sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cantagalo no combate ao abuso e exploração infantil





Em 16 de maio de 2014

Neste domingo, dia 18 de maio é o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e durante todo o mês estão sendo realizadas ações integrantes da Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Cantagalo abraçou essa causa, através da secretaria de Assistência Social, em parceria com a secretaria de Educação, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, APAE e ainda todas as demais secretarias municipais e organizações sociais de nosso município. Além das entidades locais, Governos Estaduais, Federais, ONG"s, Instituições, Ministérios, entre outros programas estão envolvidos.
Ontem, quinta-feira (15) membros da rede socioassistencial de Cantagalo estiveram visitando o Colégio Estadual Olavo Bilac, distribuindo panfletos, esclarecendo dúvidas e apresentando informações. Na segunda-feira, dia 19 haverá uma passeata em prol da causa, saindo da frente da Escola Vereador Francisco dos Santos Leal, às 15 horas. Todas as escolas e instituições de Cantagalo serão visitadas.
Conforme a secretária de Assistência Social de Cantagalo, Cláudia Konjunski toda a rede socioassistencial está mobilizada e atuando nessa causa. "Esse é um problema que atinge milhões de crianças e adolescentes todos os dias, não podemos permitir isso, por isso precisamos da união de todos, para combater esse maL terrível", comentou.

A DATA
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

DENUNCIE
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.


Crédito da foto: Valdir Baltokoski


Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém