terça-feira, 20 de maio de 2014

Virmond realizou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes






Virmond: realizou nesta segunda-feira dia (19) O dia (D) de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data do dia 18 de Maio busca mobilizar e informar a sociedade sobre o direito de toda criança e adolescente desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livre de abuso e exploração sexual, sendo este trabalho sendo desenvolvido pelo Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Assistência Social e CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social.

As ações realizadas foram:

· Palestras nas escolas;

· Palestras nos Clubes de Mães;

· Palestras nos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

· Distribuídos faixas em pontos estratégicos na sede do município e no Centro de Eventos, como forma de divulgação a população;

· Dia 17 de Maio (aniversário do município de Virmond) Stand no Centro de Eventos (local da festa de aniversário) realizando orientações e entrega de panfletos a população;

· Dia 19 de Maio, realizado blitz no centro da cidade.

Desde 2009, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação e investigação dos casos de violência contra crianças e adolescentes pelas unidades de saúde.

Os casos suspeitos ou confirmados devem ser encaminhados aos Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude ou Ministério Público. Porém, mesmo sendo obrigatória a comunicação às autoridades.

A data - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº 9.970/00O. O dia 18 de maio foi escolhido por ser a data em que ocorreu o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória (ES). O crime, que ocorreu em 1973, teve grande repercussão nacional. Mesmo com a grande comoção causada, o crime continua impune.

Elesandro Simione

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém