Entrevista com seu Antoninho com 91 anos e Dona Rozinha 103, moradores da Localidade de Faxinal.
Dona Rozinha, relata que quando chegou em Goioxim tinha 4 casas, igreja, Escola e um negocio (Armazém). Lembrou também das parteiras para atender as mulheres que iam dar a luz. Alguns alimentos fazia em casa como farinha de biju, socava em monjolo de pé. Seu Antoninho relata que as estradas eram carreiro e faziam a picareta foice e machado, tiravão aviação jovens de 18 anos acima, de 5 dias. Relata ainda que trabalhou anos de foice e machado. Para fazer compras ia a cavalo ate Guarapuava levava 5 dias pra ir e voltar, e quem não tinha carroça ia com cargueiro de bruaca.
Paulina Bocalon Mostefal Ex Vereadora, Professora moradora desde 1975, trabalhou em educação formada em historia e geografia, de família Italiana e Ucraniana, autora do livro vidas no tempo. relata que ainda município de Cantagalo, as aulas era iluminado com liquinho a gaz não tinha energia elétrica, também ajudou implantar ensino fundamental e médio no intão Distrito, hoje Município de
Goioxim.
Ex Prefeito de Cantagalo Guilherme de Paula Neto deu se o nome do colégio hoje de Colégio Dr. João Ferreira Neves. Hilda lembrou ainda do Sr. Afonso Agner Fontoura motorista de ônibus que fásia linha de Goioxim a Guarapuava por estrada de terra na época. Lembrou também do primeiro Prefeito Luiz Ravanelo Neto e vereadores que trouxeram asfalto para Goioxim.
Carlos de Souza Pedroso 82 anos ex vereador 3 mandato por Cantagalo e 1 em Goioxim foi próximo entrevistado, lembrou da educação e primeiro professor joão lecionava na igreja são sebastião, não tinha escola na época e ensinavam ate a 4ª serie somente, para continuar os estudos tinham que ir ate outra cidade para formação. Lembrou das reuniões em que foi feita a escolha do nome do colégio Dr. joão Ferreira Neves, Carlos lembrou ainda do numero minimo de aluno para implantar até a 4ª serie que seria 80. Outro fato lembrado foi a emancipação de Goioxim que precisava no minimo100 casas.
Carlos lembrou que o Sr. Luiz Ravanelo fez convite para população e lideranças através do radio, e obteve a seguinte votação, 171 pessoas a favor 3 contra e 2 branco.
Nilda Kramer Pedroso Ex Professora relata que tinha 9 anos quando veio morar. Foi professora na comunidade Santo Antoninho- Goioxim. Frisou que a 4ª serie de antes equivale a segundo Grau de hoje.
Através da lei 95 na época os Deputados Cezar silvestre e Orlando pessuti criaram o Município de Goioxim. Hilda, Valdemir Lacerda, Lúcio Pereira, agner fes a documentação.. Carlos de Souza Pedroso lembrou que para pagar o engenheiro fizeram doação.
Fotos: Luiz Ravanelo
Vídeo: Tassi Pedroso
Veja video do Programa na integra no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém