O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli foi um dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná que votou favorável e aprovou o projeto de lei nº 432/14, do Governo do Estado, nesta semana. A proposição obriga as operadoras de telefonia móvel a bloquear os sinais de celulares nas penitenciárias, presídios, cadeias públicas, centros e casas de custódia do Paraná.
A medida é uma das iniciativas para impedir a entrada e uso dos aparelhos nos estabelecimentos penais do Estado que é, segundo a Secretaria da Justiça, um dos principais instrumentos das facções criminosas para criar desordens internas no sistema prisional.
“Em nove meses foram mais de 4.600 aparelhos apreendidos em penitenciárias do Paraná. A entrada de celulares ocorre de forma ilegal e possibilita aos detentos criar tumultos, o que põe em risco a segurança pública e a dos profissionais destes estabelecimentos”, justificou Bernardo.
O projeto foi encaminhado ao Legislativo pelo governador Beto Richa em outubro, em caráter de urgência, e agora, aprovado pela ALEP, só precisa da sanção governamental para entrar em vigor. As operadoras terão prazo de até 180 dias para instalação dos equipamentos e o descumprimento acarretará em multa entre R$ 50 mil e R$ 1 milhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém