sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Produtoras são finalistas de concurso do Senar


Cimone e Marta (Foto: Divulgação)


Duas jovens agricultoras são finalistas do concurso ofertado pelo Senar e estão entre os dez melhores projetos do Paraná, de um total de 88 trabalhos inscritos. O resultado será divulgado no dia 02 de dezembro, mostrando os três melhores do Estado.

As irmãs Cimone, 24 anos, e Marta Giacomin, 19 anos, nasceram e vivem na comunidade de Cumbucica, interior de Turvo. Desde cedo aprenderam a lidar no campo, auxiliando os pais. A área de 18 alqueires se divide entre o plantio de milho para silagem e o cultivo de soja, atividade que abocanha a maior fatia de terra. São 16 alqueires para esse plantio.

Mas as duas irmãs gostam mesmo é de lidar com os animais. “Possuímos um rebanho de 35 cabeças de gado leiteiro”, disse Cimone à RedeSul de Notícias. Atraídas pelo curso do Senar, as duas agricultoras elaboraram o projeto que trata da otimização do rebanho leiteiro para posterior engorda de bezerros holandeses. “Durante o curso percebemos que a nossa propriedade não era tão rentável quanto imaginamos e então desenvolvemos um projeto com a intenção de diminuir a quantidade de animais ociosos no rebanho leiteiro, como as vacas secas e novilhas, e aumentar o percentual de animais em lactação, direcionando os bezerros machos que antes seriam doados para a engorda em sistema confinado”, explica Cimone.

O projeto agradou, foi selecionado e surpreendeu as produtoras. “As atividades desenvolvidas durante o curso, o facilitador Josias Schulze, todas as informações a nós repassadas por parceiros e o apoio da nossa família foram essenciais para o desenvolvimento do projeto. Essa conquista não é apenas nossa”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém