sábado, 25 de agosto de 2012

Laranjeiras do Sul: Michel Thiollent profere palestra na UFFS – Campus LJS








“Contar com a presença do Thiollent, que é uma referência histórica no campo da pesquisa-ação, traz um acúmulo de conteúdo muito grande para as discussões de pesquisa e extensão e é algo totalmente adequado e voltado para o perfil da nossa universidade”. Desta forma, o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Julian Cassarino, definiu a importância da palestra proferida pelo pesquisador franco-brasileiro, professor doutor Michel Thiollent, nesta sexta-feira (24).

A palestra teve como tema “Metodologia de Pesquisa-ação” e aconteceu durante o I Seminário sobre Pesquisa Participativa em Agroecologia. O evento foi realizado no auditório do Campus Laranjeiras do Sul, com transmissão por videoconferência para os demais campi da UFFS.

Em sua fala, Thiollent apresentou as várias formas de pesquisa participativa e pesquisa-ação. “Essas metodologias se desenvolvem em várias áreas aplicadas e com participação dos interessados. Isso vem reforçar a perspectiva de aplicação desse tipo de metodologia nas atividades de pequisa e extensão da UFFS, especialmente na área da Agroecologia”, explica o professor.

Thiollent afirma ainda que a pesquisa-ação aplicada na área agrícola, apesar de já ter tradição no Brasil, é um tema que precisa ser renovado. “Precisamos de uma atualização para mostrar que este método ainda tem muitas formas de aplicação junto aos produtores e à vida social do campo”, completa.

De acordo com Cassarino, integrante da comissão coordenadora do seminário, os objetivos do evento foram atingidos. “O intuito era que a comunidade acadêmica tivesse acesso aos conceitos de pesquisa-ação e pesquisa participante para que, posteriormente, a gente possa colocar em prática”, afirma.

A palestra foi avaliada de forma positiva também pelo acadêmico do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Joelcio Vigolo. “São esses eventos que vêm enriquecer o que nós estamos vivenciando na teoria, em sala de aula”, declara.

Além da palestra ministrada por Thiollent, o seminário contou com uma mesa-redonda que abordou “Experiências de Pesquisa Participativa em Agroecologia”. O evento foi uma realização do Campus Laranjeiras do Sul, com o apoio das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Cultura e Extensão, e teve a participação de professores, estudantes, técnicos-administrativos, pesquisadores e agricultores.

Adolfo Vaz
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém