sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Goioxim: Pedagogas do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves estiveram nos estúdios da Rádio Nativa Mix para falar sobre como está a situação nas aulas no sistema estadual de ensino



Colaboração: Josiane Borges Pedagoga

No dia 03 de setembro, as pedagogas do Colégio Estadual Dr João Ferreira Neves, Alessandra Salvadori, Claudilaine Carvalho, Josiane Borges, estiveram nos estúdios da Rádio Nativa Mix para falar sobre como está a situação nas aulas no sistema estadual de ensino. Fizeram uma retrospectiva de como foi implantado a Educação a distância, com aulas remotas, iniciando pela criação da plataforma Aula Paraná, parceria com o google para utilização do Classroom, e criação de grupos no Whatsapp. 

De forma geral, a equipe avalia todo este processo como positivo, pois diante do momento atípico e inédito que estamos vivendo devido a pandemia, é o melhor que temos para o momento. Muitos desafios estão sendo superados desde abril, e cada período teve suas dificuldades, primeiro foi a adaptação ao novo sistema, levantamento de alunos com acesso a internet ou não, entre outros, atualmente a maior dificuldade é a de manter o acesso e a frequência dos alunos nas aulas. 

No Classroom, o aluno tem que acessar as atividades obrigatórias, responder as duas questões, enviar e marcar como concluída, conforme a grade de horários das aulas oferecido pela SEED, caso o aluno não faça as atividades obrigatórias ele fica com falta nas aulas. Da mesma forma precisa fazer as atividades avaliativas que os professores postam para garantir as notas. 

As pedagogas destacaram a importância da participação da família neste processo, que tem papel fundamental, sendo que os pais ou responsáveis devem acompanhar, cobrar, estabelecer uma rotina de estudos para o estudante e estar em contato frequente com a escola. E finalizando reforçaram a importância dos alunos em: estabelecer uma rotina de estudos, assistir as aulas, responder as atividades obrigatórias e avaliativas no classroom, assistir as meets com os professores, ou seja, cada um sendo responsável e protagonista de sua aprendizagem. O retorno das aulas presenciais dependem das orientações da Secretaria da Saúde, e provavelmente não teremos o retorno das aulas presenciais este ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém