quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Goioxim: Orelhões passam a realizar chamadas locais Gratuitas

Imagem ilustrativa



Orelhões de Goioxim passam a realizar chamadas locais Gratuitas para telefones fixos, a medida é uma sanção da ANATEL devido ao não cumprimento das metas impostas pela agência às Teles.

Moradores de 282 cidades do Paraná poderão realizar chamadas gratuitas em orelhões da operadora Oi a partir desta quinta-feira (30). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida foi tomada após várias irregularidades apresentadas na oferta dos aparelhos. A gratuidade será válida apenas para ligações locais, dentro da mesma cidade e para telefones fixos. O telefone deverá funcionar mesmo sem o uso de cartão. Caso os usuários coloquem o cartão em um aparelho incluído na medida, ele não deverá "queimar" créditos, segundo a Anatel.


No final de 2011, a Anatel impôs metas às concessionárias de telefonia para a melhoria do serviço de orelhões depois de identificar que, em alguns estados, menos da metade dos equipamentos estavam em funcionamento. O problema, de acordo com a agência, se devia a vandalismo e também à incapacidade dos fornecedores de atenderem à demanda pelos telefones públicos – já que existem apenas dois fabricantes no país.

A agência chegou a prorrogar o prazo para cumprimento da determinação, mas estabeleceu que, nas cidades onde os índices de densidade (número de aparelhos por habitantes) e disponibilidade (percentual deles em funcionamento) ficaram abaixo da meta, todos os orelhões passariam a fazer ligações gratuitas.

A medida é importante porque existem 22.157 localidades em todo o Brasil, como vilas e povoados, em que o único acesso à telefonia é por meio de orelhões, afirma a Anatel.

Veja a lista com os municípios onde os orelhões funcionarão gratuitamente.

Resposta da Oi
A operadora Oi informou, em nota, que assumiu, no segundo semestre do ano passado, o compromisso com a Anatel de revitalizar sua planta de telefones públicos (orelhões) e que o cronograma de realização dessas melhorias foi prejudicado por questões alheias à vontade da companhia, como o atraso na entrega de 135 mil equipamentos por parte de fornecedores nacionais e intempéries climáticas. Por conta desse atraso, a companhia cogitou junto à Anatel a homologação de fornecedores estrangeiros dos equipamentos. Além disso, a empresa vem realizando mensalmente a atualização, junto à agência reguladora, de informações sobre o cronograma.

Ainda segundo a nota, houve melhora significativa dos indicadores estabelecidos no compromisso. Mas, em virtude de alguns atrasos, decorrentes de fatores como os expostos acima, a Oi optou por uma forma de compensação pública e voluntariamente ofereceu gratuidade no uso de orelhões (em ligações locais para telefones fixos) nos municípios que não puderam ser atendidos no prazo acordado, como forma de reparação junto aos usuários dessas localidades.

A empresa disse também que continua trabalhando no plano de recuperação dos orelhões e tem intensificado os esforços para mitigar os problemas enfrentados ao longo de sua execução.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém