domingo, 4 de novembro de 2012

Laranjeiras do Sul: A mudança que chegou de bicicleta


Fotos: Jakeline Buratti.blogladoB
Em Laranjeiras, Silvano Pereira foi o candidato mais bem votado da história

“Silvano Pereira é o candidato a vereador mais bem votado da história de Laranjeiras do Sul com 1329 votos.” Era para ser só mais uma história de recorde de votos, não fosse a forma como Silvano fez a campanha para ser eleito.

Sobre sua bicicleta ele mostrou o trabalho que pretende realizar pedalando pelas ruas da cidade. Chapéu, chinelo de dedo, algumas vezes de botina. Campanha humilde e vencedora. Sempre com a mesma camisa vermelha, simbolizando seu partido. Silvano não teve de comprar votos, distribuir cestas básicas, por carro de som com barulho ensurdecedor pelas ruas. Não teve “santinho”. Não teve carreata, ele não tem carro. Teve a “bicicletada”, que reuniu centenas de pessoas com suas bicicletas pelas ruas de Laranjeiras do Sul.

Os não-simpatizantes do candidato que o chamaram de analfabeto ou de palhaço ficaram boquiabertos ao saber que no passado ele lecionou em uma escola de 1ª a 4ª séries na cidade de Guarapuava, porém um incêndio na residência dele fez com que o agora vereador perdesse tudo, mudando-se para Laranjeiras do Sul para tentar mudar de vida. Trabalhou de pedreiro, era vendedor de picolé. Em 1° de janeiro, será Presidente da Câmara de Vereadores. Sua história aberta após a eleição tocou e chocou a todos.

Para muitos, a grande votação só ocorreu como forma de protesto. A campanha de Silvano chegou a ser comparada com a de Tiririca, em 2010. Mas o antes palhaço e agora deputado paulista foi eleito em 2012 um dos melhores deputados do ano, ficando entre os 20 melhores do país, segundo as revistas Época e Exame. Se for assim, penso eu, vamos continuar elegendo “palhaços”. Eles nos fazem rir e ainda por cima trabalham. Diferente de muitos que não trabalham, nos fazem de palhaços e ainda riem da nossa cara.

A eleição de Silvano teve grande repercussão, saindo em todos os telejornais do estado. Brincalhão, quando perguntado sobre a primeira coisa que faria depois de eleito, ele respondeu: “Comprar uma bicicleta nova”.

Passada a eleição, resta torcer para que o vereador realmente trabalhe. A campanha limpa teve seus frutos: 1329 votos em uma cidade de 20 mil eleitores. Afinal, se a “mudança chegou de bicicleta”, que fique.

Por: Paula Andreoli
1º ano Jornalismo - Unicentro
Via: Rede Sul de Noticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém