quarta-feira, 20 de março de 2013

Campanha por uma alimentação saudável tem apoio da Conab





19/03/2013 O peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres e o excesso de peso é observado na metade da população.

Pesquisas do Instituto também revelam que o consumo médio atual de frutas, legumes e verduras (FLV) pela população brasileira é menos da metade da recomendação (400g/dia) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este cenário, associado ao maior consumo de alimentos industrializados e à baixa prática de atividade física, tem impacto direto na saúde dos brasileiros, contribuindo para o aumento da prevalência de excesso de peso e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente das doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de neoplasias.

Para mudar esta realidade e incentivar uma melhor qualidade de vida à população brasileira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), lançará, juntamente com os demais parceiros – Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Ministérios da Saúde (MS), Desenvolvimento Social, Combate a Fome (MDS) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) – a primeira fase da Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras nas Ceasas. O evento acontece nesta terça-feira, 19/03, no Hotel San Marco, em Brasília.

O objetivo da campanha é sensibilizar os agentes de abastecimento das Centrais de Abastecimento (Ceasas) e a população em geral sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável, com o foco no aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. Esta primeira etapa será direcionada ao público interno das Ceasas, como agricultores familiares, permissionários e concessionários.

“Nesta fase, a campanha está voltada para questões relacionadas à oferta de produtos com qualidade e seguros, com orientações aos agentes de abastecimento sobre a importância do uso de embalagens adequadas, rotulagem dos produtos, valorização de alimentos regionais, redução do desperdício, entre outros fatores”, pondera a analista da Gerência de Modernização e Mercado Hortigranjeiro, Diracy Betânia Lacerda. A segunda fase será voltada aos consumidores que frequentam as Centrais de Abastecimento.

No dia seguinte ao lançamento será realizada na Conab, pelo grupo responsável pela campanha, uma oficina para capacitar os técnicos das ceasas que irão desenvolver as atividades. “Essas pessoas capacitadas serão responsáveis por sensibilizar os demais agentes do mercado atacadista”, ressalta a analista.





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