quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CREA-PR promove debate sobre reflorestamento



Proposta é reunir envolvidos com o assunto para fomentar a conservação do meio ambiente e pensar em ações economicamente viáveis que beneficiem todos os setores

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) promove neste mês a Operação de Fiscalização Especializada (OFE) de Reflorestamento para promover o encontro de especialistas, empresas e organizações do setor florestal e debater aspectos diversos sobre o tema reflorestamento. A proposta é construir uma visão comum entre os setores que possibilite o despertar para a conservação do meio ambiente e para ações economicamente viáveis que beneficiem as empresas dos setores, os profissionais e a sociedade em geral.

“Considerando a necessidade de desenvolvimento de atividades comerciais sustentáveis e a recuperação ambiental, o reflorestamento é uma vertente da modalidade de Agronomia que possui um grande apelo sustentável, tendo em vista os indicadores ambientais como os ‘créditos de carbono’ gerados através do plantio de espécies, nativas ou exóticas”, explica a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura.

Esta sustentabilidade também pode ser verificada através do manejo florestal, com a gestão eficiente dos recursos naturais e baixo impacto ambiental. Neste contexto de conservação de florestas e reflorestamento, também é relevante o cadastro das áreas de preservação através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), exigido pelo novo Código Florestal.

Segundo Vanessa, em todo o processo de recuperação, conservação e cadastro das áreas preservadas, é essencial a participação de profissional habilitado para projetar, planejar, avaliar, quantificar, assistir e executar as atividades. “Neste debate técnico, serão explanados aspectos como preservação de áreas e cadastro de áreas preservadas (CAR) embasado em legislação pertinente, recuperação de áreas degradadas (RAD, florestamento), setor comercial de base florestal, certificação de produtos florestais, fomento florestal, ICMS ecológico e sequestro de carbono”, fala.

Como caráter fiscalizatório, serão realizadas visitas a empresas do setor de base florestal a fim de serem verificadas questões referentes ao plantio, manejo florestal, colheita e elaboração de planejamento e projetos sob a responsabilidade, orientação e assistência de um profissional habilitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém