Localidade área rural, estava ocorrendo um roubo a um caminhão, sendo que os assaltantes estavam em um veículo Celta de cor preto.
Durante o deslocamento a área rural foi avistado o veiculo suspeito, tendo que os ocupantes do mesmo efetuado alguns disparos de arma de fogo em direção a equipe Policial Militar de serviço resultando em confronto armado com os indivíduos, sendo que o policial militar Fernando foi alvejado na altura da cintura, com um projétil alocado em seu cinto de guarnição, a bala atingiu o canivete do policial sendo, sendo logo em seguida encaminhado ao Hospital onde foi medicado e passa bem.
Os assaltantes fugiram do local.
Sendo que durante o acompanhamento tático, os criminosos vieram a sair fora da estrada e continuaram a fuga a pé chegando a uma residência rural, onde se apoderaram de um veiculo e posteriormente por volta das 21horas o veículo Uno de cor vermelho foi abordado por uma equipe Policial do Choque de Guarapuava, a qual veio em apoio ao DPM de Nova Tebas, sendo que deste novo confronto resultou na morte de um dos marginais, sendo a pessoa de Edson Rodrigo de Almeida 33 anos, o qual reagiu a abordagem policial de posse de um revolver, o qual foi apreendido pela Policia Civil.
Durante a ocorrência, foi deslocado a residência de um dos marginais, onde foi localizado alguns estojos de espingarda calibre .28, bem como uma bala clava, um aparelho de som, uma bomba de água, sendo apreendido ainda aprendida uma motocicleta com o chassi pinado.
Conforme orientação da Delegacia de Policia Civil de Manoel Ribas, o veículo com placa adulterada utilizado no assalto foi encaminhado para a Delegacia, bem como o outro veiculo também utilizado na fuga. Posteriormente foram identificadas as vitimas do roubo e informado que foi levado a quantia de R$ 5.500 em dinheiro, dois celulares e diversas bebidas.
Goioxim: Encerramento dos Grupos SCFV 2015
Encerramento dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, realizados neste ano de 2015, no Centro de Referência de Ass. Social - CRAS, desejamos a toadas as Crianças, Pais e Mães um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.
Cras Goioxim
Cantagalo: Professores Edson e Daniel são os novos diretores do CEOB
O Professor Edson Luiz Mello e Assis foi escolhido para ocupar o cargo de Diretor do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Cantagalo, e o Professor Daniel de Lima é o Diretor Auxiliar. A apuração terminou às 23h20min.
Com 456 votantes, o processo contou com a presença de 57.23% dos participantes que estavam aptos a votar.
Foram 261 votos para a Chapa 1, composta pelos professores Edson Luiz Mello de Assis e Daniel de Lima.
A Chapa 2, composta pelas professoras Rosilene Mugnol e Sônia Bratifich Savaris, recebeu 192 votos.
Fonte: www.prcentrosul.com
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Goioxim:Programa Família Paranaense 2015 Ultima Reunião
Cras Goioxim
Assinar:
Postagens (Atom)









































