domingo, 5 de agosto de 2012

Lula liga para Bastos durante o julgamento do mensalão


Após Lula negar que acompanharia o julgamento do mensalão, o ex-presidente ligou várias vezes para o advogado Márcio Thomaz Bastos no primeiro dia do caso, segundo a coluna da Mônica Bergamo.

Leia mais:
Procurador-geral da República pede prisão de 36 réus do mensalão
Crime de quadrilha se destacou na acusação de Roberto Gurgel
Para José Dirceu, mensalão foi tentativa de golpe
Jefferson comenta julgamento do mensalão pela internet

Bastos foi ministro da Justiça durante o governo Lula e é o advogado do ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. O advogado é um dos responsáveis pela tese de que o escândalo foi um esquema de caixa dois de campanha, em vez de compra de votos do legislativo brasileiro.

Julgamento
No segundo dia de julgamento do escândalo do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou estar "convencido" pelas provas da existência do esquema.

Gurgel pediu a condenação de 36 deles, livrando Luiz Gushiken, ex-ministro da Secretaria de Comunicação no governo Lula, e Antônio Lamas, ex-assessor do PL. Entenda como agiam os principais nomes do esquema:

José Dirceu: Ex-ministro da Casa Civil, Dirceu teria comandado o esquema para a compra votos no Congresso a favor de projetos de interesse do governo. Para o procurador, Dirceu foi a "principal figura" e "mentor" do arranjo. Segundo Gurgel, o ex-ministro não só sabia da suposta cooptação de parlamentares, como também teria ciência da origem do dinheiro usado para a compra dos votos.

José Genoíno: De acordo com a acusação, Genoíno, que presidia o PT quando o suposto negócio ilegal era operado, teria contribuído "decisivamente" para a obtenção dos recursos que teriam sido usados para a compra de apoio parlamentar ao governo. O dirigente petista teria avalizado os supostos falsos empréstimos feitos junto ao Banco Rural e ao BMG. Os recursos teriam sido utilizados para a compra de apoio.

Delúbio Soares: O procurador-geral afirma que Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, fez parte do "grupo criminoso" e teria sido o "principal elo" entre o núcleo político (do qual fariam parte José Dirceu e José Genoíno) e o núcleo operacional (que seria liderado pelo publicitário Marcos Valério, também réu na ação).

Marcos Valério: A acusação considera o publicitário como o principal operador do esquema que eclodiu em 2005, ainda no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de supostamente ter oferecido a estrutura de suas empresas para colocar o esquema em prática, Valério também teria possibilitado o aporte de recursos, uma vez que mantinha contatos com dirigentes do Banco Rural e BMG. Para Gurgel, Valério teria operado o esquema de lavagem de dinheiro que seria entregue a parlamentares.

br.noticias.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém