Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

domingo, 10 de janeiro de 2016

Goioxim: Cronograma da MPJ 2016


Atualizado 08:45 11/01/16

Na ultima Sexta feira 08 de Janeiro integrantes da M.P.J Valeram Pedroso,Magnos e a Professora Jaqueline Rossi, estiveram na radio nativa mix, em entrevista no jornal da nativa com Xuxo, destacaram sobre o trabalho dos Jovens em Missão.

Setor Cochos Primeiro Dia de Missão


CRONOGRAMA MPJ 2016..

Dia 09/01/16 Setor Coxos. Saída da Matriz as 8:00 h da manha.

Dia 10/01/16 Setor Jacutinga. Saída da Matriz as7:30h da manha.

Dia 11/01/16 Setor Pinhalzinho. Saída da Matriz as 7:30h da manha.

Dia 12/01/16 Setor Wagner. Saída da Matriz as 8:00 da manha.

Dia 13/01/16 Setor São Pedro. Saída da Matriz as 8:00h da manha.

Dia 14/01/16 Concentração as 8:00h NS Milagres. Comunidades a receber a visitas são: MILAGRES, DIAMANTE, GRINGOLANDIA .. 
Via Face - Valderan Pedroso

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Governador confirma reajuste do salário dos servidores em janeiro


Os salários dos servidores estaduais terão reajuste de cerca de 10,8%, a ser pago já na folha de janeiro. O ajuste é feito com base no acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015. Além disso, em outubro do ano passado, o governo pagou reajuste de 3,45%. O ajuste foi confirmado pelo governador Beto Richa, durante reunião com o secretariado nesta quinta-feira (7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O orçamento estadual para 2016 prevê R$ 21,2 bilhões em despesas com pessoal e encargos, o que representa um aumento de 11% em relação ao aplicado no ano anterior. São R$ 2,1 bilhões a mais do que o gasto com pessoal em 2015. O aumento se deve aos reajustes salariais concedidos pelo governador Beto Richa, além de novas contratações para áreas prioritárias, como educação, segurança e saúde.

“Essa é uma demonstração do respeito e da valorização do trabalho dos funcionários estaduais. Estamos fazendo um esforço para honrar os compromissos e melhorar as condições dos servidores”, disse Beto Richa. O governador lembrou que muitos estados estão com dificuldades até mesmo de pagar os salários do funcionalismo, enquanto o Paraná paga em dia e concede reajustes, graças ao ajuste fiscal feito pelo governo estadual como preparação ao enfrentamento da crise econômica nacional.

O Paraná, inclusive, pagou o décimo terceiro salário antecipado. O depósito de R$ 1,4 bilhão, para os 301 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo foi feito dia 10 de dezembro. Por lei, o pagamento pode ser feito até o dia 20 de dezembro.

VALORIZAÇÃO - Nos últimos cinco anos, o Governo do Paraná ampliou o poder aquisitivo dos servidores concedendo aumentos nos salários acima da inflação para quase todas as categorias do funcionalismo público, principalmente professores, policiais e profissionais da saúde. De 2011 a 2015, a média linear de reajuste do salário base do funcionalismo foi de 67,05%. O porcentual é superior a inflação acumulada para o período, medida pelo IPCA, que é de 33,1%. Além dos reajustes, foram feitas grandes contratações para recuperar a defasagem de profissionais em áreas prioritárias.

AEN

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Goioxim: X Festa do Padroeiro São Sebastião de 15 a 24 de Janeiro




Prosa Rural - Programa especial de abertura 2016


Janeiro/2016 - Programa Especial - Todas as Regiões

O Prosa Rural inaugura 2016 com um programa especial. Esse programa de abertura do ano conta, em forma de radiodramas, como o Prosa Rural é feito e transmitido em todo o Brasil, por uma rede parceira de quase duas mil emissoras de rádio. O programa conta, também, um pouco da história do Prosa Rural, que há mais de uma década faz chegar os resultados da pesquisa agropecuária a produtores rurais, extensionistas, professores, estudantes, donas de casa, entre outros tantos interessados.

Quem acompanhá-lo, ainda vai ter a oportunidade de conhecer alguns dos temas que compõem a grade de 2016, pronta para entrar no ar na primeira semana de fevereiro. Vai também poder curtir o som de uma embolada gostosa, composta especialmente para o Prosa Rural, que é o programa de rádio da Embrapa. Vai ao ar pela Radio Nativa Mix as 7:25 hrs todo Sábado.

Embrapa

Acidente envolve dois caminhões e três carros na BR 277


Uma colisão envolveu dois caminhões e três carros na BR 277, nas proximidades do trevo de acesso a Goioxim, em Guarapuava, na tarde dessa quarta feira (06).

O acidente foi registrado pelo Corpo de Bombeiros de Guarapuava às 16h44 e envolveu dois veículos Renault Logan, um de Guarapuava (sem identificação do condutor) e outro de Guaraniaçu, conduzidos por Joel Santoni Magalhães, um Renault Sandero, com placas de Cascavel, conduzido por Valdecir Zandonai, um caminhão Mercedes Benz, com placas de Toledo, conduzido por Alfredo Munz, e um caminhão Mercedes Benz, com placas de Curitiba, conduzido por José Pedro cardoso Machado.

O motorista do Sandero e a sua esposa, Nilda Aparecida Zandonai, tiveram ferimentos graves e foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. A filha do casal, de 15 anos, também teve ferimentos graves e foi encaminhada à UPA do Batel. Outra passageira de um dos veículos, de 13 anos, resultou com ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Santa Tereza.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho onde ocorreu o acidente foi no final de uma faixa dupla. Os caminhões teriam voltado para a faixa normal e um dos veículos freou, sendo atingido na traseiro pelos outros carros.

O acidente ocorreu a cerca de mil metros do local onde uma colisão frontal deixou três mortos na segunda feira

Fonte: www.redesuldenoticias.com.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Governo vai investir R$ 30,5 milhões em microbacias e poços artesianos


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento vai intensificar as ações do programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, devendo ser uma das prioridades da pasta para 2016, anunciou o secretário Norberto Ortigara. A previsão orçamentária é de investimentos de R$ 10,5 milhões em áreas de microbacias hidrográficas e mais R$ 20 milhões na construção de poços artesianos para novos sistemas de abastecimento de águas.

O programa foi retomado pelo Governo do Paraná, após mais de dez anos sem ter a atenção dos órgãos do governo estadual. O programa de microbacias foi implatado em 2014. Em 2015, ganhou destaque com a assinatura de mais de 41 convênios para ações de conservação dos solos e água. O Governo do Estado investiu R$ 6,5 milhões, beneficiando diretamente cerca de 2.500 produtores.

A previsão é executar o programa em quatro anos, com investimento total de U$ 55 milhões até 2017, com recursos de financiamento junto ao Banco mundial. Estão previstas ações de proteção dos solos e água em 350 microbacias, em quase todos os municípios paranenses e instalação de 480 sistemas de abastecimento e de distribuidores de água, por meio do Instituto de Águas Paraná.

Fonte: AEN

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Santa Maria do Oeste: XIV Tropeada da Integração inicia no dia 11 de Janeiro


Fotos: Elói Mattos/Blog do Elói.

A Tropeada começa no dia 11 de janeiro de 2016 com início e pouso no CTG Pampa Amigo, em Santa Maria do Oeste. No dia 12 de janeiro, após um percurso de 15km a sesteada será na ASSERB e o pouso na Fazenda Garça Branca de Leonor Zanella.

Dia 13 sesteada no Osvaldo Vizentin e pouso na Fazenda Dalavechia. Já no dia 14 de janeiro a sesteada será no Pavilhão do Assentamento Wagner e pouso no CTG de Goioxim.

No dia 15 de janeiro a sesteada ainda é no CTG de Goioxim mas o pouco na Chácara Santo Antônio - Cochos.

Dia 16, último dia da tropeada, a sessteada será no Josmar Santana e o encerramento na Chácara Bortolas. Neste dia haverá, às 22h, grande baile com "Os Imigrantes", no Centro de Eventos Municipal.

Nesta edição da tropeada serão homenageados José de souza Barbosa, Rufino Gomes Pepes e Luiz Leal.

Os organizadores informam que para participar é obrigatório exame de anemia infecciosa equina. Outras informações podem ser obtidas pelos celulares (42) 9971-3740, 9811-0429 ou 9807-4390.



Via Blog do Elói

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Aulas na rede estadual de ensino começam no dia 29


Publicado em 04/01/2016 09:30

Os cerca de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino retomam no dia 29 as aulas do ano letivo de 2016. Devido às duas greves de professores realizadas em 2015, parte das escolas encerra o ano letivo de 2015 no dia 23 de dezembro, enquanto outras unidades só concluirão o calendário em 26 de fevereiro.

Apesar de ao longo de 2015 terem sido praticados calendários diferentes, conforme a adesão das escolas à paralisação, para 2016 foi elaborado um calendário único.

“Nossa preocupação é que não haja prejuízo pedagógico aos estudantes, pois 2015 foi um ano bastante atípico, devido às paralisações. O calendário escolar para 2016 inclui os 200 dias e 800 horas previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB)”, explicou a superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos.

O recesso de julho no ano que vem será entre os dias 18 e 27. Os dias 28 e 29 serão dedicados à semana pedagógica do segundo semestre e as atividades em sala de aula recomeçam dia 1º de agosto. O final das aulas está previsto para 21 de dezembro de 2016.

O novo calendário foi definido durante reunião entre a equipe da Secretaria da Educação e os chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

DATAS DE MATRÍCULAS – Em relação ao cronograma de matrículas (já feitas ao longo de dezembro), a Secretaria lembra os pais que de 21 de dezembro a 29 de janeiro de 2016 será feito o levantamento das vagas que sobraram para serem disponibilizadas novas matrículas.

De 1 a 12 de fevereiro os alunos de todas as séries e modalidades de ensino, de outras redes de ensino, de outros municípios ou Estados podem fazer a solicitação de vagas.

Fonte: AEN

Colisão frontal deixa um morto e oito feridos na 277 Próximo Trevo de Assesso a Goioxim



Fotos Corpo de Bombeiro, Via Blog do Elói

Uma colisão frontal entre dois veículos deixou um morto e oito feridos na manhã desta segunda feira (04) na BR 277, em Guarapuava.

O acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 07h26, no quilômetro 373 + 900 metros da rodovia, nas proximidades do trevo de acesso ao município de Goioxim, e envolveu um veículo Hyundai Elantra e um Fiat Punto, ambos com placas de Curitiba.

De acordo com a PRF, o veículo Fiat Punto estava realizando uma ultrapassagem e atingiu de frente o veículo Elantra. O motorista do Elantra ficou preso às ferranges e morreu no local. Outras oito pessoas ficaram feridas, sendo quatro com ferimentos graves e quatro leves. Os feridos foram encaminhados para atendimento médico pelos socorristas do Corpo de Bombeiros e da Ecocataratas em Guarapuava.

Segundo a assessoria de comunicação da Ecocataratas, o trânsito já está liberado e segue normal no local do acidente.

Até às 09h30 os nomes da vítima fatal e dos feridos ainda não haviam sido confirmados.




www.redesuldenoticias.com.br

Peça de caminhão se solta e mata passageiro na BR-277


Um homem de 64 anos de idade morreu no início da tarde deste domingo (3) no quilômetro 243 da BR 277, em Irati, região centro-sul do Paraná.

Ele era passageiro de um automóvel Fiat Uno. Parte de um tambor de freio de um caminhão se soltou e atingiu o para-brisa do carro. A peça, que atravessou todo o veículo, saiu pelo vidro traseiro.

Havia cinco pessoas no automóvel, entre elas uma criança, que estava na cadeirinha, no meio do banco traseiro. Ninguém mais se feriu. O carro seguia para Cascavel, no oeste do estado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência. O caminhão do qual a peça se desprendeu ainda não foi localizado. O veículo teria a cor vermelha.

Testemunhas que tenham informações acerca do caminhão podem repassá-las à PRF pelo telefone 191.











Fonte: www.parana-online.com.br

Santa Maria do Oeste: Homem é atropelado e morre, motorista fugiu do local


A Polícia Rodoviária de Pitanga, atendeu um acidente fatal no dia 02 de janeiro de 2016, às 16:30 horas, na Rodovia: PR 456 km 30, próximo de São Manoel, distrito de Santa Maria.

Um homem foi encontrado morto na rodovia, a vítima é Nivaldo Machado de Oliveira de 28 anos, morreu atropelado na rodovia, veículo que atropelou fugiu sem prestar socorro.

Fonte: www.joneifarias.com.br

Candói: Homens Armados Roubam Dinheiro Que era de Evento da Igreja


CANDÓI  – ROUBO AGRAVADO

No dia 02 jan. 16, por volta das 14h05min, a equipe policial foi acionada via fone para dar atendimento a uma ocorrência de Roubo na Localidade de Cachoeira. No local contato com uma das vítimas, a mesma informou que por volta das 08h30min da manhã de hoje, enquanto lavava roupas, foi rendida por dois homens encapuzados e armados com revólver. Estes levaram a senhora até o interior da residência, onde lá estavam sua filha de 09 anos, seu filho de 17 anos e sua sobrinha de 10 anos, a todo momento perguntando do seu esposo e pelo dinheiro do baile, que Gilvan havia promovido dia 31/12/2015.

Os indivíduos permaneceram na residência até a chegada do Sr. Gilvan às 13h50min. Foi roubado acerta quantia em dinheiro, que era do evento e este pertencia a Igreja Católica daquela localidade, outro montante de dinheiro da família, e alguns objetos. Segundo a solicitante, eles (vitimas) ficaram o tempo todo no quarto sob vigilância de um dos indivíduos enquanto o outro revirava toda a casa em busca de dinheiro, informou também que eles vestiam camisetas de mangas compridas dificultando qualquer tipo de identificação, também ouviu que um, deles chamava o outro pela alcunha de "gigante", após efetuaram o roubo, os autores colocaram toda a família dentro do banheiro, e falaram para não chamarem a polícia que se isso acontecesse iriam voltar e matar todos.

Em seguida pegaram o veículo Ford Focus de propriedade das vítimas e tomaram rumo ignorado. A equipe realizou patrulhamento pela localidade mais não obteve êxito. Diante dos fatos foi orientado as vítimas quanto aos procedimentos cabíveis.


Guarapuava, 02 de Janeiro de 2016 
Setor de Comunicação Social - anc

domingo, 3 de janeiro de 2016

Mais de 80 mil motoristas do Paraná perderam o direito de dirigir em 2015


Mais de 80 mil paranaenses perderam o direito de dirigir em 2015. Esse número pode ser ainda maior em 2016, pois os pontos acumulados, por causa de infrações de trânsito, não zeram de um ano para o outro.

O abuso de velocidade é uma das principais infrações cometidas pelos motoristas. Um condutor que não quis se identificar, diz que coleciona multas por excesso de velocidade e já recebeu 17 pontos na carteira.
saiba mais
Confira valores e veja como imprimir guia para pagamento do DPVAT
Multa por uso indevido de vaga para deficiente subirá; veja mais mudanças

“Hoje eu olho bastante para o velocímetro do que para o pedal do acelerador. Dirijo sempre abaixo do limite de velocidade para não problema. Porque sem habilitação eu não consigo trabalhar”, constata o condutor.

E o motorista que pensa que os pontos são zerados com a virada do ano, está engando. Os pontos valem por 12 meses a partir da data que o motorista cometeu a infração.

Por exemplo, um motorista levou duas multas, uma em outubro (3 pontos) e outra em novembro (4 pontos). Os pontos da primeira multa só vão ser baixados em outubro de 2016. Após isso, o documento continua com os pontos da segunda infração (4 pontos) que só serão zerados um mês depois, em novembro.

Para quem atinge os 20 pontos, não tem jeito. O motorista é notificado e pode até apresentar defesa. Se a justificativa não for aceita, ele tem de entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e fazer um curso de reciclagem para receber o documento de volta. Até o fim do processo, nada de dirigir. O condutor que for pego ao volante com carteira suspensa terá o documento cassado.

“São dois anos sem poder dirigir. Depois desse período a pessoa terá que fazer o curso de reciclagem, e na sequência, uma reabilitação de condutor. Ou seja, terá que fazer todos os exames necessários para uma primeira habilitação. O motorista vai ter que começar do zero”, explica o instrutor Flávio Sereia.


Fonte: g1.globo.com

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

MEGA-SENA Da Virada Tem 6 Ganhadores


ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1775
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 02/01/2016:
R$ 1.500.000,00
Ordem de sorteio
31      02      51      42      18      56
Ordem crescente
02      18      31      42      51      56
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena641.088.919,05
Quina82743.913,49
Quadra62767826,55
GANHADORES POR ESTADO
UFNº de Ganhadores
AL1
ÁGUA BR ANCA1
ES4
GUAÇUÍ1
VILA VELHA1
VITÓRIA2
SP1
CERQUILHO1

Arrecadação Total: R$ 620.312.112,00

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Goioxim: Nós da Radio Nativa Mix Desejamos a Você um Abençoado 2016


Este ano está se despedindo e deixando saudades.

Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terás muito a agradecer.

Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que DEUS está a lhe proporcionar com novas esperanças.

Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho.

Goioxim: A Radio Nativa Mix Completa Seis Anos No Ar


No Dia primeiro de janeiro de 2016 a Radio nativa mix 87,9 de Goioxim PR, Completa seis anos no ar. Comemoramos junto com nossos ouvintes, Apoiadores, e Colaboradores, sempre fazendo a alegria nos programas musicais seja elas lançamentos ou melodia antigas, através do intretenimento, divulgando o comercio em geral destacando que sua empresa existe, e o quanto importe ela é com seus produtos e serviços. Informações locais, regionais e nacionais, sem nunca esquecer de levar a palavra de Deus através das igrejas

A Rádio Nativa Mix Fm 87,9 é a primeira emissora de rádio de Goioxim - Pr que passou pelos tramites legais e oficiais. Com licença provisória já desde Outubro de 2008, entra no ar após o término da edificação no local apropriado, a partir de 01/01/2010, na frequência FM 87,9 e pela internet no site:www.radiosdobrasil.com.br/nativamixfm/

Antena da Radio
Uma luta que durou 10 anos iniciado por Luiz Ravanelo, Cilmar Augusto G. Esteche, Edite, Gracioso M. Posamai e outros membros. 1ª Assembleia geral da ACCG (Associação Comunitária e Cultural de Goioxim) foi no dia oito de junho de 1999 para constituição e fundação.
Até que em Outubro de 2008, a licença provisória foi expedida pelo Ministério das Comunicações, e em 2009 a licença definitiva. E agora a recompensa, líder em audiência em Goioxim.

Ata de constituição

Atual Diretoria.

Presidente: Marcos Luiz Ravanelo
Vice Presidente: Luiz Rodrigues de Souza
1ª Secretária: Dilce Zocuneli
2º Secretário: Gracioso Mantovani Possamai
Tesoureiro: Edinéia Batista Martins

Conselho Fiscal:

Nelci Aparecida S. dos Santos
Nélson Ruchs
Natanael dos santos

Diretor Geral: 

João Vilmar Leal Thibes

Conselho Comunitário:

Romildo Carvalho de Oliveira - Igreja Pentecostal Deus e Amor
José Vilmar Posselt - COPAE Paróquia São Sebastião
Leonir Ribas da Cruz - Igreja Assembleia de Deus
Sandra Cristina Kipper - Colégio Municipal Moyses Lupion
Dani Riquelme Esteche - Comunidade Assunto ao Céu


Furto de Veiculo em Reserva do Iguaçu e Candói


RESERVA DO IGUAÇU – FURTO QUALIFICADO

No dia 28 dez. 15, por volta das 15h30min, a equipe policial militar de Reserva do Iguaçu relatou que compareceu no DPM, a vítima (58 anos), o qual relatou que nesta madrugada vieram a furtar sua motocicleta, a qual estava no pátio de sua residência, sendo esta uma Yamaha Factor –YBR 125 K, ano 2010, de cor vermelha, com placa de Tangará da Serra/SC, relatou também que o referido veículo estava travado.

CANDÓI  – VEÍCULO FURTADO E RECUPERADO

No dia 29 dez. 15, por volta das 13h45min compareceu no destacamento, a vítima relatando que pela manhã notou falta de seu veículo Fiat 147, cor branca, que estava estacionado em frente à residência de sua mãe. Durante patrulhamento pela BR 373, nas proximidades de um sítio, a equipe visualizou o referido veículo, sendo verificado que o mesmo não possuía pendências e encaminhado posteriormente para 14ª SDP para as medidas cabíveis


Guarapuava, 28 de novembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Prosa Rural - Análise da viabilidade financeira de Sistemas Agroflorestais


28/12/15 | Estudos socioeconômicos e ambientais

Dezembro/2015 - 5ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste e Região Sul

No programa desta semana o Prosa Rural vai falar sobre Análise da viabilidade financeira de Sistemas Agroflorestais.

Sistemas Agroflorestais, conhecidos também como SAF's, são sistemas de produção agrícola que combinam, numa mesma área, cultivos de ciclo curto como feijão, milho e espécies florestais possibilitando que o produtor tenha produtos para vender durante todo o ciclo do sistema de produção, aumentando a receita da propriedade rural.

A análise financeira pode ajudar o produtor a tomar a melhor decisão no momento de implantar o sistema agroflorestal na sua propriedade e, assim, evitar possíveis prejuízos e aumentar os seus lucros.

O engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Marcelo Arco-Verde apresenta mais detalhes sobre a análise de viabilidade financeira de sistemas agroflorestais.
Não perca o Prosa Rural. O programa de rádio da Embrapa, que vai ao ar todo Sabádo as 07:25 pela radio Nativa Mix de Goioxim PR.

Embrapa

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Goioxim: Elas estão de mais! “Formatura” Mulher Atual foi um sucesso!


No dia 17 de Dezembro de 2015, as participantes do Curso Mulher Atual, turma Goioxim / 2015, celebraram o encerramento do curso em grande estilo.

O curso teve início no mês de Outubro/2015, onde sua realização foi incentivado pela Diretoria da Coamo, a qual deu todo apoio e suporte para possibilitar este as cooperadas, esposas e filhas de cooperados, num total de 25 “formandas”.

Os 10 encontros somaram 80 horas de curso, onde a integração e as várias atividades em grupo e individuais, foram motivadas pela coordenadora do curso, Sra. Fabíola Bocalon. As participantes encontraram realizações e motivações para participar assiduamente em todos os encontros e no final, fizeram a festa em sua “Formatura”, que pode contar com todas as “graduandas”, seus familiares e convidados, como o Sr. Ilivaldo Duarte, Assessor de Imprensa da Coamo, a Sra. Solange De Fátiva Schereiner, primeira dama do Município do Goioxim, entre outros.

Conforme depoimento da “formanda” Renilda de Paula Ravanelo Ortolan, o Curso foi muito bom! “No início estávamos com vergonha, medo, no entanto com o passar dos encontros fomos criando amizade e simpatia entre nós, desenvolvendo atividades que estimulavam nossa criatividade e dinâmica de grupo, possibilitando o desenvolvimento de novas experiências que com toda certeza nos auxiliaram nas atividades do nosso dia a dia”.

Quando questionada sobre a cerimônia de conclusão do curso, “Formatura”, a cooperada expressou grande satisfação. “Nos últimos dias todas nós estávamos planejando uma comemoração, quando chegamos no Salão e nos deparamos com o arranja mento e nossos familiares presentes, nossa, não imaginava que seria tão bonito e importante. Quero agradecer a Coamo e ao Senar, por ter possibilitado este importante feito em nossas vidas. Muito obrigada!”

Para a equipe da Coamo do Goioxim, foi prazeroso organizar e possibilitar este evento as “formandas”. Segundo o Engenheiro Agrônomo Danyell Ricardo Baccin, o curso e a formatura expressaram todo empenho e dedicação que pode ser constatado no passar dos encontros nas participantes. “Realmente, nunca é fácil atingir algo pretendido de maneira simples, precisamos nos dedicar e focar nossos objetivos. Mas quando conseguimos concluir uma atividade e curtir os resultados, com toda certeza o sentimento que nos toma é muito gratificante. Parabéns as formandas e que tudo o que elas vivenciaram nestes últimos dias, possa auxiliar na execução das atividades do seu dia a dia.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Goioxim: Meus Pedidos ao Papai Noél


Meus pedidos de presente ao Papai Noel!

Uma BMW
Uma Fazenda
Uma casa na Praia.
Um Cruzeiro para varios Paises.
Uma poupança com 10 Milhões de dolares.


 Eu esperando os presentes!!



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Goioxim: Coamo Realiza Formatura Mulher Atual 2015



O evento contou com varias mulheres. Que o mulher atual tem mudado a vida de centenas de mulheres, todos ja sabem. Mas, nunca é demais contar mais histórias de quem viveu essa experiência. Recentemente, foi a vez das cooperadas, esposas e filhos de cooperados de Goioxim, encerrarem sua participação. A equipe de reportagem da Coamo acompanhou e conversou com algumas participantes.

Veja no endereço:  www.coamo.com.br/?p=YWxyb3RsaXMvYW16dG9sc2kvYWxmZXRtaXJhdmVAemh6P2FkPTM4Mw==






Fonte: Coamo

Goioxim: Papai Noel fez a festa das crianças


PROJETO CRIANÇA FELIZ

A Prefeitura Municipal de Goioxim, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Associação Comercial Empresarial de Goioxim – ACEG realizou no dia 22 de dezembro, a entrega de brinquedos para as crianças do município. O evento, contou com a presença do tradicional PAPAI NOEL, do prefeito municipal Elias Schreiner e, da Secretaria Municipal de Assistência Social a Sra. Solange Schreiner.

Aconteceu na Praça Cristo Rei, Mais de 500 crianças receberam das mãos do Papai Noel bonecas, carrinhos e balas.
O evento foi muito bonito e gratificante, ver o sorriso no rosto de cada criança ao receber seu presente. Tudo isso foi possível graças ao esforço da Assistência Social em parceria com a ACEG.

A Praça Cristo Rei ficou lotada, também ouve show de talentos com a banda cultural.


Mais Fotos Goioxim Natal 2015.

Acidente fatal na BR 277 em Guarapuava deixa três vítimas



Guarapuava - Um acidente fatal ocorrido na noite dessa terça feira (22) na BR 277, próximo trevo secundário de acesso ao município do Pinhão, em Guarapuava, deixou três vítimas.

Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, o acidente aconteceu por volta das 20h35, e envolveu três carros, dois veículos Volkswagen/Gol com placas de Guarapuava e uma B M W, modelo X 1 com placas de Sapezal- Mato Grosso.

O acidente resultou na morte de um menino de 5 anos identificado como B.M. S.S, que foi ejetado para fora do veiculo em que estava, uma jovem de 24 anos motorista de um dos veículos identificada como Denise Oliveira de Brito, e uma passageira gestante identificada como J.R.S de 17 anos, a qual também foi arremessada para fora do carro, socorrida e acabou falecendo no hospital.



(Fotos/Adilson Chimanski )
Fonte: Rede Sul de Noticias

Goioxim: Coamo unidade local em revista


Acidente na 277 tira a vida de enfermeira do hospital de Laranjeiras do Sul



Uma saída de pista seguida de capotamento ocorreu na madrugada desta quarta feira no km 421 da BR 277 em Cantagalo. Segundo a PRF a motorista de um veiculo Celta de cor prata placas AKU 5994 de Cantagalo identificada como sendo Kelly Fernanda Pires de 30 anos acabou sendo lançada para fora do veiculo. Ela teria sido socorrida e conduzida ate a casa hospitalar de Laranjeiras do Sul ainda com vida, porem na altura da cidade de Virmond teve algumas paradas cardíacas, não resistindo e falecendo antes de ser atendida pelos médicos que há esperavam no hospital. 


Segundo informações repassadas Kelly era funcionaria de um hospital de Laranjeiras do Sul.

Fonte: educadora1120.com.br

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Goioxim: Nota de Falecimento de Bernardo Dziurkowski




NOTA DE FALECIMENTO

É compesar que noticio o falecimento de BERNARDO DZIURKOWSKI. O corpo esta sendo velado em sua residencia em Jacutinga. O sepultamento sera amanha as 07:00 da manha.

Reserva do Iguaçu: Homem leva dois Tiros na PR 459


RESERVA DO IGUAÇU  – DISPARO DE ARMA DE FOGO E LESÃO CORPORAL

No dia 21 dez. 15, a equipe recebeu uma ligação de um vigilante da segurança da Copel, o qual relatava que uma pessoa do sexo masculino havia sido alvejada por um tiro no pescoço e outro nas costas na pr 459, aproximadamente às 17h30, porem um veículo que passou logo em seguida parou e levou a vítima para o hospital de Candói.

Em contato com a equipe do policial militar do Candói, foi repassado a informação que a vítima havia sido transferida para Guarapuava até o Hospital Santa Tereza, devido à gravidade dos ferimentos, e que a mesma havia dito pois se encontrava lucido, quem era o autor dos disparos. A equipe em patrulhamento por chácaras e Vila Copel onde o suposto autor foi localizado (38 anos) andando a pé.

O suspeito foi abordado e revistado, porém a suposta arma não estava com ele. Foi deslocado até seu veículo o qual estava estacionado num posto de combustível próximo onde foi revistado, mas nada de ilícito foi encontrado. Diante dos fatos, foi entrado em contato com o escrivão da Policia Civil, o qual orientou a equipe encaminhar o suposto autor para a 14ª SDP para procedimentos cabíveis.

Guarapuava, 21 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Goioxim: Horário de Funcionamento do CRAS


Comunicamos a todos que o Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS, estará atendendo na data do dia 21 a 30 de dezembro , sendo que na data do dia 24 e 31 devido ao recesso  estará fechado. Retornando aos atendimento no dia 04 de janeiro de 2016, com atendimento no setor do Bolsa Família e Atendimento Social.


Equipe Técnica do CRAS.

Beto Richa autoriza convocação de 2.895 policiais militares e delegados


Publicado em 21/12/2015 13:37

O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (21) a convocação de mais 2.895 candidatos aprovados em concursos públicos para policial militar e delegado civil. São 2.222 policiais militares, 609 bombeiros militares e 64 delegados de polícia. “Um importante reforço policial que refletirá significativamente na segurança dos paranaenses. Com o aumento do contingente, teremos melhores condições de trabalho e consequente queda na criminalidade no Estado”, afirmou Richa na solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Com as novas contratações, o Governo do Estado supera a meta inicial de contratação de 10 mil homens para reforçar a Segurança Pública do Paraná. Nestes quase cinco anos de governo Beto Richa foram contratados 7.505 policiais, sendo 5.809 militares e 1.696 civis – uma média de 1.501 contratações por ano. Para efeito comparativo, nos oito anos do governo anterior, de 2003 a 2010, foram contratados uma média de 995 por ano – totalizando 7.960.  leia mais

AEN

Porto Barreiro:Uma Pessoa Encapuzado Invade Bar e Atira Contra Outra Pessoa


PORTO BARREIRO  – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 18 dez. 15, por volta das 22h05min, a equipe policial militar do DPM de Porto Barreiro, deslocou até o Porto Avenida, onde foi informada anonimamente via telefone de emergência, que uma pessoa encapuzada havia invadido um Bar e desferido alguns disparos de arma de fogo contra um indivíduo, sendo que este veio a entrar em óbito.

No local a equipe verificou a veracidade dos fatos, sendo informada por populares que a vítima estava no referido estabelecimento comercial, sendo que em dado momento chegou no local realmente uma pessoa encapuzada, sacou uma arma de fogo e disparou em sua direção, a qual tentou correr, entretanto já ferido, veio a cair, o autor deu a volta pelos fundos e através de uma janela aberta disferiu outros dois tiros contra a vítima a qual entrou em óbito no local. Diante aos fatos foi acioanada a Policia Judiciaria, sendo o local isolado até a chegada dos mesmos.


Guarapuava, 18 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

UFFS Campus Laranjeiras do Sul terá novo curso: mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos será ofertado a partir de 2016


Estudantes de toda região contam com mais uma oportunidade para estudar na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus de Laranjeiras do Sul. A partir de 2016, o Campus ofertará o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Este é o segundo mestrado totalmente gratuito ofertado no Campus. O lançamento do programa, a publicação edital de seleção e o início das aulas devem acontecer no próximo ano.

O novo programa de Pós-Graduação, intitulado “Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos” tem área de concentração em “Biociência e Tecnologia de Alimentos”. As linhas de pesquisa são: (1) Análise de alimentos e química de processos verdes; (2) Microbiologia e Bioprocessos; (3) Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; e (4) Processos e modelagem matemática aplicada a alimentos.

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) visa proporcionar formação científica ampla e profunda em biociências de alimentos, ciências de alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos, conduzindo a capacitação e qualificação de pesquisadores, docentes e profissionais de alto nível para atuação em setores relativos à temática deste curso. Com isso, o programa tem a finalidade de desenvolver pesquisas que abrangem desde a produção, estocagem, beneficiamento, industrialização e demais aspectos da cadeia produtiva.

As pesquisas serão conduzidas de modo a utilizar tecnologias limpas, seguras, processos para aproveitamento de resíduos bem como o desenvolvimento de equipamentos, embalagens e aditivos, tendo como objetivo inovar na maneira de processar um alimento, de modo a torná-lo diferenciado e competitivo com a qualidade nutricional, diminuição das perdas na cadeia de produção e distribuição de alimentos, além da aplicação de tecnologia verde.

Conforme o docente Luciano Tormen, membro do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou a proposta do mestrado, “o curso começou a ser pensado ainda em 2010 na I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), onde foram definidos objetivos e ações com relação às atividades de pós-graduação na UFFS. Naquela época surgiu o indicativo de um curso de mestrado nessa área. A partir disso os idealizadores da proposta convidaram docentes do Campus Laranjeiras do Sul e foi constituído o GT para a construção da proposta, a qual foi submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.

Tormen relata que atualmente o GT conta com a participação de mais de 20 docentes. Segundo o professor, “temos docentes da UFFS dos Campi de Laranjeiras do Sul, Realeza, Chapecó, Erechim, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR)”.

Tormen salienta ainda que esse curso tem um diferencial em relação ao demais programas da mesma área, conforme o professor “optou-se por enfatizar o lado biológico da área de alimentos, o que diferencia esse programa da maioria dos outros ofertados no país”. Tormen explica que “quando focamos o lado biológico, temos a intenção de avaliar a segurança dos alimentos, suas propriedades biológicas, as substâncias presentes nos alimentos e avaliar os processos, com a finalidade de preservar substâncias ativas nos alimentos e assim produzirmos alimentos mais saudáveis, seguros e ativos biologicamente, visando proporcionar mais benefícios para o organismo”.

A Diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, revela que é um orgulho e motivo de muita alegria a aprovação do segundo mestrado para o Campus Laranjeiras do Sul. Stoffel comenta que “para o Campus Laranjeiras do Sul que está com 6 anos de atividades, possui 6 cursos de graduação, contar com o segundo mestrado é uma grande conquista. O mestrado vem reforçar a área de alimentos, na qual já ofertamos o curso de graduação em Engenharia de Alimentos e esperamos com esse novo curso, consolidar essa a área de formação e com isso contribuir ainda mais com as demandas e as necessidades que existem na região, além é claro, de capacitar cada vez mais pessoas para que atuem na área”.

A Diretora comenta ainda que “A UFFS é uma Instituição 'jovem' e certamente somos muito ousados, caminhamos na direção da consolidação da qualidade e da excelência acadêmica, o que é fundamental e neste momento, gostaríamos que todos comemorassem conosco esta 
conquista”.


Assessoria de Comunicação

UFFS divulga processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação


Já está disponível o edital de seleção de candidatos para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2016 nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (Edital nº 952/UFFS/2015).

O processo seletivo será através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que divulgará, oportunamente, o cronograma de inscrições e matrículas.

Para participar desse processo é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2015, não ter zerado em nenhuma prova objetiva do exame e ter nota mínima de 300 na redação.

Neste edital, a UFFS disponibiliza 1771 vagas para cursos que tem início no primeiro semestre, nos seis campi da Instituição. Os cursos ofertados na UFFS são totalmente gratuitos.

Vagas para o Campus Laranjeiras do Sul

Agronomia (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Ciências Econômicas (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Engenharia de Alimentos (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Engenharia de Aquicultura (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Interdisciplinar em Educação no Campo (Licenciatura/Integral, 30 vagas).

Reserva de vagas

O processo seletivo também prevê a reserva de vagas conforme a política de ingresso da UFFS. Considerando isso, o candidato pode se inscrever nos cursos em um dos seis grupos, conforme o seu perfil. Confira abaixo os seis grupos que a UFFS considera para reserva de vagas, conforme a Lei nº 12.711/2012:


AC – na ampla concorrência estão as vagas destinadas a todos os candidatos, independentemente da procedência escolar, renda e cor;

L1 – vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L2 – vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L3 – vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L4 – vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

A1 – vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público em pelo menos 50%.

Os candidatos podem acompanhar as novidades sobre o SiSU pelo site do processo: www.sisu.mec.gov.br.

Conheça os todos cursos ofertados nos seis Campi da UFFS e tire suas dúvidas sobre o processo seletivo através do hotsitehttp://www.uffs.edu.br/estudenauffs/



Assessoria de Comunicacao - Campus Laranjeiras do Sul

Ocorrências Policiais em Campina do Simão, Entre Rios, Guará, Pitanga e Prudentópolis


CAMPINA DO SIMÃO 01 – LESÃO CORPORAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No dia 17 Dez. 15, por volta das 3h, compareceu ao destacamento de polícia militar a solicitante, residente na Vila do Jair, em Campina do Simão, relatando que seu esposo (44 anos), ao chegar em casa veio a agredi-la como socos e chutes e a ameaçou de morte. A equipe policial deslocou até a residência e no local localizou o agressor, sendo dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado até a 14ª SDP para as devidas providências.


DISTRITO DE ENTRE RIOS 02 – ROUBO

No dia 17 Dez. 15, por volta das 11h35min, relatou o solicitante que trabalha em um escritório de contabilidade, quando uma pessoa trajando calça jeans, camiseta branca e vermelha e uma máscara branca tipo hospitalar, adentrou ao recinto e, de posse de uma arma de fogo, deu voz de roubo para si e sua funcionária, mandando ambos deitarem no chão e que pegou uma pasta de cor preta, que seu "office boy" acabara de utilizar, e saiu correndo do local.

O solicitante conseguiu visualizar que o autor dos fatos saiu num veículo marca/modelo Chevrolet Astra, sedan, de cor prata, tomando sentido Colônia Cachoeira. A equipe realizou patrulhamento juntamente com o solicitante, porém não foi obtido êxito. A equipe repassou o ocorrido ao COPOM do 16º BPM, que determinou para as equipes ficarem alertas e notificarem o DPM de pinhão.

A equipe então retornou ao escritório, onde o solicitante relatou que seu "office boy", fez instante antes, saques em três agências bancárias, sendo então que na pasta havia uma quantia em dinheiro espécie no valor de R$13.000,00 (treze mil reais,) além de boletos bancários de diversos clientes e um livro de protocolo. A equipe solicitou imagens de câmeras particulares na via, sendo possível visualizar o veículo Astra parado em frente à Praça Nova Pátria, e instantes antes do fato ter se deslocado até o local do referido roubo.


DISTRITO DE GUARÁ 03 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 17 dez. 15, por volta das 15h50min, a equipe foi até uma estrada rural no Rio das Pedras, próximo ao posto GP, onde o solicitante estava aplicando inseticida na sua plantação e avistou um cadáver próximo ao mato, acionando a PM na sequência. Foi confirmado o fato, sendo que o cadáver estava em avançado estado de decomposição. A testemunha informou que nunca tinha visto essa pessoa na região. Diante disso, foram acionados o IML e a Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Não possível a identificação do corpo devido à falta de documentos.


PITANGA 04 – DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL

No dia 17 dez. 15, por volta das 19h25min a equipe estava em patrulhamento pelo Bairro Santa Isabel, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita, que ao avistar a viatura o mesmo adentrou em um beco, sendo que ao abordá-lo foi localizado junto ao mesmo em seu bolso a quantia de 2 gramas de substância análoga a maconha e R$40,00. O mesmo relatou a equipe que é usuário e que tinha acabado de comprar R$10,00 em maconha. Diante dos fatos foram encaminhados o mesmo e a droga até o cartório da 3ª Cia para lavratura de Termo Circunstanciado.


PRUDENTÓPOLIS 05 – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia 17 dez. 15, por volta das 00h05min, a partir de uma denúncia anônima, as equipes realizaram patrulhamento na área central do município a fim de localizar uma motocicleta amarela que faria um roubo. Durante as diligências foi abordado um indivíduo em frente a uma Farmácia 24 horas com um capacete na mão, mochila nas costas e vestido com um longo casaco preto (o que chamou a atenção devido ao calor), e durante revista pessoal foi localizado na mochila uma arma de fogo do tipo pistola.

Durante a abordagem foi observado que havia uma motocicleta amarela parada próxima da Equipe PM e na tentativa de abordá-la o motociclista se evadiu, dessa forma foi realizado acompanhamento da motocicleta até perde-la de vista na Vila Mariana e na sequência a mesma motocicleta amarela foi localizada estacionada no Centro, com o apoio de outra viatura policial militar realizou a abordagem pois um rapaz que estava próximo a ela ao perceber as equipes dispensou a chave da motocicleta e um capacete que segurava na mão. O indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos da Polícia Judiciária. O indivíduo que estava com a arma de fogo era evadido do sistema prisional, e a motocicleta uma Honda CG Titan150, foi entregue na Delegacia, por constarem débitos referentes a documentação.


Guarapuava, 17 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc