sexta-feira, 16 de maio de 2014

Senac vai inaugurar nova escola em Marechal Cândido Rondon





O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugura no dia 26 de maio em Marechal Cândido Rondon a nova escola do Senac. A unidade, que teve o investimento de R$ 5,8 milhões, tem capacidade para atender a 670 alunos em três turnos.

A edificação de 1,5 mil m2 conta com auditório para 100 pessoas, área administrativa, biblioteca, laboratório de informática, cinco salas de aula convencionais e cozinha didática, além de ambiente pedagógico de beleza. A nova escola profissionalizante está localizada na Rua Santa Catarina, em área central da cidade. O terreno de 7 mil m2 foi doado pela Prefeitura.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, a abertura da unidade no munícipio é a contrapartida do Sistema Fecomércio à contribuição das empresas da região. "A missão do Senac é qualificar pessoas e com isso promover o desenvolvimento local. A escola está equipada com materiais de ponta e com o que há de mais moderno para a qualificação profissional. A cidade e a região vão ganhar muito, principalmente aqueles que precisam de uma formação", enfatiza Piana.

O Senac de Marechal Cândido Rondon atenderá mais dez municípios: Diamante D'Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras e Terra Roxa.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar), Ademar Bayer, a instalação do Senac no município é uma demanda do sindicato e dos empresários da região, que foi prontamente atendida pelo Sistema Fecomércio. "Nossa cidade possui uma lacuna de mão de obra qualificada e esta escola do Senac será muito importante para os empresários e para os trabalhadores do comércio e serviços, pois irá preparar pessoas para inúmeras profissões", afirma.

Título de Cidadão Honorário

Na mesma ocasião, Darci Piana receberá o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon, após a inauguração da unidade do Senac no município. A solenidade será realizada às 20h, no Clube Concórdia.

A proposição foi feita pelo vereador João Marcos Gomes e aprovada, por unanimidade, em novembro do ano passado. Segundo o vereador, a honraria é uma homenagem justa a Darci Piana, que foi a pessoa chave na conquista da estrutura e investimento do Senac para Marechal Cândido Rondon. 



Sobre Darci Piana

Natural de Carazinho (RS), Darci Piana nasceu em 24 de dezembro de 1941. É paranaense de coração, pois foi no Paraná que fincou raízes, estudando, trabalhando e formando sua família.

Economista e contador, é sócio proprietário da Dasa Consultoria Ltda., empresa especializada em consultoria econômica e na locação e venda de imóveis com sede em Curitiba.

Entre outros cargos, foi superintendente regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná entre 1985 e 1987 e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (Sincopeças) de 1996 a 2003. Também foi presidente do Conselho do Paranacidade nos anos de 2005 e 2006 e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR no biênio 2007-2008. Na área esportiva, foi um dos fundadores do Paraná Clube, do qual foi presidente nos anos áureos em que a equipe de futebol profissional do clube sagrou-se campeã estadual e nacional.

Atualmente é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, função que ocupa desde 2004. Também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na qual coordena o Fórum Consultivo Econômico Social do Mercosul, representando os empresários brasileiros. Em 2013 passou a ocupar a cadeira nº 29 da Academia Paranaense de Letras, pelo livro "Nos Passos do Comércio" e pela importante contribuição para a educação e cultura paranaense.

Darci Piana já recebeu 13 títulos de cidadania honorária, entre os quais do próprio Estado do Paraná, concedido em 1997 pela Assembleia Legislativa.

(Crédito: Kauê/ Fotocity)
jornalismo@fecomerciopr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém