terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto de extensão da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul apoia criação de feira de produtos agroecológicos







Foi realizada, no último dia 24, a primeira edição da feira agroecológica de grupos de produtores dos assentamentos Marcos Freire e Ireno Alves, localizados em Rio Bonito do Iguaçu (PR). A feira foi realizada na área central do município e teve apoio e acompanhamento do projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul “Estruturação e articulação de ações de comercialização alternativa de alimentos ecológicos nos núcleos regionais Luta Camponesa e Monge João Maria da Rede Ecovida de Agroecologia”.

O projeto tem como objetivo principal promover a articulação entre iniciativas de comercialização de produtos ecológicos, visando a estruturação de um circuito regional de circulação desses produtos, bem como a construção de novas iniciativas de comercialização na região. “Para iniciar a feira, o projeto trabalhou na assessoria para a formação dos grupos de agricultores, principalmente na área da gestão da comercialização. Temos organizado seminários de formação para discutir qualidade e apresentação dos produtos, preços, controle de vendas, pagamentos, embalagens, entre outras questões”, explica o coordenador do projeto, professor Julian Perez Cassarino.

A organização dessas atividades é feita pelo Grupo de Estudos em Extensão e Comercialização em Agroecologia, fundado por Cassarino e pelo professor Tiago Costa. O grupo conta com nove estudantes bolsistas e trabalha também com outros projetos ligados a ações de comercialização.

Após o início da feira agroecológica, o projeto segue no acompanhamento das atividades. “A partir de agora, os alunos passam a ajudar os agricultores no controle de produtos vendidos, além da realização de acompanhamento regular para avaliar e detectar os aspectos a serem aperfeiçoados”, afirma Cassarino.

Benefício aos acadêmicos

O professor ressalta que a atividade é importante não só para os produtores, mas também para os alunos envolvidos. “O estudantes estão conhecendo uma realidade de organização de um processo de comercialização e isso contribui muito para a formação deles. Quando forem profissionais formados, já estarão preparados para uma série de questões, pois estão trabalhando diretamente na gestão do processo”.

A feira conta com cerca de 40 produtos ecológicos e acontece às quartas-feiras, das 15h às 19h, na Avenida XV de Novembro, no Centro de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Entre os organizadores estão o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Rede Ecovida, com apoio da UFFS.

Assessoria de Comunicacao - Laranjeiras do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém