terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Software da Embrapa ajuda a formular rações de aves e suínos


Tecnologia
Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento-teste

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Santa Catarina (SC) lançou na sexta-feira (4) o software Energcalc, que calcula a energia metabolizável em experimentos com suínos e aves. Informações sobre a energia metabolizável dos alimentos ajudam na formulação de rações para aves e suínos. O programa pode ser baixado gratuitamente pela internet.

"A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Estes valores são determinados em ensaios de metabolismo no qual é mensurado o consumo de uma dieta referência e uma dieta teste e a excreção dos nutrientes e energia não utilizados pelos animais alimentados por essas dietas", explica o pesquisador Fernando Tavernari, um dos autores do Energcalc ao lado do analista Geordano Dalmédico, do Núcleo de Tecnologia da Informação.

Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste", diz Dalmédico. O software padroniza os cálculos, sendo necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, o que garante os resultados e torna a comparação mais precisa.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém