O novo modelo traz também mudanças na cor e marcas d'água, além de dois números de identificação nacional e o número de identificação estadual. “Junto aos demais dispositivos de segurança, o QR Code possibilita que a fiscalização confira a veracidade dos dados impressos no documento e os dados no registro nacional de habilitação, inibindo possíveis falsificações e adulterações”, analisa o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.
O QR Code será utilizado por meio de um aplicativo de celular desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). Com a leitura do código será possível ter acesso às informações do condutor e à foto emitida na CNH para comparação com o documento impresso. O objetivo é facilitar o reconhecimento de CNH falsificada e evitar a ação de estelionatários e demais criminosos.
O Detran-PR orienta que motoristas com documento no modelo antigo e dentro da validade não precisam se preocupar em trocar a CNH. A mudança ocorrerá na renovação ou expedição da segunda via. Todos os meses, o Detran Paraná emite cerca de 100 mil CNHs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém