Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Richa diz que ataques à Assembleia são atentado à democracia



Publicado em 12/02/2015 17:01

O governador Beto Richa condenou hoje as novas invasões e os ataques promovidos contra a Assembleia Legislativa do Paraná, que culminaram com a suspensão da sessão legislativa que apreciaria projetos de contenção de gastos enviados pelo Poder Executivo. “O que aconteceu foi uma manifestação absurda e violenta, que atenta contra a democracia, a liberdade de expressão e o estado de direito. Um grupo de baderneiros, infiltrado no movimento dos professores, impôs uma mordaça ao Poder Legislativo, impedindo temporariamente o seu funcionamento. É lamentável que a democracia, pela qual tanto lutamos, seja ameaçada por atos violentos como os que assistimos no dia de hoje”, afirmou Richa.

Segundo o governador, os projetos de lei foram retirados de pauta para reexame e “para preservar a segurança e a integridade física de deputados e servidores públicos”. “Mas não podemos aceitar a intimidação, o constrangimento e as ameaças que foram dirigidas a servidores públicos e deputados estaduais”, completou.

Richa diz ainda que quem perde é o cidadão paranaense, que espera que o governo possa garantir serviços de melhor qualidade e obras de infraestrutura que ajudem o desenvolvimento econômico do Estado


Governo do Paraná pede restituição de mensagens encaminhadas à Assembléia Legislativa

O Governo do Estado solicitou, nesta quinta-feira, à Assembleia Legislativa do Paraná, a restituição das mensagens alusivas ao projeto de lei número 60, de 2015, e ao projeto de lei complementar número 06, também de 2015, para reexame das matérias que tratam das medidas de austeridade. Além disso, o Governo do Estado comunica que a restituição se deve, também, em função dos lamentáveis acontecimentos que culminaram com a invasão dos prédios do Poder Legislativo, para preservar a segurança e a integridade física de deputados e servidores públicos. 

(Repórter: Priscila Paganotto)
AEN

Projetos são retirados de votação



Confronto com a polícia e ocupação da assembleia foram decisivos na suspensão da votação



Eles não estão mais em tramitação! Sob o som de bombas de gás lacrimogênio, tiros com bala de borracha e gritos com dizeres de ordem, encerrou agora há pouco a sessão na Assembleia Legislativa do Paraná que votaria os Pls 06/2015 e 60/2015. 

Após quatro dias de fervorosa manifestação, mais de 50 mil trabalhadores(as) protagonizaram hoje(12) um dos maiores embates da carreira dos trabalhadores(as) nos últimos anos. Parecia cena de filme policial quando, no início da tarde, deputados e deputadas utilizaram camburões e até uma escolta armada para ultrapassar os portões cercados por manifestantes. Sob gritos de revolta dos(as) servidores(as), os(as) deputados(as) iniciaram a sessão legislativa que votaria os dois projetos impopulares do governador Beto Richa com propostas de alteração na carreira do funcionalismo público. Acuados(as) no restaurante da assembleia, 44 deputados(as) deram início a sessão, enquanto lá em baixo, manifestantes atravessaram os portões da Casa do Povo entoando o hino nacional.

A mando do secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Francischini, a Tropa de Choque da Polícia entrou em ação e balas de borracha e bombas de efeito moral foram jogadas em meio aos(as) servidores(as). A situação ficou tão caótica que os(as) deputados(as) viram-se obrigados a suspender a sessão e retirar o "Pacotaço" da votação. Os projetos não tramitam mais na Casa do Povo, após a chegada do documento oficial da Casa Civil que propõe reexame "para garantir a integridade física das senhoras e senhores deputados". A APP-Sindicato seguirá firme em sua greve e na fiscalização para que a carreira dos(as) trabalhadores(as) em educação não sofra mais nenhum golpe de desmonte.

Imprensa APP

Goioxim: Professores da Rede Estadual de Ensino Continuan em Greve



Professores da rede estadual de ensino de Goioxim, Indalecio, Alcione,Eleandra, Rosiane, Mari, Catiane, Adriana e Silvane, estiveram nesta quarta feira na Radio Nativa Mix, e expuseram suas revindicações, e justificativa para greve e ocupação da assembléia legislativa, segundo os professores as negociações com o governo do estado, estão acontecendo alguns quisitos o governo já cedeu, mas não houve entendimento para volta as aulas. e a greve continua.

Os professores também esclareceram sobre as aulas paradas, aos alunos que desde o dia nove estão sem aulas por motivo da greve, garantindo a reposição das aulas em dias e horários diferentes das aulas normais. e assim a carga horaria de aula sera cumprida sem perdas para os alunos.






quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Goioxim: Coamo Distribui as Sobras aos Cooperados Mais de Meio Milhão de Reais



Fotos: Xuxo Radio Nativa Mix  12/02/2015 - 22:17


A Coamo Goioxim no dia de hoje fez as distribuição das sobras aos cooperados, mais de meio milhão de reais distribuído, teve cooperado que levou valor de um carro novo. O maior valor devolvido no ano 2014 foi da soja R$ 2,10 por saca de 60 kilos, milho R$ 0.60, trigo R$ 0.55, café beneficiado R$ 4.50, triticale R$ 0.10, aveia R$ 0.20, bens de fornecimento R$ 4,80. Total das sobras R$ 258.773.119,74.

Clodoaldo Responsável pela unidade Goioxim concedeu entrevista a Radio Nativa Mix e informou que esse e um retorno daquilo que o cooperado participou no ano de 2014. faturamento 6,8% a mais que 2013. 8,7 bilhões distribuindo. Totalizando 258 milhões em sobras nas 130 unidades nos tres estados Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.





Deputados prometem aprovar todas as medidas do pacote amanhã


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 – 17:14 hs

Em uma hora, 49 deputados estaduais reunidos no restaurante da Casa aprovaram o requerimento de transformação do plenário em Comissão Geral. Esse requerimento será votado amanhã e deve ser, mais uma vez, aprovado pela maioria. Logo depois, a base de apoio de Beto Richa pretende aprovar o conjuntos de medidas de contenção que provocou grande reação corporatica dos professores. Eles mantém, até agora, o Plenário da Assembléia ocupado.

A sessão não teve público. Só a imprensa teve acesso. O discurso mais longo foi do líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli, interrompido apenas por um aparte do deputado Nereu Moura, que reclamou do policiamento.



www.fabiocampana.com.br

Oposição quer impedir Comissão Geral na Justiça


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 – 17:54 hs

Os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alep) não compareceram à sessão plenária, convocada de última hora, no prédio administrativo (antigo restaurante) da Casa. A Oposição divulgou nota rechaçando veementemente a realização de sessão em local que não seja o plenário da Alep, no momento ocupado pelos manifestantes. “O fato representa um grave atentado à participação popular no processo legislativo estadual”, declararam.

Como forma de protesto, os deputados de oposição se negaram a comparecer à sessão e decidiram protocolar um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para a anulação da Comissão Geral. Além disso, foi formulado um ofício para a presidência da Assembleia, requerendo o desarmamento imediato dos policiais militares que ocupam a sede da ALEP.

Leia Mais »


www.fabiocampana.com.br

Duplicação entre Guarapuava e Relógio está com 90% dos serviços concluídos


Duplicação entre Guarapuava e Relógio
está com 90% dos serviços concluídos


OBRA NA BR-277 FAZ PARTE DAS NEGOCIAÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO E CONCESSIONÁRIA E DEVERÁ FICAR PRONTA NO PRIMEIRO SEMESTRE. Nesta fase as equipes trabalham nas alças e acessos da ponte sobre o Rio das Mortes e na pavimentação e sinalização do último quilômetro do trecho. leia mais »


AEN

Líder do PSDB rebate comparação infundada com partido do Petrolão e do Mensalão



Não se pode comparar o incomparável, alertou o líder tucano na Câmara, Carlos Sampaio (SP), ao subir à tribuna para esclarecer algumas diferenças básicas entre o PSDB e o PT. Primeiro, um registro óbvio: não há representante, parlamentar ou ministro tucano preso por envolvimento em escândalo de corrupção. Já o PT é marcado por integrantes encarcerados e escândalos nacionais, como o Mensalão e o Petrolão.

Sampaio respondeu às provocações do deputado José Guimarães (PT-CE) na noite desta terça-feira (10). O petista disse que seu partido tem “compromisso com a verdade” e que Dilma não deve desculpas à população. O petista afirmou ainda que a presidente é vítima de um “massacre”. “O PT, que muitos diziam ser o partido da ética, ficou marcado pelo Mensalão. E inovou ao ver na Petrobras um caminho fértil para retomar o esquema no formato de quadrilha, com uma divisão organizada”, afirmou Sampaio.

O deputado petista chegou a falar no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, atitude veementemente criticada por Sampaio. “Alguns que falam de Fernando Henrique nesta Casa deveriam lavar a boca. Não vamos admitir uma só inverdade sobre líderes do PSDB. Se falou da tribuna, vai ter a resposta aqui. Se mentir do lado de lá, vai ter a verdade aqui”, frisou.

A continuação do mensalão derrubou o valor da Petrobras de R$ 158 bilhões para R$ 46 bilhões. Até a propina tinha divisão sistemática: 1%, 2% ou 3%. O líder tucano lembrou denúncia do ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco, citado por Guimarães como fonte confiável. Barusco afirmou que o PT teria recebido até US$ 200 milhões em propina.

Sampaio firmou um compromisso público. “Vamos sim ouvir o Barusco e investigar desde 1997, mas queremos os detalhes dos US$ 200 milhões que foram para a conta do PT. Queremos saber de cada um desses centavos ditos pelo mesmo Barusco que recebeu aqui voto de crédito do governo”, completou.

A brusca queda na popularidade de Dilma exibida pela pesquisa Datafolha indica que a presidente induziu a erro milhares de brasileiros. “Ela mentiu, não sabe governar, não tem capacidade de gestão”, explicou o tucano. Sampaio destacou que não deve haver receio em tratar da possibilidade de impeachment no Congresso, já que esse é um preceito constitucional para preservar a população. “E se estiverem presentes as condições, como aparentam estar, e ela continuar nessa trilha de corrupção e improbidade, haverá sim impeachment”, completou.



(Reportagem: Elisa Tecles/ Foto: Alexssandro Loyola)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Virmond: Secretaria de saúde Realiza Arrastão Contra Dengue na sede do município


A Prefeitura de Virmond, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando operações de combate contra à dengue em todo o perímetro urbano, através de arrastões em diferentes regiões da cidade feitos por agentes e profissionais de saúde.

O arrastão acontece hoje dia (10) de fevereiro terça-feira, e fazem parte da campanha contra a Dengue que é Responsabilidade de Toda a população. A iniciativa integra órgãos municipais, comércios e a sociedade como um todo, com objetivo de garantir a prevenção e de evitar casos da doença dentro do Município.

As ações de combate à dengue foram intensificadas devido ao período chuvoso da região devido as chuvas de verão que contribui ainda mais para a proliferação de focos do Aedes Aegypti. A secretaria de saúde informa que a unidade de saúde do município tem como objetivo visitar todas as residências da cidade vistoriando e conscientizando toda a população quanto a dengue e ao mesmo tempo recolhendo com um caminhão todo o lixo que possa ajudar na proliferação do mosquito por tanto recebam os proficionais em suas casas para que eles possam exercer o seu trabalho e assim evitar possiveis problemas com a dengue em nosso Municipio.


Elesandro Simione

Menina desaparecida é encontrada morta na área rural de Cambira


Adolescente saiu com amigos na quinta (5) e não foi mais vista pelos pais.
Polícia Civil diz que menor foi estuprada quando voltava para casa.

Texto:Do G1 PR, Foto: odiario.com

Uma adolescente de 13 anos que estava desaparecida desde quinta-feira (5) foi encontrada morta na área rural de Cambira, no norte do Paraná. De acordo com a Polícia Civil, a menina se encontrou com alguns amigos em Apucarana, a 24 km de Cambira, e quando voltava para casa desapareceu. O corpo foi encontrado na tarde de domingo (8).


A Polícia Civil acredita que a adolescente foi estuprada e morreu devido a uma hemorragia interna. “A menina estava sem roupas da cintura para baixo, usava apenas a blusa. Tudo indica que a menor foi estuprada e como consequência disso veio a óbito”, diz a delegada Iane Cardoso do Nascimento.


A menor saiu de casa na manhã de quinta-feira (5) para ver alguns amigos em Apucarana. Segundo a delegada responsável pelo caso, por volta das 17h ela avisou os pais que estava no ponto de ônibus voltando para casa. Às 18h, ligou novamente dizendo que já estava em Cambira a caminho de casa, porém pouco tempo depois, ainda conforme a delegada Iane, os pais receberam outra ligação e ouviram a menina gritando.


“Nós investigamos a possibilidade de a menina ter montado uma história para ficar mais tempo fora de casa. Porém, uma pessoa nos informou que viu quando a vítima desceu do ônibus e seguiu por uma rua ao lado da rodoviária. Após conversarmos com amigos e ex-namorado, descartamos totalmente essa hipótese”, detalha a delegada.


Após encontrar o corpo, a polícia apreendeu um adolescente de 17 anos suspeito de ser o autor do crime. “Nós ainda não concluímos o caso, mas ele é o principal suspeito. Esse menor não apresentou um álibi consistente e ainda já tinha sido apreendido por estupro. Estava solto há pouco tempo”, argumenta o delegado José Aparecido Jacovós.


Pinhão: Caseiro Mata Patroa Esconde o Corpo e Ateia Fogo


PINHÃO
LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE

Por volta das 18h00min, a solicitante entrou em contato com a equipe de policiais
militares relatando que haviam entrado na casa de sua mãe, levado uma roçadeira e que
a mesma teria desaparecido. A equipe deslocou à chácara no Faxinal dos Silvérios para
averiguação. Com a chegada da equipe encontrava-se o caseiro (24 anos), que relatou
ter ido num vizinho, por volta das 13 horas, para buscar óleo para temperar a gasolina
da roçadeira e que a vítima teria ficado dormindo.

Ao retornar à residência, meia hora depois, ele não teria encontrado a patroa. Após procurá-la nos arredores da chácara, ele foi até um chalé próximo comunicar o ocorrido e pedir para que alguém entrasse em contato com a filha da mesma. Nesse intervalo de tempo, a filha foi contatada e, por mal
entendido, mandou um táxi à chácara para buscar a mãe. No caminho para a chácara, o
taxista encontrou a roçadeira jogada perto da cerca no mandiocal, levando-a ao caseiro
que até então, não tinha dado falta da ferramenta. A equipe também fez buscas no local,
juntamente com a filha da vítima e o caseiro, não logrando êxito na localização da
mesma. 

Diante do fato, a equipe fez as devidas orientações. Por volta das 00h30min, os
vizinhos da vítima, que continuaram as buscas encontraram o corpo da mulher
parcialmente queimado, numa mata próximo a casa sede da chácara, avisando a policia
militar que entrou em contato com os investigadores na delegacia de policia civil de
Pinhão, também contatando a criminalística em Guarapuava deslocando até o local
onde o caseiro veio a confessar o crime, sendo dada voz de prisão ao mesmo e
conduzido até a Delegacia de Pinhão pela equipe de policiais civis.



Guarapuava, 10 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Substitutivo mantém quinquênio e anuênio para todos os servidores do Estado

Foto ilustrativa

09/02/2015

O governador Beto Richa reuniu 37 deputados estaduais na noite desta segunda-feira (9) e definiu a redação de um texto substitutivo aos dois projetos de lei encaminhados para a Assembleia Legislativa na semana passada para adequar despesas e receitas do Estado.

O novo texto, construído em conjunto com os deputados, traz três alterações em relação à proposta original, mantém benefícios e não altera o plano de carreira dos servidores da educação. No acordo com os parlamentares o governo decidiu não alterar na legislação do quinquênio e anuênio, que assegura reajustes automáticos a todo o funcionalismo.

Também será mantido o auxílio transporte para servidores do magistério que estejam afastados do trabalho e o direito a licenças, cuja concessão caberá exclusivamente ao secretário estadual da Educação ou diretor geral da pasta. Outro ajuste garante a manutenção do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para promoção e progressões.

“Com estes ajustes no texto saímos com o entendimento de que os projetos serão votados e aprovados”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra.

O entendimento entre o Executivo e parlamentares foi coordenado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia. “Conseguimos preservar conquistas históricas do funcionalismo e podemos retomar a normalidade nas relações com os servidores. O governo foi sensível aos pedidos dos deputados”, afirmou Romanelli.



AEN

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bernardo Carli discute mudanças em defesa dos direitos do funcionalismo público


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli se reúne nesta segunda-feira, 09 de fevereiro, ao longo do dia com a Casa Civil, o Governo do Estado e a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná para discutir mudanças nas Mensagens enviadas pelo Executivo Estadual ao Legislativo na semana passada e tentar garantir os direitos dos servidores públicos. Os Projetos propõem medidas para cortar gastos do Estado, incluindo alguns benefícios de determinadas classes.

“Após estudarmos as propostas e ouvirmos representantes dos professores, e considerando inúmeros pedidos que recebemos através de e mail e das redes sociais, percebemos que a alteração de três itens poderia causar um impacto menor para os servidores, garantindo assim os direitos conquistados por eles ao longo de tantos anos”, explicou o parlamentar.

De acordo com Carli, as discussões evidenciam a importância de se revisar três pontos dos Projetos: o fim do quinquênio, mudanças nas regras para progressões na carreira dos professores e no PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional). O Governo do Estado já sinaliza favorável às reivindicações e a retirar os itens de votação.



As Mensagens devem ser votadas nesta semana.

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Gleisi Manifesta Apoio aos trabalhadores da educação pública do Paraná


Venho a público manifestar o apoio aos trabalhadores da educação pública do Paraná.

Os constantes desmandos cometidos pela atual administração estadual mostram o desrespeito com professores e trabalhadores da educação, abandonados e desprotegidos pelo Estado, além de serem tratados com o descaso na infraestrutura oferecida nas escolas para que desempenhem o seu papel de formar cidadãos.

É inconcebível que o Paraná, a quinta economia brasileira, não cumpra os compromissos assumidos com a classe e interfira de forma negativa nos direitos adquiridos pela categoria ao longo do tempo.

Brasília, 09 de fevereiro de 2015

Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR)



Assessoria de Imprensa

Governo deposita valores das horas extras de servidores da Saúde

Foto ilustrativa

Publicado em 09/02/2015 12:26

O Governo do Estado depositou nesta segunda-feira (09) os valores correspondentes às horas extras realizadas pelos servidores da saúde no mês de novembro. Na última sexta-feira, também foi autorizado o pagamento dos valores referentes à folha complementar de dezembro.


AEN

UFFS divulga lista de 3ª chamada para o Curso de Educação do Campo


A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou o Edital Nº 049/UFFS/2015, no qual torna pública a lista dos candidatos convocados para participar da 3ª chamada, na modalidade presencial, para ocupação das vagas no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul, para ingresso no primeiro semestre de 2015.

Chamada Presencial e Matrícula

A 3ª chamada ocorrerá na modalidade presencial, em sessão a ser realizada no dia 12 de fevereiro de 2015 com início às 13h30, no seguinte endereço: Rodovia BR 158, km 405, s/n, na cidade de Laranjeiras do Sul, PR.

Para participar da sessão de chamada presencial, os candidatos convocados ou seus procuradores deverão comparecer, na data e local citado, até o limite do horário de início da sessão, não sendo permitida a entrada no local após o horário de início da sessão.Para ingresso no local o candidato deverá apresentar documento de identificação com foto e estar de posse de toda a documentação de matrícula relacionada no edital.

Após o início da sessão, será realizada a chamada nominal dos candidatos convocados por modalidade de inscrição. O candidato chamado e presente à sessão, será encaminhado imediatamente para a realização da matrícula, a qual somente se efetivará após a conferência de toda a documentação e do atendimento aos critérios da respectiva modalidade de concorrência. Serão chamados candidatos para efetivação da matrícula até o preenchimento das vagas não ocupadas de cada uma das modalidades, ou da chamada de todos os candidatos aptos presentes. A convocação e a presença na sessão não garantem vaga ao candidato cuja colocação for superior ao número de vagas não ocupadas por modalidade.

Os candidatos que estiverem presentes à sessão e que não forem chamados para realizar matrícula poderão manifestar interesse em permanecer em uma Lista de Espera, a qual poderá ser utilizada pela UFFS, em caso de abertura de vaga no curso.

Dúvidas

O atendimento às dúvidas sobre documentação referente à análise de renda, para modalidades L1 e L2, estará disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, presencialmente ou por meio dos telefones (42) 3635-0000 e (42) 3635-0003, junto ao Setor de Assuntos Estudantis, ou por meio do e-mail: sae.ls@uffs.edu.br.

Com relação às dúvidas sobre documentação de matrícula, para todas as modalidades, o atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, presencialmente ou por meio dos telefones (42) 3635-0000 e (42) 3635-0040, junto à Secretaria Acadêmica, ou por meio do e-mail: sec.acad.ls@uffs.edu.br

Documentação

A lista completa dos documentos necessários para a efetivação da matrícula pode ser acessada diretamente no edital, disponível no endereço www.uffs.edu.br.

Guarapuava: Choque apreende nove armas de fogo em uma residência





Apreenção foi feita no Bairro dos Estados em Guarapuava

Da Redação

A equipe do Choque da Policia Militar de Guarapuava apreendeu nove armas de fogo em uma residência no bairro dos Estados em Guarapuava nesse sábado (07).

Uma mulher entrou em contato com a polícia e informou que seu ex-marido havia lhe ameaçado com uma arma de fogo, enfrente a sua residência, dizendo que iria mata-la. Em seguida o suspeito foi para casa e ligou para vitíma avisando de que se chamase a políca iria enfrentar os políciais e fosse preso após sair da cadeia iria atear fogo na vitíma.

A polícia foi até a casa do suspeito, que abriu a janela com uma arma de fogo em punho, na qual soltou após abordagem e se rendeu aos políciais. A equipe realizou buscas na residência e localizou, além da arma que portava, um revolver de calibre 22, mais oito armas de fogo entre elas espingardas, revolveres e uma garrucha de uso restriro da polícia.

O homem e a vítima foram encaminhados para a 14ª SDP. As armas e munições apreendiadas também foram levadas para delegacia.

Fonte Rede Sul de Noticias

Cantagalo: Furto em Relojoaria


Foto ilustrativa



CANTAGALO
FURTO QUALIFICADO

Por volta das 07h49min, uma equipe de policiais militares deslocou até uma relojoaria,
onde a vítima relatou que saiu de seu estabelecimento comercial por volta das 17h35min
do dia anterior, quando retornou a loja nesta data, constatou que as portas dos fundos do
estabelecimento estavam arrombadas, bem como no interior do local havia ainda um
cofre arrombado e do seu interior foram subtraídos vários relógios, joias, óculos e
dinheiro.

Foi constatado também que os fios da central de alarme estavam cortados e o
gravador de imagens foi subtraído. O solicitante não soube informar a quantidade de
objetos furtados, pois teria que fazer conferencia do estoque e posteriormente
complementaria o boletim.



Guarapuava, 09 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Dilma Rousseff anuncia corte de R$ 7 bilhões para Educação. O PT cala






Embora a presidente Dilma Rousseff tenha anunciado o lema “Brasil, pátria educadora” para este seu segundo mandato, mandou cortar R$ 7 bilhões das verbas de Educação. É o maior corte a ser feito pelo governo. O corte nas verbas de todos os ministérios´é de R$ 22,7 bilhões no ano. Ou seja, R$ 1,9 bilhões por mês. Para que se tenha uma ideia, o ministério que mais perde depois da educação é o da Defesa, com R$ 1,9 bilhões, depois vem o ministério das Cidades, com R$ 1,7 bilhões, Desenvolvimento Social R$ 1,7 bilhões e Ciência e Tecnologia, com R$ 1,5 bilhões. São muitos cortes, mas o governo diz que não mexe com investimentos, nem o Bolsa Família.

Diz o governo Dilma que o corte em educação pelo governo federal é uma imposição da crise financeira no país, que aliás foi provocada pela má gestão e a corrupção desbragada no governo da mesma Dilma e do mesmo PT. Mas a justifica da crise geral o PT não aceita quando o governo estadual a usa para explicar os seus cortes e as suas medidas de contenção de gastos. Aí, o PT quer greve.


 As informações são do G1.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dinheiro apreendido na 9ª etapa da Lava Jato soma R$ 3,1 milhões, diz PF





Quantia foi apreendida na sede da empresa Arxo, em Itajaí (SC).
Montante tinha notas de euros e dólares, e contagem levou quase dois dias.

O valor do dinheiro apreendido pela Polícia Federal (PF) durante a nona fase da Operação Lava Jato na sede da empresa Arxo, em Itajaí (SC), somou R$ 3,186 milhões. Segundo os policiais, as notas estão divididas em reais, dólares e euros. A empresa mantinha contratos com a BR-Distribuidora e é suspeita de estar envolvida em um esquema de pagamento de propina.

Para contabilizar todo o dinheiro, a PF demorou quase dois dias. O valor foi divulgado pela Polícia Federal na manhã deste sábado (7).

A Arxo Industrial do Brasil chegou a estabelecer um contrato de R$ 85 milhões com a BR Distribuidora, segundo a PF. A parceira foi firmada em outubro de 2014, maior contrato até então da empresa com a petroleira. Pelo documento, a Arxo deve entregar 80 caminhões-tanque para abastecimento de aeronaves, os CTAs, no prazo de 18 meses. Os primeiros veículos devem ser entregues neste mês.
saiba mais

Em nota divulgada à imprensa, a Arxo afirma que o dinheiro encontrado no cofre da empresa seria utilizado em "pagamentos da empresa”. O procurador jurídico da companhia, Charles Zimmermann, disse no comunicado que todos os valores foram “contabilizados”. “Havendo indícios de fraude, o que não é o caso da Arxo, que está tudo contabilizado, é apurado o tipo de crime praticado”, destacou Zimmermann na nota.

Por volta das 19h de sexta-feira (6), chegou a Curitiba o terceiro preso desta fase da Lava Jato. João Gualberto Pereira é um dos proprietários da Arxo e estava em viagem aos Estados Unidos quando teve o mandado de prisão temporária expedido. Ele está preso na Superintendência da PF, assim como Gilson Pereira, sócio proprietário da empresa, e Sergio Marçaneiro, diretor financeiro.

Mário Goes, suspeito de ser um dos operadores do esquema de pagamento de propina, é considerado pela PF como foragido. Ele teve um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

A nova fase da operação se destina a colher provas sobre a participação de 11 operadores em um esquema ligado à diretoria de Serviços da Petrobras envolvendo pagamento de propina e lavagem de dinheiro na estatal. O esquema investigado teria atuado até 2014.

A operação foi batizada de "My Way" (meu jeito), em referência ao ex-diretor da área de Serviços Renato Duque. Segundo Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras e um dos delatores do esquema, Duque era conhecido dessa forma.

A nona fase da operação foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Foram expedidos 62 mandados.


Fonte: G1.globo.com

MEGA-SENA Resultado Concurso N 1676


ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1676
ACUMULOU!
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 11/02/2015:
R$ 7.000.000,00
Valor acumulado:
R$ 3.460.958,48
Valor acumulado para o próximo concurso de final zero (1680):
R$ 5.922.798,66
Valor acumulado para o sorteio especial de Final de Ano :
R$ 6.848.302,23
Ordem de sorteio
02      01      37      51      48      11
 
Ordem crescente
01      02      11      37      48      51
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena00,00
Quina4640.843,61
Quadra4406609,17
Arrecadação Total: R$ 32.091.407,50

Ajustes são essenciais, diz Romanelli




“O país vive uma crise e o governo do Paraná dá exemplo ao adotar com rapidez medidas saneadoras”

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), afirma que as medidas propostas pelo Governo do Estado para cortar gastos e aumentar a arrecadação são fundamentais para o equilíbrio das contas públicas, além de assegurar a execução de obras e programas de governo. As propostas serão votadas já nesta segunda-feira, 9, pelos deputados.

Leia Mais »


Fonte: www.fabiocampana.com.br

Professores e funcionários aprovam greve na rede estadual


Com isso, as aulas na rede estadual não começam na segunda- feira (09) como estava previsto.

Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná aprovaram por unanimidade, na manhã deste sábado (7), a deflagração de uma greve por tempo indeterminado. Com isso, os docentes não irão às salas já na próxima segunda-feira (9), quando começaria o ano letivo. Mais de 2,1 mil escolas ficarão sem aulas, afetando os 950 mil alunos matriculados na rede.

“A paralisação foi definida por conta do caos que se instalou com os cortes promovidos pelo governo do estado e com a proposta de suprimir direitos dos professores, conquistados historicamente”, disse Luiz Fernando Rodrigues, diretor de comunicação da APP-Sindicato, que representa a categoria. A assembleia foi realizada em Guarapuava, com a participação de cerca de cinco mil servidores da educação.

A confirmação da greve consolida uma crise na educação estadual, que estava em ebulição nas duas últimas semanas, por conta de medidas de contingência determinadas pelo governo do estado. Entre elas, estão o corte de funcionários das escolas (dez mil servidores foram demitidos, segundo o sindicato); o calote em parcelas do fundo rotativo (dinheiro destinado à manutenção das escolas e compra de materiais) do ano passado; e atraso no pagamento do terço de férias dos docentes e da rescisão dos 29 mil professores temporários que trabalharam na rede no ano passado.

A gota d’água, no entanto, foi o “pacotaço” enviado pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa na última quarta-feira. A proposta prevê a extinção dos quinquênios e torna mais difícil a retirada de licenças (que passam a ser aprovadas diretamente pelo secretário de Educação). A medida também promoveu cortes no vale-transporte e amplia a contribuição para a aposentadoria.



Fonte: Gazeta do Povo

Goioxim Sojamil Realiza Primeiro Dia de Campo 07-02-2015



Fotos e video Xuxo - Radio Nativa Mix

A cerealista Sojamil Goioxim, realizou o primeiro dia de campo neste dia sete de fevereiro de 2015 nas dependências da empresa. Iniciou-se pela manha e foi até o meio dia, Os agricultores participaram de palestras com representantes e técnicos das empresas parceiras que expuseram técnicas e seus produtos no cultivo de milho, soja e silagem.





Nas fotos abaixo voce pode ver como foi o evento, click no link
http://youtu.be/sPUpYEJTgqI



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Governo do Estado vai acertar ainda neste mês o pagamento das rescisões dos professores contratados por processo seletivo simplificado, PSS.




06/02/2015

O Governo do Estado vai acertar ainda neste mês o pagamento das rescisões dos professores contratados por processo seletivo simplificado, PSS. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário de Estado da Educação, Fernando Xavier Ferreira, que também informou que o terço de férias dos professores vai ser pago em duas parcelas, em março e abril. Ele também garantiu que a Secretaria da Educação e os 32 Núcleos Regionais estão finalizando os últimos ajustes para o começo das aulas nesta segunda-feira. Xavier falou ainda que a secretaria, por sua natureza e dimensão, foi a mais atingida neste momento, pelas medidas de reequilíbrio orçamentário.

 Além dos cerca de 50 mil professores da rede, o Governo do Estado distribuiu aulas para 4.522 professores aprovados no último concurso público, e também contratou mais 10 mil professores PSS, que já estão sendo chamados, já que a seleção aconteceu no fim do ano passado. A Secretaria da Educação cancelou, neste período, as licenças especiais, e destacou para as salas de aulas profissionais que estavam em áreas administrativas. A Secretaria também fez neste ano uma reorganização de turmas, em função da queda no número de matrículas. Entre 2010 e 2014, a queda neste número foi de 6%, e faz parte da própria dinâmica populacional das regiões. Até o momento, 950 mil alunos estão matriculados, mas este número só vai ser fechado no fim de fevereiro, pois algumas matrículas continuam sendo feitas na rede estadual. 

Neste ano, até o momento, foram organizadas 36 mil turmas do ensino básico, mas novas turmas podem ser abertas. O secretário da Educação afirmou também que as atividades complementares, que foram suspensas neste momento, vão ser retomadas no segundo semestre. As salas de apoio podem retornar ainda no primeiro bimestre. O Governo do Estado também depositou a primeira parcela do Fundo Rotativo do ano para escolas comprarem materiais básicos. O valor é de 4 milhões e 200 mil reais


Matéria relacionada


Repórter: Rodrigo Arend

Rede estadual pronta para receber estudantes na segunda-feira





VOLTA ÀS AULAS
Rede estadual pronta para receber
estudantes na segunda-feira



PARA COMEÇAR O ANO LETIVO, GOVERNO DO ESTADO ENTREGA TRÊS NOVOS CENTROS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEEPS). As unidades oferecem cursos técnicos e ensino médio em Fazenda Rio Grande, Pitanga e Assaí. Também foram concluídas ampliações e reconstruções de escolas. leia mais »

AEN

Desligamento Programado das Redes Elétricas Neste Final de Semana Deve Faltar Agua em 4 Cidades



Guarapuava, Santa Maria, Campina do Simão e Pitanga.

Quatro cidades atendidas pela Sanepar na região poderão ter abastecimento afetado neste final de semana por causa de serviços de manutenção nas redes das concessionárias de energia elétrica. Lembrando que a Sanepar precisa de energia elétrica para operar todos os seus sistemas e, por isso, quando ocorre queda de energia ou interrupção para manutenção, os serviços da Sanepar são afetados.

As cidades que poderão ter o abastecimento prejudicado por causa da interrupção no fornecimento de energia são as seguintes, nos seguintes dias e horários:

PITANGA, sábado, dia 7, interrupção de energia das 13h30 às 18h30, podendo ser afetados os bairros Pitanguinha, Parque São Basílio, Santa Regina e Centro.

GUARAPUAVA, domingo, dia 8, interrupção de energia das 8h ao meio-dia, podendo ser afetados os seguintes locais: São Cristóvão, Apae Rural e Industrial na BR-277.

CAMPINA DO SIMÃO, domingo, dia 8, das 8h às 13h30, podendo ser afetada a cidade toda.

SANTA MARIA D'OESTE, domingo, dia 8, das 8h às 13h30, podendo ser afetada a cidade toda.

As concessionárias de energia informam que os serviços podem vir a ser cancelados, sem aviso prévio, devido a condições atmosféricas. Nesse caso, não havendo realização dos serviços de manutenção na rede de energia elétrica, também não haverá interrupção no fornecimento de água.

A Sanepar pede aos clientes que façam reservação previamente e, durante o período de realização dos serviços, façam uso racional da água e priorizem o consumo humano.



Ediane Battistuz
Jornalista
Unidade de Serviço Comunicação Social - USCS

Goioxim: Diretora da Escola Municipal Sandra Cristina Kipper fala Sobre Inicio das Aulas e Transporte





Na ultima quinta-feira, esteva presente nos estúdios da Nativa Mix a diretora da Escola Governador Moisés Lupiom Sandra Cristina Kipper, a qual deu entrevista ao Jornal da Nativa, falando sobre o começo das aulas, sendo que terá inicio na próxima segunda-feira,  dia 09 de fevereiro, bem como terá inicio juntamente com as aulas os transportes para trazer os alunos ate a escola.




Cantagalo Porte Ilegal de Munição e Candói Roubo





CANTAGALO
PORTE ILEGAL DE MUNIÇÃO DE USO PERMITIDO

No dia 05 Fev. 15, às 18h, foi recebida denúncia anônima relatando que o condutor de
uma caminhonete S10 estava portando uma arma de fogo. A equipe policial efetuou
então, a abordagem ao referido veículo o qual se encontrava em um bar, na Av.
Epaminondas Fritz, Centro, e ao efetuar busca no veículo, no compartimento de objetos
da porta do lado esquerdo, foram encontradas duas munições calibre .38, marca CBC,
intactas, sendo que durante a busca pessoal no condutor nada de ilícito foi encontrado.

Foi perguntado ao mesmo à origem das munições, o mesmo não soube informar, bem
como disse que não possuía arma de fogo. Diante do fato a equipe policial deu voz de
prisão ao abordado, bem como foram apreendidas as munições e encaminhadas à
Delegacia de Cantagalo.



CANDÓI
ROUBO

No dia 05 Fev. 15, às 22h50min, a equipe policial deslocou até a localidade Paz na BR
373, onde em um estabelecimento, seu proprietário relatou que seis homens armados
chegaram no local, renderam dois clientes, levaram as carteiras dos mesmos contendo
documentos, cartões e dinheiro, e documentos pessoais do prorpietário do local. Durante
o assalto, um dos autores agrediu o solicitante com uma coronhada em sua cabeça,
causando um corte. Segundo o relato, o ato durou cerca de 10 minutos e logo após, os
autores se evadiram sentido Alagado.



Guarapuava, 06 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Virmond marca presença na 27ª Edição do Show Rural em Cascavel





A 27ª Edição do Show Rural que aconteceu esta semana em Cascavel, na regiao oeste do Estado, onde recebeu entre terça- feira e quarta- feira cerca de 90 mil visitantes só nestes dois dias, e mais uma vez Virmond participu como sempre fez todas as edições, e a prefeitura de Virmond atravéz da prefeita Lenita Miervza mais uma vez coloca o governo Municipal a disposição dos agricultores.

Estavam presentes nestes dias representantes da Administração Municipal e 90 agricultores do Município de Virmond. A prefeitura disponibilizou o transporte gratuito, um ônibus na terça e outro na quarta-feira. Sendo assim esses produtores puderam lá presenciar e acompanhar as novidades, adquirir conhecimentos e ver os lançamentos de produtos, maquinários, equipamentos agrícólas e novas técnologias do setor. O evento tem como objetivo disseminar e aprimorar tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade no agronegócio. São aproximadamente 72 hectares com novidades em diversas áreas do agronegócio tudo voltado para pequenos, medios e grandes produtores rurais.

A expectativa da coordenação do evento é que o número total de visitantes chegue a quase 300 mil neste ano de 2015. O Show Rural tem seu encerramento nesta sexta-feira dia (6).


elesandro simioni

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mais de 130 mil pessoas já passaram pelo Show Rural




De acordo com o balanço, nesta quarta-feira mais de 60 mil pessoas visitaram o evento...

CascavelMaycon CorazzaCGN

Mais de 130 mil pessoas já visitaram o Parque Tecnológico da Coopavel, onde ocorre, desde segunda-feira, mais uma edição do Show Rural. A estimativa foi divulgada na tarde de hoje pela assessoria de imprensa da Coopavel.

De acordo com o balanço, nesta quarta-feira mais de 60 mil pessoas passaram pelo evento, considerado um dos maiores do agronegócio brasileiro. Ontem foram mais de 46 mil pessoas e na segunda-feira 26 mil.

O Show Rural Coopavel segue até sexta-feira.


Fonte CGN

Virmond: Semana Pedagógica marca início das atividades escolares




Teve início nesta segunda-feira (02), em Virmond, a semana pedagógica. O evento marca o início do ano letivo 2015. De acordo com a secretária de Educação, Amilce Magna Orzechoviski Gergeli, a semana pedagógica faz parte de um processo de planejamento escolar, é neste momento que apresentamos idéias e planejamos todo o ano letivo, esta semana é muito importante para todas as escolas tanto municipais quanto estaduais. 

Pois todos sabemos que um bom planejamento evita muitos problemas, e é neste momento que os professores se reúnem para idealizar e projetar os próximos dias letivos para que os objetivos sejam atingidos, a preparação prévia garante resultados mais satisfatórios a todos,explicou a Secretaria Amilce.A semana pedagógica segue com a programação com palestras, oficinas, orientações, organizações e cursos com encerramento na sexta-feira dia (06). Lembramos a todos os pais e alunos que as aulas terão o seu inicio no próximo dia (09) segunda-feira para a rede Municipal de ensino.

elesandro simioni

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Radialista de Cantagalo é alvo de estelionatário no telefone




O estelionatário pedia 5 mil reais na cara dura. Quando o radialista perguntou onde ele (golpista) estava a reação do homem foi agressiva.

O comunicador Joel Martins da Rádio Cantagalo FM, co-irmã do portal NP, foi surpreendido na tarde desta terça-feira (03), com um telefonema, onde a pessoa do outro lado da linha exigia dinheiro em troca da liberdade de sua filha, que supostamente foi sequestrada pelos bandidos.

Joel começou a gravar a conversa. O estelionatário pediu 5 mil reais inicialmente. Quando o radialista perguntou onde ele (golpista) estava a reação do homem foi agressiva e faz muitas ameaças.

Ele simula que está com a filha do do comunicador e que se não arrumar no minimo 1 mil em crédito de celular, o bandido mata sua filha.

Ouça a conversa no icone abaixo....





Notícias Policiais - 03/02/2015 - Por Miguel Angelo

Bernardo Carli e Artagão Junior propõem criação da Região Metropolitana de Guarapuava





Os Deputados Estaduais Bernardo Ribas Carli e Artagão de Mattos Leão Júnior apresentaram nesta quarta-feira, 04 de fevereiro, à Assembleia Legislativa do Paraná Projeto de Lei Complementar que institui a Região Metropolitana de Guarapuava. O objetivo é criar um modelo administrativo que favoreça o desenvolvimento regional integrado.

“Todos os municípios que integram a Região Metropolitana de Guarapuava exercem atividades de interesses comuns e coletivos entre si e compõem um território com ligações históricas”, destacou Carli. O parlamentar explicou que, apesar de os desmembramentos territoriais terem contribuído para o crescimento e a independência administrativa, os municípios do entorno continuaram dependentes de atividades socioeconômicas e de serviços públicos oferecidos por Guarapuava, que se consagrou polo da região.

“O intuito é proporcionar uma distribuição de recursos justa e igualitária, evitando problemas de inchaço populacional das cidades maiores e o êxodo das zonas rurais e dos municípios com pouca estrutura”, detalhou Bernardo.


Serviços Comuns

Artagão mencionou que são serviços comuns aos municípios que integram a Região Metropolitana planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social; saneamento básico e serviço de limpeza pública; uso do solo metropolitano; transportes e sistema viário; aproveitamento dos recursos hídricos e controle da poluição ambiental.

“A criação da Região Metropolitana de Guarapuava vai, além de potencializar o desenvolvimento da nossa região, criar facilidades tanto para o município polo quanto para os municípios do entorno”, enfatizou o Deputado.

Além disso, uma Região Metropolitana tem prioridade na obtenção de empréstimos junto a instituições financeiras internacionais ou da União e atrai mais investidores para a construção de moradias populares.


Municípios

Pela proposição, a Região Metropolitana de Guarapuava será constituída por 24 municípios. São eles: Guarapuava, Prudentópolis, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Candói, Palmital, Turvo, Manoel Ribas, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo, Inácio Martins, Santa Maria do Oeste, Reserva do Iguaçu, Goioxim, Nova Tebas, Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Foz do Jordão, Marquinho, Campina do Simão, Virmond, Mato Rico e Porto Barreiro, beneficiando cerca de 500 mil habitantes.

O Projeto será encaminhado para as Comissões obrigatórias da Assembleia Legislativa, para que se avaliem a constitucionalidade e a legalidade da lei e então seja votado em plenário para seguir para sanção governamental.


Trabalho em conjunto

Artagão Junior enfatizou, ainda, que ele e Bernardo têm trabalhado em sintonia, pois sabem que juntos têm um potencial ainda maior para apresentar bons resultados. “Apesar das disputas eleitorais, neste momento o nosso compromisso é honrar os votos que recebemos e a região a qual representamos”, finalizou Artagão Junior.
Juntos, os dois Deputados receberam 20% da votação da região, num total de 72 mil votos.



Assessoria de Imprensa e Comunicação

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Pinhão: Thomas representa o município em prova nacional de laço




Cristina Esteche

O menino Thomas Vinicius Leal faz os últimos preparativos para o 17º Rodeio Crioulo Nacional dos Campeões, que acontece Piratuba, Santa Catarina. O evento que começa nesta quarta (04), conta com os melhores laçadores do País.

Thomas, que cmpete na categoria Guri, conta com o apoio do coordenador da Região , Joaquim Lustosa Mendes, com patrocínio da Prefeitura de Pinhão, de amigos e familiares.

No último final de semana, 31 de janeiro e 01 de fevereiro, o menino foi campeão do Laço Guri no 2º Rodeio do CTG Geração Cortes Machado, em Pinhão.



RSN

Beto Richa autoriza contratação de 10 mil professores PSS





O governador Beto Richa autorizou, nesta terça-feira, a contratação de cerca de 10 mil professores por PSS, Processo Seletivo Simplificado. Os professores começam a ser chamados nesta quinta-feira, após a distribuição de aulas para os professores efetivos, em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação. A seleção dos professores temporários já havia sido feita previamente no fim do ano passado, e os Núcleos de Educação contam com um cadastro para as chamadas. Também neste mês, o governador Beto Richa determinou a nomeação de mais 5.522 professores e pedagogos aprovados em concurso para a Rede de Ensino Público do Paraná.

Os profissionais estão sendo chamados participam da redistribuição de aulas nesta semana. Com isso, a Secretaria de Estado da Educação estima cerca de 60 mil professores em sala para a volta às aulas na próxima segunda-feira, dia nove. Deste total, 40% foram contratados por concursos públicos nos últimos quatro anos. São mais 23 mil professores nomeados desde 2011 e, junto com os colegas do Magistério Público da rede estadual, eles formam o maior quadro de funcionários do Estado do Paraná. 

Em relação aos funcionários, a Secretaria da Educação declarou que os ajustes foram feitos de forma a não prejudicar o atendimento das escolas e os excedentes serão remanejados.



(Repórter: Priscila Paganotto)

Escolas estaduais têm estoque de merenda para começar o ano letivo




Todas as escolas da rede estadual vão começar o ano letivo na segunda-feira, com estoque de alimentos não perecíveis da merenda escolar. Para evitar a falta de alimentos, o planejamento da Secretaria de Estado da Educação prevê que os primeiros 15 dias de aula sejam supridos com produtos entregues na última remessa de 2014, feita em novembro. Já o primeiro lote da merenda de 2015 começa a ser entregue a partir da metade desse mês. Em 2015 vão ser investidos 154 milhões de reais na compra da merenda escolar. A compra de alimentos para a refeição dos estudantes movimentou 421 milhões de reais nos últimos quatro anos.

O investimento saltou de 60 milhões e de 9 mil toneladas de alimentos em 2011, para 169 milhões de reais e 31 mil toneladas de alimentos, em 2014. Um aumento de quase 300%. O Governo do Estado aumentou a quantidade e também melhorou a qualidade da alimentação servida aos alunos das escolas estaduais e conveniadas da educação especial. Das 78 mil toneladas de refeições servidas nos últimos quatro anos, metade foi preparada com produtos da agricultura familiar e com carnes congeladas, itens que quase não existiam no cardápio da merenda escolar antes deste período.

A ampliação foi seguida pela maior aquisição de produtos da agricultura familiar. A participação dos pequenos produtores aumentou após 2010, e de 3 milhões de reais, o repasse saltou para 32 milhões, em 2014. Os alimentos servidos na merenda das escolas estaduais passam por rigorosos testes de qualidade antes de chegarem aos pratos dos estudantes. As análises são feitas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar. 



(Repórter: Juliane Silva)

Começa hoje demonstração de drone na Estação do Conhecimento da Embrapa no Show Rural





O objetivo é facilitar a obtenção de mapas detalhados da lavoura, identificar os pontos com falhas e de produtividade, localizar estresse hídrico na lavoura, detectar diversas deficiências, entre outras

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá realizar três apresentações de um veículo aéreo não tripulado, também conhecido como drone, na Estação do Conhecimento da Embrapa, no Show Rural Coopavel 2015. O aparelho está equipado com câmeras e transmissores que captam de imagens de propriedades agrícolas. O objetivo é facilitar a obtenção de mapas detalhados da lavoura, identificar os pontos com falhas e de produtividade, localizar estresse hídrico na lavoura, detectar diversas deficiências, entre outras.

Os dados captados são analisados por softwares desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) - que trabalha com drones desde 1997 - para processamento das imagens. Estes softwares estão disponíveis para download gratuito por meio do site.

Além das versões gratuitas, os programas foram licenciados para a empresa Stonway, que oferece cursos sobre os softwares, serviços de customização e atualização dos sistemas. O público poderá ver as principais aplicações dos programas, com exemplos práticos.

O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, responsável pelas pesquisas envolvendo os veículos aéreos não tripulados, lembra que a Embrapa tem investido no desenvolvimento de metodologias de processamento de imagens para drones capazes de operar em condições de campo adversas.

Confira a programação de demonstração Uso de Veículo Aereo não Tripulado (VANT) em Agricultura de Precisão

LOCAL: Estação do Conhecimento da Embrapa
Dia 3 - 15h15 às 15h30
Dia 4 - 14h às 14h15
Dia 5 - 10h às 10h15


Fonte: Assessoria de Imprensa no Show Rural

Campina do Simão: Crime Ambiental


Foto ilustrativa

CAMPINA DO SIMÃO
CRIME AMBIENTAL

No dia 1º fev. 15, às 20h, compareceu neste destacamento um senhor informando que
possui uma área no antigo campo de futebol do Losso, e que sem seu consentimento o
filho dele, estaria tirando madeira para fazer uma casa. No local, a equipe constatou que
haviam vários tocos de Pinheiro do Paraná aparentemente cortados há pouco tempo,
inclusive no meio do mato com rastros de que as toras foram arrastadas. Em seguida a
equipe foi até a Agropecuária onde estava o caminhão Mercedes Benz, de cor azul de
propriedade do denunciante, com algumas toras de Pinheiro, encobertas com uma lona.
Repassada a situação via fone para a Policia Ambiental, encaminhados pai e filho, com o
caminhão para o Destacamento Policial Militar para tomada das medidas cabíveis.



Guarapuava, 03 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Goioxim: Final da 2ª Copa São Sebastião de Futebol 7



Goioxim: Final da 2ª Copa São Sebastião de Futebol 7, decisão de jogos neste dia 1º de Fevereiro, o mesmo havia sido transferido do dia 20 de Janeiro, motivo o vendaval na hora dos jogos, realizado nesta data. O time campeão desta vez foi Agua Fria, acabou vencendo a equipe da Moveis Marques num placar de 3x1.