Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Polícia Federal deflagra 3ª fase da Operação Zelotes


Brasília/DF – A Polícia Federal realiza hoje, 8, a 3ª fase da Operação Zelotes, no total estão sendo cumpridos pelos policiais 7 mandados de busca e apreensão, 5 deles em Brasília/DF, além de outros 2 no Rio de Janeiro. As medidas judiciais foram concedidas pela 10ª Vara Criminal Federal do DF. As ações de hoje são fruto da primeira análise do material apreendido na deflagração da Operação Zelotes, em 26 de março de 2015. Nos documentos apreendidos à época foram identificados novos indícios de apontam para a participação de outro Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Humanos (CARF), além de escritórios de advocacia ligados a ele.

Durante os quase 7 meses de investigação em andamento Superintendência da Polícia Federal no DF, visando apurar a prática dos crimes de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, ocorrida em decorrência de negociações escusas realizadas em processo administrativos de interesse CARF, ficou comprovado que Conselheiros e funcionários do desse órgão defendiam interesses privados, em detrimento da União, e ainda, valendo-se de informações privilegiados, realizavam captação de clientes através de “escritórios de assessoria, consultoria ou advocacia”, que ofereciam “serviços e facilidades” em julgamentos dentro do CARF.

OPERAÇÃO ZELOTES

A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março deste ano. Naquele dia, 180 policiais federais cumpriram 41 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará e no Distrito Federal.

Os crimes investigados são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro. As fraudes apuradas pela PF junto ao CARF/ Receita Federal e já somam prejuízos de, pelo menos, R$ 5,7 bilhões aos cofres públicos.





Comunicação Social da Polícia Federal 
www.dpf.gov.br

Marquinho: Homem Com Mandado Judicial foi Preso Enquanto Cortava Pedra


MARQUINHO – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 07 Out. 15, por volta das 16h30min, a equipe de serviço deslocou até a localidade de Rio Bonito, para prestar cumprimento ao Mandado de Prisão, em desfavor de um senhor, o qual segundo informações estaria trabalhando no corte de pedras em uma propriedade rural. No local o mesmo foi localizado, sendo dada voz de prisão e conduzido até a 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, para as providencias cabíveis.


Guarapuava, 08 de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Campina do Simão: Comemorou XIX Aniversário no Dia 04-10-15

1ª,2ª e 3ª Garota Campina do Simão 2015


CONFIRA AS FOTOS DO XIX ANIVERSÁRIO DE CAMPINA DO SIMÃO. DOMINGO DIA 04 DE OUTUBRO. FESTIVIDADES , SHOW, SORTEIO E ENCERRAMENTO.

Fotos: Aniversário de Campina do Simão - 19 anos 


Fotos:Mega Fest 

Governadores querem mudanças na dívida e regularização dos repasses


Governadores querem mudanças
na dívida e regularização dos repasses


REUNIDOS EM CURITIBA, OS GOVERNADORES DO PARANÁ, RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E MATO GROSSO DO SUL anunciaram que irão encaminhar à presidente Dilma Rousseff questões essenciais para melhorar a situação dos Estados. A pauta da audiência incluirá, ainda, antecipação do novo indexador das dívidas e a retomada do ... leia mais »


AEN

Governador entrega, nesta quinta-feira, em Reserva do Iguaçu, no Centro-sul do Estado, documentação de terra para 302 pequenos produtores e vistoria obras na PR-459


O governador Beto Richa vai entregar nesta quinta-feira, às duas horas da tarde, em Reserva do Iguaçu, no Centro- Sul do Paraná, a documentação técnica de imóveis de 302 famílias de pequenos produtores rurais. As famílias ocupam terras particulares que precisam de regularização e, com essa documentação técnica, elas vão poder entrar com processo de usucapião coletivo rural, para obtenção do título definitivo das propriedades. Além disso, com a documentação, eles vão ter acesso às políticas públicas e a crédito rural. A entrega vai ser no Parque dos Tropeiros. Depois, o governador vai vistoriar as obras de pavimentação da PR-459, entre Reserva do Iguaçu e Pinhão.



Secretaria de Comunicação Social

Reserva do Iguaçu: conquista o terceiro lugar na Copa Cidade, em Palmas

Foto por assessoria

A equipe masculina sub 17 de Reserva do Iguaçu ficou entre as três melhores da I Copa Cidade Ollé Sports Futsal, realizada no último fim de semana na cidade de Palmas. O terceiro lugar veio em grande estilo, com uma goleada de 9 a 1 sobre Clevelândia.

Estilo ofensivo

A estreia de Reserva do Iguaçu na competição foi na última sexta (2), quando os reservenses enfrentaram a equipe da casa e acabaram perdendo por 4 a 2. A primeira vitória veio somente no sábado (3) contra Mariópolis/RP Info Sistemas, pelo placar de 6 a 3.

No mesmo dia, RI goleou por 7 a 3 Coronel Domingos Soares, conquistando vaga para as semifinais. Mas no domingo (04), os reservenses acabaram perdendo nos pênaltis para Flor da Serra, ficando de fora da grande decisão.

Como premiação, a equipe recebeu troféu, medalha e uniforme completo. O time ainda foi destaque com melhor ataque da competição. Carlos Daniel Werzel foi premiado como artilheiro e Carlos Eduardo Vasconcelos vice-artilheiro.

Soltaram o grito

Outro destaque do fim de semana foi as equipes sub 11 e sub 13, que comandadas pelo professor de educação física, Thyago Arnoldo, foram campeãs de um torneio de futsal na cidade de Mangueirinha.



Via: www.jcorreiodopovo.com.br

Campina do Simão: Prefeito Miranda fez a entrega de mais um veículo


Prefeito Miranda fez a entrega de mais um veículo para Campina do Simão
Administração municipal adquire através do recurso Família Paranaense, um veículo para atender os serviços da política pública da Assistência Social de Campina do Simão.


Palmital: Motorista de Trasnporte Escolar com CNH Adulterada

Foto ilustrativa

PALMITAL – FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO

No dia 06 Out. 15, por volta das 20h10min, policiais militares em patrulhamento pela localidade de Arroio Moreira, abordaram o veículo ônibus VW/15.190 EOD, condutor 34 anos, o qual exerce a função de motorista do transporte escolar, o mesmo apresentou um documento de CNH adulterado no campo foto, (colada uma outra foto sobre a original), e no campo categoria, sendo que a categoria original seria “D” e no documento apresentado constava “AD”. Diante do fato foi feita a entrega do veículo ao responsável, apreendido o referido documento e entregue juntamente com o autor na Delegacia de Polícia Civil local para as devidas providências.



Guarapuava, 07 de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Goioxim: Show ao Vivo Com Marcos Antônio & Leonan Sexta dia 09


NESTA SEXTA FEIRA DIA 09/10 SOM AO VIVO NO RESTAURANTE DO FRANÇA COM A PRESENÇA DA DUPLA MARCOS ANTÔNIO & LEONAN, AS 20:30 hrs. MUITAS MÚSICAS SERTANEJA UNIVERSITARIA BEBIDAS SUCOS NATURAIS PIZZAS E PORÇÕES CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.


Goioxim: CRAS Aviso Importante


AVISO IMPORTANTE

A Equipe Técnica do CRAS lembra a todos os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, QUE NO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2015, NÃO HAVERÁ O ENCONTRO SEMANAL DOS IDOSOS COMO DE COSTUME. Esperamos vocês na próxima semana, dia 16 de outubro de 2015.

Atenciosamente
Equipe Técnica do CRAS

Prosa Rural - O uso de cisternas para produção animal

Foto ilustrativa


Outubro/2015 - 1ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

O programa desta semana vai falar sobre o uso de cisternas para produção animal. A captação e o armazenamento da água de chuva é uma ótima alternativa para diminuir os problemas causados por estiagens severas em algumas épocas do ano na criação de animais. Calhas são instaladas nos telhados e coberturas de estruturas previamente preparadas. A água é canalizada para cisternas, passando por filtros.

Também é importante considerar a qualidade da água. As boas práticas de captação e armazenamento de água da chuva, normalmente são baseadas na "engenharia do bom senso", ao invés de contar com uma real avaliação dos riscos à saúde. O pesquisador Alexandre Matthiensen e o técnico Levino José Bassi, da Embrapa Suínos e Aves apresentam detalhes dessa tecnologia. Não perca o Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa.


Embrapa

MST volta a bloquear duas rodovias no Paraná


BR-277 no entroncamento com a BR-473, em Nova Laranjeiras, na região Centro-Sul do Estado, foi novamente totalmente bloqueada a zero hora desta teça-feira (6). A BR-158, em Rio Bonito do Iguaçu, também voltou a ser bloqueada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A interdição interrompe a ligação da região Sul do Paraná. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A coordenação regional do movimento divulgou nota sobre as reivindicações. O primeiro item da pauta é o assentamento, até o final do ano, de todas as famílias acampadas na região. O MST cobra que as áreas da empresa Araupel sejam destinadas imediatamente para os assentamentos. A nota diz ainda que o movimento vai dar um prazo, a partir de hoje, para a empresa retirar a madeira da área e não quer mais o plantio de pinus.



 Bem Paraná

Reserva do Iguaçu: Homem Morto a Golpes de Foice por Vingança


 RESERVA DO IGUAÇU – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 05 Out. 15, por volta das 16h30min, a equipe recebeu uma ligação, onde segundo a solicitante uma pessoa teria agredido outra com uma foice. Em deslocamento para o local a equipe abordou um casal em atitude suspeita, onde ambos confessaram a equipe que teria sido o filho o autor da agressão e o mesmo teria se evadido. No local, a pessoa já se encontrava em óbito.

Diante da situação foi pedido apoio a equipe do DPM de Segredo para ajudar no isolamento do local, foi feito o acionamento da Polícia Científica e do IML de Guarapuava. Com a chegada da equipe de apoio, a equipe deslocou para a residência do possível autor. Na residência a pessoa se encontrava na frente da mesma e a foice estava encostada na parede da residência, após ser feita a abordagem o mesmo confessou o crime, relatando a equipe que teria sido por motivo de vingança. Sendo assim, foi encaminhado o autor do fato juntamente com sua mãe e padrasto para a 14ª SDP, para ser realizado os procedimentos cabíveis.


LARANJAL – FURTO E RECEPTAÇÃO

No dia 05 Out. 15, por volta das 11h10min, compareceu no DPM o solicitante, relatando que através de informações de terceiros conseguiu recuperar sua motocicleta HONDA, CG Titan de cor Vermelha, que foi furtada em data de 23/09/2015, na localidade de Comil, Zona Rural de Palmital. A pessoa 20 anos que estava de posse da motocicleta, negou o furto, relatando que havia comprado de um adolescente 16 anos, residente na localidade de Rio das Ervas.

A equipe deslocou até a residência do menor o qual após ser localizado, confessou a autoria do furto. Diante do exposto os envolvidos, foram conduzidos até Delegacia de Polícia Civil de Palmital, juntamente com a motocicleta, ficando ambos a disposição da autoridade judiciária.



Guarapuava, 06 de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Goioxim: Edital de Divulgação das Notas


Prefeitura Municipal de Goioxim - PR CARGOS DISPONÍVEIS !

TURVENSE É MORTO A TIROS NAS MARGENS DA PR 466 PRÓXIMO A GUARAPUAVA.


Levino Riva, de 65 anos. morador de Turvo, foi morto a tiros na manhã de hoje (05), as margens da BR 466, próximo a Araupel a cerca de um quilômetro da Policia Rodoviária Estadual em Guarapuava. O corpo de Levino foi encaminhado ao IML de Guarapuava. A Policia Civil irá investigar o caso. 



Com informações e foto de Marcio Mello da TV Humaitá.
Via blog do eloi

Goioxim: Eleitos Novos Membros do Conselho Tutelar


Goioxim: Eleição dos Novos Membros do Conselho Tutelar aconteceu no Dia de ontem, 04-10-2015, votação tranquila das oito da manha as dezessete horas

Relação de eleitos e suplentes da eleição do conselho tutelar 2015

CLASSIFICAÇÃO
CANDIDATO
VOTAÇÃO
VALDERAN PEDROSO
503
SOLANGE DE OLIVEIRA LARA
282
GIZELE MARCONDES CARNEIRO
276
MARIA ESMELINDA MARCONDES
188
TIAGO DE MATOS
181
MARIALBA NEZI
168
PRISCILA DUTRA
164
ELAINE Apª ROTHERMEL
155
MARIA DA GLÓRIA MATOS
151
10º
PATRICIA NOLLA SANTANA
147
11º
IZAIRA PEREIRA PIRES
120
12º
MARIA DA LUZ FERREIRA
119
13º
JOSÉLIA GUTERVIL SANTANA
107
14º
GENELCI MEIRA DA ROCHA
61


*Destacados em VERDE são os eleitos, destacados em AZUL são suplentes.
*Todos são suplentes, respeitando a ordem de número de votos.


Valderan Pedroso 1º Colocado


                                                              Solange de Oliveira Lara 2ª Colocada

Gizele Marcondes Carneiro 3ª Colocada

Maria Esmelinda 4ª Colocada


Tiago de Matos 5º Colocado



Comunicação Social PM de Goioxim

Goioxim: Resultado da Semifinal do Campeonato Municipal de Futsal


Campeonato Mun. de Futsal Semi Final será disputada no dia 04/10/15. No ginásio Municipal de Esportes.

17:00
FEMININO – ESTILO LIVRE 01 X 02 CAVACO

17:30
MASCULINO – A. DE MADRI 02 X 07 AGUA FRIA

18:10
FEMININO – ADC REFLORESTAMENTO 02 X 00 VEÍCULOS GUTERVIL

18:40
MASCULINO – MOVEIS MARQUES 08 X 06 DAIA MODAS


Goioxim: Embriaguez ao Volante


GOIOXIM – EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

No dia 04 out. 15, por volta das 19h50min, em patrulhamento a equipe avistou o veículo VW Logus, de cor vermelha, em atitude suspeita, ao ser dado voz de abordagem, o condutor desobedeceu e empreendeu fuga, se evadindo em alta velocidade em direção. Sendo que logo adiante, foi avistado o referido veículo havia saído da via, ficando preso na margem da mesma e seu condutor que estava se embrenhando na mata. Abordado e identificado o condutor, o qual em consulta ao sistema SESP Intranet foi verificado que o mesmo não possui CNH, e os dois passageiros, todos em visível estado de embriaguez.

Todos foram conduzidos até o Destacamento PM para confecção da documentação, sendo que no DPM, ao ser indagado o condutor se estava de acordo em realizar o teste etilométrico, este disse que não, confeccionado então o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora. O veículo que não constava débitos, foi liberado para a Proprietária. O condutor foi entregue na Delegacia de Goioxim e, confeccionadas as notificações pertinentes conforme CTB, e passageiro liberados no DPM.



Guarapuava, 05 de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

Reserva do Iguaçu: Preso 2 Individuos Autor de Roubo a Residencia


RESERVA DO IGUAÇU 06 – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO / PRISÃO DOS ENVOLVIDOS NO ROUBO

No dia 02 Out. 15, por volta das 17h, em continuação a ocorrência de Roubo ocorrido na cidade de Reserva do Iguaçu, uma equipe do Choque continuou nas diligencias em patrulhamento na BR 277, sendo visualizado dois indivíduos em atitude suspeita caminhando as margens da rodovia sendo imediato feita abordagem, e foi identificado os mesmos sendo 18 anos, o qual portava um revolver em sua cintura e 21 anos, que após a identificação, confessou ter participado do roubo ocorrido no município de Reserva de Iguaçu. Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados até a delegacia de Pinhão para realização dos procedimentos legais cabíveis.


Guarapuava, 05 de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

Virmond: 2° Etapa do Programa Prefeitura em Ação foi realizada na Ultima sexta feira


Foi realizada na ultima sexta feira dia 02 de outubro a 2° etapa do Programa Prefeitura em ação na comunidade de Lagoa Bonita juntamente com a comunidade da Linha Santo Antonio, objetivo é aproximar a população ao poder executivo possibilitando que os moradores dos locais contempladas possam fazer suas reivindicações e apontar as prioridades de cada localidade em todos os setores administrativo.

A Prefeita Lenita Miervza avalia como positivo o programa Prefeitura em Ação e destaca a grande população que se fez presente na noite desta sexta feira. Ela também agradeceu a parceria e o apoio de todos os secretários, vereadores e servidores públicos.

Após a reunião foi servido um jantar para todos os presentes no pavilhão da comunidade São Miguel.


Elesandro Simione

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Copa Amocentro de Futsal começa neste sábado em Nova Tebas.


AMOCENTRO - Associação dos Municípios do Centro do Paraná, Presidente: Heloisa Ivaszek Jensen, Prefeita Municipal de Nova Tebas.

Municípios Integrantes: Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador, Santa Maria D`Oeste e Turvo.
Equipe/Cândido de Abreu campeão 2014.

Equipe/Manoel Ribas campeã 2014.

Copa Amocentro de Futsal 2015, categoria feminina e masculina, começa neste sábado em Nova Tebas – PR com a metade do número de equipes que participaram no ano passado.
Em 2014, 15 equipes masc. e 06 fem. Iniciaram a competição. Ficando campeão na categoria masc. a equipe de Cândido de Abreu e no fem. Manoel Ribas.


Nesse ano de 2015, apenas 07 equipes masc e 05 fem, participam da competição.

Grupo A Mac. Cândido de Abreu, Pitanga e Manoel Ribas.

Grupo B. Nova Tebas, Palmital, Goioxim e Altamira.

Grupo (único) Fem.

Nova Tebas, Palmital, Goioxim, Altamira e Manoel Ribas.


DIA: 03/10/2015 – SÁBADO - LOCAL: NOVA TEBAS GINÁSIO INÁCIO BORGET


17h30min. Fem. Nova Tebas x Manoel ribas

18h30min. Fem. Palmital x Altamira
19h30min. Masc. Palmital x Altamira
20h30min. Nova Tebas x Goioxim
21h30min. Nova Tebas x Goioxim



Fonte: www.blogdoeloi.com.br

Temporais ganham força entre Caxias do Sul, Nova Prata e Passo Fundo, RS


Temporais ganham força entre Caxias do Sul, Nova Prata e Passo Fundo, RS

O deslocamento de um novo sistema frontal sobre o Rio Grande do Sul atrelado ao grande aporte de ar quente que chega da Amazônia forma uma linha de instabilidade (LI) neste início de tarde de sexta-feira (02) na metade norte gaúcha.
Os radares meteorológicos operados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) detectaram às 13h45min (Brasília), taxas mais elevadas de refletividade, o que pode indicar a ocorrência de tempo mais severo, principalmente entre Caxias do Sul, Nova Prata e Passo Fundo, entre o nordeste e o norte gaúcho e com deslocamento para o meio-oeste, oeste e sul de Santa Catarina.



(Crédito das imagens: Reprodução/Decea/Redemet)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

O portal De Olho No Tempo Meteorologia não realiza previsão de tempo ou expede aviso meteorológico. Para tal conteúdo acesse os órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, Cptec/Inpe ou Inmet.
Em situação de risco eminente em sua região contate a Defesa Civil pelo telefone 199.

De Olho No Tempo Meteorologia.

Virmond: Eleição dos Membros do Conselho Tutelar


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS
DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
VIRMOND – PARANÁ

04/10/2015 – ELEIÇÃO DOS MEMBROS QUE IRÃO COMPOR O CONSELHO TUTELAR.

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE KRYGIER

08:00 HORAS – INÍCIO DA VOTAÇAO

17:00 HORAS – TÉRMINO DA VOTAÇAO E INÍCIO DA APURAÇÃO.


CANDIDATO (A)


01 - VALDETE NOVITSKI ZANROSSO

02 - AMILSON ORZECHOVSKI

03 - MARTINHA WILCHAK

04 - JANAINA LONGEM

05 - MARLI JOSEFA KOKUZICK

06 - VANDA MARIA DE VARGAS

07 - ELISIANE LUIZA HAMMES

08 - MARIA MIZERSKI

09 - JANETE SVARTZ

10 - OLINDA REFISKI KOKOGISKI

11 - JARDELINA MINSKI

Goioxim: Individuo Acompanhado de uma Adolescente Apavoram em Via Publica e a Policia Acalma os Animos

Foto ilustrativa

GOIOXIM  – FORNECER PRODUTOS DE DEPENDÊNCIA FÍSICA, QUÍMICA / DESOBEDIÊNCIA / RESISTÊNCIA / AMEAÇA

No dia 1º out. 15, policiais militares receberam solicitação anônima de que uma pessoa estaria na rua ameaçando as pessoas em via pública. No local a equipe observou um indivíduo estava no meio da via pública gritando, e que uma adolescente o acompanhava, com uma lata de cerveja em mãos.

Quando avistados pela equipe ele tomou a lata das mãos da jovem e jogou no mato. Dada voz de abordagem ao mesmo, que não acatou e recusou-se a se posicionar para abordagem, sendo que o mesmo tentou empreender fuga. Por esta razão foi necessária utilização de força moderada para imobilizá-lo. Deslocado até o DPM e identificado as pessoas com 25 anos e 17 anos.

A equipe verificou que a mesma estava consumindo bebida alcoólica, foi acionado o Conselho Tutelar. A menor foi entregue ao conselho Tutelar para ser encaminhada a Guarapuava até seus pais. A equipe fez a entrega do abordado, e de um celular o qual encontrava-se em sua posse, e que apresentava várias fotos com apologia a drogas (maconha), na Delegacia de Goioxim.


Guarapuava, 1º de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

Reserva do Iguaçu: Dois Individuos Roubam Residência abandonam Carro e Fogem a Pé

Foto ilustrativa

RESERVA DO IGUAÇU  – ROUBO EM RESERVA DO IGUAÇU

No dia 1º out. 15, por volta das 20h45min, policiais militares deslocaram para dar atendimento ao solicitante, onde relatou que a porta de sua residência estava aberta e dois indivíduos adentraram, um com uma arma de fogo, renderam a família e passaram a revirar a casa em busca de arma de fogo e dinheiro, os autores levaram a quantia de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) em espécie, um fação e após trancarem a família no banheiro, se evadiram no veículo da vítima, GM/Prisma. Foi repassado o fato aos Destacamentos vizinhos.

À 1h40min, uma equipe deparou-se com referido veículo que trafegava pela BR-277 sentido Guarapuava, a equipe então realizou acompanhamento, os ocupantes percebendo que estavam sendo acompanhados, abandonaram o veículo às margens da rodovia e embrenharam-se na mata. Foram realizadas buscas pelo local porém, devido a densidade do mato, até o momento os autores não foram localizados, o veículo foi removido até o DPM de Reserva do Iguaçu, para ser entregue na DP de Pinhão.


Guarapuava, 1º de outubro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cantagalo: Terá Escolha dos Novos Membros do Conselho Tutelar em dois Locais de votação Centro e Cavaco


À Comunidade de Cavaco e região; Nesse dia 04 de outubro será realizado o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de todos os municípios brasileiros para atuarem de 10/01/2016 a 10/01/2020. O voto não é obrigatório, porém, a participação dos eleitores devidamente cadastrados na Justiça Eleitoral é fundamental para valorizarmos o processo democrático.

No município de Cantagalo teremos dois locais de votação, sendo a Escola Municipal Vereador Francisco dos Santos Leal, no centro, e a Escola Estadual de Campo de Cavaco, no Distrito de Cavaco. Para votar, os eleitores devem comparecer nos locais de votação portando um documento de identificação com foto e o título de eleitor. A votação terá inicio as 08h00min. e encerrará as 17h00min. Ao votar, o eleitor pode escolher de um até cinco candidatos ou candidatas, marcando de qualquer forma o interior do quadrinho ao lado do nome. 

O voto será considerado nulo nas seguintes condições: - Marcar mais de cinco candidatos; - Marcar ou escrever, de qualquer forma, fora do quadrado; - Rasgar ou rasurar a cédula; No COLÉGIO ESTADUAL DE CAMPO DE CAVACO estarão instaladas duas urnas para os eleitores que votam nas seguintes seções e locais: SEÇÃO 165 Colégio Estadual de Cavaco SEÇÃO 166 Colégio Estadual de Cavaco SEÇÃO 167 Colégio Estadual de Cavaco SEÇÃO 169 Pavilhão da Comunidade do Rio Visita SEÇÃO 176 Pavilhão da Comunidade do Juquiá de Cima SEÇÃO 183 Pavilhão da Comunidade São Paulo Apóstolo Linha Nova SEÇÃO 194 COMUNIDADE SANTO ANTONIO Os eleitores dessas seções votam no COLÉGIO ESTADUAL DE CAMPO DE CAVACO. Agradecemos a colaboração na divulgação à comunidade e a participação de todos os eleitores cantagalenses nesse dia 04 de outubro. Sem mais, coloco-me à disposição. Atenciosamente Valdir Baltokoski Presidente do CMDCA do Município de Cantagalo e da Comissão Eleitoral.

Governo vai cortar Programa Farmácia Popular e tirar dinheiro de UPAs e Samu


A fonte secou e, em 2016, não haverá dinheiro suficiente para manter importantes serviços gratuitos de saúde no país: o programa Farmácia Popular e os procedimentos de alta e média complexidades. O Ministério da Saúde vai acabar, já no início de 2016, com o “Aqui tem Farmácia Popular” — uma parceria com grandes redes de drogarias, que oferece descontos de até 90% em remédios. Além disso, avisou que, no último trimestre do ano que vem, não terá mais dinheiro para fazer repasses a estados e municípios.

Na prática, a União terá verbas para repassar às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) somente até setembro. O corte de R$ 3,8 bilhões afetará ainda cirurgias eletivas, internações, hemodiálises — em centros médicos conveniados ao Serviço Único de Saúde (SUS), hospitais universitários e unidades da Santa Casa.

No caso do Farmácia Popular, apenas as 460 unidades próprias do governo, que distribuem remédios de graça, serão mantidas. Neste caso, o corte será de R$578 milhões. O programa foi criado em 2006 para a compra de remédios contra colesterol, Parkinson, diabetes, glaucoma e osteoporose, além de anticoncepcional.

O corte do governo federal se materializou na proposta de Orçamento enviada ao Congresso Nacional. Mas o Executivo aposta em emendas parlamentares para tentar recompor, em parte, o rombo na Saúde. A ideia é pretende pressionar os parlamentares a aprovar a medida que destinaria ao setor recursos oriundos do DPVAT (reservados para pagar indenizações em casos de acidentes de trânsito).

Por enquanto, foram preservados os gastos com a compra de vacinas e medicamentos. Até 2015, o total destinado à Saúde era equivalente ao que foi desembolsado no ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB), isto é, R$ 103,7 bilhões. Agora, o governo terá de reservar 13,5% das receitas correntes líquidas, ou seja, R$ 100,2 bilhões.



extra.globo.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Paraná terá R$ 6,8 bilhões para investir em 2016


Publicado em 30/09/2015 13:00

O governador Beto Richa foi à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30) para entregar, pessoalmente, ao presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, os projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 e do Plano Plurianual (PPA) para o período 2016 a 2019. Junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada ainda no primeiro semestre, a LOA e PPA formam o orçamento público estadual, de acordo com o artigo 165 da Constituição Federal.

Em tom otimista, Richa afirmou que o Estado iniciará o próximo ano em condições de fazer investimentos importantes, enquanto a grande maioria dos estados ainda estará promovendo ajustes em razão da crise econômica nacional. O orçamento prevê R$6,8 bilhões para investimento. “Enquanto alguns estão entrando na crise, atrasando salários, o Paraná dá exemplo retomando os investimentos e as obras. O Paraná hoje é exemplo de gestão para o Brasil”, disse o governador.... leia mais »




AEN

Virmond Grupo da Terceira Idade visita Aparecida do Norte



Muitas orações, mas também passeios e as famosas “comprinhas” fizeram parte do roteiro dos integrantes do Clube da 3° idade de Virmond Viver Bem (Centro de Convivência do Idoso) da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Virmond, no último dia 27, 28 e 29. O grupo viajou à passeio para a cidade de Aparecida do Norte (SP), considerada a “Capital da Fé” no Brasil.

O grupo da Terceira Idade saiu de Virmond por volta das 8 horas da manhã de domingo e retornaram no dia 29 às 7 horas. Na ocasião os idosos passearam pela Basílica, assistiram a missas e outras celebrações religiosas durante todos os dias. Aproveitaram também para fazer compras nas “ferinhas” e almoçar, sempre com muita alegria e animação alem de fazerem turismo na cidade de Guaratinguetá na Igreja do Frei Galvão e no Porto do rio Paraíba onde a imagem de Nossa senhora Aparecida Foi Encontrada. A Viagem foi um presente para os Idosos de Virmond em Comemoração ao dia do Idoso comemorado no ultimo da 27 de setembro.

Acompanharam também essa Viagem de fé do Grupo da 3° idade o Vice Prefeito Fernandes Luis Passarin e da Prefeita Lenita Miervza.


Elesandro Simione

TCU vai julgar as 'pedaladas' na próxima semana


(Heitor Feitosa/VEJA)
Processo no Tribunal de Contas avalia as contas do governo referentes a 2014
O processo sobre as contas do governo Dilma Rousseff em 2014 será julgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na semana que vem. A decisão, confirmada pela assessoria de imprensa da corte de contas, foi tomada pelos ministros em sessão plenária nesta quarta-feira. O dia exato, porém, não foi informado.

As sessões do tribunal ocorrem tradicionalmente às quartas-feiras, mas uma sessão extraordinária pode ser convocada no período da manhã do dia 7, hipótese mais provável, ou em outro dia da semana. A data exata deve ser divulgada até esta sexta-feira, dia 2.

Entre as principais acusações a Dilma estão as chamadas "pedaladas fiscais" e a liberação de créditos orçamentários sem a aprovação do Congresso. A defesa do governo nega irregularidades, alegando que a prática já existia em anos anteriores. No dia 17 de junho, o TCU havia dado um prazo de trinta dias para o governo explicar as treze irregularidades encontradas pelos técnicos do tribunal. As explicações foram entregues em 22 de julho.

Após a inclusão de dois novos fatos, em agosto, o governo acabou ganhando um fôlego extra para explicar pontos adicionais. No dia 11 de setembro, o relator do processo, Augusto Nardes, recebeu novas explicações em um documento que soma mais de 2.000 páginas.

Via abril.veja.com.br

Setembro Amarelo – Prevenção do suicídio ganha destaque durante o mês no município de Virmond



 
No decorrer do mês de setembro, a campanha” Setembro Amarelo” teve diversas ações articuladas pela equipe do NASF a fim de divulgar informações sobre o suicídio e em favor da vida.
O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo da organização é dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população.

Entre os fatores de risco associados com o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões como isolamento social, desemprego; questões psicológicas, como perdas recentes, dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e câncer.
Sinais no cotidiano podem mostrar à família que a pessoa planeja ou pensa na possiblidade de suicídio. 

A maioria das pessoas com ideias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre “querer morrer”, “sentimento de não valer pra nada”, e assim por diante. Maria Viliane Wachak, psicóloga do NASF, alerta que comportamentos considerados como de despedida podem ser percebidos antes da tentativa de suicídio. “De repente a pessoa começa a se desfazer de coisas, dizer que não vai fazer mais certas atividades. Sinais que a pessoa está encerrando sua agenda, por exemplo. Em geral este tipo de comportamento é considerado de alto risco. Independente de a pessoa estar deprimida ou ter um histórico de transtorno mental”.

Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos de alerta. Por trás deles estão os sentimentos de pessoas que podem estar pensando em suicídio. São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Todos começam com “D”: depressão, desesperança, desamparo e desespero (regra dos 4D).

Caso note alguém com estes comportamentos, a ajuda pode começar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para os usuários do SUS. Onde esta sendo realizado grupos de Psicoterapia na sala de reuniões do posto de saúde de Virmond. O usuário deve procurar a equipe do NASF para verificar a data e horários do grupo que seu familiar poderá participar.

Elesandro Simione

Deputado Bernardo Carli viabiliza R$ 2 milhões para Goioxim



O Prefeito de Goioxim, Elias Schreiner, e o Assessor de Gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lucio Mauro Tasso, assinaram nesta terça-feira, 29 de setembro, documentos que liberam financiamento no valor de R$ 2 milhões para o município.

Viabilizados pelo Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, os recursos serão aplicados em serviços de infraestrutura urbana. De acordo com o Prefeito, R$ 1,2 milhão será utilizado na compra de maquinário, como um caminhão traçado, um rolo compactador e uma escavadeira hidráulica, e R$ 800 mil serão investidos em obras de pavimentação urbana. Será construída pista para pedestres na avenida da entrada da cidade.

Elias ressaltou que o apoio de Bernardo Carli foi fundamental para a liberação, e que o valor será imediatamente revertido em benfeitorias para a população. Já o parlamentar destacou a boa administração pública de Goioxim, o que permite desenvolver um trabalho integrado com o Governo do Estado e, assim, contribuir com o desenvolvimento do município.
Acompanhou as assinaturas na SEDU o Assessor Parlamentar do Deputado Bernardo Carli César de Lima.


Assessoria de Imprensa e Comunicação 
Deputado Bernardo Ribas Carli

Virmond realiza sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher



O município de Virmond realizou quarta-feira, (30/9), sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O evento marcou a primeira ação em Virmond que objetiva traçar políticas em favor das mulheres. O evento foi no CRAS – Centro de Referencia a assistência Social e teve como tema central: “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Promovido pela Prefeitura de Virmond, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência contou com a participação de mulheres de diferentes setores da sociedade.

A realização da primeira conferência municipal dos direitos da mulher, um espaço social que privilegia a participação de diversos segmentos, visando fortalecer o papel dos conselhos, os quais se constituem em importantes instrumentos de mobilização, participação e discussão na busca por soluções para os problemas enfrentados pelas mulheres no país hoje.

Para a coordenadora do CRAS Marli Kaibers “ será um momento importante para discussão de temas e anseios das mulheres Virmondenses, para que num futuro próximo possam se tornar políticas públicas ara as mulheres do município”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social Suzana Gurtatte ao abrir a primeira conferência falou sobre a importância do evento, ela disse que “a conferência é um sinal de que as atenções começam a se voltar para os direitos das mulheres, para as que mais necessitam de políticas públicas” disse ela.

Em Virmond, a partir da conferência serão eleitas as primeiras conselheiras municipais, sendo do segmento da sociedade civil organizada e também do poder público. Suzana ressaltou que muito se precisa fazer, mas a conferência e a formação do primeiro conselho municipal é o primeiro passo para dar mais garantia de direitos para as mulheres do Município.

A Palestrante Luciane Luciane Martine fez a palestra do evento e falou dos avanços que os movimentos das mulheres conquistaram a partir de lutas e manifestações. “Após esses movimentos, a mulher começou a ter participação no mercado de trabalho, passou a ocupar outros espaços que eram apenas de homens”, disse, ressaltando, que, apesar desses avanços, ainda há desigualdade em vários setores. Outro ponto, observado, pela palestrante, é que na área da política ainda não houve avanços, apesar de ter hoje no Brasil uma presidenta. “Precisamos ocupar o campo da política”, ressaltou Luciane.

Durante a conferência foram debatidos vários temas, divididos em eixos como Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulhe, dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações e sistema nacional de políticas públicas para mulheres: subsídios e recomendações.

Elesandro Simione