Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

terça-feira, 14 de junho de 2022

Goioxim: Secretaria de Agricultura Divulga Trabalhos Realizados no Porteira a Dentro

Fonte: Prefeitura - Foto Ilustrativa

PORTEIRA A DENTRO.
 
A Secretaria de Agricultura divulga todos os trabalhos realizados através do Programa PORTEIRA A DENTRO no primeiro semestre de 2022.

São 206 propriedades atendida só no ano de 2022, vários são os trabalhos realizados diariamente pelos profissionais da secretaria de agricultura, através da Lei 514/2017. Os agricultores goioxinhenses são atendidos de várias maneiras como forma de incentivo ao pequeno produtor. O município oferece 4 horas máquinas como subsídio ao pequeno produtor, excedendo as 4 horas o produtor paga uma taxa por hora máquinas trabalhado na sua propriedade.

Segue a planilha com nome, localidade, trabalho realizado e quantas horas foi trabalhado em cada propriedade. Vale a pena ressaltar que as horas dependem do trabalho que foi executado.
Maiores informações 3656-1013 Secretaria de Agricultura






Seminário de Vida no Espirito Santo dia 18 de Junho - Faxinal das Araras

 


Goioxim: Publicações Oficiais do Município no dia 14 de Junho 2022


 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 164 DE 13 DE JUNHO DE 2022

Nomeia, MARCOS ADRIANO DA ROCHA QUIRINO, para exercer o cargo de ENFERMEIRO, em conformidade com o processo seletivo 001/2021 e dá outros provimentos.

 

MARI TEREZINHA DA SILVA, PREFEITA MUNICIPAL DE GOIOXIM, ESTADO DO PARANÁ, com base na Lei Complementar Municipal nº 718 de 15 de outubro de 2021;

 

R E S O L V E

 

Art. 1º- Nomear, MARCOS ADRIANO DA ROCHA QUIRINO, RG nº 13.537.205-6 e CPF nº 102.686.979-06 para exercer o cargo de ENFERMEIRO, 40 horas semanais, a partir da data de 14/06/2022, em conformidade com o processo seletivo 001/2021.

 

Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua assinatura, revogando as disposições em contrário.

 

REGISTRE-SE PUBLIQUE-SE

 

GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE GOIOXIM, ESTADO DO PARANA, em 13 de Junho de 2022.

 

MARI TEREZINHA DA SILVA

Prefeita Municipal

 


Publicado por:
Sonia Aparecida Thibes
Código Identificador:6F0FA311





MUNICIPIO DE GOIOXIM
HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO SRP 049/2022

HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP 049/2022

 

Eu, MARI TEREZINHA DA SILVA, Prefeita do Município de Goioxim-PR, de conformidade com o Parecer da Assessoria Jurídica, acato, HOMOLOGO E ADJUDICO a decisão do Pregoeiro Oficial/ Comissão de Licitação do Município, transcrita em ata, referente ao resultado do Processo Licitatório Pregão 49/2022, tendo como objeto CONTRATAÇÃO DE HORAS MÁQUINAS MOTONIVELADORA, ROLO COMPACTADOR, CAMINHÃO CAÇAMBA, CAMINHÃO PRANCHA, ESCAVADEIRA HIDRÁULICA E RETROESCAVADEIRAdeclarando como vencedor no presente processo licitatório o proponente: MARTINELLI LOCAÇÕES DE MÁQUINAS EIRELI CNPJ 20.838.016/0001-85 RUA PARAILHO MACHADO Candói-PR CEP 85140-000. Num total geral de R$ 682.000,00 (Seiscentos e Oitenta e Dois Mil Reais).

 

MARTINELLI LOCAÇÕES DE MÁQUINAS EIRELI

Lote

Item

Produto/Serviço

Unidade

Quantidade

Preço

Preço total

1

1

Hora máquina Escavadeira Hidráulica, peso operacional mínimo 18 ton. capacidade da concha mínimo de 1,0m3, com no máximo 03 anos de uso

SV

400,00

350,00

140.000,00

1

2

Hora máquina Motoniveladora com escarificador e lâmina angulável, peso operacional mínimo 17 ton. com no máximo 03 anos de uso.

SV

600,00

360,00

216.000,00

1

3

Hora máquina Rolo Compactador com peso operacional mínimo 25ton, com no máximo 03 anos de uso

SV

200,00

290,00

58.000,00

1

4

Hora caminhão caçamba basculante 6x4, capacidade de carga mínimo 14m3, com no máximo 07 anos de uso

SV

1.000,00

250,00

250.000,00

2

1

Caminhão prancha para transporte Escavadeira hidráulica 22 toneladas.

SV

2.000,00

9,00

18.000,00

TOTAL

682.000,00

 











Goioxim, 13/06/2022.

 

MARI TEREZINHA DA SILVA

Prefeita Municipal


Publicado por:
Flavio Balduino Soares
Código Identificador:097FBEBB


Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 14/06/2022. Edição 2539
https://www.diariomunicipal.com.br

Polícia Militar do Paraná 33 Anos de História



33 ANOS DE HISTÓRIA

A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854.

No decorrer deste período foram dados os primeiros passos rumo a criação do 16º BPM. Posteriormente passou a contar com a 5ª Companhia Policial Militar do 1º BPM, assim permanecendo até Dezembro de 1976. A partir de então, passando a sediar a 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), abrangendo sete municípios.

Em 14 de Junho de 1989, o Governador do Estado do Paraná, Álvaro Dias, assinou o Decreto nº 5.195, transformando a 3ª CIPM em 16º Batalhão de Polícia Militar com jurisdição sobre 11 municípios. Atualmente compõe-se de 24 municípios, dividido em quatro Companhias:

• 1ª Companhia com Sede em Guarapuava;

• 2ª Companhia com sede em Laranjeiras do Sul;

• 3ª Companhia com sede em Pitanga e

• 4ª Companhia com sede em Prudentópolis, a qual possui um único município sob sua responsabilidade territorial, cuja extensão abrange 2.309 Km2, sendo a quinta maior extensão territorial do Paraná.

E na data de 13 de junho do atual ano, através do decreto 11388/22 em comemoração aos 33 anos do Batalhão, este, passará a denominar-se "Batalhão 3 Sargento PM Ricieri Chagas".

Uma homenagem ao nosso Herói que lutou bravamente até o fim. Um reconhecimento de toda sociedade e principalmente de sua família e amigos desta Instituição.

Comunicação Social 16BPM

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Goioxim: Hoje Mais um Trecho de Uma Grande Obra iniciou no Municipio



Fonte: Prefeitura


Obra está que ja salvou e continuara salvando vidas, com a sua extensão agora iniciada. A CICLOVIA, obra está considerada a mais importante de todas, na gestão, prefeita Mari, dedivo a segurança, qualidade de vida, e bem estar da população. 

Todos sabem das inúmeras vidas seifadas, por acidentes ocasionandos antes da obra da ciclovia, pois os pedestres e ciclistas tinham de andar na pista da PR. Mas graças ao trabalho, projeto, parceria da administração com a esfera estadual as coisas se tornaram mais tranquilos e seguras. De 2017 a 2020. A administração conseguiu a contratação de 2.730 metros de extensão de ciclovia, e agora mais 530 metros, totalizando 3.260 metros de ciclovia.

Goioxim: 1º Pedala Aquece Paraná

 


Goioxim: Publicações Oficiais do Município no dia 13 de Junho 2022

 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE SORTEIO DOS LEILOEIROS - CREDENCIAMENTO N.º 007/2022


AVISO DE SORTEIO DOS LEILOEIROS - CREDENCIAMENTO N.º 007/2022

 

A PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIOXIM- PR, através da Comissão Permanente de Licitação comunica que promoverá sorteio de leiloeiros do Credenciamento 007/2022, cujo objeto constitui no credenciamento de LEILOEIROS PÚBLICOS OFICIAIS matriculados na Junta Comercial do Estado do Paraná – JUCEPAR, para a prestação de serviços de leiloeiro oficial com vistas à alienação de bens móveis inservíveis pertencentes ao patrimônio do Município de Goioxim - PR.

Na oportunidade, a CPL CONVOCA todos os leiloeiros credenciados para a sessão pública de sorteio, EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 007/2022, a se realizar no dia 20/06/2022 às 10h00min, na sede da Prefeitura Municipal, Sala de Licitações, sito à Rua Laurindo Cordeiro de Souza, n.º 184, Centro (Sala de Licitação), Goioxim - PR.

Comunica-se ainda que os leiloeiros que na data do sorteio não estiver enviado seus documentos para credenciamento, irão compor o final da lista do sorteio realizado, conforme disposto no edital de credenciamento.

 

Goioxim, 10 de junho de 2022.

 

DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES

 


Publicado por:
Flavio Balduino Soares
Código Identificador:CCC012EB







MUNICIPIO DE GOIOXIM
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 145/2022

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 145/2022

 

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE GOIOXIM E A LIGA REGIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO DE GUARAPUAVA CONFORME LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 051/2022

 

Prefeitura Municipal - MUNICÍPIO DE GOIOXIM – Estado do Paraná, pessoa Jurídica de Direito Público Interno, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, sob número 01.607.627/0001-78, estabelecida no a Rua Laurindo Cordeiro de Souza, 184, nesta cidade, doravante denominado Prefeitura, representado pelo(a) seu/sua Prefeito(a) Municipal Mari Terezinha da Silva, brasileira, residente a Rua Vitor Lara, 147, Bairro Bela Vista, nesta cidade, portadora do CPF n.º 814.418.789-04 e da Carteira de Identidade n.º RG 3.549.500-2 -SSP/PR nos termos do art. 15 da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações e do Decreto Municipal nº 016/2010, em face da classificação das propostas apresentada no Pregão Eletrônico nº 051/2022, por deliberação do Pregoeiro, devidamente homologada e publicada no Diário Oficial do Município de Goioxim, resolve REGISTRAR OS PREÇOS da empresa classificada em primeiro lugar, observadas as condições do Edital que rege o Pregão e aquelas enunciadas nas cláusulas que se seguem:

 

FORNECEDORA: LIGA REGIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO DE GUARAPUAVA, sediada a RUA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, 2707 GINÁSIO SANTA TEREZINHA - CEP: 85010000 - BAIRRO: CENTRO, inscrita no CNPJ sob o nº 76.179.175/0001-70, doravante designada CONTRATADA, neste ato representada por SERGIO FIRMAN, portador do RG nº 33065256 e do CPF nº 472.881.249-91.

 

1. DO OBJETO

1.1 A presente Ata tem por objeto: contratação de arbitragem para as competições municipais de Goioxim, à serem contratados de forma fracionada pelo período de um ano, conforme edital e proposta que ficam fazendo parte integrante deste instrumento.

 

2. DO FORNECEDOR E PREÇOS REGISTRADOS

2.1 O preço registrado em reais, unitário e global, o(s) fornecedor(es), as especificações do objeto, a quantidade e unidade, em conformidade com o edital e demais anexos conforme proposta de preços apresentada no processo de pregão eletrônico 051/2022.



DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS:

Os jogos de futebol society serão realizados nas comunidades do interior do município conforme cronograma previamente estabelecido pela secretária de esportes, e conforme organização do campeonato a ser organizado e discutido juntamente com a sociedade.

Os serviços serão prestados conforme calendário esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, que comunicará com antecedência á empresa contratada, obedecendo ao início dos evento que poderão ocorrer em dias de semana e nos fins de semana

Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo Municipal, no Estádio Municipal e em outros equipamentos esportivos do município.

A contratada receberá a autorização de fornecimento para a prestação dos serviços, emitida pela Secretaria de Esporte, com as datas e locais em que ocorrerão.

A prestação do serviço será efetuada de forma parcelada, de acordo com a necessidade da secretaria.

Os serviços deverão ser executados de acordo com as regras vigentes de cada modalidade.

Os árbitros devem apresentar-se nos locais de competição com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do início da realização do evento, trajando uniforme apropriado e munidos dos elementos que se fizerem necessários (cartão, apito, súmulas, etc) ao fiel cumprimento de suas funções e que são pertinentes para cada modalidade esportiva.

Todas as despesas inerentes á realização dos serviços como deslocamento, alimentação, hospedagem, encargos trabalhistas e sociais e outros que resultarem do cumprimento do serviço proposto, são de inteira responsabilidade da contratada.

A contratada deve providenciar a imediata substituição de qualquer profissional em caso de ausência o mesmo, para que não haja prejuízo no desenvolvimento das atividades.

O descumprimento do prazo de atendimento ou a não substituição do profissional que não estiver atendendo as exigências deste termo, ensejará aplicação de multas á contratada.

A contratada deverá manter o quadro de profissionais suficiente para o atendimento dos serviços, com árbitros com capacidade técnica atestada, devendo estes profissionais estar regularmente inscritos na federação estadual ou nacional de arbitragem

 

VALIDADE DA ATA

A validade da Ata de Registro de Preços será de 12 (doze) meses, contados a partir do dia 10/06/2022.

REVISÃO E CANCELAMENTO

A Administração realizará pesquisa de mercado periodicamente, em intervalos não superiores a 3 (três) meses, a fim de verificar a vantajosidade dos preços registrados nesta Ata.

Os preços registrados poderão ser revistos em decorrência de eventual redução ou aumento dos preços praticados no mercado ou de fato que eleve ou diminua o custo dos serviços ou bens registrados, cabendo ao Órgão Gerenciador promover as negociações junto ao(s) fornecedor(es).

A revisão de preços poderá ocorrer por iniciativa da Administração ou por solicitação da empresa.

Antes de autorizar a alteração dos preços, as demais empresas que integram o cadastro de reserva devem ser consultadas acerca do interesse em fornecer o item pelo mesmo preço registrado pelo primeiro classificado.

Não havendo interesse dos demais fornecedores na forma do item anterior, o órgão gerenciador deve providenciar pesquisa de mercado para verificação dos valores, promovendo a alteração do preço.

Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, a Administração convocará o(s) fornecedor(es) para negociar(em) a redução dos preços aos valores praticados pelo mercado.

O fornecedor que não aceitar reduzir seu preço ao valor praticado pelo mercado será liberado do compromisso assumido, sem aplicação de penalidade.

A ordem de classificação dos fornecedores que aceitarem reduzir seus preços aos valores de mercado observará a classificação original.

O registro do fornecedor será cancelado quando:

Descumprir as condições da ata de registro de preços;

Não retirar a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável;

Não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado; ou

Sofrer sanção administrativa cujo efeito torne-o proibido de celebrar contrato administrativo, alcançando o órgão gerenciador e órgão(s) participante(s).

O cancelamento de registros nas hipóteses previstas nos itens 5.8.1, 5.8.2 e 5.8.4 será formalizado por despacho do órgão gerenciador, assegurado o contraditório e a ampla defesa.

O cancelamento do registro de preços poderá ocorrer por fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento da ata, devidamente comprovados e justificados:

Por razão de interesse público; ou

A pedido do fornecedor.

 

DA FRAUDE E DA CORRUPÇÃO

Os licitantes devem observar e o contratado deve observar e fazer observar, por seus fornecedores e subcontratados, se admitida subcontratação, o mais alto padrão de ética durante todo o processo de licitação, de contratação e de execução do objeto contratual.

Para os propósitos desta cláusula, definem-se as seguintes práticas:

"prática corrupta": oferecer, dar, receber ou solicitar, direta ou indiretamente, qualquer vantagem com o objetivo de influenciar a ação de servidor público no processo de licitação ou na execução de contrato;

"prática fraudulenta": a falsificação ou omissão dos fatos, com o objetivo de influenciar o processo de licitação ou de execução de contrato;

"prática colusiva": esquematizar ou estabelecer um acordo entre dois ou mais licitantes, com ou sem o conhecimento de representantes ou prepostos do órgão licitador, visando estabelecer preços em níveis artificiais e não competitivos;

"prática coercitiva": causar dano ou ameaçar causar dano, direta ou indiretamente, às pessoas ou sua propriedade, visando influenciar sua participação em um processo licitatório ou afetar a execução do contrato;

"prática obstrutiva": (I) destruir, falsificar, alterar ou ocultar provas em inspeções ou fazer declarações falsas aos representantes do organismo financeiro multilateral, com o objetivo de impedir materialmente a apuração de alegações de prática prevista, deste Edital; (II) atos cuja intenção seja impedir materialmente o exercício do direito de o organismo financeiro multilateral promover inspeção.

Na hipótese de financiamento, parcial ou integral, por organismo financeiro multilateral, mediante adiantamento ou reembolso, este organismo imporá sanção sobre uma empresa ou pessoa física, inclusive declarando-a inelegível, indefinidamente ou por prazo determinado, para a outorga de contratos financiados pelo organismo se, em qualquer momento, constatar o envolvimento da empresa, diretamente ou por meio de um agente, em práticas corruptas, fraudulentas, colusivas, coercitivas ou obstrutivas ao participar da licitação ou da execução um contrato financiado pelo organismo.

Considerando os propósitos das cláusulas acima, o licitante vencedor, como condição para a contratação, deverá concordar e autorizar que, na hipótese de o contrato vir a ser financiado, em parte ou integralmente, por organismo financeiro multilateral, mediante adiantamento ou reembolso, permitirá que o organismo financeiro e/ou pessoas por ele formalmente indicadas possam inspecionar o local de execução do contrato e todos os documentos, contas e registros relacionados à licitação e à execução do contrato.

 

CONDIÇÕES GERAIS

As condições gerais do fornecimento, tais como os prazos para entrega e recebimento do objeto, as obrigações da Administração e do fornecedor registrado, penalidades e demais condições do ajuste, encontram-se definidos no Termo de Referência, ANEXO AO EDITAL.

É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados nesta ata de registro de preços, inclusive o acréscimo de que trata o § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666/93.

A ata de realização da sessão pública do pregão, contendo a relação dos licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais ao do licitante vencedor do certame, será anexada a esta Ata de Registro de Preços, nos termos do art. 11, §1º do Decreto n. 122/2014.

Para firmeza e validade do pactuado, a presente Ata foi lavrada em 02 (duas) vias de igual teor, que, depois de lida e achada em ordem, vai assinada pelas partes e encaminhada cópia aos demais órgãos participantes (se houver).

 

Goioxim, 10 de junho de 2022.

 

Contratante

MARI TEREZINHA DA SILVA

Prefeita Municipal

 

Contratada

LIGA REGIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO DE GUARAPUAVA

CNPJ 76.179.175/0001-70

 

TESTEMUNHAS:

 

1: NOME:

 

2: NOME:


Publicado por:
Flavio Balduino Soares
Código Identificador:BA720539


Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 13/06/2022. Edição 2538
https://www.diariomunicipal.com.br

domingo, 12 de junho de 2022

Goioxim: Nota de Falecimento do Sr. Antônio Carlos Zapp 52 Anos


Fonte: Obituário Guarapuava

NOME: ANTONIO CARLOS ZAPP
IDADE : 52 anos
NOME DO PAI: SELESTINO ZAPP
NOME DA MÃE: MARIA TEREZINHA ZAPP
DATA DE FALECIMENTO : 11/06/2022
LOCAL DE FALECIMENTO: DOMICILIO COMUNIDADE RURAL DO RINCÃO-GOIOXIM-PR
LOCAL DE VELÓRIO: CAPELA MORTUÁRIA MUNICIPAL GOIOXIM-PR
NUMERO DA FAF : 30374
LOCAL DE SEPULTAMENTO: CEMITÉRIO MUNICIPAL GOIOXIM-PR
DATA DE SEPULTAMENTO : 12/06/2022
HORÁRIO: 17:00 hrs
FUNERÁRIA: CRISTAL /CANTAGALO -PR

sexta-feira, 10 de junho de 2022

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul: pesquisa estuda a produção de grilos para alimentação humana e animal




Projeto foi aprovado no edital Universal do CNPq e no Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária.

Está em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Laranjeiras do Sul um projeto de pesquisa sobre a produção de grilos, como proteína para alimentação humana e animal. A pesquisa foi iniciada em 2021.

Os insetos são fonte de proteína e gordura — tal qual as carnes bovina, suína, de aves, peixes, os queijos e também alguns vegetais, como feijão, soja e ervilha —, mas não são muito populares na alimentação da população ocidental.

Para realizar a pesquisa, foi instalada uma pequena fazenda de insetos no Laboratório de Entomologia do Campus. Os pesquisadores estudam todo o ciclo de vida dos grilos, alimentação, reprodução, sistema de criação em si, além dos custos envolvidos.

Conforme a professora Vania Zanella Pinto, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, “esses alimentos proteicos podem ser incluídos na alimentação tanto humana quanto animal, como por exemplo de peixes. Nossa pesquisa propõe o desenvolvimento de alimentos nutritivos e saborosos, elaborados com farinha de grilo. Também vamos estudar todo o processamento dos grilos para garantir proteína de qualidade e custos competitivos em relação aos outros alimentos”.

Embora em outros lugares do mundo já existam diversas pesquisas e a utilização de insetos comestíveis já seja mais comum, essa é uma pesquisa pioneira na região. Vania comenta: “os profissionais de hoje, envolvidos na produção de alimentos, precisam pensar no futuro e nas próximas gerações. Na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul do Sul os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Ciências Econômicas e os mestrados em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) e em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) estão envolvidos nesse projeto e trabalhando nas pesquisas”.

A pesquisa apresenta relevância científica, tecnológica e de inovação pelo desenvolvimento de sistema sustentável para produção de alimentos para consumo humano e animal. O projeto busca realizar: estudo da biologia e comportamento dos grilos em diferentes dietas; analisar os custos da produção; estudar os efeitos do processamento dos grilos adultos e a sua estabilidade no armazenamento; avaliar o processamento, caracterização e desenvolvimento de produtos; além de avaliar a digestibilidade, qualidade nutricional, desempenho zootécnico e metabólico de tilápias alimentadas com grilo. O projeto também pretende fazer uso de tecnologias emergentes, será testada, por exemplo, a elaboração de produtos com farinha de grilo utilizando a tecnologia de impressão 3D de alimentos e outras estratégias inovadoras de processamento, como tratamento com plasma a frio e eletrofiação.

O estudo envolve oito professores pesquisadores, um técnico administrativo, além de estudantes de cursos de graduação e mestrados do Campus. “O interesse em desenvolver a pesquisa surgiu vendo as previsões de crescimento da população mundial, que se estima chegar a 10 milhões de habitantes em 2050. A entomofagia – nome que se dá ao ato de comer insetos – é viável para a população humana e também para os animais e atende a vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, relata Vania.

A criação dos grilos e o acompanhamento zootécnico de tilápias alimentadas com os insetos estão sendo executados. Outros estudos previstos para 2022 incluem isolar a proteína dos grilos para obter um isolado proteico, parecido com Whey protein. “Além da farinha, investigaremos diferentes formas de secagem, faremos modelagem matemática para ver que temperatura é mais indicada para fazer o processamento e se a ração das tilápias terá estabilidade durante o armazenamento. Vamos desenvolver alguns produtos com farinha de grilo, como pães, hambúrgueres, biscoitos, para mais tarde fazer a análise sensorial para verificar a aceitação.

Para a estudante do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Thais Pigatto “a participação na pesquisa é um desafio e um estímulo". Ela diz que em seu projeto de mestrado pretende investigar a produção de insetos edíveis e seus derivados para alimentação humana. "Além da criação de Gryllus assimilis, produziremos farinha e derivados, que possam ser utilizados na alimentação humana. Analisaremos a composição nutricional da farinha e produziremos um biscoito enriquecido com farinha de grilo. Serão feitos testes para definirmos a proporção de uso da farinha de grilo em relação à farinha de trigo tradicional e, por fim, faremos a análise sensorial dos biscoitos para verificar a aceitação do produto”, explica a estudante. Thais é orientada pela professora Aline Pomari Fernandes, com coorientação da docente Vania Zanella Pinto.

Já o trabalho de conclusão de curso do estudante Adriano Terres, do curso de Agronomia, busca desenvolver uma ração para peixes fabricada com farinha de grilo. O projeto pretende avaliar o efeito da inclusão de farinha de grilo na dieta de tilápias do Nilo, sobre parâmetros metabólicos, avaliando o efeito da suplementação na dieta sobre parâmetros digestivos, metabólicos, hematológicos e sobre marcadores bioquímicos de disfunção fisiológica e lesão tecidual.

Adriano relata: “para fabricar a ração, vamos testar diferentes proporções, por exemplo, utilizaremos diferentes concentrações da farinha de grilo substituindo a farinha de peixe na ração. Trabalharemos em sistema de recirculação por 60 dias e depois faremos uma análise geral dos animais, avaliando fígado, intestino, verificando o crescimento e mais algumas questões sanguíneas. As avaliações de peso serão realizadas a cada 15 dias”. Adriano é orientado pela professora Silvia Romão, com coorientação da docente Luisa Helena Cazarolli.

O projeto foi aprovado na UFFS em 2021, com recurso para pesquisa e bolsas de iniciação científica para os estudantes. No final de 2021, a proposta foi submetida à Fundação Araucária e, em 2022, foi divulgada a aprovação, com liberação de pouco mais de R$36 mil. O projeto também foi submetido ao edital Universal do CNPq, no qual concorrem projetos de todo Brasil, sendo aprovado com liberação de mais de R$110 mil.


Cantagalo: Super Copa Futebol 44 Dia 12 de Junho