segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Chuva torrencial mata seis e deixa 14 desaparecidos em Itaóca (SP)



Um evento de chuva extrema registrado entre a noite de ontem e a madrugada desta segunda-feira (13) resultou na morte de pelo menos seis pessoas no município de Itaóca, sul de São Paulo.

 De acordo com a Defesa Civil, o rio que corta a região transbordou de forma abrupta, o que ocasionou em uma grande enxurrada que arrastou centenas de árvores, construções e vários carros.
Casas na área urbana também foram destruídas pela força da enxurrada e muitos moradores perderam tudo.
Duas pessoas morreram dentro de um carro que foi arrastado pela correnteza e outras três, de uma mesma família, morreram após a casa ser literalmente arrastada pela enxurrada.
Todos os serviços de água, energia elétrica, telefonia e internet foram suspensos devido ao rompimento de canos e cabos.

Na zona rural, animais foram arrastados pela enxurrada que também derrubou árvores e destruiu quilômetros de cercas e várias pontes.
A administração municipal confirmou às 18h30min (Brasília-verão) desta segunda-feira que pelo menos 14 pessoas ainda estavam desaparecidas.

A mesma tempestade que destruiu Itaóca também provocou estragos em Apiaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 50 residências foram inundadas e carros também foram arrastados pela enxurrada.
No município, a estação meteorológica automática operada pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) aferiu entre as 7 horas de ontem e às 7 horas de hoje, precipitação acumulada de 81 milímetros sendo 70 milímetros acumulados em apenas 40 minutos.
Já em Itaóca, a administração municipal informou que mais de 130 milímetros foram contabilizados em vários pontos do município.

A passagem do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA) indicou precipitação acumulada até às 7 horas acima de 70 mm na região entre Apiaí, Itaóca e Ribeira.
Já dados de refletividade do radar meteorológico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) mostraram núcleos fortes também forte a região na noite de ontem.

veja mais fotos

(Crédito das imagens: Gilmar dos Santos Araújo – Ivan Edson Itaóca - Reprodução/NASA – Reprodução/Decea/Redemet/Cptec/Inpe)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém