quinta-feira, 19 de abril de 2012

Goioxim: Hoje Dia do Indio História dos Índios Brasileiros

A origem dos "índios" brasileiros ainda é um mistério para os estudiosos.
A teoria de que vieram pelo estreito de Bering continua sendo a mais aceita, apesar de já existirem muitas discordâncias.
Com a chegada dos portugueses às terras brasileiras, os nativos pareciam nada menos que exóticos aos olhos de seu invasor",que assustou-se com os costumes "bárbaros" daquele povo que andava nu sem pudor e desconhecia a maior Instituição Européia até então: A Igreja católica.
Após 500 anos de convivência conflituosa, a figura do índio ainda parece distante da realidade do país.
Viu suas terras serem tomadas, dirigiu-se para as grandes metrópoles e vive hoje a realidade marginal de milhares de pessoas.
Episódios como o do índio pataxó Galdino Jesus, queimado vivo por jovens brasilienses, insistem em alongar a extensa lista de atos desrespeitosos direcionados às comunidades indígenas.
Dizimidos aos montes também no passado, poucos restaram para contar e perpetuar a nebulosa e fantástica história desse povo.
Atualmente, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) luta junto ao Congresso Nacional para que os direitos dos índios sejam colocados em prática.
A demarcação das terras indígenas tomadas pelos colonizadores é uma das dívidas históricas em pauta.
A valorização da riqueza cultural dos índios é uma bandeira a ser levantada por toda a sociedade, já que costumes que fogem à memória dos povos que aqui chegaram mais tarde estão em jogo.
A população brasileira precisa aprender a respeitar uma cultura que não é a sua, pois só assim estaremos vivendo a livre expressão de pensamento que nossa tradição democrática tanto prega.
Fonte: Funai


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém