Fonte: www.gazetadopovo.com.br
O deputado estadual Ratinho Jr. lançou oficialmente a sua candidatura ao governo do Paraná pelo PSD neste sábado (21), no Espaço Torres, em Curitiba. A convenção estadual reuniu cerca de 4 mil pessoas e correligionários dos 399 municípios do estado, segundo os organizadores. A grande ausência ficou por conta do PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro, que não enviou seus representantes ao evento, sinalizando uma possível ida para a coligação da atual governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP).
A convenção reuniu três partidos (PSD, PSC e Avante) dos sete que estão confirmados na coligação com o deputado estadual. O PV vai reunir os apoiadores ainda neste sábado e PR, PRB e PHS ainda farão suas convenções para definir nomes de candidatos a deputado estadual e federal. Na atual formatação, a coligação deve ter, nos cálculos internos, quase cinco minutos de tempo de TV - PSD com 75,7 segundos, PR com 71,5 segundos, PSC com 27 segundos, PRB com 73 segundos, PV com 28 segundos e PHS com 17 segundos.
O candidato a vice-governador na chapa não foi anunciado, nem os candidatos a senador. Para vice, os nomes mais fortes são Norberto Ortiaga (PSD), ex-secretário de Agricultura, e Darci Piana, ex-presidente da Fecomércio. O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou a convenção como apoio pessoal a Ratinho Jr.
Na entrevista que concedeu antes de entrar no palco, Ratinho Jr. deixou em aberto a definição dos candidatos ao Senado da chapa. “Todos os partidos têm seus nomes. Todos bons nomes. Vou buscar nomes que possam ajudar o Paraná. O estado perdeu muito tempo com brigas políticas em Brasília”. Ele negou que o ex-governador Beto Richa (PSDB) possa compor a campanha, assim como uma possível desistência de Cida Borghetti. “O que tenho de informação é que ele compõe a chapa com Cida Borghetti”.
O deputado diz que a plataforma de campanha está pronta. “Quero diminuir a máquina pública, em 50% o número de secretarias, implantar tecnologia... Deixar quem gere riqueza poder trabalhar. Fazer com que poder público possa ser um facilitador”, afirmou. “O plano de governo está pronto, organizado e coordenado por Reinhold Stephanes, mais de 350 pessoas trabalhando. Convicção de que nosso projeto é o mais inovador. Quero levar desenvolvimento industrial para o interior, fortalecer o agronegócio”.
No discurso, afirmou que representa o novo. “Por que minha família tem que ser cuidada pelas mesmas duas ou três famílias? É o momento da ruptura política. Um novo modelo de se fazer. Me preparei ao longo desses anos para fazer essa ruptura”, disse. Afirmou que quer fazer licitações transmitidas ao vivo pela internet, três refeições para as crianças nas escolas e criar um centro de desenvolvimento em segurança pública. “Quero transformar o Paraná em uma Califórnia brasileira, um centro de referência”.
No fim, pediu calma e humildade aos correligionários e citou uma frase bíblica: “a soberba antecede a ruína”.
Sobre o relacionamento com o funcionalismo público, diz que pretende criar um plano para quatro anos. “Venho debatendo muito, conversando com o presidente do sindicato dos servidores. Quero sentar com eles para planejar quatro anos”.
As deputadas federais Leandre (PV) e Cristiane Yared (SD) também discursaram. A segunda é uma das cotadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém