sexta-feira, 8 de julho de 2011


Paulo Santos/Reuters / Eventuais mudanças no Código Florestal estão entre os motivos para o aumento do desmate na Amazônia, segundo especialistas

O ronco da motosserra


Medições revelam aumento no desmatamento da Amazônia. Somente em maio deste ano, o bioma perdeu 268 km² de florestas
Medições recentes do desmatamento na Amazônia indicam que as motosserras voltaram a roncar com força na floresta brasileira. Em maio deste ano, o bioma amazônico perdeu 268 km² de mata, um aumento de 150% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os números fazer parte do Sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a partir de imagens de satélite.

Uma medição paralela, desenvolvida pelo instituto de pesquisa Imazon a partir de registros da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), corrobora a tendência de crescimento. Entre agosto de 2010 e maio de 2011, foram detectados 1.436 km² de desmatamento – aumento de 23,6% em relação ao mesmo período imediatamente anterior. Esta medição não abrange 32% do território amazônico, que permaneceu coberto por nuvens durante o período de acompanhamento. Ou seja: a área desmatada nos últimos meses pode ser maior.

Leia maishttp://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1144951&tit=O-ronco-da-motosserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém