Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

domingo, 1 de outubro de 2017

“Outbreak” de tempestades avança para vários estados brasileiros


Meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ambos órgãos oficiais, alertam para a possibilidade de tempo severo a partir deste domingo (01) em parte do Brasil.
São esperadas tempestades com precipitação de até 60 milímetros por hora, rajadas de vento de até 100 km/h, além de muitos raios e granizo.
“No domingo (01/10), um novo cavado em níveis médio deverá se deslocar de oeste sobre a Argentina, e a advecção de vorticidade ciclônica na vanguarda deste sistema, deverá favorecer a queda de pressão em superfície, dando origem a uma nova onda frontal. A frente fria associada a este sistema deverá provocar forte instabilidade sobre o RS e oeste dos estados de SC e PR, além do sul de MS. Na segunda-feira (02/10), a frente fria deverá continuar avançando sobre o o Brasil e a tendência é que esse deslocamento gere forte instabilidade entre o MS, centro-sul do MT e de RO, sul de GO, norte e centro-leste do PR, centro-leste de SC, grande parte de SP, triângulo e sul/sudeste de MG. “
monitoramento 01 10 17 1
monitoramento 01 10 17 1
Conforme descrito pelo Cptec/Inpe, um cavado – área alongada de baixa pressão – estará cruzando a Argentina e influenciará as condições meteorológicas rapidamente também na Bolívia, Paraguai, Uruguai, além do centro-sul do Brasil.
A carta sinótica de altitude desenvolvida pelo Cptec/Inpe às 6 horas (UTC), 3 horas (Brasília), mostrou o deslocamento do cavado sobre a América do Sul.
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém