domingo, 26 de abril de 2015

Professores do Paraná têm remuneração média de 4 mil e 700 reais


Os professores da rede pública paranaense, que representam dois terços de todo o funcionalismo do Estado, recebem atualmente remuneração média de 4 mil e 700 reais, sendo 4 mil de salário médio, mais o valor do auxílio-transporte. Nos últimos quatro anos, a categoria obteve 60% de elevação salarial acumulada. Nesse período, foram 26% de equiparação com os demais técnicos de nível superior do Poder Executivo, mais as datas-bases, o que totaliza os 60% de aumento. Esse foi um dos compromissos prioritários da atual gestão, definido e estabelecido ainda durante a campanha de 2010. Para o governador Beto Richa, isso é um sinal claro de valorização da educação pública.

// SONORA BETO RICHA // Incluído o auxílio-transporte, o Paraná tem uma das melhores remunerações do País também já no início da carreira do educador. Para as 40 horas, os professores recebem remuneração mensal de 3.194 reais, entre salário e auxílio-transporte. A média salarial nacional para professores em início de carreira é de 2.363 reais. O profissional que avançar na carreira no Paraná pode chegar à aposentadoria com um salário de 10 mil reais. O valor máximo em São Paulo, por exemplo, seria menor, com cerca de 6 mil reais. O secretário de Estado da Educação, Fernando Xavier Ferreira, diz que a valorização profissional é um dos caminhos para melhorar a qualidade da educação como um todo. 

// SONORA FERNANDO XAVIER // Entre os estados da região Sul, o Paraná é o que paga os melhores salários para o início de carreira no magistério. Mas a categoria não teve apenas avanços salariais. Foram contratados 23.600 novos profissionais para educação, aprovados em concurso público, em 2013. Em 2014, 5.900 novos professores ingressaram na rede estadual. Além disso, a hora-atividade, tempo reservado ao professor para atividades como preparar aulas, e corrigir provas, foi ampliada em 75%. Já o Fundo Rotativo, dinheiro destinado para manutenção das escolas, teve 61% de aumento, passando de 209 milhões para 340 milhões de reais. O governo também deu mais atenção à educação especial: em 2013 e 2014 foram investidos na área 736 milhões de reais. (Repórter: Rodrigo Arend)




AUMENTO ACUMULADO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS ALCANÇA 60% , como resultado da equiparação com os demais técnicos de nível superior do Poder Executivo, mais as datas-bases. Incluído o auxílio-transporte, o Paraná tem uma das melhores remunerações do País também já no início da carreira do ... leia mais »

Leia tambem...Reajustes acima da inflação garantem aumento real aos servidores

AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém