Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Em convenção nacional, PSDB expõe a herança maldita do PT e se diz preparado para tirar o país da lama


06/07/2015 às 6:16
O PSDB realizou neste domingo a sua convenção nacional. Ninguém pegou leve com o governo do PT e com a presidente Dilma Rousseff, embora, nas falas oficiais, não se tenha pronunciado a palavra “impeachment”. Mas os tucanos fizeram questão de deixar claro que estão prontos, se preciso, para assumir o comando do Brasil. Três, e não dois presidenciáveis, estavam presentes ao encontro: o senador Aécio Neves (MG), reconduzido à presidência da sigla; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançado para a sucessão de Dilma pelo diretório de São Paulo, e, sim, o senador José Serra (SP), que tem sido de uma operosidade impressionante no Senado.

E os três bateram muito duro. Aécio tem a seu favor o apoio, hoje, da maioria dos diretórios e o fato d

e quase ter batido Dilma no ano passado. Alckmin lidera o Estado em que o PSDB teve o melhor desempenho, saiu vitorioso em 644 dos 645 municípios do Estado, e resistiu de forma impressionante à crise hídrica, que o PT tentou explorar à farta. Serra voltou a ser reconhecido em Brasília como um dos homens públicos mais preparados do país. Há quem diga que o PMDB o corteja — mas, convenham, essa história de tucanos graduados deixarem o partido tem rendido mais calor do que luz. Eu não apostaria dez centavos nisso. De todo modo, melhor um partido de oposição que tem três candidatos considerados sérios a um de situação que não conta com nenhum… Se é que vocês me entendem.

Leia Mais... 

Brasília: Convenção mantém Aécio Neves à frente do PSDB

REINALDO AZEVEDO

Veja.Abril.com.br

Ex marido mata mulher a facadas em Cantagalo


Notícias Policiais - 06/07/2015 - Fotos: Arnaldo Ravanello/NP Cantagalo

Rosane dos Santos foi morta a facadas na manhã desta segunda-feira (06), na Vila Caçula em Cantagalo/PR. De acordo com as informações o autor do homicidio é o ex-marido da vítima que atualmente mora em Virmond, cidade vizinha de onde ocorreu o crime. NP

Atualização 07-07-2015 as 09:48 horas

No dia 06 Jul.15, por volta das 07h15min, em contato via fone de emergência a solicitante, motorista de transporte escolar, relatou que havia uma pessoa caída nas proximidades do colégio municipal, na Rua Santa Catarina, vila Caçula. Relatou também que a pessoa provavelmente estaria em óbito, causado por arma branca. Diante do fato foi acionada a equipe da secretaria municipal de saúde que compareceu no local, constatando o óbito.

Que então foi isolado o local e identificado a vítima, senhora com 23 anos, que segundo informação de testemunha, o autor do fato é o ex-amásio da vítima. Foi acionado o I.M.L de Guarapuava, bem como foi acionado o plantão da polícia civil local, os quais assumiram o local. Foi relatado ainda pela testemunha que o autor estaria trajando blusa de cor escura, boné preto e calça de cor escura, que o mesmo é moreno magro. Que após o fato ele saiu correndo em direção a propriedades rurais que se localiza próximo ao local.

Guarapuava, 07 de julho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc


Novo evento de chuva volumosa volta a atingir PR e SC


O fenômeno El Niño, responsável por manter a anomalia positiva de temperatura das águas do Oceano Pacifico Equatorial, segue resistente e já provoca reflexos no extremo sul brasileiro.
O evento de chuva extrema que atingiu municípios do sul e sudeste de Mato Grosso do Sul e do noroeste e norte do Paraná nos últimos dias, com acumulados de quase 300 milímetros, já é reflexo do comportamento anômalo esperado sendo um dos principais impactos do fenômeno, garantem os pesquisadores. Diversos municípios do Paraná e de Mato Grosso do Sul acumularam prejuízos com os alagamentos, principalmente de quinta (02) e sexta-feira (03).
As simulações numéricas não animam os produtores rurais e as famílias que já perderam tudo com as chuvas dos últimos dias.

O norte-americano GFS, por exemplo, estima em precipitação bastante expressiva ao longo das próximas 168 horas entre os estados de Santa Catarina e o Paraná, com valores acima de 150 milímetros e extremos de até 200 mm, principalmente sobre as regiões de Chapecó, Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste, no lado catarinense e Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Palmas e Pato Branco, no lado paranaense.
A chuva também pode voltar a cair em maior quantidade nas demais regiões de ambos os estados e em parte da metade norte do Rio Grande do Sul, sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.
A precipitação tende a atingir as áreas citadas em dois momentos. O primeiro entre esta segunda-feira (06) e quarta-feira (08) e o segundo entre sábado (11) e segunda-feira (13).

Devido ao tempo bastante instável verificado nos últimos dias e a vulnerabilidade natural, devido, principalmente, ao relevo e a falta de infraestrutura, vários municípios poderão acumular transtornos com a chuva prevista, tais como alagamentos, enxurradas, deslizamentos ou até mesmo desabamentos de construções, conforme mostra o histórico de eventos anteriores.



(Crédito da imagem: Reprodução/IGES/COLA)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novo evento de chuva volumosa é previsto para os próximos 15 dias em parte do Centro-Sul do país


A chuva que voltou a cair em grande quantidade em parte do Centro-Sul do Brasil nas últimas 24 horas provocou estragos como alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra em diversos municípios do centro, noroeste e norte do Paraná e no sudeste de Mato Grosso do Sul.
Estações meteorológicas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram valores de até 100 milímetros e com extremos superiores a 150 mm em menos de 10 horas.
Toda a instabilidade, promovida pela intensificação de áreas de instabilidade, e não frente fria, ainda manteve a chuva caindo de forma intermitente no sul e sudoeste de São Paulo, com acumulado superior a 50 mm na região de Avaré.

A simulação numérica proposta pelo modelo norte-americano GFS indica que ao longo das próximas 168 horas, ou seja, sete dias, o volume de chuva possa totalizar mais de 100 mm, principalmente no leste de São Paulo, o que inclui a Região Metropolitana, litoral e Vale do Paraíba. A chuva pode cair também sobre boa parte do Sistema Cantareira.

Na segunda semana, entre 11 e 19 de julho, o modelo volta a intensificar e muito a chuva entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com acumulados superiores a 200 mm.
Se somados o montante que já caiu nas últimas 24 horas com a previsão para os próximos 15 dias, vários municípios, principalmente da metade norte paranaense, podem totalizar até 400 mm de chuva, o que torna a região altamente propícia ao registro de danos naturais como alagamentos, enchentes e deslizamentos.
A colheita da safrinha, principalmente do milho, feijão e amendoim, já está comprometida no Vale do Paranapanema, no centro-oeste de São Paulo, devido à umidade elevada observada dos últimos dias.

(Crédito da imagem: Reprodução/IGES/COLA)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cavaco Festa Julina na Escola Irineu Mendes Machado


A Escola Irineu Mendes Machado, de Cavaco Município de Cantagalo, realizou festa julina na ultima quarta feria 01-07-2015. Iniciou-se as treze horas com diversas atrações, comidas e bebidas tipicas do evento, Ouve apresentações da dança da quadrilha pelos alunos, e envolveu Pais e Professores e reuniu muita gente de Cavaco e comunidades vizinhas e foi uma grande festa.
Encerramento com bingo.

Parabéns a Diretora Vilma, Professores e funcionários pela organização.


Venda de lâmpadas incandescentes de 60W está proibida


O processo de funcionamento das chamadas lâmpadas quentes exige temperaturas elevadas para gerar luz.

Geral - 02/07/2015 - Informação: Maiana Diniz – Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (1º), as lâmpadas incandescentes com potência de 60W vão sair de circulação. Agora é proibido produzir, importar e vender esse tipo de lâmpada no Brasil. As multas para quem descumprir a regra variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, informa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O motivo da retirada do produto do mercado é sua baixa eficiência energética, já que são lâmpadas que consomem muita energia para iluminar pouco. O processo de funcionamento das chamadas lâmpadas quentes exige temperaturas elevadas para gerar luz. A maior parte desse calor é perdida para o ambiente. “Somente 5% da energia gasta é usada para iluminação. O resto é usado para aquecer a lâmpada. É muita energia para pouca luz”, diz o professor de engenharia elétrica Luciano Duque.

De acordo com o professor, o maior obstáculo para a troca por tecnologias mais eficientes, como as lâmpadas fluorescentes compactas ou as de LED, ainda é o preço. “É possível encontrar lâmpadas de LED a partir de R$ 20. Se se comparar com uma incandescente, de R$ 4, realmente a diferença é muito grande, mas a economia na conta de luz vale a pena.”

O engenheiro do Inmetro Marcos Borges afirma que, nos últimos anos, a população tem se conscientizado sobre a questão. “Em 2010, 70% dos lares brasileiros eram iluminados por lâmpadas incandescentes. Hoje o número se inverteu. Agora, somente 30% das residências usam as incandescentes.”

Segundo Borges, o fim do consumo de lâmpadas incandescentes nas casas brasileiras pode gerar uma economia de 4% de toda a energia elétrica usada para abastecer residências. A previsão do Inmetro é que os preços caiam, com a saída das lâmpadas de 60W do mercado e o início da produção em larga escala de lâmpadas fluorescentes e de LED.

Para as famílias que não têm condições de trocar todas as lâmpadas incandescentes de uma só vez, Duque recomenda que façam a mudança aos poucos, de acordo com o orçamento familiar e começando pelo cômodo da casa que fica mais tempo com as luzes acesas. “A cada lâmpada trocada, a família vai ver a economia na conta de luz”. A troca de uma lampada de 60W incandescente por uma de LED com luminosidade equivalente, ligada 4 horas por dia, levará à economia média de R$ 36 por ano na conta da luz, informou.

O processo de retirada de lâmpadas incandescentes do mercado brasileiro teve início em 2010. Desde então, foram retiradas do mercado as lâmpadas incandescentes de 100W, 150W e 200W. Com a proibição das de 60W, ficam faltando apenas as de potência entre 25W e 40W, que deixarão e ser comercializadas em 30 de junho de 2016.

Quando se comparam os efeitos de produtos de tecnologia mais moderna, como as lâmpadas fluorescentes compactas e as de LED, o uso das incandescentes não se justifica, afirma o professor de engenharia elétrica. Uma lâmpada incandescente de 60W, ligada 5 horas por dia, por 30 dias, consome em média 9kw/h. Uma fluorescente de 20W, que gera a mesma intensidade de luz, ligada pelo mesmo tempo, consome 3,6kw/h. Uma lampada de LED de 8W, que permaneça 5 horas durante 30 dias, consome 1,2 KW/h.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) informa que a diferença de duração das lâmpadas é grande. Segundo o Procel, as incandescentes duram em média 1.000 horas; as fluorescentes, 6 mil horas; e as de LED, 25 mil horas.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) informa que a diferença de duração das lâmpadas é grande. Segundo o Procel, as incandescentes duram em média 1.000 horas; as fluorescentes, 6 mil horas; e as de LED, cerca de 25 mil horas.


Aécio Neves sai na frente no Paraná


quarta-feira, 1 de julho de 2015 – 12:20 hs
O senador Aécio Neves (PSDB) saiu na frente na primeira pesquisa sobre as eleições presidenciais no Paraná. O tucano tem 46,8% conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Em segundo lugar, aparece Marina Silva (PSB) com 17,9%, seguida do ex-presidente Lula (PT) com apenas 14,9%. O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB) tem 4% e o senador Ronaldo Caiado (DEM), aparece com 2,8%. Com as informações da Gazeta do Povo.

O cenário favorável ao PSDB muda se o candidato for o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Nesse cenário, o tucano fica em segundo lugar com 26,8%, atrás de Marina Silva com 28%. Lula continua em terceiro lugar, mas dessa vez com 16,9% e Cunha sobe para 6,11% e Caiado chega aos 3,2%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 1.344 eleitores em 58 municípios paranaenses entre 20 e 24 de junho. A margem de erro é de 5 pontos porcentuais, num intervalo de confiança de 95%.

Via Fabio Campana

Lideranças entregam documento em Brasília

Foto ilustrativa

O objetivo é reduzir os pedágios e duplicar o Anel de Integração

Lideranças políticas e empresariais se reuniram com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, na tarde desta quarta-feira, dia 1º, em Brasília. O objetivo foi a entrega de um documento solicitando ao governo federal a renovação da delegação do Anel de Integração que possui mais de 1800 quilômetros de rodovias federais por mais 24 anos, a partir de 2022. Essa medida permitirá negociações com as seis concessionárias, para a execução de novas obras e a redução nas tarifas de pedágio.

No encontro, a vice governadora Cida Borghetti e representantes das entidades empresariais fizeram explanações sobre a importância da delegação das rodovias. O documento foi entregue pelo presidente da FAEP, Ágide Meneguette.

Acompanhado do secretário de Gestão de Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Luciano de Castro, a quem caberá examinar a solicitação paranaense, o ministro disse que estudo serão feitos e a decisão caberá ao Palácio do Planalto.

Estiveram presentes os deputados: Luiz Nishimori (PR); Osmar Serraglio (PMDB); Ricardo Barros (PP); Zeca Dirceu (PT);Edmar Arruda (PSC); Dilceu Sperafico (PP); Nelson Meurer (PP); Alex Canziani (PTB) e Sandro Alex (PPS).

O documento é assinado pelo Presidente da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP); por Darci Piana, Presidente da FECOMÉRCIO; Guido Bresolim, Presidente da FACIAP; Antonio Miguel Espolador Neto, Presidente da Associação Comercial do Paraná, e pelo Coronel Sergio Malucelli, Presidente da FETRANSPAR.

Radialista comunitário paga multa de R$ 3 mil com moedas para protestar em Campinas



Condenação da Justiça deu início a ato pelas rádios comunitárias.
"Nunca houve nada parecido nas agências da cidade", afirma banco.

O radialista Jerry de Oliveira chamou a atenção em uma agência da Caixa, no Centro deCampinas (SP), ao pagar uma multa no valor de R$ 3,1 mil apenas com moedas nesta tarde de quarta-feira (1º). Ele foi condenado pela Justiça Federal sob a acusação de calúnia, injúria e difamação contra dois agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) durante o fechamento de uma emissora comunitária no município há seis anos.

Oliveira conta que a condenação deu início a um protesto que previa o pagamento da multa com moedas e uma campanha pelas rádios comunitárias. O ato, que contou com o apoio de diversos movimentos sociais, foi realizado nesta quarta-feira, no Largo do Pará, já que segundo o radialista, esse era o prazo que ele tinha para quitar o documento e não ser detido.
“A gente queria chamar atenção para a liberdade de comunicação e resolveu chamar atenção com a multa em moedas. A ideia surgiu porque não valia a pena abrir um recurso e o custo seria mais alto do que a própria multa", explicou.

Moedas pelo chão

Durante o ato, moedas de R$ 1, R$ 0,50, R$ 0,10 e R$ 0,05 foram espalhadas pelo chão em frente ao prédio da Justiça Federal. Segundo Oliveira, eram mais de 30 mil, o que daria aproximadamente 250 quilos de metal.

O radialista conta que com a ajuda das rádios comunitárias de todo o país foi muito rápido arrecadar a quantia. "Elas se solidarizaram em ajudar no pagamento. E foi muito rápido, três meses e veio de todo canto do Brasil. Até as prostitutas do Jardim Itatinga ajudaram", destacou.
Foram necessários dois carrinhos de mão para levar o pagamento simbólico até a agência da Caixa, que fica ao lado da Justiça Federal, para efetuar o pagamento. No entanto, o radialista avaliou o ato desta quarta como uma vitória. "Nos estamos felizes da vida com essa conquista solidária”, destacou.
Contagem das moedas

Segundo a assessoria da Caixa, nunca houve nada parecido nas agências de Campinas e foram necessários três funcionários para ajudar a separar as moedas e inseri-las na máquina que faz a contagem. O procedimento durou uma hora e meia.
A assessoria do banco disse ainda que o radialista conseguiu pagar o documento e que até sobraram moedas, mas que não foi possível apurar quantas eram no total. Mesmo com a movimentação, a agência funcionou normalmente.
A Anatel foi procurada pelo G1 para comentar o caso, mas o órgão não respondeu até a publicação da reportagem.

Do G1 Campinas e Região


Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM às 16:24

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Goioxim: Reunião do Programa Família Paranaense




Neste dia 01/07/2015 aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade do Município de Goioxim, a reunião mensal do Programa Família Paranaense, organizada pela equipe técnica do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, que contou com a presença da enfermeira Emilene Foss a qual apresentou uma palestra referente à “Higiene e Saúde, com enfoque no Combate e Prevenção de Doenças Típicas do Inverno.” O encontro contou com a participação de 40 pessoas, e ainda com presença da primeira dama Solange Schreiner que fez a entrega de cobertores, disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social, para a campanha do agasalho.



Troca de geladeiras com 45% de desconto começa nesta quarta-feira


Publicado em 30/06/2015 16:31

A Copel inicia nesta quarta-feira (1º) dois projetos que promovem a eficiência energética e a preservação do meio ambiente. O projeto Lar Eficiente oferece aos consumidores a oportunidade de trocar a geladeira antiga ou freezer por produtos novos com 45% de desconto. Por meio do Fatura Solidária, a Copel vai doar R$ 1,00 a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a cada cliente que trocar sua conta impressa pela fatura por e-mail.

Os projetos foram lançados pelo governador Beto Richa, em Curitiba, há uma semana, juntamente com o projeto Luz na Escola, que vai renovar a estrutura de iluminação de mil escolas paranaenses neste segundo semestre.

“O setor elétrico vive um cenário de aumento do custo de geração e da necessidade de usar de modo eficiente os recursos naturais”, explica o presidente da Companhia, Luiz Fernando Leone Vianna. “Ciente deste desafio, a Copel tem buscado alternativas para reduzir o impacto ambiental e o desperdício de energia, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento social e a geração de valor para seus clientes”.

www.pr.gov.br

terça-feira, 30 de junho de 2015

Goioxim: PMDB Covoca Filiados Para Convenção Municipal


Nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, ficam convocados, por este Edital, todos os eleitores filiados ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, e também, convida-se os demais eleitores, deste Município de Goioxim, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 02 de julho de 2015, com início às 14:00 horas e encerramento às 17:00 horas, na Rua Mato Grosso, nº 35, nesta cidade de Goioxim, com a seguinte ORDEM DO DIA:

a) Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório Municipal (membros e suplentes);

b) Eleição, por voto direto e secreto, de Delegados e respectivos Suplentes à Convenção Estadual;

c) Eleição por voto, direto e secreto, da Comissão de Ética e Disciplina e seus Suplentes;

d) Eleição, por voto direto e secreto, da Comissão Executiva e seus Suplentes, do Conselho Fiscal e Suplentes, pelo Diretório Municipal eleito, imediatamente após a Convenção ou nos 5 dias subsequentes.

Goioxim, 30 de junho de 2015.



Atenciosamente,
DUARTE FERREIRA DE RAMOS
Presidente
E demais membros da Comissão Executiva do Partido

Ocorrencias Policiais em Cantagalo, Candói e Virmond


CANTAGALO 11 – ADQUIRIR, VENDER, FORNECER E OU PRODUZIR DROGAS

No dia 29 Jun. 15, por volta das 11h50min, uma equipe em policiamento pela Rua Paraná, efetuou a abordagem as pessoas, sendo que durante a busca pessoal foi localizado no interior do bolso da blusa do primeiro uma pequena quantidade de substância análoga a Maconha que pesou 3,3 gramas, bem como foi encontrado uma folha de caderno com anotações suspeitas de serem sobre tráfico de entorpecentes.

Também foi localizada um pequeno involucro de papel contendo 4 gramas de substância análogo a Maconha, que foi encontrado ainda no bolso de uma jaqueta de cor azul pertencente ao segundo, um invólucro plástico contendo 3,1 gramas de Maconha.

Diante dos fatos foi apreendido o adolescente, bem como foi dada voz de prisão ao outro, momento em que evadiu-se correndo tomando rumo ignorado, que então a equipe policial encaminhou o adolescente, e os objetos apreendidos até a delegacia de polícia civil de Cantagalo para as providências legais. Foi acionado o conselho tutelar para providências quanto ao adolescente.


CANDÓI 12 – CUMPRIMENTO DE MANDADO

No dia 29 Jun. 15, por volta das 15h, a equipe de serviço em patrulhamento pela Rua Gerônimo Ribeiro Ramos efetuou a abordagem em uma motocicleta, Sundown de cor prata, após a consulta do condutor no sistema PMPR, constatou-se que havia mandado de prisão aberto em seu desfavor. Foi conduzido o mesmo até a 14ª.SDP para as providências.


VIRMOND 13 – CONTRABANDO OU DESCAMINHO, ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR

No dia 29 Jun. 15, por volta das 18h, uma equipe realizava patrulhamento pela área rural na Linha Restinga quando avistou trafegando por essa mesma via o veículo Toyota Hilux SW4 cor prata. Feito sinais de abordagem, o condutor não obedeceu e disparou em alta velocidade. Mais a frente ele colidiu contra um barranco, saiu do carro rapidamente adentrando em uma mata, o mesmo não foi localizado, tampouco identificado.

No interior do automóvel foram encontrados 2.682 maços de cigarros possivelmente oriundos do Paraguai, também foi achado um RG, supostamente o condutor do Toyota. Verificou-se a marcação do chassi e a numeração encontrada não pertencia àquela placa que possivelmente foi clonada. Em contato com a Policia Rodoviária Federal, os agentes disseram não ter sistema online adequado para realizar a identificação do automóvel e que o carro poderia ser de origem Argentina. Em ato contínuo algumas horas depois, a equipe/PM de Cantagalo abordou próximo a um Hotel na Vila Caçula um homem suspeito que identificou-se, depois de alguns questionamentos ele confessou conduzir o veículo Toyota com a carga de cigarro. Disse ainda que a levaria para Curitiba, mas não disse para quem entregaria. Dado voz de prisão e encaminhado para a Policia Federal em Guarapuava juntamente com os objetos apreendidos.


Guarapuava, 30 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Chuva volumosa e frio intenso a caminho do PR.


Um novo evento de chuva volumosa deve atingir parte do Paraná nos próximos dias. Perturbações em altos níveis (ventos fortes) vão formar nuvens carregadas e a chuva tende a cair com forte intensidade nesta terça-feira em várias regiões, além de rajadas de vento, o que pode causar danos em algumas cidades. Logo em seguida, um pulso de ar frio polar promete derrubar as temperaturas, onde há sinalização para geada – inclusive sobre regiões agrícolas – principalmente entre sábado e domingo. Rapidamente, na próxima segunda-feira (06/07), ainda sob um ambiente muito frio, um novo sistema de baixa pressão voltará a provocar chuvas volumosas no estado, o que pode elevar o nível dos principais rios, antes de outro tombo das temperaturas a partir de quinta-feira (09/07).



Equipe De Olho No Tempo Meteorologia

Emissão da nota fiscal passa a ser obrigatória nesta semana



Anna Paula Franco Publicado29/06/2015 - 08h20Atualizado29/06/2015 - 08h28

A partir de quarta-feira, o comércio paranaense começa a implantar a emissão da Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica (NFC-e), obrigatoriedade fiscal já em vigor em outros estados. O modelo definitivo começa a ser emitido pelos postos de gasolina. A cada mês, parte da rede varejista do estado será incluída na nova rotina. No total, 93 segmentos da economia e 203 mil estabelecimentos em todo o Paraná deverão adotar a NFC-e até o início de 2016.

Ao substituir o cupom fiscal e a nota modelo 2, ou série D, emitidas em papel, o estado amplia o controle do lançamento das vendas do varejo e a fiscalização sobre o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) não faz estimativas sobre o impacto na arrecadação do tributo com a adoção da NFC-e, mas reconhece o reflexo positivo no caixa.

Entre janeiro e maio de 2015, o estado recolheu, em valores totais, antes do repasse aos municípios, R$ 9,7 bilhões em ICMS. “A participação do consumidor na exigência do registro e o sistema eletrônico acabam refletindo na arrecadação, pois reduzem a sonegação e a concorrência desleal”, diz a auditora fiscal da Sefa Lucianara Nelhs, responsável pela implantação da NFC-e no estado.


Parana online

Cantagalo: Roubo e Disparo de Arma e Palmital Roubo

Foto ilustrativa

CANTAGALO 12 - ROUBO TENTADO E DISPARO DE ARMA

No dia 27 Jun. 15, por volta das 8h10min, o solicitante, 63 anos relatou que deslocava pela estrada da linha Janjão, sentido Perpetuo Socorro, com sua motocicleta, quando nas proximidades de acesso ao antigo lixão, foi abordado por um homem moreno, aproximadamente 1,70m, com idade ente 17 a 20 anos, magro, trajando roupas de cor escura, o qual portava um revolver e ameaçou o solicitante, que recusou-se a entregar, momento em que o autor de fato efetuou dois disparos que atingiram o pneu traseiro da motocicleta, que logo em seguida, aproximou-se do local um trator, o qual trazia uma carreta e sobre um senhor.

Que então o autor efetuou mais três disparos em direção aos ocupantes do trator e carreta, porem ninguém foi atingido. O autor dos disparos evadiu-se tomando rumo ignorado. No local a equipe efetuou buscas nas proximidades, porém sem êxito, que diante do fato das constatações foram orientadas as vítimas, quanto aos procedimentos cabíveis, bem como a motocicleta foi apreendida e encaminhada até a delegacia de polícia civil de Cantagalo para providências legais.


PALMITAL 14 - ROUBO

No dia 28 Jun. 15, por volta das 04h40min, a equipe deslocou até ao Pesque Pague, onde estava tendo um evento junino, para dar atendimento a uma ocorrência de roubo, tendo como vítima o Sr., 50 anos, o qual relatou que uma pessoa conhecida, de posse de uma arma de fogo do tipo pistola, veio a subtrair de dentro do seu veículo Fiat/Uno, diversas roupas e a quantia de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) aproximadamente e, alguns remédios. Relatou também que a referida pistola era de cor preta. Que após o roubo o autor tomou rumo ignorado. A equipe realizou patrulhamentos no intuito de localizar o autor do fato, porém sem êxito.



Guarapuava, 29 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

domingo, 28 de junho de 2015

Bernardo Carli comemora pagamento de R$ 13 milhões para ações de Saúde para Guarapuava e região


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli destaca nesta sexta-feira, 26 de junho, o pagamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde na quinta-feira, 25, de R$ 13.560.576,24 para diversas ações de saúde para os municípios de Guarapuava e região.

O repasse visa quitar processos com valores abaixo de R$ 100 mil e correspondem a, por exemplo, incentivos da assistência farmacêutica, Atenção Primária à Saúde, Prevenção da Violência e Promoção da Saúde, VigiaSus, Estratégia de Qualificação do Parto e Consórcios Intermunicipais de Saúde.

Bernardo lembrou que no início do mês já haviam sido pagos R$ 76 milhões a fornecedores e liberados R$ 18 milhões para os municípios aplicarem em medidas de vigilância em saúde.

“Vale destacar que estas liberações estão sendo possíveis graças às medidas de ajuste fiscal adotadas pelo nosso Governador Beto Richa, o que é de extrema importância para que possamos oferecer serviços de saúde de qualidade a todos os paranaenses”, disse.

Ao todo, na quinta-feira foram pagos R$ 113 milhões aos 399 municípios do Estado. Da região a qual Bernardo Carli representa, foram contemplados, além de Guarapuava, Pinhão, Manoel Ribas, Candói, Reserva do Iguaçu, Inácio Martins, Santa Maria do Oeste, Nova Tebas, Mangueirinha, Pitanga, Turvo, Bituruna, Rio Azul, Imbituva, Salto do Lontra, Barracão, Palmas, Rio Branco do Sul, Nova Cantu, Pinhalão, Lapa, Teixeira Soares, Guamiranga, Rebouças, Ivaiporã, Chopinzinho, Arapuã, Quedas do Iguaçu, Guaraniaçu, Campina da Lagoa, Boa Ventura de São Roque, Goioxim, Prudentópolis, Marquinho, Palmital, Virmond, Cantagalo, Foz do Jordão, Laranjal, Luiziana, Mamborê, Juranda, Ubiratã, Ipiranga, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Iretama, Nova Laranjeiras, General Carneiro, União da Vitória, Mallet, Ivaí, Cruz Machado e Porto Barreiro.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Receita e Incra implantarão Cadastro Nacional de Imóveis Rurais


Postado em 25 de junho de 2015
Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo


A Receita Federal e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vão implantar o cadastro nacional com informações sobre os imóveis rurais. Segundo a Receita, a iniciativa visa melhorar a gestão fundiária e tributária do território brasileiro.

Um acordo de cooperação técnica foi assinado no início da semana em Brasília pela presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

O resultado dessa cooperação será o CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais), que integrará os bancos de dados dos dois órgãos com o objetivo de melhorar o conhecimento da estrutura fundiária e proporcionar maior segurança jurídica aos negócios imobiliários realizados no país.

A unificação do cadastro vai gerar nova base de dados com informações fidedignas, integradas e permanentemente atualizadas, permitindo identificar com segurança e consistência a realidade da malha de imóveis rurais do país.

O CNIR será gerenciado pela Receita e pelo Incra e será compartilhado por outras instituições públicas federais e estaduais usuárias e produtoras de informações sobre o meio rural brasileiro responsáveis pela gestão da malha fundiária brasileira. O sistema será ferramenta importante para o planejamento e para a execução de políticas públicas relacionadas com as questões fundiária, fiscal e ambiental.

Para a Receita, o CNIR melhorará os instrumentos de gestão sobre tributos internos e controles aduaneiros. Constitui uma das frentes de atuação do programa de modernização dos cadastros de pessoas físicas, jurídicas, previdenciárias e de imóveis.

Com o cadastro, segundo a Receita, haverá expressiva redução das obrigações acessórias a serem prestadas por todos os titulares de imóveis rurais, com evidentes benefícios a toda a rede do agronegócio e da agricultura familiar do Brasil. Por outro lado, reduzirá a necessidade de o contribuinte buscar atendimento presencial nas unidades da Receita, pois implanta uma série de funcionalidades de soluções automatizadas.

O primeiro produto do acordo de cooperação técnica a ser implantado será o portal Cadastro Rural, canal de consulta e atualização de informações relacionadas aos imóveis rurais.

O portal, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), será lançado nos próximos dias e possibilitará aos produtores rurais e agricultores familiares o acesso a informações e a serviços de diferentes órgãos.

O portal será o principal canal para a declaração, à Receita e ao Incra, de informações sobre os imóveis rurais. Os dados declarados serão vinculados para a implantação do cadastro nacional em 2016 com a adoção de identificação única para as propriedades.

Gazeta o povo

Pitanga: Descarga elétrica mata trabalhador


Quinta-feira, 25 de Junho de 2015 - 17h26

O corpo de bombeiros de Pitanga foi chamado às pressas agora pouco por volta das 15:50hs, o endereço, Rua Padre Augustinho, próximo ao bar do Chiliga, bairro Jardim dona Maria.

No local, uma construção Civil onde uma obra acontece, um homem de 42 anos recebeu uma descarga elétrica no momento em que concretava um piso.

A vítima: Sr. Claudio Revelino Moura morreu a caminho do hospital, amigos de trabalho relataram que Claudio nem havia encostado no cano que despejava o concreto, mas que o fato de ter se aproximado já foi o suficiente para a fatalidade acontecer.

Um caminhão estava descarregando o concreto, um equipamento junto ao caminhão teria propiciado a descarga elétrica, mas isso ainda será investigado pela polícia.

No momento do acidente, outras pessoas que estavam próximas de Claudio também foram atingidas, elas tiveram ferimentos leves.
Os socorristas do corpo de bombeiros tentaram reanimar Claudio, ele foi encaminhado para o hospital mas não resistiu.

Claudio Revelino Moura tinha 42 anos (FOTO), ele era morador da Vila Planalto, Claudio era casado, segundo nos informou um amigo de profissão da vítima.

O Corpo será encaminhado para o IML em Guarapuava, a polícia civil está no local para coletar as informações do que realmente aconteceu.

Da redação/fotos/BlogJoneiFarias

Goioxim: Noticia triste Morre Maria Roseli Professora e Esposa de Denilson F. Ramos Vereador e Presidente da Câmara

Missa de corpo presente

Noticia triste para Goioxim, morre a Professora Maria Roseli Lorenzet Ramos com 37 anos de idade, vitima de cancer, Maria Roseli vinha a tempo lutando contra a doença, e no dia 24 de junho veio a falecer. deixando dois filhos e e esposo. Muitas pessoas se despediram na missa de corpo presente as 15:00 horas do dia 25 de junho de 2015, na igreja são sebastião de jacutinga, (foto) comunidade onde morava.

A Prefeitura Municipal de Goioxim decretou luto nos dias 24 e 25 de junho em virtude de seu falecimento. Maria Roseli alem de Professora era esposa de Denilson Ferreira Ramos Vereador e presidente da câmara de vereadores de Goioxim.(foto)



A Família enlutada nosas condolências

Ocorrencias Policiais em Palmital, Manoel Ribas e Guará


GUARÁ 11 – VEÍCULO RECUPERADO

 No dia 25 Jun. 15, por volta das 10h, policiais militares deslocaram até a estrada rural do Rio das Mortes, no Guará, onde prestaram atendimento a uma ocorrência de natureza veículo recuperado. A equipe recebeu denúncia anônima de que na estrada rural do Rio das Mortes, aproximadamente 2 km da BR 277, havia um veículo abandonado no meio de um matagal e que o mesmo estaria sem as rodas e pneus. Foi deslocado até a citada localidade e quando ao se aproximar do local onde estaria tal veículo, foi avistada uma pessoa junto ao mesmo, a qual quando viu a viatura, empreendeu fuga pelo interior da mata, sendo efetuada incursão a pé, mas não sendo possível detê-la e identificá-la.

O veículo tratava-se de um VW GOL, cor vermelha, da cidade de Palmas, o qual após consulta, constatou alerta de furto no dia 23 de junho de 2015. O veículo encontrava-se sem bateria, sem pneus e sem rodas. Diante dos fatos, foi acionado apoio de outra equipe para realizar patrulhamento, devido moradores informarem que havia outro veículo GOL, cor bege, dando apoio para a retirada de bens do veículo furtado. Posteriormente, o veículo foi guinchado e encaminhado até a 14ª SDP, para os devidos procedimentos.


 MANOEL RIBAS 12 – MOTOCICLETA RECUPERADA

No dia 25 Jun. 15, às 15h32min, policiais militares deslocaram até a estrada Rural na localidade de Rio Quieto, atendendo solicitação anônima, onde informaram que naquele local havia uma motocicleta queimada. No local, foi constatado que a motocicleta encontrava-se totalmente queimada, após averiguação foi identificado que a motocicleta é da marca SUNDOWN/MAX 125, do município de Manoel Ribas. A motocicleta não possui alerta de furto, apenas pendências na documentação. Diante do fato, a mesma foi encaminhada ao pátio do destacamento policial militar, para os devidos procedimentos.


PALMITAL 13 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 25 Jun. 15, por volta das 16h50min, policiais militares estavam em patrulhamento pela Av. Av. Maximiliano Vicentin, Bairro Centro, onde prestaram atendimento a uma ocorrência de natureza cumprimento de mandado judicial.

Em patrulhamento pela Av. Maximiliano Vicentin, foi abordado o veículo GM/VECTRA, cor prata, do município de Braço do Norte - SC, sendo que na revista pessoal nos ocupantes nada de ilícito foi encontrado, mas em consulta pelo sistema operacional, verificou-se que um dos ocupantes, Sr. com 32 anos, possui mandado de prisão em aberto, da 1ª Vara Criminal de Guarapuava - Pr, com validade até 15/09/2023. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao mesmo, o qual foi encaminhado até a DP local, para os devidos procedimentos.


Guarapuava, 26 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

Deputado Bernardo Carli apoia repúdio a Presidente da Venezuela


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli se manifestou publicamente durante a sessão plenária de ontem, 24 de Junho, da Assembleia Legislativa do Paraná, sobre o Requerimento do deputado Felipe Francischini que solicita moção de repúdio em desfavor do Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro.

“Este voto de repúdio não é somente pela ação antidemocrática com os Senadores que estavam representando a República Federativa do Brasil na semana passada, dia 18 de Junho, naquele país. É também contra um Governo ditatorial que de maneira covarde derrama o sangue da sua gente nas ruas e faz a sua população sofrer com falta de alimentos e a inflação alcançando índices extraordinários. 

Por isso preferimos cortar relações com países que têm ações antidemocráticas e impem a população de ter acesso às condições básicas de sobrevivência”, defendeu Bernardo.
De acordo com o autor, a moção de repúdio justifica-se pela prática de atos antidemocráticos e pela recusa em fornecer necessários meios de segurança a representantes da República Federativa do Brasil que se encontravam em missão humanitária na Venezuela. O requerimento foi aprovado por 23 votos a 11.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Atendentes da Sala do Empreendedor recebem treinamento do SEBRAE



Aconteceu durante todo o dia nesta quinta feira (25) tendo como sede o Município de Virmond. O treinamento de atendentes dos Municípios de: Virmond, Porto Barreiro, Goioxim, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Catanduvas, Reserva do Iguaçuu e Marquinho. A Sala do Empreendedor tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos e micro empreendedores, Inovando com orientações e processos simplificados e desburocratizados, ela vai facilitar a abertura e regularização de empresas.

Com todo este esforço, as Prefeituras estão incentivando o empreendedorismo, e o resultado esperado é o aquecimento da economia local, ao mesmo tempo em que se geram empregos e renda na cidade e para as famílias.

Além da orientação quanto à abertura, regularização, alteração e encerramento da empresa, a Prefeitura providenciará a Inscrição Municipal do contribuinte e o cadastro dele como MEI (Microempreendedor Individual).
Em síntese, na Sala do Empreendedor a pessoa entre ‘física' e sai ‘jurídica'.


Elesandro Simione

Virmond: Município Participou do festival de turismo das cataratas


Aconteceu na ultima semana o Festival de Turismo das Cataratas que está em sua 10ª edição e foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2015. O Festival é o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo da região sul. Devido sua posição geográfica do Brasil, Argentina e Paraguai, possibilita a promoção de um encontro de negócios entre profissionais de turismo do MERCOSUL.

Focado principalmente na geração de negócios, no fortalecimento e divulgação do turismo no âmbito nacional e internacional, busca o desenvolvimento sustentável, enfatiza as inovações tecnológicas, estimula a produção e disseminação da ciência, capacita profissionais, impactando positivamente em toda a cadeia produtiva do turismo local e da região.

Na Oportunidade o Município de Virmond esteve participando do evento e foi representado pela (CAPRIVIR) Associação dos criadores de caprinos de Virmond e região. Levando para a apreciação e degustação dos participante “cabrito atolado”,é um dos pratos servido no tradicional Jantar típico a base de carne de cabrito que acontece no 2° sábado do mês de maio de cada ano no Município.


Elesandro Simione

Prosa Rural - Agroenergia: a agricultura como fonte de energia limpa e renovável


22/06/15 | Agroenergia
Vai ao ar todo Sabado as 7:30 horas pela Radio Nativa Mix FM 87,9 Goioxim PR

Junho/2015 - 4ª Semana - Região Centro-Oeste/Sudeste e Região Sul

O Prosa Rural desta semana traz como tema "Agroenergia: a agricultura como fonte de energia limpa e renovável", esclarecendo aos ouvintes e ao produtor questões que têm muito a ver com a modernidade, como por exemplo, sua importância e de que maneira os agricultores familiares das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste poderão produzir matéria-prima para os biocombustíveis.

O programa inclui uma entrevista com o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld. O pesquisador explica que o pequeno produtor não deve parar de produzir alimentos para produzir matérias-primas utilizadas na fabricação do biodiesel. "É importante que o pequeno produtor continue produzindo alimentos que vão garantir o sustento da sua família", salienta.

De acordo com Sundfeld, a produção de matérias-primas para biodiesel é viável para aumentar a renda do pequeno produtor, para investir na sua própria propriedade. Sundfeld ressalta que as indústrias exigem uma quantidade de matéria-prima bastante elevada e que nenhum produtor sozinho pode garantir. "É importante um arranjo produtivo local", enfatiza.

Normalmente, os pequenos produtores se juntam em cooperativas para garantir o fornecimento do volume de produção que a indústria requer. Ao fazerem isso, também adquirem maior poder de negociação no momento de definir o preço das mercadorias.Com o programa, os ouvintes vão conhecer mais um serviço da Embrapa que, em breve, estará disponível na internet: a árvore do conhecimento de agroenergia. Essa tecnologia é um sistema em que o produtor pode encontrar informações sobre vários produtos e temas pesquisados pela Empresa, como a agroenergia. Quem traz mais detalhes sobre esse recurso online é o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, José Gilberto Jardine.


Embrapa

Virmond Realizou a 2° conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Assistência Técnica e Extensão Rural


Foi realizada na ultima quarta-feira (24), nas dependências da Prefeitura Municipal a 2° conferencia Municipal de segurança alimentar e nutricional e assistência técnica e extensão rural de Virmond.
O evento contou com a presença de autoridades locais bem com o de convidados que acompanham a apresentação e discussão dos temas propostos: COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE – “Por Direitos e Soberania Alimentar”, A Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural tem como tema “O Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 

O evento contou com palestras e mesa redonda com representantes da Emater Engenheiro Agrônomo Márcio de Ramos, Universidade Fronteira Sul o Professor Geraldo Deffune de Oliveira e Cooperativa 8 de junho, Ivandro Gomes de Amorim.

Além da apresentação dos temas propostos, o evento apontou através de eleição e posse, os membros da Sociedade Civil e Governamental para representar o município na conferência Regional.
A Prefeita Lenita Miervza, presente ao evento fez questão de frisar a evolução que o setor das agroindústrias alcançou nos últimos anos e destacou a importância da população em especial dos agricultores em eventos que auxiliam na elaboração de metas a serem executadas e ressaltou o apoio a os pequenos agricultores finalizou.

Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer a satisfação de outras necessidades essenciais, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis.

De acordo com a Presidente da Comissão Organizadora, Deliane da Rosa Benvenutti, do evento a realização da Conferência Municipal é requisito para que o município possa acessar várias políticas públicas do governo federal.

Elesandro Simione

quarta-feira, 24 de junho de 2015

José Rainha, ex-líder do MST é condenado por três crimes


quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 11:25 hs

O ex-líder do MST, José Rainha Júnior, foi condenado a 31 anos e cinco meses de prisão pela 5ª Vara da Justiça Federal de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Ele é acusado pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha e estelionato. A sentença também ordena o pagamento de multa. Também foi condenado Claudemir Silva Novais, cuja pena é de cinco anos e seis meses de prisão. As informações são do Estadão.

Leia Mais »

Fábio campana

Sicredi estima liberar R$ 2,17 bilhões no Paraná para safra 2015/16


No total, entidade projeta R$ 9 bilhões na próxima temporada por meio de 180 mil operações
Postado em 23 de junho de 2015

Autor: Carlos Guimarães Filho


Faltando menos de uma semana para o novo Plano Agrícola e Pecuário 2015/16 entrar em vigor, no dia 1º de julho, as entidades financeiras estão com seus planos de crédito finalizados. O Sicredi projeta liberar R$ 9 bilhões na próxima temporada por meio de 180 mil operações. O Paraná deve “consumir” R$ 2,17 bilhões. Historicamente, Mato Grosso e o Paraná são os maiores tomadores de crédito do Sicredi.

Na atual safra, até o mês de maio, os produtores de todo o país tomaram cerca de R$ 8,2 bilhões junto à instituição, em aproximadamente 160 mil operações. Do montante, 72% dos negócios foram direcionados para pequenos e médios produtores, principal público do Sicredi. O cenário não deve ser alterado na temporada que está prestes a começar.

Dos 9 bilhões, 80% (R$ 7,2 bi) serão para custeio, comercialização e investimento, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e aos demais produtores. Caso seja atingido, o valor é 15% maior em relação ao liberado na safra 2014/15.

O restante (R$ 1,5 bi) será liberado em operações com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Plano Safra

Anunciado no início do mês pelo governo federal, o Plano Agrícola e Pecuário 2015/16 irá disponibilizar 20% a mais em recursos em relação ao anterior, chegando a R$ 187,7 bilhões. A taxa média de juros subiu de 6,5% ao ano para 8,75% anuais.

Serão disponibilizados R$ 149,5 bilhões para o custeio e comercialização. Deste total R$ 96,5 bilhões serão com juros equalizados, um avanço de R$ 6,5 bilhões frente a última safra. Para os investimentos os recursos serão de R$ 38,2 bilhões.


Gazeta do Povo

Pitanga: Roubo de Carga de Adubo

Foto ilustrativa

 PITANGA 09 – ROUBO

No dia 23 Jun. 15, por volta das 18h15min, policiais militares deslocaram em apoio à Policia Rodoviária Estadual na PR-466, km 195, onde o Sr., 29 anos, relatou que transitava pela referida rodovia, quando na Serra da Marrequinha, quando seu veículo caminhão trator, o qual estava carregados com 720 sacas de adubo da marca MOSAIC, apresentou problemas mecânicos, o que obrigou o noticiante a deixa-lo estacionado às margens da rodovia enquanto foi buscar apoio mecânico.

Quando retornou ao local, haviam várias pessoas saqueando a carga, sendo que uma delas, um homem de cor morena, aparentando 25 anos, portava um revólver e ameaçou a vítima, dizendo para não interferir pois iriam retirar apenas algumas sacas de adubo. Posteriormente evadiram-se do local, levando 350 sacas, foi realizado patrulhamento porém não foram localizados os autores, a vítima foi orientada.


Guarapuava, 24 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

Cristiano Araújo morre após acidente de carro em Goiás




24/6/2015 às 08h44 (Atualizado em 24/6/2015 às 09h10)

Cristiano Araújo morreu na manhã desta quarta-feira (24) após um grave acidente de carro no interior de Goiás. Ele tinha apenas 29 anos.

O sertanejo se apresentou na noite desta terça-feira (23) em uma festa junina na cidade de Itumbiara. Após o show, ele decidiu viajar de carro com a namorada, Allana Moraes, o segurança que dirigia o veículo Ronaldo Ribeiro e o empresário Victor Leonardo.


Cristiano Araújo e Allana: uma história de amor abreviada pela tragédia na BR-153

Por volta das 3h, o carro capotou na BR-153. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a namorada, de 19 anos, morreu no local do acidente. Ronaldo Ribeiro e Victor Leonardo sofreram ferimentos leves e passam bem.

Cristiano Araújo recebeu o primeiro atendimento no Hospital Municipal de Morrinhos e foi transferido em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel para o HUGO (Hospital de Urgências de Goiânia).

Segundo informações da assessoria de imprensa do HUGO, o sertanejo sofreu uma parada cardíaca ainda no caminho ao hospital e morreu. O óbito foi constatado às 8h27.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.


Do R7, com Balanço Geral

terça-feira, 23 de junho de 2015

20 novos ônibus de transporte escolar


terça-feira, 23 de junho de 2015 – 14:51 hs

O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (23) mais 20 novos ônibus escolares que vão transportar 5.770 estudantes de 20 cidades do interior do Estado. “Essa entrega faz parte das ações do nosso governo pela valorização da educação”, afirmou Richa. Ao todo, 245 mil alunos da rede estadual dependem do transporte escolar.

O valor total do investimento é de R$ 5,1 milhões (cada ônibus custa R$ 255 mil). Os ônibus são para 18 colégios agrícolas, um para um Centro Estadual de Educação Profissional e outro para o Colégio Florestal Presidente Costa e Silva de Irati.

Via Fabio Campana

Cantagalo: Tráfico de Drogas e Pinhão Furto de Motoneta


CANTAGALO 08 – TRÁFICO DE DROGAS

No dia 22 jun. 15, por volta das 14h30min em patrulhamento pela Rua Augusto Thomas a equipe abordou o adolescente, onde foi localizada no bolso do mesmo certa quantidade de substancia análogo a “maconha”, dentro de uma embalagem metálica envolto em plástico. A equipe realizou buscas em sua residência, com autorização e acompanhamento da proprietária do imóvel e de seu irmão, sendo que foi encontrada uma maior quantia do mesmo entorpecente envolto em plástico, totalizando 54 gramas, também foi localizada certa quantia em dinheiro, R$ 28,00 vinte e oito reais em notas diversas, uma chave mixa e uma faca utilizada para cortar a droga em pequenas porções. O menor de idade, foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil de Cantagalo juntamente com seu irmão, onde foi acionado o conselho tutelar de Cantagalo para acompanhar o mesmo nas providencias a serem tomadas.


PINHÃO 09 – FURTO DE MOTONETA

No dia 22 jun. 15, por volta das 20h20min, a equipe recebeu uma denúncia de que um indivíduo suspeito estava empurrando uma motocicleta em via pública, realizado patrulhamento pela Rua Darcílio F. da Silva e encontrado o menor, sem RG empurrando a motoneta Sundown web 100 de cor preta. Indagado o menor o qual disse ser de propriedade da namorada de seu primo, porém a equipe entrou em contato com a proprietária, a qual não sabia de tal ocorrido e deu conta de que o veículo fora furtado do estabelecimento que a Sra. lecionava. Diante dos fatos dado voz de apreensão ao menor e encaminhado ao pelotão da polícia militar, acionado o Conselho Tutelar e posteriormente entregue junto a Motoneta à Delegacia Local para os procedimentos cabíveis.



Guarapuava, 22 de junho de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

Deputados aprovam reajuste dos servidores estaduais


Publicado em 23/06/2015 09:30

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (22), em votação final, o reajuste salarial 12% para os 270 mil servidores, ativos e inativos do Poder Executivo estadual. Proposto pelo Governo do Estado, em consenso com os deputados estaduais e os sindicatos que representam os servidores, o projeto estabelece reajuste de 3,45% em parcela única no mês de outubro. O valor é referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre maio e dezembro de 2014.

Com a mudança da data-base para janeiro, no início do próximo ano haverá reposição integral da inflação do ano de 2015, também medida pelo IPCA. Hoje, o índice projetado é de 8,37%, conforme os cálculos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A partir de 2017, a data-base do funcionalismo voltará para 1º de maio. Neste ano, haverá reposição do IPCA acumulado entre janeiro e abril, além de um pagamento adicional de 1% para todas as categorias.

O líder do governo no Legislativo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, destacou que todas as perdas inflacionárias serão corrigidas. “É um projeto sério neste momento difícil por que passa o país. O reajuste abrange todas as categorias profissionais, civis e militares, e garante, sem nenhuma condicionalidade, a aplicação integral da inflação e ainda um ganho real para todos os servidores”, disse ele.

Dados do governo apontam que o impacto financeiro do reajuste dos salários previsto no projeto será de R$ 5,48 bilhões nos próximos três ano.

AEN

Ônibus de banda gaúcha escondia 740,4 quilos de maconha



O ônibus saiu de Guarapuava (PR) e tinha como destino a cidade de Balneário Camboriú (SC). Foto: Divulgação/PRF.

Um ônibus de viagem com logomarca de uma banda tradicionalista gaúcha escondia mais de 800 tabletes de maconha. O veículo foi descoberto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta segunda-feira (22), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Segundo a PRF, o ônibus foi abordado nas imediações do quilômetro 637 da BR-376. Um casal que ocupava o veículo, um homem de 35 anos e a mulher, grávida de seis meses, de 33 anos, foi preso. Os dois estavam ainda com a filha, de três anos, que os acompanhava na viagem.

A droga estava acondicionada em caixas de madeira, normalmente destinadas a guardar equipamentos musicais como amplificadores. De acordo com a PRF, os 804 tabletes totalizaram 740,4 quilos.

O ônibus saiu de Guarapuava (PR) e tinha como destino a cidade de Balneário Camboriú (SC), conforme informou a PRF. Apesar disso, a família é de Cantagalo (PR) e o ônibus tinha placas de Novo Hamburgo (RS).

A PRF não soube precisar que tipo de relação existe entre o grupo “Paulo Feijó & Grupo Mais Gaúcho” e os responsáveis pelo tráfico. Há possibilidade de que o ônibus tenha sido vendido e não pertencia mais ao grupo musical. O ônibus, a droga e os presos foram encaminhados à superintendência da Polícia Federal, no Santa Cândida, em Curitiba.

Na rota

Na manhã deste domingo (21), outro ônibus de banda musical foi apreendido por policiais militares em uma rodovia estadual, mas no interior de São Paulo. Dentro do veículo havia cerca de 300 quilos de maconha.

Paranaonline

Cantagalo: Prefeito Assina Contrato e Ordem de Serviço para Mais Duas Obras




O Prefeito de Cantagalo Everson Konjunski assinou contrato e ordem de serviço para inicio de duas obras muito importantes para cantagalo, a reforma e adequação do galpão de baile e cobertura da arquibancada do nosso CTG Jacob Fritz, onde irá retornar os grandes bailes e a revitalização urbana na Rua Bom Jesus e travessa Carlos Gomes, com calçadão, iluminação, bancos, deixando ainda mais bonita a nossa cidade, investimentos mais de 610 mil reais, estou muito feliz, com mais esses sonhos da nossa gente se tornando realidade, estamos sempre trabalhando em busca de mais conquistas para o nosso querido Cantagalo. Contem sempre comigo, porque já estou contando com vocês! Uma excelente tarde a todos nós.


Everson Konjunski via facebook

Goioxim: Construção da Quadra Poliesportiva Coberta no Wagner



Iniciou esta semana a Cobertura em arco, da Quadra que já está com 60% de execução e previsão de conclusão para Setembro deste ano, com valor de R$509.000,00 e mais de 800 m2 de área construída contando com espaço amplo para pratica de varias modalidades esportivas e conta com arquibancada, dois vestiários com banheiros, iluminação e alambrado uma estrutura completa.

Todos os moradores da localidade e região estão de parabéns por esta conquista que alem de desenvolver uma melhor qualidade de ensino para os alunos da Escola Municipal Santa Catarina, também proporcionará um melhor desenvolvimento socioeducativo, cultural e esportivo para todos os moradores da região que poderão desfrutar de toda esta infraestrutura e com isso melhorar a qualidade de vida.


Adriano Baldicera  via Facebook

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Estado assume responsabilidade da União e repõe ambulâncias do Samu


Estado assume responsabilidade da
União e repõe ambulâncias do Samu


MEDIDA FOI TOMADA APÓS O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMAR QUE NÃO HAVERIA DATA DEFINIDA PARA A ENTREGA DE AMBULÂNCIAS NO PARANÁ. Nos últimos trinta dias, 10 veículos foram entregues pelo governo estadual para substituir ambulâncias sinistradas, ampliar o número de veículos disponíveis e manter o atendimento. leia mais »

AEN

Plano Safra da Agricultura Familiar


A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ressaltou em plenário o “Plano Safra da Agricultura Familiar”, lançado nesta segunda-feira (2), e que vai destinar R$ 28,9 bilhões no período 2015/2016. “É muito mais que os R$ 25 bilhões destinados na safra passada”, comentou a senadora.

Gleisi explicou que, apesar do aumento da taxa básica de juros, a taxa para a agricultura familiar cresceu pouco. Com isso, os juros dos empréstimos para custeio e investimentos da próxima safra vão variar de 0,5% a 5,5%, alíquota inferior à inflação.

Outra boa notícia para a agricultura familiar é o decreto que determina que 30% dos alimentos consumidos no âmbito do governo federal deverão ser comprados da agricultura familiar.

“Isso nós já tínhamos nos níveis municipal e estadual. Agora, teremos no federal. O que estamos falando com isso? Que 30% da alimentação das forças armadas terão que vir da agricultura familiar; 30% da alimentação das nossas universidades e dos nossos hospitais federais terão que vir da agricultura familiar”, ressaltou. “Isso é fundamental porque dá sustentabilidade à produção, o agricultor sabe que o que ele produzir vai ter comercialização”, disse a senadora.

Outro decreto permite que bebidas e produtos da agricultura familiar, como iogurtes, vinhos e queijos sejam comercializados com regras simplificadas. Além disso, 50% dos créditos à agroindústria deverão beneficiar mulheres.

“Isso é o reconhecimento do trabalho das mulheres na agroindústria familiar, porque são elas que produzem as compotas e fazem os queijos, os pães e os doces, mas muitas vezes têm dificuldade para ter acesso a crédito”, explicou.



Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Assessoria Senadora Gleisi Hoffmann

Bernardo Carli defende isenção fiscal na compra de veículos para todas as mastectomizadas


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli apresentou hoje, 22 de junho, à Assembleia Legislativa do Paraná Projeto de Lei que prevê a emissão de laudo médico pelo Estado do Paraná para todas as pessoas mastectomizadas com a finalidade de isenção fiscal.

A proposição assegura a todas as pessoas que passaram por cirurgia de retirada da mama o direito a obter laudo médico que indique a necessidade especial de veículo com direção hidráulica e/ou câmbio automático, independentemente do grau de limitação motora ou eventuais efeitos decorrentes da intervenção.

De acordo com Carli, ainda que o Decreto Estadual nº 5.256, de 2012, tenha ampliado a isenção do ICMS para qualquer mastectomizado, o DETRAN-PR tem emitido laudos alegando que as pessoas em questão têm força muscular manual suficiente para dirigir carros mecânicos comuns, impedindo a aplicação da isenção do IPI, IOF e ICMS na compra dos carros.

O parlamentar ressalta que a retirada do órgão, músculos e inervações acaba comprometendo os movimentos do braço, em graus diferentes dependendo do tipo de cirurgia realizada, do tratamento e da reabilitação de cada paciente. “Muitos precisam se submeter a procedimentos para recuperar a força do braço e do ombro e diminuir a dor e a rigidez nas costas e no pescoço”, explicou.

“Por tudo isso precisamos garantir o direito a obtenção do laudo a todo mastectomizado, independente do grau de limitação física que apresenta. Oportunizaremos, assim, o acesso pleno aos meios instrumentais que garantem mais acessibilidade, autonomia e independência no exercício de um direito fundamental”, destacou Carli.


UFFS - Campus Laranjeiras do Sul prorroga prazo de inscrições para Interdisciplinar em Educação do Campo


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou na última sexta-feira (19) o Edital Nº 537/UFFS/2015, que prorroga o prazo de inscrições e outras etapas do Processo Seletivo Especial para provimento de vagas no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura. Ofertado no Campus Laranjeiras do Sul, o curso tem ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2015. São oferecidas 60 vagas, na modalidade presencial, em turno integral e regime de alternância.

O curso destina-se à formação de docentes para atuar em escolas do campo, sendo que a inscrição e o processo seletivo observarão oenquadramento do candidato em apenas uma das seguintes categorias: 1 – professores em exercício que não possuem curso de graduação eestejam em atividade nas escolas/instituições do campo, nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio; 2 – interessados na temática daEducação do Campo e nas Ciências Humanas e Sociais que não possuem ensino superior; 3 – interessados na temática da Educação do Campo e nasCiências Humanas e Sociais que possuem ensino superior.

INSCRIÇÕES

O período de inscrição segue até 22 de julho de 2015. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na coordenação do curso, na sala 126 do Bloco de Professores do Campus Laranjeiras do Sul O endereço é Rodovia BR 158, Km 405. O horário para a realização das inscrições é de segundaa sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os telefones de contato, para outras informações, é (42) 3635-0000 ou 3635-0043.

Também serão aceitas inscrições via Sedex, desde que postadas até 15 de julho de 2015, enviadas para o endereço: Universidade Federal daFronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, Km 405, Caixa Postal: 106; Laranjeiras do Sul – PR, CEP: 85301-970, indicando nodestinatário “PROCESSO SELETIVO ESPECIAL – CURSO DE INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – Sala 126, Bloco dos Professores”. Inscrições postadas após o prazo não serão homologadas.

SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A seleção dos candidatos será efetuada mediante a aplicação de uma prova discursiva de caráter eliminatório, que visa avaliar a capacidade de sistematização, síntese, argumentação e domínio dos seguintes temas: Educação, Escola e Educação do Campo. A aplicação das provas será no dia 01 de agosto de 2015.

Os candidatos serão classificados de acordo com os valores decrescentes da nota final e serão selecionados para preenchimento das vagas conforme critérios estabelecidos no Edital.

A lista completa de documentos necessários para a inscrição e demais informações podem ser obtidas nos Editais Nº 458/UFFS/2015 e 537/UFFS/2015, disponíveis no endereço eletrônico www.uffs.edu.br > Boletim Oficial > Editais.



sexta-feira, 19 de junho de 2015

Paraná: Governo retoma pagamentos de calcário, diesel e outras ações da Agricultura


Desde o final do mês passado, foram pagos R$ 6,86 milhões para vários programas, como o de distribuição de calcário agrícola para pequenos produtores, compra de óleo diesel usado em máquinas para melhoria de estradas rurais, programa de apoio ao desenvolvimento e organização da produção de leite na região do Arenito, patrulhas sericícolas e gestão de solo e água em microbacias.

Até o momento, 94 municípios receberam os recursos. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que a expectativa é zerar as pendências de pagamentos que vinham se acumulando desde o final do ano passado.

MAIS DA METADE - O pagamento de quase R$ 7 milhões quita pouco mais da metade dos convênios pendentes, que somam cerca de R$ 13 milhões, informou o diretor do Departamento Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), Richardson de Souza.

Ele explicou que os pagamentos ainda pendentes estão condicionados à regularização de documentação por parte das prefeituras. “Assim que elas apresentarem todos os documentos exigidos em convênio, a Secretaria da Agricultura incorpora o município na listagem para liberação dos pagamentos”, disse Souza.

CALCÁRIO - A maior parte dos pagamentos está sendo direcionada para o programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade dos Solos, que prevê a distribuição de calcário a pequenos agricultores familiares. “Essa ação é fundamental para os produtores, que têm dificuldade para comprar o calcário, principalmente pelo custo do transporte, que encarece o produto”, afirmou o secretário Norberto Ortigara.

O calcário é um insumo barato nas minas, concentradas na Região Metropolitana de Curitiba, mas chega caro ao interior pelo custo do frete. “Por isso, o esforço do governo em repassar recursos aos municípios, para que eles comprem o insumo em época adequada e a custos reduzidos e possam transferir esses benefícios aos agricultores”, disse o secretário.

O objetivo do programa é promover o máximo de resultado em aumento de produtividade na lavoura. Sem o insumo, a terra vai ficando ácida e a atividade agropecuária se torna muito difícil. A tecnologia facilita o trabalho na pequena propriedade, acrescentou.

CONVÊNIOS - O repasse de recursos é feito por convênio com as prefeituras e os municípios têm que cumprir atribuições técnicas, como selecionar os agricultores em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, viabilizar as análises de solo para os agricultores, determinar um local adequado para colocar o calcário, promover a distribuição rápida e efetiva do insumo e assegurar assistência técnica aos agricultores.

Data de Publicação: 18/06/2015 às 17:40hs
Fonte: Agência Estadual de Notícias - Paraná