sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Polícia Civil faz operação contra integrantes do MST em 3 estados

(Foto: Cícero Bitencourt/RPC )


04/11/2016 07h06 - Atualizado em 04/11/2016 10h35

Grupo é suspeito de invadir fazenda e manter funcionários em cárcere privado.
Políciais cumprem 26 mandados judiciais, sendo 14 de prisão.

Adriana Justi e Cícero BitencourtDo G1 PR e da RPC Cascavel

A Polícia Civil do Paraná faz uma operação na manhã desta sexta-feira (4) contra integrantes do MST suspeitos de participar de uma organização criminosa investigada por furto e dano qualificado, roubo, invasão de propriedade, incêndio criminoso, cárcere privado e porte de arma ilegal, entre outros crimes. De acordo com a polícia eles mantinha uma espécie de milícia privada.

A ação foi batizada de "Castra" e ocorre em Quedas do Iguaçu, Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul, no Paraná; e também em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Os alvos da operação são integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o vereador Claudelei Torrente de Lima (PT), que foi o mais votado nas eleições deste ano em Quedas do Iguaçu. Ele foi preso por volta das 7h30.

Um dirigente nacional do MST também está entre os alvos da operação, segundo a polícia.

Ao todo, foram expedidos 14 mandados de prisão, 10 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Até as 10h30, oito pessoas tinham sido presas.

O advogado Claudemir Torrente Lima, que defende os investigados do MST, disse que ainda não teve acesso aos autos e que só vai se manifestar após conversar com os seus clientes. "Vou participar da audiência de custódia e depois vamos ver o que fazer, mas todas essas prisões são políticas", argumentou.

Depois da audiência, os que tiverem prisão preventiva decretada serão encaminhados para a Penitenciária Industrial de Cascavel.

O G1 aguarda um posicionamento da assessoria de imprensa do MST.

Investigação

A investigação começou em março deste ano após uma invasão em uma fazenda que fica em Quedas do Iguaçu. Segundo a Polícia Civil, os investigados são suspeitos de manter os empregados do local em cárcere privado sob a mira de armas de fogo por várias horas. O dono da propriedade disse à polícia que após a invasão sumiram cerca de 1,3 mil cabeças de gado e que teve um prejuízo estimado em R$ 5 milhões no total de danos à propriedade.

Os alvos da operação, ainda de acordo com a polícia, também cobravam uma taxa de até R$ 35 mil ou sacas de grão para autorizar que os donos da fazenda fizessem a colheita da própria plantação.


Fonte: g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém