terça-feira, 5 de maio de 2015

Professores da rede estadual decidem manter a greve no Paraná


Professores do Paraná decidiram se manter em greve (Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo)


05/05/2015 16h13 - Atualizado em 05/05/2015 17h15

Decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça (5), em Curitiba.
Categoria paralisou as atividades há 11 dias em todo o estado.

Em assembleia, os professores da rede pública estadual do Paraná decidiram manter a greve, que completa 11 dias nesta terça-feira (5). O encontro foi realizado nesta tarde no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba, e reuniu milhares de pessoas.

Pela manhã, a categoria protestou contra o confronto entre os trabalhadores e a Polícia Militar (PM) que terminou com mais de 200 feridos na quarta-feira (29). Os servidores saíram da Praça 19 de Dezembro e seguiram até o Centro Cívico, inclusive deixaram flores em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde houve a confusão na semana passada. Cerca de dez mil pessoas participaram da manifestação desta terça, segundo a PM.

A paralisação da categoria foi motivada pelo projeto do governo estadual que muda a forma de custear a ParanaPrevidência, o regime da Previdência Social dos servidores do estado. No mesmo dia do confronto, o texto foi aprovado em segundo turno e em redação final. No dia seguinte, foi sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB).

Por causa da greve, quase 1 milhão de estudantes estão sem aula no estado. A Justiça chegou a determinar o retorno imediato dos professores às salas de aula, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) entrou com recurso.

Professores da rede estadual decidem manter a greve no Paraná


Do G1PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém