terça-feira, 3 de abril de 2012

Secretário garante atendimento a pessoas com deficiência

Reunião das APAES
Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria

Durante encontro com os presidentes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) do Paraná no último sábado (31), o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, reafirmou o compromisso do governo em garantir aos alunos das escolas especiais os mesmos direitos que são assegurados aos estudantes da rede estadual.

De acordo com o vice-governador, as escolas especiais passarão a contar com recursos para construção, ampliação e reformas, seguindo os mesmos procedimentos adotados pelas escolas da rede estadual. Desde o ano passado, quando foram renomeadas como escolas de educação básica na modalidade de educação especial, as escolas especiais estão recebendo materiais, equipamentos e produtos da alimentação escolar.

Ainda segundo Arns, uma nova resolução que trata do convênio das APAEs com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) será assinada no segundo semestre de 2012. “O novo convênio deverá contemplar algumas novidades para a área, como a revisão do valor per capita repassado às escolas especiais para sua manutenção e custeio”, disse.

A nova política do governo estadual para a área foi ressaltada pela presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná, Neuza Soares de Sá. “Estamos vivendo um momento único em nossa história, com o governo nos apoiando e assegurando o que também é direito de nossos alunos”, disse.

Também participaram do encontro a diretora de Infraestrutura Logística, Organização e Gestão (Dilog) da SEED, Márcia Cristina Stolarski, que apresentou dados da alimentação escolar no Paraná, e o comandante da Patrulha Escolar Comunitária do Paraná, tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, que apresentou os trabalhos realizados em parceria com as escolas na área de segurança e prevenção.

TRANSPORTE – O transporte de alunos com deficiência matriculados em escolas especiais também foi tratado durante o encontro. Arns lembrou que as APAEs, além de atenderem alunos das séries finais do ensino fundamental, também atendem alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, etapas que são de responsabilidade dos municípios. “Todos nós somos responsáveis pelo transporte desses estudantes, as prefeituras, o Estado e o Governo Federal”, disse.

Fonte: www.educacao.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém