![]() |
| Parabéns a Todas as Mamães e o Desejo de Todos Nós da Radio Nativa Mix - Goioxim PR |
sábado, 9 de maio de 2015
sexta-feira, 8 de maio de 2015
ROTAM de Pitanga apreende 4 armas de fogo em Boa Ventura de São Roque
Sexta-feira, 08 de Maio de 2015 - 08h18
A Equipe da ROTAM, comandado pelo Sr. Moraes, realizou buscas em Boa Ventura de São Roque, onde atráves de denuncias anônimas de disparo de arma de fogo e caça.
No local, em conversa com o PROPRIETÁRIO do terreno, o mesmo sem qualquer coação física ou moral entregou a equipe Policial, uma espingarda de fabricação artesanal, sem marca e numero de série, capacidade para um disparo. Diante do fato foi encaminhado o autor juntamente com a arma para 45ª DRP para as devidas providencias.
Em ato continuo, a ROTAM, atendendo denuncias anônimas de disparo de arma de fogo e caça, foi deslocado até a área rural, no Município de Boa Ventura de São Roque, onde foi localizado dois suspeitos, que estavam trabalhando fazendo roçada naquela propriedade, e em conversa com os mesmos, sem qualquer coação física ou moral entregou a equipe Policial, uma espingarda de fabricação artesanal, sem marca e numero de série, porém negou a autoria dos disparos relatando que a pessoa que supostamente estaria fazendo disparos na região, seria um outro adolescente da vizinhança, e que este teria armas ilegais na sua residência.
Em ato contínuo foi deslocado até um barraco em que o adolescente estaria posando e lá foram localizadas mais duas espingardas, sendo: uma espingarda 28, sem marca e numero de série aparente desgastados pelo tempo e uma outra espingarda 28 de fabricação artesanal sem marca e numero de série, sendo apreendidas e entregues juntamente com os autores na 45ª DRP para serem tomadas as devidas providencia.
Blog do Jonei Farias
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Petrobras despenca na lista das maiores empresas do mundo
Corrupção no governo petista é apontado pela revista Forbes como maior responsável pela queda da empresa
A Forbes publicou ontem sua lista de empresas mais valiosas do mundo. Como era de se esperar, a Petrobras teve uma queda brusca devido às perdas com corrupção. Vejam um trecho da reportagem do site G1:
A Petrobras caiu quase 400 posições na lista das 2.000 maiores empresas do mundo publicada anualmente pela revista Forbes. A petroleira despencou da 30ª para a 416ª posição em relação ao ano passado. No ranking de 2013, a companhia ficou em 20º lugar. Em 2012, a gigante brasileira de petróleo aparecia no 10º lugar.
A revista destaca a Petrobras como uma das “maiores perdedoras de alto perfil” do ano, citando os “escândalos contábeis e de corrupção”. Clique aqui para ver a lista completa.
quarta-feira, 6 de maio de 2015
Richa anuncia professora estadual como a nova secretária da Educação
Publicado em 06/05/2015 12:40
O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (06) a professora Ana Seres Trento Comin como a nova secretária da Educação do Paraná. Ela substituirá a Fernando Xavier Ferreira, que pediu para sair do comando da pasta por questões pessoais.
“A nossa determinação é manter os avanços na educação e, principalmente, o diálogo. Esse é um momento delicado, que requer equilíbrio e integração com os professores”, disse o governador. Richa destacou os avanços dos últimos anos na educação, como a contratação de 23 mil professores e o reajuste de 60% nos salários.
Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ana Comin lecionou na escola pública por 40 anos. Aposentada, atuou como chefe de núcleo de educação de Pato Branco e superintendente da Secretaria de Educação. “Conheço a realidade da educação de todo o estado. Assumo essa função com a responsabilidade de melhorar os indicadores da educação e valorizar ainda mais os servidores”, disse.
A nova secretária pediu voto de confiança e fez um apelo aos profissionais da educação. “Quero contar com a confiança de todos os professores, alunos e pais do Paraná. Vamos trabalhar com integração e diálogo para mostrar que é possível, não apenas sonhar, mas também executar um ensino de qualidade”, afirmou.
Ela agradeceu ao governador pela oportunidade e reafirmou que o retorno imediato das aulas é fundamental para o cumprimento do ano letivo. “Quero colocar em prática o que eu aprendi com os professores dentro das salas de aula”. Ana Comin tem ainda mestrado em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa.
AEN
Goioxim: Encontro com as Familias do Programa Familia Paranaense
Programa Família Paranaense
O CRAS de Goioxim desenvolveu neste dia 06 de Maio de 2015, o encontro mensal com as famílias inseridas no Programa Família Paranaense. O encontro acontece sempre na primeira quarta-feira de cada mês, e neste encontro os participantes tiveram uma palestra com a psicóloga do CRAS, Cristiane de Matos, com o assunto “Afetividade”, as técnicas aproveitaram a semana do dia das Mães para incentivar o contato físico entre as famílias. Ao final foram distribuídos um pequeno presente pela passagem do “Dia das Mães”, e servido lanche. O encontro teve a participação de trinta pessoas.
Equipe Técnica do CRAS
Goioxim: CRAS Desenvolveu Dia da Familia
Dia da Família
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, desenvolveu na tarde desta terça-feira (05/05/2015) o "Dia da Família", esta atividade faz parte do cronograma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 0 a 6 anos - ofertado pelo CRAS. Tal serviço tem o objetivo de assegurar o direito de crianças e adolescentes ao convívio familiar e comunitário.

Equipe do CRAS.
Prosa Rural - Armazenamento de grãos na pequena propriedade Ouça na Nativa Mix Sábado as 07:40 horas
O Prosa Rural desta semana vai falar sobre o armazenamento de grãos na pequena propriedade. O armazenamento de grãos é uma etapa da produção agrícola que está passível de perdas significativas que causa prejuízos na produção e pode afetar a saúde e a segurança alimentar da população.
Conhecer as técnicas que podem ser usadas após a colheita para manter os grãos com boa qualidade para a alimentação humana e das criações é fundamental para o agricultor familiar.
O programa vai ensinar ao produtor rural como fazer um bom armazenamento e como evitar a contaminação, melhorando significativamente a qualidade, e, consequentemente, os ganhos da produção na propriedade.
Quer saber mais? Fique ligado no Prosa Rural desta semana.
O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa.
Corpo de professora morta pelo câncer é tirado do tumulo e jogado para fora com sinais de violência sexual
Quarta-feira, 06 de Maio de 2015 - 08h44
Um caso de vilipêndio a cadáver foi constatado pela Policia da cidade de Paranavaí. O crime ocorreu na madrugada desta terça-feira (05).
Funcionários do cemitério municipal se preparavam no início da manhã para realizarem um sepultamento, quando observaram próximo ao túmulo, que o corpo de uma professora que faleceu de câncer e havia sido sepultada ontem (04) estava fora do caixão.
O corpo da mulher estava nu e com sinais aparentes de violência sexual, a policia foi chamada no local, além da suposta violência sexual, a policia também investiga se os autores buscavam joias que poderiam estar dentro do caixão.
A Professora havia sido enterrada menos de 24 horas da ação dos marginais.
O administrador do cemitério, com 39 anos de trabalho no local, disse que nunca tinha presenciado um fato tão horripilante como este.
O caso será investigado pela Policia Civil.
Candói: Cumprimento de Mandato Judicial
CANDÓI
CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL
Às 15h45min, uma equipe de policiais militares em patrulhamento pela Rua Pedro da Luz,
Centro, efetuou a abordagem em um veículo GM Vectra, de cor preta, placas de
Renascença-PR, com 3 pessoas suspeitas no interior. Após a consulta no sistema,
constatou-se que havia mandado de prisão em aberto em desfavor de um dos abordados.
Diante do fato, foi dada voz de prisão e conduzido o mesmo até a 14ªSDP, em
Guarapuava.
Guarapuava, 06 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg
Novas regras vão beneficiar as rádios comunitárias
Rádios comunitárias cobraram ações do Executivo e do Legislativo para o fortalecimento da comunicação não comercial. As reivindicações foram apresentadas, nesta quinta-feira, no Fórum de Comunicação Pública, realizado na Câmara dos Deputados. Algumas dessas ações poderão ser viabilizadas por decretos ou portarias do Executivo, outras dependerão de alterações na lei que criou o Serviço de Radiodifusão Comunitária (Lei 9.612/98).
Para garantir a sustentabilidade dessas emissoras, o coordenador-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Sóter, defendeu a criação de um fundo financeiro, a exemplo do que já existe para a radiodifusão pública (Lei 11.652/08).
"A radiodifusão comunitária precisa participar desses recursos, até para poder garantir a sua autonomia e sua independência em relação aos poderes políticos e econômicos de onde ela atua", disse Sóter.
Uma proposta de fundo financeiro para essas emissoras já tramitou na Câmara em 2009 (PL 6087/09), mas foi arquivada.
Leia Mais... Novas regras vão beneficiar as rádios comunitárias...
Radio Comunitária Zumbi dos Palmares
terça-feira, 5 de maio de 2015
Relatório da MP 664 é aprovado em Comissão Mista do Congresso Nacional
Duas emendas da senadora Gleisi foram acatadas, beneficiando viúvas e donas de casa
A Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 664 aprovou o relatório da MP com duas emendas da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR). Em uma delas, após negociação com o governo, fica restabelecida a forma de cálculo da pensão por morte deixada pelo falecido à viúva, que não terá mais o corte de 50% e continuará recebendo 100% do valor da aposentadoria do falecido (até o limite/teto da Previdência) a que o segurado recebia pela Previdência ou da aposentadoria por invalidez a que faria jus na data do óbito.
Outra emenda apresentada pela senadora Gleisi foi aprovada parcialmente e irá atender às donas de casa. Ela pretendia estabelecer um novo conceito sobre quem pode ser considerada “dona de casa”. A legislação em vigor estabelece os seguintes requisitos para aposentadoria das donas de casa com alíquota de contribuição reduzida: abrir mão da aposentadoria por tempo de contribuição (portanto a aposentadoria é por idade, aos 60 anos se mulher e 65 anos se homem); não ter renda própria; dedicação exclusiva ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência; e pertencer a família considerada de baixa renda. Ocorre que o termo “sem renda própria” tem gerado dificuldades para a concessão do benefício para as donas de casa, pois qualquer valor que a dona de casa alegue ter recebido acaba servindo para indeferir a aposentadoria.
A emenda de Gleisi visava substituir a exigência de não possuir “renda própria” por não possuir “renda do trabalho”, acrescentando conceituação sobre renda do trabalho conforme o disposto na legislação do imposto de renda pessoa física. O deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), relator da MP, concordou com a preocupação da senadora, mas propôs outra fórmula, que foi acatada: manteve a expressão “renda própria” e, levando em conta a preocupação da senadora, acrescentou que o conceito do que seria “renda própria”: “qualquer rendimento proveniente exclusivamente do trabalho remunerado constante do CNIS”.
“O Governo Federal teve sensibilidade ao dialogar com os diversos setores da sociedade sobre as medidas do ajuste fiscal constantes da MP 664 e aceitou modificações na MP, aprimorando o texto”, comentou a Senadora. “Acredito que com as duas emendas, milhares de brasileiras continuarão sendo atendidas pela Previdência Social e terão sua garantia de renda assegurada”, finalizou.
A Medida Provisória agora segue para apreciação do plenário da Câmara dos Deputados.
Assessoria de Imprensa
Professores da rede estadual decidem manter a greve no Paraná

Professores do Paraná decidiram se manter em greve (Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo)
05/05/2015 16h13 - Atualizado em 05/05/2015 17h15
Decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça (5), em Curitiba.
Categoria paralisou as atividades há 11 dias em todo o estado.
Em assembleia, os professores da rede pública estadual do Paraná decidiram manter a greve, que completa 11 dias nesta terça-feira (5). O encontro foi realizado nesta tarde no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba, e reuniu milhares de pessoas.
Pela manhã, a categoria protestou contra o confronto entre os trabalhadores e a Polícia Militar (PM) que terminou com mais de 200 feridos na quarta-feira (29). Os servidores saíram da Praça 19 de Dezembro e seguiram até o Centro Cívico, inclusive deixaram flores em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde houve a confusão na semana passada. Cerca de dez mil pessoas participaram da manifestação desta terça, segundo a PM.
A paralisação da categoria foi motivada pelo projeto do governo estadual que muda a forma de custear a ParanaPrevidência, o regime da Previdência Social dos servidores do estado. No mesmo dia do confronto, o texto foi aprovado em segundo turno e em redação final. No dia seguinte, foi sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB).
Por causa da greve, quase 1 milhão de estudantes estão sem aula no estado. A Justiça chegou a determinar o retorno imediato dos professores às salas de aula, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) entrou com recurso.
Professores da rede estadual decidem manter a greve no Paraná
Do G1PR
Município de Mallet, na região Centro-Sul do Paraná, é referência na produção de kiwi
Considerada a capital do Kiwi no Paraná, a cidade de Mallet, na região Centro-Sul do Estado, recebeu mais de 30 mil pessoas durante a décima nona Kiwi Fest, Festa Estadual do Kiwi. Todos os anos, agricultores do Paraná e de outros estados visitam o evento em busca de informações técnicas sobre a produção do kiwi, que tem o apoio do Instituto Emater. O que começou com uma colheita de um quilo e meio da fruta em 1998, hoje é o sustento do agricultor e idealizador da Festa do Kiwi, Silvestre Gabriel Przybisz, que já possui dois hectares e meio de área plantada com a fruta. //SONORA SILVESTRE GABRIEL PRZYBISZ//.
A fruta precisa de períodos de frio para um bom cultivo e o clima subtemperado da região contribui, o que resulta em uma colheita atual de 25 toneladas de kiwi por hectare. De acordo com prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, somente no ano passado, a cidade ganhou cerca de sete hectares de área nova para a produção da fruta. Hoje, o município tem cerca de 40 pequenos agricultores, que vendem os produtos para a própria região e para o Norte catarinense. Mallet é responsável por 48% do valor bruto da produção agrícola do Estado, com a fruticultura.
No ano passado, a Festa do Kiwi reuniu 176 agricultores, incluindo produtores de São Paulo, que conheceram a tecnologia de manejo do kiwi na cidade. A programação do evento contou com palestras sobre manejo e plantio da fruta, além de atrações musicais e produtos culinários. A última festa movimentou cerca de três milhões e meio de reais, na região. (Repórter: Fernanda Nardo)
Vice-governadora Cida Borghetti assume Escritório de Representação em Brasília
O governador do Paraná, Beto Richa, indicou nesta segunda-feira a vice-governadora, Cida Borghetti, para assumir as funções de chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília. Cida, que foi deputada federal na última legislatura, esteve à frente do órgão entre 1998 e 2000. O governador ressaltou que o Paraná conta com a experiência e o bom trânsito em Brasília da vice-governadora para estreitar o relacionamento com o governo federal, senadores, deputados federais e com os demais poderes.
Cida Borghetti também vai coordenar um grupo de trabalho formado por secretários e técnicos da Vice-governadoria, Casa Civil, secretaria estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Procuradoria Geral e do próprio Escritório de Representação do Paraná em Brasília. A vice-governadora afirma que vai ampliar o trabalho de articulação que já vem fazendo em Brasília.// SONORA CIDA BORGHETTI.// Nas últimas semanas, Cida Borghetti teve audiências com os ministros dos Portos, Transportes, Saúde, Mulher, Cidades, Comunicação e Aviação Civil. Também participou de reuniões com a bancada paranaense no Congresso.
A vice-governadora adianta que quer estabelecer uma rotina de reuniões com a bancada a fim de discutir as demandas do Estado.// SONORA CIDA BORGHETTI.// Entre as demandas do Paraná estão mais recursos e parcerias nas áreas de Educação e Saúde; a ampliação do programa de construção de casas populares; investimentos nas rodovias e aeroportos; revisão da poligonal do Porto de Paranaguá e a construção do Trem Pé-Vermelho – trem de passageiros ligando as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá – e da ferrovia Norte-Sul. Cida Borghetti também quer estreitar as relações dos secretários, presidentes de empresas e autarquias estaduais com ministros, secretários-executivos e com o corpo técnico do Governo Federal. (Repórter: Amanda Laynes)
Assessora de Imprensa
UFFS: últimos dias para se inscrever no processo seletivo para transferências e retornos
Seguem até a próxima quinta-feira (07) as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado para cursos de graduação ofertados nos seis campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Essa é uma nova chance para quem tem interesse de cursar alguma graduação na UFFS.
Inscrições e vagas
As inscrições podem ser realizadas em qualquer um dos campi da Instituição e prosseguem até o dia 07 de maio. O ingresso dos aprovados é para o segundo semestre letivo de 2015.
No Campus Laranjeiras do Sul são ofertadas vagas para os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação no Campo (integral e noturno) e Ciências Econômicas.
Quem pode participar do processo seletivo em cada modalidade:
Retorno de Aluno-abandono
Refere-se à volta de alunos matriculados na UFFS que tiveram, por algum motivo, a matrícula cancelada ou são alunos desistentes. Devem ter tido vínculo com a UFFS, em algum momento, como aluno regular.
Transferência Interna
É a solicitação, por parte de estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFFS, de troca de curso, de campus ou de turno de alunos regulares da UFFS.
Transferência Externa
Destina-se a estudantes regularmente matriculados em outras instituições de ensino superior, nacional ou estrangeira, que desejam prosseguir seus estudos na UFFS.
Retorno de Graduado
São vagas destinadas a portadores de diploma de nível superior.
Relação de Vagas por Campus
Para facilitar o entendimento do processo aos candidatos, os editais foram publicados por campus. Confira nos editais abaixo as vagas disponíveis por curso e por campus:
Edital Nº 365/UFFS/2015 – Campus Cerro Largo
Edital Nº 362/UFFS/2015 – Campus Chapecó
Edital Nº 366/UFFS/2015 – Campus Erechim
Edital Nº 363/UFFS/2015 – Campus Laranjeiras do Sul
Edital Nº 367/UFFS/2015 – Campus Passo Fundo – somente transferência externa – haverá prova objetiva classificatória
Edital Nº 364/UFFS/2015 – Campus Realeza
Nova Tebas: Pessoa Desaparecida
![]() |
| Foto ilustrativa |
NOVA TEBAS
DESAPARECIMENTO DE PESSOA
Às 17h10min, atendendo solicitação do plantonista do Conselho Tutelar, foi deslocado até
a Localidade de São José do Paraíso, num Sítio, área rural do município, onde o
solicitante foi informado que seu filho (16) no dia 03/05/15, por volta das 15h00min,
desentendeu-se com o pai dele, em seguida saiu da residência, tomando rumo ignorado,
sendo que não retornou até o presente momento.
No local, foi constatado o fato, sendo informado pelos pais que o adolescente possui aproximadamente 1,60m de altura, é magro, cabelo médio/liso/castanho claro, olhos castanhos, trajava camisa regata verde do time Palmeiras e bermuda laranjada listrada de branco. Foi realizado patrulhamento, sem êxito na localização do adolescente.
Guarapuava, 05 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg
Rio Bonito do Iguaçu - Rodeio do CTG Sinuelo das Coxilhas foi um Show.
Aconteceu neste final de semana, mas uma festa campeira da 16 RT - PR, foi em Rio Bonito do Iguaçu, promovido pelo CTG Sinuelo das Coxilhas.Ótima estrutura, arquibancada coberta, o povo rio-bonitense muito acolhedor.
Na principal Disputa da Taça cidade tivemos 2 duplas campeãs Alex Bovino e Adilson Schmmt, Juliano Eidam e Jhonaton Vicentin
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Governo anuncia: Acabou o dinheiro do FIES
![]() |
| Foto: Ed Ferreira, Ag.Estado |
4 DE MAIO DE 2015
Recursos do fundo de financiamento estudantil estão esgotados para 2015
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal esgotou seus recursos para 2015, de 2,5 bilhões de reais, e novas edições do programa este ano e em 2016 dependem de disponibilidade de verba do Orçamento da União, numa consequência do forte ajuste fiscal para organizar as contas públicas.
“Não havendo mais recursos seria inútil a reabertura”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a jornalistas nesta segunda-feira ao ser questionado sobre a continuidade do Fies.
A crise financeira que se abateu sobre o país por conta da corrupção tem afetado as contas públicas e nem mesmo os programas que são vitrines políticas do PT escapam. Milhares de estudantes serão afetados pelo corte do FIES.
www.implicante.org
Cantagalo: Porte de Arma de Fogo com Sinal Adulterado
![]() |
| Foto ilustrativa |
CANTAGALO
PORTE, POSSE DE ARMA DE FOGO COM SINAL ADULTERADO, SUPRIMIDO.
Às 22h40min, policiais militares realizavam patrulhamento, quando na BR-277 - Km 422 /
VILA CHEMIN, quando visualizaram uma dupla em uma motocicleta Honda/CG, cor preta
e sem placa, ao efetivar abordagem e busca pessoal, foi localizada uma arma de fogo
“revolver” calibre 32, com número de série “raspado”, marca I.N.A., a qual se encontrava
na cintura do condutor da referida motocicleta. Diante do fato, foi dada voz de prisão e
encaminhado o indivíduo até a Delegacia local.
Guarapuava, 04 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social
Campina do Simão: Disparo de Arma de Fogo
![]() |
| Foto Ilustrativa |
CAMPINA DO SIMÃO
DISPARO DE ARMA DE FOGO
Às 02h30min, a equipe policial militar foi informada pelo segurança responsável pelo
evento do baile do trabalhador, o qual estava sendo realizado no Centro de Eventos,
situado na Rua João Ferreira Neves, Centro, de que uma pessoa do sexo masculino,
moreno, estatura mediana, de cavanhaque, trajando boné, camiseta, calça jeans e
jaqueta de couro, estaria promovendo desordem dentro do referido baile, sendo que foi
retirado pelos seguranças do local.
Após o fato, o suspeito teria ido até um veículoVW/GOL, "G5", de cor prata, cuja placa não foi possível identificar, ao sair do estacionamento com o veículo, supostamente teria efetuado disparo de arma de fogo para o alto, se evadindo logo em seguida, em direção a serra do Grongoró. Foi realizado
patrulhamento nas adjacências, porém sem êxito na localização do suspeito.
Guarapuava, 04 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social
domingo, 3 de maio de 2015
Após 20 dias de sequestro, empresário de Candói pede ajuda em pátio de prefeitura e volta para casa
![]() |
| Empresário está em casa e passa bem (Foto: Reprodução Facebook) |
Publicado em 3 de maio de 2015,15:32
O empresário Arnon Felipe Hamud foi encontrado com vida depois de passar mais de 20 diasdesaparecido. Ele havia sido sequestrado no dia 14 de abril na cidade de Candói, na região central do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), Hamud pediu ajuda no pátio de máquinas daPrefeitura de Goioerê, no Noroeste do Estado, contando que foi sequestrado e queria voltar para casa.
O soldado Fracaro, da PM de Candói, falou sobre o caso à Banda B. “No Boletim de Ocorrência (BO) consta que ele foi localizado no pátio de máquinas da prefeitura pedindo ajuda, porque estava há algum tempo sequestrado. São as informaões iniciais que a gente viu no sistema da PM. Agora ele está em casa e passa bem”, descreveu.
Fracato comentou o final feliz no caso. “Tudo se resolveu da melhor maneira, porque a vítima foi preservada. Ainda não conversamos com o empresário e agora a Polícia Civil é quem deve passar mais informações”, concluiu o soldado.
Goioerê está localizada a 282 km de Candói, cidade que Hamud foi levado. Amanhã, a Polícia Civil deverá passar mais informações sobre o caso.
O sequestro
O empresário foi levado de casa por volta das 23h do dia 14. A esposa dele contou que estava no quarto com o marido no momento em que a casa foi arrombada. Os criminosos renderam o casal, exigiram dinheiro e joias e fugiram levando o carro do empresário, que foi localizado no dia seguinte. Desde então, chamava a atenção o fato de nenhum pedido de resgate ter sido pedido pelos marginais, de acordo com o informado pela polícia.
O empresário Arnon Felipe Hamud foi encontrado com vida depois de passar mais de 20 diasdesaparecido. Ele havia sido sequestrado no dia 14 de abril na cidade de Candói, na região central do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), Hamud pediu ajuda no pátio de máquinas daPrefeitura de Goioerê, no Noroeste do Estado, contando que foi sequestrado e queria voltar para casa.
O soldado Fracaro, da PM de Candói, falou sobre o caso à Banda B. “No Boletim de Ocorrência (BO) consta que ele foi localizado no pátio de máquinas da prefeitura pedindo ajuda, porque estava há algum tempo sequestrado. São as informaões iniciais que a gente viu no sistema da PM. Agora ele está em casa e passa bem”, descreveu.
Fracato comentou o final feliz no caso. “Tudo se resolveu da melhor maneira, porque a vítima foi preservada. Ainda não conversamos com o empresário e agora a Polícia Civil é quem deve passar mais informações”, concluiu o soldado.
Goioerê está localizada a 282 km de Candói, cidade que Hamud foi levado. Amanhã, a Polícia Civil deverá passar mais informações sobre o caso.
O sequestro
O empresário foi levado de casa por volta das 23h do dia 14. A esposa dele contou que estava no quarto com o marido no momento em que a casa foi arrombada. Os criminosos renderam o casal, exigiram dinheiro e joias e fugiram levando o carro do empresário, que foi localizado no dia seguinte. Desde então, chamava a atenção o fato de nenhum pedido de resgate ter sido pedido pelos marginais, de acordo com o informado pela polícia.
www.bandab.com.br
sábado, 2 de maio de 2015
1º de Maio Dia do Trabalho ou Trabalhador
O segredo de seguir em frente é começar a trabalhar - Frase de Agatha Christie
Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria - William Shakespeare
Os preguiçosos estão sempre a falar do que tencionam fazer, do que hão-de realizar; aqueles que verdadeiramente fazem alguma coisa não têm tempo de falar nem sequer do que fazem - Goethe
TSE rejeita contas do PT e aplica multa de R$ 5 mi
sexta-feira, 1 de maio de 2015 – 13:20 hs
O TSE reprovou parcialmente as contas de 2009 do PT e condenou o partido a pagar uma multa de R$ 4,9 milhões. A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo plenário da corte. Também por causa das irregularidades, a legenda ficará três meses sem receber as cotas do fundo partidário. Isso deve significar uma perda de mais de R$ 10 milhões. As informações são da Veja.
A rejeição parcial das contas foi aprovada por unanimidade. Houve discrepância apenas sobre o valor da multa, que foi aprovado por seis votos a um.
A punição está ligada ao episódio do mensalão. Em 2009, o partido usou verbas do fundo partidário para pagar parcelas do empréstimo fictício feito com o Banco Rural em 2003, como parte do esquema de compra de votos de partidos aliados no Congresso. Como o empréstimo era de fachada, a corte considerou que os recursos públicos não poderiam ter sido empregados na transação.
A multa também leva em conta pagamentos irregulares feitos a fornecedores do partido. O relator do caso, Admar Gonzaga, havia sugerido uma multa de R$ 2,3 milhões. Mas prevaleceu a proposta do ministro Gilmar Mendes, que propôs um valor mais elevado. Ele foi acompanhado pelos colegas Luiz Fux, João Otávio de Noronha, Maria Thereza de Assis Moura, Henrique Neves da Silva e Dias Toffoli.
Fabio Campana
quinta-feira, 30 de abril de 2015
A greve continua! Assembleia Estadual será na terça-feira (05) Informa a APP
30/4/2015
Hoje (30) pela manhã o Comando de Greve Estadual se reuniu na APP-Sindicato para definir o calendário de atos para os próximos dias. O comando definiu que aAssembleia Estadual da APP será na próxima terça-feira, dia 05 de maio, em Curitiba. O evento será às 14h30, mas ainda não tem local definido. É importante ressaltar que a greve continua e que, só no dia 05, a categoria vai definir o futuro da mobilização. Até lá, a paralisação nas escolas paranaenses continua.
A reunião do comando de greve também definiu o calendário de mobilização para os próximos dias:
Informações APP
Prosa Rural - Cultivo do pêssego chato no Brasil
![]() |
| Foto: Ciro Scaranari |
Pêssego BRS Mandinho no campo
Abril/2015 - 5ª semana - Região Sul
O Prosa Rural desta semana vai falar sobre uma nova cultivar de pêssego, vai ao ar Sabado as 7:40 horas pela Radio Nativa Mix - a BRS Mandinho, que produz um pêssego especial, conhecido como pêssego chato ou pêssego bolachinha, por causa de seu formado achatado. Hoje, o pêssego chato encontrado no Brasil é importado. Mas em breve, a versão nacional, desenvolvida pela Embrapa, estará disponível no mercado. Os frutos da BRS Mandinho deverão ocupar o nicho de produtos diferenciados, voltado principalmente para o público infantil. Isso, devido ao formato atrativo do fruto, acrescido da doçura e fácil manuseio pelas crianças. Além do mais, a BRS Mandinho, ao contrário das outras cultivares de pêssego, não precisa de muito frio para ser cultivada. Por isso, pode ser plantada até mesmo na Região Sudeste do País. Para saber mais sobre o pêssego chato nacional, não perca o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa!
O Prosa Rural desta semana vai ao ar Sabado as 7:40 horas pela Radio Nativa Mix
Embrapa
Embrapa
Ouro Verde, Marquinho: Homem Não Deixa EX. Retirar Pertences Mulher Vai a Policia
![]() |
| Foto ilustrativa |
MARQUINHO
POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO USO PERMITIDO
Compareceu no Destacamento PM de Marquinho, a solicitante, informando que seu examásio
não a deixava retirar seus pertences de dentro da casa, na comunidade Ouro
Verde, sendo então que pediu acompanhamento da equipe para que pudesse fazer a
retirada de seus pertences.
Informou também que o ex-amásio e o pai dele possuíam
duas espingardas e um revólver e que a mesma temia que o ele pudesse vir a fazer algo
contra ela, uma vez que segundo ela, o mesmo não aceitou muito bem a separação. Com
a chegada da equipe no endereço, foi indagado ao cidadão se o mesmo possuía alguma
arma de fogo na casa, o mesmo informou que sim e autorizou a equipe a entrar na
residência para realizar buscas,
Sendo encontradas uma espingarda calibre 36 e outra
calibre 32, um revólver calibre 38, juntamente com 16 munições também de calibre 38 e
material para recargas das espingardas (pólvora, chumbo, soquete e espoletas). Sendo
uma espingarda de propriedade do autor e o revólver e a outra espingarda, de
propriedade de seu pai, as quais não possuem documentação de registro. Diante dos
fatos, foi dada voz de prisão a ambos, sendo então encaminhados até a 2ª SDP, em
Laranjeiras do Sul, juntamente com as armas de fogo apreendidas.
Guarapuava, 30 de abril de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg
Cantagalo: Ex-prefeito e sua esposa devem restituir mais de R$ 31 mil
![]() |
| Foto ilustrativa |
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregular a prestação de contas de repasse feito em 2010 pelo ex-prefeito de Cantagalo (Centro-Oeste) Pedro Clarismundo Borelli ao Provopar local. A entidade era comandada por sua esposa, Neiva Ruth Patene de Oliveira Borelli, que também ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social. Na avaliação do Tribunal, faltaram documentos que comprovassem a correta aplicação do dinheiro nos objetivos do convênio.
Em virtude da irregularidade das contas, o TCE determinou que o ex-prefeito (gestão 2009-2012) e sua esposa devolvam, de forma solidária, os R$ 31.150,00 repassados à entidade. O valor deverá ser corrigido monetariamente, entre as datas do repasse e da efetiva devolução. O cálculo deverá ser feito após o trânsito em julgado do processo, no qual ainda cabem recursos.
Além da devolução de dinheiro, Pedro e Neiva Borelli deverão pagar duas multas cada um, que somam R$ 2.901,96. As causas das multas foram a falta de documentação na prestação de contas e a celebração de convênio entre a Prefeitura e a servidora municipal, medida que contraria o Decreto Federal 6.170/07.
O atual prefeito de Cantagalo, Everson Antônio Konjunski (gestão 2013-2016), pagará multa de R$ 145,10, por não encaminhar, no prazo legal, documentos solicitados pelo TCE-PR. Todas as multas aplicadas estão previstas no Artigo 87 da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual 113/2005). O Tribunal encaminhará cópia do processo ao Ministério Público Estadual do Paraná.
O julgamento pela irregularidade das contas foi realizado na sessão de 7 de abril da Primeira Câmara do TCE-PR. O relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, seguiu o parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Além de ofensa ao Decreto 6.170/07, o MPC apontou no convênio desrespeito aos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade pública.
Na prestação de contas do convênio, o Provopar não apresentou documentos comprovando que os produtos comprados com o dinheiro do convênio - alimentos, roupas, toalhas, calçados, móveis e materiais de informática e de escritório - foram realmente utilizados nas atividades da entidade assistencial. Também não provou que as peças adquiridas foram usadas no veículo cedido pela Prefeitura ao Provopar.
Cabem recursos da decisão. Os prazos passaram a contar a partir da publicação do acórdão, ocorrida em 17 de abril, na edição 1.103 do Diário Eletrônico do TCE-PR, disponível em www.tce.pr.gov.br.
Assembleia aprova projeto que ajusta a previdência dos servidores
Publicado em 29/04/2015 20:01
Os deputados estaduais votaram e aprovaram, nesta quarta-feira (29), o projeto de lei 252/2015 que trata da revisão do plano de custeio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná. A medida vai garantir a segurança futura do sistema previdenciário dos servidores públicos do Estado. O projeto foi aprovado com duas emendas e agora segue para sanção do governador Beto Richa.
O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa, explicou o projeto. “A revisão da Previdência faz parte de um grande projeto de ajuste fiscal que o governo realiza para garantir equilíbrio financeiro do estado e capacitar o Estado para investimentos em setores prioritários para a população. Isso permitirá ao Estado fazer uma melhor gestão”, disse o deputado.
Ele reafirmou que a medida não trará nenhum prejuízo aos servidores e defendeu a necessidade do reforço policial para aprovação do projeto. “O parlamento não pode fechar e deixar de exercer sua função. Uma pena, mas corríamos o risco de ter o plenário invadido novamente”, afirmou.
MUDANÇAS - O projeto transfere 30 mil beneficiários com mais 73 anos do Fundo Financeiro para o Fundo de Previdência, desonerando o Poder Executivo do pagamento de R$ 125 milhões por mês. Além disso, prevê novos aportes a partir de 2021, quando haverá o reinício do repasse de royalties de Itaipu, em mais de 1 bilhão.
O governo também se compromete, em respeito à legislação vigente, a depositar na ParanaPrevidência, a partir de 2030 até 2050, 1% ao ano da folha de pagamento de benefícios do Fundo de Previdência.
VOTAÇÃO - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, disse que a votação da proposta foi importante para manutenção da democracia. “Fomos eleitos para exercer nosso mandato. Para isso, foi preciso garantir a segurança para que a votação ocorresse”, disse ele. Antes de ser votado, a proposta recebeu emendas e foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que considerou a medida constitucional.
AEN
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Conflito com a PM teve 40 feridos
quarta-feira, 29 de abril de 2015 – 19:05 hs
Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Paraná apontam 37 feridos no conflito com manifestantes nesta quarta-feira (29) em Curitiba. Não há nenhum ferido em estado grave. Dos feridos, 37 foram atendidos no Hospital Cajuru, dois no Hospital Evangélico e um no Hospital do Trabalhador. Um dos feridos fraturou a perna. No confronto, 20 policiais militares também ficaram feridos.
Fabio Campana
Leia Tambem...
APP- Sindicato
29/04/2015 18:15
29/04/2015 17:43
Nota Oficial do Governo do Paraná
Deputados aprovam novo plano de custeio da Paraná Previdência
quarta-feira, 29 de abril de 2015 – 18:43 hs
Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (29), em segunda discussão, o novo plano de custeio da previdência estadual. A proposta vai proteger o sistema previdenciário do estado e equilibrar as finanças do Tesouro Estadual. Ainda nesta quarta-feira, o projeto será votado em terceira discussão em sessão extraordinária que deve ocorrer daqui a pouco.
O novo plano propõe a migração do Fundo Financeiro, que é custeado pelo Tesouro do Estado, para o Fundo Previdenciário de 33.556 beneficiários, entre aposentados e pensionistas, que possuírem 73 anos ou mais até 30 de junho de 2015. Com isso, os recursos usados para pagar esses aposentados e pensionistas, que somam R$ 142,5 milhões mensais, poderão ser direcionados para áreas de atendimento à população. A expectativa é economizar R$ 1,5 bilhão anualmente. O novo projeto não altera em nada o pagamento dos proventos para aposentados e pensionistas.
Leia Mais »
Fabio Campana
Rossoni mostra em Brasília o estrago que Requião fez na ParanaPrevidência
28/04/2015 | 18h16
Crédito: Marcela Rizeiro
O deputado federal Rossoni (PSDB-PR) apresentou hoje em Brasília, na audiência pública sobre fundos de previdência de governos estaduais, uma série de fatos protagonizados pelo senador Roberto Requião, quando este era governador do Paraná, que provam que a crise atual no sistema não é obra de Beto Richa, que está tentando solucioná-la. Cara a cara com o senador, Rossoni listou os fatos em ordem cronológica.
Confira:
ParanaPrevidência/Governo Requião
- A história de dilapidação do sistema de previdência do estado por parte do ex-governador Requião é antiga.
ParanaPrevidência/Governo Requião
- A história de dilapidação do sistema de previdência do estado por parte do ex-governador Requião é antiga.
- Em 5 de outubro de 1993, o governador aposentado extinguiu o Fundo de Previdência existente e reverteu todos os valores para o caixa do governo. Gastou todo esse montante em outros itens que não em aposentadorias.
- Em 30 de dezembro de 1998, o então governador Jaime Lerner criou a ParanaPrevidência.
- Em 2010, ao sair do governo, Requião entregou o Fundo de Previdência com um desequilíbrio de R$ 9 bilhões (R$ 5,5 bilhões de Haveres Atuariais e R$ 3,5 bilhões de déficit atuarial).
- Relatório do Tribunal de Contas de 2008 apontou que o Estado, governado por Requião, não havia feito as contribuições patronais, que deveriam ter iniciado em maio de 2005.
- Deixou ainda uma dívida em relação ao não repasse da taxa de administração da ParanaPrevidência de R$ 100 milhões.
- Desde 2007, o Tribunal de Contas apontava ressalvas e notificava o Estado em relação a prestação de contas da ParanaPrevidência
- Já o governador Beto Richa reequilibrou todo o sistema previdenciário e promoveu o equilíbrio atuarial do fundo capitalizado pelo Estado, cumprindo determinações do Ministério da Previdência Social e Tribunal de Contas.
- Para se ter uma ideia, segue a evolução dos recursos financeiros do Fundo de Previdência governo a governo:
Governo Jaime Lerner (1999 a 2002) – R$ 200 milhões
Governo Roberto Requião (2003 a 2006) R$ 1,9 bilhão
Governo Roberto Requião (2007 a 2010) – R$ 3,9 bilhões
Governo Beto Richa (2011 a 2014) – R$ 8,5 bilhões.
Rossoni mostra em Brasília o estrago que Requião fez na ParanaPrevidência
Cantagalo: 3 Adolescentes e uma Criança Furtam Veiculo Acaba Combustivel e Voltam a Pé.
![]() |
| Foto ilustrativa |
Por volta das 22h50min, o solicitante entrou em contato através do telefone de
emergência, informando que havia saído para ir à igreja, por volta das 18h40min, e deixou
seu veículo VW Parati, cor azul, ano 1992, placas HOL-4796, de Cantagalo – PR,
estacionado em frente à residência, localizada na Rua Guarapuava, Vila Caçula. Ao
retornar por volta das 22h50min, o veículo não se encontrava no local, sendo que foi
informado por vizinhos, os quais relataram que avistaram algumas pessoas próximo ao
veículo, que identificaram uma delas como sendo um adolescente conhecido, residente
na Rua Rio Grande do Sul.
Diante do fato foram informados os Destacamentos vizinhos, o
Copom do 16ºBPM, a empresa Eco Cataratas e Policia Rodoviária Federal de Laranjeiras
do Sul, sendo que em ato contínuo, a equipe policial iniciou buscas no intuito de localizar
o veículo. Por volta de 01h00min do dia seguinte, o veículo foi avistado na Rua Paraná,
no município de Virmond.
Diante do fato a equipe policial militar de Cantagalo juntamente
com a equipe do Destacamento de Virmond deslocaram para o local, sendo que durante o
deslocamento a viatura de Cantagalo avistou um grupo de pessoas próximo ao município
de Virmond, as quais estavam às margens da Rodovia BR 277, estando entre elas, o
adolescente suspeito. Foi efetuada a abordagem aos mesmos e identificadas como sendo
3 adolescentes (14, 16 e 17) e duas crianças (8 e 9), os quais confessaram que efetuaram
o furto do veículo e que haviam deixado o mesmo por falta de combustível. Diante das
constatações todos foram apreendidos e encaminhados juntamente com o veículo, até a
Delegacia de Polícia Civil de Cantagalo, bem como foi acionado o Conselho Tutelar para
acompanhar os mesmos.
Guarapuava, 28 de abril de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg
Goioxim: Coamo Realiza Treinamento Sobre Segurança no Trabalho
A Coamo unidade de Goioxim realizou, palestra sobre segurança no trabalho, nesta tersa 28 de Abril 2015, na sede da empresa. Segundo a organização internacional do trabalho, OIT o Brasil ocupa o 4º lugar no Rank mundial de acidente de trabalho.
Em entrevista exclusiva a Radio nativa mix, Rogério encarregado da area operacional da Coamo Goioxim, fala sobre o evento. veja reportagem.
![]() |
| Rogério Encarregado Operacional |
Audio ROGERIO COAMO SEG. NO TRABALHO.mp3
Junior tecnico de segurança no trabalho, fala na prevenção de acidentes...
Audio JUNIOR COAMO SEG. TRABALHO.mp3
De acordo com o técnico em segurança do trabalho Wellington Tavares Araújo, existem muitos riscos em acidentes no trabalho, bem como as formas de prevenção. Assim foi criado o projeto Abril Verde, que tem por objetivo destacar a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O mês de Abril foi escolhido em memoria de setenta e oito mineiros que perderam suas vidas, no Estado de vigília, nos Estados da América, em 1969.
Araújo diz que a mobilização se faz necessária para tratar do tema das vitimas de acidentes e doenças do trabalho com o objetivo maior de reduzi-los, assim como os agravos á saúde do trabalhador. “ Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com a troca de informações é que se pode favorecer uma cultura de celebração da vida e saúde no ambiente do trabalho”, finaliza.
Fotos e Matéria Radio Nativa Mix
Goioxim: Realiza Conferencia Muinicipál de Educação 2015/2025
A Secretária Municipal de Educação de Goioxim, realizou a 3ª etapa do plano Municipal de Educação, nesta Sexta 28 de Abril 2015, Em entrevista a Radio nativa mix, Os professores Jaqueline Rossi, Lucimara Nola e o Vereador Jacir Marcondes representando a Camara de vereadores,(foto a baixo) no dia 27 de abril convidaram todos para o evento.
![]() |
| Professores Lucimara Nola, Jaqueline Rossi e Vereador Jacir Marcondes |
E no dia 28 de Abril no jornal da nativa, com entrevista exclusiva, a representante das secretarias municipais da App, "Carla", juntamente com o representante da App núcleo de Guarapuava, "Fábio", e a representante da APP Municipal, Professora "Licimara Nola", falou da importância do evento.
Pela manha orientação planos municipais de educação em decorrência do plano nacional de educação, A tarde grupo de discução eixo temáticos, acontece no município para os próximos 10 anos, plano municipal é uma lei municipal, tem como foco o plano nacional de educação, projeto de lei aprovado pelo congresso nacional em 25 de junho 2014, e que tem pela 1ª vez previsão constitucional de referencial recurso publico da educação, foi aprovado10% do PIB para educação publica.
![]() |
| Carla e Fabio |
De acordo com Carla essa conferencia tem como objetivo a construção do plano municipal de educação que vai ter vigência de dez anos no município. Durante a conferencia foram feitas orientações sobre o plano municipal de ensino em decorrência do plano nacional de educação.
No entanto, a partir dessas metas foram discutidos quais delas permaneceram no plano municipal de educação e as estratégias que iram compor essas metas. Sendo de suma importância, pois elas vão disser o que acontecera na educação do município pelos próximos dez anos, mudando toda educação tanto no município quanto em todo país.
Ouça Entrevista
28-04-2015 12h00m11s.mp3
https://drive.google.com/…/0BzAAtFfGanvNZXB2LXR6S3I1X…/view…
Fotos e Matéria: Radio Nativa Mix.
Richa diz que greve não se justifica e pede que sejam mantidas ordem e paz
RICHA AFIRMOU QUE O GOVERNO CUMPRE DECISÃO JUDICIAL DE COLOCAR POLICIAIS em frente à Assembleia para garantir o funcionamento da Casa. Ele ressaltou que o projeto da Previdência é baseado em estudo atuarial, foi amplamente debatido com a sociedade e entidades dos servidores, Ministério Público e especialistas. “O risco de haver qualquer tipo de ... leia mais »
AEN
Hoje é dia 'D' votação da ParanáPrevidência
29/04/2015 08:42
A noite transcorreu tranquilamente e sem confrontos com a Polícia. Os trabalhadores e trabalhadoras da ed temporariamenteucação que pernoitaram no Centro Cívico da capital paranaense fizeram uma vígila, nesta madrugada, para clamar aos(às) líderes do governo retirada ou a rejeição ao PL 252/2015, o impopular projeto da previdência.
Se a educação pública e os direitos dos(as) servidores(as) está ao relento, a sede Assembleia Legislativa, onde hoje (29) ocorrerá a votação do projeto, está sob um forte esquema de segurança. Um aparato humano e bélico jamais visto ao redor da Casa do Povo. O governador teme que os(as) trabalhadores(as) possam atrapalhar a votação da proposta que aliviará as contas do governo do Estado. ...Leia Mais Hoje é dia 'D' votação da ParanáPrevidência
www.appsindicato.org.br
Virmond: Jogos Alusivos ao 25° Aniversário
Como é de costume em todos os anos o Governo Municipal realiza os jogos alusivos em comemoração ao aniversario de Virmond, este ano são 14 modalidades onde estão em andamento, sendo disputada a Canastra, Sinuca, Futsal e Bocha. Somente a Taça Rotativa feminina teve o seu término.
Segundo o secretário de Esportes Amilton Liller “a programação esportiva segue dentro do cronograma com modalidades já em andamento e outras ainda por vir, a expectativa é que este ano possamos superar o ano anterior com mais participantes podendo chegar a quase 700 atletas. Destaco também a entrega da premiação que acontecerá no dia 13 de junho no já tradicional jantar do piroque no Centro de Eventos Municipal” destacou Amilton.
Para Prefeita Lenita Mierzva “integrar e reunir, nossos munícipes nos jogos alusivos no aniversário de Virmond, já é tradicional, pois valorizamos
Elesandro Simione
Virmond: Saúde Atuante e Eficiente No Atendimento à População.
A Secretaria de Saúde está desenvolvendo vários projetos de atendimento aos munícipes de Virmond, no dia 23 de Abril aconteceu à reunião de Hipertensos na Linha Cavernoso, aonde foi atendido um grande número de pessoas, na parte da aferição da Pressão Arterial e Diabete, além da entrega de medicação; No dia 28 de abril haverá encaminhamento para realizar a mamografia em Cascavel, as mulheres interessadas agendarem com a enfermeira Katia até o dia 27 de abril; No dia 29 de abril, quarta-feira acontecera doação de sangue no hemocentro de Guarapuava, com saída às 08:00 horas do posto de saúde. Pois segundo o secretário Silvio “Estamos com o estoque de sangue baixo de todos os tipos, convocamos todos os doadores do nosso município, onde iremos disponibilizar o almoço aos colaboradores de sangue que participarem da doação no dia 29 de abril” destacou o Secretário.
A Prefeita Lenita Mierzva “Salienta que o atendimento da população a contento é uma prioridade além dos serviços oferecidos, temos mais um médico contratado pelo município que é o Dr. Marcio Munse que está realizando cirurgias de hérnia, hepomas, vesícula e vasectomia entre outros procedimentos” finalizou a Prefeita.
Elesandro Simione
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Deputados aprovam novo plano de custeio da ParanaPrevidência
segunda-feira, 27 de abril de 2015 – 19:36 hs
Com 31 votos a favor e 20 contra, os deputados estaduais aprovaram nesta segunda-feira, em primeira discussão, o projeto de lei do novo plano de custeio da ParanáPrevidência. O projeto chegou ao plenário após receber emendas dos servidores e passar pelas comissões permamentes da Casa, que julgaram sua constitucionalidade.
Leia Mais »
www.fabiocampana.com.br
domingo, 26 de abril de 2015
Foz do Jordão: “Acusação de estupro foi armação”, afirma vereador
ACUSAÇÃO FALSA
Laudo comprova virgindade de menina que apresentou versões diferentes à Policia
O vereador Antonês apresentou os documentos à Rede Sul de Noticias
A investigação do caso de um suposto estupro de uma menina de 12 anos e que envolveu um vereador de Foz do Jordão ganhou novos rumos esta semana. Em novo depoimento, a menina de 12 anos que acusa Antonio dos Santos, o Antonês, de tê-la estuprado, mudou sua versão à Policia Civil. Ao delegado adjunto da 14ª SDP, Alysson Henrique de Souza, a menor disse em depoimento que acusou Antonês “para se vingar da irmã dele (Antonês), que teria beijado um menino que ela estava afim”.
Essa nova versão contesta a contada por ela no dia 29 de março, onde ela conta com detalhes como e onde teria ocorrido o estupro.
Além da mudança no depoimento da menina, o laudo de conjunção carnal realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava comprovou que a menor ainda é virgem.
À Rede Sul de Noticias, o vereador disse que não entende os motivos que levaram a menor a fazer as falsas acusações e que conhece ela (a menor) e familiares dela apenas de vista. “Nunca tive envolvimento com a família. Conheço eles e os cumprimento, esse é todo o contato que temos”.
Antonês disse ainda que a falsa acusação o deixou em “maus lençóis” e que precisou do apoio da família para superar o caso. “Sou pai de duas meninas, uma de 12 e outra de seis anos. Sou casado há 15 anos e moro há 30 em Foz do Jordão. Foi uma acusação sem fundamento e pessoas má intencionadas usaram o fato para me atingir e atingir ao meu grupo politicamente. Pode até ser que tenha outros interesse por trás dessa acusação. Mas, se tem outras intenções, não conseguiram o objetivo”.
Até esta sexta feira (24), Antonês não foi intimado para ser ouvido pelos membros do Conselho Tutelar de Foz do Jordão, que acompanham o caso, e nem mesmo para prestar depoimento na Policia Civil. “O fato me abalou por ser uma mentira, mas sempre me coloquei à disposição da Justiça. Agradeço a todos os integrantes do Conselho Tutelar, que trataram o caso com profissionalismo e seriedade. Nunca me afastei e nem pensei em me afastar, pois sei que a verdade sempre se sobrepõe à mentira. A Justiça está sendo feita”.
A menina que apresentou a falsa acusação de estupro contra o vereador está recebendo acompanhamento psicológico, por orientação do delegado Alysson de Souza.
RSN
Professores do Paraná têm remuneração média de 4 mil e 700 reais
Os professores da rede pública paranaense, que representam dois terços de todo o funcionalismo do Estado, recebem atualmente remuneração média de 4 mil e 700 reais, sendo 4 mil de salário médio, mais o valor do auxílio-transporte. Nos últimos quatro anos, a categoria obteve 60% de elevação salarial acumulada. Nesse período, foram 26% de equiparação com os demais técnicos de nível superior do Poder Executivo, mais as datas-bases, o que totaliza os 60% de aumento. Esse foi um dos compromissos prioritários da atual gestão, definido e estabelecido ainda durante a campanha de 2010. Para o governador Beto Richa, isso é um sinal claro de valorização da educação pública.
// SONORA BETO RICHA // Incluído o auxílio-transporte, o Paraná tem uma das melhores remunerações do País também já no início da carreira do educador. Para as 40 horas, os professores recebem remuneração mensal de 3.194 reais, entre salário e auxílio-transporte. A média salarial nacional para professores em início de carreira é de 2.363 reais. O profissional que avançar na carreira no Paraná pode chegar à aposentadoria com um salário de 10 mil reais. O valor máximo em São Paulo, por exemplo, seria menor, com cerca de 6 mil reais. O secretário de Estado da Educação, Fernando Xavier Ferreira, diz que a valorização profissional é um dos caminhos para melhorar a qualidade da educação como um todo.
// SONORA FERNANDO XAVIER // Entre os estados da região Sul, o Paraná é o que paga os melhores salários para o início de carreira no magistério. Mas a categoria não teve apenas avanços salariais. Foram contratados 23.600 novos profissionais para educação, aprovados em concurso público, em 2013. Em 2014, 5.900 novos professores ingressaram na rede estadual. Além disso, a hora-atividade, tempo reservado ao professor para atividades como preparar aulas, e corrigir provas, foi ampliada em 75%. Já o Fundo Rotativo, dinheiro destinado para manutenção das escolas, teve 61% de aumento, passando de 209 milhões para 340 milhões de reais. O governo também deu mais atenção à educação especial: em 2013 e 2014 foram investidos na área 736 milhões de reais. (Repórter: Rodrigo Arend)
AUMENTO ACUMULADO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS ALCANÇA 60% , como resultado da equiparação com os demais técnicos de nível superior do Poder Executivo, mais as datas-bases. Incluído o auxílio-transporte, o Paraná tem uma das melhores remunerações do País também já no início da carreira do ... leia mais »
Leia tambem...Reajustes acima da inflação garantem aumento real aos servidores
AUMENTO ACUMULADO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS ALCANÇA 60% , como resultado da equiparação com os demais técnicos de nível superior do Poder Executivo, mais as datas-bases. Incluído o auxílio-transporte, o Paraná tem uma das melhores remunerações do País também já no início da carreira do ... leia mais »
Leia tambem...Reajustes acima da inflação garantem aumento real aos servidores
AEN
Assinar:
Postagens (Atom)


























.jpg)


















