Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

UFFS publica 3ª chamada de processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação


Já está disponível a 3ª chamada (Edital Nº 092/UFFS/2015) de classificados através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no ano letivo de 2015. Os candidatos selecionados nessa oportunidade são os que se inscreveram na lista de espera.

Matrículas

As matrículas ocorrem, pessoalmente ou mediante procuração registrada em cartório, no campus de oferta do curso escolhido, nos seguintes dias e horários:

25 de fevereiro de 2015 – das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h;

26 de fevereiro de 2015 – das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h;

27 de fevereiro de 2015 – das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Os classificados devem observar todas as determinações do Edital Nº 092/UFFS/2015.

Endereços

Campus Chapecó

Rodovia SC 459, km 2, s/n (saída para Guatambú/SC), Chapecó/SC, no Auditório – Bloco B. Fones: (49) 2049-1500 ou (49) 2049-1592.

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405, s/n, Laranjeiras do Sul/PR, na Secretaria Acadêmica – Bloco A. Fones: (42) 3635-0000 ou (42) 3635-0040.

Campus Realeza

Avenida Edmundo Gaievski, nº. 1000 (acesso pela Rodovia PR 182), Realeza/PR, na Secretaria Acadêmica. Fones: (46) 3543 8300 ou 3543-8313.

Campus Cerro Largo e Cerro Largo II

Avenida Jacob Reinaldo Haupenthal, nº. 1580 (próximo ao Parque Municipal de Exposições), Cerro Largo/RS, na Secretaria Acadêmica - Bloco A. Fones: (55) 3359-3950 ou 3359-3959.

Campus Erechim

Avenida Dom João Hoffmann, nº. 313, Bairro Fátima, Erechim/RS, na Secretaria Acadêmica. Fone: (54) 3321-7050 ou 3321-7068 ou (54) 3321-7084.

Campus Passo Fundo

RST 153, Km 3, s/n, Bairro Jardim América (anexo ao Seminário Nossa Senhora Aparecida), na Secretaria Acadêmica. Fones: (54) 3321-7056 ou (49) 2049-1590.

Documentação

A lista completa dos documentos necessários para a efetivação da matrícula pode ser acessada diretamente no edital, disponível no endereço www.uffs.edu.br.



BR 277: DOIS MOTORISTAS MORREM EM CHOQUE VIOLENTO ENTRE DUAS CARRETAS NO TRÊS PINHEIROS



FEVEREIRO 23, 2015

Um gravíssimo acidente com duas mortes foi registrado por volta das 22h deste domingo (22) no km 480+300mts da BR 277 próximo ao Três Pinheiros. Uma carreta Scania 124 com placas do Paraguai conduzida pelo Paraguaio Hugo Orlando Baes, a qual transportava adubo e seguia para o país de origem, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão Iveco 380 com placas de Ibema/PR o qual estava carregado com soja e era conduzido por Manoel Laudelino F. Neto e seguia sentido Guarapuava/PR. Com a violência da batida os dois motoristas morreram na hora e ficaram presos nas ferragens. No caminhão do Paraguai foram encontradas várias latas de cervejas. Os corpos foram encaminhados ao IML de Guarapuava.




www.radiocampoaberto.com.br

Santa Maria do Oeste: Disparo de Arma de Fogo

Foto ilustrativa

SANTA MARIA DO OESTE
DISPARO DE ARMA DE FOGO

Às 03h40min, uma equipe de policiais militares recebeu uma denúncia de disparo de
arma de fogo, onde relatou o solicitante que estava dormindo em sua residência, quando
ouviu que uma pessoa o chamou, que quando o mesmo saiu verificar, duas pessoas
estavam em pé e outra esperando em um carro preto tipo opala, sendo duas pessoas
conhecidas, não sabendo informar o nome do terceiro que estava no carro, tendo
informado a vitima que são moradores da vila Santo Antonio, sendo que um dos
indivíduos puxou uma arma de fogo do tipo revólver e disparou contra o solicitante, o qual
não foi acertado, que logo em seguida saíram e tom



Guarapuava, 23 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Candói: Violência Domestica

Foto ilustrativa

CANDÓI
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

À 01h00min, policiais militares deslocaram até a Av. Francisco Pedro da Luz, num Clube,
onde a solicitante relatou que seu ex-amasio estava no salão do Clube, momento que
notou a presença da vítima e tentou agredi-la, sendo contido pelos seguranças e retirado
para parte externa do clube.

Após estes fatos a solicitante saiu para a parte externa do
clube, quando o ex-amásio a segurou pelo braço, tentou atingi-la com um golpe de faca
na barriga, em seguida desferiu novo golpe atingindo a perna e ainda desferiu um soco
que atingiu a face da vítima, a qual apresentava um corte na perna esquerda, corte nos
lábios, escoriações na barriga e nos braços. Acrescenta a vítima que o agressor ainda
furou os pneus do seu carro. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao agressor, sendo
as partes envolvidas encaminhadas até a 14ª SDP, em Guarapuava.



Guarapuava, 23 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Goioxim: Posse Ilegal de Arma de Fogo

Foto ilustrativa


GOIOXIM
POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.

Compareceu no Destacamento a solicitante, relatando que seu amasio encontrava-se na
chácara na qual trabalha, quando ela foi chamá-lo verificou que ele estava embriagado e
falando mal dela com um vizinho. Seu amásio ao vê-la mandou que ela “sumisse dali”. A
mesma retornou a sua residência e logo em seguida escutou dois disparos de arma de
fogo em direção a sua casa.

A equipe acompanhou a vítima até a referida chácara, onde
foi encontrado o autor e o mesmo encontrava-se embriagado e bastante alterado, sendo
necessária a utilização de força moderada para contê-lo. Foi encontrado uma espingarda
de fabricação artesanal bem como um bocó com pólvora, espoletas e chumbo para
recarga. A vítima informou que em sua casa ele tinha mais uma espingarda também de
fabricação artesanal, onde foi deslocado e encontrado a referida espingarda. Foram
conduzidas ambas as partes até a Delegacia local.



Guarapuava, 23 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Polícia do Paraná apreende carregamento de munições de facção criminosa do Rio



1.750 cartuchos
21 de fevereiro de 2015, Atualizado 21/02/2015 18:37 

Homem confessou que levaria as munições seriam usadas para matar militares que trabalham em favelas da cidade
Homem afirmou que os cartuchos seriam para matar policiais militares que trabalham em favela no Rio de Janeiro

A Polícia Rodoviária de Londrina apreendeu um grande carregamento de munições na sexta-feira (20), dentro de um ônibus de transporte interestadual . Em uma operação de rotina na PR-317, na altura do km 165, no município de Peabiru, na região norte, os policiais abordaram um ônibus que seguia de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para a cidade de São Paulo.

Um passageiro de 30 anos, natural do Rio de Janeiro, foi preso em posse de 1.750 munições para pistolas calibres .40 e 9 mm. Em São Paulo, ele embarcaria em outro ônibus para entregar o carregamento de cartuchos no Rio de Janeiro.

O homem confessou que a munição veio do Paraguai e seria entregue para uma facção criminosa que usaria os projeteis para matar policiais militares da favela de Porto União, no Rio de Janeiro. Foram apreendidos ainda dois aparelhos celulares com o suspeito.



pr.ricmais.com.br

domingo, 22 de fevereiro de 2015

‘Pacotaço’ mistura medidas ruins e boas


domingo, 22 de fevereiro de 2015 – 10:10 hs
Foto: Daniel Castellano – Gazeta do Povo
de Euclides Lucas Garcia, Gazeta do Povo:

Fontes do governo do Paraná e deputados da base aliada admitem que um dos principais erros do “pacotaço” enviado à Assembleia Legislativa foi ter misturado mais de uma dezena de assuntos complexos e totalmente distintos em apenas dois projetos de lei. E, um erro maior ainda, foi ter tentado aprová-los na base do tratoraço, em menos de uma semana de tramitação. O resultado foi que as medidas de uma maneira geral − mesmo as propostas positivas − receberam o carimbo de prejudiciais à população e ao funcionalismo público. O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, porém, garante que todas elas são benéficas e já deram certo em outros estados e mesmo na União. “Não tem nenhuma jabuticaba paranaense [no ‘pacotaço’]”, afirmou.

A reportagem da Gazeta do Povo foi buscar esses precedentes e ver os prós e contras de cada um deles.

Leia na sequência.

Leia Mais »


Via Fabio Campana

Professores rejeitam acordo e mantêm a greve


sábado, 21 de fevereiro de 2015 – 22:49 hs

A greve dos professores, que na segunda completará duas semanas, vai continuar. Os professores se reuniram hoje e decidiram não aceitar as propostas feitas pelo Governo. A APP-Sindicato insiste no pagamento único do terço de férias, enquanto o governo promete pagar em duas parcelas. Exige também a imediata abertura de programas e projetos nas escolas, a nomeação de 463 professores aprovados em concurso e a posse de mil pedagogos, conforme prometido pela Secretaria de Educação.

Os professores organizam novas manifestações para aumentar a pressão sobre o governo, inclusive uma grande para quarta-feira, enquanto aguardam resultados de novas negociações com o governo na segunda e na terça-feira.


Fabio Campana

sábado, 21 de fevereiro de 2015

BR 277 segue interditada por caminhoneiros




Veículos leves, ônibus e veículos de emergência podem passar

Foto: Henrique Oliveria
Da Redação
Não é possível chegar ou sair de Guarapuava pela BR 277 no sentido Leste neste sábado (21) com veículos grandes, ônibus ou caminhões. Desde o meio da manhã, caminhoneiros autônomos bloquearam o KM 337, no Rio das Mortes, pedindo melhorias para a classe.

De acordo com informações da Caminhos do Paraná, a Polícia Rodoviária Federal está no local e não há previsão para liberação total da BR. Na tarde da última sexta feira (20), os caminheiros já haviam trancados trechos da rodovia, mas veículos pequenos e ônibus ainda podiam passar. Hoje, apesar dos manifestantes terem trancado o acesso para todos os veículos, o tráfego para veículos leves, ônibus e veículos de emergência sentido Curitiba foi liberado há pouco tempo.

Pelo Twitter, a Caminhos ainda informou que o KM 340 e 344 também estão fechado pelos manifestantes.

A GREVE
A manifestação dos caminhoneiros começou na noite da última quinta feira (19) ainda no perímetro urbano da cidade e se estendeu até a BR 277.

O protesto é contra as altas sucessivas no valor do óleo diesel e da alta na tarifa do pedágio. "Gastamos uma média de R$ 630 para ir e volta de Guarapuava ao posto de Paranaguá e isso está inviabilizando o nosso serviço", disse um dos manifestantes.

"Cada pneu custa R$ 1,8 mil. Tudo subiu, menos o preço do frete que continua sendo R$ 40 por tonelada até o porto de Paranguá", emenda o caminhoneiro Jaciel Campos. "Antes o preço do óleo diesel era R$ 1,78 e hoje está em R$ 2,88", observa.



Fonte: Rede Sul de Noticias

Governo vai contratar mais 1.000 profissionais do magistério




NOVAS MEDIDAS PARA A EDUCAÇÃO
Governo vai contratar mais
1.000 profissionais do magistério


EM REUNIÃO COM SINDICALISTAS, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO GARANTIU TAMBÉM DIRETOR AUXILIAR PARA ESCOLAS COM TRÊS TURNOS E SALAS DE APOIO PARA CONTRATURNO . “Nosso objetivo é que as aulas sejam reiniciadas imediatamente, para não prejudicar ainda mais o calendário escolar, os estudantes e as famílias”, disse o ... leia mais »


AEN

Governo anuncia medidas que atendem demandas dos professores grevistas



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 – 23:04 hs

O Governo do Estado vai chamar aproximadamente 1.000 professores e pedagogos aprovados em concurso público no ano passado para reforçar o quadro do magistério estadual. Este foi um dos anúncios feitos pelo secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, durante reunião com representantes dos professores estaduais que organizam a greve da categoria.

Além desta medida, o governo também garantiu que escolas terão pessoal de apoio e professores para a retomada das aulas e das atividades de contraturno nas disciplinas de educação física e língua estrangeira. Outra decisão foi a indicação de diretores auxiliares para gerir escolas que atuam em três turnos.

“Ao final da reunião vimos que não há grandes divergências e todas as demandas tiveram bom encaminhamento, com entendimento entre as partes”, destacou o secretário. A reunião que começou as 14h30 só terminou as 20h30. Fernando Xavier disse esperar que os professores em greve retomem as atividades o quanto antes para não prejudicar o calendário letivo.


Fabio Campana

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Negociação entre APP e Governo termina com avanços



Foto: App - Sindicato

Bárbara Franco 20/02/2015 20:56:00

SEGUNDO ROUND


Apesar de alguns progressos categoria continua em greve

Após horas de reunião a APP-Sindicato conseguiu mais alguns avanços na negociação da segunda rodada de negociação com o Governo do Paraná, nesta sexta feira (20), porém apesar das conquistas uma das principais cobranças da categoria, o pagamento dos atrasados não foi atendida e segunda a App o governo alega que não tem dinheiro em caixa dessa forma professores e funcionários continuam em greve. Outros pontos também ficaram pendentes.

De acordo com a App-Sindicato uma das conquista foi a efetivação dos cerca de 1000 pedagogos que ficaram de fora do decreto de nomeação, novo porte de escola com base nos critérios de dezembro de 2014, procedimento para reabertura de turmas com uma circular orientativa da Seed.

App exigiu e Seed garantiu a reabertura das salas de apoio e Celem, onde já há professor QPM lotado. O Secretário também havia anunciado nessa quinta feira (19) a recontratação de cerca de 9800 agentes educacionais PSS.


Via Rede Sul de Noticias

Gleisi reúne lideranças do terceiro setor para discutir políticas de combate às drogas


A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) esteve reunida com mais de 200 lideranças do terceiro setor, nesta sexta-feira (20), em Curitiba, para discutir políticas públicas e programas de combate às drogas. O encontro, realizado no auditório da Fiep, contou com a presença do ministro interino do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona Rocha, e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, que destacou os avanços alcançados com o programa do governo federal “Crack, É Possível Vencer”.

Segundo Gleisi, a realização do seminário surgiu de um encontro com lideranças cristãs evangélicas realizado em dezembro de 2014, onde se constatou a necessidade de ampliar o diálogo entre o terceiro setor e os órgãos governamentais que trabalham no combate às drogas. “Antes do Estado ter políticas públicas de combate às drogas eram as instituições que faziam o atendimento, por isso, tenho grande respeito por todas elas e acredito que podemos melhorar os programas federais com a experiência e a contribuição dessas lideranças”, frisou Gleisi.

Durante sua explanação, o secretário Vitore Maximiano destacou o papel fundamental que a senadora teve na construção do programa “Crack, É Possível Vencer”. “Os acertos desse programa devemos a então ministra Gleisi Hoffmann, que liderou o processo que fez deslanchar em todo o país a construção de uma rede de serviços para recuperação de dependentes químicos. Quero externar o meu reconhecimento público do seu trabalho para fortalecimento dessas ações. A estruturação que temos hoje devemos a liderança da ministra Gleisi”, afirmou.

De acordo com Maximiano, atualmente o governo federal mantém 375 contratos com comunidades terapêuticas em todo o Brasil, responsáveis pela oferta de 8.200 vagas para acolhimento integralmente gratuito de dependentes. No Paraná são disponibilizadas 697 vagas por meio de 42 contratos. “O trabalho de combate às drogas é uma política de responsabilidade compartilhada principalmente com as entidades do terceiro setor”, ressaltou.

Durante o evento, as lideranças participaram de debates e receberam orientações de técnicos do governo federal sobre o processo para operacionalização de convênios.
“Foi uma boa oportunidade para ver o que é possível melhorar e de que forma a sociedade pode contribuir com esse trabalho. É uma luta de todos que deve abranger governos, sociedade, segmentos da saúde, escolas e igrejas", destacou Gleisi.

O evento, organizado pelo mandato da senadora em parceria com o Geasp, Rede Cristã Reage, Repas, Comped, Núcleo de Comunhão Pastoral de Curitiba, Cuide-se, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e Sistema Fiep, também contou com a presença da deputada federal Christiane Yared (PTN), o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e o pastor Hilquias Paim, entre outras lideranças.




Fotos: Edson Rimonatto
Assessoria de Imprensa

Raio mata rapaz em Flor da Serra do Sul


Cleiton Soares, 24 anos, estava em frente o notebook quando foi atingido pela descarga elétrica.

Notícias Policiais - 19/02/2015 - Por Evandro Artuzi

Um rapaz de 24 anos morreu nesta quinta-feira (19), ao meio dia, na comunidade de Linha Bandeirante, interior de Flor da Serra do Sul, no sudoeste do Estado, vítima de uma descarga elétrica.

Cleiton Soares, estava em casa em frente ao notebook quando um raio atingiu a antena de internet via rádio e parou nele. Com a descarga Cleiton morreu na hora. Alguns objetos eletrônicos que estavam no local foram queimados.

A Polícia Civil foi comunicada e esteve no local junto com a Criminalística. Depois da perícia, o corpo de Cleiton foi recolhido ao IML de Francisco Beltrão.


Noticias Policiais

Governo garante benefícios e pede volta imediata às aulas


Publicado em 19/02/2015 19:00

O Governo do Estado e a diretoria da APP-Sindicato, que representa os professores da rede estadual, chegaram a entendimento sobre várias questões que levaram à greve da categoria. Em reunião nesta quinta-feira (19/02), no Palácio Iguaçu, os secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil), Fernando Xavier Ferreira (Educação) e Dinorah Portugal Nogara (Administração e Previdência) reforçaram a intenção do Estado em seguir discutindo as reivindicações do sindicato e pediram a retomada das aulas no menor prazo possível.

Entre os temas debatidos, houve acordo em relação às questões envolvendo benefícios da educação e demais servidores. “Há compromisso do governo em não encaminhar nenhum projeto que altere direitos e benefícios do funcionalismo”, afirmou o secretário Eduardo Sciarra.

Ele também destacou que qualquer proposta de mudança no sistema de previdência do funcionalismo será debatida antecipadamente com os servidores. “A questão da Previdência será discutida antes de um novo projeto ser encaminhado para a Assembleia.”

O governo estadual também estabeleceu um cronograma para pagamento de rescisões de professores temporários, contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). O valor integral das indenizações será depositado no próximo dia 24. São R$ 82 milhões.

Outra dívida que está equacionada é o terço de férias dos servidores. Em fevereiro, o governo vai pagar R$ 12 milhões para os funcionários que solicitaram férias entre novembro e dezembro. Em março e abril serão pagas as férias do magistério, em duas parcelas iguais de R$ 72 milhões cada.

O secretário também comunicou a decisão conjunta com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, de não utilizar mais o expediente de Comissão Geral para a tramitação de projetos de lei.

Romanelli, que também acompanhou o encontro, destacou as dificuldades impostas a todos os governos em razão da queda da atividade econômica. “O sentimento dos deputados é de encontrar soluções para um ajuste que precisa ser feito, mas de forma negociada e sem suprimir direitos dos servidores. Se não nos unirmos, não haverá solução.”.

AJUSTES- O secretário da Casa Civil reforçou que as medidas de ajuste que o governo está adotando acontecem em razão da queda de arrecadação. “A situação se deteriorou muito no último trimestre e afeta a maioria dos estados e a própria União”, disse Sciarra.

O secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, fez uma apresentação do contingente de profissionais na área de educação que estão aptos a retomar as aulas. Segundo ele, há um equilíbrio entre o número de professores e de alunos. “Temos uma programação de aulas dentro do que as resoluções em vigor determinam”, disse.

A secretária Dinorah Portugal Nogara esclareceu outra questão levantada pela APP-Sindicato com relação ao auxílio alimentação de pessoas de apoio das escolas. Ela informou que os pagamentos já foram retomados e não haverá novos atrasos.

Uma nova reunião ficou marcada para esta sexta-feira (20), com o secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, e a APP-Sindicato, para discutir a organização e o porte das escolas.

No encontro desta quinta-feira participaram o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão; os diretores da entidade Marley Fernandes e Luiz Carlos Paixão e o deputado estadual Professor Lemos.



AEN

Caminhoneiros voltam a bloquear a BR 277 na tarde de hoje


Ontem (20) os caminhoneiros bloquearam a rodovia na região do Posto Guarapuavão no sentido Foz do Iguaçu por volta das 18h

As paralisações também chegaram à categoria dos caminhoneiros autônomos de Guarapuava que ontem bloquearam a BR 277 por volta das 18h. Hoje, o protesto deve ser retomado às 14h na região do Posto Guarapuavão no sentido Foz do Iguaçu. Somente a passagem de veículos pequenos foi liberada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal e a Ecocataratas, a rodovia só foi liberada depois das 3h da madrugada. Para esta tarde estão previstos novos caminhões e ainda mais adesão, segundo os organizadores.

Entre os motivos, está o aumento do IPVA, as altas do óleo diesel e o preço do pedágio que tem gerado prejuízos aos trabalhadores.


www.centralcultura.com.br

Pinhão: Tocaia Trez tiros Atingem o Veiculo

Foto ilustrativa

PINHÃO
DISPARO DE ARMA DE FOGO

Às 22h00min, uma equipe de policiais militares fez contato com o solicitante, o qual
relatou que estava a caminho de sua residência e ouviu 3 disparos de arma de fogo que
atingiram seu veículo Ford Escort, relata também que os autores dos disparos estavam
embrenhados no matagal ao lado de sua casa, esperando-o para executá-lo, pois em seu
celular consta várias mensagens de ameaça contra o mesmo, o qual registrou Boletim de
Ocorrência. Foi efetuado o patrulhamento em busca de suspeitos, porém, sem êxito.


Guarapuava, 20 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Candói: Motorista Embriagado Foi Preso

Foto ilustrativa

CANDÓI
CONDUZIR VEÍCULO AUTOMOTOR SOB INFLUÊNCIA DE ALCOOL OU DE
OUTRA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA QUE CAUSE DEPENDÊNCIA

Às 21h30min uma equipe policial militar, após receber diversas ligações relatando que
um veículo VW/GOL, de cor branca, estava trafegando de maneira perigosa. A equipe
então realizou patrulhamento e localizou o veículo sobre um canteiro de uma praça, na
Rua XV de Novembro, onde o condutor colidiu com um poste de sinalização. Então, o
veículo foi abordado e identificado o condutor, o qual apresentava sinais visíveis de
embriaguez (olhos vermelhos, distúrbio na fala, vestes alteradas). Foi convidado o mesmo
a realizar o teste etilométrico, no qual o valor foi de 0.49 MG/L. Diante do fato foi dada voz
de prisão ao mesmo e conduzido até a 14ª SDP, em Guarapuava.




Guarapuava, 20 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

APP Informa A greve continua! Reunião de hoje foi só o 1º 'round'


Foi longa e intensa a reunião realizada hoje (19), entre o governo do Estado e a APP-Sindicato, em Curitiba. Amanhã, às 10h, o debate será retomado mais diretamente com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), também no Palácio Iguaçu. Um avanço imenso foi obtido na negociação desta quinta-feira: o governo assegurou, com todas as palavras, que “não enviará nenhum projeto que suprima direitos dos trabalhadores”. Estas foram, exatamente, as palavras do secretário-chefe da Casa Civil Eduardo Sciarra. Assim, os projetos de lei que foram derrotados na semana passada, e que o governo retirou justificando que iria reexaminá-los, não serão enviados para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A questão do fundo previdenciário também foi abordada. O governo, hoje, assumiu o compromisso que nenhum projeto que trate da previdência será enviado à Alep sem antes realizar todas as reuniões necessárias com o Fórum das Entidades Sindicais (FES).

O segundo bloco da reunião focou o pagamento de atrasados e salários, entre eles os acertos dos temporários (PSS), que foram dispensados no final do ano passado. O governo informou que no dia 24 de fevereiro pagará R$ 82 milhões referentes a esta dívida. Com relação ao pagamento do terço de férias, a proposta continuou a mesma de antes da greve. As pessoas que tiraram férias nos meses de novembro e dezembro receberão no final de fevereiro. De acordo com Sciarra, isto representará um total de R$ 12 milhões. Os que tiraram férias este ano, receberão o terço em duas vezes: metade em março e a outra em abril. A APP também cobrou o pagamento do auxílio alimentação devido aos(às) Agentes I que recebem menos de dois salários mínimos. Foi informado que uma parcela saiu na semana passada e que outra será paga no final de fevereiro.

Na reunião o governo também garantiu que não haverá novos atrasos de salários. Isto é, efetivos e PSSs receberão no último dia de cada mês trabalhado. Sobre o debate que envolve a organização escolar e a posse dos novos concursados, este será retomado amanhã pela manhã, às 10h. O secretário de Educação Fernando Xavier, que participou da reunião munido de uma série de números e mapas completamente em desacordo com a realidade vivida nas escolas pela nossa categoria, será o principal representante do governo nesta segunda reunião. A APP enfatizou que a categoria exige que um novo porte seja rodado, pelo menos nos moldes de dezembro de 2014. O debate sobre a posse dos 5.522 foi forte. A APP disse que não há justificativa ou amparo, diante do edital do concurso, de que todas estes(as) candidatos(as) não sejam nomeados.

O sindicato também insistiu na reabertura dos programas e reabertura de turmas. De acordo com o presidente da APP, professor Hermes Leão, estas medidas tomadas pela Seed não representam nenhum tipo de alívio a aclamada falência financeira do Estado. “A nossa greve prossegue”, enfatizou Hermes. Relembrando: neste sábado, dia 21, na sede estadual da APP, será realizado o Conselho Estadual da entidade e reunião do Comando Estadual de Greve. Este comando, composto por representações de todos os núcleos sindicais é que definirá se convoca ou não uma assembleia, mas até lá a greve continua. Na reunião com o governo, participaram da reunião, pela direção estadual da APP, os(as) diretores(as) Hermes Leão, Marlei Fernandes de Carvalho, Elizamara Goulart, Luiz Fernando Rodrigues, Celso José dos Santos. Também estavam presentes os integrantes do Comando de Greve, Luiz Carlos Paixão da Rocha e Rodrigo Tomazine, e, representando o FES, o presidente do Sinteemar, Celso Nascimento. O deputado estadual e ex-presidente da APP Professor Lemos também acompanhou e apoiou a defesa da categoria.



www.google.com.br

Negociações avançam e governo pede fim da greve dos professores





quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 – 18:57 hs

O Governo do Estado assumiu compromissos de não alterar direitos e benefícios dos servidores públicos durante reunião hoje com representantes do sindicato dos professores. O secretário Eduardo Sciarra, que comandou o encontro, também afirmou que qualquer alteração no plano de previdência do funcionalismo será amplamente debatido. Ele ressaltou ainda que as rescisões dos professores temporários – PSS – serão pagas integralmente na próxima terça-feira, dia 24. São R$ 82 milhões. 

Com relação ao terço de férias, os pagamentos foram agendados para fevereiro (R$ 12 milhões), março e abril, em duas parcelas iguais de R$ 72 milhões. O governo também assumiu compromisso de discutir questões da organização das escolas com os professores. Sobre este último item haverá novo encontro com o secretário Fernando Xavier Ferreira (Educação) e a direção da APP-Sindicato nesta sexta-feira. Com o avanço nas negociações o governo pede o início das aulas no menor prazo possível.


Fabio Campana

Mega-Sena Resultado Concurso 1679

Resultado Concurso 1679 (18/02/2015)
Sorteio realizado no Estúdio de TV em OSASCO, SP
  • 01
  • 02
  • 27
  • 28
  • 46
  • 47

Um sortudo da cidade de Curitiba, no Paraná, acertou sozinho as seis dezenas do concurso 1.679 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (18) em Osasco, na Grande São Paulo.

O apostador vai receber a quantia de R$ 5.548.048,14. Segundo a Caixa Econômica Federal, outras 35 apostas acertaram cinco dezenas e receberão R$ 33.297,02 cada. Outras 3.289 acertaram quatro dezenas e levaram para casa R$ 506,18.

Os números sorteados foram 01 - 02 - 27 - 28 - 46 - 47.


Para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (21), a expectativa é que o prêmio chegue a R$ 15 milhões. As apostas poderão ser realizadas até as 19h do dia do sorteio e custam R$ 2,50 cada.



Campina do Simão: Projeto Municipal de Capacitação Social


Na ultima sexta-feira (13/02) a Secretaria de Assistência Social realizou, com o apoio da gestão municipal do Prefeito Laureci Miranda, a primeira ação no ano de 2015 do Projeto Municipal de Capacitação Social à Equipe de Assistência Social.

Esse projeto que vem sendo realizado no município de Campina do Simão desde o inicio da gestão no ano de 2013, tem o objetivo de realizar encontros capacitatórios por meio da prática reflexiva e grupal. Dirigido pelos próprios técnicos municipais da Assistência Social (assistentes sociais e psicóloga), as ações desse projeto tem trazido bons resultados para a atuação de todos os trabalhadores municipais dessa área.

Esse encontro teve três oficinas: “Quem Somos? Onde Estamos? O que queremos?” que tiveram como objetivos: Fortalecer o trabalho em equipe por meio da prática capacitatória e reflexiva; bem como, compreender a evolução histórica e legal da Política Pública de Assistência Social; apreender os conhecimentos específicos de cada serviço prestado; e refletir sobre as práticas comportamentais no ambiente profissional, bem como os anseios pessoais.
Também nessa ocasião foi apresentada a nova Secretária Municipal de Assistência Social, a Srª Elisane Maria Barbosa.




Texto: Rodrigo Colaço
Foto: Dalila Farias

Governo prioriza volta às aulas nas negociações com sindicato


AJUSTE FISCAL

Governo prioriza volta às aulas
nas negociações com sindicato


O SECRETÁRIO-CHEFE DA CASA CIVIL DO PARANÁ AFIRMA QUE O TEMA SERÁ DEBATIDO NA REUNIÃO COM A APP-SINDICATO, NESTA QUINTA-FEIRA (19). Ele disse que o governo quer deixar clara a disposição de negociar outras demandas da categoria. Eduardo Sciarra também explicou que as propostas para reduzir gastos públicos e aumentar as receitas ... leia mais »


ARN

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Goioxim: Roteiro Reunião para Hiperdia-Diabete Ano 2015


Roteiro Reunião para Hiperdia-Diabete Ano 2015

cronograma de reuniões para acompanhamento e entrega de mediamentos para paciente hiperdia (pressão alta) e diabetes para mês de fevereiro.
* nas reuniões nas localidades as entregas de medicamentos são para 2 meses.

DATA
LOCAL
HORARIO

19/02/2015
QUINTA - FEIRA
DIAMANTE

GRINGOLANDIA

FAXINAL
09:00 hrs

13:30 hrs

15:00 hrs

20/02/2015
SEXTA-FEIRA
CACHOEIRA

RIO BONITO

AGUA FRIA

PINHALZINHO
09:00 hrs

10:00 hrs

13:30 hrs

15:00 hrs

23/02/2015
SEGUNDA-FEIRA
COXOS

SANTA CLARA

RINCÃO

SÃO JOSÉ (URBANO)

08:30 hrs

09:30 hrs

10:30 hrs

14:00 hrs



24/02/2015
TERÇA-FEIRA
VILA RURAL

JACUTINGA

JABOTICABAL

09:00 hrs

10:30 hrs

13:00 hrs

25/02/2015
QUARTA-FEIRA
ALTO ALEGRE

SÃO PEDRO

SANTO ANTONINHO
09:30 hrs

13:30 hrs

15:00 hrs

26/02/2015
QUINTA-FEIRA
CENTRO
MANHÃ 09:30 ás 11:30 hrs

TARDE  13:30 ás 16:00 hrs



27/02/2015
SEXTA-FEIRA
SÃO CRISTOVÃO

SÃO MIGUEL

SÃO JOSÉ (RURAL)
09:30 hrs

11:00 hrs

13:30 hrs


Marisa Yuriko Shiguehara
Farmacêutica - Goioxim - PR

Nesta quinta(19), mobilização dos 100 mil em todo Paraná!


Será a primeira reunião de debate sobre a pauta da greve, que já dura mais de uma semana. Com muita organização e sob o comando da APP-Sindicato, a categoria obteve uma grande vitória na última semana. A retirada dos projetos que tramitavam na ALEP foi comemorada pelas milhares de pessoas que estavam na frente do prédio na última quinta-feira(12).

Mesmo durante o carnaval, dezenas de pessoas se revezam no acampamento montado em frente ao prédio do poder executivo. A todo momento, a greve recebe mais apoios: parlamentares, lideranças, pais, mães, estudantes se envolvem nesta luta em defesa da educação pública do Paraná.

Diante da mobilização da categoria, o Governo do Estado não teve outra alternativa a não ser negociar e convidou a direção da APP-Sindicato para um debate sobre a pauta da greve. Esta reunião acontecerá na próxima quinta(19) às 14h30 no Palácio Iguaçu. Uma comissão formada por dirigentes da APP representará os(as) milhares de trabalhadores(as) da educação pública do Paraná.

O comando estadual de greve – composto pela direção estadual da APP e por representantes de todos os núcleos sindicais - , reunido na última quinta-feira, decidiu que haverá, em todo estado, atos em frente aos Núcleos de Educação. Em Curitiba a concentração será em frente ao Palácio Iguaçu. O objetivo é mobilizar os mais de 100 mil trabalhadores(as) em educação no Estado, mostrar ao governo o quanto a categoria ainda permanece mobilizada e exigir o cumprimento das pautas aprovadas na assembleia em Guarapuava no ultimo dia 07.

“Esta será apenas a primeira reunião de negociação da greve. Não tem nada definido. Após isso, a direção e o comando estadual de greve analisarão as propostas que o governo apresentar. A depender delas, o comando convoca uma assembleia da categoria afim de analisá-las coletivamente” ressalta o professor Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato. Segundo ele, se o governo não apresentar uma proposta que atenda o que a categoria está exigindo, não há condições de retornar as aulas. “Se não houver proposta, a greve continua!”, afirma Leão.

O comando de greve ressalta a importância de fortalecer os atos regionais neste momento. “Não está descartado um grande ato na próxima semana com toda a categoria reunida em Curitiba”, conta Marlei Fernandes de Carvalho, secretária de Finanças da APP. Segundo ela, este momento é crucial para reorganizar o movimento nas regiões, visitar as escolas novamente, conversar com a imprensa local e com a sociedade sobre os motivos de continuarmos na greve. “As pessoas em cada cidade precisam saber que as escolas estaduais não tem condições de iniciar o ano letivo, pois faltam professores, funcionários e até materiais básicos como papel higiênico”, ressalta Marlei.

Serviço

Capital e Região Metropolitana: concentração em frente ao Palácio Iguaçu - 10h

Interior - Atos em frente aos Núcleos Regionais de Educação - Consultar horário nos núcleos sindicais da APP.



www.appsindicato.org.br

Santa Maria do Oeste: Rapaz é encontrado morto com tiro no pescoço




Por volta de 07h58min desse domingo (15), a policia militar de Santa Maria do Oeste é chamada, segundo informações, um homem vestido com a camisa do São Paulo FC estava caído em uma estrada na área rural de Santa Maria, localidade de Lagoa.

No local, foi constatado que o homem estava morto, ao virar o corpo, agentes da criminalística localizaram uma perfuração no pescoço, provavelmente proveniente de disparo de arma de fogo.

A vitima é o Sr. Silvio dos Santos de 29 anos, ele já estava chegando em casa quando foi morto.

Havia um rodeio em Santa Maria do Oeste nesse fim de semana, segundo a policia, Silvio voltava para casa por volta das 23hrs do sábado com um amigo, em dado momento, o amigo tomou outro caminho e foi para casa, Silvio a vitima, continuou caminhando, e antes de chegar em sua casa foi morto.

Chovia muito na noite de sábado na região, a policia civil suspeita que Silvio foi morto entre 23:30 e meia noite. O Corpo só foi localizado na manhã de domingo caído na estrada.




A Policia Civil investiga o homicídio.


www.joneifarias.com.br

Governo cede e Sciarra chama APP para conversar


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015 – 23:00 hs

Governo do Estado espera o início das aulas na rede estadual de educação nos próximos dias

O governo cedeu. O secretário-chefe da Casa Civil agendou para amanhã (quinta-feira, 18) uma reunião com a direção da APP-Sindicato, que representa os professores estaduais, para discutir o fim da greve da categoria e o início das aulas na rede estadual de educação. O encontro vai acontecer no Palácio Iguaçu às 14h30 e dele vai participar ainda o secretário estadual de Educação, Fernando Xavier.

“Vamos conversar. A maior parte das reivindicações está atendida. Os projetos dos ajustes foram retirados da pauta de discussão da Assembleia Legislativa e não haverá mais mudanças, como já anunciamos, no quinquênio, anuênio, e os vales transportes dos professores serão mantidos, como também o Plano de Desenvolvimento da Educação, o que garante as promoções e progressões”, disse Sciarra.

Leia Mais »



Fonte: Fabio Campana

Turvo: Acidente com Morte na Rodovia João Maria de Jesus



Por Valter Kraçoski e Elói Mattos

MORRE EM UM GRAVÍSSIMO ACIDENTE, CLAUDIO DO CORREIO, MORADOR DE TURVO.

Por volta das 15h30min. Dessa terça, 17/02, um gravíssimo acidente aconteceu na Rodovia João Maria de Jesus, que liga a cidade de Turvo à Ibema.

Claudio Silveira de Queirós, 57 anos, conduzia uma camionete Ford Ranger, com placas de Turvo, quando veio a perder o controle da direção, saiu da pista e se chocou contra o barranco.

Com o impacto o condutor foi ejetado para fora do veículo entrando em óbito no local. No veículo também estava Donizete de Lima, que saiu ileso do acidente.

Claudio trabalhava na Agencia dos Correios de Turvo. Seu corpo foi encaminhado para o IML de Guarapuava, seu velório será na Capela Mortuária de Turvo e seu sepultamento será na cidade de Pitanga.


www.blogdoeloi.com.br

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Reserva do Iguaçu: Carro Bate em Barranco de Pedra


ACIDENTES EM RESERVA DO IGUAÇU

ÀS 18h foi deslocado para atendimento de um acidente de trânsito do tipo choque com barranco ocorrido na PR 459 Km 60 + 900m (próximo a Usina de Segredo), envolvendo o veículo automóvel Fiat/Punto placas da cidade de Curitiba/Pr conduzido por Eleandro Cionek com 33 anos. Vítimas: Eleandro Cionek com 33 anos e Diego Cionek com 22 anos ambos com ferimentos leves encaminhados para o Hospital Santa Clara de Candói, veículo liberado no local.

ÀS 23h30min foi deslocado para atendimento de um acidente de trânsito tipo capotamento ocorrido às 23h00min na PR 459 Km 58+100m, (próximo a Usina de Segredo), envolvendo o automóvel GM/Cobalt placas da cidade de Reserva do Iguaçu/Pr conduzido por Jeferson José Aramoni com 33 anos o qual sofreu ferimentos leves sendo encaminhado para o Hospital Santa clara de Candói, veículo liberado no local.


5ª Companhia de policia rodoviaria

domingo, 15 de fevereiro de 2015

2 milhões de assinaturas pedem impeachment de Dilma Rousseff





sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 18:25 hs

Claudio Humberto

Aproximam-se de 2 milhões de assinaturas a petição pública que pede o impeachment imediato de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República. A petição está no site Avaaz, especializado em petições públicas, que no Brasil é controlado pelo petista Pedro Abramovay, ex-secretário nacional Antidrogas do primeiro governo Dilma. O Avaaz segurou o quanto pôde, mas as adesões não param de crescer. Até o fechamento desta edição, impeachment de Dilma já somava 1.892.576 assinaturas de cidadãos brasileiros. O impeachment de Dilma destina-se a “acabar com a corrupção e desvio de dinheiro público”, segundo justificativa na petição online. Outros motivos para o impeachment de Dilma no Avazz: “Sucateamento da saúde, das estradas, da educação, segurança pública e outros”.


Gaeco apreende máquinas da Prefeitura em outro município



Máquinas estariam sendo utilizadas por empresário preso em obra particular

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Guarapuava apreendeu nessa sexta feira (13) máquinas da Prefeitura de Prudentópolis que estariam sendo utilizadas por funcionários do empresário Nelson Alves de Oliveira, o “Nelsinho”, preso na última quinta feira (12) na “Operação Caçamba”, em uma obra particular em uma localidade do interior de Guamiranga.

Uma máquina de fazer meio fio para calçadas e o motor de uma betoneira, que pertencem à Prefeitura de Prudentópolis, estavam sendo usados por funcionários de Nelsinho em uma obra particular.

Nessa empresa, Nelsinho seria o “laranja” de Rodrigo Agibert, filho do prefeito Gilvan Pizzano Agibert, preso na última quinta feira em flagrante por policiais do Gaeco no momento em que recebia propina de um representante de uma empresa terceiriza da Prefeitura de Prudentópolis.

Os equipamentos foram apreendidos e entregues ao responsável pelo almoxarifado da Prefeitura de Prudentópolis, que passa a ser o fiel depositário do material.

O empresário que estava recebendo a obra não tem envolvimento com o caso. Ele contratou a empresa de Nelsinho para executar o trabalho e não tinha conhecimento de que as máquinas eram da Prefeitura.



Rede sul de noticias

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Irmão do deputado Nelson Meurer foi assassinado em Paranaguá



Corpo do motorista ao lado de seu caminhão em Paranaguá (foto: miroferraznews.com.br)

O beltronense Milton Meurer, 67 anos, irmão do deputado federal Nelson Meurer (PP), foi assassinado durante uma briga no pátio de um posto de combustível localizado no km 11 da BR 277, em Paranaguá. Segundo informou a Policia Militar, Meurer estacionou seu caminhão Mercedes Bens 1935 com placas AFW 9948, próximo ao local onde o acusado estaria trocando um dos pneus de outro caminhão. 

O borracheiro acusado pela autoria do homicidio teria pedido à vitima que tirasse seu caminhão, pois o veículo estaria atrapalhando o trabalho do barracheiro, não sendo atendido, começaram uma discussão que acabou em morte. Conforme relatos, o borracheiro teria desferido um golpe com um ferro na cabeça de Meurer, que não resisitu e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML de Paranaguá. Familiares foram de Francisco Beltrão para a liberação do corpo. O autor fugiu e até o final da tarde desta sexta-feira, 13, não tinha sido localizado.


Fonte:www.jornaldebeltrao.com.br

Cida faz palestra em Roma e busca investimentos na Sérvia



Após descanso em família no feriado de Carnaval, Cida Borghetti participa de agenda oficial na Itália e na Sérvia nas próximas semanas. Em Roma, de 20 a 24, Cida participará do Primeiro Congresso Latino-americano de Educação Infantil. A vice-governadora foi convidada no ano passado devido ao trabalho como deputada federal na elaboração do Marco Legal da Primeira Infância, quando foi presidente da Comissão sobre Primeira Infância na Câmara.

Cida vai apresentar o texto do Marco no Congresso, a legislação brasileira é considerada a mais avançada no mundo para dar garantias às crianças de zero a seis anos de idade.

No ano passado, Cida participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O curso de uma semana reuniu políticos e gestores sociais de vários países.

SÉRVIA - Antes de Roma, Cida Borghetti vai a Belgrado, na Sérvia, de 19 a 20 de fevereiro, para conhecer indústrias de aeronáutica e defesa que podem se instalar no Paraná.

agenda encontros com o Ministro da Defesa, Bratislav Gasic, visita a companhias de defesa e reuniões com parlamentares sérvios. A missão comercial foi organizada pelo embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic.

As viagens não terão custos para o Estado do Paraná e serão acompanhadas pelo deputado federal Ricardo Barros e pela deputada estadual, Maria Victória.



Assessoria de comunicação

Governo do Estado chama direção da APP para tratar do fim da greve e retorno às aulas

Foto ilustrativa

13/02/2015

O Governo do Estado agendou uma reunião com a direção da APP-Sindicato, que representa os professores estaduais, para discutir o fim da greve da categoria e o início das aulas. O encontro foi marcado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e vai acontecer no Palácio Iguaçu às duas e meia da tarde da próxima quinta-feira.

(Repórter: Juliane Silva)

Assembleia fecha para levantar prejuízos e reparar danos da invasão



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 8:50 hs

A Assembléia Legislativa do Paraná vai estar fechada a partir de hoje (13) até quarta-feira (19), quando reabre a partir das 13h30. Nesse período será realizado pela direção da Casa um levantamento dos estragos provocados pela ocupação dos manifestantes contrários aos projetos do Executivo. Os deputados estavam realizando nesta quinta-feira (12) a sessão para votar as mensagens do governo do Estado que tratam de corte de gastos quando manifestantes invadiram o pátio da Assembléia que dá acesso ao prédio administrativo onde estava sendo realizada a sessão.

A votação seria realizada numa sala do quinto andar do prédio, como ocorreu na quarta-feira (11). A mudança do local das sessões foi necessária porque o plenário da Assembléia foi ocupado desde terça-feira (10) por manifestantes ligados à APP-Sindicato. Apesar da ordem judicial para desocupação do plenário desde a madrugada de quarta-feira, os manifestantes descumpriram o mandado de reintegração de posse e permaneceram no local. 

Com a nova invasão nesta quinta-feira, o presidente Ademar Traiano decidiu encerrar a sessão e na seqüência, a Casa Civil comunicou oficialmente a retirada dos projetos da Assembléia. “Fizemos todo o esforço possível para evitar o confronto com manifestantes e cumprir o que prevê o Regimento Interno, que é a continuidade da tramitação e votação dos projetos. Evitamos usar força policial para retirar os manifestantes do plenário, mesmo com autorização judicial. Infelizmente, tivemos mais uma invasão hoje e decidimos encerrar a sessão para evitar conflitos com manifestantes e garantir a segurança dos parlamentares”, explicou Traiano. As votações no plenário serão retomadas no dia 23 de fevereiro.



www.fabiocampana.com.br

Gaeco prende em flagrante prefeito que recebia propina de R$ 20 mil



Gilvan Agibert (PPS) é prefeito de Prudentópolis; prisão foi em Curitiba. Segundo o Gaeco, ele estava recebendo propina de uma empreiteira

O prefeito de Prudentópolis, na região central do Paraná, Gilvan Pizzano Agibert (PPS), foi preso em flagrante nesta quinta-feira (12), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), ao receber R$ 20 mil de propina. A prisão foi em um imóvel, em Curitiba.

De acordo com o Gaeco, Agibert estava recebendo a quantia de uma empreiteira que tem contratos com a Prefeitura de Prudentópolis. O Gaeco não informou se o valor foi em dinheiro e não deu mais detalhes da prisão.

Paulo Guedes, que é advogado do prefeito, foi procurado pelo G1, mas disse que estava se inteirando da prisão e não tinha informações para prestar até a publicação desta reportagem. A prefeitura também foi procurada e não se manifestou.

A Polícia Civil da cidade prendeu duas pessoas nesta tarde em Prudentópolis com mandados de prisão temporária. Os detalhes não foram divulgados.


G1 PR

Hoje é o Dia Mundial do Rádio




A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, UNESCO, convida as emissoras de rádio do mundo para participar da comemoração do Dia Mundial da Rádio, que se realizará neste dia 13 de fevereiro

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou estabelecer esta data o Dia Mundial da Rádio, com o objetivo de melhorar a cooperação internacional entre as empresas de radiodifusão e incentivar grandes redes e estações de rádio da comunidade para promover a igualdade de acesso à informação, liberdade de expressão e igualdade de gênero através das ondas. A primeira celebração foi em 2012, desde então, a celebração internacional da rádio cresceu tanto que se tornou uma data importante para celebrar o rádio como um meio de comunicação. O rádio continua a evoluir na era digital e continua a ser o meio que alcança o maior público em todo o mundo.

Para a UNESCO, o rádio é essencial para a realização do compromisso para promover a igualdade de gênero, queconvidou todas as emissoras do mundo para celebrar o Dia Mundial da Rádio para promover a igualdade gênero e de sensibilizar os proprietários das emissoras de rádio, gestores, jornalistas e governos para desenvolver políticas e estratégias relacionadas com o gênero para o rádio, etc. , eliminando os estereótipos e promover a representação multidimensional no rádio.

Da mesma forma, procura incentivar o desenvolvimento de competências para a produção de rádio da juventude, com especial atenção para as mulheres jovens, como produtores, hosts e jovens jornalistas.

Para comemorar neste ano de 2015, a UNESCO sugere muitas atividades em diferentes países, em conjunto com as associações nacionais, regionais e internacionais de radiodifusão, organizações não governamentais, meios de comunicação, bem como ouvintes.


Via Central Cultura

Cantagalo: Furto de Caminhão em Prudentopolis

Foto ilustrativa



CANTAGALO
FURTO DE CAMINHÃO EM PRUDENTÓPOLIS

Por volta das 10h00min, o solicitante que é proprietário de um caminhão Volvo FH540 6x4T
Bi-trem cor preta de placas AYK-9256, informou no Destacamento de Cantagalo que ao
consultar o rastreador em data de dia 11 de fevereiro viu que seu caminhão saiu da cidade
de Paranaguá as 18:00h e seguiu viagem para cidade de Cantagalo que teria que ter
chego aproximadamente a 01:00h do dia 12 de fevereiro, porém ao chegar na cidade de
Guarapuava por volta das 00:32h o caminhão desviou a rota entrando na Rodovia Ivan
Ferreira do Amaral sentido Pitanga, PR 466, e após isso não obteve mais sinal do
rastreador, tentou entrar em contato via fone com o motorista, porém também não obteve
êxito, enquanto a equipe confeccionava o Boletim, o proprietário conseguiu contato com o
motorista aproximadamente as 11:45h, o qual relatou que seu caminhão havia sido
roubado.

A ação dos indivíduos foi nas proximidades de Prudentólis/PR, sendo que com o
caminhão em movimento eles conseguiram cortar a mangueira de ar, assim fez com que o
caminhão parasse na rodovia, após isso os indivíduos renderam o motorista mediante o
uso de arma de fogo, e colocaram ele em um veículo e seguiram escoltando o caminhão.
Não soube dar mais informações sobre o veiculo e os indivíduos, em seguida deixaram o
mesmo amarrado na localidade de Carazinho, no município de Boa Ventura de São Roque.



Guarapuava, 13 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Governo deixa de aplicar quase R$ 10 bilhões na saúde em 2014


Por dia, R$ 25 milhões deixaram de ser aplicados na saúde. Mais da metade desses recursos deveriam ter sido usados em obras e compra de equipamentos

Dois dias após a aprovação no Congresso Nacional da regra que fixa em 15% da receita corrente líquida o piso de gastos da União na área de saúde, uma nova análise do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre as contas da Saúde revela que, além de permitir o subfinanciamento por pelo menos mais cinco anos, as autoridades brasileiras administram mal os recursos já existentes. De acordo com o CFM, quase R$ 10 bilhões deixaram de ser aplicados na rede pública em 2014, apesar de ser o maior orçamento já executado na história da pasta – quase R$ 99,2 bilhões. Este valor efetivamente gasto representou 91% do previsto (R$108,3 bilhões). Os dados analisados são do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e mostram ainda que mais da metade dos recursos não utilizados deveria ter sido investido na realização de obras e compra de equipamentos.

Em 2014, a dotação prevista para investimento – considerado o gasto nobre da administração – era de quase R$ 9,4 bilhões. Até 31 de dezembro, no entanto, R$ 4,3 bilhões foram efetivamente pagos pelo Ministério da Saúde, incluindo os restos a pagar quitados (compromissos assumidos em anos anteriores rolados para os exercícios seguintes). Somente R$ 5,2 bilhões foram empenhados, ou seja, 56% do autorizado. O empenho é a primeira etapa do gasto público, uma espécie de reserva que se faz do dinheiro quando um produto ou serviço é contratado pelo governo.

Para o presidente da CFM, Carlos Vital, apesar dos avanços do SUS, um de seus grandes desafios hoje é aumentar o financiamento. Por outro lado, acredita ser “necessário que o Poder Executivo aperfeiçoe sua capacidade de gerenciar os recursos disponíveis”. Além disso, ele lembra que a própria lei que instituiu o programa Mais Médicos (12.871/13) estabeleceu que o SUS terá o prazo de cinco anos para dotar as unidades básicas de saúde com qualidade de equipamentos e infraestrutura, a serem definidas nos planos plurianuais. “Com o atual ritmo de investimento, é difícil acreditar que essa meta será alcançada”, disse.

Falta de execução – Entre 2003 e 2014, segundo dados apurados pelo CFM, foram autorizados R$ 80,5 bilhões específicos para a realização de obras e aquisição de equipamentos. No entanto, apenas R$ 31,5 bilhões foram efetivamente gastos e outros R$ 45,2 bilhões deixaram de ser investidos – valor que representa 56% de todo o recurso não utilizado no período. Em outras palavras, de cada R$ 10 previstos para a melhoria da infraestrutura em saúde, R$ 5,6 deixaram de ser aplicados. Confira abaixo o histórico de investimentos do Ministério da Saúde.

Materializando essa conta, basta dizer que, com essa verba que deixou de ser aplicada, seria possível construir 110 mil Unidades Básicas de Saúde, edificar 33 mil Unidades de Pronto Atendimento ou aumentar em quase 900 o número de hospitais públicos de médio porte. “É contra este status quo de ineficiência gerencial e orçamento deficitário que as entidades médicas têm se posicionado.”, defendeu Carlos Vital.

Ao todo, o Ministério da Saúde deixou de aplicar cerca de R$ 112,6 bilhões no SUS desde 2003.
No período apurado, pouco mais de R$ 1 trilhão foi autorizado para o Ministério da Saúde no Orçamento Geral da União (OGU). Os desembolsos, no entanto, chegaram a R$ 909 bilhões. Confira abaixo o histórico do orçamento global da pasta.

Verba bloqueada – Vital lamentou ainda que o setor da saúde não tenha sido poupado dos cortes temporários – ou contingenciamento – anunciados pela área econômica do governo já no início de 2015, o que pode implicar em mais dificuldades para milhões de pacientes, médicos e outros profissionais de saúde. Com o corte global de R$ 1,9 bilhão no valor previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015, a saúde perdeu até o momento R$ 325,6 milhões no ano (ou R$ 27,2 milhões por mês).

O contingenciamento é um procedimento utilizado pelo Poder Executivo para retardar ou não executar parte da programação de despesas previstas na lei orçamentária. Embora não signifique um corte definitivo dos repasses previstos, ele condiciona a liberação de recursos a uma autorização expressa e pode ser reeditado ao longo do ano. No caso da Educação, por exemplo, mais de R$ 7 bilhões foram bloqueados logo no início de 2015 – maior volume de recursos entre os ministérios.

O presidente do CFM acredita que as definições do financiamento da saúde precisam respeitar a dignidade dos cidadãos brasileiros e daqueles que trabalham no SUS. “Enquanto as entidades médicas e a sociedade civil procuravam criar condições para viabilizar mais recursos para o setor – como foi o projeto de lei de iniciativa popular Saúde+10, por exemplo –, o governo brasileiro vem na contramão dos anseios da população”, lembrou.




Setor de Imprensa
Conselho Federal de Medicina