Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Campina do Simão: 13ª Tropeada da Integração CTG Nascente do Rio Piquiri




Evento organizado pelo CTG Nascente do Piquiri terminou no sábado 31 de Janeiro de 2015 com fandango.

O município de Campina do Simão sediou a 13ª Tropeada da Integração. O evento, que é tradicional e que integrou também os municípios de Goioxim e Santa Maria do Oeste.

São mais de 100 tropeiros, entre homens, mulheres e crianças que cavalgam pelas estradas, dormem em acampamentos organizados em fazenda, à beira do fogo de chão, ao sabor do arroz carreteiro, do café tropeiro acompanhando por produtos coloniais. O churrasco também não pode faltar ao som de gaitas botoneira e pianada, violão, e causos.

Em Goioxim os tropeiros pernoitaram na sede do CTG Laços da União, no dia seguinte retomaram a tropeada.
O encerramento aconteceu com um fandango no sábado (31) , no Centro de Eventos de Campina do Simão.








Fotos Wilsom Produções

Coronel Vivida: Três jovens morrem após acidente




As vítimas estavam em um Celta que bateu contra uma árvore na BR 373.

Notícias Policiais - 02/02/2015 - Por Evandro Artuzi, com fotos de Valdenir Lima

O mês de fevereiro começou trágico nas estradas da região sudoeste do Paraná. Um acidente na BR 373 em Coronel Vivida no início da noite deste domingo (01) provocou a morte de três pessoas e outras duas estão em estado grave.

As vítimas estavam em um Celta, com placas de Coronel Vivida, que saiu da pista e bateu contra uma árvore. O acidente foi há poucos quilômetros da cidade, próximo do trevo de acesso a Honório Serpa. O veículo era conduzido por Mayara Signorin, 18 anos, que morreu na hora.

Os passageiros Rafael Zamarchi, 20 anos, Eliezer Gomes do Amaral, 19 anos, Inês Micheli Fonseca, 18 anos, e Helen Caroline Fonseca, 16 anos, sofreram ferimentos graves e foram encaminhados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Coronel Vivida, mas Rafael não suportou e morreu logo em seguida.

Os demais feridos foram transferidos à Pato Branco e a jovem Inês Micheli também não resistiu aos ferimentos e morreu. Os corpos dos três foram recolhidos ao IML de Pato Branco. Eliezer e Helen permanecem hospitalizados.


Notícias Policiais 

Guarapuavano Bernardo Carli é empossado para seu 2º mandato na Assembleia Legislativa





O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, de Guarapuava, tomou posse ontem, 1º de fevereiro, do seu segundo mandato em sessão preparatória realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, que também instalou oficialmente a 18ª Legislatura. Reeleito em outubro de 2014 com 55.481 votos, Bernardo é o Deputado mais votado de Guarapuava e região.

Durante a solenidade, Carli reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo bem do Estado, prometendo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado do Paraná e observar as Leis, desempenhando lealmente o mandato que lhe foi confiado pelo povo paranaense e promover o bem do seu Estado.

Participaram da cerimônia, prestigiando o parlamentar, seu pai, o ex-prefeito Fernando Ribas Carli, sua mãe, Ana Rita, demais familiares, amigos, e autoridades como o vereador de Guarapuava Cosme Stimer e o Governador Beto Richa.



Após a sessão de posse, numa segunda sessão preparatória foi eleita a nova Mesa Executiva da Casa, órgão colegiado que dirige os trabalhos legislativos e administrativos do Poder Legislativo estadual. Com 51 votos favoráveis, venceu a chapa Parlamento Forte, liderada pelo Deputado Ademar Traiano, novo presidente da ALEP.


Assessoria de Imprensa e Comunicação

Goioxim: 2º Dia de Campo Coamo Goioxim Pecuária Leiteira - 2015



No último dia 31 de Janeiro de 2015 (Sábado), realizamos o 2º Dia de Campo Coamo Goioxim de Pecuária Leiteira - 2015, onde aliados: apoio das parceiras presentes a participação dos cooperados, o evento foi um SUCESSO!

A dinâmica do Evento teve duas etapas:
1º Etapa a campo na propriedade do Sr. Edson Coradin, foram apresentadas as Faixas Demonstrativas de Milho com 27 Híbridos e das Pastagens com 10 Variedades;




2º Etapa no entreposto da Coamo do Goioxim, o Professor João Ricardo da EUPG foi extremamente feliz em ministrar uma palestra sobre Manejo na Alimentação Animal com base na Silagem;




Contamos com a presença das autoridades do município, na pessoa do Sr. Prefeito Elias e dos meios de comunicação com a presença da Rádio Nativa Mix do Goioxim, que fez a cobertura completa do evento e oportunizou a visualizar matéria completa no blog: http://goioxim.blogspot.com.br/

Com mais de 100 produtores presentes, era nítida a satisfação na expressão visual destes e na disposição em questionamentos aos palestrantes sobre os assuntos abordados.

Tivemos a honra de ouvir do cooperado Sr. Waldir Benatti Belarmino de 65 anos, o seguinte depoimento:

"Sou cooperado da Coamo a mais de 15 anos, costumo participar dos Eventos promovidos pela Cooperativa, uma vez que entendo que são oportunidades únicas de estar em contato com as novas tecnologias e desta maneira atualizar o conhecimento na atividade que trabalhamos. Este ano, mesmo com problemas de saúde na família, não poderia deixar de estar presente, pois entendemos a dedicação da Coamo em proporcionar estes eventos a seus cooperados e cabe a nós buscar o conhecimento que esta sendo disponibilizado pela cooperativa. Estamos felizes em participar deste Dia de Campo e parabenizamos todos os envolvidos na organização deste dia de campo. Continuem possibilitando a nós "cooperados" este Show de Informações!"

Desta maneira, temos a agradecer a Coamo a oportunidade em oportunizar a realização deste belo trabalho de Difusão de Tecnologias aos cooperados e produtores da região de atuação da Cooperativa.

Veja Matéria Relacionada



Danyell Ricardo Baccin
Engenheiro Agrônomo
Coamo Agroindustrial Cooperativa - Goioxim - PR

Traiano é novo presidente da Assembleia





domingo, 1 de fevereiro de 2015 – 19:06 hs


Investir em novos canais de acesso à informação por parte do cidadão, ampliando a transparência das ações da Assembleia, valorização do servidor e tratamento respeitoso aos deputados. Essas foram algumas das linhas que o deputado Ademar Traiano (PSDB) anunciou para sua administração, ao tomar posse neste domingo (1º), como novo presidente da Assembleia Legislativa.

Plauto Miró Guimarães (DEM) e Ademir Bier (PMDB) foram reconduzidos à 1ª e 2ª secretarias. Os demais integrantes na mesa diretora ficaram: Jonas Guimarães (PMDB), 1º vice-presidente; André Bueno (PDT), 2º vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PSB), 3º vice-presidente; Adelino Ribeiro (PSL), 3º secretário; José Carlos Schiavinato (PP), 4º secretário; e Ney Leprevost (PSD), 5º secretário.

Leia Mais »

Fonte: Fabio Campana

Eduardo Cunha é o novo presidente da Câmara dos Deputados





domingo, 1 de fevereiro de 2015 – 20:49 hs

Eduardo Cunha, do PMDB, venceu no primeiro turno a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados com 267 votos. Mais que a soma dos votos dados a Arlindo Chinaglia, do PT, João Delgado, do PSB e Chico Alencar, do PSOL.

Cunha enfrentou o Palácio do Plnalto, o PT e seus aliados, superou factóides, e venceu de maneira acachapante para a presidente Dilma Rousseff, que nele vê seu principal adversário. Derrotado, o PT fica sem importantes cargos na Mesa Diretora e nas principais comissões da Casa.



Fonte: Fabio Campana

sábado, 31 de janeiro de 2015

Goioxim: Coamo Segundo Dia de Campo da Unidade



Fotos,video e Matéria Xuxo Radio Nativa Mix 31-01-2015

A Coamo agroindustrial cooperativa, unidade de Goioxim PR juntamente com suas parceiras, realizaram Dia 31 de Janeiro 2015, o segundo dia de campo de pecuária leiteira, tema manejo na alimentação animal.

O Engenheiro agrônomo da Coamo Danyel deu inicio agradecendo os agricultores e cooperados presentes, apresentando os representantes da Coamo, e das empresas parceiras, "Milho" Goodetec, Syngenta, Dow Sementes, Agroceres, Pioneer, Dekalb, Morgan sementes, "Pastagens" Dow Pastagem, Sementes Adriana e Tortuga. O evento aconteceu na propriedade do Sr. Edson Coradim na Comunidade de Diamante.



Na sequência na sede da coamo Goioxim, ouve uma palestra, sobre  nutrição animal e silagem na pecuária leiteira, com o Professor João Ricardo da Universidade Estadual de Ponta Grosa, onde tem uma empresa de consultoria, e presta consultoria a algumas empresas, sendo a Pioner uma delas. O representante comercial da DSM Tortuga de Guarapuava, Márcio, ainda falou sobre mineralização de gado de corte.

Clodoaldo responsável do entreposto da Coamo Goioxim, explicou sobre o sucesso da coamo com 44 anos, Em Goioxim 16 meses apenas atuando. Sendo hoje no parana a empresa de maior faturamento ultrapassando a copel. Em 2014 a revista isto é dinheiro, elegeu como melhor empresa do agronegócio brasileiro, Pela revista carta capital, a empresa mais admirada no agronegócio no Brasil, e pelo jornal valor econômico a melhor e maior empresa.

Em 2015 esta investindo 320 milhões num moinho de trigo, e mais uma industria de óleo de soja e farelo no Mato Grosso do sul, e um porto próprio privado em Itapoá Santa Catarina. explicou ainda que vai ter um representante coamo no Show rural para negociação de maquinas e produtos.

Lembrou ainda que as sobras o valor já saiu 4,8%, sera devolvido aos cooperados se aprovado em assembleia no dia 10 de Fevereiro de 2015 em Campo Mourão PR.


Fotos

Veja aqui 

Veja Mais Matéria Relacionada


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Curso de Engenharia de Alimentos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul é reconhecido pelo MEC


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (30) a portaria de reconhecimento do curso de Engenharia de Alimentos, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O reconhecimento do curso pelo MEC é condição necessária para a validade nacional do diploma do curso.

A avaliação do curso pelo MEC foi realizada em abril de 2014. O curso obteve nota quatro em uma escala que varia de um a cinco. A avaliação realizada é baseada em mais de 60 itens agrupados em três aspectos: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica.

O diretor do Campus, Paulo Henrique Mayer, comenta que “agora o curso passa a ter a chancela de qualidade do MEC, além disso, oreconhecimento é necessário para a validade nacional do diploma dos alunos concluintes, por isso, é fundamental”. Mayer destaca, ainda, que “para o Campus Laranjeiras do Sul é uma etapa muito importante pois, é mais um curso reconhecido e isso contribui para a qualidade do ensino ofertado na Instituição”.



Assessoria de Comunicação

Rio Bonito Do Iguaçu: Roubo a Residencia


Foto Ilustrativa


RIO BONITO DO IGUAÇU
ROUBO A RESIDÊNCIA

No dia 29 jan. 15, às 13h, a equipe recebeu via telefone da viatura, a solicitação de uma
senhora de 70 anos, a qual comunicou à equipe que na data anterior, dia 28/01/2015,
próximo às 13h, dois homens em um carro de cor vermelha adentraram em sua casa se
fazendo passar por funcionários de um banco. Segundo a solicitante, começaram a fazer
perguntas e a mesma desconfiou e lhes questionou, momento este que foi dada voz de
roubo, onde a senhora ressaltou que a ameaçaram com uma arma de fogo, tipo revólver.

Então pediram por dinheiro e a mesma negou ter em casa, exigiram então, os cartões de
banco e a vítima afirmou ter apenas um cartão, onde um deles falou que ela possuía duas
aposentadorias, por isso teria dois cartões. Os dois assaltantes, ambos baixos e gordos,
um moreno claro e o outro loiro, anotaram os dados e a senha dos cartões e se evadiram
do local. A vítima relatou ainda que foi até o destacamento policial e que em face de não
ter conseguido contato com a equipe policial que se encontrava em patrulhamento,
apenas ligou no dia seguinte ao ocorrido, pois conseguiu emprestado o telefone de uma
vizinha. Relatou também, que foi até o banco cancelar os cartões e foi informada pelo
gerente de conta que foi efetuado um saque na cidade de Saudade do Iguaçu.
Asolicitante foi orientada.


Guarapuava, 30 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Reserva do Iguaçu: Furto de Motocicleta


Foto ilustrativa


RESERVA DO IGUAÇU
FURTO QUALIFICADO DE MOTOCICLETA

No dia 29 jan. 15, ás 06h40min, compareceu no Destacamento Policial Militar um senhor
relatando que na data anterior chegou em sua casa na Rua Otilia Ferreira de Siqueira,
Centro, por volta das 20horas, e deixou na garagem sua motocicleta Honda/cg 150 titan,
cor preta, placa ANZ-0167 de Reserva do Iguaçu, e que na data seguinte (29), pela
manhã, notou que a referida motocicleta havia sido furtada. Relata que perguntou a
algumas pessoas sobre, mas que ninguém soube informar quem poderia ter cometido o
furto. Realizadas buscas e patrulhamentos sem êxito. Orientada a vítima quanto aos
procedimentos cabíveis.



Guarapuava, 30 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Candoi: Roubo a Supermercado


Foto ilustrativa



CANDÓI
ROUBO A SUPERMERCADO

Entrou em contato com o destacamento de Candói, via telefone, por volta das 08h do dia
29/01/2015, uma mulher relatando que dois homens (de estatura mediana e pele escura,
com jaqueta e calça jeans) a renderam em seu estabelecimento comercial, mercado, e
deram voz de roubo, sendo que um dos indivíduos estava armado com um revólver de
cabo branco. Segundo a vítima, os indivíduos entraram com ela no estabelecimento e
roubaram pequena quantia em dinheiro, como também em torno de vinte carteiras de
cigarro.

Após isso, os indivíduos se evadiram do local em uma moto preta, tomando rumo
ignorado. Diante dos fatos foi realizado patrulhamento nas imediações mas não foi
logrado êxito. A solicitante compareceu ao destacamento e foram mostrados a ela alguns
retratos de suspeitos sendo que a vítima reconheceu uma das pessoas como um dos
autores, o qual já possui passagem por furto. Orientada a vítima.

.
Guarapuava, 30 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

IPVA 2015 começa a ser pago em abril




28/01/2015

Proprietários de veículos no Paraná começarão a pagar o IPVA 2015 a partir de abril. O Estado concederá desconto de 3% no valor do imposto aos contribuintes que pagarem o IPVA em parcela única, conforme calendário por final da placa do veículo, entre 6 e 17 de abril.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cotas, sem acréscimos, deverão recolher a primeira parcela também no mês abril, obedecendo os mesmos vencimentos, por final de placa. As demais parcelas vencerão nos meses de maio e junho, conforme calendário.

A Secretaria Estadual da Fazenda enviará correspondência aos contribuintes em março, com os dados do veículo, valores do imposto e boleto bancário. O novo calendário de vencimento do IPVA, com início em abril, foi estabelecido pelo decreto nº 12.832/2014. As novas datas não valem para veículos zero km e os que serão transferidos do Estado. Nesses casos, o imposto deverá ser pago em até 30 dias após a data da compra do carro e na data da transferência, respectivamente.

O pagamento poderá ser feito via boleto bancário ou diretamente nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi -, apenas com o número do RENAVAM do veículo. Os proprietários também podem pagar o IPVA por meio de GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), disponível no portal www.fazenda.pr.gov.br, a partir do dia 6 de abril.

Frota - O Paraná tem cerca de 6,4 milhões de carros em circulação. Destes, aproximadamente 4,3 milhões são tributados. Entre os não tributados, perto de 1,8 milhão de carros, a maior fatia é de veículos isentos, com mais de 20 anos de fabricação. A estimativa é de que o lançamento do IPVA 2015 no Estado chegue a R$ 2,8 bilhões.


CONFIRA O NOVO CALENDÁRIO DO IPVA

CALENDÁRIO COM DESCONTO DE 3% - À VISTA

PLACAS FINAIS PRAZO DE PAGAMENTO
1 6/4/2015
2 7/4/2015
3 8/4/2015
4 9/4/2015
5 10/4/2015
6 13/4/2015
7 14/4/2015
8 15/4/2015
9 16/4/2015
0 17/4/2015


CALENDÁRIO PARA PAGAMENTO EM COTAS – SEM ACRÉSCIMO

PLACAS FINAIS 

1ª PARCELA              2ª PARCELA             3ª PARCELA
1 6/4/2015                   4/5/2015                     8/6/2015
2 7/4/2015                   5/5/2015                     9/6/2015
3 8/4/2015                   6/5/2015                     10/6/2015
4 9/4/2015                   7/5/2015                     11/6/2015
5 10/4/2015                 8/5/2015                     12/6/2015
6 13/4/2015                 11/5/2015                   15/6/2015
7 14/4/2015                 12/5/2015                   16/6/2015
8 15/4/2015                 13/5/2015                   17/6/2015
9 16/4/2015                 14/5/2015                   18/6/2015
0 17/4/2015                 15/5/2015                   19/6/2015


www.fazenda.pr.gov.br

UFFS abre processo seletivo com 44 vagas para professor substituto




Estão abertas, a partir do próximo dia 02 de fevereiro, as inscrições para mais um processo seletivo para contratação de professor substituto. Estão previstas 44 vagas para 40 áreas do conhecimento. As vagas estão distribuídas entre os seis campi da Instituição. Esse é o maior processo seletivo de contratação de substitutos que a UFFS já realizou.

O período de inscrição desse seletivo é breve: das 8h30 do dia 02 de fevereiro às 15h do dia 06 de fevereiro de 2015. As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas pelo próprio candidato ou por seu procurador legalmente constituído, mediante procuração simples com assinatura reconhecida em cartório, nos campi da UFFS:

- Campus Passo Fundo: Rod. RS 153 Km 3 s/n – Bairro Jardim América;
- Campus Erechim: Av. Dom João Hoffmann, 313 – Bairro Fátima;
- Campus Cerro Largo: Rua Major Antonio Cardoso, 590;
- Campus Chapecó: Rodovia SC 459, Km 02 – Área Rural;
- Campus Laranjeiras do Sul: Rod. BR 158, Km 405;
- Campus Realeza: Rua Edmundo Gaievski, 1.000. Acesso: Rodovia PR 182, Km 466;

O Processo Seletivo constará de prova de títulos e de prova didática. A divulgação da homologação das inscrições ocorrerá no dia 10 de fevereiro e a prova didática acontece no dia 23 de fevereiro. A divulgação do resultado final será a partir do dia 26 de fevereiro.

Demais informações a respeito do processo seletivo podem ser acompanhadas pelo endereço concursos.uffs.edu.br/

O Edital Nº 026/UFFS/2014 também está publicado no site da UFFS, em www.uffs.edu.br > Boletim Oficial > Editais.

Em entrevista, Dom Wagner fala sobre a Operação Sacrilégio





O Bispo Diocesano destacou a investigação do Gaeco, a contribuição da Mitra Diocesana na apuração dos fatos e esclareceu o que motivou denúncias e acusações

O bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva falou hoje pela primeira vez sobre a Operação Sacrilégio. O caso aconteceu em novembro do ano passado, quando o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) começou a investigar supostas apropriações no setor de Obras da Mitra Diocesana, órgão responsável por construções na Diocese.

Na oportunidade, a Mitra, através do Bispo Diocesano, se pronunciou por nota oficial, informando que estava colaborando as investigações, e esperava que os fatos fossem elucidados e, em havendo provas, fossem responsabilizados os envolvidos. "Primeiramente cabe destacar que as acusações que foram levadas ao MP, são anônimas e criminosas, sem qualquer espécie de prova, mesmo assim a Mitra está colaborando com as investigações, por respeito às instituições democráticas de direito", afirmou Dom Wagner.

O bispo ainda reiterou que os vários envolvidos nas obras da diocese são pessoas idôneas e não acredita em irregularidades. "Não acredito e, irregularidades ou superfaturamento, pois as pessoas que trabalharam diretamente na reforma da Casa de Líderes são pessoas honestas, tementes a Deus, merecedoras de respeito e confiança, portanto as acusações que pesam contra essas pessoas acredito serem injustas", argumentou.

Outro detalhe é de como as investigações e denúncias começaram, sempre anônimas. "Embora anônimas, sei quem e porque o fizeram. Infelizmente, são pessoas ligadas à Igreja motivadas por sentimentos espúrios", disse. Quanto às acusações feitas, a Diocese irá recorrer a lei diante de tais comentários infundados. "Indiscutivelmente, todas as pessoas que estão promovendo ou patrocinando tais acusações, o estão fazendo sem conhecimento e causa em desrespeito à presunção de inocência e a dignidade da pessoa humana, consequentemente serão responsabilizadas nos termos da Lei", explicou o Bispo.

Sobre o dízimo, Dom Wagner destacou que a consciência dos católicos e a transformação em ações têm motivado as doações. "O dízimo, assim como outras contribuições, tem crescido, na mesma proporção da consciência e participação dos Católicos, a qual cresceu em decorrência da formação recebida, transformada em ação, tendo como exemplo a reforma da própria Casa de Líderes, a qual está aberta para utilização e mesmo visitação, bem como a reforma do Edifício Nossa Senhora de Belém, que se encontra em execução e observando as normas técnicas atuais", argumentou.


Fonte:www.centralcultura.com.br

Richa nomeia mais 5.522 professores para a rede estadual





Publicado em 28/01/2015 17:00

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (28) decreto de nomeação de mais 5.522 professores e pedagogos aprovados em concurso para a Rede de Ensino Público do Paraná. Os profissionais serão chamados imediatamente e participarão da redistribuição de aulas na primeira semana de fevereiro.

“Estamos fazendo um grande esforço, apesar da crise financeira, para garantir a prioridade que damos à educação”, afirmou o governador Beto Richa. O Decreto 30/2015, assinado em 1º de janeiro, possibilita que o governador autorize, excepcionalmente, a contratação de pessoal.

Com as nomeações, o Governo do Estado totaliza, nos últimos quatro anos, a contratação de 23 mil professores e pedagogos para as escolas. Os novos professores e pedagogos foram selecionados por meio de concurso convocado a partir do Edital 017/2013, que teve cerca de 90 mil inscritos.

Eles atenderão 32 Núcleos Regionais de Educação em todas as regiões do Estado, em 14 disciplinas, além da função de pedagogo.

DISTRIBUIÇÃO DE AULAS - Com a chegada dos novos profissionais concursados, a Secretaria de Estado da Educação prepara uma nova distribuição de aulas para os professores das disciplinas da matriz curricular nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. A medida ainda vai atender aos professores que deixaram de prestar serviço nos setores administrativos da Secretaria e dos Núcleos Regionais e que estão retornando às escolas.

AEN

Serviços de saúde devem prover equipes de ensino sobre HIV e AIDS e de meios preventivos, diz recomendação do CFM



Uma nova Recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada nesta quinta-feira (29), preconiza que medidas preventivas devem ser adotadas – pelos estabelecimentos e instituições de saúde – em relação à infecção pelo HIV. Estas medidas englobam treinamento a toda a equipe nas precauções universais; oferecer a todos os profissionais da área acesso à equipe multidisciplinar para suporte e orientação sobre os riscos de infecção ocupacional por patógenos carreados pelo sangue; e propiciar a existência de condições de trabalho suficientes e aptas para a salvaguarda de todas as medidas já definidas.

Link na integra: http://www.portal.cfm.org.br/ images/Recomendacoes/7_2014. pdf




Assessoria de Imprensa CFM (61) 3445-5940

Reserva do Iguaçu: Furto de Moto



Foto ilustrativa


RESERVA DO IGUAÇU
FURTO SIMPLES

No dia 28 jan. 15, às 18h, compareceu no DPM um senhor relatando que na referida
data, foi até a localidade de Santo Antão, Zona Rural, para apanhar sua motocicleta
Yamaha/XTZ 125, placa DVP-3159 de Taboão da Serra-SP. Chegando no local constatou
que a moto havia sido furtada, fez buscas nas proximidades, mas não logrou êxito. Relata
ainda que a referida moto estava no local há vários dias devido a problemas mecânicos,
que a moto foi avistada no local em data de 24/01/2015, pelo seu vizinho. Orientado
quanto aos pocedimentos legais cabíveis.



Guarapuava, 29 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Goioxim: Porte Ilegal de Arma de Fogo


Foto Ilustrativa



GOIOXIM
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, RECEPTAÇÃO

No dia 28 jan. 15, às 22h30min, a equipe do DPM Goioxim em deslocamento para a
localidade de Jacutinga, abordou um homem em atitude suspeita. Ao dar voz de
abordagem o mesmo tentou evadir-se da equipe sendo imobilizado. Ao verificar uma
mochila que o mesmo tentou dispensar durante a fuga, foi localizado um revólver calibre
.38 Special, marca Taurus, com seis munições intactas.

Foi verificado que se tratava de uma pessoa de sexo masculino de 28 anos. Deslocado até suaresidência onde foi encontrado mais duas munições intactas em seu guarda roupas. Foi dada voz de prisão ao mesmo e conduzido até a Delegacia de Goioxim, onde foi verificado que a arma possui
alerta de furto. O detido foi encaminhado até a Delegacia de Laranjeiras do Sul.



Guarapuava, 29 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Mega-Sena Resultado Concurso Nº 1673

ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1673
ACUMULOU!
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 31/01/2015:
R$ 7.500.000,00
Valor acumulado:
R$ 3.206.444,40
Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (1675):
R$ 13.203.472,34
Valor acumulado para o sorteio especial de Final de Ano :
R$ 4.889.797,83
Ordem de sorteio
35      10      47      05      24      23
 
Ordem crescente
05      10      23      24      35      47
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena00,00
Quina9717.944,76
Quadra7613326,62
Arrecadação Total: R$ 29.731.450,00

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

General Carneiro: Acidente Deixa Dois Mortos e Três Feridos da Mesma Familia




ACIDENTE EM GENERAL CARNEIRO DEIXA DOIS MORTOS E TRÊS FERIDOS DA MESMA FAMÍLIA

Um grave acidente na rodovia BR-153, no final de tarde do último sábado (24), resultou na morte de duas pessoas e três feridas. Todas da mesma família naturais de General Carneiro. O acidente aconteceu por volta das 17h40, envolvendo um carro e um caminhão.

Segundo informações, três vítimas foram encaminhadas para o hospital de General Carneiro. Rosane da Silva, de 24 anos, e as crianças Vitória da Silva, de 11 anos e Cristhofer Ryan Schoma, de 2 anos e 9 meses receberam os atendimentos médicos e foram liberados.

Já o motorista do veículo Cleiton Schoma, de 30 anos e sua cunhada, a adolescente Milene da Silva, de 14 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Segundo informações preliminares, o veículo seguia sentido Horizonte, quando acabou colidindo com um caminhão próximo a entrada para a localidade de Bela Vista.



O Corpo de Bombeiros Comunitário de General Carneiro e equipe do hospital municipal estiveram no local, assim como a Polícia Militar que esteve presente até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Instituto Médico Legal de União da Vitória também foi acionado.


Fonte: radiocidadenet.com

Reserva do Iguçu: Veiculo Recuperado Cantagalo: Cumprimento de Mandado Judicial

Foto ilustrativa


RESERVA DO IGUAÇU
VEÍCULO RECUPERADO

No dia 27 jan. 15, às 18h, a equipe policial recebeu informacão anônima de que havia
uma motocicleta abandonada em um matagal próximo a Rua Jaboticabal. Com a chegada
da equipe no local, foi encontrada a referida motocicleta, a qual foi conduzida para o DPM
de Reserva do Iguaçu para os procedimentos cabíveis, e também foi verificado no
sistema quanto a procedência e constatado que tratava-se de uma motocicleta furtada da
cidade de Guarapuava no ano de 2013.


CANTAGALO
CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

Foto ilustrativa

No dia 28 jan. 15, às 00h30min, a equipe policial efetuou abordagem a uma pessoa, a
qual, constatou-se, possuía em seu desfavor o Mandado de Prisão nº 000298397-42,
expedido pela Comarca de Toledo/Pr, por execução de alimentos. Diante do fato, a
equipe policial deu voz de prisão ao mesmo e o encaminhou até a 2ª SDP de Laranjeiras
do Sul.



Guarapuava, 28 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Goioxim: Cresol Divulgação de Processo Seletivo




A CRESOL GOIOXIM anuncia aos candidatos interessados em trabalhar na Unidade de
Atendimento em Goioxim a vaga de CAIXA COOPERATIVA JR.
Interessados cadastrarem seus Currículos no site da Cresol www.cresol.com.br no ícone
Institucional/Trabalhe Conosco, devendo se candidatar à vaga até dia 13/02/2015.



Edilaine Onesko
www.cresol.com.br

Turvo: Nacir Bruger Retorna ao Cargo de Prefeito




terça-feira, 27 de janeiro de 2015

NACIR BRUGER RETORNA AO CARGO DE PREFEITO MUNICIPAL DE TURVO

Após uma Liminar favorável concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná no último dia 20, a Câmara Municipal de Turvo, através de seu presidente, o Vereador Onézimo Ferreira, emitiu e assinou um Decreto Legislativo (01/2015) o qual anula os efeitos do Decreto anterior (01/2014) que havia cassado o mandato de Nacir Bruger e o afastado do cargo.
Nacir reassumiu hoje a prefeitura e Miguel Petrin que estava como prefeito, volta a exercer o cargo de vice.





Fonte: Blog do Elói

‘Playboy’ de amante de Youssef chega às mãos de presos na Lava-Jato



terça-feira, 27 de janeiro de 2015 – 10:46 hs

do Lauro Jardim, Veja:

A edição de janeiro de Playboy, tendo na capa Taiana Camargo, ex-amante de Alberto Youssef, chegou às mãos dos executivos presos em Curitiba pela operação Lava-Jato. Foi um dos poucos momentos de descontração da carceragem dos últimos dias.

Fonte: Fabio Campana

UFFS: matrículas dos aprovados na primeira chamada do SiSU e inscrições para lista de espera




Já está disponível para consulta a lista dos primeiros classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) disponibilizou, nesta edição, 1920 vagas em 39 cursos de graduação. Ao todo, 24.594 pessoas optaram por algum curso oferecido pela Instituição. A lista de convocados para os cursos da UFFS está disponível através do Edital Nº 024/UFFS/2015.

Matrícula

Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro na UFFS, no respectivo campus para o qual se inscreveu, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h. Os documentos para matrícula podem ser consultados no Edital 812/UFFS/2014.

Confira os endereços dos campi para as matrículas:

- Campus Chapecó: Rodovia SC 459, km 2, s/n (saída para Guatambu/SC), no Auditório Bloco B. Fones: (49) 2049-1500 ou (49) 2049-1592.

- Campus Laranjeiras do Sul: Rodovia BR 158, km 405, s/n, na Secretaria Acadêmica – Bloco A. Fones: (42) 3635-0000 ou (42) 3635-0040.

- Campus Realeza: Avenida Edmundo Gaievski, nº. 1000 (acesso pela Rodovia PR 182), na Secretaria Acadêmica. Fones: (46) 3543 8300 ou 3543-8313.

- Campus Cerro Largo e Cerro Largo II: Avenida Jacob Reinaldo Haupenthal, nº. 1580 (próximo ao Parque Municipal de Exposições), na Secretaria Acadêmica – Bloco A. Fones: (55) 3359-3950 ou 3359-3959.

- Campus Erechim: Avenida Dom João Hoffmann, nº. 313, Bairro Fátima, na Secretaria Acadêmica. Fones: (54) 3321-7050 ou 3321-7068 ou (54) 3321-7084.

- Campus Passo Fundo: RST 153, Km 3, s/n, Bairro Jardim América (anexo ao Seminário Nossa Senhora Aparecida), na Secretaria Acadêmica, Fones:(54) 3321-7056 ou (49) 2049-1590.



Não foi classificado? Inscreva-se na lista de espera

Quem não foi classificado nesta primeira chamada pode se inscrever na lista de espera e acompanhar as chamadas que serão feitas pela UFFS a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Para se inscrever na lista é preciso acessar o site do SiSU. Só serão chamados nas próximas convocações os candidatos inscritos na lista de espera. O prazo de inscrição é até dia 06 de fevereiro.





Outras informações em www.uffs.edu.br/estudenauffs

Candoi: Porte Ilegal de Arma de Fogo



CANDÓI
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia 26 jan. 15, 16h28min, a equipe de serviço estava realizando patrulhamento pela
área central, quando em determinado momento avistou, próximo a um Banco, uma
motocicleta de cor vermelha, emplacada em A. Tamandaré - PR, sendo que dois
indivíduos estavam em pé próximo a motocicleta.

Ao avistarem a viatura os mesmos colocaram capacetes e tentaram se evadir do local, a equipe então conseguiu interceptar e dar voz de abordagem. Efetuada busca pessoal sendo que um dos sujeitos tentou reagir a abordagem e foi contido sendo que ao revistá-lo foi encontrado um revólver calibre .38 com 6 (seis) munições intactas e mais 3 (três) munições do mesmo calibre, em seu bolso. E ainda foi identificado o outro envolvido, que no momento da abordagem era condutor da motocicleta. Foi constatado ainda que o lacre da mesma estava rompido.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão. Em consulta ao sistema foi verificado que um dos envolvidos já possuía outras passagens por porte de arma de fogo, e o outro possui passagem por
envolvimento a roubo a banco em Rio Bonito do Iguaçu. Diante dos fatos foram
encaminhados a 14ª SDP juntamente com a arma e as munições, e a motocicleta
recolhida ao DPM de Candói.



Guarapuava, 27 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Assassinos de neto e avós estão na 15ª SDP Em Cascavel

+


Os três que são apontados como autores das mortes de um casal e do neto, em Rio Bonito do Iguaçu, foram transferidas para Cascavel. Os presos chegaram a 15ª SDP (Subdivisão Policial) pouco depois das 20 horas desta segunda-feira (26).

Eles já tinham sido levados para Londrina, por questão de segurança, mas a remoção para Cascavel foi solicitada, por a cidade ser mais próxima de Laranjeiras do Sul, comarca a qual pertence Rio Bonito do Iguaçu.

Josiel Michaelsen de Souza, 27 anos, Valdomiro do Prado, 23, ficaram no cadeião, mas amanhã serão remanejados para a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel). Já o adolescente de 16 anos foi levado para o Cense (Centro de Socioeducação).

Enquanto aguardava para ser levado ao Cense, o adolescente deu algumas declarações à imprensa, admitindo que cometeu o crime, mas não disse se o motivo foi para roubar mesmo.

O delegado-chefe da 15ª SDP, Adriano Chohfi, explicou que os dois maiores foram colocados em cela separada e amanhã cedo já serão levados para a penitenciária.

Os suspeitos serão ouvidos pelo delegado-chefe de Laranjeiras do Sul, Pedro Fernandes de Oliveira, na próxima quarta-feira, em Cascavel.

O crime aconteceu na última terça-feira (20). Elias e Isabel Casagrande e o neto Luiz Eduardo foram mortos. O trio invadiu a casa do casal para roubar dinheiro, que não foi encontrado. Depois eles, sequestraram e mataram as vítimas. Josiel é quem teria executado as vítimas.



cgn.uol.com.br/noticia

Casagrande: Segundo IML, avós e neto foram mortos a tiros



Um dos envolvidos no assassinato relatou a policia que a criança não seria morta, e sim amarrada as margens da BR 158 em RBI

Notícias Policiais - 26/01/2015 - Por Vanessa Teixeira

Mortos a tiros...

Informações do IML/Instituto Médico Legal de Pato Branco revelou que os avós Elias e Isabel Casagrande e Luiz Fernando Barbosa Casagrande de 2 anos foram mortos a tiros.

Mudança de plano...

Um dos envolvidos no assassinato relatou a policia que a criança não seria morta, e sim amarrada as margens da BR 158 em Rio Bonito do Iguaçu/PR, mas houve uma mudança de plano. O menor J.P. de S. matou a mulher, Valdomiro do Prado atirou em Elias e Josiel Michaelsen de Souza teria que amarrar o garotinho. Mas Souza mudou de plano e deu um tiro na cabeça matando a criança.

Dinheiro guardado em casa...

O delegado Pedro Fernandes afirmou que os boatos sobre desavenças entre Elias Casagrande e os acusados não procede, pois um dos acusados confessou ter ficado sabendo que Elias tinha vendido algumas cabeças de gado e por isso tinha 30 mil reais guardado em casa, motivo pelo qual resolveram fazer o assalto e como eram conhecidos da família, decidiram eliminar as vítimas.

Fonte: NP

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Turvo: Acidente Com Vitima Fatal na PR 466




Da redação por Valter Kraçoski, Fotos: Elói Mattos(Blog do Elói)

Por volta da 05h00min. Da manhã deste sábado, 24 de janeiro de 2015, um gravíssimo acidente aconteceu na PR 466, próximo ao KM 230, na comunidade de Dodge/Turvo – PR.

Uma carreta Scania 113H, com placas de Cafelândia - PR vinha com sentido Guarapuava/Turvo ,quando colidiu lateralmente com um caminhão VW 24-250 com baú refrigerado, de um frigorífico de Pitanga, carregado com carnes. 



Ao colidir no caminhão, a carreta invadiu a pista contrária e bateu em um barranco. Quando chegamos ao local, por volta das 05h30min. O motorista da carreta, Júlio Gato Menon, ainda estava com vida preso nas ferragens, mais não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que tiveram muito trabalho para retirada da vítima das ferragens. Seu corpo foi retirado por volta das 08h00min. e encaminhado para o IML de Guarapuava. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor de Turvo, seu ajudante nada sofreu.

O transito está lento no local e voltará a fluir normalmente quando os trabalhos de remoção dos veículos e de limpeza da pista forem concluídos.

Fonte: Blog do Elói

ACIDENTE NA RODOVIA QUE LIGA TURVO-IBEMA DEIXA UMA PESSOA FERIDA.




OCORRÊNCIA POLICIAL EM TURVO: DIRIGIR VEÍCULO SOB A INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL / CONDUZIR VEÍCULO SEM POSSUIR CNH / LESÃO CORPORAL NA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR.

SÁBADO 24 DE JANEIRO ÁS 16H38, ENTROU EM CONTATO COM A EQUIPE POLICIAL O RECEPCIONISTA DO HOSPITAL BOM PASTOR INFORMANDO QUE TERIA DADO ENTRADA NAQUELA CASA HOSPITALAR DUAS PESSOAS FERIDAS ENVOLVIDAS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO. LOGO A EQUIPE CHEGOU AO HOSPITAL ONDE FOI FEITO CONTATO COM O CONDUTOR DO VEÍCULO O QUAL RELATOU QUE TRANSITAVA JUNTAMENTE COM SUA MÃE EM UM VEICULO VW FUSCA PELA RODOVIA JOÃO MARIA DE JESUS, QUANDO EM DADO MOMENTO VEIO A PERDER O CONTROLE DA DIREÇÃO VINDO A SAIR DA PISTA E CAPOTAR, INFORMOU AINDA QUE NÃO POSSUÍA C.N.H. NEM P.P.D E QUE HAVIA INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA (CERVEJA) ANTES DE DIRIGIR. FOI DESLOCADO ATÉ O LOCAL DO ACIDENTE, REALIZADO OS PROCEDIMENTOS DE PRAXE, E POR ESTAR COM A DOCUMENTAÇÃO EM DIA FOI LIBERADO O VEÍCULO PARA UM CONDUTOR HABILITADO. 


O CONDUTOR DO FUSCA FOI CONVIDADO A REALIZAR O TESTE DO ETILÔMETRO O QUAL ACEITOU SENDO OBTIDO COMO MEDIÇÃO REALIZADA 0.39 MG/L E MEDIÇÃO CONSIDERADA 0.35 MG/L. DIANTE DO FATO FOI CONDUZIDO O MESMO ATÉ A 14ª SDP PARA A LAVRATURA DO FLAGRANTE DELITO PELO CRIME DE EMBRIAGUES. A PASSAGEIRA DO VEÍCULO FICOU EM OBSERVAÇÃO NO HOSPITAL DE TURVO HAJA VISTA SEUS FERIMENTOS. FORAM LAVRADAS AS NOTIFICAÇÕES CABÍVEIS E O BOLETIM DE ACIDENTE DE TRÂNSITO.


FONTE: POLÍCIA MILITAR DE TURVO
Via Blog do Elói

Goioxim: Rapaz Morre Afogado em Açude


Foto ilustrativa


GOIOXIM
ATENDIMENTO LOCAL DE MORTE EM GOIOXIM – 16º BPM / 1ª CIA.

No dia 24 Jan. 15, a equipe recebeu ligação de que um homem havia se afogado em um
açude. Segundo informado por um senhor, um homem e seu irmão entraram na água e
quando um deles começou a se afogar, o outro e também o senhor foram retirados por
terceiros. Com o auxílio de uma retro escavadeira foi feita uma abertura no açude para  escoar a água e verificou-se o corpo do rapaz de 19 anos. O mesmo foi retirado do local e
encaminhado através do IML


VIRMOND
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia 25 Jan. 15, às 0h01min, uma equipe policial foi acionada por meio de ligação
anônima a qual informava que havia um veículo Corsa de cor preta percorrendo a
marginal da BR-277 e que efetuou disparos de arma de fogo, passando as iniciais da
placa do veículo e também relatando que a placa era do veículo de Virmond. A equipe em
patrulhamento pela área central realizava abordagem a bares e lanchonetes, e então,
verificou em frente a uma pizzaria, um veículo Corsa de cor preta, identificando o
proprietário do veículo.

Durante a busca no veículo foi encontrado um revolver calibre 22
com dois estojos deflagrados no assoalho do veículo, quando o mesmo percebeu que a
equipe visualizou o armamento, este tentou evadir-se ao banheiro, sendo necessário que
a equipe desse voz de prisão dentro do estabelecimento comercial. Ao questioná-lo sobre
a procedência do armamento, disse não ter conhecimento, apenas que, se estava no seu
veículo, ele não iria entregar seus amigos, sendo assim ele confirmou ser detentor do
armamento apreendido. Diante do exposto os cidadãos que o acompanhavam foram
todos abordados e identificados, não sendo mais nada encontrado, foi encaminhado a
Delegacia de Cantagalo juntamente com o armamento par as devidas providências.



Guarapuava, 26 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Fim do mistério: Corpos do casal Casagrande são encontrados




Notícias Policiais - 26/01/2015 - Por Miguel Angelo - Fonte: Adilson Nogueira

[Baixar Áudio]

Chega ao fim o mistério do caso CASAGRANDE. Os corpos de Elias e Izabel Casagrande foram encontrados na tarde deste domingo (25). Os corpos foram localizados na comunidade APRA, Linha 05, Ass. Marcos Feire, à beira de um córrego próximo a uma casa queimada. Os corpos estavam um ao lado do outro e com sinais de tiro ou facada na cabeça.

Durante quatro dias as polícias Civil e Militar da 2ª SDP e da 2ª Cia da PM, Bombeiros, Força Verde, estiveram fazendo incessantes buscas juntamente com os moradores dos assentamentos no intuito de localizar a família, mas somente neste domingo após a prisão dos três elementos ( Josiel Michaelsen de Souza, de 27 anos, Valdomiro do Prado, de 23 anos e o menor J.P de S. 17 anos) que cometeram o roubo e mataram as vítimas, foi possível localizar os corpos.

O corpo do garotinho Luiz Fernando de 03 anos foi localizado pela manhã na entrada para a comunidade Vila Velha, provavelmente assassinado com uma paulada ou facada na cabeça e a tarde os corpos de Elias e Izabel foram localizados, os locais onde se encontravam os corpos foram indicados pelos bandidos. Os corpos foram encaminhados ao IML de Pato Branco e os marginais que ainda estão presos na cidade de Primeiro de Maio, devem ser trazidos para Laranjeiras do Sul nas próximas horas.

O crime revoltou os moradores da região, pois o casal assassinado era muito bem visto na comunidade onde residiam. Informações dão conta que os autores do latrocínio eram conhecidos antigos das vitimas inclusive frequentavam a casa costumeiramente.
Segundo informações do Dr. Pedro Fernandes de Oliveira, os assassinos não virão para Laranjeiras do Sul e devem ser encaminhados para a Penitenciária de Cascavel.

NP

domingo, 25 de janeiro de 2015

Campina do Simão: Motociclista Morre em Acidente Sentido a Guarapuava




Motociclista morre em acidente na estrada de Campina do Simão

Cristina Esteche - Foto/ enviada por Rafael de Lima, leitor da RSN

Um acidente na estrada de acesso ao município de Campina do Simão tirou a vida de Clayton Moreira, 48 anos. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (24), O motociclista Clayton Moreira vinha no sentido Campina do Simão a Guarapuava quando houve a colisão frontal com um caminhão. Ele retornava do trabalho. Clayton entrou em óbito no local e seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.


Fonte: RSN