Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 14 de março de 2016

13 de março: juiz Moro, o herói dos protestos pelo país


As primeiras manifestações das capitais brasileiras reforçaram a imagem do juiz Sérgio Moro como principal homenageado deste domingo (13/03). Nenhuma figura pública ganhou tanto cartazes, camisas e homenagens como juiz lotado em Curitiba e reponsável por julgar as ações da Operação Java-Jato. Nem imagens contrárias ao ex-presidente Lula foram tão presentes quanto imagens de exaltação a Moro.

No Rio de Janeiro, o juiz recebeu homenagem em camisetas da grife carioca Reseva, que teve suas vendas pela internet esgotadas para a manifestação na orla de Copacabana."É um juiz de coragem, que está nos ajudando a não fazer papel de palhaço", diz o carioca Walter Vianna, de 70 anos.

Em Brasilia, manifestantes criaram o "Super Moro", em que o juiz transformou-se em um boneco com roupas semelhantes ao super-homem. Cartazes também exaltaram o trabalho da força-tarefa da Lava-Jato e pediam a prisão do ex-presidente Lula. "Somos todos Moro", afirma a mensagem da acupunturista Conceição Nacle. No Recife, como nas outras manifestações da cidade, o juiz serviu de modelo para o boneco de Olinda, tradicional alegoria do carnaval pernambucano

Em São Paulo, o protesto ainda nem começou, mas as homagens ao juiz predominam. alguns manifestantes usam máscaras com sua imagem. Moro também foi citado em todos os carros de som com aplasos e gritos de apoio.


Ocorrências Policiais em Cantagalo, Santa Maria do Oeste e Mato Rico Dia 12 de Março


CANTAGALO 01 – FURTO QUALIFICADO

No dia 12 mar. 16, por volta das 13h45min, compareceu no Destacamento Policial Militar a solicitante, relatando que a motocicleta de seu filho Honda NXR 150 Bros ES, cor preta, estava no interior da residência, e seu filho se encontra em Curitiba. Que nesta data 12/03/16 por volta das 9h notou que a porta dos fundos da residência estava arrombada e que haviam subtraído a mesma. A solicitante foi orientada quanto aos procedimentos a serem adotados.


SANTA MARIA DO OESTE 01 – RECEPTAÇÃO

No dia 12 mar. 16, por volta das 13h compareceu no DPM o solicitante, o qual informou onde estavam os produtos que haviam sido furtados de sua chácara na data de 14/02/2016 na localidade de Pratinha. De posse destas informações foi deslocado até a saída da Vila Rica e em contato com a pessoa de 23 anos, este relatou que havia comprado uma espingarda da pessoa conhecida uma espingarda da marca Boito calibre 36, sem documentos. Na sequência foi deslocado até a Vila Bombacha onde foi conversado com a pessoa de 33 anos, o qual também relatou que havia comprado um motosserra, da mesma pessoa conhecida. Ao perguntar as partes se sabiam que se tratava de produto de furto estes responderam que não sabiam, sendo efetuada diligência no intuito de localizar a pessoa que teria vendido os objetos para as partes, sem êxito. Deslocado com os objetos e as partes para a 45ª


 DRP. MATO RICO 02 – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 12 mar. 16, por volta das 20h05min, a equipe deslocou até a Localidade de Colônia Nova, onde a pessoa de 25 anos, encontrava-se em óbito com diversos ferimentos de arma branca por toda extensão do peito, barriga e cabeça, e a vÍtima encontrava se degolada. Entrado em contato com populares, relataram quem seria o autor do crime seria o jovem de 20 anos. Realizado busca nas proximidades do fato, foi localizado o autor do fato sendo dado voz de prisão, o qual confessou a autoria dos fatos. A equipe realizou isolamento do local aguardando a chegada da Policia Civil e I.M.L. posteriormente deslocando até a 45 DP de Pitanga para os procedimentos cabíveis



Guarapuava, 14 de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc


sexta-feira, 11 de março de 2016

Goioxim: Comunidade São José Promove Grande Festa Dia 13 de Março 2016

Foto arquivo

A Comunidade São José - Goioxim tem a honra de convidar o povo em geral para festa que acontecerá Domingo 13 de Março.

Programação:
11:00 hrs Santa Missa.
12:00 hrs Almoço Festivo.
13:00 hrs Jogos e Brincadeiras Diversas.
14:00 hrs Inicio de Mati Baile com ótima animação.

A Comunidade Agradece sua Presença.

Goioxim: Assistência Social promove curso de Inclusão Digital


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Goioxim promove curso de Inclusão Digital (informática) com inicio no dia 18 de abril. O curso acontecerá na Secretaria Municipal de Assistência Social no período manhã e tarde.

Os interessados deveram comparecer na Secretaria de Assistência Social com RG e CPF para efetuar sua inscrição as vagas são limitadas.

Goioxim: Assistência Social promove curso de Panificação

Foto ilustrativa

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Goioxim promove curso de Panificação com inicio no dia 7 de abril. O curso acontecerá na Secretaria Municipal de Assistência Social no período manha e tarde.

Os interessados deveram comparecer na Secretaria de Assistência Social com RG e CPF para efetuar sua inscrição as vagas são limitadas.

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul: especialização em Educação do Campo divulga lista de candidatos classificados


A Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul divulgou nesta sexta-feira (11) o Edital 193/UFFS/2016 homologando o resultado final do Processo Seletivo de candidatos às vagas para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação do Campo, para ingresso em 2016/1. Confira AQUI a lista de candidatos classificados para a efetivação da matrícula.

As matrículas devem ser efetuadas junto à Secretaria de Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul, localizada no Bloco A , nos dias 16, 17, 18, 21 e 22 de março, no horário das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h. As aulas têm início previsto para o dia 01 de abril.

Para efetivar a matrícula o candidato deverá apresentar cópia autenticada ou cópia simples acompanhada de original, dos seguintes documentos:

I - Formulário de Matrícula, preenchido e assinado, que será disponibilizado no site, em:www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Lato Sensu > Cursos em andamento Especialização em Educação do Campo;II - identidade e do CPF;

III - diploma de Curso de Nível Superior reconhecido pelo MEC ou órgão competente para o caso de diplomas do exterior;

IV - Histórico Escolar do Curso de Nível Superior;

V - título de eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada (emitida pelo site www.tse.jus.br), no caso de candidato brasileiro;

VI - documento que comprove estar em dia com as obrigações militares (apenas para candidatos do sexo masculino), no caso de candidato brasileiro. De acordo com a legislação vigente, este item não se aplica aos candidatos autodeclarados indígenas;

VII - declaração de que possui disponibilidade de horário para frequentar as aulas,conforme cronograma estipulado no projeto do curso.

O curso terá carga horária de 360 horas e término previsto para setembro de 2017. As aulas acontecerão às sextas-feiras à noite no horário das 18h às 22h e aos sábados, no período da manhã, das 8h às 12h e, à tarde, das 13h30 às 17h30. O principal da especialização objetivo é capacitar educadores populares, procurando fortalecer as atuações profissionais em suas entidades ou em outros espaços e processos educativos e formativos.


Radialista é morto a tiros em São Jorge D’Oeste

Vítima João Valdecir de Borba. Foto: Facebook.

A Polícia Militar registrou por volta das 21h 15min desta quinta-feira (10), um homicídio na área central da cidade de São Jorge D’Oeste, sudoeste do Paraná. O radialista João Valdecir de Borba de 52 anos, foi morto a tiros dentro da emissora onde trabalhava.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, uma testemunha do fato disse que dois homens armados entraram na emissora localizada na Avenida Iguaçu, área central de São Jorge D’Oeste, e efetuaram os disparos contra João, o qual foi atingido no abdômen, na sequencia os elementos fugiram em um veículo Fiat Strada de cor prata.

A vítima chegou a ser socorrida porém não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na casa hospitalar da cidade. A Polícia Civil e a Criminalística foram acionadas para fazer o levantamento de informações no local do crime.

Fonte: www.rbj.com.br


quinta-feira, 10 de março de 2016

Ratinho Junior oficializa filiação no PSD como pré-candidato ao governo


A cerimônia contou com a presença, entre outros, do presidente estadual do PSD e chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e do presidente municipal do partido, Ney Leprevost (Foto: PSD / Divulgação)

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior, oficializou nesta quinta-feira (10) a filiação ao Partido Social Democrático (PSD) como pré-candidato ao governo do estado em 2018. Antes da mudança, o político permaneceu durante quase nove anos no Partido Social Cristão (PSC), o segundo na carreira iniciada em 2001.

A cerimônia contou com a presença, entre outros, do presidente estadual do PSD e chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e do presidente municipal do partido, Ney Leprevost. Ao justificar a mudança, Ratinho Junior disse por meio de nota divulgada pela nova sigla estar em busca de novos desafios políticos, de um partido moderno, inovador e dinâmico e de parcerias políticas voltadas ao “trabalho, desenvolvimento e principalmente por mais qualidade de vida para a população do Paraná”.

O paranaense reforçou ainda o apoio ao impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). “Tenho certeza que, aqui no Paraná, vou ajudar o PSD a reforçar o pedido de milhões de brasileiros, que é a saída da presidente Dilma do poder. Não vamos compactuar com os desmandos pelos quais o nosso país tem passado. A saída dela representa a retomada do crescimento e a recuperação do Brasil”, destacou.

Pelo Paraná, Ratinho Junior já foi eleito deputado estadual e deputado federal. Em 2012, pediu licença do cargo na Câmara dos Deputados para concorrer à prefeitura de Curitiba ainda pelo PSC, com a coligação "Curitiba Criativa" (PSC, PCdoB, PR e PTdoB), perdendo no segundo turno para Gustavo Fruet (PDT). No ano seguinte, se aliou ao grupo político do governador Beto Richa (PSDB) - até então adversário - e assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.




PRODUTOR DE LARANJEIRAS DO SUL PERDE SETE VACAS LEITEIRAS POR ENVENENAMENTO


Fato triste registrado nesta terça-feira(8), na comunidade São Pedro do Interior, emLaranjeiras do Sul. Sete vacas leiteiras de propriedade do Lauro dos Santos, a princípio foram envenenadas depois de ingerirem folhas de pessegueiro brabo, árvore derrubada na tarde de ontem pela Copel. O fato foi verificado somente na manhã de hoje, quando o produtor saiu atrás dos animais e encontrou os mesmos todos mortos próximo a árvore que foi derrubada. 

A reportagem da Rádio Campo Aberto, esteve no local e conversou com o seo Lauro que relatou o ocorrido. Ele confirmou que a árvore foi derrubada pela Copel. De acordo com ele, morreram sete vacas sendo 5 Gersey e duas Holandesas. O prejuízo estimado é de R$28.000.00(vinte e oito mil reais). Ele informou ainda que a empresa não comunicou os moradores que a árvore seria derrubada.
O Médico Veterinário Roberto Griboveski, esteve no local na manhã de hoje. No primeiro momento será feito o laudo com a coleta do material para exame laboratorial para ter certeza dos procedimentos que serão feitos.



A reportagem da Rádio Campo Aberto entrou em contato com a Copel. O gerente da Unidade de Laranjeiras do Sul, não se encontrava. Com isso entramos em contato com a regional de Cascavel e conversamos com o assessor Eder Dudczak e ele informou que ainda não estava a par desta situação. Disse que vai averiguar o caso para depois se pronunciar sobre o assunto. Caso se confirme a morte pelo envenenamento, o produtor deve apresentar todos os laudos que a empresa vai ressarcir o mesmo.

Via: campereada.blogspot.com.br

Mulher e filhos desaparecidos de Pitanga são localizados em outro município



Daiane Vieira 20 anos, e dos filhos, Wesley Felipe Leal Olegário 4 anos, e Yasmim Vieira 3 anos que estavam desaparecidos, desde o último sábado (05), foram localizados em Bituruna região sul do Paraná.

Segundo a polícia, Daiane se apresentou na delegacia de Bituruna e disse que deixou a casa em Pitanga com os filhos por motivos pessoais.

Fonte: www.joneifarias.com.br

Cantagalo: Roubo


CANTAGALO 05 – ROUBO

No dia 09 Mar. 16, por volta das 21h50min, após solicitação através do fone de emergência, relatou o solicitante, proprietário de um estabelecimento comercial, que foi surpreendido por dois homens, um deles portando uma arma de fogo, deram voz de roubo e subtraíram aproximadamente R$ 300,00 (trezentos reais) em espécie e um celular do solicitante. Que se evadiram à pé. Realizado patrulhamento sem êxito. Orientada a vítima quanto aos procedimentos.


Guarapuava, 10 de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 9 de março de 2016

Quedas do Iguaçu: Equipe de TV é feita refém por Sem Terras


Na tarde de hoje (9) a repórter Patricia Sonsin e o repórter cinematográfico Davi Ferreira, da TV Tarobá, foram feitos reféns por membros do Movimento Sem Terra (MST), que ocuparam esta manhã uma propriedade rural em Quedas do Iguaçu.

Durante reportagem em Quedas, cerca de 50 pessoas, do MST armados com escopetas, facões e pedras, se aproximaram do carro da equipe de jornalismo.

Eles ameaçaram quebrar os equipamentos de gravação e os celulares, além de coagirem os profissionais. A equipe foi obrigada a seguir os integrantes do movimento até uma espécie de acampamento onde receberam novas ameaças de agressão física. Os repórteres não revidaram e depois de uma reunião entre os Sem Terras, os profissionais foram liberados.

A Polícia Militar foi comunicada, mas informou não ter acesso as propriedades.

Com informações de TV Tarobá.


Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br/exibenoticia.php?id=equipe-de-tv-e-feita-refem-por-sem-terras-em-quedas-do-iguacu


Basquete em cadeira de rodas de Guarapuava precisa de apoio


A Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG) vai promover um Torneio de Truco, com o objetivo de angariar recursos para a equipe de basquete em cadeira de rodas LOBOS/ADFG, visando sua participação no Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, que vai ser realizado nas cidades de Cascavel (maio), Castro (julho) e Maringá (novembro).

O torneio de truco ocorrerá na sede da ADFG, que fica na Rua Minas Gerais, 275, Bairro dos Estados, nas proximidades da Praça da Fé, no dia 19 de março, com início às 13h. As inscrições serão realizadas na hora ao custo de R$ 20 por dupla e a premiação será a seguinte:

1º lugar: 05 quilos de costela, uma caixa de cerveja em lata, mais troféu;

2º lugar: 03 quilos de costela, uma caixa de cerveja em lata, mais troféu;

3º lugar: caixa de cerveja em lata e medalhas.



Araupel inicia reconstrução do viveiro


Horas após centenas de pessoas ligadas ao MST fazerem a destruição do viveiro e centro de pesquisa da empresa Araupel, colaboradores da empresa iniciaram a reconstrução dos espaços, recuperando o que não foi danificado.

Segundo informações extraoficiais, neste momento está acontecendo uma grande mobilização da comunidade quedense pela reconstrução do viveiro.

Inúmeras pessoas estão deixando suas empresas, trabalho para auxiliar na recuperação das mudas.



Matéria relacionada
Viveiro da Araupel é alvo do Movimento de Mulheres Campesinas


Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br/exibenoticia.php?id=araupel-inicia-reconstrucao-do-viveiro


terça-feira, 8 de março de 2016

Turvo: 1ª Domingueira CTG Rincão do Pinhal


Via: Blog do Elói

UFFS oferece oportunidades para aluno-especial de graduação em cinco campi


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou recentemente os editais correspondentes ao processo seletivo para frequentar os cursos de graduação da Instituição como aluno-especial. As vagas remanescentes são para o primeiro semestre letivo de 2016, ofertadas nos campi Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR) e Chapecó (SC).

As vagas são destinadas a candidatos externos, os quais podem inscrever-se em até três componentes curriculares isolados, conforme quadro de vagas disponível nos editais. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria Acadêmica do Campus de interesse, nos dias 8 e 9 de março. Os resultados serão divulgados no dia 11, no site da UFFS, e o período destinado às matrículas dos candidatos selecionados nos dias 14 e 15.

Confira nos editais por campi abaixo a relação de vagas por curso e os documentos necessários para inscrição. Nos editais também constam os horários e os endereços das secretarias acadêmicas.




Edital Nº 155/UFFS/2016 – Processo seletivo para aluno-especial de graduação Campus Laranjeiras do Sul
Edital Nº 158/UFFS/2016 – Processo seletivo para aluno-especial de graduação Campus Cerro Largo
Edital Nº 157/UFFS/2016 – Processo seletivo para aluno-especial de graduação Campus Erechim
Edital Nº 156/UFFS/2016 – Processo seletivo para aluno-especial de graduação Campus Realeza
Edital Nº 154/UFFS/2016 – Processo seletivo para aluno-especial de graduação Campus Chapecó

Campina do Simão: Bernardo Carli entrega veículos para saúde e infraestrutura


7 março 2016 | Postado em Notícias


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli fez a entregou neste sábado, 5 de março, para a Prefeitura de Campina do Simão de 5 veículos para a saúde e 2 para a infraestrutura, viabilizados junto ao Governo do Estado.

Ao lado do Prefeito, Laureci Miranda, e demais autoridades, Carli explicou que os automóveis da saúde totalizam um investimento de R$ 240 mil destinado ao transporte sanitário. Já os caminhões são do tipo caçamba, no valor de R$ 400 mil, e serão utilizados em serviços de manutenção de estradas e infraestrutura em geral, tanto na área urbana quanto rural.

“É gratificante poder estar com a população e entregar, de forma prática, resultados do nosso trabalho. Temos uma parceria com o Prefeito Laureci, independentemente de ideologias partidárias, para defendermos os interesses de Campina do Simão e assim temos conseguido viabilizar investimentos para melhorar as condições de vida de todos os cidadãos”, disse o parlamentar.
Também foi entregue ao município um veículo Kombi cedido pela 5ª Regional de Saúde.


Mensagem Dia Internacional da Mulher 2016 - 8 de março



Nova Laranjeiras: Esbulho Possessório


NOVA LARANJEIRAS 01 – ESBULHO POSSESSÓRIO

No dia 7 março de 2016, por volta das 06h, foi recebida a ligação do gerente de segurança de uma empresa, relatando sobre invasão a propriedade na localidade de Guajuvira, área de denominação de Pinhal Ralo, próximo do Rio Despedida, onde cerca de 450 famílias do Movimento dos Sem Terra (MST) teriam realizado a invasão, inclusive com a retenção de maquinários da empresa. Diante destas informações foi deslocado até o local, entrado em contato com um vigilante da empresa, na estrada de que dá acesso ao Guajuvira, que informou também de que mais uma área de onde estava sendo extraída madeira, teria sido invadida por cerca de 200 famílias integrantes do Movimento Sem Terra no dia 06 de março de 2016 pela manhã.

Segundo o vigilante estes integrantes estariam com diversas armas de fogo. No local foi constatado que haviam sido derrubadas duas árvores da espécie Pinheiro Araucária, realizando o bloqueio da via, sendo avistado cerca de 100 pessoas, as quais estavam com facões, foices, e instalado uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que dois integrantes vieram para realizar um diálogo com a equipe policial.

Após uma breve conversa, estes relataram que não se tratava de uma nova invasão e sim uma extensão, e que cerca de 500 famílias teriam sido removidas para esse local, os quais visam ampliar a área de plantio, alegando que a área ocupada não é suficiente. Foram indagados sobre a saída pacífica no local, eles disseram que não havia chance da saída do local. Foi vislumbrada junto com os ocupantes, a possibilidade de retirada das toras de pinheiro que bloqueavam a passagem, não sendo possível essa situação também. Foi marcado um reunião com a liderança para a data de amanhã 08 de março de 2016, visando um acordo entre a liderança do movimento e representantes da empresa.


Guarapuava, 08 de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc

segunda-feira, 7 de março de 2016

Goioxim: Prefeito Elias assina ordem de serviço para construção da nova e moderna Creche no Bairro Bela Vista


O prefeito Elias Schreiner assinou a ordem de serviço para construção da nova e moderna creche no Bairro Bela Vista que irá atender aproximadamente 190 crianças de toda comundiade . com investimentos de mais de Um Milhão de reais (*R$1.261.000,00).

Segundo o secretário Rafael Diniz a obra deve iniciar ainda nesta primeira quinzena de março pela construtora engenharia 9 da capital do Estado.

'' Acreditamos que investindo em educação estaremos formando um cidadão de bem para o nosso goioxim, proporcionando as famílias mais comodidade e conforto '' afirma Elias.


Assessoria de Comunicação

Cida Borghetti defende ajuste fiscal do Paraná em reunião com governadores, em Brasília


Em reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores, a vice-governadora Cida Borghetti defendeu o ajuste fiscal feito no Estado e apresentou propostas do Paraná para melhorar a situação fiscal das unidades da Federação e dos municípios. Cida Borghetti representou o governador Beto Richa no encontro no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, em Brasília. A vice-governadora também entregou ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, um documento com propostas do Paraná para melhorar a situação fiscal dos estados e municípios. 

O Paraná é um dos líderes nas discussões técnicas sobre o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal que vêm ocorrendo há algum tempo no Confaz, o Conselho Nacional de Política Fazendária. Cida Borghetti também aproveitou a reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores para solicitar a sanção do Marco Legal da Primeira Infância, que foi aprovado recentemente no Senado. Foi entregue à presidente Dilma o projeto e uma cartilha que traz detalhes do texto que garante ações integradas em áreas como saúde, educação e direitos humanos, do nascimento até os seis anos de idade. 

A vice-governadora relatou que a presidente teria assegurado que sanciona o texto em breve. Uma das novidades do Marco é o aumento para seis meses a duração da licença-maternidade. Os mesmos direitos estão assegurados a quem adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção. (Repórter: Gustavo Vaz)

Governo libera R$ 7 milhões do Fundo Rotativo às escolas


Publicado em 07/03/2016 10:00

As escolas do Paraná receberam R$ 7 milhões em recursos do Fundo Rotativo, programa de repasse de recursos às escolas da rede estadual para manutenção e outras despesas relacionadas à atividade educacional. Os valores depositados referem-se à primeira cota deste ano, para consumo e serviço (no valor de R$ 3,5 milhões cada).

O dinheiro pode ser utilizado, por exemplo, para pequenas reformas emergenciais, como reparos nas redes hidráulica e elétrica, roçada, limpeza da caixa d’água, manutenção e conservação de equipamentos, ou compra de materiais de limpeza.

Para que os recursos possam ser movimentados, a Secretaria de Estado da Educação orienta os diretores recém-nomeados a entrarem em contato com o Núcleo Regional da Educação para os procedimentos de atualização cadastral junto às agências bancárias.

BALANÇO - Ao longo de 2015, o Governo do Paraná repassou R$ 76 milhões do Programa Fundo Rotativo para as escolas estaduais. Foram enviadas dez parcelas da cota normal consumo, quatro da cota serviço e duas cotas extras. Com esses recursos, as unidades de ensino puderam deixar a manutenção em dia, comprar itens de consumo e investir em melhorias na infraestrutura que resultam diretamente na qualidade de ensino.

Na página da Secretaria de Estado da Educação na internet, no Portal Dia a Dia Educação, é possível acompanhar quanto cada escola já recebeu do Fundo Rotativo e como esse dinheiro é aplicado. Basta entrar na página Consulta Escolas (www.consultaescolas.pr.gov.br/consultaescolas/).

AEN

Palmital: Homem é atingido por disparo de arma de fogo no interior


Lesão Corporal/Disparo de Arma de Fogo

No dia 05 Mar 16, por volta das 13h30min, entrou em contato via fone um funcionário da Delegacia Civil de Palmital-PR, informando que havia chegado na referida instituição uma homem baleado, diante da informação foi orientado que deslocasse ao Posto de Saúde para receber o devido atendimento. 

A Equipe deslocou de imediato ao Posto de Saúde e em contato com a vítima, o mesmo passou a relatar que por volta das 10h30min, estava saindo de uma Fazenda, local onde trabalha, juntamente com sua esposa, momento em que esta desceu para abrir uma porteira, escutou um estampido de arma de fogo, atingindo a porta esquerda de seu veículo, ricocheteando e atingindo de raspão as suas costas, em seguida atingindo a porta do lado direito, que após isso, fez uma manobra evasiva com seu carro, abandonando aproximadamente uns 10 metros da porteira e se escondeu na mata. 

Após o atendimento no Posto de Saúde, a Equipe deslocou até o local do fato, juntamente com a vítima, com a Equipe no local, foi constatado o fato, onde o veículo encontrava-se com marcas de disparo de arma de fogo, constatado ainda que ao lado da porteira havia vestígios de presença de uma pessoa. Ao verificar o veículo, foi encontrado dentro de ambas as portas, fragmentos de projétil. Foi apreendido os fragmentos e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil. A equipe orientou a vítima quanto as medidas a serem tomadas.


FONTE:Polícia Militar
Via: www.palmitalnoticias.com.br

Casal de idosos de Cantagalo morre em acidente próximo ao Ponte do Rio Cavernoso na BR-277


Um grave acidente no fim da tarde de ontem (06) resultou na morte de um casal de idosos, na BR-277, em Candói. A ocorrência foi atendida por policiais rodoviários federais que atuam no posto de Laranjeiras do Sul.

De acordo com apuração da polícia, o veículo Strada – com placas de Cantagalo - saía de uma propriedade rural e ao cruzar a rodovia foi atingido por um veículo Peugeot 408.
O motorista da picape Francisco Valério de Souza, 72 anos, e a mulher dele Marilza Tereza de Oliveira da Luz, 70 anos, morreram na hora. Os corpos foram levados ao IML de Guarapuava. No Peugeot, três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital sem risco de morte.

Postado por OLHO ABERTO PARANA

Foz do Jordão: Grave acidente deixa quatro mortos


Um grave acidente entre dois carros durante a tarde de sábado (5) deixou quatro mortos e dois feridos em Foz do Jordão. A tragédia aconteceu no km 9 da PR-662, próximo a antiga Trombini.
A colisão envolveu o veículo Golf com placas AZE-2912 e um Gol com placas IES-6138, ambos de Foz do Jordão.

Quatro dos cinco ocupantes do Gol morreram. O motorista Claudemir da Boa Ventura (30 anos) e os passageiros, Rosilda Ap. Santos (29 anos), Pedro Machado (50 anos) e Maristiana dos Santos Machado (44 anos) tiveram óbito no local. Amanda Machado (9 anos) teve ferimentos graves e foi encaminhada para o Hospital São Vicente em Guarapuava. O motorista do Golf também foi encaminhado para o Hospital São Vicente com ferimentos graves. Nenhum dos dois corre risco de morte.

Segundo o Bombeiro Geovane Kraus Viana, que esteve no local, as informações que ele recebeu é de que os ocupantes do Gol vinham sentido Vila Copel à Foz do Jordão, onde participariam de um culto evangélico. O motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária, e o Golf acabou batendo na sua lateral.

Postado por OLHO ABERTO PARANA às 08:30

sexta-feira, 4 de março de 2016

STF nega pedido para parar investigações contra Lula


O ex-presidente Lula, na sede do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo(Paulo Whitaker/Reuters)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na noite desta sexta-feira pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para interromper as investigações da contra ele e definir qual braço do Ministério Público estaria apto a apurar irregularidades atribuídas ao petista.

Nos últimos dias, a defesa do ex-presidente havia recorrido ao Judiciário, com pedido de liminar, alegando ser alvo de duas apurações simultâneas, do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público Federal. Ele alegava que não deveria ser investigado na Lava Jato e pediu ao STF que decidisse onde o processo deve tramitar. Sem decisão da ministra até o início desta noite desta sexta, foi deflagrada na manhã de hoje a 24ª fase das apurações, batizada de Aletheia e centralizada no petista. A mais recente etapa das investigações sobre o escândalo do petrolão foca nas suspeitas de que o petista tenha recebido vantagens indevidas durante o mandato presidencial e depois que deixou o Palácio do Planalto. Lula foi alvo hoje de um mandado de condução coercitiva. Ele prestou depoimento por cerca de quatro horas no aeroporto de Congonhas e depois foi liberado.

Em seu despacho, a ministra disse que o Supremo é, sim, o foro competente para dirimir conflitos de competência dessa natureza, mas afirmou que, no momento, não é possível afirmar que haja duplicidade nas investigações. "Afastadas eventuais situações teratológicas, em princípio ao encerramento das investigações, quando bem delineados e esclarecidos os fatos, é que possível identificar a existência de conteúdos conflitantes", disse. A magistrada destacou que o MP-SP e o Ministério Público Federal, em Curitiba, não reconhecem haver conflito nas apurações envolvendo o ex-presidente Lula e afirmou que "sob o ângulo objetivo, carece de plausibilidade a própria tese de que efetivamente configurado o conflito positivo de atribuições entre os Ministérios Públicos apontados na exordial".

"Reputo que os crimes em apuração no procedimento instaurado pelo Ministério Público Federal, aparentemente, não se confundem com o objeto da investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ainda que de qualquer modo interseccionados e que, no curso ambas as investigações, tenham sido suscitadas questões pertinentes aos mesmos imóveis, vislumbro contemplarem objetivos distintos", completou ela.


Justiça determina prisão de Cacique do Passo Liso, em Laranjeiras


Foto por: Divulgação

Conflitos agrários envolvendo indígenas e agricultores da comunidade de Boa Vista do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul, deverá ter novos desdobramentos nas próximas horas. A central de jornalismo do Diário Correio do Povo do Paraná obteve com exclusividade as imagens da prisão do cacique Cláudio Rufino. O mandado de prisão foi expedido pela justiça federal, de Guarapuava, cumprida pela 2ª Cia da PM, de Laranjeiras do Sul, ontem (3), por volta das 14 horas.

Rufino é acusado de ser o mentor da ação que resultou na depredação de algumas viaturas e agressões contra policiais. As famílias denunciam que não estão podendo ter acesso às lavouras para fazer a colheita do milho e soja. Que alguns indígenas estariam exigindo valores que variam de R$ 6 mil a R$ 8 mil, numa espécie de pedágios, para que os agricultores possam colher a safra de grãos.


Prosa Rural - Tratamento de agrotóxicos com o Sistema Biobed Brasil


Vai ao ar aos Sabados as 07:25 hrs pela radio nativa mix de Goioxim PR

Esta semana, o Prosa Rural vai falar sobre tratamento de agrotóxicos com o Sistema Biobed Brasil.

O Sistema Biobed Brasil é eficiente, de baixo custo, de estrutura simples e foi desenvolvido pelo pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, a partir do modelo Biobed utilizado na Suécia desde 1993.

O Biobed reproduz o modelo de atenuação que acontece livremente na natureza; a diferença é que no Biobed Brasil, existe uma situação criada para favorecer e acelerar esse processo.

O Biobed depende basicamente da atuação de fungos, que funcionam como agentes microbiológicos degradadores de resíduos de agrotóxicos.

Para saber mais detalhes sobre o Sistema Biobed Brasil, fique ligado no Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa.

Embrapa

Plamtão Policial do Dia 03 de Março LJS, Candói, Reserva do Iguaçu e Pinhão.


LARANJEIRAS DO SUL 01 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 3 mar. 16, por volta das 13h30min, durante patrulhamento nas proximidades do Parque Aquático, foi abordado uma pessoa e, após consulta operacional, constatou-se existir um mandado de prisão em seu desfavor. Diante do fato, o mesmo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guarapuava, haja visto que ser indígena.


CANDÓI 2 – ROUBO

No dia 03 Mar. 16, por volta das 19h, o motorista de uma empresa de bebidas relatou que, na estrada rural da localidade de Samambaia, foi abordado por quatro pessoas encapuzadas, que estavam em um veículo Celta preto quatro portas e deram voz de roubo. Relatou ainda que um dos indivíduos ficou ameaçando com um revólver enquanto dois subtrairam do interior da cabine do caminhão o cofre com uma quantia estimada de R$ 2.000,00 reais, boletos bancários, celulares dos funcionários e as carteiras contendo todos os documentos pessoais. Uma das vítimas relatou que foi agredido com tapas no rosto. O quarto elemento ficou dentro do carro, que após liberaram os mesmos e tomaram rumo desconhecido. A equipe realizou patrulhamento pela região mas não foi logrado êxito, diante dos fatos foram orientados quantos aos procedimentos cabíveis.


RESERVA DO UGUAÇU 3 – SEQUESTRO E CARCERE PRIVADO

No dia 03 Mar. 16, por volta das 18h30min, por solicitação no telefone de emergência, uma pessoa informava haver sido vitima de sequestro e que estava amarrada na mata na localidade de Barreiro. Deslocado até o local, foi localizado a vítima 21 anos, amarrada, além de ter a boca tapada por fita isolante. Libertado a vítima das amarras e solicitado apoio da equipe de plantão do posto de saúde para remoção até a unidade de saúde para atendimento médico. Já no destacamento policial militar a vítima informou que conseguiu se desvencilhar das amarras de uma das mãos, por isso conseguiu pedir socorro ao telefone emergência, relatou também que a pessoa que a sequestrou era um homem em uma moto preta. Orientada a vítima.


PINHÃO 3 – ROUBO

No dia 03 Mar. 16, por volta das 22h, uma pessoa entrou em contato via fone, informando à equipe que num estabelecimento comercial, 3 indivíduos encapuzados, sendo dois com armas de fogo, o renderam enquanto estava fechando o caixa e levaram R$ 1.538 reais em dinheiro, um celular marca Samsung S4 Galaxy mini e o seu veículo Fiat/Palio. A equipe iniciou patrulhamento e visualizou o veículo, iniciando acompanhamento tático pela PR 170 com apoio de equipes de Entre Rios e Guarapuava.

Conseguindo abordar o veículo, que veio a colidir em um barranco. Abordado e dado voz de prisão ao adolescente 16 anos, o qual estava com o dinheiro do roubo. Segundo o suspeito os outros dois indivíduos evadiram-se pela mata com as armas de fogo. Outra equipe continuou as buscas sendo apreendido 30 buchas de substância análoga a maconha (160 gramas) na residência do autor localizada em Guarapuava e, também na mata próximo da abordagem mais 924 reais e 45 centavos em dinheiro, um cheque de 235 reais, cartão de banco e um simulacro. Foi encaminhado o adolescente até casa hospitalar para atendimento devido a colisão do veículo com o barranco. Em seguida foi conduzido à DP local para os procedimentos cabíveis juntamente com os objetos, o dinheiro e o veículo.



Guarapuava, 04 de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc

PF deflagra 24ª Fase da Operação Lava Jato - Aletheia


04/03/2016

Curitiba/PR - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (04) a 24ª fase da Operação Lava Jato intitulada Operação Aletheia* para dar continuidade nas investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminosos revelado e relacionado a PETROBRAS S/A.

Cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva. As medidas estão sendo cumpridas no estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Discriminação dos Mandados:

Rio de Janeiro (Capital) – 2 mandados de Busca e Apreensão

Bahia (Salvador) – 5 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva

SP Capital – 18 mandados de Busca e Apreensão + 6 Conduções Coercitivas
SBC – 5 mandados de Busca e Apreensão + 2 Conduções Coercitivas
Guarujá – 1 mandados de Busca e Apreensão
Diadema – 1 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva
Santo André – 1 mandados de Busca e Apreensão
Manduri – 1 mandados de Busca e Apreensão
Atibaia – 2 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva

* A operação recebeu esse nome em referência a uma expressão grega que significa busca da verdade.

Entrevista Coletiva:

Data: hoje (04) as 10h.
Local: sede da Polícia Federal em Curitiba/PR.


Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná

quinta-feira, 3 de março de 2016

Exclusivo: L200 Trinton usada no assalto em Palmital acaba de ser encontrada pela PM.


A Policia Militar de Santa Maria do Oeste, recebeu ontem uma informação de que o veículo utilizado no assalto em Palmital estava abandonado em um matagal na área rural do município.

No dia 02 de março de 2016 às 17h00min, atendendo solicitação, a equipe Policial Militar de serviço foi deslocada até uma localidade da área rural, pois solicitante relatou que estava na localidade e que havia uma camioneta queimada em meio a uma mata fechada de difícil acesso.

No local foi constatada a veracidade do fato, sendo que se tratava do veículo camioneta Mitsubishi L200 Triton, placas NYM-0900, a qual estava totalmente queimada e tinha uma roda do pneu estepe e um CPU de computador no seu interior, também queimados.

Que esse veículo foi usado no roubo ao Banco Bradesco de Palmital, também foi encontrado na carroceria da camioneta 03 estojos, sendo dois CBC e 01 FLB .380 Auto, deflagrados, apreendidos.
O veículo foi guinchado, sendo encaminhado e entregue na DP de Palmital, com todos os objetos e os referidos estojos, para os devidos procedimentos. 

Fonte: www.joneifarias.com.br/ler.php?tipo=1&arquivo=2250

Candói: Veiculo Recuperado Cantagalo: Disparo de Arma de Fogo.


CANDÓI 04 - VEÍCULO RECUPERADO

No dia 02 Mar. 16, por volta das 13h, segundo denúncias anônimas de que haveria um veículo abandonado em um matagal na localidade de São Pedro. A equipe constatou que tratava-se de um veículo roubado em um estabelecimento comercial em data 20/02/2016, na localidade de Paz, sendo um Renault/Scenic preto. Feito recolhimento e entregue ao proprietário.


CANTAGALO 10 – DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 02 mar. 16, por volta das 22h46min, a equipe policial foi solicitada para deslocar no Bairro Schemin, onde uma senhora relatou que ouviu um estampido vindo de um matagal nos fundos da residência, sendo que logo em seguida constatou que a janela dos fundos da residência encontrava-se com um vidro quebrado e que ao lado da parede da cozinha encontrava-se um projétil de arma de fogo. Diante do fato a equipe policial deslocou até o local e efetuou buscas nas proximidades, porém sem êxito quanto a localização do autor.



Guarapuava, 03 de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc


Goioxim: Quatro Pessoas Armadas e Encapuzadas Roubam Estabelecimento


GOIOXIM 11 – ROUBO

No dia 02 mar. 16, por volta das 23h, a equipe policial deslocou até o Bairro Alto dos Milagres, num estabelecimento comercial, onde o solicitante relatou que chegaram naquele local quatro pessoas encapuzadas e armadas, deram voz de assalto e renderam o atendente, do qual roubaram a quantia de R$ 1.000,00 em notas diversas e ainda levaram do escritório um cofre, na fuga roubaram um veículo Fiat Strada, de propriedade do estabelecimento, levando o funcionário como refém. A equipe realizou patrulhamento pela rodovia, quando ônibus deu sinal de luz. Foi encontrado o refém liberado, que relatou que foi solto pelos assaltantes em uma estrada rural, realizado patrulhamento juntamente com outras equipes, porém até o momento sem obtenção de êxito em encontrar os autores.


Guarapuava, 03 de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc

Goioxim: CMEG Promove Tarde do Pastel Dia 05 de Março

Foto arquivo

O CMEG CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA DE GOIOXIM, PROMOVE,

TARDE DO PASTEL ,
SÁBADO DIA 05 DE MARÇO
A PARTIR DAS 16:00
LOCAL: PRAÇA CRITO REI

PASTEL, BEBIDA, MÚSICA E BRIGADEIRO

ORGANIZADORAS DO EVENTO:

DIRCELIA.....CONEXAO
GISELE .... MÓVEIS MARQUES
SOLANGE... LOJA REALCE
LEONE SALÃO.......
MARI TEREZINHA ... COLEGIO JOAO FERREIRA
DIRLENE PADILHA....... ESCOLA SANTANA
FABIANA RUARO.........ESCOLA MUNICIPAL
EDICLEIA KOSMENKO...

CONVIDADAS:

MARLEI... SECRETARIA DA ACEG
LEILA CAGNNI
KARINE PEDROSO
LEILA PEDROSO


O CEMEG CONVIDA A TODAS AS EMPRESARIA DE GOIOXIM PRA VIR PARTICIPAR DESTA AÇÃO, QUE TEM O OBJETIVO DE FORTALECER AS LIDERANÇAS DE GOIOXIM.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Cantagalo: Promotor Público estaria em risco


                     Dr. Vani Antonio Bueno, Dr. Diogo Araújo de Lima e Dr. Vitor Hugo Honesko.


Cantagalo, 02/03/2016 - 17:57:19 - Por Valdir Baltokoski (Texto e foto) - Tema: Segurança

Denúncia anônima relatou que um atentado ao Dr. Diogo de Araujo Lima estaria sendo planejado

Uma denúncia anônima informou ao GAECO - GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO – que estariam planejando um atentado contra o Promotor de Justiça de Cantagalo, Dr. Diogo Araújo de Lima.

Para dar apoio ao Dr. Diogo e, verificar na cidade, indícios de que está, efetivamente, sendo planejado um atentado contra a pessoa do Dr. Diogo, estiveram no Fórum de Cantagalo, na tarde de hoje (02), o Procurador de Justiça do Estado do Paraná e Coordenador de Segurança Institucional e Administrativa, Dr. Vani Antonio Bueno, representando o Procurador Geral de Justiça do Estado do Paraná, Dr. Gilberto Giacoia, e o Coordenador do Gaeco de Guarapuava, Dr. Vitor Hugo Honesko.

Não foi divulgado nenhum nome de suspeito por se tratar de uma denúncia anônima e todos os cuidados devem ser tomados na apuração.

Providencias foram e estão sendo tomadas quanto a segurança pessoal do Dr. Diogo, pois, como é de conhecimento geral, ele vem fazendo seu trabalho ao tomar providências enérgicas tentando evitar a impunidade, sobretudo na área de improbidade administrativa (corrupção) e “crimes de colarinho branco”. Ou seja, “estaria sendo ameaçado por estar sendo um bom promotor ao cumprir com a sua função”, como disse o Dr. Vitor Hugo.
  
Fonte; prcentrosul.com

Goioxim: Comemora Dia Internacional da Mulher


Horário de Saída
Comunidades
Motorista
11h30min
Saída do Pinhalzinho passando por Jacutinga e Cachoeira;

Seu Pedro
12h00min
Saída de Santa Clara passando pelo Rincão, Tuninhas, Cochos  e Lambedor;

Tião
11h30min
Saída do São José (Wagner)  passando por todas as comunidades;
Arzemiro
13h00min
Saída do Diamante;

Seu João
13h15min
Saída do Alto Alegre passando pelo Faxinal;

Paulo
12h00min
Saída do São Pedro passando pelo Santo Antoninho;

Neuton

Obs.: O transporte será gratuito.

Realização:
Secretaria Municipal de Assistência Social e

Prefeitura Municipal de Goioxim;


Angela Cras - Goioxim

Conselho de Ética aprova abertura de investigação contra Cunha


O Conselho de Ética, enfim, abriu investigação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na madrugada desta quarta-feira. A abertura da investigação acabou nas mãos do presidente José Carlos Araújo (PSD-BA), como previam aliados de Cunha, que chegaram a ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que ele votasse em caso de desempate. O ministro Luís Roberto Barroso, porém, negou o mandado de segurança. A admissibilidade do relatório do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que pede a continuidade das investigações contra o peemedebista, foi aprovada por 11 votos a 10.

O processo que pode levar à cassação de Cunha se arrastou ao longo de quatro meses - período recorde na história do colegiado - e foi alvo de duras manobras de aliados do peemedebista e até de intervenção da cúpula da Casa, que, de ofício, anulou a abertura de investigação anterior e destituiu o relator. Caso não haja novos recursos, abre-se prazo de dez dias para Eduardo Cunha apresentar defesa.

Fonte: veja.abril.com.br

Goioxim: Colégio Dr. João F. Neves Reunião de Pais Dia 04 de Março


Em nome do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves comunicamos que a reunião de pais foi transferida para sexta-feira dia 04/03/2016 no referido colégio, sendo que no período da manhã será as 08:00 horas e a tarde as 13:00 horas. Serão abordados assuntos de interesse de todos e para um bom andamento do ano letivo de 2016. Desde já agradecemos a sua participação.


Atenciosamente Direção e Equipe Pedagógica

terça-feira, 1 de março de 2016

Com a conclusão da fundação, começa a montagem da estrutura do Shopping Cidade dos Lagos




Mesmo com as chuvas da última semana, a movimentação continua intensa na obra do Shopping Cidade dos Lagos. O empreendimento, localizado entre a BR 277 e a PR 466, terá cerca de 48 mil metros quadrados de área construída. Nesta segunda-feira (29), chegaram caminhões transportando as estruturas em pré-moldado. “As equipes já finalizaram a fundação e agora estão utilizando esses pilares na montagem da estrutura da primeira fase do shopping”, explica o engenheiro da Cilla Empreendimentos Imobiliários, Clewerson Pereira.

Segundo o engenheiro, essa fase da obra vai se desenvolver rapidamente. “Em aproximadamente 60 dias, a estrutura estará montada e coberta”, afirma. As estruturas em pré-moldado para a segunda etapa já estão em processo de fabricação pela empresa Rotesma, de Chapecó, Santa Catarina. “Apesar de toda a chuva, as obras seguem o cronograma estabelecido”, finaliza o engenheiro.

O projeto do Shopping prevê 6 âncoras, 6 megalojas, 115 lojas satélites, 16 de alimentação, um restaurante, 4 salas de cinema, praça de eventos e games. Serão disponibilizadas 580 vagas de estacionamento cobertas e 1.150 descobertas, além de 200 vagas para motos, bicicletário e vestiário para ciclistas. 






Assessoria de Comunicação

Campus Laranjeiras do Sul promove palestra com Gaudêncio Frigotto


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul promove na próxima segunda-feira (07) a palestra “Desafios da educação pública no contexto do desenvolvimento regional: implicações no trabalho docente”, com o professor Gaudêncio Frigotto. O evento acontece no Cine Teatro Iguassu a partir das 19h.

A participação é aberta ao público em geral, especialmente aos professores de todas as áreas, das redes privada e pública – municipal e estadual. O evento é organizado pela Coordenação Acadêmica e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico do Campus Laranjeiras do Sul. Os participantes receberão certificados.

A coordenadora acadêmica do Campus, Katia Seganfredo, salienta que a participação no evento é totalmente gratuita. Ela ressalta também que “o professor Gaudêncio Frigotto problematiza a temática educação: questões voltadas desde a educação básica ao ensino superior, a relação educação e trabalho, educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia, além da educação e as relações de classe do capitalismo no Brasil”. De acordo com Kátia, trata-se de “uma oportunidade única para dialogarmos especialmente sobre a docência no contexto social e econômico atual”.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (42) 3635 0006.

Currículo do palestrante

Gaudêncio Frigotto é graduado em Filosofia e em Pedagogia, mestre em Administração de Sistemas Educacionais e doutor em Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador AI – Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi professor titular em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense, onde se aposentou. O docente tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Frigotto realiza pesquisas no Programa de Pós-graduação em políticas públicas e formação humana, da Faculdade de Educação da Uerj; é autor de diversos livros e artigos em revistas nacionais e internacionais, além de ser autor ou coautor de mais de 20 livros e 70 capítulos de livros. Além disso, o docente orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos.

Assessoria de Comunicação

Guarapuava sedia primeiro Encontro Regional do PSDB nesta quinta-feira


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, do PSDB, anuncia que Guarapuava sediará o primeiro Encontro Regional do partido deste ano nesta quinta-feira, 3 de março. Marcado para as 19h, o evento acontece no auditório da Faculdade Campo Real e é promovido em parceria com o ITV (Instituto Teotônio Vilela).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é debater assuntos como a nova legislação eleitoral e prazo de filiações, além de esclarecer dúvidas de militantes e simpatizantes sobre o processo eleitoral deste 2016.

“Deveremos ter a presença do Presidente Estadual do PSDB, Deputado Ademar Traiano, e do Presidente do ITV, Marcelo Richa. Começamos, com isso, a nos organizar para as eleições, fortalecendo o trabalho integrado com as lideranças regionais e os diretórios”, afirmou Carli.

Depois de Guarapuava, haverá Encontros Regionais em Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba.


Comunicação Bernardo Carli

Ocorrências Policiais em Prudentópolis, Turvo, Santa Maria do Oeste, Candói e Laranjal dia 29/02/16


PRUDENTÓPOLIS 01 – FURTO QUALIFICADO

No dia 29 fev. 16, por volta das 07h50min, compareceu à 4ª Cia o solicitante, o qual relatou que furtaram sua motocicleta, Honda Falcon, cinza, do seu estabelecimento comercial na Rodovia BR 277. Orientado quanto aos procedimentos.

TURVO 02 – VIOLAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMÁTICA

No dia 29 fev. 16, Por volta das 13h 11min, compareceu no Destacamento Policial Militar de Turvo o solicitante, o qual passou a relatar que atualmente exerce a função de operador de sistemas junto a Secretaria Municipal de Saúde e que nesta data ao chegar para exercer suas funções laborais, ao ligar os computadores da pasta, notou que os sistema operacional que gerencia estava corrompido, e que havia sido invadido por “ hackers ”. Por fim, relatou que os trabalhos estão sendo executados manualmente até a solução dos problemas ora relatados.


SANTA MARIA DO OESTE 03 - CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 29 fev. 16, por volta de 14h30min, por solicitação foi deslocado até o Centro onde, segundo o solicitante, havia uma pessoa que estava evadida do sistema prisional. Sendo abordado o mesmo e constatado através do sistema operacional que 39 anos estava com mandado de prisão em seu desfavor. Foi dado voz de prisão ao mesmo e conduzido até a 45ª DRP de Pitanga, para o fiel cumprimento do mandado.


CANDÓI 04 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO ACESSÓRIO E MUNIÇÕES

No dia 29 fev. 16, por volta das 09h, compareceu ao DPM, o solicitante informando que uma pessoa conhecida havia furtado sua residência na data de 25/02/2016. A equipe em patrulhamento, avistou a pessoa, o qual em conversa com a equipe confessou que havia efetuado o furto. Deslocado até a residência do mesmo e com autorização, foi realizado buscas e encontrado uma Espingarda .32 com 6 munições intactas e 4 munições deflagradas e alguns objetos que não soube informar a procedência. Informou ainda que furtou da residência uma Espingarda .36, e uma carabina de pressão 5.5 e uma sanfona.

Que a sanfona teria escondido em um matagal no interior do município de Candói e as duas carabinas teria vendido para uma pessoa, que reside no município de Pinhão. A equipe deslocou até o município de Pinhão, mais o suspeito não encontrava-se na residência, em contato com a esposa desse, a qual informou que um rapaz que ela não conhecia foi até a sua residência e deixou duas espingardas as quais foi entregue à equipe. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao meliante e deslocado até a 14ª SDP com os objetos e as armas de fogo para os procedimentos cabíveis.


LARANJAL 05 – RECEPTAÇÃO

No dia 29 fev. 16, por volta das 21h35min, compareceu no DPM o solicitante, o qual relatou que havia sido furtado sua motocicleta, porém, o mesmo reconheceu a moto que estava em posse da pessoa de 18 anos. Diante dos fatos ambos foram encaminhados a Delegacia de Policia Civil de Palmital para procedimentos cabíveis ao fato.


Guarapuava, 1º de Março de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Goioxim: CEEBJA Informe de Matricula


INFORMATIVO DE MATRÍCULA

Comunicamos aos alunos interessados em ingressar ao CEEBJA, que ás pré­ matrículas serão somente no dia 01 de março de 2016, ás 20 horas no COLÉGIO ESTADUAL DR. JOÃO FERREIRA NEVES. Os alunos deverão comparecer no Colégio neste dia com toda a documentação necessária para a matrícula. Os alunos menores de 18 anos deverão vir acompanhados dos responsáveis. A data provável de início das aulas será dia 14 de março. ­Idade mínima para matrícula: Ensino Fundamental II­ 15 anos ­Ensino Médio: 18 anos

Documentação para matrícula: (Para quem não é aluno do Ceebja Guarapuava) Original e fotocópia: ­Histórico Escolar; Fotocópia: ­Carteira de Identidade; ­Certidão de Nascimento ou Casamento; ­Título de Eleitor; ­Cadastro de Pessoa Física(CPF); ­Certidão Militar ­2 fotos 3x4; ­Comprovante de Endereço (Sanepar ou Copel)