quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fiscalização do CREA-PR diz que obras da Copa do Mundo 2014 cumprem editais, projetos e atuação técnica dos profissionais de Engenharia




Relatórios parciais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) apontam que, apesar dos atrasos verificados no andamento das obras de mobilidade e infraestrutura da Copa do Mundo 2014, não foram constatadas irregularidades significativas em relação aos editais, projetos de execução e atuação técnica dos profissionais de engenharia.

De acordo com o engenheiro civil Maurício Luiz Bassani, do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, a atuação dos agentes de fiscalização nas intervenções de melhoria urbana em Curitiba e região metropolitana acontece desde 2011. “Os agentes de fiscalização verificaram se os editais de licitação estão de acordo com os procedimentos determinados pelo CREA-PR, bem como se os orçamentos, projetos e execução das obras contam com a participação de profissionais habilitados das áreas de engenharia”, explica.

De acordo com ele já foram realizados 108 relatórios de fiscalização e em algumas obras foi constatada a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Cabe lembrar que a ART não é apenas uma obrigação legal para todos os profissionais vinculados ao Sistema CONFEA/CREA, mas é item fundamental para a valorização do exercício profissional, que assegura a responsabilidade e participação técnica em cada obra ou serviço”, observa o engenheiro civil.

Equipes do CREA-PR fiscalizaram as intervenções realizadas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, relativas aos serviços técnicos especializados de atualização e complementação dos projetos executivos de engenharia dos pátios e pistas de táxi. Também foram verificadas a ampliação do terminal de passageiros, do estacionamento de aeronaves, instalação elétrica, reparação do pavimento e sinalização.

As obras de engenharia viária e projetos básicos e executivos referentes ao Corredor Aeroporto/Rodoferroviária de Curitiba também foram alvo da atuação dos agentes de fiscalização. Eles verificaram as intervenções no trecho municipal até a divisa com São José dos Pinhais.

Na pauta de fiscalização do CREA-PR ainda constaram as obras no Corredor Metropolitano, vias radiais de integração metropolitana e na extensão da Linha Verde Sul. A reforma e ampliação da Arena da Baixada, do terminal de transporte público do Santa Cândida, e as obras de requalificação da Rodoferroviária e da avenida Marechal Floriano também passaram por fiscalização.

Embora não diretamente vinculado aos jogos que acontecerão em Curitiba, o aeroporto de Foz do Iguaçu também foi alvo de acompanhamento considerando o grande fluxo de turistas previstos para a região em função do evento mundial.

“Durante todo esse trabalho, a equipe de fiscais do Conselho conseguiu construir um relacionamento próximo com os gestores das obras, o que contribuiu com a troca de informações e participação efetiva do CREA-PR”, relata Vanessa Moura, gerente do DEFIS. “E o trabalho continua, no próximo mês concluiremos as nossas ações verificando questões relacionadas à mobilidade e à acessibilidade nas proximidades dos locais relacionados ao evento”, conclui Vanessa.

João Luis Cabral Quaquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém