quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Programa Espaço do Cidadão Entrevista Moradores que Contam desde Quando Goioxim Tinha Apenas 4 Casas


Programa Espaço do Cidadão do Dia 09 de Novembro, produzido por Luiz Ravanelo, na Radio Nativa Mix teve seu espaço todo de entrevista, com convidados sobre como foi Goioxim desde as primeiras famílias até o dia de hoje.

Entrevista com seu Antoninho com  91 anos e Dona Rozinha 103, moradores da Localidade de Faxinal.
Dona Rozinha, relata que quando chegou em Goioxim tinha 4 casas, igreja, Escola e um negocio (Armazém). Lembrou também das parteiras para atender as mulheres que iam dar a luz. Alguns alimentos fazia em casa como farinha de biju, socava em monjolo de pé. Seu Antoninho relata que as estradas eram carreiro e faziam a picareta foice e machado, tiravão aviação jovens de 18 anos acima, de 5 dias. Relata ainda que trabalhou anos de foice e machado. Para fazer compras ia a cavalo ate Guarapuava levava 5 dias pra ir e voltar, e quem não tinha carroça ia com cargueiro de bruaca.

Paulina Bocalon Mostefal Ex Vereadora, Professora moradora desde 1975, trabalhou em educação formada em historia e geografia, de família Italiana e Ucraniana, autora do livro vidas no tempo. relata que ainda município de Cantagalo, as aulas era iluminado com liquinho a gaz não tinha energia elétrica, também ajudou implantar ensino fundamental e médio no intão Distrito, hoje Município de 
Goioxim. 


Hilda Terezinha Gomes Ex Vereadora e também Professora iniciou relatando sobre sua mãe que foi a1ª Professora do Estado na localidade, e lembra ainda a primeira casa escolar de Goioxim ainda de madeira, que foi construída por Dr. João Ferreira Neves na época Prefeito do Município de Guarapuava onde Goioxim pertencia, João fez entrega para sua mãe o termo de implantação do colégio. Dr. João Ferreira Neves na época também era medico.
Ex Prefeito de Cantagalo Guilherme de Paula Neto deu se o nome do colégio hoje de Colégio Dr. João Ferreira Neves. Hilda lembrou ainda do Sr. Afonso Agner Fontoura motorista de ônibus que fásia linha de Goioxim a Guarapuava por estrada de terra na época. Lembrou também do primeiro Prefeito Luiz Ravanelo Neto e vereadores que trouxeram asfalto para Goioxim.

Carlos de Souza Pedroso 82 anos ex vereador 3 mandato por Cantagalo e 1 em Goioxim foi próximo entrevistado, lembrou da educação e primeiro professor joão lecionava na igreja são sebastião, não tinha escola na época e ensinavam ate a 4ª serie somente, para continuar os estudos tinham que ir ate outra cidade para formação. Lembrou das reuniões em que foi feita a escolha do nome do colégio Dr. joão Ferreira Neves, Carlos lembrou ainda do numero minimo de aluno para implantar até a 4ª serie que seria 80. Outro fato lembrado foi a emancipação de Goioxim que precisava no minimo100 casas.
Carlos lembrou que o Sr. Luiz Ravanelo fez convite para população e lideranças através do radio, e obteve a seguinte votação, 171 pessoas a favor 3 contra e 2 branco.

Adelino Lara declarou que sua família mora a mais de 82 anos em Goioxim. Participou na construção das estradas, sendo que algumas ruas da cidade hoje, leva  o nome de membros de sua família, como o caso da rua Victor Lara (tio) e a rua Alexandre Francisco Lizio (pai) rua essa que da acesso a vila lara.

Nilda Kramer Pedroso Ex Professora relata que tinha 9 anos quando veio morar. Foi professora na comunidade Santo Antoninho- Goioxim. Frisou que a 4ª serie de antes equivale a segundo Grau de hoje.

Através da lei 95 na época os Deputados Cezar silvestre e Orlando pessuti criaram o Município de Goioxim. Hilda, Valdemir Lacerda, Lúcio Pereira, agner fes a documentação.. Carlos de Souza Pedroso lembrou que para pagar o engenheiro fizeram doação.

Fotos: Luiz Ravanelo
Vídeo: Tassi Pedroso

Veja video do Programa na integra no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém