sábado, 22 de junho de 2019

Padre Reginaldo Manzotti Boletim Informativo Semanal (21/06/19)


Filhos e filhas,

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida" (Jo 6,54-55).

Começo essa reflexão com um versículo sobre o Pão da Vida, que é Jesus, para nos lembrarmos de que Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (20/06), não é somente um feriado, mas, para nós católicos, é um dia de manifestarmos publicamente nossa fé em Jesus Cristo, presente na Sagrada Eucaristia.

Em minhas homilias e reflexões tenho falado do privilégio, mas também da responsabilidade, de sermos a única Igreja em que Jesus se faz presente, corpo, sangue, alma e divindade em nossos sacrários. Tenho exaltado a importância de que em toda quinta-feira, pelo menos, faça-se uma visita à Capela do Santíssimo, prestar alguns minutos, pelo menos, de adoração.

Reforço essa recomendação porque é na Eucaristia, filhos e filhas, que Jesus oferece a si mesmo como força espiritual para nos ajudar na caminhada rumo ao céu, principalmente a colocar em prática o mandamento de amar uns aos outros como Ele nos amou.

No capítulo 6 do Evangelho segundo São João, conhecido como discurso do “Pão da Vida”, Jesus afirma que ele é “o pão vivo que desceu do céu”, ou seja, Ele nos diz que o Pai o enviou ao mundo como o alimento de vida eterna, e por isso Ele vai sacrificar a si mesmo, a sua carne.

Na cruz, Jesus deu o Seu corpo e derramou o Seu sangue. O Filho do Homem crucificado é o verdadeiro Cordeiro pascal, que nos faz sair da escravidão do pecado e nos apoia no caminho para a terra prometida. E a Eucaristia é o Sacramento da sua carne, dada para vivificar o mundo; quem se nutre deste alimento permanece em Jesus e vive por Ele.

“Nutrir-se de Jesus na Eucaristia ou Jesus Eucarístico significa abandonar-nos com confiança a Ele e deixar-nos guiar por Ele. Trata-se de acolher Jesus no lugar do próprio “eu”. Desta forma, o amor gratuito recebido de Cristo na Comunhão eucarística alimenta o nosso amor por Deus e pelos nossos irmãos que encontramos a cada dia.

Em meu novo livro O Poder Oculto – uma proposta prática para um crescimento pessoal e espiritual com exercícios diários – eu ressalto a importância de permanecermos sempre unidos a Cristo se quisermos dar bons frutos. Jesus é a videira (cf. Jo 15,1) e precisamos estar unidos a Ele, pela Palavra e pela Eucaristia, para nos nutrirmos com o genuíno alimento espiritual, que é a seiva da vida. Vale a pena a leitura!

Por fim, finalizo esta mensagem com um trecho da belíssima Lauda Sion de São Tomás de Aquino para nossa reflexão nesta Solenidade de Corpus Christi:

"Faz-se carne o pão de trigo,
faz-se sangue o vinho amigo:
deve-o crer todo cristão.
Se não vês nem compreendes,
gosto e vista tu transcendes,
elevado pela fé.
Pão e vinho, eis o que vemos;
mas ao Cristo é que nós temos
em tão ínfimos sinais...
Alimento verdadeiro,
permanece o Cristo inteiro
quer no vinho, quer no pão.
É por todos recebido,
não em parte ou dividido,
pois inteiro é que se dá!"

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém