Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Promotor isenta PMs de culpa após batalha no Centro Cívico


O promotor da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual, Misael Duarte Pimenta, considerou que a ação policial militar que culminou na “Batalha do Centro Cívico”, no dia 29 de abril de 2015, foi “concluída exitosamente” e afirmou que o propósito dos líderes da manifestação era “coisa genuinamente de facções radicais”.

Com esse argumento, Pimenta pediu arquivamento do inquérito policial militar (IPM) que apurava o uso desproporcional da força pelos policiais militares na manifestação de professores estaduais e outros servidores públicos que protestavam contra as mudanças propostas pelo governo na Paranaprevidência. Mais de 200 pessoas ficaram feridas. O promotor cita que 31 PMs tiveram lesões. A Justiça ainda não decidiu se aceita o pedido de arquivamento.

No parecer, obtido com exclusividade pela Gazeta do Povo, o representante do Ministério Público Estadual afirmou que os autos da investigação da Polícia Militar do Paraná não reuniram indícios para apresentar a denúncia por abuso de força da PM. Pimenta ressaltou que até a manhã do dia 29 de abril havia uma estabilidade e clima amistoso entre policiais e manifestantes. Mas, segundo ele, lideranças ativistas, com propósito “claro” de subverter a ordem e a lei, “coisas genuinamente próprias de facções radicais e regimes político-ideológico sectários e corruptos, (...)”, tomaram conta do estado.

“A turba irresignada tentou a incursão por cerca de duas horas, e para contê-la foi imprescindível a atuação dos pelotões policiais integrantes do Bope e dos grupos especiais Rotam e Rocam (...)”, escreveu o promotor, que não quis falar sobre o assunto. Conforme Pimenta, os policiais militares cumpriram a decisão judicial que impedia a entrada de manifestantes na Alep e a ordem legal de seus superiores “advindas do governador do Estado e do secretário da Segurança Pública”. O secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou que a PM conduziu o inquérito com rigor, técnica e objetividade. “Não cabe comentário em cima da opinião do MP”, declarou.


Fonte: www.parana-online.com.br

Campus Laranjeiras do Sul: últimos dias para inscrições na especialização em Educação do Campo


Segue até a próxima sexta-feira (19) o prazo de inscrição para o processo seletivo de ingresso no curso de pós-graduação lato sensu em Educação do Campo, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul (PR). Através do Edital Nº 006/UFFS/2016, são oferecidas 50 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016.

O curso é destinado, preferencialmente, a educadores vinculados às redes municipal e estadual de ensino, desde que sejam portadores de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo MEC. O principal objetivo é capacitar educadores populares, procurando fortalecer as atuações profissionais em suas entidades ou em outros espaços e processos educativos e formativos.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, no horário das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h, na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul, Bloco A (BR 158, Km 405), pessoalmente ou por meio de procuração. Se o candidato preferir realizar a inscrição pelo correio, via sedex, a postagem deve ser feita até o dia 15 de fevereiro, no endereço constante no Edital.

As etapas do processo seletivo podem ser acompanhadas no endereço www.uffs.edu.br na aba Pós-Graduação > Lato Sensu > Cursos em Andamento > Especialização em Educação do Campo.


Assessoria de Comunicacao

Goioxim: ACEG Fez a Festa No Domingo 14 de Fevereiro Com Show de Prêmios


Presidente da ACEG e os Ganhadores
Fotos e Reportagem - Xuxo - Radio Nativa Mix

No ultimo Domingo, 14 de Fevereiro a Associação Comercial e Empresarial de Goioxim, fez a festa com a população de Goioxim e região, distribuindo vários prêmios do comercio em geral, e os três principais  prêmios, da campanha natal premiado 2015, um microondas a ganhadora da comunidade Santo Antoninho, representado pelo sr, Valdecir que marcou a cartela. uma TV 32" Ganhador Ênio do Wagner e o premio de cinco mil reais ganhadora Iraci Padilha da localidade de Cochos, representado pelo seu filho que marcou a cartela.
Segundo o Presidente da ACEG Sr. Leonir Ribas foram distribuídas duas mil cartelas estima-se em mil e duzentos a mil e quinhentas pessoas no evento.

O Prefeito Elias Shereiner falou ao publico presente e agradeceu a todos. O Presidente da ACEG Leonir Ribas falou da importância da promoção junto ao comercio local.

Ganhadores dos Comércios, Laticínio Goioxim - Lucas Zorzanello, Nair Schadek Marcondes, Pedro Portella Antunes, Jaqueline Pereira dos Santos, Jocemara Schadeck, Ignes Geneci Godói. Moveis Marques Enir de Fátima, Sirlei do nascimento, Maria Helena dos Santos, Ericon d Lima. Loja Realce Pieter Schadeck e João Nola. Iargas Supermercado... e Loja Santa Rita...

 Ganhador do 3º Prêmio Microondas

Ganhador do 2º Prêmio TV 32"

Ganhador do 1º Prêmio 5 Mil


Realização: Aceg - Apoio: Prefeitura Municipal de Goioxim

Confira mais fotos
Sorteio da ACEG Natal Premiado 2015".

Cantagalo: Adolescente de 15 Anos Morre Afogado

Foto ilustrativa

CANTAGALO 01 – APOIO A OUTRA OBM/OPM

No dia 14 Fev. 16, por volta das 15h40min, foram recebidas solicitação de populares através do telefone de emergência, informando que um adolescente de 15 anos estaria nadando num rio, na localidade de Campo Alto, e veio a afogar-se. Foi entrado em contato com a Central do Corpo de Bombeiros do município de Guarapuava, onde a equipe deslocou até o local e efetuou buscas, encontrando o corpo da vítima. Foi acionada a polícia civil de Cantagalo a qual informou o IML do município de Guarapuava para os procedimentos.

Guarapuava, 15 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

Candoi: Homem Invade Casa Pela Janela e Sequestra Criança

Foto ilustrativa

CANDÓI 01 – SEQUESTRO E CÁRCERE PRIVADO

No dia 15 Fev. 16, às 0h35min, a equipe foi acionada pelo 190, pois na localidade do Despraiado, uma criança havia sido vítima de sequestro. No local, a solicitante relatou a equipe que estava assistido TV com a sua filha quando ouviu um barulho na janela ao ir verificar se deparou com um homem dentro de casa com o rosto coberto com um capuz, sendo que esse então amarrou e amordaçou a mesma enquanto uma segunda pessoa, que pelas roupas que estava trajando notou ser uma mulher, que também estava com o rosto coberto, amarrou e amordaçou sua filha de 8 anos e a retirou da residência.

A vítima relatou que demorou alguns minutos e conseguiu soltar parte das cordas, e que conseguiu pedir ajuda ao vizinho. A equipe então realizou patrulhamento pelas estradas próximas a residência mas não obteve êxito, foi então iniciada uma busca a pé sendo que aproximadamente 200 metros da residência, em uma plantação de soja, a equipe localizou a criança deitada e amarrada, foi ainda verificado que a mesma estava desmaiada, mas apresentava sinais vitais de pulso e respiração lenta. De imediato a equipe prestou os primeiros atendimentos e encaminhou a criança e a mãe para o hospital Santa Clara para os atendimentos necessários.


Guarapuava, 15 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Justiça extingue ação coletiva de vítimas da Batalha do Centro Cívico


Enquanto a Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual pediu o arquivamento do Inquérito Policial Militar (IPM) que apurou a chamada “Batalha do Centro Cívico” por não ter conseguido individualizar a conduta dos policiais, a 1.ª Vara da Fazenda Pública julgou extinta a ação coletiva por danos morais das vítimas, alegando que os danos devem ser analisados individualmente.

A ação havia sido movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) coletivamente, em nome de 140 das 213 pessoas feridas no episódio do dia 29 de abril de 2015. No último dia 25 de janeiro, o juiz Fernando Andreoni Vasconsellos indeferiu a petição inicial alegando que “como a situação de cada interessado é singular, é inviável o manejo da tutela coletiva para a circunstância concreta ante a ausência de homogeneidade”.

As vítimas que integravam a ação estavam na condição de substituídos processuais pela APP-Sindicato. Para o magistrado, porém, essa condição somente é possível quando os direitos coletivos e individuais sejam homogêneos. No caso específico, segundo Vasconsellos, os danos alegados devem ser analisados individualmente.

De acordo com a APP-Sindicato, a ação pedia R$ 100 mil de indenização por danos morais – menos de R$ 1 mil para cada vítima. Agora, cada pessoa que integrava o pedido deverá entrar com uma ação individual. “Estimo que nossa equipe levará uns dois meses para individualizar essas ações. E agora serão 140 novos processos, “entupindo” ainda mais a Justiça”, analisou Mário Sérgio Ferreira de Souza, secretário para assuntos jurídicos da APP-Sindicato.
</div> <div id='passback-wb18fd65944'></div>

Souza disse que é a primeira vez que vê uma situação como essa e que a sentença demonstra uma contradição com o pedido de arquivamento do Inquérito Policial Militar. “Para os policiais, não há como individualizar. Para as vítimas, isso é possível”, criticou.

Fonte: www.parana-online.com.br

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Prosa Rural - Como controlar surtos da mosca-dos-estábulos


Esta semana, o Prosa Rural vai falar sobre o controle dos surtos da mosca-dos-estábulos.
A mosca-dos-estábulos se parece com a mosca doméstica. A diferença é que ela se alimenta de sangue do animal e sua picada é muito dolorosa.

Uma infestação muito grande de mosca-dos-estábulos é capaz de causar estresse nos animais e reduzir a produção dos rebanhos drasticamente.

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Paulo Cançado, da Embrapa Gado de Corte, vai falar sobre o problema da mosca-dos-estábulos no Brasil e dar dicas importantes de controle.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa. E vai ao ar todos os sabados das 07:25 as 07:40 hrs, pela Radio Nativa Mix - de Goioxim PR.

Fonte Enbrapa

Cantagalo: CTG Jacob Fritz Divulga Resultado Pré Oficial do XXXII Rodeio Crioulo Interestadual




Com certeza a patronagem gostaria de mostrar um resultado muito mais expressivo, mas com muita luta e amor no que fazemos e que viemos mostrar o resultado pré oficial do nosso XXXII Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Jacob fritz, aos nossos caros acompanhantes podem perceber que houve uma boa arrecadação mas devidos ao alto custo de tudo e um pouco de falta de apoio (ajuda) na mão de obra empenhada e o resultado não pode ser maior, esperamos nos futuros eventos poder contar com um pouco mais de colaboração nesta parte, no mais queremos agradecer a todos que de uma forma ou de outra fizeram o que puderam e colaboram na medida do possível, não podemos nominar porque poderíamos acabar esquecendo de alguém, então no geral obrigado de coração a todos e até o próximo evento.



Confira o resultado completo.

Fonte: www.facebook.com/ctg.jacobfritz?fref=nf

Santa Maria do Oeste: Porte Ilegal de Arma de Fogo

Foto ilustrativa

SANTA MARIA DO OESTE 01 – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia 11 fev. 16, às 18h, a equipe deslocou até a localidade de Rio do Pedro, no intuito de localizar um homem, o qual estava fazendo ameaças de morte à solicitante e ao seu convivente, tendo inclusive efetuado disparos de arma de fogo em direção de sua casa, no último domingo, dia 07 de fevereiro.

Disse a solicitante, que nesta data, o homem ligou novamente e fez mais ameaças de morte. No local foi efetuado buscas, porém sem êxito, no entanto, ao retornar, por estradas secundárias, a equipe avistou um indivíduo com características semelhantes ao denunciado, pilotando uma motocicleta Honda CG Titan, ao ser abordado e efetuado revista pessoal, foi localizado em sua cintura, um revólver calibre .38, com capacidade para 06 (seis) tiros, com 03 (três) munições intactas, além de uma faca no interior de sua bota. O mesmo recebeu voz de prisão e foi conduzido a DP de Pitanga para providências, juntamente com as vítimas


Guarapuava, 12 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Goioxim: Show de Prêmios ACEG Dia 14 de Fevereiro


Sorteio de prêmio Dia 14 de Fevereiro da campanha natal premiado ACEG de Outubro 2015 a Fevereiro 2016, O sorteio sera no Centro de Eventos, com inicio as 13:00 horas.

Premiação:
1º Premio: Cinco mil reais
2º Premio: Uma TV 32"
3º Premio: Um Microondas

Realização: ACEG               Apoio: Prefeitura Municipal de Goioxim


Goioxim: 1º Torneio de Truco da Chácara Clube


A chácara clube convida todos para seu primeiro torneio de truco!
Sera realizado no dia 14/02/16. Tendo inicio as 13:00 horas.
Inscrições no valor de $ 20,00 por dupla.

Premiação:
1º Lugar: $ 200,00
2º Lugar: $150,00
3º Lugar: $ 100,00

Mais informações: 47 9287-4112.

Governo Federal reduz repasses ao Paraná, e queda de valores da União para a Saúde chega a 3,7%


As transferências da União para o Governo do Paraná apresentaram redução real de 2,7% em 2015. Caíram de R$ 4,21 bilhões em 2014 para R$ 4,09 bilhões no ano passado. No caso de verbas para a saúde, a queda nos repasses do governo federal foi maior e as transferências do SUS diminuíram 3,7%.

“O resultado do ajuste fiscal realizado em 2015 no Estado foi positivo, mas a queda nas transferências da União, em 2,7%, contribuiu negativamente”, comenta o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, a respeito do balanço do ano passado.

RETORNO - Segundo ele, a queda nos repasses federais agrava ainda mais o fato de que o Paraná envia muito mais para a União do que recebe de retorno. Levantamento feito pela Secretaria da Fazenda (quadro abaixo) mostra que o Estado do Paraná contribui com cerca de 5% da arrecadação nacional, mas recebe de volta 1,7%.

Nos últimos anos, de cada R$ 100,00 de tributos federais arrecadados no Estado, de pessoas físicas e jurídicas, retornaram apenas R$ 35,00. “O Paraná exporta para a União a maior parte dos tributos federais aqui arrecadados, o que torna o Estado um pagador líquido de tributos federais”, explica o secretário.

SAÚDE E EDUCAÇÃO - De acordo com Costa, a crise na economia nacional não pode levar a uma redução dos repasses da União, que teriam de ser compensados de outra maneira, como aconteceu em exercícios anteriores, para não prejudicar a execução de atividades essenciais custeadas com esses recursos, como saúde e educação.

Ele lembra que, ao contrário do que tem feito o Governo Federal, o Paraná tem aumentado os repasses aos municípios, porque fez em 2015 um ajuste fiscal que resultou em aumento nas receitas e redução das despesas.

Em 2015, o Governo do Paraná repassou aos municípios R$ 7,779 bilhões a título de transferências de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O valor é 13,4% maior que os repasses de R$ 6,860 bilhões efetuados em 2014. O incremento de receitas para os municípios paranaenses foi de R$ 919 milhões de um ano para o outro.

AEN

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Goioxim: Seminário Técnico de Hapkido e Equiparação Técnica da Escola Volpe


SEMINÁRIO TÉCNICO DE HAPKIDO E DE EQUIPARAÇÃO TÉCNICA DA ESCOLA VOLPE HAPKIDO

- PROFESSOR FELIPPO VOLPE
• EDUCADOR FÍSICO (CREF/PR 016188) E BACHAREL EM DIREITO
• FUNDADOR, PRESIDENTE E COORDENADOR DA VOLPE HAPKIDO, MAIOR ESCOLA DE HAPKIDO DO PARANÁ, COM 9 UNIDADES E MAIS DE 250 ALUNOS MATRICULADOS
• PROFESSOR DE HAPKIDO NA INTERNATIONAL SCHOOL OF CURITIBA DESDE 2009
• ATLETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE HAPKIDO DESDE 2012
• CRIADOR DO HAPKIDO COMO DISCIPLINA CURRICULAR OBRIGATÓRIA NO BRASIL
• DESTAQUE NA ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA DE HAPKIDO EM 2014
• CRIADOR, PRESIDENTE E DIRETOR TÉCNICO DA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE HAPKIDO ESPORTIVO
• REPRESENTANTE DA FEDERAÇÃO LATINO AMERICANA DE HAPKIDO NO PARANÁ
• REPRESENTANTE DA CONFEDERAÇÃO PANAMERICANA DE HAPKIDO NO PARANÁ
• REPRESENTANTE DA INTERNATIONAL SPORT HAPKIDO FEDERATION NO PARANÁ
• ÁRBITRO INTERNACIONAL DE HAPKIDO E RESPONSÁVEL PELO COLÉGIO INTERNACIONAL DE ÁRBITROS DE HAPKIDO NO BRASIL

- HAPKIDO:
• FAIXA PRETA 3º DAN
• BICAMPEÃO PARANAENSE
• CAMPEÃO BRASILEIRO
• CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL
• CAMPEÃO DA COPA FRONTEIRA OESTE DE HAPKIDO (ARTIGAS, URUGUAI)
• CAMPEÃO PANAMERICANO DE HAPKIDO ( VALÊNCIA, VENEZUELA)
• TRICAMPEÃO MUNDIAL DE HAPKIDO - WOHF
• CAMPEÃO DOS THE WORLD GAMES (CALI, COLÔMBIA)
• CAMPEÃO MUNDIAL DE HAPKIDO - ISHF
• AO TODO 5x CAMPEÃO MUNDIAL
• INVICTO NO HAPKIDO

- TAEKWONDO:
• FAIXA PRETA 2º DAN
• BICAMPEÃO PARANAENSE
• BICAMPEÃO PAULISTA
• BICAMPEÃO SUL BRASILEIRO
• BICAMPEÃO BRASILEIRO
• BICAMPEÃO SUL AMERICANO
• CAMPEÃO PANAMERICANO (ASSUNÇÃO - PARAGUAI)
• INVICTO DESDE 2003

- MUAY THAI:
• GRAU PRETO
• CAMPEÃO DO POWER FIGHT EVOLUTION
• REPRESENTANTE DA DOJO ALLIANCE NO PARANÁ
• CERTIFICADO PELA CONFEDERAÇÃO DE MUAY THAI DO BRASIL

- JIU JITSU:
• FAIXA ROXA
• BICAMPEÃO PARANAENSE
• CAMPEÃO DA COPA QUIOSQUE NATUREZA DE SUBMISSION

- MMA
• ATLETA PROFISSIONAL
• CAMPEÃO DO GOLD DREAM MMA
• SPARRING PRINCIPAL DE ATLETAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE MMA

LOCAL: GOIOXIM - PR
DATA: 28 DE FEVEREIRO DE 2016
HORÁRIO: 09:00 ÀS 12:00 / 14:00 ÀS 17:00
VALOR: R$ 50,00 (COM CERTIFICAÇÃO INCLUSA)
***INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 21/02/2016***

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de cinzas Inicio da Quaresma


Quarta-feira de Cinzas é uma data religiosa que tem grande significado para os cristãos, sobretudo para os católicos. A Quarta-feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma.

A Quaresma compreende 40 dias de reflexões e penitências que os cristãos católicos respeitam todos os anos e é uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando a tentações. A Quaresma começa sempre no dia seguinte ao Carnaval com a Quarta-feira de Cinzas.

A data da Quarta-feira de Cinzas varia sempre conforme a data da Páscoa, que ocorre sempre 40 dias depois dessa ou 46 se incluirmos na contagem os domingos. A Páscoa pode acontecer entre o dia 22 de Março e o dia 25 de abril depois da primeira lua cheia da primavera de acordo com o calendário do hemisfério norte de modo que a Quarta-feira de Cinzas pode ser celebrada entre o início de fevereiro e a metade de março.

A data propõe o início das reflexões que o cristão deve ter durante toda a Quaresma, enfatizando o dever da conversão e a busca que o cristão deve ter por mudar a sua vida sempre num sentido de se aproximar mais dos ensinamentos de Cristo. Além disso, a Quarta-feira de Cinzas propõe uma reflexão sobre a fugacidade e a fragilidade da vida na Terra.

Outra tradição importante ligada a Quarta-feira de Cinzas diz respeito ao jejum e ao não consumo de carne. É uma tradição muito antiga e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo em prol de toda a humanidade. Assim como Jesus se sacrificou para salvar o homem do seu pecado, o cristão deve também fazer sacrifícios para manifestar sua comunhão e gratidão para com Jesus, de modo que se abster da carne e fazer jejum representariam então um sacrifício.

Quarta-feira de Cinzas é Feriado?

A lei brasileira estipula que a Quarta-feira de Cinza é um dia útil normal, portanto, não é feriado. Contudo, no Brasil muitos estabelecimentos, especialmente órgãos públicos, têm como costume trabalhar na Quarta-feira de Cinzas apenas em meio expediente iniciando suas atividades somente no período da tarde.

Fonte: www.significadosbr.com.br

Goioxim: Celebrações de Quarta Feira de Cinzas e Chegada da Imagem de Nsa. de Belém


A Matriz São Sebastião Celebra Missas Quarta feira de cinzas as
10:00 Hrs
E
19:30 Hrs.

No Dia 15 de Fevereiro as 19:00 Hrs na Matriz, chegada da imagem de Nossa Senhora de Belém, trazida pela Paróquia de Campina do Simão.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

DIFUSÃO NO CAMPO: Coamo promove 28ª edição do Encontro na Fazenda Experimental e apresenta novidades



Cerca de quatro mil cooperados, técnicos e pesquisadores, estiveram participando do 28º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O evento deste ano iniciado no dia 1 e com encerramento dia 5 de fevereiro com produtores do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, tem muitas novidades aos participantes e como tema principal o “Manejo de herbicidas no sistema de produção”.

Segundo o coordenador do evento, engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, chefe da Fazenda Experimental Coamo, foram escolhidos dez temas modernos que colocam o associado Coamo à frente no mercado, como variedades de soja e sistema de produção das lavouras de verão e inverno. “São dez estações de pesquisa que colocam os cooperados Coamo na vanguarda das tecnologias e da pesquisa brasileira, fomentando o uso de tecnologias no campo e contribuindo para o incremento da produção”, informa Costa.

Uma delas está relacionada ao manejo de herbicidas no sistema de produção, onde são mostrados aos cooperados a importância do trabalho e cuidados referente aos resíduos que ficam no solo de um ano para o outro, o que pode e deve ser feito para evitar os prejuízos quanto a possíveis erros nas doses e aplicações de produtos. “Este trabalho de herbicidas é inédito a nível nacional, assim como o de implantação de solo de areia dentro da Fazenda Experimental, com um laboratório em larga escala em solo arenoso para testar novos produtos e defensivos”, explica Costa.

Para o gerente de Assistência Técnica da Coamo, engenheiro agrônomo Marcelo Sumiya, o Encontro de Cooperados Coamo é uma forma eficaz de transferir novidades tecnológicas. “Este grande trabalho que vem sendo realizado há 28 anos vem dando muito certo e colaborado para o avanço na agricultura e pecuária na área de ação da Coamo. “Neste dia de trabalho no campo o cooperado vê as principais tecnologias do mercado, com isso, a Coamo faz a pesquisa chegar ao produtor e assim registra evolução”, comemora Sumiya.

As produtividades vem aumentando gradualmente ao longo dos anos nos campos dos cooperados da Coamo, que em contato direto com a pesquisa tem as informações em primeira mão. “O Encontro na Fazenda Experimental é tradicional, apresenta as novidades que a pesquisa desenvolve e repassa aos agricultores, Praticamente dobramos as produtividades de soja e milho, e certamente a pesquisa e o trabalho realizado na Fazenda Experimental tem muito a ver com isso”, comemora o engenheiro agrônomo e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Fonte: www.coamo.com.br


Cantagalo: Prefeito Everson Konjunski Agradece Pela Realização do XXXII Rodeio Crioulo



As portas se abrem diante da humildade e transforma sonhos em realidade e o mais belo momento de nossa vida e aquele em que colocamos o máximo de amor na realização dos sonhos. Hoje Junto com o nosso Deputado Federal João Arruda, o Deputado Estadual Nereu Moura, o Patrão do CTG Jacob Fritz Valdeci Damiani, os nossos tradicionalistas e admiradores de rodeio, inauguramos a cobertura da arquibancada, proporcionando muito mais conforto, podemos agora assistir as provas de laço, faça chuva ou faça sol e reinauguramos o Galpão de Baile do nosso CTG, que foi todo reestruturado e adequado ao padrão de segurança exigido pelos Bombeiros. 

Obrigado Deputado João Arruda, pela sua emenda de 350 mil reais, que realizou mais estes sonhos dos nossos tradicionalistas e da nossa gente. O valor da nossa vida está nos sonhos que lutamos para conquistar, com muito trabalho, comprometimento, de mangas arregaçadas e grande parceria, estamos com dever comprido. 

Quero agradecer o Deputado Estadual Nereu Moura sempre apoiando os rodeios e a todos vocês meus queridos amigos e amigas que prestigiaram este lindo rodeio que aconteceu nos dias 05, 06 e 07, quero também agradecer aos patrocinadores, apoiadores, organizadores e cada um que contribuiu com muita dedicação, com seu excelente trabalho, para realizar mais este rodeio que já é conhecido, como o melhor, em todos os cantos do Paraná!! Viva o CTG Jacob Fritz!! Viva os tradicionalistas!! Viva o Cantagalo!! Uma excelente noite a todos!! 

Bailão com Os Monarcas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Laranjeiras do Sul: UFFS publica segunda chamada de candidatos para cursos de graduação


Já está disponível, através do Edital 050/UFFS/2016, a segunda chamada de candidatos classificados no processo seletivo UFFS/2016.1.

O candidato chamado deverá comparecer no local de oferta do curso para efetivar a matrícula nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2016, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h, apresentando a relação de documentos constantes no Anexo I do Edital 952/UFFS/2015, inclusive aqueles necessários à comprovação dos critérios de reserva de vaga e ações afirmativas, de acordo com a modalidade de concorrência.

A documentação necessária também está disponível para consulta aqui: http://www.uffs.edu.br/estudenauffs/ opção “Documentos”.

Os candidatos classificados para as vagas ofertadas no Campus Laranjeiras do Sul devem efetuar sua matrícula na Secretaria Acadêmica do Campus, localizada no Bloco A, no endereço Rodovia BR 158, km 405, s/n, Laranjeiras do Sul/PR. Os telefones para contato são: (42) 3635-0039 e 3635-0040.

Assessoria de Comunicacao

Campina do Simão: Atendimento em Local de Morte, Palmital Pessoa Quebra Posto de Saude.


CAMPINA DO SIMÃO 01 – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 4 fev. 16, por volta das 13h26min, a equipe foi informada que na rua José Lastrenski, um homem de 31 anos, havia sido vítima de disparo de arma de fogo e estava caído na via. A equipe chegou no local, e constatou que a vítima já estava em óbito. Foi então realizado o isolamento do local e feito contato com o IML de Guarapuava. Após a adoção dos procedimentos legais, foi deslocado até a casa do autor dos disparos, sendo tais informações repassadas pelas testemunhas, porém o mesmo não foi localizado.


PALMITAL 01 - DANO

No dia 05 Fev. 16, por volta das 00h40min, a equipe do Posto de Saúde, ligou e relatou que havia uma pessoa alterada no local, sendo que este estava causando danos ao património público. A equipe constatou o fato, sendo que o autor havia quebrado alguns vidros. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos pertinentes.

02 - ABORDAGEM DE SUSPEITOS, CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL, POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIOS OU MUNIÇÃO

No dia 04 Fev. 16, por volta das 18h, uma denúncia anônima, informou que um indivíduo estaria em uma motocicleta preta, deslocando-se sentido Barra Grande, a Palmital, pela rodovia PR 158. Foi deslocado ao referido local, e avistado o suspeito com a motocicleta parada na beira da rodovia. Ao avistar a viatura o mesmo empreendeu fuga para uma mata fechada, sendo cercada a área, e iniciado as buscas. Num primeiro momento não foi logrado êxito na localização, foram acionadas como apoio as equipes dos municípios de Santa Maria do Oeste e Laranjal, bem como da Rotam de Pitanga. Com a chegada do apoio foi possível fazer um cerco maior e uma melhor varredura da área.

Chegaram informações de que o suspeito foi visto se deslocando na estrada rural que dá acesso a localidade de Arroio Moreira, diante disso todas as equipes deslocaram até o local. Foi logrado êxito na localização, e feita a revista pessoal, mas não foi encontrado nada de ilícito. Foi dada voz de prisão ao mesmo, pois ele possuía em seu desfavor um mandado de prisão por ter se evadido da Delegacia de Palmital. Em seguida a equipe deslocou até a casa de seu irmão, no intuito de realizar uma busca, pois o foragido estava se escondendo no local.

Durante o deslocamento, foi abordado um VW/Gol, o qual era conduzido pelo irmão do indivíduo. Durante as buscas no veículo foram localizadas 02 (duas) munições cal. 22 intactas. Diante do fato foi dada voz de prisão ao mesmo e deslocado até a residência, onde foram localizados diversos produtos de furto. Durante as buscas na casa o indivíduo relatou que em outra residência, situada na localidade de Voltaiado, havia um motosserra também proveniente de furto. Diante desta informação foi deslocado até o local e mediante autorização, foram feitas buscas, no entanto, nada de ilícito foi localizado. Diante de tudo isso foi apreendido todo o material, bem como os veículos e encaminhado até a Delegacia de Palmital, para que sejam realizados os devidos procedimentos.

Guarapuava, 05 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

Goioxim: Pose Dos Novos Conselheiros do Conselho Tutelar



Posse dos novos concelheiros do Conselho Tutelar do Município de Goioxim, 10 de janeiro de 2016.
Conforme Art. 131, do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 – O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Conselheiros empossados

VALDERAN PEDROSO

SOLANGE DE OLIVEIRA LARA

GIZELE MARCONDES CARNEIRO

MARIA ESMELINDA MARCONDES

TIAGO DE MATOS

A solenidade contou com a participação da população, Prefeito Elias Schereiner, 1ª Dama Solange Schereiner, Vereadores,Elson Gutervil, Rubens Ferreira, Jacir Schadek, Nelson dos Santos e o Presidente da ACEG Sr. Leonir Ribas.


Creditos Cras Goioxim

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Goioxim: Cresol Realiza Pré-Assembléia Nas Comunidades



Creditos - Xuxo - Nativa Mix.

Na noite do Dia 03 de Janeiro a Cresol unidade de Goioxim realizou mais uma de uma serie de pré-assembleias 2016, nas comunidades, desta vez foi na sede. Evandro Bernardi Diretor Responsável da Cresol e Edilaine Onesko Analista de Negocios, abordaram vários temas e benefícios aos cooperados e não cooperados presentes. e estendeu-se o convite para a assenbléia geral no dia 20 de Fevereiro 2016 em Candói com um grande Show com Juca Bala.
Segundo Evandro Bernardi Diretor Geral da Cresol Goioxim.




Pinhão: Fazenda e Invadida e Armado Cinco Barracos


PINHÃO 01 – ESBULHO POSSESSÓRIO

No dia 03 fev. 16, às 15h, o solicitante relatou que deslocou até Faxinal dos Ferreiras para verificar uma denúncia de que uma fazenda havia sido invadida. Relatou que no local percebeu que foram construídos 05 (cinco) barracos e visualizou cerca de 15 (quinze) pessoas, as quais praticaram roçada, cortaram em torno de 300 (trezentos) metros de cerca de arame e bloquearam a estrada com uma cancela, impedindo assim o acesso à estrada para os demais moradores locais. Estrada que segundo o solicitante liga o município ao Distrito de Colônia Vitória. O mesmo foi orientado quanto aos procedimentos.

Guarapuava, 04 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Campina do Simão: Prefeito Laureci Miranda da Pose aos novos Conselheiros do Conselho Tutelar


Os cinco novos conselheiros eleitos para o mandato 2016/2020 do Conselho Tutelar de Campina do Simão tomaram posse no inicio do ano. A posse foi aberta ao público , onde além de tomar a posse os conselheiros receberam palavras de incentivo do prefeito Laureci Miranda, Secretária de Educação Maristela Brasil Miranda, Secretário de Assistência Social Rodrigo Mayer Colaço e do vereador Zinaldo Maciel.

A cerimonia também foi prestigiada pelo Secretário de Agricultura Eldor Matte e do coordenador do SCFV para crianças de 6 a 15 anos, Elian Cristian Grenzel.
Os conselheiros foram escolhidos por voto direto em eleição realizada no dia 4 de outubro de 2015.
O prefeito Laureci Miranda deu posse ao novo Conselho Tutelar do município e salientou a importância do órgão em prol de garantir os direitos das crianças e jovens e recebeu do novo colegiado o agradecimento pela dedicação em atender e priorizar este serviço no município.

Créditos: Emiliano Almeida

TRF anula decisão de juiz federal no caso Araupel

Foto Divulgação

Uma decisão do Superior Tribunal Federal (TRF) de Porto Alegre derruba as decisões tomadas pela justiça federal de Cascavel, que pediu a nulidade dos títulos de terras da empresa Araupel. A ação pública havia sido interposta pela União e o Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra).

Na decisão do TRF, publicada no dia 29 de janeiro, os desembargadores tornaram sem efeito as decisões do Juízo Federal da 2ª Vara de Cascavel, concedendo o direito real de uso em favor da empresa em relação aos imóveis. Na qual atua na condição de pessoa jurídica, mantendo a área produtiva e o interesse social envolvido.

O tribunal entendeu que houve um equívoco na decisão do magistrado cascavelense, que determinava um prazo de 90 dias, para que a empresa adquirisse uma área de 10.727,45 hectares, em local mais próximo do município de Quedas do Iguaçu, e que este fosse repassado à União e ao Incra, em forma de compensatória.

Desde que sofreu invasões em duas áreas de reflorestamento, a empresa está sem retirar matéria-prima para manter a produção da fábrica

O impasse continua

A Terceira Turma do TRF avalia que a área questionada em si destina-se ao funcionamento da atividade empresarial, sendo imprescindível para a continuidade dos negócios e manutenção de mais de 1,5 mil empregos, diretos e indiretos, na região. O setor jurídico da Araupel comemorou a decisão do TRF e entende que com esta notícia, outras tentativas da União e o Incra de desqualificar o direito da empresa sobre os imóveis possam ser derrotadas judicialmente.

Desde maio de 2014, duas áreas de terras da empresa estão ocupadas por famílias de trabalhadores rurais sem-terra. Uma de floresta no município de Rio Bonito do Iguaçu e outra no Projeto Quatro, em Quedas do Iguaçu. A empresa deverá pedir novamente que o governo do Estado e Força Nacional façam a desocupação de forma pacífica das áreas invadidas.

Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br

Boa Ventura do São Roque: Atendimento em Local de Morte


BOA VENTURA DO SÃO ROQUE 01 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 02 fev. 16, às 03h55min a equipe recebeu denúncia anônima de que 02 (dois) carros estavam trafegando pela estrada rural da localidade Saudade Penha, sendo que ambos pararam e na sequência foram ouvidos disparos de arma de fogo. Diante do fato a equipe deslocou até o referido local, onde foi encontrado um veículo Kadett, com o motor ainda em funcionamento. Realizadas buscas e localizado um indivíduo caído a aproximadamente 12 (doze) metros do automóvel, sendo verificado que o mesmo possuía ferimentos por arma de fogo e não apresentava sinais vitais.

Diante do fato, foi isolado o local e acionado a polícia civil e IML, os quais constataram o óbito. Segundo o irmão da vítima, ele estaria no município de Turvo – PR a fim de acertar detalhes de um novo trabalho, e que provavelmente estaria na companhia de um masculino, o qual é residente em localidade rural no município de Turvo. No interior do veículo da vítima foi achado um chapéu que pertenceria ao masculino que estava junto com a vítima e uma munição intacta calibre .38. Segundo relato de um morador próximo ao local do fato, o veículo da vítima estaria sendo acompanhado por uma caminhonete, sendo que ambos os veículos pararam em frente a sua residência e o mesmo escutou conversas por cerca de 20 minutos, e que em certo momento ouviu ser dito: “não abra essa porta” e “aqui não, vamos mais pra frente”. A residência do morador fica localizada à aproximadamente 1(um) km do local do fato.

As equipes da Rotam em apoio a Policia Civil da 45ª DRP de Pitanga e os policiais do destacamento de Turvo deslocaram até a residência do homem que estava no veículo da vítima, onde foi logrado êxito na abordagem. Em conversa, o mesmo confirmou que esteve com a vítima do homicídio até as 23h30min do dia 01 de fevereiro de 2016, e também confirmou que era seu, o chapéu que foi encontrado dentro do veículo da vítima e relatou que havia esquecido o mesmo dentro do carro, porém não estava sabendo que o seu amigo estava morto.

A equipe realizou buscas na residência e localizou no quarto do mesmo 03 (três) espingardas calibre .32 e acessórios para arma de fogo, também foi apreendido a roupa que o mesmo estava na noite que houve o homicídio. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao indivíduo e encaminhado até a 14ª SDP de Guarapuava para providências legais.


Guarapuava, 03 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Vice-governadora Cida Borghetti abre os trabalhos do ano na Assembleia Legislativa


A vice-governadora Cida Borghetti abriu nesta terça-feira os trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou os resultados do ajuste fiscal e os investimentos do Governo do Estado previstos para este ano. Ela também entregou ao presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, a mensagem de prestação de contas do governo de 2015. Cida Borghetti destacou, em discurso, a organização das finanças estaduais. 

A vice-governadora agradeceu aos parlamentares o apoio na aprovação das medidas do ajuste fiscal, que, segundo ela, foi essencial para preparar o Estado para enfrentar a crise econômica nacional. Na outra ponta, Cida Borghetti afirmou que o Governo do Estado tomou uma série de medidas de austeridade para racionalizar a máquina. Houve redução do custeio, extinção de quatro secretarias e corte de mil cargos em comissão, contribuindo para um orçamento melhor em 2016. De acordo com a vice-governadora, a previsão de investimentos para este ano vai impactar na qualidade de vida dos paranaenses. 

Três levantamentos recentes comprovam a evolução econômica e social do Paraná nos últimos anos. O IBGE apontou que o Estado ultrapassou o Rio Grande do Sul e hoje é a quarta maior economia do Brasil. Uma pesquisa da revista britânica "The Economist" destacou o Paraná como o segundo estado mais competitivo, atrás apenas de São Paulo. Já um estudo do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Governo Federal, trouxe o Paraná como o segundo estado com o menor índice de desigualdade social. 

(Repórter: Rodrigo Arend)


Rafaela Barros
Assessora de Imprensa

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

“HORA H – Todos Contra o Mosquito da Dengue”

Foto divulgação

O Governo do Paraná, em parceria com as prefeituras e a sociedade civil organizada, promove no sábado de carnaval (06) uma grande mobilização para convocar a população a fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e do chikungunya. A ideia é que os próprios moradores vistoriem suas residências e eliminem todo recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito. A ação deverá ser feita simultaneamente, às 10 horas da manhã de sábado (06/02), em todas as residências e estabelecimentos comerciais do Paraná. Neste dia a 5ª Regional de Saúde estará com três equipes percorrendo os 20 municípios de sua abrangência e monitorando as ações.

Paraná é o terceiro Estado que mais realiza divórcio


Desde 2007, com a Lei n° 11.441/07, cartórios extrajudiciais de todo o Brasil podem realizar atos como inventário, divórcio, partilha, reconciliação, desde que as partes estejam de comum acordo e que não haja menores envolvidos. Com isso, aproximadamente 134 mil processos já saíram da fila do Judiciário, por meio dos atos lavrados pelos cartórios paranaenses durante esses nove anos. Os dados são da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), do Conselho Federal do CNB (Colégio Notarial do Brasil).

O número representa cerca de 13% do total realizado no país, que soma aproximadamente 1 milhão. Ainda de acordo com o levantamento, o ato mais procurado no Paraná, nesse período, foi o inventário, com 73.422 lavraturas, seguido do divórcio direto (43.984) e da conversão de separação em divórcio (7.529). O Paraná é o terceiro estado mais realiza divórcios em cartórios. Cartórios de Notas já respondem por 37,8% dos divórcios realizados no Paraná, que é o terceiro Estado que mais realiza o processo de forma extrajudicial no Brasil, ficando atrás apenas de Goiás (44,7%) e Rio Grande do Sul (41,8%). De acordo com os dados divulgados em dezembro de 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram 9.432 divórcios realizados diretamente em Tabelionatos de Notas.

No mês de janeiro, comemora-se a promulgação desse avanço. Entre os grandes benefícios da legislação, estão a agilidade e a redução dos custos para o cidadão, além da desjudicialização, que foi fundamental para desafogar a pilha de ações sob a responsabilidade do Poder Judiciário.

Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Robert Jonczyk, a lei que proporcionou a desjudicialização permitiu que o Estado e o cidadão desfrutassem dos benefícios. “O grande legado da norma foi principalmente ter facilitado a vida da população e por consequência ajudar a desafogar o Judiciário, que depende de processos indispensáveis ao feito, o que leva à morosidade dos procedimentos”, explica.

Anteriormente à Lei, os processos de inventário, separação, divórcio e partilha tinham a via judicial como o único meio para serem realizados. “Após a nova regulamentação, estabeleceu-se a via extrajudicial como alternativa para os procedimentos em que partes maiores e capazes estejam em consenso, o que foi um grande avanço que sucedeu em outros atos que hoje também podem ser realizados em cartórios, como o casamento homoafetivo, o reconhecimento de paternidade e em breve o usucapião administrativo”, afirma o presidente.

Divórcio em cartório

No caso dos divórcios, os ganhos são perceptíveis na economia de tempo e na considerável redução de custos, visto que não é necessária a realização de petições aos juízes. Basta os envolvidos comparecerem, junto aos seus respectivos advogados, a um tabelionato, em posse de seus documentos pessoais e a certidão de casamento atualizada, para realizarem a escritura pública de divórcio, que em alguns casos fica pronta no mesmo dia.

Inventário

Quanto aos inventários e partilhas, nos quais a espera pela divisão dos bens costumava passar de um ano até mesmo em casos consensuais, a mudança foi ainda mais impactante. A partir da aplicação da nova lei, novamente, com o consenso das partes, é possível que o processo seja finalizado em aproximadamente 20 dias. Isso porque basta a apresentação dos documentos necessários ao tabelião para que sejam requisitadas as escrituras e a guia de pagamento de imposto de transmissão causa mortis.

Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br

Goioxim: Colégio Dr. João Ferreira Néves Volta a Reposição de Aulas


O Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves Voltou a Reposição de  Aulas neste Dia 1º de Fevereiro, que ficaram paradas durante período de greve dos professores no ano 2015. segundo informações ainda ainda não ha transportes.

Candói: Homens Chegam de Barco e Roubam Familia em Residencia

Foto ilustrativa

CANDÓI 01 - ROUBO

No dia 29 jan. 16, às 23h, a equipe foi acionada por uma funcionária de uma Empresa de Segurança, relatando que havia ocorrido um roubo numa Empresa, situada na Rodovia BR-373, com possíveis reféns. A equipe deslocou até o local, onde em contato com as vítimas, relataram que por volta das 23h, os mesmos estavam em uma casa da família, quando cerca de 05 (cinco) a 06 (seis) homens todos armados e encapuzados chegaram pelo rio em um barco, renderam toda a família, e começaram a separar as pessoas e fazer diversas perguntas e pegar as joias das vítimas.

Um dos meliantes estava nervoso e muito agressivo dando diversas coronhadas nas vítimas. Em determinado momento 03 (três) deles ficaram vigiando a família e outros 02 (dois) armados obrigaram um rapaz de 27 anos, e sua mãe de 51 anos, a irem até outra residência, onde obrigaram a senhora a abrir o cofre, de onde levaram uma quantia em dinheiro, 01 (um) cheque e diversas joias. Logo em seguida retornaram e roubaram uma caminhonete Pajero para fugir do local. Segundo relatos das vítimas, os autores estavam muito nervosos, e discutiam entre eles, e sendo que tinham muitas informações pessoais da família.

Observaram que um deles era magro, alto, com olhos azuis e outro de estatura baixa, gordo, sem saber informar mais precisamente as características dos demais integrantes, que o tempo todo falavam que para seu destino precisavam de combustível para rodar cerca de 180 Km, e que toda hora se contradiziam sobre seu destino, falando que eram de Curitiba. A equipe realizou buscas porém sem lograr êxito na localização dos autores.

Guarapuava, 01 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

Goioxim: Embriaguez ao Volante e Posse Irregular de Munição


GOIOXIM 01 – EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E POSSE IRREGULAR DE MUNIÇÃO

No dia 30 jan. 16, às 18h, em patrulhamento na Rua Laurindo Cordeiro de Souza, a equipe avistou um veículo Corsa Wind, em atitudes suspeita. O condutor ao avistar a viatura, aparentou nervosismo. No momento em que foi dado voz de abordagem e ordenado que motorista e passageiro fossem para trás do veículo, um deles se irritou e começou a falar alto e a gesticular, questionando a equipe sobre o porquê de haver sido abordado, não querendo ficar em posição de abordagem para revista pessoal.

Em buscas no veículo, foram localizados 02 (dois) cartuchos calibre .28, uma lanterna de longo alcance, um facão com aproximadamente 40 (quarenta) cm de lâmina e uma latinha de cerveja vazia. Diante dos fatos, foram conduzidos o veículo e os abordados até o Destacamento, para confecção da documentação pertinente. Em consulta ao veículo, constatou-se que o mesmo não apresentava débitos de licenciamento e foi liberado para um condutor devidamente habilitado. Em consulta ao Sistema, foi verificado que havia em desfavor do passageiro um Mandado de Prisão, com validade até 16/10/2032, expedido pela 1ª Vara Criminal de Guarapuava.

Enquanto estava sendo confeccionada a documentação, o abordado ofereceu R$ 100,00 (cem reais) aos policiais para que o liberassem, sendo que o motorista endossou dizendo que ia ligar para seu irmão, para pegar dinheiro para que os liberassem, sendo perguntado novamente a ambos sobre a intenção de estar oferecendo dinheiro aos policiais, este responderam que era para que fossem liberados e não fosse feito o Boletim de ocorrência. Desta forma, ambos foram informados que seriam autuados por mais um crime, de corrupção ativa. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Goioxim, para confecção de Auto de Prisão em Flagrante e posteriormente a Equipe PM os encaminhou até a Cadeia Pública de Laranjeiras de Sul.


Guarapuava, 01 de Fevereiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - mor

domingo, 31 de janeiro de 2016

Goioxim: Coamo Realizou Terceiro Dia de Campo de Pecuária Leiteira.



Fotos e texto - Xuxo - Nativa Mix 

A Coamo agroindustrial cooperativa, unidade de Goioxim, juntamente com suas parceiras, realizou o terceiro dia de campo sobre pecuária leiteira, no ultimo sábado dia 30 de Janeiro de 2016, na propriedade do Sr. Albino Kokuzicki, Comunidade de São Pedro, Goioxim. Onde foram abordados os seguintes temas,
Herbicida de pastagem, com Sandro técnico da DOW
Hibrido de milho para silagem, com os técnicos, Vitor e Ederson da Singenta
Fertilização e adubação de pastagem, Técnico Guilherme, da Mosaic.
Também Fernando e Matheus, representando a sementes Adriana.

O Engenheiro Agrônomo da Coamo Goioxim, Danyel Bacin, deu abertura ao evento, agradecendo os produtores cooperados presentes e destacando como seria a continuidade do evento em cada estande e iniciaram-se as faixas demostrativas. Fábio veterinário responsável técnico da farmácia coamo Goioxim, também falou sobre sua atuação na areá.
O Gerente da Coamo unidade de Goioxim, Clodoaldo falou sobre pecuária do leite e cooperativismo, todos trabalhar para o bem comum, no final todos saem ganhando explicou ele. O Evento contou com produtores cooperados, de varias comunidades do Município de Goioxim, Distrito de Cavaco - Cantagalo e Araras - Campina do Simão.

A Radio Nativa Mix acompanhou com representante Diretor e comunicador Xuxo, com reportagem fotográficas, alem de entrevista com Sr. Albino Kokuzicki Proprietário, do sitio Juquiá onde realizou o evento, Jacir Schadecke Vereador e Produtor da Comunidade São Pedro, Guilherme Engenheiro Agrônomo da Mosaic, Danyel Bacin Engenheiro Agrônomo e Clodoaldo Gerente da Coamo Unidade Goioxim.

Confira Fotos: Coamo 3º Dia de Campo Pecuaria Leiteira


Onze são executados após morte do policial no norte do Paraná

Foto ilustrativa

Numa espécie de reação a morte do policial, minutos depois, também na zona norte da cidade, cinco jovens foram baleados dentro de uma mesma casa - três morreram na hora.

Nas horas seguintes, assassinatos foram registrados nos quatro cantos da cidade e em três municípios da Região Metropolitana de Londrina. O Instituto Médico Legal (IML) recebeu, ao final da noite, doze corpos. Os hospitais de plantão atenderam outras 16 pessoas baleadas.

Londrina - Onze pessoas foram executadas depois da morte de um soldado do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Londrina, no norte do Paraná. Os assassinatos ocorreram num intervalo de seis horas, entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado (30). O soldado Cristiano Luiz Botino (33) foi baleado dentro do próprio carro, quando retornava para casa, numa avenida do Conjunto Milton Gavetti. Este foi o segundo atentado registrado contra agentes públicos nesta semana em Londrina. O ataque, segundo fontes do setor de segurança pública, tem autoria comprovada de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Leia Mais...

Fonte: noticias.uol.com.br

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

MP marca depoimento de Lula e Marisa para depois do Carnaval


O ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, terão pouco mais de duas semanas para elaborar uma versão para as várias perguntas que permanecem sem respostas no caso do tríplex do Guarujá, que a OAS construiu e reformou para a família presidencial. Responsável pela investigação, o promotor Cássio Conserino, do Ministério Público de São Paulo, marcou o interrogatório de Lula e dona Marisa para o dia 17 de fevereiro. 

No mesmo dia, o promotor irá interrogar o empreiteiro Léo Pinheiro, amigo de Lula e ex-presidente da OAS, e o engenheiro Igor Pontes, que fazia o papel de guia de Lula e Marisa durante as visitas do casal ao tríplex. Como VEJA revelou em sua edição mais recente, o Ministério Público paulista investiga o ex-presidente Lula e dona Marisa pelo crime de lavagem de dinheiro decorrente da ocultação da propriedade do apartamento.

Será a primeira vez que Lula e dona Marisa prestarão depoimentos como investigados. Na semana passada, o Ministério Público concedeu aos advogados do ex-presidente acesso integral aos documentos colhidos na investigação. Lula continua negando ser o proprietário do tríplex, embora o Ministério Público tenha colhido uma série de depoimentos de testemunhas que relatam as visitas do ex-presidente ao apartamento, cuidadosamente reformado pela OAS para o petista. Depois de ouvir o casal petista, o promotor Cássio Conserino deverá finalizar a denúncia.

Fonte: veja.abril.com.br

Encontro discute projeto turístico ferroviário na Cantu Goioxim Esta Incluso

Foto - Xuxo Radio Nativa Mix
Foto: Comunidade Faxinal Goioxim PR.

O setor administrativo da Ferroeste, em Cascavel, sediará hoje (28) um encontro para debater a implantação de uma linha ferroviária turística no território da Cantuquiriguaçu. O projeto é idealizado pela Associação dos Municípios Cantu, gerenciado pela Câmara de Turismo do Condetec, Agência de Desenvolvimento Turístico Lagos & Colinas e Emater.

De acordo com a extensionista da Emater Terezinha Busanello Freire, que coordena a Câmara de Turismo,o objetivo é que, num prazo de seis meses, a empresa Serra Verde, que possui o direito de explorar o trecho ferroviário, esteja operando com o transporte de passageiros. “O fato da empresa Serra Verde estar envolvida no projeto deverá acelerar o processo de implantação. A motivação dos prefeitos em torno do projeto é outro fator que nos deixa otimistas”, salientou Teresinha.

Ela destaca que, após implantação da linha, a região será o segundo ponto turístico ferroviário do Estado. O 1º está localizado no litoral paranaense.

Cenário de lagos e colinas

egundo técnicos da Ferroeste, a região possui um potencial enorme em belezas naturais, rios, cachoeiras, tuneis e propriedades agrícolas. O trecho estimado é de 150 quilômetros, saindo da cidade de Catanduvas, passando por Campo Bonito, Ibema, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Virmond, Cantagalo e Goioxim. Um estudo técnico vai apontar em quais cidades serão construídas as estações de embarque de passageiros.

Delícias da terra

Outro atrativo da linha ferroviária será mostrar aos turistas e visitantes as potencialidades da região como a gastronomia, produtos coloniais das agroindústrias familiares, artesanato, além dos encantos das propriedades rurais estruturadas com restaurantes, área de lazer, pesca, cachoeiras, piscinas, lagos e diversos outros atrativos para o turista.

Fonte:Jcorreiodopovo.com.br

Cinco dias após prisão, dois primos morrem em cadeia de Guarapuava

Foto ilustrativa

Do G1 PR
29/01/2016 07h37 - Atualizado em 29/01/2016 07h37

Mortes foram registradas na quinta (28), na região central do Paraná.
Eles chegaram a ir à UPA; polícia não divulgou as causas das mortes.

Dois presos da cadeia de Guarapuava, na região central do Paraná, morreram na quinta-feira (28). A Polícia Civil diz que os detentos chegaram a ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel, mas não informa se eles já estavam mortos na cela ou se morreram na unidade.

O Instituto Médico-Legal (IML) vai investigar as causas das mortes. Os presidiários eram primos e foram presos no sábado (23). A polícia não quis dar entrevista sobre o caso.

G1 PR

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Marquinho: Cohapar assina contratos com 27 agricultores


Da Redação, com informações da Cohapar

Marquinho - Contratos da casa própria foram assinados por 27 famílias de pequenos agricultores de Marquinho, na região Centro-Sul do Estado. As novas moradias terão investimentos de R$ 770 mil sendo que as famílias pagarão apenas quatro prestações anuais de R$285. As casas têm 46,74 m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A previsão é que a construção das casas comece em 30 dias.

O coordenador regional do escritório da Cohapar de Guarapuava, Paulo Souza, disse que o governador Beto Richa entende a importância de atender as famílias de pequenos agricultores. “O homem do campo é a base da nossa economia e temos que oferecer condições dignas para que eles continuem produzindo as riquezas que vêm do campo”, disse.

O prefeito Luiz César Baptistel agradeceu pelo apoio do Governo do Paraná, fundamental para a viabilização deste projeto. “Essa grande parceria que temos com a Cohapar e com o governo como um todo melhora a qualidade de vida das nossas famílias”, comentou.

O gerente geral do Banco do Brasil de Laranjeiras do Sul, Carlos Henrique Calixto, falou sobre a emoção de participar deste momento em que as famílias estão realizando um sonho. “Muitos agricultores saem do campo em busca de uma vida melhor nas grandes cidades, mas não conseguem boas colocações no mercado de trabalho. Este programa valoriza nossos produtores rurais”, afirmou.

Na cidade de Marquinho, outras 76 moradias rurais já foram entregues e há ainda projetos para mais 78 casas urbanas e 35 rurais. Os investimentos, somando casas entregues e em projetos, chegam a R$ 9 milhões.

VIDA NOVA

O casal Abraão Demenek, 63 anos, e Iraci Huf, 60 anos, está contente porque terão uma casa adaptada e eles têm certeza de que a vida ficará muito mais fácil. “Nosso filho está com 28 anos e teve meningite quando era criança. Ele ficou com algumas sequelas e essa casa adaptada vai facilitar muito porque agora poderemos dar condições para ele viver bem. Vamos contar os dias para a nossa casa ficar pronta”, disse Iraci.


Fonte: www.redesuldenoticias.com.br

Paulo Litro conquista Utilidade Pública Estadual para o Sudotec


Atendendo solicitação do Presidente da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec), cuja sede é em Dois Vizinhos, o deputado Paulo Litro apresentou em setembro de 2015, no plenário da ALEP, Projeto de Lei contendo documentação com vistas a declarar a Utilidade Pública da Instituição.

Após toda a tramitação – que contou com pareceres apresentados e votados em reuniões da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Redação Final e Comissão Executiva, o Projeto – que foi votado em Plenário e recebeu voto favorável por unanimidade em duas votações – foi enviado para sanção do governador Beto Richa, que o transformou na Lei n. 18.675/2015.

Litro comemorou a finalização do processo e a publicação da Lei. “O documento de Declaração de Utilidade Pública Estadual é necessário para que as instituições que o possuem possam habilitar-se a firmar convênios com o Governo do Estado para receber recursos e benefícios. A SUDOTEC, a partir de agora, poderá habilitar-se aos programas de governo que porventura estejam dentro de sua área de atuação”, disse Paulo Litro.

Fonte: jcorreiodopovo,com,br

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)


Padre Adilson Pedro Busin é natural de Sarandi

O papa Francisco nomeou hoje, 27 de janeiro, padre Adilson Pedro Busin como bispo titular de “Guardialfieira” e auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS), acolhendo o pedido de dom Jaime Spengler, OFM. Atualmente, padre Adilson exerce a função de vigário regional dos Missionários de São Carlos para a região Sul Americana.

O novo bispo tem 50 anos, natural de Sarandi (RS). Nasceu em 20 de maio de 1965. É filho de Ivo Busin e Adiles Signor Busin. Aos 14 anos, ingressou no Seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos. Realizou o noviciado entre 1984 e 1985, com primeira profissão religiosa, em 22 de dezembro do mesmo ano. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (Itesp). Foi ordenado presbítero em 09 de janeiro de 1993. É mestre em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana.

Missão

Após a ordenação, padre Adilson foi enviado, em missão, ao Paraguai, onde atuou como animador vocacional e orientador espiritual no Seminário Nossa Senhora de Caacupe, em Cuidad Este. Em 1994, foi nomeado reitor do Seminário Menor em Santa Rosa del Monday.

De volta ao Brasil, em 2000, assumiu como vice mestre de noviços e, no ano seguinte, a função de mestre no noviciado Nossa Senhora de Guadalupe, em Porto Alegre. Foi vigário da província São Pedro dos Missionários Scalabrinianos. No ano de 2007, foi eleito superior provincial e, em 2013, assumiu como vigário e secretário provincial da nova regional Sul-americana. No mês de julho de 2015, voltou a exercer a função de mestre de noviços, em Porto Alegre.

Fonte: www.centralcultura.com.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Nova fase da Lava Jato cumpre 6 mandados de prisão

(Vagner Rosário/VEJA.com)

Operação Triplo X mira atividades criminosas da Bancoop, a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo; PF também cumpre 15 mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira a 22ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Triplo X. É o primeiro desdobramento das investigações sobre o mega esquema de corrupção instalado na Petrobras em 2016. A nova fase mira atividades criminosas da Bancoop, a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, e a estratégia da construtora OAS de utilizar imóveis como método para despistar o pagamento de propina. A Bancoop foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso e já condenado a mais de 15 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro por atuar como cobrador e coletor de propina do petrolão.

Ao todo são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária e dois mandados de condução coercitiva nas cidades de São Paulo, Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Joaçaba (SC). Entre os presos está a publicitária Nelci Warken, que prestou serviços à Bancoop e teria ligações com a offshore Murray. Ela foi levada para a Polícia Federal em São Paulo e ainda hoje deve ser transferida para Curitiba.

Segundo a Polícia Federal, as investigações da Triplo X mostram que empresas offshores e contas no exterior eram usadas para ocultar o produto de crimes cometidos contra os cofres da Petrobras. A investida policial ocorre também contra a empreiteira OAS, suspeita de ocultar o patrimônio em empreendimentos imobiliários para camuflar o pagamento de propina. Os executivos da OAS já foram condenados por Moro, incluindo o então presidente Leo Pinheiro, penalizado com 16 anos e quatro meses de prisão.

Publicidade

Na 22ª fase da Lava Jato estão sendo apurados, entre outros, crimes como corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Um dos principais alvos desta etapa é a offshore Murray, criada pela empresa Mossack Fonseca no Panamá para supostamente ocultar os verdadeiros donos de um tríplex no Guarujá (SP) no mesmo condomínio em que a OAS reservou um apartamento ao ex-presidente Lula. As atividades da OAS e o estreito relacionamento da empreiteira com próceres do PT, em especial o ex-presidente, estão há tempos na mira da Promotoria de Justiça de São Paulo.

Conforme revelou VEJA, no processo que tramita em São Paulo e não tem relação direta com o escândalo de corrupção da Lava Jato, Lula será denunciado por ocultação de propriedade. A cooperativa habitacional de bancários que deu calote em seus associados enquanto desviava recursos para os cofres do PT. A Bancoop quebrou em 2006 e deixou quase 3 000 famílias sem seus imóveis, enquanto petistas graúdos, como Lula, receberam seus apartamentos.

Em abril do ano passado, VEJA revelou que, depois de um pedido feito por Lula ao então presidente da OAS, Leo Pinheiro, a empreiteira assumiu a construção de prédios da cooperativa. O favor garantiu a conclusão das obras nos apartamentos de João Vaccari Neto, por exemplo.

Fonte: veja.abril.com.br

Pitanga: Receptador e Furtador de Sementes, Cela e Berrante Foram em Cana


PITANGA 01 – RECEPTAÇÃO

No início deste ano chegaram informações ao serviço reservado que diversos produtos furtados estariam sendo alvo de receptação. Após as informações anônimas foram feitas algumas observações na residência do suposto comprador dos produtos. Sendo que por volta das 11h40min foi observada a chegada de um indivíduo. Foram abordados dois masculinos e em conversa, um dos indivíduos disse que não havia comprado nada do outro, e autorizou a entrada da equipe em sua casa.

Nas buscas foram encontradas três sacas de sementes de capim, tendo o proprietário da residência mudado a versão e dito que comprou as sementes do outro abordado, porém desconhecia a origem do produto, em seguida foram localizados um berrante e uma cela de montaria, objetos furtados conforme Boletim de Ocorrências, produtos que segundo ele também comprou do susposto receptador. Ainda foram apreendidas três motosserras, que não souberam dizer a origem.

Em seguida, a equipe Policial deslocou na Serra da Palmeira, num sítio de propriedade do dono da residência, onde foram apreendidos 10 (dez) sacos de sal mineral, produtos furtados conforme boletim de ocorrências, segundo ele oito sacos de sal ele foram comprados do abordado e os 02 (dois) pertenciam ao suposto receptador e estavam apenas guardados. No referido sítio também foram localizados mais alguns objetos de montaria (cordas e freios furtados). Localizado ainda na casa do suposto receptador, uma lanterna, a qual foi também foi furtada além de outros objetos de origem duvidosa. Diante dos fatos ambos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil de Pitanga.


Guarapuava, 27 de Janeiro de 2016
Setor de Comunicação Social - mor

Cantagalo: Cumprimento de Mandado de Prisão


CANTAGALO 01 – CUMPRIMENTO DE MANDADO PRISÃO

No dia 26 jan. 16, às 00h40min, a equipe deslocou até a Vila Nossa Senhora Aparecida, pois um indivíduo estaria recebendo ligações de ameaça. No local foi realizado consulta via sistema e constatado que o indivíduo, vulgo “FALAMANSA”, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo majorado, o qual foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão e encaminhado à delegacia de polícia civil de Cantagalo para as devidas providências.


Guarapuava, 27 de Janeiro de 2016
Setor de Comunicação Social - mor