quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Laranjeiras do Sul: Laboratório na UFFS - Campus atenderá alunos da rede básica de ensino




A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul obteve aprovação, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de um convênio com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul para a implantação de um Laboratório de Ciência Básica (LCB). O laboratório de 65 metros quadrados será instalado no campus definitivo da UFFS e atenderá alunos da universidade e da rede básica de ensino de municípios da região.

O projeto visa a aplicação do conhecimento de ciência básica, promovendo incentivo e estímulo a educação científica e tecnologia de modo geral e aumentando o contato dos estudantes com a ciência prática. No total, serão investidos R$ 200 mil para a compra de conjuntos especiais para o ensino de biologia, física e química, de um veículo tipo van, de mobiliários e de quatro computadores.

De acordo com o coordenador do projeto e professor do Campus Laranjeiras do Sul, Thiago Bitencourt, o laboratório deve iniciar as atividades no segundo semestre de 2013. “As ações serão executadas através de um projeto de extensão. Nós temos uma equipe de sete professores envolvida e a ideia é cadastrar todas as escolas da região da Cantuquiriguaçu para que elas possam realizar agendamentos de aulas de ciências. Vamos buscar também bolsas de extensão para que os acadêmicos da UFFS possam contribuir nas atividades práticas com os estudantes. Será um espaço a mais para os alunos da rede básica utilizarem, evitando que fiquem apenas em sala de aula”, ressalta.

Conforme o projeto enviado ao MCTI, o laboratório atuará também na aproximação da UFFS com professores da rede pública de ensino, promovendo encontros mensais na forma de minicursos e oficinas.

Visita do MCTI

No início de fevereiro, os consultores do MCTI, Cezário Bezerra de Souza e João Luiz Andrade Filho, visitaram o local onde será aplicado o projeto. “Eles vieram ver a aplicabilidade do projeto, visitaram o campus definitivo e deram o parecer favorável. O dinheiro já está depositado e, agora, está liberado o início dos processos de licitação. Os consultores devem voltar no mês de setembro para observarem o projeto em execução”, explica Bitencourt.

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém