Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quarta-feira, 18 de março de 2015

PSDB propõe cassação de registro de partidos que receberem propinas


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta quarta-feira (18) que o partido vai apresentar um projeto de lei na Câmara dos Deputados prevendo a cassação do registro de partido político que receber dinheiro de corrupção.

"Quero afirmar que o PSDB está apresentando hoje um projeto, através do seu líder na Câmara dos Deputados, que determina que partido político que comprovadamente tiver recebido dinheiro da corrupção, tiver recebido propina, tenha imediatamente o seu registro cassado. E queremos pedir o apoio do PT para a tramitação deste projeto", afirmou Aécio Neves.

A proposta do PSDB é uma resposta às reivindicações da sociedade por mais ética na vida pública. "Nós temos que resgatar a confiança da sociedade brasileira também na classe política", ressaltou o presidente do partido.

De acordo com o senador Aécio Neves, o pacote contra a corrupção apresentado pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira não traz novidade. Ele lembrou que as propostas feitas pela chefe do Executivo já tramitam no Congresso há vários anos e nunca contaram com o apoio do PT.

"Em todos os momentos que o governo é pressionado, ele volta com as mesmas e inócuas propostas. Na verdade vários desses projetos já tramitavam aqui no Congresso há muito tempo sem o que o governo se mobilizasse para que fossem aprovados", criticou o presidente nacional do PSDB.

O senador Aécio Neves criticou também a falta de credibilidade das medidas anunciadas por Dilma Rousseff, citando, como exemplo, a falta de uma posição firme da presidente sobre o tesoureiro do PT João Vaccari Neto, denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no escândalo envolvendo a Petrobras.

"O que o Brasil clama é por exemplos. Na campanha eleitoral, já perguntava a presidente da República se ela confiava no tesoureiro do seu partido, responsável por arrecadar recursos para as campanhas eleitorais. Ela disse que sim. Eu volto a fazer a pergunta: a presidente da República ainda confia nas ações do tesoureiro do seu partido? Porque ele não é afastado até como um exemplo para que a sociedade acredite efetivamente na sinceridade das ações do governo. Mas lamentavelmente as respostas estão muito aquém das expectativas da sociedade brasileira", disse Aécio Neves.

Apesar de avaliar que as propostas do governo são paliativas, o presidente do PSDB garantiu que a oposição irá analisa-las.

"Nós vamos discuti-las. Tudo que vier no sentido de dar transparência ao processo político, punir de forma exemplar as empresas, os agentes públicos que cometeram delitos certamente são bem-vindas, mas falta ao governo dar exemplos claros de que essas medidas são para valer. Não adianta apenas a legislação. É preciso que as pessoas corretas, honradas, estejam na condução dos negócios públicos, o que, infelizmente, não aconteceu em várias áreas do governo do PT ao longo desses últimos 12 anos", reiterou Aécio Neves.



Pelo segundo mês consecutivo, Paraná se destaca na geração de empregos no país, segundo o Ministério do Trabalho


Dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados hoje em Brasília

O Estado do Paraná teve o segundo melhor saldo na geração de empregos no mês de fevereiro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira (18). É o segundo mês em que o estado se destaca no ranking nacional de geração de empregos. Segundo os dados do ministério, o estado apresentou um saldo positivo de 8.574 postos de trabalho –com 132.532 admissões e 123.958 desligamentos no segundo mês do ano ante janeiro.

Segundo o levantamento do trabalho formal divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o mês de fevereiro registrou estabilidade no saldo de empregos no Brasil – com uma variação negativa de 0,01% em relação a janeiro. O mês registrou uma redução de 2.415 empregos, saldo que resulta de 1.646.703 admissões e de 1.649.118 desligamentos.

Os bons números do Paraná estão inseridos em um contexto de bom desempenho na região sul, com saldo de geração de 23.902 postos de trabalho nos seus três estados (+0,32% na comparação com o mês de janeiro).

No país, o setor de serviços teve bom desempenho, segundo o ministério (com saldo de 52.261 postos), e ensino (38.173 empregos gerados, acima da média histórica do mês) e comércio e administração de imóveis (4.628 postos) se destacaram. Material de Transporte (-4.580 postos, ou -0,79%), metalúrgica (-1.243 postos ou -0,17%) e mecânica (-1.158 postos ou - 0,18%) tiveram desempenho negativo no Brasil.

*o ministério do Trabalho e Emprego pode disponibilizar um porta-voz para comentar os dados do emprego no Brasil em fevereiro.

Assessoria de Imprensa/MTE

Virmond confecciona ovos de pascoa


“O governo Municipal de Virmond através da secretaria de assistência social e equipe do cras (centro de referencia de assistência social) iniciaram nessa segunda feira dia 16 o curso de confecção e preparação de ovos de pascoa iniciou a participação com nove (9) inscritos sendo que cada dia terá sempre participantes diferentes todo os integrantes fazem parte do programa família paranaense que foram convidados a fazer o treinamento pelo cras e prefeitura do município, segundo a prefeita “ produção será destinada aos alunos da rede publica de ensino municipal e estadual, funcionalismo público, clube de mães associações e demais entidades além de atender as famílias que estão realizando o curso com ovos de pascoa para suas famílias” Destaca a prefeita.


Elesandro Simione

Virmond: Secretaria de Agricultura e SENAR, Souza cruz realizam curso Mulher Atual

clic para ampliar

A secretaria de agricultura de Virmond, através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Prefeitura Municipal, CRAS e Souza Cruz. Realizam curso de empreendedorismo que já vem acontecendo no município e deram inicio ao curso Mulher Atual nesta segunda-feira (16). Que contou com uma grande presença das agricultoras de varias localidades do Município. Segundo Fabíola” São 11 encontros, semanais, em período integral. “participam do curso 20 mulheres e elas estão com uma grande motivação para o curso”, comenta a instrutora Fabíola Bocalon Weiss.
O curso tem como objetivo é despertar ao longo dos encontros, o empreendedorismo, abrir oportunidades de crescimento para a propriedade e mostrar caminhos seguros para conquistas no âmbito do desenvolvimento humano, social e econômico.”

Prefeita Lenita destaca: ”que sempre com a boa parceria da SANEPAR, estamos inovando e trazendo inúmeros cursos em diversas áreas , para agradecer a agricultura familiar e o empreendedorismo rural” conclui a prefeita.”

Elesandro Simione

Pinhão: Homem de 18 Anos Morto a Tiros e Facadas


PINHÃO
HOMICÍDIO

Às 20h, ligações ao 190 relataram ter um indivíduo ferido a facadas e tiros, caído na Rua
das Rosas, no Bairro de Vila Caldas. A equipe deslocou-se imediatamente ao local
informado, sendo que a Defesa Civil já se encontrava oferecendo os primeiros
procedimentos de socorros à vítima. Os policiais reconheceram o ferido, 18 anos, muito
famoso por praticar furtos no município. Uma testemunha relatou que a vítima teria
entrado correndo para refugiar-se na sua residência, quando dois indivíduos, os quais ela
não soube identificar, entraram correndo atrás dele, atirando e esfaqueando-o. Ainda,
segundo a testemunha, ele teria conseguindo escapar para fora da casa, vindo a ser pego
pelos dois indivíduos na rua, onde caiu e sofreu mais golpes.

A Defesa Civil levou a vítima para o Hospital Santa Cruz e, poucos minutos depois, efetuou ligação para a equipe policial informando que o mesmo encontrava-se em óbito. No local foi encontrado um
estojo calibre 32, próximo à porta da casa. Foi relatado que o autor do crime trajava
jaqueta preta e boné. Em ato contínuo, sob denúncia anônima, a equipe policial recebeu
informação de nomes de duas pessoas que seriam os autores do fato e de que havia
ainda um terceiro não identificado. A equipe deslocou à residência de um dos suspeito, a
qual não possui muro nem portão, adentrando o pátio para bater à porta, quando avistou
no chão uma jaqueta preta com vestígios de sangue, que ficou de posse da polícia civil.




Guarapuava, 18 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Porto Barreiro Prisão de Homicidas

Foto ilustrativa

PORTO BARREIRO
PRISÃO DE HOMICIDAS

Por volta das 14h30min, foi dado apoio a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul para elucidar
um homicídio que ocorreu no município de Chopinzinho – Pr, onde foi vitimado um
senhor de 51 anos. Informações davam conta de que na localidade de Sertãozinho estaria
homiziado um homem que seria um pistoleiro de aluguel. Foi deslocado ao local
juntamente com equipes do 3º BPM. Durante entrevistas, foi confirmado que o referido
sujeito seria autor do homicídio e que teriam participado também outros dois indivíduos,
sendo que um deles foi preso e os demais não foram localizados.

Também foi detido um casal que efetuou uma falsa comunicação de crime dizendo que 3 homens armados haviam roubado seu carro, um GM Corsa Classic de cor preta, que se encontrava em
nome da convivente de um dos acusados e irmã de outro. O carro foi usado para fuga
após o homicídio e abandonado as margens do alagado do Rio Iguaçu no município de
Chopinzinho, o qual foi apreendido por policiais militares daquele município. Os detidos
foram conduzidos para a delegacia de Chopinzinho-Pr.


Guarapuava, 18 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

terça-feira, 17 de março de 2015

Virmond Participou do 21° Encontro de Turismo em Curitiba


21° Encontro no salão Paranaense de Turismo em Curitiba, foi realizado neste sábado 07/03/2015 onde o Município de Virmond e a Caprivir esteve Participando e representando a região turística da Catuquiriguaçu Lagos e Colinas e ADETUR com um dos pratos que é realizado no Jantar a base de carne de cabrito no aniversário da cidade de Virmond e vinho artesanal produzido no Município pelo produtor Joercio Carlos de Vargas, que foi servido juntamente com o cabrito atolado realizado no evento no Salão Paranaense em Curitiba, no estande de degustação para o publico presente de expositores, turistas, governos estaduais, municipais e visitantes em geral.

Estiveram preparando o prato e representando Virmnd neste dia,Vilson Antonio Buskevicz sec. De Industria e comércio e Turismo,Nelson Luiz de Vargas Presidente da Caprivir,Adilson Antoninnho Zanela Presidente cooperativa de leite Colervi e o DR Alexandre Gastão Geraldo Lesnieski e sua Esposa Zilda Lesnieski sócio produtor da Caprivir.

O Governo Municipal apoiou os produtores de caprinos, disponibilizando a Caprivir toda a logística de transportes e estrutura necessária para que o município fosse bem representado; A Prefeita Lenita “ Parabeniza a todos que estiveram no salão de turismo na capital na capital e destaca que Virmond foi o único município da Cantuquiriguaçu a representar a região, neste importante encontro” Concluiu a Prefeita.


Elesandro Simione

Moradores de Pitanga capotam veiculo, um homem morreu outras duas em estado grave


Segunda-feira, 16 de Março de 2015 - 16h26

Um capotamento tirou a vida de um homem e deixou outras duas pessoas em estado grave.

O acidente foi na manhã desta segunda-feira (16), no município de Mato Rico.

Segundo informações, o veículo Fiat Uno de cor branco perdeu o freio e atingiu um barranco, já na Avenida das Araucárias.
A jovem Ana Lucia Miranda foi arremessada para fora do veículo batendo a cabeça, seu estado é grave, ela foi encaminhada para o hospital de Campo Mourão.

O passageiro, Jauri Miranda, 57 anos de idade, morador do 4 de Junho área rural de Pitanga não resistiu aos ferimentos e morreu na hora, o motorista Amadeu Penga sofreu fratura nas duas pernas e foi encaminhado para o hospital de Campo Mourão.

A Funerária Previ Vida informou que o corpo Jauri será velado na Igreja de Barreiro Grande aréa Rural de Pitanga.

Fotos: Nilson que trabalha em Mato Rico.

www.joneifarias.com.br

Lei do feminicídio é inconstitucional


Nossa sociedade vive de onda. Quando foi aprovada a Lei Maria da Penha começou uma daquelas ondas de onde apareciam especialistas de tudo a dizer os pontos positivos, as mudanças, a evolução.

À época apontei vários pontos que tornavam a lei específica mais branda do que os dispositivos do Código Penal. Poucos anos depois, comprovou-se que nada mudou e que a violência contra a mulher cresceu e a matança continua. Isso foi comprovado por um estudo do IPEA chamado “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, de 2011, mostra que, apenas em 2007, logo no início da vigência da lei, houve uma leve redução nos crimes contra a mulher.

Uma das medidas mais enaltecidas naquela lei era a possibilidade de afastamento do agressor, as chamadas medidas protetivas. A Justiça define um espaço determinado que não pode ser ultrapassado pelo agressor. Todo dia a televisão mostra assassinatos de mulheres protegidas por essa medida.

Não precisa ser muito inteligente para saber que não basta um magistrado dizer que a pessoa está impedida de se aproximar da outra. Se não houver outros instrumentos eficazes de proteção. Por exemplo, as prefeituras e os estados poderiam construir casas, colônias, albergues para acolhimento de mulheres em risco iminente, pelo prazo que ela julgar necessário para sua segurança. Até que outras circunstâncias surjam que afastem o risco.

Esses abrigos teriam que ter segurança 24 horas para dificultar a possibilidade de invasões por parte dos agressores.

Essa lei do feminicídio exagera no simplismo e na perspectiva de combater a violência apenas no papel. Já disseram - e é verdade - que papel aceita tudo.

Não se descobriu uma maneira de ressuscitar alguém pelo tipo de morte ou dependendo de quem foi o autor do assassinato. Não existe diferença para quem vai morrer se o assassino é parente, companheiro, amante ou desconhecido.

Tornar hediondo o assassinato apenas pelo parentesco da vítima com o assassino ou pelo gênero dissemina-se a ideia de que existe assassinato simples, e todos são hediondos.

Suponha-se que hoje um homem sofra uma tentativa de homicídio por seu companheiro, aí se inicia o processo contra ele. Dois meses depois a vítima faz uma cirurgia de mudança de sexo e sofre nova tentativa de homicídio nas mesmas circunstâncias e pelas mesmas razões. O mesmo agente, o mesmo crime e as mesmas razões, mas penas diferentes. Claro que viola o Princípio Constitucional da Igualdade.

Salvo para proteger a própria vida ou a de outra pessoa, quem se dispuser a matar alguém, intrinsecamente estaria abrindo mão da própria vida ou da sua liberdade de ir e vir eternamente. Nos países em que a vida de uma pessoa não tiver essa correspondência de valor não haverá freio no número de assassinatos. Por ser um bem único e irremediável se perdido, a vida tem que ter valor por igual para todos.



Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito

segunda-feira, 16 de março de 2015

Família reconhece no IML o corpo da jovem Pamela, mais quem matou é um mistério


A família da Jovem Pamela Xavier 15 anos, esteve no IML de Guarapuava, e reconheceu sendo Pamela a mulher encontrada morta no bairro Parque Industrial em Pitanga, pulseira, roupas e outros detalhes não deixaram duvida para tia e mãe da jovem.

O Pai de Pamela também esteve no IML, ele reconheceu ser sua filha, e pede que a policia encontre o assassino.
A policia Civil e o sargento Moraes da Rotam de Pitanga estão investigando o caso, mas até o momento não há pistas concretas, os policiais já ouviram várias pessoas, mas os depoimentos não trazem muitas informações.

É um mistério a morte da jovem, ela sumiu dia 18 de Agosto 2014, e desse dia em diante não foi mais vista, apenas boatos que estaria em Santa Catarina, mas, isso nunca foi confirmado, outro boato que Pamela estava gravida, fato que também não se confirmou ainda.
O Pai e Mãe de Pamela estão desesperados, o pai em estado de choque, a mãe foi internada ontem em Pitanga, ela não passa bem, e pode passar por cirurgia.

A Família conseguiu o dinheiro para o exame de DNA, uma exigência no inquérito policial, a papelada jurídica já foi conseguido para liberar o corpo do IML, aguarda-se apenas o posicionamento do Juiz, lógo ele conceda a liberação, o corpo virá para Pitanga e será velado por algumas horas, para que aconteça a missa antes do sepultamento.
Quem matou? Porque Matou? Como matou? Essas perguntas estão entaladas na garganta da família da jovem, esse filme de terror promete muitos episódios, é um quebra cabeças que desafia as forças policiais de Pitanga.

A Policia Civil trabalha em parceria com a Policia Militar, de um lado o delegado Welinton, vasta experiência, profundo conhecedor da área criminal, do outro, Sargento Moraes, um especialista, conhece os labirintos do crime, capaz de penetrar a mente de um criminoso e retirar, seus mais profundos segredos.

Duas forças policiais unidas, em prol da sociedade, na busca de esclarecer um crime que chocou a região, mais que prender o culpado e dar uma resposta para sociedade, é questão de honra para quem tem nas veias o sangue policial.


www.joneifarias.com.br

Caminhão carregado de Papel tomba em Santa Maria, motorista morre na hora


Por volta das 16:40hs, de sexta feira um caminhão com placas de Guarapuava carregado de Papel tombou em uma curva já chegando em Santa Maria do Oeste.

O Motorista não resistiu aos ferimentos e morreu na hora, a vitima mora em Guarapuava e trata-se do Sr. Agnaldo Bini de Oliveira, aproximadamente 25 anos, ele trabalhava para empresa Guarabatatas de Guarapuava.

O corpo foi encaminhado para o IML de Guarapuava.




www.joneifarias.com.br

domingo, 15 de março de 2015

Acompanhe as manifestações contra o governo pelo Brasil






15/3/2015 às 10h28 (Atualizado em 15/3/2015 às 11h32)

R7 Página Inicial

Receba Notícias No Seu Celular
Protestos contra o governo convocados pelas redes sociais neste domingo (15) prometem reunir milhares de pessoas em atos realizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Goiânia, Palmas, São Luiz, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Manaus, Belém, Cuiabá e Curitiba, entre outras capitais. Acompanhe a movimentação pelo Brasil nas imagens a seguirFoto: Bruna Oliveira/R7

Acompanhe as manifestações contra o governo pelo Brasil



Fonte:noticias.r7.com

quinta-feira, 12 de março de 2015

Professores de universidades suspendem greve e começam a retomar atividades


Professores e agentes de cinco das sete universidades estaduais do Paraná suspenderam a greve que durava cerca de um mês. Os servidores, docentes e técnicos, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) foram os primeiros a decidir pela suspensão do movimento, por prazo indeterminado, na última segunda-feira (9).

O Sindicato dos Professores e Técnicos da UEPG (Sintespo) decidiu suspender a greve da categoria na tarde de quarta-feira (11). Segundo o presidente do sindicato, Emerson Barbosa, a decisão foi unânime.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressaltou o empenho do governo na manutenção do diálogo com os representantes dos sindicatos dos servidores das universidades para que as atividades acadêmicas e administrativas das IEES sejam retomadas. “O nosso sistema de ensino superior se destaca no país e estivemos sempre juntos na luta pelos avanços e conquistas”, disse.

A maioria dos 11 sindicatos que representam os docentes e agentes universitários das universidades estaduais realizou as assembleias nesta quinta-feira (12).

LEIA MAIS...PROFESSORES E AGENTES DE CINCO DAS SETE UNIVERSIDADES ESTADUAIS 


UFFS convoca candidatos classificados através do SiSU 2015 para cursos do segundo semestre letivo


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tornou pública, nesta semana, a lista dos candidatos classificados em quarta chamada regular para os cursos oferecidos pela UFFS por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso em cursos que tem início no segundo semestre letivo de 2015.

Os candidatos chamados por meio do Edital 176/UFFS/2015 deverão comparecer ao local de oferta do curso, pessoalmente ou mediante procurador, portando procuração com firma reconhecida em cartório, para efetivar a matrícula nos dias 19 e 20 de março de 2015, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, apresentando a relação de documentos necessários.

No Campus Laranjeiras do Sul são convocados candidatos para o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo (noturno). Os classificados devem realizar a matrícula junto à Secretaria Acadêmica – Sala 103 do Bloco A, localizado na Rodovia BR 158, km 405, s/n.

O Edital completo pode ser acessado no endereço www.uffs.edu.br > Boletim Oficial > Editais.



Deputado Bernardo Carli comemora filantropia e, na Secretaria da Saúde, viabiliza recursos para o Hospital Santa Tereza


Um dos dias mais felizes da carreira política. Foi assim que o Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli definiu a data de hoje, 12 de março, em que foi oficialmente concedido o certificado de filantropia ao Hospital Santa Tereza, de Guarapuava. A portaria nº 205 foi publicada no Diário Oficial da União.

“Este era um pleito pelo qual trabalhamos por cerca de 4 anos, desde que assumi meu mandato. E é justo e necessário destacarmos o empenho do Deputado Federal Zeca Dirceu, que abriu as portas em Brasília, onde participamos de reuniões e solicitamos essa liberação. O Zeca é parceiro de Guarapuava e não mediu esforços para nos ajudar”, destacou.

Agora, com o título, o Hospital terá isenção de impostos e acesso a programas e convênios dos Governos Federal e Estadual.

Também hoje Bernardo se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, os Deputados Estaduais Artagão Junior e Cristina Silvestri, a Diretoria do Hospital, a Secretária Municipal de Saúde Renata Araújo, e vereadores de Guarapuava em Curitiba. O chefe da pasta comemorou a notícia do Ministério da Saúde e anunciou que o Hospital será credenciado ao HospSus, o que permitirá o repasse de valores mensalmente.

“Estamos certamente muito felizes. O Santa Tereza tem importância histórica e fundamental para a nossa cidade e toda a região, e com os repasses poderá investir na infraestrutura, custeio, honrar compromissos e melhorar o atendimento”, afirmou Carli.



Assessoria de Imprensa e Comunicação

Escolas estaduais voltam às aulas e recebem 975 mil alunos


RETORNO
Escolas estaduais voltam às aulas
e recebem 975 mil alunos


O CALENDÁRIO ESCOLAR CONTEMPLA A REPOSIÇÃO DE AULAS, O QUE GARANTE O CUMPRIMENTO DOS 200 DIAS LETIVOS, sem prejuízo ao processo de aprendizado dos estudantes. A Secretaria da Educação também reforçou o trabalho para preparar as escolas para receber os estudantes após o fim da greve do magistério leia mais »

AEN

Colisão entre carro e carreta deixa um morto em Pitanga


Acidente foi por volta das 10 horas da manhã, na PR 466.

Notícias Policiais - 11/03/2015 - Por Evandro Artuzi

Um grave acidente registrado por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira (11) provocou a morte de um homem, morador na cidade de Pitanga região central do Estado.

Eranildo Arraiz de Oliveira, de 30 anos, era motorista de uma camioneta Fiat Strada, com placas de Ivaiporã, que foi atingida por um caminhão carreta, com placas de Ponta Grossa, carregado de torras. O acidente foi na PR 466, entre Pitanga e Manoel Ribas.

O motorista da carreta, identificado como Fabio, contou que seguia sentido a Pitanga quando foi ultrapassado por outro caminhão. A Strada fazia o sentido contrário e o caminhão não conseguiu concluir a ultrapassagem obrigado o motorista da Strada a tirar o veículo par ao acostamento. Ao tentar o retorno pra pista, rodou e entrou na frente da carreta.

A camioneta foi arrastada por cerca de 100 metros, saiu da pista e tombou no meio da mata. Erenildo morreu esmagado. A carga de torras se desprendeu e destruiu os dois veículos. O corpo de Ernildo, que trabalhava com vendas, foi recolhido ao IML de Guarapuava.

Fonte/fotos: Blog do Jonei Farias (Pitanga/PR)

quarta-feira, 11 de março de 2015

Justiça recebe depósitos e R$ 182 milhões de Barusco já estão no Brasil


quarta-feira, 11 de março de 2015 – 17:20 hs

O valor é recorde. Até então, todo dinheiro repatriado de contas no exterior estava na casa de R$ 45 milhões

por Jailton de Carvalho

BRASÍLIA – A iniciativa da força-tarefa do Ministério Público Federal de tentar a repatriação do dinheiro desviado pelo engenheiro Pedro Barusco, um dos principais delatores das fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras, surtiu efeito. Parte do dinheiro, R$ 182 milhões, já está depositado em conta da Justiça Federal do Paraná, segundo disse ao GLOBO uma autoridade que acompanha o caso de perto. Inicialmente, o valor divulgado foi R$ 139 milhões, mas novos valores foram depositados. É o maior volume de dinheiro de corrupção já repatriado. Até então, todo dinheiro que retornou aos cofres públicos de contas no exterior estava na casa de R$ 45 milhões. Barusco confessou o recebimento de aproximadamente US$ 100 milhões em suborno.

Leia Mais »


Fabio Campana

UFFS seleciona tutores para curso “Pesquisar na Escola"


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está selecionando tutores para atuarem em projeto de formação continuada para professores da Educação Básica, conforme Edital nº 159/UFFS/2015. O projeto é desenvolvido em parceria com a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), sendo financiado pelo Ministério da Educação. Ao todo, são ofertadas 34 vagas para tutores. O prazo para realizar as inscrições encerra-se nesta sexta-feira (13).

Os tutores aprovados na seleção irão atuar no curso “Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica”, que contará com cursistas brasileiros, paraguaios e argentinos, sendo desenvolvido no período de maio a outubro de 2015.

O curso “Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica” será oferecido pela UFFS em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil e Paraguai, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidad Nacional de Misiones.

Das vagas

Serão oferecidas 34 vagas para tutores, as quais são destinadas aos polos de Realeza, Medianeira, Palotina, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Maringá, Londrina e Curitiba. Do total de vagas ofertadas, uma é destinada à coordenação do curso, 25 vagas para candidatos com experiência mínima de um ano no magistério, sem necessidade de fluência em língua espanhola e outras 8 vagas para candidatos com fluência comprovada em língua espanhola, que atuarão, prioritariamente, nas turmas em que estiverem matriculados professores do Paraguai e da Argentina.

Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas até sexta-feira (13). O candidato deve preencher o formulário de inscrição no site www.pesquisarnaescola.org.br e enviar a documentação solicitada via Sedex (postagem dentro do prazo aberto para inscrições) para o endereço: Universidade Federal da Fronteira Sul, Pró-Reitoria de Graduação Processo seletivo para tutoria à distância, Rua General Osório, 413D, Bairro Jardim Itália, Chapecó – SC – CEP: 89802-265 – Caixa Postal 181.

Serão admitidas inscrições de profissionais graduados, preferencialmente em licenciaturas, residentes no Estado do Paraná.

Atuação

Entre as atribuições dos tutores está o planejamento e a implementação de estratégias didáticas e avaliações em parceria com os professores formadores, além da participação em formação de tutores e o acompanhamento dos cursistas.

O valor da bolsa para tutores é R$ 765,00 mensais, pelo período de seis meses (maio a outubro de 2015).

Senado libera tratores da exigência de emplacamento


11 de março de 2015

O Senado sustou uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito de 2012, que determinava o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, comemorou a aprovação do decreto e afirmou que novos custos diminuem a competitividade do produtor agrícola.

“Ele tem uma relevância muito grande em relação ao papel que o Poder Legislativo tem nessa matéria. E especialmente pelo impacto que representa sobre a questão da competitividade do setor agropecuário.”

Ana Amélia afirmou que o tema voltará a ser discutido na Comissão de Agricultura. O objetivo é debater se a resolução do Contran buscava reduzir acidentes ou apenas arrecadar impostos com a cobrança de IPVA, seguro obrigatório e licenciamento. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, também defendeu que a exigência era indevida. O decreto legislativo, de autoria do senador Blairo Maggi, do PR matogrossense, ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados para entrar em vigor. Um projeto de lei em análise na Comissão de Agricultura estabelece que tratores fabricados a partir de 2015 deverão ser licenciadas por órgão de trânsito para que possam transitar em vias públicas. Os motoristas também deverão possuir habilitação específica



marcosdantas.com

terça-feira, 10 de março de 2015

Definido o calendário para o ano letivo das escolas estaduais


Publicado em 10/03/2015 18:36

Em reunião na tarde desta terça-feira (10), representantes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e da App-Sindicato chegaram a um consenso sobre o calendário de reposição das aulas para o ano letivo de 2015.

Ficou acordado que os alunos não terão aulas nos sábados e durante o mês de julho haverá uma semana de recesso escolar, entre os dias 13 a 17 de julho. “Convidamos a APP para debater e definir em conjunto o calendário de reposição. Os alunos não terão aulas nos sábados, conseguimos preservar esse descanso pedagógico semanal. Os sábados serão utilizados apenas para atividades dos professores”, explicou o secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira.

O último dia de aulas do ano será em 23 de dezembro. “O calendário ficou bem compactuado, mas dessa forma vamos conseguir cumprir os 200 dias de ano letivo”, definiu Xavier Ferreira.

As aulas eram para ter começado no dia 9 de fevereiro, mas em razão da greve dos professores o ano terá início apenas nesta quinta-feira, dia 12 de março.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:

Dias 10 e 11 de março – planejamento

Sábado, 16 de maio – reunião de replanejamento

Sábado, 27 de junho, 4 de julho e 25 de julho – semana pedagógica

Sábado, 15 de agosto – formação continuada

Sábado, 17 de outubro – formação continuada


AEN

Virmond Mulheres recebem homenagem ao dia Internacional das Mulheres


Na Ultima sexta-feira dia 06 de março foi comemorado o dia Internacional da Mulher com uma programação toda especial para as mulheres com diversos temas apresentado através de palestras pelo CRAS .
A palestra central do encontro teve como tema: “A saúde da Mulher e a sensibilização da Violência”que ficou sobre responsabilidade do Psicólogos DR Fabiano Belini Sordi. Logo em seguida a assistente social Ângela Maria Gelinski deu seguimento aos trabalhos com palestras e vídeos de homenagem ao dia Internacional da mulher.

Com uma presença significativa de mais de 140 participantes, ficou clara a disposição e o comprometimento das mulheres que participam das atividades desenvolvidas pelo setor da Assistência Social no Município e segundo Miguel Costa, secretário do Departamento de Assistência e Promoção Social de Virmond, “se muito já avançamos, muito ainda temos por conquistar e a participação ativa destas participantes em todas reuniões do CRAS nos motiva e só faz aumentar nossa responsabilidade e conscientizar de que sozinhos não chegaremos a lugar nenhum e somente com parcerias como a deste evento da qual tivemos como parceiros a Prefeitura Municipal através da Prefeita Lenita Mierzva poderemos avançar e atingir nossos objetivos.”. 

Lucimar Lazarim acessora executiva participou do evento representando a prefeita Lenita e em suas palavras parabenizou a equipe do CRAS pela iniciativa e pelos trabalhos desenvolvido com as famílias referenciadas no Município e em suas palavras proferidas a platéia parabenizou as homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, citou a importância da mulher na sociedade atual e frisou as conquistas conseguidas por elas a custa de muita luta ao longo dos tempos e encerrou com uma linda homenagem.
No ato final foi sorteado prêmios as participantes e logo após foi servido um lanche a todas.


Elesandro Simione

Exame de DNA do corpo encontrado em Pitanga pode levar 5 anos para ser feito, família da jovem Pamela está desesperada


Terça-feira, 10 de Março de 2015 - 10h02

Familiares da jovem Pamela Chavier 14 anos, desaparecida desde 18 de Agosto de 2014, buscam informações junto ao IML de Guarapuava para obter mais noticias do corpo encontrado no Parque Industrial em Pitanga.

No ultimo domingo (8), um cadáver foi encontrado num matagal, o corpo é de uma mulher que vestia uma camiseta vermelha e calça cinza, segundo o Pai de Pamela, pode ser o corpo da filha, segundo ele, aquela roupa seria o uniforme do colégio Dom Pedro I de Pitanga.

Pamela morava no bairro onde o corpo de uma mulher foi encontrado, ela está desaparecida há 8 meses, o corpo encontrado estava em avançado estado de decomposição, e segundo a medicina legal, o ambiente e condições climáticas podem preservar o corpo entes de entrar em estado de esqueletização.

Segundo a Policia, o exame de DNA pode demorar até 5 anos, tempo esse que só deixaria a família da Pamela ainda mais angustiada, uma exame de DNA particular é possível, mas a família é humilde, e esse dinheiro teria que ser levantado.

A Mãe da Pamela esta em Pitanga, ela veio de Santa Catarina e esta na delegacia com o delegado, ele esta desesperada.
O Corpo encontrado em Pitanga encontra-se ainda no IML de Guarapuava.


www.joneifarias.com.br

Cantagalo: Porta dos Correios Quebrada, Candói: Veiculo Recuperado, e Palmital: Furto em Residencia

Foto ilustrativa

CANTAGALO
DANO EM AGÊNCIA DOS CORREIOS

Às 04h45min, uma solicitante entrou em contato via “190”, relatando que estava passando
próximo a agência dos Correios, sendo que notou que estava quebrada a porta de vidro
principal, que dá acesso a agência. De imediato, a equipe deslocou até a agência. No
local foi constatada a veracidade do fato e que ao adentrar para averiguação, o alarme da
referida agência veio a disparar. Após a verificação, nada de ilícito foi constatado,
somente o dano na porta. Foi acionada a equipe policial militar do Destacamento de
Virmond, a qual fez a proteção do patrimônio exposto, momento em que a equipe local
deslocou até a residência do gerente temporário da agência, para informá-lo do fato,
sendo que o mesmo também constatou somente o dano.

A citada agência é monitorada interna e externamente por câmeras de vigilância e após a verificação das imagens,constatou-se que se tratava de um veículo SEDAN, cor clara, onde desembarcaram
quatro indivíduos que trajavam blusas com capuz e fazendo uso de uma alavanca,
quebraram a porta de vidro. Ao perceberem a presença da viatura policial militar, em
patrulhamento nas proximidades, vieram a se evadir do local, tomando rumo ignorado,
não logrando êxito no ilícito.


CANDÓI
VEÍCULO RECUPERADO

Às 16h40min, uma equipe Policial Militar recebeu ligação anônima, relatando que próximo
ao KM 390 da BR 373, em uma estrada de difícil acesso, numa plantação de soja, havia
um veículo abandonado, marca FORD FUSION, cor prata. Com a chegada da equipe, foi
confirmado o fato, sendo feita consulta da placa do veículo, a qual deu como sendo uma
Nissan Frontier. Realizada consulta pelo número do chassi, onde identificou sendo da
placa MMA-6490, de Santa Catarina, sendo um veículo roubado na data de 12/02/2015. O
veículo estava com as portas abertas, então foi efetuada revista e localizadas algumas
roupas e uma touca ninja, tipo balaclava. Diante dos fatos, foi guinchado o veículo até a
14° SDP, em Guarapuava. Durante deslocamento para Guarapuava, a equipe recebeu
uma ligação anônima denunciando que um indivíduo seria o motorista desse veículo que
foi utilizado numa tentativa de roubo na agência do correio de Cantagalo-PR.

PALMITAL
FURTO QUALIFICADO

Às 17h10min, entrou em contato via 190, o solicitante, residente na PRT 364, na
localidade de Divisor dos Antunes, Área Rural, o qual relatou que ao retornar a sua
residência, por volta das 17h00min, notou que a porta da mesma havia sido arrombada e
do interior foram subtraídos uma motosserra marca STHIL 250, uma roçadeira marca
STHIL e uma arma de fogo tipo rifle (flobé), marca CBC, calibre .22, arma registrada sob o
número 002025866 e número da arma 63047. Foi indagado ao mesmo se suspeitava de
alguma pessoa, disse que não. Diante do exposto, lavrou-se o boletim de ocorrência e
orientou-se o solicitante quanto os demais procedimentos.


Guarapuava, 10 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

segunda-feira, 9 de março de 2015

Fim da greve exige compromisso e cooperação para preparar escolas


Publicado em 09/03/2015 15:00

A Secretaria da Educação iniciou um esforço concentrado e está convocando diretores, professores e funcionários para que assumam o compromisso de deixar as escolas preparadas para receber os estudantes após o fim da greve do magistério, nesta segunda-feira (9).

O retorno imediato e a cooperação dos diretores e demais servidores é fundamental para preservar a infraestrutura das escolas. A maioria das escolas estaduais ficou praticamente 30 dias fechada – muitas foram trancadas com cadeado –, o que impediu vistorias e a realização de obras.
Nesse período, a manutenção regular, de responsabilidade da diretoria das escolas, deixou de ser feita. Em razão disso, é fundamental a participação dos servidores das escolas para a resolução imediata de problemas que possam ser detectados.

Cada escola recebe recursos do Fundo Rotativo, repassados pelo Governo do Estado, para pequenas despesas. Neste ano as escolas estaduais já receberam R$ 12,2 milhões, depositados em três parcelas desde o início do ano.
Os recursos do Fundo Rotativo devem ser utilizados para compras de material de expediente e de higiene, além da limpeza interna e do pátio das escolas. Também podem ser feitos consertos nas redes hidráulica e elétrica, dos conjuntos escolares, limpeza da caixa d’água, manutenção e conservação de equipamentos, entre outros serviços.

MERENDA ESCOLAR - Outra preocupação é em relação à merenda escolar. O último lote de alimentos foi entregue nos colégios em outubro e novembro, para ser utilizado nas primeiras semanas de aula de 2015. Com o fechamento das escolas, houve orientação para o remanejamento de alimentos devido ao prazo de validade.

Com o retorno às aulas, o Governo do Estado programou para esta semana uma nova remessa da merenda escolar. Nas próximas semanas, serão entregues itens da agricultura familiar. As escolas têm estoques de alimentos não perecíveis para as próximas três semana.

Devido às circunstâncias decorrentes da greve, qualquer problema relacionado à falta de recursos humanos ou à infraestrutura das escolas deve ser imediatamente comunicado pela direção das unidades. Para as questões cotidianas, os diretores têm autonomia para dar solução aos problemas.

ANO LETIVO – A Secretaria da Educação também vai convocar as lideranças grevistas para o estabelecimento de um cronograma conjunto de reposição do calendário escolar. São 200 dias letivos que precisam ser cumpridos por lei, sem prejuízo ao processo de aprendizado dos estudantes.

NEGOCIAÇÕES - O secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, ressalta que o Governo do Paraná tomou todas as medidas necessárias para atender os itens da pauta de reivindicações do magistério.

“Fizemos um grande esforço para conceder benefícios que foram além da pauta da greve”, afirma Xavier Ferreira. Ele destaca que o Governo do Estado “conduziu as negociações para defender o interesse das famílias paranaenses sempre se pautando no diálogo e no respeito aos professores”. “Agora, precisamos do retorno dos professores e funcionários o mais breve possível às escolas estaduais”, disse o o secretário.


AEN

Professores decidem pela suspensão da greve



segunda-feira, 9 de março de 2015 – 11:27 hs.

de Carolina Pompeo, Gazeta do Povo:

- Votação acaba de ser realizada em assembleia e por ampla maioria a suspensão da greve e a manutenção de estado permanente de greve foi aprovada.

– Hermes Leão Silva, presidente da APP-Sindicato, avalia que os avanços na defesa dos direitos da categoria indicavam que era hora de suspender a paralisação. “Entendemos que é hora de suspender a greve para que o governo possa cumprir o que foi acordado. Mas mantemos o estado permanente de greve diante do descrédito do governador”, disse. A orientação do sindicato é de que nova assembleia será convocada caso o pagamento do terço de férias, agendado para 31 de março, não seja realizado.

– Após o fim da assembleia, professores devem seguir ao Centro Cívico para desmanchar o acampamento em frente ao Palácio Iguaçu. “Faremos um ato simbólico porque o acampamento foi o símbolo desse movimento”, disse Hermes.

– Para os alunos, o reinício das aulas acontecerá na quinta-feira (12); para os professores e funcionários, na terca-feira (10). Segundo o sindicato, a categoria precisa desses dois dias para reorganizar as turmas e escolas.


Goioxim: Armados Com Revolver e Espingarda Roubam Residencia, e Candói Embriaguez ao Volante


GOIOXIM
ROUBO

Por volta das 02h00min, uma equipe de policiais militares deslocou até a Localidade de
Rio Bonito, Jacutinga, onde as vítimas relataram que por volta das 23h00min chegou na
propriedade rural, dois indivíduos armados com espingarda e revólver e bastante
agressivos, vieram a agredir ambas as vítimas com golpes na cabeça, pedindo dinheiro,
sendo ainda que um deles teria efetuado um disparo. Que durante o roubo os indivíduos
acabaram levando certa quantia em dinheiro e também somente a chave de um veículo
GM Corsa da propriedade. As vítimas não souberam passar características dos suspeitos,
sendo realizado patrulhamento na região, porêm sem êxito na localização dos autores.


CANDÓI
EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Às 22h30min, uma equipe policial deslocou até Av. Newton Marcondes de Oliveira,
esquina com a Rua Gervásio Hitochi Doi, onde teria ocorrido um acidente de trânsito, sem
vítimas e que um dos condutores apresentava sinais de embriaguez. Com a chegada da
equipe, foi constatado o fato, sendo um acidente do tipo abalroamento lateral entre uma
motocicleta Honda CG 150 Titan e um veículo Fiat Siena.

Após consulta operacional foi constatado que o motociclista não possuía CNH e apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica. Diante do fato, o mesmo foi encaminhado até a 14ª SDP, onde foi
realizado o teste etilométrico, tendo como resultado 0,43 mg/l. Do evento resultaram
apenas danos materiais nos veículos, sendo a motocicleta recolhida ao Destacamento por
apresentar débitos de licenciamento.



Guarapuava, 09 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

domingo, 8 de março de 2015

Goioxim: Feliz Dia Internacional da Mulher





Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano.

Mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março, dia internacional da mulher é uma data para refletirmos sobre valores e igualdade entre homens e mulheres.

"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores."


sábado, 7 de março de 2015

Grevista pode ter ponto cortado, alerta Justiça





sábado, 7 de março de 2015 – 11:42 hs

No Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Luiz Mateus de Lima (foto), que intermediou as negociações entre o governo e representantes da APP-Sindicato fez um alerta ontem aos comandantes do movimento grevista. Disse que a partir de segunda-feira, 9, os professores que não voltarem ao trabalho poderão ter o ponto cortado e deixar de receber pelos dias parados. Mateus de Lima disse que a multa de R$ 20 mil pelo não cumprimento da decisão judicial pode não ser significativa para o sindicado,  mas a perda salarial é uma penalizacão severa para os trabalhadores da educação.

Fabio Campana

sexta-feira, 6 de março de 2015

Justiça determina imediato início das aulas nas universidades estaduais


Justiça determina imediato início das
aulas nas universidades estaduais


ESTADO JÁ LIBEROU R$ 26,9 MILHÕES PARA AS SETE UNIVERSIDADES. Os grevistas também estão proibidos de obstruir, de qualquer modo, o acesso às dependências das universidades ou a qualquer outro órgão público estadual. leia mais »

AEN

APP consegue reunião com Tribunal de Justiça, Foi Notificada da Liminar e tem 24 Horas Para informar o Teor da Decisão


6/3/2015

Desembargador convocou APP e governo para um debate na manhã desta sexta-feira(06)

Uma comissão composta por integrantes do comando de greve participou na manhã desta sexta-feira (06) de uma reunião no Tribunal de Justiça do Paraná. Convocada pelo desembargador Luiz Mateus de Lima, a reunião contou com a participação de representantes do governo do Estado.
Depois de mais de duas horas de uma reunião tensa, ajustes foram realizados à proposta que será avaliada, na tarde de hoje (06), pelo comando estadual de greve. O comando produzirá e publicará um documento com as avaliações e encaminhamentos para a categoria.

APP é notificada pela Justiça

Durante a reunião no Tribunal de Justiça, às 10h30 da manhã, o professor Hermes Silva Leão recebeu a notificação da justiça referente à liminar que determina o retorno imediato às aulas. A APP-Sindicato tem 24 horas para informar oficialmente a categoria o teor da decisão. O comando de greve avaliará todos os procedimentos jurídicos de recurso da liminar. Participaram da reunião:
Pelo comando de greve da APP-Sindicato – Hermes Silva Leão, Walkiria Olegário Mazetto, Celso José dos Santos, Luiz Carlos Paixão da Rocha e Rodrigo Tomazini. E os deputados Professor Lemos e Nereu Moura.

Pelo governo do Paraná – Eduardo Sciarra (secretário chefe da Casa Civil); Fernando Xavier Ferreira (secretário de Educação); e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná.


www.appsindicato.org.br

Passeata do ‘Fora Dilma’ paralisa União da Vitória






sexta-feira, 6 de março de 2015 – 12:51 hs

Hoje, o governo federal antecipou os benefícios previdenciários para a população atingida pela cheia do rio Acre em Rio Branco e Basiléia, no norte do país. Em junho de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) visitou União da Vitória, na região Sul do Paraná, e prometeu liberar recursos e outras medidas para as 12 mil pessoas atingidas pela fortes chuvas. Mais de 40% da área da cidade de 53 mil moradores ficou alagada pela cheia do rio Iguaçu. Passados oito meses, nada foi feito. Nenhum centavo foi repassado ao prefeito Pedro Ivo Ilkv, que é do PT.

Nesta quarta-feira, 4, vestidos de verde e amarelo, moradores da cidade participaram da passeata que lotou as ruas na divisa com Porto União (SC). Mais de três mil pessoas, segundo a associação comercial, uma das organizadoras do protesto, gritaram “fora Dilma”. Por cerca de uma hora, a manifestação paralisou a cidade e fechou o comércio. A proposta é fortalecer o movimento nacional “Impeachment de Dilma” marcado para o dia 15 de março em 80 cidades brasileiras, das quais, nove no Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Cascavel e Paranavaí.

Fabio Campana

Nomeação de 1.015 novos pedagogos sai no Diário Oficial


Publicado em 06/03/2015 12:40

Foi publicado no Diário Oficial do Executivo (DOE) desta sexta-feira (6) o decreto n.º 641, que nomeia mais 1.015 pedagogos aprovados em concurso público do Governo do Estado. Os novos profissionais serão lotados nos Núcleos Regionais de Educação onde fizeram a inscrição.

COMPROMISSO - A nomeação dos novos pedagogos foi um dos compromissos assumidos pelo Governo do Paraná com a APP-Sindicato para garantir o encerramento do movimento grevista.

Outros 4.503 professores do mesmo concurso já haviam sido nomeados no ano passado.

Com as nomeações, o Governo do Estado totaliza, em quatro anos, a contratação de 23 mil profissionais da Educação para as escolas. Os novos professores foram selecionados por meio de concurso convocado a partir do Edital 017/2013, que teve cerca de 90 mil inscritos. Eles atenderão 32 Núcleos Regionais de Educação em todas as regiões do Estado, em 14 disciplinas.

Veja Relação...
O DECRETO NÚMERO 641 ESTÁ PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO EXECUTIVO DESTA SEXTA-FEIRA (06).Aprovados em concurso público, os novos profissionais serão lotados nos Núcleos Regionais de Educação onde fizeram a inscrição


AEN

Deputado Bernardo Carli destaca entrega de 110 computadores e 5 ônibus para saúde de Guarapuava e região



O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, entregou hoje, 06 de março, 110 computadores para os 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava, e 5 ônibus para 3 consórcios intermunicipais da região. O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, que contribuiu para que o repasse acontecesse, destaca que o investimento reflete diretamente em melhorias para a população.

“O Governo do Estado está reforçando e ampliando o sistema de saúde e nós ficamos muito felizes ao ver importantes melhorias para os municípios da nossa região e para a nossa gente. Todas as Unidades de Saúde receberam computadores para as salas de vacina ficarem conectadas ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização”, explicou o parlamentar. Em muitos casos, o controle de doses aplicadas ainda é feito de forma manual e posteriormente cadastrado no sistema.

Sobre os ônibus, que vão qualificar o transporte de pacientes, o CISGAP, que inclui Guarapuava, Pinhão e Turvo, recebeu 1, a ASSISCOP, que engloba Virmond, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul, 1, e o CIS Centro-Oeste, que contempla Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu e Turvo, recebeu 3 veículos.

“Os ônibus novos vão melhorar as condições de locomoção das pessoas que precisam ir até outras cidades para tratamentos de saúde, e conforto e segurança nessas situações faz toda a diferença”, afirmou Carli. Com 27 lugares, os veículos são equipados com ar condicionado, refrigerador, bagageiro e plataforma elevatória para acessibilidade.



Municípios contemplados

Boa Ventura de São Roque
Campina do Simão
Candói
Cantagalo
Foz do Jordão
Goioxim
Guarapuava
Laranjal
Laranjeiras do Sul
Marquinho
Nova Laranjeiras
Palmital
Pinhão
Pitanga
Porto Barreiro
Prudentópolis
Reserva do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu
Turvo
Virmond




AEN

Governo do Estado deposita mais R$ 8 milhões do fundo rotativo de escolas


Publicado em 06/03/2015 11:09


A Secretaria de Estado da Educação do Paraná depositou nesta quinta-feira (5) duas cotas do Programa Fundo Rotativo na conta das escolas estaduais. O total do investimento é de R$ 8 milhões.

Desta vez, os diretores receberam a primeira cota normal serviço de 2015, no valor de R$ 4 milhões, e uma cota extra de serviço, também de R$ 4 milhões.

As cotas de serviço são usadas pelas escolas para pequenas reformas emergenciais, como reparos nas redes hidráulica e elétrica, consertos dos conjuntos escolares, limpeza da caixa d’agua, manutenção e conservação de equipamentos, entre outros serviços.

Em 3 de fevereiro o Governo do Paraná depositou também a primeira parcela da cota normal consumo, do Fundo Rotativo, para as escolas. O valor foi de R$ 4,2 milhões.

Até agora os valores das três parcelas depositadas é de R$ 12,2 milhões. Os recursos já se encontram disponíveis para os diretores comprarem materiais de consumo para atendimento das necessidades do dia a dia e também para a execução de pequenos serviços.

“Os recursos do Fundo Rotativo são usados para atender as necessidades das escolas. Toda a comunidade escolar sai beneficiada quando as melhorias e manutenção são feitas de forma mais rápida”, explicou Manoel José Vicente, Chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF).

FUNDO ROTATIVO - O Fundo Rotativo é um programa de repasse de recursos às escolas estaduais, para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.

Os repasses da cota consumo são exclusivos para a aquisição de materiais de limpeza, lâmpadas, gás, expediente, didático, esportivo, entre outros itens de consumo. Já a cota serviço é usada para reparos emergenciais, entre outros serviços.

No ano passado foram liberados para as escolas cerca de R$ 52 milhões em cotas do Fundo Rotativo.


AEN

Nota do Comando Estadual de Greve


Representantes dos núcleos sindicais e dirigentes estaduais da APP-Sindicato se reuniram na tarde desta quinta(05)
O comando estadual de greve realizou um amplo debate sobre a pauta da greve da categoria e reafirmou:

cobrar os itens que ainda faltam os devidos encaminhamentos por parte do governo, conforme ofício já encaminhado na última sexta-feira;

cumprir a deliberação da última assembleia de solicitar ao judiciário uma Audiência de Conciliação para forçar o governo a retomar o diálogo com a categoria e avançar na pauta;

reiteramos que a greve continua, conforme deliberação da assembleia realizada na manhã desta quarta-feira(04);

refutamos as tentativas de intimidação do governo do Estado, através dos NRE's e/ou de direções de algumas escolas que insistem em pressionar os(as) trabalhadores(as) em retornar às escolas mesmo com a decisão de continuidade da greve;

toda e qualquer intimidação para assinatura de documentos, notificações de retorno PERDEM o efeito sem a notificação judicial;

a APP-Sindicato realizará os devidos encaminhamentos jurídicos em defesa da categoria assim que for notificada;

Informamos, ainda, que a APP-Sindicato não foi notificada de qualquer decisão judicial e, portanto, continua válida a deliberação da assembleia da categoria decontinuidade da greve por tempo indeterminado. Continuemos firmes, organizados e unidos na pauta que nos levou à greve. Muito já avançamos, porém muito temos a avançar.


APP Sindicato

Pinhão: Homem e Morto a Tiros no Patio de Cerealista



PINHÃO
LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE

Às 11h30min, houve informação que havia um homem ferido por arma de fogo no
estacionamento de uma Cerealista. Em deslocamento a equipe foi parada pelo
proprietário da referida Cerealista, o qual relatou que um homem em uma camionete preta
teria disparado contra outro homem no pátio de sua empresa e que possivelmente o autor
dos disparos seria conhecido. Com a chegada da equipe, foi encontrada a vítima (48)
caído de bruços e ao seu lado um revólver marca Taurus, capacidade de 6 tiros com 5
munições deflagradas. Simultaneamente com a chegada da equipe policial uma equipe de
socorristas da Defesa Civil chegaram no local e constataram que o mesmo já estava em
óbito. Segundo informações de testemunhas possivelmente um crime passional.


Guarapuava, 06 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social do 16º BPM.

Turvo: Homens Armado Bate na Porta Rende Caseiro e Roubam Caminhonete e Outros Pertences

Foto ilustrativa

TURVO
ROUBO

Às 23h00min, uma equipe de policiais militares foi informada pelo solicitante que dois
homens armados teriam entrado em seu sitio no Povoado Marrecas, renderam seu
caseiro e roubaram sua caminhonete Ford/ F350, de placas AFX-0350 com chaves e sem
documento, feito contato com a vitima e seu caseiro, o qual relatou que chegaram dois
homens e bateram na porta quando o mesmo foi verificar lhe apontaram um revólver e
uma espingarda e fazendo ameaças lhe amarraram na cama com algumas roupas, e
posteriormente entraram na casa de seu patrão em buscas de objetos para roubar.

Após aproximadamente uma hora ouviu que os indivíduos saíram com a caminhonete Ford/F350.Também foram roubados mais objetos da casa sendo: uma câmera filmadora da cor marrom e uma lanterna preta as quais a vitima não soube informar a marca e uma
furadeira marca Bosch de cor verde.



Guarapuava, 06 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social do 16º BPM.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Goioxim: 1º Torneio Catequético da Paróquia São Sebastião 08 de Março




Goioxim: 1º Torneio Catequético da Paróquia São Sebastião 08 de Março, no campo dos Milagres.
Com todas as comunidades com a presença de uma pessoa muito especial que é surpresa.



Justiça localiza Paulo Bernardo no apartamento da mulher em Brasília


quinta-feira, 5 de março de 2015 – 16:42 hs

A Justiça Federal foi informada pelo advogado Juliano Breda de que o ex-ministro Paulo Bernardo mora atualmente no aparatamento funcional de Brasília de sua esposa, a senadora Gleisi Hoffmann (PT). Bernardo deveria ter sido ouvido nesta quinta-feira, 5, pela Justiça, mas, como não foi localizado, figurou como ausente na audiência. As informações são do Valor Econômico.

A defesa de Ricardo Pessoa (ex-presidente UTC) informou que tentava localizar o endereço do ex-ministro, que se mudou recentemente de seu apartamento de Curitiba, e chegou a afirmar à Justiça que ele poderia ter mudado para Ribeirão Preto (no interior de São Paulo).

De fato, o ex-ministro e a senadora Gleisi não moram mais no antigo apartamento de Curitiba. Mas Gleisi tem atualmente outra residência na capital paranaense. Agora, a Justiça no Paraná vai expedir uma carta precatória para Brasília, para que sejam intimadas as testemunhas “lá residentes”. Com isso, Paulo Bernardo deve ser chamado.

Fabio Campana

Aumenta para 36 número de escolas estaduais em funcionamento


Publicado em 05/03/2015 15:10

Trinta e seis escolas e colégios estaduais tiveram aulas nesta quinta-feira, 5 de março. Na quarta-feira (4), decisão da Justiça determinou o início imediato das aulas em toda a rede estadual de ensino, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Veja a lista das escolas com atendimento total ou parcial nesta quinta:

Colégio Estadual Getúlio Vargas – Assis Chateaubriand

Colégio Estadual Pedro Ernesto Garle - Cascavel

Colégio Estadual Duque de Caxias – Irati

Centro Estadual de Educação Profissional de Irati - Irati

Colégio Estadual Getúlio Vargas - Fernandes Pinheiro

Colégio Estadual João Marques da Silveira - Quatiguá

Colégio Estadual Albano Guimarães - Reserva

Colégio Estadual Castelo Branco - Tapira

Colégio Estadual São José - Tapira

Centro Estadual de Educação Profissional Mohamad A. Hamze - Cambará

Colégio da Polícia Militar - Curitiba

Escola Estadual do Campo Ouro Verde - Tapira

CEEBJA Novos Horizontes - Francisco Beltrão

Colégio Estadual de Segredo – Foz do Jordão

Escola Estadual Indígena Cacique Kofej - São Jerônimo da Serra

Escola Estadual Indígena Indio Rael Vynhkag - São Jerônimo da Serra

Escola Estadual Indígena Cacique Tudja Nhanderu - Santa Amélia

Escola Estadual Indígena Teko Nemoingo - São Miguel do Iguaçu

Escola Estadual Indígena Arandu Pyahu - Turvo

Escola Estadual Indígena Nimboeaty M Awa Tirope – Abatiá

Escola Estadual Indígena Valdomiro Tupã de Lima - Espigão Alto do Iguaçu

Escola Estadual Indígena Ko Homu - Laranjeiras do Sul

Escola Estadual Indígena Rio das Cobras - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena José Ner-Nor - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Carlos Alberto Machado - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Candoca Tanhtanherag - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Feg Prag Fernandes - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Nestor da Silva - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Nitotu - Clevelândia

Escola Estadual Indígena Segso Tanh As - Palmas

Escola Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja - Mangueirinha

Colégio Estadual Adelaide Prins – São João do Triunfo

Colégio Estadual Giocondo Valdemar Bobato - Imbituva

Escola Estadual Indígena Cacique Crispim Gymu – Ortigueira

Escola Estadual Indígena Nur Fe – Ortigueira

Colégio Estadual do Campo Cecília Meireles - Antônio Olinto

Atualizado 06-03-2015 12:20

Deputado Bernardo Carli debate Região Metropolitana de Guarapuava com prefeitos da Cantuquiriguaçu

Foto ilustrativa

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 05 de março, entre Deputados Estaduais e alguns prefeitos da Associação de Municípios da Cantuquiriguaçu, incluindo seu Presidente, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado, na Assembleia Legislativa do Paraná esclareceu diversos pontos do Projeto de Lei Complementar nº 8/2015, que cria a Região Metropolitana de Guarapuava.

De autoria dos Deputados Bernardo Ribas Carli e Artagão de Mattos Leão Junior, a proposição tem como objetivo criar um modelo administrativo que favoreça o desenvolvimento regional integrado. No entanto, a proposta gerou dúvidas entre os prefeitos dos municípios abrangidos, e que também compõem a Cantuquiriguaçu, sobre a possível perda de benefícios já garantidos por meio do Território da Cidadania, programa federal que visa promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania.

Com isso, ficou definido que os Deputados da Região formarão uma Comissão e irão até Brasília para verificar se haverá confronto ou não entre os pontos previstos em cada regulamentação. Carli explicou que o intuito é, única e exclusivamente, ajudar os municípios e criar mecanismos de desenvolvimento e fortalecimento regionais.

Também se discutiu na reunião a possibilidade de criação da Região Metropolitana de Laranjeiras do Sul e de eventuais modificações que se entendam necessárias no PL, como exclusão e inclusão de municípios na Região Metropolitana de Guarapuava.

O Projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa no dia 4 de fevereiro deste ano de 2015 e encaminhado à CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, que o enviou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano para um estudo técnico mais aprofundado.

Participaram da reunião os prefeitos de Foz do Jordão, Neri Quatrin, de Espigão Alto do Iguaçu, Zé Zgoda, e de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz. Representou o Deputado Bernardo Carli seu Assessor Jurídico João Arruda Junior.


Novas modalidades esportivas marcam Jocom 2015




O Sesc Paraná realiza há 11 anos competições esportivas voltadas exclusivamente para os comerciários e seus dependentes. Em 2015, serão três etapas dos Jogos Comerciários do Paraná, oito modalidades, integração e qualidade de vida

A partir de segunda-feira (9), comerciários de todo o estado podem se inscrever para a 11ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná (Jocom), promovida pelo Sesc PR, em diversas cidades paranaenses.

Além das tradicionais modalidades: futsal, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa, disputados nas categorias masculina e feminina e do basquetebol masculino e truco misto, as novidades para 2015 são o futebol sintético masculino acima de 35 anos e o vôlei de quadra feminino.

A competição é a única realizada no Paraná exclusivamente para os comerciários e a intensão é promover o acesso ao esporte e estimular a prática regular da atividade física. Além disso, os jogos são uma oportunidade de entretenimento, exercício da ética na competição, autossuperação e respeito ao adversário.

De acordo com a coordenadora dos Jocom 2015, Amaralina Puzipe Bomfim, as práticas esportivas são as responsáveis por despertar uma vida mais ativa e saudável. "Quando praticadas regularmente, as atividades físicas potencializam e preservam as capacidades físicas, funcionais e psicossociais dos indivíduos, além de proporcionar um estilo de vida com mais qualidade", pontua Amaralina.

Na primeira fase da competição, os jogos serão disputados localmente em 26 unidades do Sesc e, na etapa regional, as cidades de Londrina, Curitiba, Toledo e Maringá serão as sedes dos jogos. Para definir os campões estaduais dos Jocom 2015, os atletas classificados na 2ª fase disputarão a final, nos dias 17 e 18 de outubro, no Sesc Caiobá, em Matinhos.

Para participar dos Jocom 2015 é obrigatória a apresentação do Cartão Cliente Sesc atualizado e, visando a saúde dos comerciários, também é necessária a entrega de atestado médico comprovando aptidão para a prática de atividades físicas. Com relação à obrigatoriedade do atestado, os participantes devem consultar o regulamento.

O Sesc PR oferecerá transporte, alimentação e hospedagem para todos os atletas que disputarem a 2ª e 3ª fases da competição.

As inscrições e o regulamento do Jocom 2015 estão disponíveis no sitewww.sescpr.com.br/jogoscomerciarios.


quarta-feira, 4 de março de 2015

Justiça determina imediato retorno de professores e funcionários às escolas


SOB PENA DE MULTA
Publicado em 04/03/2015 17:40

O desembargador Luiz Mateus de Lima, do Tribunal de Justiça do Paraná, determinou nesta quarta-feira (04) o retorno imediato às aulas de professores e funcionários.

Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 20 mil. Os grevistas também estão proibidos de obstruir, de qualquer modo, o acesso a escolas ou a qualquer outro órgão público estadual ou de impedir o trabalho de outros servidores públicos. “A greve é extremamente prejudicial a milhares de estudantes, os quais estão sendo as maiores vítimas”, afirma o desembargador na decisão. Para Mateus de Lima, “deve prevalecer o direito essencial/fundamental à educação (...). Os princípios da supremacia do interesse público e da continuidade dos serviços públicos se sobrepõem ao interesse particular (categoria profissional)”.

“Sempre que uma greve venha a comprometer o interesse da coletividade, ela deve ser considerada abusiva”, conclui o desembargador. “Não me parece justo e legal comprometer toda a sociedade, maior afetada nesse momento, pelo movimento paredista”.

AEN

Divulgado resultado final do mestrado em Agroecologia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, publicou na última terça-feira, o Edital Nº 131/UFFS/2015 de homologação do resultado final do Processo Seletivo de candidatos às vagas para o curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR).

Foram ofertadas 20 vagas para início em 2015.1. Os candidatos classificados devem efetuar a matrícula junto à Secretaria de Pós-Graduação, localizada na sala 210 do Bloco A (BR 158, km 405), no período de 04 a 06 de março de 2015, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

No ato da matrícula, o candidato aprovado e classificado deverá apresentar o requerimento de matrícula (com foto), disponível na Secretaria Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul e no site da UFFS (www.uffs.edu.br / Pós-Graduação / Stricto Sensu / Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), devidamente preenchido e assinado, além dos seguintes documentos:

– cópia do documento de identidade com foto e do CPF;

– cópia do diploma de curso superior de graduação reconhecido peloMEC ou declaração original da IES, indicando a conclusão de todos os

componentes curriculares e a data de colação de grau;

– cópia do Histórico Escolar da Graduação;

– cópia de documentos que provam estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro, e dos documentos exigidos pela legislação específica, no caso de candidato estrangeiro.

Os documentos devem ser apresentados em cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original.

O candidato aprovado que não puder comparecer para efetuar a matrícula, poderá fazê-la através de procuração, com firma reconhecida em cartório.

Confira no site da UFFS (www.uffs.edu.br) a relação dos aprovados por ordem de classificação.


Richa libera financiamento e autoriza obras para 28 municípios paranaenses


MELHORIAS NAS CIDADES
Richa libera financiamento e autoriza
obras para 28 municípios paranaenses


PAVIMENTAÇÃO, RECAPE, COMPRA DE ÔNIBUS, VANS, VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS RODOVIÁRIOS compõem a maioria das licitações autorizadas ou homologadas pelo governador, que somam R$ 40,5 milhões. Além disso, seis prefeituras assinaram novos contratos, no valor de R$ 11,1 milhões leia mais »



AEN