quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Paraná recebe profissionais do programa Mais Médicos do Governo Federal para 18 municípios


A governadora em exercício Cida Borghetti recepcionou nesta quinta-feira os 34 profissionais do programa Mais Médicos que vão atuar, nos próximos três anos, em 18 municípios paranaenses. Os médicos são cubanos e devem preencher as vagas desocupadas por outros profissionais que já retornaram para Cuba. O programa do governo federal, com apoio de estados e municípios, busca a melhoria do atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa atuam na atenção primária à saúde, principalmente em lugares onde há escassez de profissionais. De acordo com Cida Borghetti, a atenção primária é a porta de entrada dos pacientes.

// SONORA CIDA BORGHETTI.// Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai receber 14 profissionais. As cidades de Mallet, Ibiporã e Carambeí terão dois médicos cada para atender a população. Já os municípios de Andirá, Borrazópolis, Cafelândia, Cianorte, Cornélio Procópio, Enéas Marques, Jaboti, Laranjeiras do Sul, Paiçandu, Pato Branco, Piraí do Sul, Salto do Itararé, Sengés e Tamboara vão receber um médico cada. O Paraná tem mil e 55 vagas para os profissionais do Mais Médicos em 315 municípios. O Ministério da Saúde está com um edital em curso para contratar brasileiros formados no exterior. Segundo a analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Dressiane Zanardi, os profissionais vêm para trabalhar na atenção básica nas unidades de saúde.

// SONORA DRESSIANE ZANARDI.// Para o secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, o reforço de profissionais é essencial para garantir um bom cuidado aos paranaenses.// SONORA MICHELE CAPUTO NETO.// A prefeita em exercício de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, destacou o trabalho que os profissionais do programa desenvolvem no município.// SONORA ELIZABETH SCHMIDT.// A médica cubana Olga Reyes Mur, que vai coordenar o Mais Médicos no Paraná, explicou que os profissionais chegam ao Brasil preparados para o atendimento das famílias, principalmente de crianças, idosos e gestantes.

// SONORA OLGA REYES MUR.// O Governo do Estado já aplicou 15 bilhões de reais em ações e serviços de saúde nos últimos seis anos. Somente no primeiro quadrimestre deste ano foram aplicados um bilhão e 200 milhões de reais na área. Desde 2011, o Governo do Estado destinou cerca de 193 milhões de reais para a construção, reforma e ampliação de 529 unidades de saúde, além do repasse de 60 milhões de reais para equipar as unidades.

(Repórter: Amanda Laynes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém