Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Virmod: Distribui Cobertores as Familias Participante dos Programas do CRAS


AGASALHO 2015.

O Governo Municipal em parceria com o ProvoparPr distribuiu na ultima sexta feira no auditório da Prefeitura Municipal cerca de 1.000 cobertores,onde as famílias beneficiadas foram as que participam dos diversos programas do CRAS. Segundo o “Secretário de Assistência Social Miguel Costa serão 500 famílias beneficiadas com este programa este ano” destaca o secretário.

A Prefeita Lenita Mierzva destaca “a importância deste programa e agradece o Provopar e a equipe da Assistência Social pela coordenação e por estarem a frente coordenando este trabalho e lembra: já fizemos nos anos anteriores, para beneficiar e aquecer o frio das pessoas que necessitam em nosso município onde desde 2009 temos este compromisso com essas famílias”,finalizou a Prefeita.



Elesandro Simione

Comissão divulga locais e horários para votação na Consulta Prévia para escolha dos dirigentes da UFFS


A Comissão Eleitoral Geral divulgou, através dos Editais 13 e 15/2015/CEG/CONSULTAPRÉVIA, os locais e horários para a realização do processo de consulta prévia à comunidade para os cargos de reitor, vice-reitor e diretores de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A consulta será no dia 26 de maio (terça-feira) e para votar é imprescindível a apresentação de documento de identificação original com foto.

Votação no Campus Laranjeiras do Sul

Horário: das 9h às 21h30

Local: Auditório do Bloco A

As listas dos votantes estão disponíveis na página da comissão, disponível em www.uffs.edu.br > Comissões > Comissão Eleitora Geral. Outras informações podem ser obtidas junto à Comissão Eleitoral Geral, pelo e-mail ceg.consulta@uffs.edu.br

Assessoria de Comunicação

Audiência das rádios comunitárias supera a da TV Globo no interior de São Paulo


Este é o retrato da situação da radiodifusão no Estado de São Paulo, que tem 645 municípios e população de 42 milhões de habitantes. Rádios comunitárias estão presentes em 512 municípios, mas em 198 municípios (30% do total) elas são o único meio de comunicação eletrônica existente.

A situação atual vai, ainda, evoluir rapidamente em favor das comunitárias quando estiverem operando as 34 Comunitárias da Capital, daqui a seis meses, e mais 18 em grandes cidades da Grande São Paulo. Não se leva em conta, aqui, as cerca de 200 rádios não autorizadas, consideradas piratas.

O dado básico que motivou a pesquisa foi divulgado pelo IBOPE, publicado no jornal Folha de S. Paulo e confirmado pela própria Globo, também na Folha: a TV Globo tem audiência de 17 pontos na Grande São Paulo, cada ponto equivalendo a 58 mil domicílios, cada domicílio com 3,2 pessoas em média.

A Rede Globo tem audiência de 3.155.200 pessoas, na média diária, nos 39 municípios da Grande São Paulo, com 20 milhões habitantes e, ao menos, o mesmo no Interior, totalizando uma audiência estadual de 6.310.400 pessoas, As demais redes (Record, SBT e outras) têm também 17 pontos de audiência.

Isso significa que, na Grande São Paulo, 6.310.400 pessoas se expõem diariamente à tevê aberta; e que, no entanto, os outros 66 pontos (13.689.660 de pessoas), na hora das pesquisas do IBOPE, estão com os receptores desligados ou migraram para canais fechados, DVDs, filmes, internet e outros meios.

Não há pesquisas abrangentes sobre as rádios comunitárias, que não tem recursos, para custeá-las, mas a análise objetiva da situação revela indicativos seguros da audiência maior da radiodifusão comunitária, que vai crescer muito também por causa da a abertura de editais pelo Ministério das Comunicações.

Na Grande São Paulo, onde o IBOPE faz pesquisas sistemáticas, como em outras 10 regiões metropolitanas, funcionam poucas rádios comunitárias. As 34 autorizadas para a capital, com 12 anos de retardamento, só agora começam a funcionar, com previsão de até 20 mil ouvintes cada no futuro.

As pesquisas da Grande São Paulo, com 47,6 % da população estadual, são geralmente apontadas como boa indicação para o resto do Estado, mas no Interior muitas pessoas podem almoçar em casa, ver o noticiário, e ver mais tevê à noite. É possível ter 10% mais telespectadores que a Grande São Paulo.

Dessa maneira, a audiência da tevê aberta na Grande São Paulo, de 6.310.400 pessoas, seria mais ou menos igual à do resto do Estado, mas, com os 10% que podem ser acrescidos para o Interior, o total da audiência de tevê aberta pode chegar a 14 milhões de pessoas – um terço da população paulista.
Leia Mais...




Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM 

Risco de alagamentos nos próximos dias em SC e PR


A propagação de novas áreas de instabilidade e em seguida o escoamento de um sistema frontal pode resultar na ocorrência de chuva volumosa nos próximos dias em parte do Sul do Brasil.
Simulações numéricas, a exemplo do modelo norte-americano GFS, projetam ao longo dos próximos sete dias - até 29 de maio - precipitação acumulada superior a 100 milímetros e com extremos de até 200 mm, em cidades do noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul - incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre - oeste, meio-oeste, sul e leste de Santa Catarina - incluindo a região da Grande Florianópolis - e no sudoeste do Paraná.


De olho no tempo

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Goioxim: STR Convoca Para Assembléia Geral

Foto ilustrativa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais com sede na cidade de Goioxim, na Rua São Sebastião, nº. 190, bairro Centro, através de sua Diretoria e Conselho Fiscal devidamente representada por seu Presidente, Sr. Dilceu Colasso dos Santos, CONVOCA através do presente edital, todos os associados e comunidade em geral, para participarem da Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na sede do Sindicato às 09 horas, do dia 08 de junho de 2015, com a seguinte ordem do dia:

A Assembléia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, não exigindo a lei quorum especial, para tratar dos seguintes assuntos:

· Posse da Diretoria e Conselho Fiscal;

· Prestações de contas de 2014;

· Valor das Mensalidades;

· Assuntos Gerais.





Goioxim, 18 de maio de 2015.
Pres. Dilceu Colasso dos Santos

Frigorífico de aves se instala no Paraná com investimento de R$ 200 milhões



Frigorífico de aves se instala no Paraná
com investimento de R$ 200 milhões


O EMPREENDIMENTO SERÁ CONSTRUÍDO EM PIRAÍ DO SUL, COM PREVISÃO DE ABATE DE 400 MIL AVES POR DIA NO TERCEIRO ANO DE ATIVIDADE . Devem ser criados 1.300 empregos diretos e 5.000 indiretos. O início do projeto foi comunicado nesta quinta-feira (21) pelos dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria Brasileira (CCIBRA) e GMH do Brasil ao ... leia mais »



AEN

Reunião entre líder e FES acaba sem proposta. Greve continua!


21/05/2015 17:42

A nossa greve continua. Vamos em frente, firmes e fortes!

Acabou, há pouco, a reunião entre o Fórum das Entidades Sindicais (FES) e o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, e o procurador geral Olympio Sotto Maior. A reunião foi mais uma tentativa de reaproximação, onde o deputado falou em nome da base do governo na Assembleia. Ele disse que a proposta permanece em 5%, mas que a base governista pretende apresentar outra proposta.

“Nesta reunião, não chegamos a nada efetivo ou definitivo. O FES e a APP-Sindicato, mais uma vez apresentou todas as suas posições e destacou que não aceita nada menos do que 8,17%. A APP destacou que o governo precisa apresentar essa proposta definitivamente como projeto de lei na Alep”, afirmou a secretária de Finanças, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

De acordo com Marlei, também foi destacado a Romanelli que é preciso levar para bancada da Alep, e também ao governo do Estado, que a nossa categoria não aceita todas essas medidas de retaliações que a nossa categoria tem sofrido. “Além disso, deixamos claro que não aceitamos descontos, nem chamamento de demais trabalhadores e as ameaças que nós temos sofrido todos esses dias”, afirmou.

APP

Richa reforça diálogo e diz que reajuste proposto é o possível


Richa reforça diálogo e diz que
reajuste proposto é o possível


O GOVERNADOR SUSTENTOU QUE O ÍNDICE DE REAJUSTE, DE 5%, PROPOSTO PARA O FUNCIONALISMO É O PERCENTUAL POSSÍVEL PARA O MOMENTO . “Nós temos que ter equilíbrio nos gastos do governo, para que outros setores da nossa sociedade, ou da administração, não sejam prejudicados”, afirmou. leia mais »



AEN

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Secretaria vai adaptar calendário de acordo com realidade de cada região


Publicado em 19/05/2015 18:00

A Secretaria de Estado da Educação ouvirá todos os 32 Núcleos Regionais de Educação para elaborar os calendários de reposição de aulas. Os calendários só poderão ser desenhados com o fim da paralisação dos professores, quando se saberá o número de dias a serem repostos. A Secretaria da Educação também convidará a APP-Sindicato para participar das definições.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, diz que é possível que sejam feitos vários calendários, pois cada região e cada escola terá uma realidade diferente, levando em conta que alguns colégios funcionaram normalmente, outros parcialmente e outros paralisaram completamente as atividades.

“Os calendários serão feitos para os alunos, considerando o direito deles de acesso ao conteúdo em cada disciplina”, destacou a secretária Ana Seres.

“A situação dos professores não grevistas será avaliada caso a caso. Se for necessário, serão contratados temporários. O importante é que o estudante tenha acesso ao conteúdo”, explicou Ana Seres.

TRANSPORTE ESCOLAR - A questão logística que mais afeta a recomposição das aulas é o transporte escolar, realizado em convênio entre Estado e municípios, pois algumas prefeituras terão condições de oferecer o transporte aos sábados, enquanto outras não poderão.

Na prática, isso significa que algumas escolas utilizarão os sábados para reposição, fechando o ano escolar ainda em 2015, ao passo que outras terão que avançar em 2016.

“O calendário está atrelado ao transporte dos estudantes e será feito conforme a realidade de cada região”, ressaltou a secretária. Cada Núcleo terá autonomia para homologar seus calendários locais.

Cada regional apresenta uma realidade diferente, pois alguns sábados já estão comprometidos com formação continuada de professores ou outras atividades pedagógicas. A intenção é utilizar a semana que havia restado como recesso de julho após a primeira paralisação (de 29 dias), e os sábados disponíveis.

LDB - Pela Lei de Diretrizes e Bases, que regulamenta a educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, totalizando 800 horas.

A secretária Ana Seres frisou que os estudantes já foram bastante prejudicados pela primeira greve. “Estamos preocupados com a assimilação do conteúdo. O tempo para tirar dúvidas em classe será muito pequeno e, com isso, a compreensão dos temas acaba prejudicada”, afirmou a professora.

Veja o que diz a LDB – Lei 9394/96:

Art. educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.


AEN

Comissão do Paraná entrega relatório para a Reforma Política


quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 8:55 hs.


O presidente da Comissão Especial da Reforma Política da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Anibelli Neto , do PMDB; seu relator, deputado Marcio Pacheco, do PPL; e o deputado Guto Silva, do PSC, integrante da Comissão, estiveram ontem em Brasília para entregar o relatório final ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB. Foram acompanhados pelo deputado federal João Arruda, do PMDB. O relatório chega a tempo de ser aproveitado. Ontem, a comissão especial da reforma política adiou para a próxima segunda-feira a votação do tema.

Durante o encontro os deputados expuseram o que consideram os principais pontos do relatório produzido, que defende o fim das coligações nas eleições proporcionais, o fim da reeleição para os cargos do Executivo, a implantação da cláusula de desempenho e de um mandato de seis anos para todos os cargos eletivos.

O relatório final da Comissão aborda quinze temas principais, com conclusões baseadas nos debates realizados ao longo de oito audiências públicas, em que foram ouvidos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Poder Judiciário, do Ministério Público, prefeitos, setor produtivo e movimento estudantil. Para o deputado Anibelli as conclusões do relatório apresentam simetria com o que a maior parte da população paranaense considera como uma reforma mínima necessária para a melhora do sistema eleitoral brasileiro. O deputado disse ter convicção de que as propostas vão servir agora de base para uma discussão mais profunda no Congresso Nacional.


Fabio Campana

Fachin aprovado pelo Senado para o STF


terça-feira, 19 de maio de 2015 – 19:17 hs


O plenário do Senado aprovou por 52 votos a favor e 27 contra a indicação do jurista Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado foi indicado pela presidente Dilma Rousseff, do PT, para ficar com a vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014. Para ser confirmado, Fachin precisava de, no mínimo, 41 votos.

Na semana passada, ele foi sabatinado pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve o nome aprovado por 20 votos a sete. Houve um esforço de políticos paranaenses de todas as cataduras para aprovar o nome de Fachin, mas quem se apresentou como vitoriosa a agradecer apoios foi a senadora Gleisi Hoffmann, do PT, e que sempre teve apoio político e eleitoral de Fachin. Outro apoiador foi Roberto Requião, que não estava presente. Está na Letônia por conta do Senado.

Leia Mais »

Justiça aceita a Abraço como parte do processo movido pela Abert, de interesse das rádios comunitárias


19 mai 2015

A Justiça aceitou a Abraço Nacional (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) como parte do parte do processo movido pela Abert (Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão), em mais um lamentável episódio que ilustra a perseguição da entidade contra a liberdade de expressão do povo. A Abert entrou no dia 19 de fevereiro de 2014 com um processo contra a Portaria 197, editada pelo Ministério das Comunicações. A portaria elimina a questão da abrangência no raio de 1Km, como está na Lei 9.612, mantendo a potência de 25W.

Em fevereiro do ano passado, a Justiça suspendeu a publicidade pública nas rádios comunitárias, decidida pelo juiz federal Paulo Ricardo de Souza Cruz, da 2ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal. Determinou-se ao Ministério das Comunicações, em caráter liminar, a suspensão de dois itens da Portaria nº 197, que alteram normas estabelecidas para o Serviço de Radiodifusão Comunitária no país.

A Abraço (Associação de Radiodifusão Comunitária) entrou no processo em defesa das rádios comunitárias em busca de garantir que as emissoras não percam as conquistas obtidas em quase 20 anos de luta de um movimento legítimo e popular.

- See more at: http://www.agenciaabraco.org/site/justica-aceita-a-abraco-como-parte-do-processo-movido-pela-abert-de-interesse-das-radios-comunitarias/#sthash.GWBXS9rS.dpuf



Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM às 01:53

terça-feira, 19 de maio de 2015

Governo garante reajuste de 5% e só volta a negociar com o fim da greve


Governo garante reajuste de 5% e
só volta a negociar com o fim da greve


EM REUNIÃO COM LIDERANÇAS DOS SERVIDORES, NESTA TERÇA-FEIRA (19), O SECRETÁRIO DA CASA CIVIL DISSE QUE ESSE É O ÍNDICE POSSÍVEL NESTE MOMENTO . Ele afirmou que o encontro dem demonstra a disposição ao diálogo mas que qualquer outra negociação pode ser retomada com o fim da greve. O secretário da ... leia mais »

A APP diz que a greve continua.


Veja Tambem...

Turvo: Dois Homens Ferido Com Faca


TURVO
LESÃO CORPORAL GRAVE

À 01h30min, foi recebida a solicitação da equipe do hospital Bom Pastor com a
informação de que teria dado entrada naquela casa hospitalar, dois indivíduos com
ferimentos por arma branca (faca). Deslocado até o hospital na Rua Paraná, Centro onde
ambos estavam sob medicação e acusavam um ao outro dos golpes.

Feito contato comuma testemunha, a qual relatou que um dos envolvidos (21) desentendeu-se com o outro(22) e veio a desferir um golpe de faca (arma branca), contra o tórax de seu oponente,
sendo que no momento outras pessoas tomaram a faca do agressor e evadiram-se, onde
segundo o autor quando estava saindo do local, a vítima veio e lhe desferiu dois golpes
de faca na região dorsal (costas).

Ambos foram encaminhados por populares ao hospitalBom Pastor e devido à gravidade dos ferimentos, foram encaminhados pela ambulânciamunicipal ao hospital Santa Tereza em Guarapuava.Foi realizado contato com a escrivãda 14ª SDP e repassado a situação, onde a mesma orientou a confecção do Boletim de Ocorrência Unificado (BOU) e repasse do mesmo a polícia civil para confecção do
inquérito.

Guarapuava, 19 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Palmital se prepara para sediar os Jogos Escolares do Paraná





Muita expectativa e muito trabalho. Este é o clima em Palmital, às vésperas da 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. O grande evento que está sendo organizado pela Prefeitura através da Apef (Associação de Professores de Educação Física) e com apoio do Departamento de Esportes, deve envolver mais de duas mil pessoas, entre atletas, professores, organizadores e árbitros.

Na sexta-feira (22), acontece a festa de abertura, com diversas atrações, no Ginásio de Esportes Valdemar Wolf, a partir das 19 horas. Os jogos vão até 30 de maio.

No sábado tem início as competições nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Foram confirmadas 33 escolas de sete municípios: Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Nova Tebas, Mato Rico, Palmital, Pitanga e Santa Maria do Oeste.

As competições serão realizadas nos ginásios Valdemar Wolf e Romilda Mariot, nos colégios João Cavalli da Costa e João Ferreira Neves, na Casa da Amizade, no Parque de Remates e no Campo dos Irmãos Fryder.

Os classificados nesta Fase Regional, irão disputar a Fase Macrorregional que abrange os campeões dos Núcleos Regionais de Educação de Campo Mourão, Goioerê, Maringá e Pitanga. Os campeões da Fase Macrorregional estarão classificados para disputar a Fase Final.


Fonte: Audi Morais
Via Blog do Elói

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Beto Richa em Brasília


segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 11:33 hs

O governador Beto Richa (PSDB) estará nesta terça-feira, 19, em Brasília. Richa se reúne à noite com a bancada federal paranaense na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, 20, ainda na capital federal, Beto Richa participa de encontro dos governadores com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). As reuniões serão acompanhadas pela vice-governadora, Cida Borghetti. Na pauta dos encontros, as dívidas federais com o Estado e o novo pacto federativo.


Fabio Campana

Secretária da Educação faz novo apelo pelo retorno às salas de aula


Publicado em 15/05/2015 17:25

A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, reiterou nesta sexta-feira (15) o apelo pela volta às aulas na rede estadual de ensino, considerando a extensão do prejuízo aos mais de um milhão de alunos do Estado. A secretária frisou que, se houver retorno imediato às escolas, haverá a reposição de aulas, atendendo solicitação e reivindicações de cada uma das 32 regionais.

“Nossos estudantes já foram prejudicados pela primeira greve, de 29 dias. O conteúdo precisa ser ministrado e os 200 dias letivos têm que ser cumpridos”, destacou Ana Seres. A secretária reforçou, ainda, que as reivindicações específicas da categoria dos professores já foram atendidas ao final da primeira paralisação.

O governo do Estado esclarece que, conforme a legislação que rege as contratações de professores temporários (PSS), a ausência ao serviço por mais de sete dias úteis consecutivos, sem motivo justificado, é motivo de rescisão do contrato. A previsão está no artigo 17 da Lei 108/2005.

Segundo Ana Seres, as faltas injustificadas geram diversos prejuízos à carreira dos professores, não apenas demissão. Com apenas uma falta, por exemplo, já há prejuízo na progressão na carreira. Com qualquer número de ausências em sala de aula fica comprometida a classificação em concurso para remoção (mudança de escola) e a partir da quinta falta o profissional pode perder o direito à licença especial (a cada de cinco anos).

Cabe destacar que, conforme a legislação em vigor, a contratação de professores e de pessoal temporários pode ser efetivada para suprir a falta de docente ou servidores decorrentes de aposentadorias, demissões, exonerações, falecimento ou afastamento.

Com base na decisão judicial que considera a greve abusiva, a Secretaria pode contabilizar as faltas a partir de 27 de abril.

EDITAL - A Secretaria de Estado da Educação já lançou edital para a contratação de professores temporários para atuar na rede estadual de ensino de todo o Paraná. Este é mais um dos investimentos na área anunciados neste ano, além das contratações de novos docentes e da quitação de pagamentos pendentes. Não há um número definido de vagas a serem ocupadas, pois o preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola.


AEN

Goioxim: Conquista seis Medalhas no Campeonato Mundial de Hapkidô



RESULTADO 12º CAMPEONATO MUNDIAL DE HAPKIDÔ

Aconteceu no último final de semana, dias 16 e 17 de maio, em Curitiba, o 12º Campeonato Mundial de Hapkidô, e o Goioxim se fez presente com sete participantes, e as expectativas foram superadas, concluindo o Campeonato com seis medalhas, sendo três de Ouro, uma de Prata e duas de Bronze.

Esses atletas fazem parte da equipe da Academia Kóryo de Guarapuava, a qual foi representada por 18 lutadores, totalizando 19 medalhas, sendo oito Ouros, oito Pratas e três Bronzes, e a academia ficou com o 4º lugar geral.

O Campeonato contou com seis países representados, e o Brasil estava com sete estados representados, no total havia mais de 500 participantes, e foi a primeira vez que a cidade de Goioxim participou de um Campeonato Mundial.






Segue o nome dos participantes e suas colocações:

Giovane Gechele, de Guarapuava, dois Ouros;

Allan Corrêa, de Guarapuava, duas Pratas;

Jhonatan Mello, de Guarapuava, uma Prata e um Bronze;

Celso José Mereth, de Goioxim, um Ouro;

Amauri Lisboa, de Goioxim, um Ouro;

Hanna Duarte, de Goioxim, um Ouro;

André Ferreira, de Guarapuava, um Ouro;

Rafael Ferreira, de Guarapuava, um Ouro;

Patrick Santos, de Guarapuava, um Ouro;

Samuel Jungles, de Guarapuava, uma Prata;

Isamara Marchiori, de Goioxim, uma Prata;

Rafael Demarco, de Guarapuava, uma Prata;

Jolnes Neumann, de Guarapuava, uma Prata;

Jhonatan Neumann, de Guarapuava, uma Prata;

Kérolen Batista, de Goioxim, um Bronze;

Jeferson Lemes, de Goioxim, um Bronze;

Parabenizamos todos os participantes, agradecemos o apoio recebido, amigos e familiares, ao Mestre Kleber, por seus ensinamentos, e principalmente a Deus, por estar presente e nos abençoar e nos proteger.

Convidamos a todos a participarem dos treinos que acontecem em Goioxim, todos os sábados, às 13:30 hrs, e em Guarapuava, na Academia Kóryo, todos os dias, em vários horários.





Fotos e Matéria: Celso Conexão

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso ea Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Faça bonito em 18 de maio

Há 10 anos, o dia 18 de maio é marcado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída por Lei Federal, a data é um reforço ao enfrentamento e à mobilização sobre o problema nos diferentes setores da sociedade, nos governos e na mídia.

Porque o 18 de maio?

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.
O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.



sábado, 16 de maio de 2015

Bomba! Delação de Ricardo Pessoa liga campanha de Dilma em 2014 ao Petrolão


16 DE MAIO DE 2015

A edição já nas bancas da revista Isto É traz detalhes da temida delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC e amigo pessoal de Lula. A grande novidade é a revelação de que parte dos milhões pagos pelo PT à gráfica VTPB, que já ganhou destaque por aqui no post “A incrível história da banca de jornal que virou gráfica e recebeu R$ 16 milhões da campanha de Dilma”, veio do Petrolão. Leiam trechos da reportagem de capa:

As revelações de Pessoa colocam a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff no centro das investigações da Operação Lava Jato. “Não vou poupar ninguém”, disse o empreiteiro. Ao contrário dos demais delatores, Pessoa busca abrigo no STF e não na primeira instância da Justiça. Assim, sente-se à vontade para descrever como se relacionou com políticos de foro privilegiado e com as campanhas eleitorais, inclusive a de 2014.

No acordo de delação firmado com o Ministério Público, Pessoa prometeu devolver R$ 55 milhões desviados de contratos com a estatal e apontar o caminho para que a Justiça recupere ao menos “três vezes” esse valor em propinas entregues a partidos e políticos. Uma das pistas reveladas por Pessoa atinge diretamente a campanha de Dilma e sua contabilidade. Aos procuradores, o dono da UTC teria indicado que parte dos R$ 26,8 milhões que o PT pagou a VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior teve origem no Petrolão. Só a campanha de Dilma injetou na VTPB quase R$ 23 milhões, dinheiro que daria para imprimir 368 milhões de santinhos do “tipo cartão”, modelo descrito nas notas fiscais anexadas à prestação de contas. O montante é duas vezes e meia o total de eleitores habilitados no País. Denunciada pela mídia como uma “gráfica fantasma”, a VTPB também recebeu R$ 3,5 milhões das campanhas do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) e do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Vale lembrar que o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal também pediu atenção maior aos gastos declarados com a gráfica por suspeita de irregularidades. Leiam mais posts em O Antagonista sobre a gráfica VTPB, foram eles quem chamaram atenção para as cifras milionárias e suspeitas:





Por Redação Implicante

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Estado abre edital para contratação de professores temporários


Publicado em 14/05/2015 17:44

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta quinta-feira (14) edital para a contratação de professores temporários para atuar na rede estadual de ensino de todo o Paraná. Este é mais um dos investimentos na área anunciados neste ano, além das contratações de novos docentes e da quitação de pagamentos pendentes.

Conforme o edital, não há um número definido de vagas a serem ocupadas, pois o preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola. O período de inscrições iniciará em 1º de junho.

A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, reforça o apelo para que os educadores retornem à sala de aula. As faltas serão descontadas do salário, a partir de junho. Quando assumiu, ela obteve junto ao governador a garantia de que os descontos não fossem aplicados em maio. “Considerando nosso sistema de folha de pagamento, não seria justo só lançar parte das faltas, uma vez que há uma discussão judicial em torno da questão”, explicou.

CALENDÁRIO ESCOLAR – Levando-se em conta o cenário da paralisação até agora, deverá ser utilizado para reposição de aulas todo o recesso de julho (uma semana que seria de férias) e parte dos sábados disponíveis. Cada Núcleo Regional de Educação terá uma realidade diferente e os detalhes precisarão ser acertados, pois há casos de escolas abertas, fechadas ou em funcionamento parcial. A intenção é que o calendário feche até 23 de dezembro, mas essa definição só será possível após o fim da greve.

AEN

Reajustes acima da inflação garantem aumento real aos servidores do Paraná


Publicado em 14/05/2015 16:30

Nos últimos quatro anos, o Governo do Paraná ampliou o poder aquisitivo dos servidores concedendo aumentos nos salários acima da inflação para quase todas as categorias do funcionalismo público, principalmente professores, policiais e profissionais da saúde. Além dos reajustes, foram feitas grandes contratações para recuperar a defasagem de profissionais em áreas prioritárias. A valorização dos servidores, com evolução salarial e criação de planos de carreira, é uma das principais marcas da gestão do governador Beto Richa.

De 2011 a 2014, a média de reajuste do salário base do funcionalismo foi de 63,6%. O porcentual é superior a inflação acumulada para o período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 26,7%. “Um Estado eficiente depende diretamente da qualificação, da satisfação e valorização dos servidores. Esse reconhecimento é um objetivo constante da nossa gestão”, avaliou o governador.

Das 42 categorias do funcionalismo, 34 foram contempladas com reajustes salariais expressivos acima da inflação. O comparativo dos reajustes leva em consideração o salário inicial das categorias em 2010 e 2015. Com os reajustes, progressões e novas contratações, o investimento anual do governo estadual com o funcionalismo aumentou de R$ 10 bilhões em 2010 para R$ 17,5 bilhões em 2015.

Richa lembrou que, quando assumiu o governo, a defasagem salarial dos servidores era grande. “Implantamos no Paraná um jeito novo de governar, que prima pelo diálogo e respeito pelos servidores estaduais”, afirmou. Além dos reajustes, o governador lembra que fez grandes contratações para recuperar a defasagem de profissionais em algumas áreas.

Leia Mais...Reajustes acima da inflação garantem
aumento real aos servidores do Paraná

AEN

Beto Richa anuncia 5%, descontos e processos APP Diz Greve Continua


Desconto de dias parados, processos contra diretores(as), 5% de reajuste de acordo com disponibilidade financeira do Estado e encerramento das negociações com servidores(as). Estas foram as medidas anunciadas ao final da manhã de hoje (14) pelo governo do Estado, novamente, sem debate com as categorias.Após uma reunião que serviu apenas para marcar outra, ocorrida na última terça (12), o governo lança novo ataque contra as categorias.

Além de não cumprir a lei do Piso que estabeleceu a partir de janeiro um reajuste de 13,01%, agora pretende descumprir a lei estadual da data-base que determina, em maio, a reposição da inflação dos últimos 12 meses. Este índice deve ficar em torno de 8,17%. O governo, porém, anuncia apenas 5% em duas parcelas e sem data para pagamento.Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, isso é uma afronta aos(às) servidores(as) que tentam desde o início do ano diálogo com este governo.

"Além de nos receber com bombas e violência no dia 29, agora lança outro ataque: aos nosso direitos”, afirma. Segundo ele, o governo do Estado, através do secretário da Fazenda Mauro Ricardo Costa - que já passou por governos tucanos em São Paulo, Minas e Bahia -, tenta estabelecer um projeto que penaliza os(as) servidores(as) pelo rombo nas contas do Estado. “Não pagaremos essa conta”, conclui Leão.


A APP repudia a nota divulgada à imprensa, reafirma que sempre esteve aberta ao diálogo e espera que o governo reveja sua postura autoritária e retome as negociações. A greve continua e, amanhã (15), o comando estadual de greve deverá fazer as avaliações sobre o momento. Não há, a princípio data para realização de assembleia e o sindicato tomará todas as medidas, sejam jurídicas ou administrativas, para defender a categoria.

APP Sindicato

Pais pedem retorno imediato das aulas


quarta-feira, 13 de maio de 2015 – 19:49 hs.


Um grupo de pais de alunos da rede estadual de ensino formalizou uma reclamação contra a greve de professores no Paraná, que já dura 16 dias. Ana Paula Machuca Marcon, moradora de Curitiba, reuniu dez pais e encaminhou um requerimento na Secretaria da Educação pedindo o retorno imediato das aulas nas escolas estaduais.

O documento foi protocolado no dia 6 de maio. Todos os pais que assinam o requerimento têm filhos que estudam no Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda, no bairro Tingui, em Curitiba. Esta é a segunda greve de professores neste ano, a primeira durou 29 dias e foi encerrada em março.

“O que percebemos é que os professores estão sendo usados como massa de manobra do sindicato. O debate político é sempre válido, mas não dessa forma como está sendo feito. Essa greve está sendo totalmente política, nenhuma reivindicação dos professores é em prol da melhoria da qualidade da educação”, disse Ana Paula, que tem uma filha no 2º ano do Ensino Médio.

Ana Paula trabalha há 20 anos na área da Educação e tem uma pré-escola particular. “A nossa ideia é levar esse movimento contra a greve para as ruas. Não temos nenhuma queixa quanto à qualidade do ensino no colégio. Minha filha mais velha estudou lá e passou em quatro vestibulares. Mas a pauta vem mudando ao longo da greve. Isso parece uma chantagem, quando o governo atende alguma reivindicação o sindicato pede outra coisa. Os alunos estão sendo muito prejudicados, isso é um absurdo”, explicou Ana Paula.

Os pais que assinam o requerimento estão preocupados com a prorrogação da greve. Para Sandra Agner, mãe da aluna Beatriz do 7º ano, quanto mais se prolongar o movimento mais difícil será a reposição de aulas. “Acredito que a greve está durando muito e o tempo para reposição das aulas vai ser curto. Essa é a nossa maior preocupação. Minha filha está desmotivada”, disse Sandra.

A mãe comentou que os estudantes tiveram pouco conteúdo até agora e calcula que os dias letivos de 2015 já são menos que os dias de greve. “Chegou o momento de os professores pensarem nos alunos, pelo amor à profissão. Está na hora de voltarem para sala de aula e deixarem que o sindicato que os representa brigue pelas reivindicações da categoria”, afirmou Sandra.

Ana Claudia Lopes, mãe do estudante Renan Lopes de 12 anos, tem a mesma preocupação. “As escolas particulares não aceitam mais transferências, porque os alunos não vão conseguir acompanhar o ritmo da nova turma. Peço para os professores pensarem nos alunos e retornarem o mais rápido o possível para as aulas”, afirmou Ana Claudia.

O estudante Renan Lopes sente falta da rotina escolar. “Sinto falta das aulas e dos meus amigos e estou perdendo conteúdo. Estudar em casa, sozinho, é mais difícil, na aula o professor me explica o conteúdo. Por mim eu voltaria hoje mesmo para a escola”, disse o aluno Renan Lopes.

O mesmo grupo de pais marcou uma reunião no sindicato que representa os professores para discutir o assunto. Na próxima semana está agendado um encontro na sede do sindicato para os pais apresentarem os argumentos para os dirigentes sindicais.



Fabio Campana

Palmital: Roubo nos Correios e Rio Bonito do Iguacu Disparo de Arma de Fogo


PALMITAL
ROUBO

Às 16h10min, uma equipe de policiais militares deslocou até a Rua XV de Novembro,
Centro, na agência dos Correios, onde relatou a vítima, a qual trabalha de caixa no
referido local, que chegou um indivíduo trajando moletom vermelho e capuz, e acabou
dando voz de roubo, sendo que o mesmo trazia consigo uma pistola. O autor do fato
levou certa quantia em dinheiro e logo após tomou rumo ignorado. A equipe realizou
patrulhamento na região, sem lograr êxito na localização do mesmo.
.
RIO BONITO DO IGUAÇU
DISPARO DE ARMA DE FOGO

Às 21h00min, uma equipe de policiais militares recebeu denúncia de que na localidade de
Alto do Trevo, numa Fazenda, um homem portando uma arma de fogo estaria efetuando
disparos e tentando agredir sua companheira. A equipe deslocou até o local, estacionou a
viatura próxima a porteira e avançou a pé, momento em que visualizou um senhor em
posse de uma espingarda, o qual desferia chutes em uma porta de vidro vindo a quebrála,
momento em que a equipe deu voz de abordagem, realizando busca pessoal,
localizada uma espingarda calibre 28, com uma munição deflagrada e mais um facão na
cintura do abordado.

No chão da garagem foi localizado mais uma espingarda calibre 22,
com 15 munições intactas. O autor se encontrava muito alterado, sendo necessário a
utilização de algemas para segurança do mesmo e da equipe, o mesmo encontrava-se
com alguns ferimentos no rosto devido aos estilhaços da porta de vidro danificada por ele.

A vítima informou a equipe que é amasiada com o autor, e que o mesmo estava bebendo
em sua residência, quando avisou a mesma que iria sair para caçar, pegou as 02 (duas)
espingardas e saiu, quando ele retornou já estava muito alterado mandando a vítima sair
de casa, que ele iria dar um tiro nela. A vítima estava amamentando sua filha de 01 (um)
ano e se levantou momento em que o autor efetuou um disparo em direção da mesma, a
qual saiu correndo para casa dos vizinhos. O autor foi até a casa dos vizinhos e começou
a destruir tudo que via pela frente. Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão ao
indivíduo, o qual juntamente com a vítima foram encaminhados até a 2ª SDP, em
Laranjeiras do Sul.


Guarapuava, 14 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Motorista entre as ferragens: Caminhões ficam destruídos em colisão próximo ao POP motel



​Mais um acidente na PR466, próximo ao POP motel em Pitanga, uma colisão traseira onde dois caminhões foram para dentro do mato ás margem da rodovia.

O Caminhão Mercedes de cor azul foi atingido na traseira por um Caminhão marca Volkswagen de cor branco, placa ATC-7491/Guarapuava-Pr, conduzido por Odair José Comini 27 anos, Odair ficou preso entre as ferragem e foi liberado pelo resgate do corpo de bombeiros de Pitanga, ele teve ferimentos leves.




O condutor do Mercedes Alexandre da Silva 27 anos, não se feriu, ele disse para nossa reportagem, que foi atingido na traseira e acabou caindo na ribanceira.

Várias viaturas, Policia Militar, Policia Rodoviária, caminhão e ambulância do C. Bombeiros, e ambulâncias da secretaria municipal de saúde estiveram no local.

O Acidente foi no mesmo local onde ontem, uma S10 de Pitanga e uma Carreta de Guarapuava se chocaram, inclusive, a carreta do acidente de ontem ainda está no local do acidente.


Imagens e Fotos do Blog Jonei Farias

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Goioxim: Matriz Celebrou Envio da Imagem da Mãe Peregrina


Aconteceu no dia 10 de maio o envio da imagem da Mãe Peregrina, na Igreja Matriz São Sebastião, de Goioxim, com a participação dos 14 missionários e das famílias. Obrigada a Todos, Deus os abençoe!!!


Bancada criará grupo de trabalho para defender o Paraná


quarta-feira, 13 de maio de 2015 – 11:07 hs

O deputado federal João Arruda (PMDB-PR) acompanhou nesta terça-feira (12) a vice-governadora Cida Borghetti e o secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto numa audiência com o ministro da Saúde Arthur Chioro. Em pauta, a dívida do governo federal com o Paraná.

Foi definido que a bancada, em parceria com o governo do Estado, criará um grupo de trabalho para auxiliar o Paraná.


Fabio Campana

Presidente do Senado diz que governo deveria buscar um pacto



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu, na tarde desta terça-feira, uma comitiva de sindicalistas liderados pelo deputado Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade. Eles discutiram a apreciação das medidas provisórias 664 e 665, que tiram direitos de pensionistas e de trabalhadores, como o seguro-desemprego e a pensão integral das viúvas. Renan afirmou que o governo "tinha que buscar um pacto".

Para Renan, não é possível fazer ajuste fiscal às custas de direitos trabalhistas

"O que o governo está fazendo não é um ajuste fiscal. Ele está fazendo com que o cavalo deixe de comer até morrer de fome", disse o presidente do Senado.

"Renan deixou claro que não é possível fazer ajuste cortando direitos dos trabalhadores", argumentou Paulinho, que deu ao senador uma camiseta com a frase: "Acorda Dilma", nela desenhada uma corda de forca.


Em ato na Câmara, sindicalistas defendem pensões e aposentadorias


As duas medidas provisórias devem ser analisadas no Senado a partir da semana que vem.

O senador Paulo Paim, do PT, também presente à audiência, garantiu que vai votar contra elas.


Mário Serapicos
Assessor de imprensa

Bituruna: Novas Eleições Municipal Dia 17


Paraná - Bituruna terá novas eleições dia 17.

Começaram a ser lacradas na terça-feira (12) as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições suplementares que ocorrem no domingo (17) em Bituruna, na região sul do Paraná. As eleições foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Segundo a Justiça Eleitoral, desde 2010, o município já teve oito prefeitos por causa de candidaturas cassadas.

Das 8h às 17h de domingo, 12,6 mil eleitores devem comparecer aos 49 locais de votação, levando documento de identificação e título eleitoral. Os eleitores vão escolher entre três candidatos: Claudinei de Paula Castilho (PSDB), Vilmar Isoton (PMDB) e Angelo Masiero Neto (PSB).

Castilho, que foi eleito presidente da Câmara Municipal, é o atual prefeito interino do município. O vencedor da disputa, segundo a Justiça Eleitoral, cumpre mandato até 31 de dezembro de 2016.

Segundo o cartório eleitoral de União da Vitória, que responde por Bituruna, o resultado deve ser conhecido por volta das 19h de domingo. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores que não estiverem na cidade devem justificar a ausência no cartório eleitoral em até 60 dias.

Conforme o cartório, a eleição fora de época ocorre nos mesmos padrões de uma eleição disputada no tempo regular. Os comícios podem ser feitos até quinta (14) e a campanha eleitoral é liberada até sábado (16). Ainda no sábado, as urnas serão levadas às seções eleitorais.

Os mesários e outros trabalhadores da Justiça Eleitoral já foram convocados para o pleito. Segundo o cartório eleitoral, as eleições vão movimentar 320 pessoas, entre mesários, secretários de prédio, policiais, motoristas e auxiliares de juiz eleitoral.

Cassações
A candidata eleita no período regular, em outubro de 2012, Catiane Andrioli Nhoatto Rossoni, não cumpriu o mandato porque a Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro da candidatura. Segundo o TRE, a filiação partidária de Catiane não foi comprovada em tempo hábil.

O prefeito eleito em 2008, Remi Ransolin (PTB), foi cassado pela Justiça Eleitoral porque teve as contas reprovadas entre os anos de 2001 e 2004. Já em 2011, o prefeito Rodrigo Rossoni teve o mandato cassado por abuso do poder econômico.

Mandatos
Entre 2010 e 2015, a cidade teve oito prefeitos: Remi Ransolin (2009-2011), Eduardo Ribas Conrado (2011), Rodrigo Rossoni (2011-2012), Pedro Vicente Boese Padilha (2012), Carlos Roberto de Oliveira Silveira (2012), Catiane Rossoni (eleita em 2012), José Laurentino de Lara Ribas (2014) e Claudinei de Paula Castilho (2015).

Via Olho Aberto

Goioxim Disputa 12º Campeonato Mundial de Hapkidô em Curitiba


Acontece no próximo final de semana, dias 16 e 17 de maio, em Curitiba, o 12º Campeonato Mundial de Hapkidô, e neste ano, a cidade de Goioxim terá sete representantes disputando título. O Hapkidô, que é uma arte marcial Coreana, com fundamentos básicos na defesa pessoal, está em Goioxim a dois anos, com os treinamentos do Mestre Kleber, ensinando os princípios fundamentais da Arte e treinando todos aqueles que gostam ou tem curiosidade pelas artes marciais. 

No ano passado, a cidade de Goioxim teve dois representantes em um campeonato Sul - Brasileiro, onde foram conseguidos excelentes resultados, e este ano a expectativa é ainda melhor, pois os hapkidoístas estão treinando a mais de seis meses para este campeonato, irão representar o Goioxim, os seguintes lutadores: Celso José Mereth, Amauri Lisboa, Jeferson Lemes, Hanna Duarte, Isamara Marchiori, Josiel Boeno Castro e Kerolen Batista.

O grupo agradece a todos que de uma forma ou de outra, incentiva este esporte, à Prefeitura Municipal e seus representantes, e convidam a todos para conhecerem a Arte Marcial do Hapkidô, os treinos acontecem todos os sábados, no Ginásio Municipal de esportes, às 13:30 hrs.


Celso Conexão

terça-feira, 12 de maio de 2015

Beto Richa reforça diálogo e pede aos professores retorno imediato às aulas


Publicado em 12/05/2015 17:10

O governador Beto Richa disse nesta terça-feira (12), durante entrevista em Brasília, que o governo estadual está dialogando com o sindicato dos professores para a retomada imediata das aulas nas escolas estaduais do Paraná. “Nós continuamos com o diálogo, estamos confiantes que o sindicato possa encerrar a greve, porque não dá mais para suportar esta situação”, afirmou.

Richa lembrou que mais de um milhão de alunos estão sem aula, e que os pais estão impacientes por ver seus filhos fora da escola. O governador disse que o diálogo com os professores existe desde o início do governo. “Atendemos praticamente com a integralidade dos itens que compõem a pauta de revindicações dos professores”. Ele citou como exemplo o aumento de 60% nos salários dos professores e ampliação de 75% na hora atividade. “Concedi nos últimos quatro anos o maior aumento salarial no Brasil para os professores, o maior na história do Paraná. Equiparamos com técnicos de nível superior o salário dos professores”, disse o governador.

Além dos avanços salariais e na hora atividade, Richa destacou que o governo melhorou a qualidade da merenda escolar e triplicou o repasse aos municípios para o transporte escolar. “O diálogo e respeito eu mostrei na prática que tenho aos professores e à educação do Paraná”. A motivação da greve também foi questionada. “Agora a greve não tem objeto, cada hora é uma coisa diferente, uma pauta distinta. Uma greve política”, avaliou o governador.

Richa defendeu o projeto da Previdência aprovado pela Assembleia Legislativa semana passada. “O risco de prejuízo e retirada de direitos dos servidores é zero”, avaliou. Ele explicou ainda que vários senadores disseram que copiaram para seus estados o sistema de previdência do Paraná. “É um sistema que garante segurança aos nossos servidores. Hoje o Fundo Previdenciário é um dos mais capitalizados do Brasil, é um dos que tem a maior solvência”, afirmou.

O governador voltou a reprovar o incidente ocorrido no Centro Cívico que deixou pessoas feridas durante a manifestação. “Foram cenas que todos nós repudiamos, todas as pessoas de bem. Temos tolerância, respeito às pessoas e sabemos conviver bem com as opiniões contrárias”, disse. Há um inquérito ocorrendo na Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público que vai avaliar eventuais excesso do abuso. “O mais machucado neste episódio sou eu, ferido na alma pelo que vi ali e pelo desgaste que hoje me traz”, afirmou.


AEN

Lula agradece e manda beijinhos


terça-feira, 12 de maio de 2015 – 12:00 hs


A ordem de cima é essa: não ficar satisfeito nunca, sempre exigir mais e levar a greve o mais longe possível. O PT de Lula, Dilma e assemelhados agradece. Pois, pois, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, reconhece os avanços na ampliação de 75% da hora-atividade no governo Beto Richa (PSDB), mas quer mais, sempre mais. Pede agora 50% em hora-atividade para os professores estaduais – 50% de preparação e 50% em sala de aula. “Agora temos a pauta de 50% da hora atividade. Reapresentamos (a proposta) em um período em que a gente teve uma avanço importante: um terço da jornada já está garantido por lei no Paraná. Foi uma conquista de muita luta e agora a gente retoma”, disse Leão à respeito do ofício, que inclui a proposta, encaminhado a Secretaria de Educação pelo sindicato. Lula sorri e manda beijinhos.



Fabio Campana

Governo do Estado discute reajustes com os servidores


Publicado em 12/05/2015 16:27

O Governo do Estado deu continuidade nesta terça-feira (12) às negociações com representantes das entidades sindicais dos servidores públicos para a definição de reajuste salarial. A conversa será retomada no dia 19. Até lá, o Governo fará simulações de índices de reajuste e uma avaliação das receitas e despesas do Estado, possivelmente já com o resultado econômico do primeiro quadrimestre.

“Ainda estamos em maio, que é o mês da data-base do funcionalismo, e podemos continuar os estudos”, disse a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara. “Temos um ano recessivo e há grande preocupação em relação ao comportamento da receita. O governador é governador de 11,5 milhões de paranaenses e precisa decidir o que é melhor para todos no Estado do Paraná, sem deixar de levar em consideração os servidores públicos.”

Dinorah destacou a importância das conversas com os servidores, inclusive para aprofundar a análise sobre cenários econômicos que possam levar a uma definição de índices de reajuste para os próximos três anos, como já é feito pelo governo federal. “A mesa de negociações está aberta”, afirmou ela.

A secretária da Educação, Ana Seres Trento Comin, fez um apelo para que os professores que estão em greve retornem às salas de aulas. “Temos interesse em que o movimento se encerre logo, porque o ano letivo já está bem comprometido”, disse Ana.

Por parte do governo, também participaram da reunião o assessor especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, e representantes das secretarias da Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e da Procuradoria Geral do Estado.


AEN

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Assessor de Veneri tentou matar policiais militares na Assembleia


segunda-feira, 11 de maio de 2015 – 16:50 hs.

O deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC), corregedor da Assembleia, acusou hoje (segunda-feira, 11) o assessor do deputado Tadeu Veneri (PT), Roges Cezoski, de tentativa de homicídio contra policiais militares do Bope que estavam estacionados no pátio da Assembleia no dia 29 de abril. O ataque aconteceu um pouco antes do conflito dos professores com a Polícia Militar no Centro Cívico.

Confira o vídeo:

Segundo Ricardo Arruda, por volta das 11 horas da manhã, o assessor da liderança da oposição, Roges Cezoski, arremessou contra os policiais, do 8º andar do legislativo, um pesado vaso de plantas. O projétil improvisado atingiu o solo, por conta da aceleração, com um peso de mais de 100 quilos e provocaria morte se atingisse um policial. O atentado tem duas testemunhas que formalizaram a denúncia para o corregedor e um processo para exoneração sumária do servidor, que recebe salário de R$ 15 mil mensais, vai ser iniciado imediatamente. Sem prejuízo de desdobramentos criminais.

Veja completo e video

Assessor de Veneri tentou matar policiais militares na Assembleia


Fabio Campana

Cantagalo: Cumprimento de Mandato de Prisão e Produção de Drogas

Foto ilustrativa

CANTAGALO
CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO E PRODUÇÂO DE DROGAS

Às 06h30min, uma equipe de policiais militares deu cumprimento ao Mandado de Busca e
Apreensão na residência de um indivíduo situada na Rua João Milton Fagundes, Vila
Dariana, expedido pela Comarca de Cantagalo. Durante as buscas foram localizadas no
porão da residência, 13 (treze) pés de uma planta semelhante a Cannabis Sativa
(Maconha), bem como 02 (duas) estufas caseiras para cultivo da planta, e sendo que
ainda foram encontradas mensagens no celular do mesmo, contendo frases que geram
suspeita de que ele esteja comercializando drogas. Diante das constatações, foi dada voz
de prisão ao indivíduo, bem como foram apreendidas as plantas e objetos citados, os
quais foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Guarapuava, 11 de maio de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM

Sem proposta de data-base, greve continua


11/5/2015

Na última quinta-feira (07), em reunião com a secretária de educação, Ana Seres, a direção da APP-Sindicato foi enfática: a assembleia da categoria só será convocada com proposta efetiva do governo para a data-base e piso.

A secretária, na ocasião, assumiu o compromisso de levar ao governo o resultado do debate com a APP. No final da tarde de quinta, segundo ela, setores do governo se reuniriam para tratar do assunto.

Segundo a secretária de finanças da APP, professora Marlei Fernandes, a direção da entidade se colocou a disposição para o debate 24 horas por dia. “Dissemos à secretária que aguardaríamos a proposta do governo a qualquer momento, o que ainda não aconteceu”, afirmou.

Um novo debate do Fórum das Entidades Sindicais (FES) com a Secretaria de Administração e Previdência está agendado para esta terça-feira (12) às 11 horas. A expectativa é de que o governo atenda a exigência dos(as) servidores(as) de pagamento da data-base em parcela única e de acordo com o índice de inflação dos últimos 12 meses, como prevê a lei.


app

MEGA-SENA Resultado Concurso Nº 1702


ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1702
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 09/05/2015:
R$ 3.000.000,00
Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (1705):
R$ 6.426.956,08
Valor acumulado para o sorteio especial de Final de Ano :
R$ 23.513.801,04
Ordem de sorteio
39      52      17      35      19      33
 
Ordem crescente
17      19      33      35      39      52
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena12.757.367,25
Quina13910.768,76
Quadra5963358,60
GANHADORES POR ESTADO
UFNº de Ganhadores
AL1
ARAPIRA CA1

Arrecadação Total: R$ 25.567.425,00

Marquinho: Prefeito entrega Ordem de Serviço para execução de 06 campos de futebol.


Construir campos de futebol faz parte do conjunto de ações que a Prefeitura de Marquinho realiza para o bem estar da população. Os campos serão locais para lazer e esporte e ainda ajuda na socialização das comunidades como um todo, assim citou o Prefeito Zinho quando entregou nesta manhã a ordem de serviço a Pedreiro Santiago LTDA a qual vai executar 06 campos de futebol suíço nas comunidades: Bracatinga, Gleba Nove, Guampará, Rio da Barra, Alto do Cobre e Rio Bonito, com investimento de R$ 572.954,50, referente emenda do Deputado Federal Nelson Meurer.