Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quarta-feira, 4 de março de 2015

Veja a lista de colégios estaduais que voltaram às aulas nesta quarta-feira


19 MUNICÍPIOS
Publicado em 04/03/2015 13:30

Colégios e escolas estaduais de 19 municípios tiveram aulas nesta quarta-feira (4). Veja a lista dos estabelecimentos de ensino da rede estadual que tiveram atendimento total ou parcial nesta quarta:

Colégio Estadual Getúlio Vargas - distrito de Terra Nova do Piquirí, Assis Chateaubriand

Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet - Cascavel

Colégio Estadual Duque de Caxias - Irati

Colégio Estadual Getúlio Vargas - Fernandes Pinheiro

Colégio Estadual Albano Guimarães Martins - Reserva

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Tapira

Colégio Estadual São José - Tapira

Centro Estadual de Educação Profissional Mohamad Ali Hamzé - Cambará

Colégio da Polícia Militar - Curitiba

Escola Estadual do Campo Ouro Verde - Tapira

CEEBJA Novos Horizontes - Francisco Beltrão

Escola Estadual Indígena Cacique Kofej - São Jerônimo da Serra

Escola Estadual Indígena Índio Rael Vynhkag - São Jerônimo da Serra

Escola Estadual Indígena Cacique Tudja Nhanderu - Santa Amélia

Escola Estadual Indígena Teko Nemoingo - São Miguel do Iguaçu

Escola Estadual Indígena Arandu Pyahu - Turvo

Escola Estadual Indígena Valdomiro P Tupã de Lima - Espigão Alto do Iguaçu

Escola Estadual Indígena Ko Homu - Laranjeiras do Sul

Escola Estadual Indígena Rio das Cobras - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena José Ner-Nor Bonifácio - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Carlos Alberto C Machado - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Professor Candoca Tãnhprág Fidencio - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Feg-Prag Fernandes - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Nestor da Silva - Nova Laranjeiras

Escola Estadual Indígena Nitotu - Clevelândia

Escola Estadual Indígena Segso Tanh Sa - Palmas

Escola Estadual Indígena Kokoj Ty Han Já - Mangueirinha

Escola Estadual Indígena Cacique Crispim Gy Mu - Ortigueira

Escola Estadual Indígena Nur-Fe - Ortigueira

AEN

UFFS publica edital para preenchimento de vagas remanescentes na graduação


Para preencher as vagas remanescentes do Processo Seletivo SiSU/UFFS/2015 para o ingresso nos cursos de graduação, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza nova seleção de candidatos, dessa vez, regida por edital próprio: Edital 130/UFFS/2015.

A forma de seleção é pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem participar do processo seletivo os candidatos que tenham participado do Enem nas edições 2009, 2010, 2011 2012, 2013 ou 2014 e que tenham obtido, no mínimo, 300 pontos na prova de redação e não tenham zerado nenhuma das demais provas.

Para participar da seleção, o candidato deverá optar pela nota de apenas uma das edições do Enem. Mas os interessados precisam ficar atentos: para que a nota seja válida neste processo seletivo, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até, no máximo, o ano da edição do Enem de sua escolha.

Há vagas disponíveis para os cursos ofertados nos campi de Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC), Realeza (PR) e Laranjeiras do Sul (PR).

VAGAS OFERTADAS NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

No Campus Laranjeiras do Sul são ofertadas 13 vagas para o curso de Engenharia de Aquicultura (Bacharelado/Integral); 5 vagas para Interdisciplinar em Educação do Campo (Licenciatura/Integral); e 5 vagas para o curso de Ciências Econômicas (Bacharelado/Integral).

INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrem dias 09 e 10 de março de 2015 e o procedimento deverá ser realizado presencialmente na Secretaria Acadêmica do Campus de oferta do curso. Para os interessados nas vagas ofertadas no Campus Laranjeiras do Sul, as inscrições podem ser feitas no local e horários abaixo:

Campus Laranjeiras do Sul: Rodovia BR 158, km 405, s/n, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Telefone para contato (42) 3635-0040.

CLASSIFICAÇÃO

Os inscritos serão classificados em ordem decrescente, considerando, de acordo com o Edital, a pontuação obtida nas provas objetivas e na redação do Enem, dentro da modalidade de inscrição informada pelo candidato. A política de reservas de vagas também se aplica a esse processo seletivo.

A lista de candidatos classificados, assim como os procedimentos, os locais e a documentação para realização da matrícula dos selecionados será divulgada conforme o cronograma estabelecido no Edital.

Informações detalhadas podem ser consultadas no Edital 130/UFFS/2015, publicado no site da UFFS, www.uffs.edu.br.

Aécio e bancada tucana confirmam apoio do PSDB à CPI do HSBC


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e o líder da bancada tucana no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), confirmaram hoje no plenário o apoio e a participação dos senadores tucanos à CPI do HSBC. Proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a comissão pretende investigar as suspeitas dos crimes de sonegação e evasão fiscal em contas abertas por brasileiros em agências do HSBC na Suíça.

O Brasil aparece em quarto lugar em número de pessoas com contas no HSBC na Suíça, com 8.667 clientes que teriam movimentado R$ 20 bilhões por meio do banco.

"O PSDB não apenas apoia a iniciativa do senador Randolfe, como participará, com quadros qualificados que tem, de mais essa CPI", afirmou Aécio Neves em discurso no plenário.

O presidente do partido usou a palavra para rebater mensagens postadas nas redes sociais acusando o PSDB de não apoiar a investigação.

"Ao longo dos últimos dias houve uma cobrança muito grande, em especial nas redes, uma exploração desse tema, agora plenamente esclarecido", afirmou o presidente nacional do PSDB. 

Desencontro

O apoio à investigação do caso HSBC foi reforçado pelo líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima. Ele explicou o desencontro ocorrido que impossibilitou os senadores tucanos de assinarem o pedido de instalação da CPI.

"Na última quinta-feira, conversei por telefone com o senador Randolfe e, por telefone, comuniquei que o PSDB manifestava apoio à instalação da CPI. Ocorre que, num intervalo de tempo mais curto do que se imaginava, o senador Randolfe Rodrigues, de forma diligente, conseguiu o número mínimo necessário e apresentou o requerimento", afirmou Cássio Cunha Lima.

O senador Randolfe Rodrigues, autor do requerimento de criação da CPI, também usou a palavra para desmentir os boatos de que o PSDB não apoiaria a criação da comissão parlamentar de inquérito.

"Não houve deliberadamente nenhuma ação para que não houvesse assinatura do PSDB, como, também, eu não encontrei resistência do PSDB em relação a essa matéria. Faço questão aqui de testemunhar isso", destacou Randolfe.

APP: Comando prepara assembleia e propõe continuidade da greve


Às vésperas da assembleia estadual da APP-Sindicato, o Comando de Greve Ampliado, com participação dos integrantes do Conselho Estadual da entidade, esteve reunido para avaliar a paralisação em todo o Estado e organizar a atividade de amanhã (4). A reunião ocorreu no Hotel Caravele, em Curitiba. Tendo como ponto de partida o Ofício 217 do Comando de Greve, protocolado no dia 27 de fevereiro, em resposta ao Oficio 241, enviado no dia anterior pela Casa Civil, o comando iniciou a reunião de hoje (3), revendo o documento e fazendo uma breve contextualização. Durante o dia de debate, o Comando avaliou que a greve continua. Nesta quarta-feira, na assembleia da categoria, esta proposta será avaliada pelos(as) educadores(as).

Segundo o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, o documento recebido foi lido na reunião do Comando e após uma profunda avaliação fez-se necessário uma resposta. "No documento o comando pede a reabertura das negociações com o governo, visando que propostas apresentadas são insuficientes para reverter o caos que se instalou no que a gente considera como sendo o pior inicio de ano letivo da educação no Paraná. Nós já havíamos registrado nossa insatisfação na mesa de negociação, mas fizemos questão de registrar por escrito também", explica.

Logo após, o secretário de Assuntos Jurídicos da APP, professor Mario Sergio Ferreira, fez um informe jurídico explicando o pedido de ilegalidade e abusividade da greve solicitado pelo governo do Estado e a decisão do juiz de retorno de todos(as) os(as) professores(as) desta série e de 30% dos(as) funcionários(as) das funções administrativas. "Nós então pedimos que a Seed nos passe os nomes dos professores, turmas e horários exatos para que possamos voltar. É claro que isso é impossível", comenta o secretário. A secretária de Finanças da APP, a professora Marlei Fernandes de Carvalho, também fez um relato da reunião realizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) e, em seguida, foi realizado um debate entre os presentes. Confira os principais encaminhamentos:

- Continuidade da greve.

- Como medida de SOLIDARIEDADE, o Comando de Greve orienta às Direções de Escola que permanecendo em greve, cumpram a tarefa de fazer o suprimento em suas escolas, nos próximos três dias. Chamam as pessoas para pegar os projetos, formalizar e voltar para a greve.

- Acompanhamento nesta quarta(04) a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o fim da Comissão Geral e Prestação de Contas do Quadrimestre pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

- No dia 6 de março, realizar atos simultâneos em frente aos Núcleos Regionais de Educação (NREs). Convidar os demais servidores.

- Reforçar os atos do 8 de março – Dia Internacional da Mulher - no acampamento e nos atos em parceria com os Movimentos Feministas e em cada Núcleo Sindical da APP com proposta de diálogo com a comunidade.

- Até o dia 9 de março, promover "Dia de conversa com os Pais, Mães e Estudantes", reuniões com a comunidade escolar.

- Realização de um amplo debate sobre o tema da Previdência na categoria.

- Compromisso público do Governador de que não mexerá no fundo previdenciário.




www.appsindicato.org.br

Compromissos assumidos pelo Governo com professores e funcionários para fim da greve

Foto Ilustrativa

17 PONTOS: TODAS AS DEMANDAS ATENDIDAS

Publicado em 03/03/2015 19:10

Veja a seguir os compromissos assumidos pelo Governo do Estado na negociação feita com os professores e funcionários, por meio da APP-Sindicato, para o encerramento da greve:

1 - PROJETOS DE LEI - O Governo comprometeu-se a não apresentar qualquer projeto de lei que suprima direitos dos servidores públicos e, em particular, dos educadores. Os projetos que estavam tramitando na Assembleia Legislativa foram retirados no dia 12 de fevereiro.

2 - PARANÁ PREVIDÊNCIA -Permanece como está. Durante este mês de março, o Governo promoverá um amplo debate, com a participação do Fórum de Servidores Públicos, da APP-Sindicato e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Após esgotado o processo de análise, inclusive com a participação do representantes dos poderes Judiciário, Legislativo, Tribunal de Contas e do Ministério Público do Paraná, a melhor proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa. Desde já, está descartada a hipótese de extinção do Fundo de Previdência da ParanáPrevidência, e os recursos do Fundo Previdenciário serão utilizados exclusivamente para o pagamento de aposentadorias e pensões.

3 - PROFESSORES PSS - Todos os salários e verbas rescisórias foram pagos no dia 24 de fevereiro.

4 - TERÇO DE FÉRIAS - O pagamento do adicional de férias dos professores da educação básica e das universidades estaduais, referente a janeiro de 2015, será feito no dia 31 de março.

5 - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO - O pagamento para os agentes educacionais foi realizado nos dias 9 e 13 de fevereiro.

6 - PORTE DAS ESCOLAS - A revisão do porte das escolas foi concluída no dia 2 de março, utilizando como critério os parâmetros em vigor em dezembro de 2014, considerando o número de matrículas de 2015.

7 - PROJETOS EDUCACIONAIS - Todos os projetos, entre eles as Salas de Apoio, o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), o Treinamento Desportivo, o Mais Educação e o Hora Treinamento, estão autorizadas em sua totalidade.

8 - TURMAS E MATRÍCULAS - A Secretaria da Educação está cumprindo integralmente a Resolução 4.527/2011, que trata dos procedimentos e análises para a autorização de turmas.

9 - PROFESSORES CONCURSADOS - A Secretaria da Educação já concluiu a maior parte das nomeações dos 5.985 professores aprovados no último concurso. São 4.503 professores já contratados, 1.019 pedagogos cujos processos de nomeação estão sendo concluídos nesta semana e 463 professores que também terão suas nomeações efetivadas nas próximas semanas.

10 - ORDEM DE SERVIÇO - O Governo já abriu as inscrições para as Ordens de Serviço dos novos professores nomeados, de acordo com os critérios estabelecidos em Instrução Normativa.

11 - FUNDO ROTATIVO - Serão pagas duas cotas extras do Fundo Rotativo, como forma de compensação pelos valores não repassados no exercício de 2014, cada uma no valor de R$ 4 milhões. Os recursos serão liberados de acordo com a demanda.

12 - APAES - O Governo pagou no dia 2 de março R$ 9 milhões de parcelas pendentes de convênios com as APAES e demais entidades.

13 - PDE - O programa será retomado no segundo semestre de 2015. Todas as providências para a regularização das bolsas para estudantes e professores do PDE 2013 e 2014 serão adotadas a partir de maio, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

14 - LICENÇAS ESPECIAIS - A atual resolução que suspende temporariamente a concessão de licenças especiais terá validade até o mês de julho de 2015.

15 - LIBERAÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO - Foram autorizados os pedidos de prorrogação e também os novos pedidos, desde que atendida a regulamentação que será expedida posteriormente.

16 - DISTRIBUIÇÃO DE AULAS - A Secretaria da Educação garantirá, através de ajustes, a adequação da atribuição de aulas, em caso de alterações de demandas, permitindo que neste momento os professores possam alterar as aulas e que seja atribuída carga horária menor do que 26 aulas aos professores sob contrato temporário (PSS).

17 - PROGRESSÕES E PROMOÇÕES - O Governo implantará as progressões e promoções pendentes no mês de maio para os funcionários (do Quadro Próprio dos Funcionários da Educação Básica-QFEB) e no mês de junho para os professores (do Quadro Próprio do Magistério-QPM). Quanto ao pagamento do passivo, o cronograma será definido a partir do mês de maio.


AEN

terça-feira, 3 de março de 2015

UFFS: quarta chamada do Processo Seletivo 2015 será presencial para os cursos que iniciam no 1º semestre


Para os cursos que tem início no 1º semestre de 2015, a 4ª chamada de candidatos do Processo Seletivo 2015 da UFFS será na modalidade presencial, em sessões que serão realizadas nos dias 05 e 06 de março.

Para participar da sessão de chamada presencial, os candidatos convocados por meio dos editais 118, 119, 120, 121 e 122/UFFS/2015 ou seus procuradores devidamente constituídos deverão comparecer, na data e local discriminados, até o limite do horário de início da sessão do respectivo curso. Os candidatos precisam ficar atentos, pois não será permitida a entrada no local após o horário de início da sessão.

Cada campus tem um edital específico, discriminando os dias e horários de chamada para cada curso, confira:

Campus Chapecó: 119/UFFS/2015
Campus Cerro Largo: 118/UFFS/2015
Campus Erechim: 120/UFFS/2015
Campus Laranjeiras do Sul: 121/UFFS/2015
Campus Realeza: 122/UFS/2015
Somente poderão ingressar no local da sessão da chamada os candidatos convocados ou seus procuradores devidamente constituídos. Devem apresentar o documento de identificação com foto e estar de posse de toda a documentação de matrícula. Os candidatos menores de 18 anos de idade ou portadores de necessidades especiais poderão estar acompanhados de seu responsável legal.

Como funcionará a chamada

Após o início da sessão, será realizada a chamada nominal dos candidatos convocados por curso e modalidade de inscrição, para preenchimento das vagas disponíveis, conforme cada edital. O candidato chamado e presente à sessão realizará a matrícula imediatamente, por isso é necessário que o candidato porte toda a documentação (item 2 dos editais) e atenda aos critérios da respectiva modalidade de concorrência.

A chamada oral dos candidatos para efetivação da matrícula será realizada até o preenchimento das vagas não ocupadas de cada um dos cursos e das modalidades, ou até que todos os candidatos aptos presentes forem chamados. É importante ressaltar que a convocação, bem como a presença na sessão de chamada presencial, não garante vaga ao candidato cuja colocação for superior ao número de vagas não ocupadas, por curso, turno e modalidade.

Perderá o direito à vaga o candidato classificado que, no momento da chamada oral, não estiver presente no local da sessão ou não estiver representado por seu procurador devidamente constituído, que não apresentar toda a documentação necessária ou que apresentar documentação que não atenda aos critérios dos editais.

O candidato presente à sessão de chamada presencial que não for chamado para realizar matrícula poderá permanecer em uma lista de espera do curso. Esta lista poderá ser utilizada pela UFFS, em caso de abertura de vaga no curso para, em tempo hábil, convocar candidato para matrícula.


Cursos do segundo semestre

Para os cursos que tem início no segundo semestre letivo de 2015, a UFFS prepara mais uma chamada regular de candidatos. Será publicado edital com a lista de classificados (candidatos que manifestaram interesse em permanecer na lista de espera do SiSU) e indicação de período para matrículas.

São os casos dos cursos de:

Campus Chapecó
Administração (noturno); Ciência Sociais (noturno); História (noturno).
Campus Laranjeiras do Sul
Interdisciplinar em Educação do Campo (noturno).

Campus Erechim
Engenharia Ambiental (integral).

Campus Passo Fundo
Medicina (integral).

Outras informações em www.uffs.edu.br/estudenauffs

Morre o Cantor José Rico da Dupla Milionario e José Rico


O cantor sertanejo José Rico Alves dos Santos, conhecido por formar a dupla Milionário e José Rico, faleceu na tarde de hoje (03/03) em Americana, São Paulo. Ele estava internado desde a manhã por complicações no coração, rins e joelho.

Com mais de 40 anos de carreira, ele era conhecido por Garganta de Ouro do Brasil. A parceria com o companheiro Romeu Januário, o Milionário, começou em 1970, quando ambos se encontraram ocasionalmente no Hotel Rio Preto, em São Paulo capital. Desde então, eles venderam milhões de discos, gravaram um DVD e dois filmes.

Nascido em São José do Belmonte, Pernambuco, José Alves foi criado no Paraná, na cidade de Terra Rica. Daí veio o apelido, que mais tarde seria oficializado por ele mesmo, ao registrar no cartório o “Rico” em sua assinatura.

Ele também foi candidato a Deputado Federal no ano passado, pelo PMDB de Goiás, quando obteve mais de 26 mil votos, insuficientes para ganhar o cargo na Câmara.




www.dm.com.br

Criança de 2 anos é jogada do 12º andar de prédio invadido pelo MTST


2 DE MARÇO DE 2015

Segundo médicos, ela já estaria morta quando foi atirada. A notícia é do jornal Metro, com menção na BandNews. Tese divulgada pelo Estadão, porém, contraria até a opinião dos médicos, amenizando as coisas para os pais e o MTST.

É muito provável que você não tenha lido nada sobre isso, já que os grandes veículos não deram a devida repercussão. Mas a tragédia houve de fato: uma criança de 2 anos foi jogada do 12º andar de um prédio ocupado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Segue trecho da reportagem BEM CORAJOSA do jornal Metro, que não se deixou intimidar por pressões ideológicas:

“Uma criança de dois anos foi jogada do 12º andar de um prédio ocupado pelo Movimento Sem Teto no centro de São Paulo. Segundo a polícia, o menino chegou a ser levado para um pronto socorro, mas o médico que realizou o atendimento teria afirmado que ele já estava morto quando foi jogado.”

Eis que, para o Estadão, os fatos são outros e curiosamente BEM mais amenos quanto à culpa dos pais (e também responsabilidade do MTST pela invasão do prédio). Segundo o jornal, a criança “caiu” (não foi jogada). O problema é que essa hipótese contrariaria a tese do médico, de que já estivesse morta. O jornal ainda diz (em manchete) que ela teria morrido “ao cair”. Pois é…

Sem dúvida, o tragédia é séria e exige investigação maior; também sem dúvida, caso ocorresse em outro lugar ou circunstância, boa parte dos jornalistas que não deram o devido destaque – ou aderiram facilmente à tese da “queda acidental” (de uma criança já morta!) – estariam fazendo outra divulgação.

Seria o receio desses de “respingar” no movimento? Nunca saberemos. Mas é inédito um fato desse tipo ser solenemente ignorado por muitos veículos grandes e, além disso, noutros casos receber cobertura que contrarie até mesmo a opinião do médico que lá esteve.



www.implicante.org

Santa Maria do Oeste: Furto de Dinheiro e um Revolver

Foto ilustrativa

SANTA MARIA DO OESTE
FURTO

Às 11h45min, o solicitante compareceu no Destacamento PM relatando que fora avisado
por um amigo, que sua residência localizada na vila rural, na Localidade de Ouro Verde
estava aberta, e ao voltar na residência deparou-se com a porta aberta com a chave que
o mesmo escondia em um vaso de flor. Ao verificar o que teria sido furtado viu que havia
sumido certa quantia em dinheiro que estava dentro de um coldre com seu revólver marca
Taurus, calibre 38, que também foi furtado.



Guarapuava, 03 de março de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

segunda-feira, 2 de março de 2015

Carreta Tomba e Tira a Vida Uma Criança de Cantagalo de 1 Ano




Uma criança de um ano morreu e duas pessoas ficaram feridas na manhã deste domingo,dia primeiro, após a carreta em que se encontravam tombar na PR-092. As vítimas ficaram presas às ferragens até a chegada do socorro.
O tombamento aconteceu na altura do km 284, em Wenceslau Braz, sentido Siqueira Campos, por volta das seis horas da manhã.
O caminhão, placas ASQ-5527 de São José dos Pinhais era dirigido por Jesuel da Rosa, 25, que estava acompanhado de sua esposa Ana Carla da Rosa, 18 ,e de seu filho Carlos Breno Abreu da Rosa, de apenas um ano.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual de Siqueira Campos, a criança morreu no local.
O casal foi encaminhado à Santa Casa de Wenceslau Braz com ferimentos médios e o bebê para o IML de Jacarezinho. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista e da sua esposa, mas não correm risco de morte. Eles são da cidade de Cantagalo-PR.
As causas do acidente serão apuradas. A ocorrência foi atendida pelos soldados Barbosa e Trindade, com o auxílio dos Bombeiros de Wenceslau Braz, do Samu e Defesa Civil. A remoção da carreta foi realizada pelo Powers Auto Socorro, de Quatiguá.




www.npdiario.com
Texto e fotos: Walter Chiusoli-VIA NP DIARIO

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Governo do Paraná pede na Justiça o fim da greve dos professores

Foto App

27/02/2015 22h18 - Atualizado em 27/02/2015 22h18

O Governo do estado protocolou no fim da tarde desta sexta-feira (27) um pedido de liminar para que a greve dos professores da rede pública do Paraná seja decretada ilegal. A intenção do Executivo é que a liminar seja concedida ainda durante o fim de semana e, assim, forçar o início das aulas para a segunda-feira (2), encerrando a greve que já dura 19 dias.
saiba mais

Em função do horário em que foi protocolada, a liminar só deve ser despachada no Tribunal de Justiça no sábado (28), de acordo com o próprio governo.

O comando de greve, no entanto, se reuniu nesta quinta-feira (26) e agendou a assembleia estadual da categoria, que pode definir o fim da greve, apenas para a próxima quarta-feira (4).
A medida contraria a expectativa do governo do estado, que afirma ter atendido todas as reivindicações dos professores, de forma que não há motivo para que a greve prossiga.

"O Governo do Estado entende que foi atingindo o resultado pretendido com as reuniões realizadas em conjunto com os representantes da APP-Sindicato, garantindo-se os direitos dos professores e funcionários de escolas, bem como a qualidade do ensino dedicado aos alunos da rede pública do Estado do Paraná. O Governo do Estado está preparado para que o início das aulas aconteça no dia 02/03/2015, próxima segunda-feira, e pretende convocar a todos para a retomada de suas atividades", diz nota publicada pela administração estadual.

A greve dos professores foi deflagrada depois que o governo atrasou o terço de férias da categoria. O movimento se acirrou depois que chegou à Assembleia um pacote de medidas de ajuste fiscal.



Do G1 PR

Dilma aumenta a luz em todo o país





A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta sexta-feira (27) a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) na tarifa de energia elétrica para distribuidoras de todo o Brasil. O aumento na conta de luz foi anunciado em reunião da Aneel, em Brasília. O reajuste, válido a partir deste domingo (1), terá índices diferentes para cada Estado. O maior aumento foi no Rio Grande do Sul, 39,5 % para a AES Sul.

No Paraná, a tarifa da Copel foi reajustada em 31,88% para o consumidor residencial. Mais de 80% dos consumidores da Copel são residenciais. Incluindo todos os segmentos tarifários, o reajuste médio da Copel é de 36,7%. A composição de todo o reajuste definido pela Aneel para a Copel provém de repasse de custos do sistema nacional.

Leia Mais »

Fabio Campana

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Governo do Estado atende todas as reivindicações dos professores



AGORA, A VOLTA ÀS AULAS
Governo do Estado atende todas
as reivindicações dos professores


VEJA OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA ENCERRAMENTO DA GREVE . Documento que formalizou os compromissos foi enviado para a APP-Sindicado na quinta-feira (26). Governo está preparado para que o início das aulas aconteça na próxima segunda-feira. leia mais »

AEN

Cantagalo: CTG Jacob Fritz Terá Arquibancada Coberta e Adequação do Galpão de Baile


O Prefeito de Cantagalo Everson Conjunski, Assinou hoje junto com o Sr. Valdecir Damiani, patrão do CTG Jacob Fritz, o Rodrigo Poyer, escrevente do cartório tabelionato de notas e o Vereador Junior Damiani, a escritura da doação do terreno do CTG para Prefeitura, uma área de 24.200mt² (vinte quatro mil e duzentos metros quadrados) para ser construído a cobertura da arquibancada e a reestruturação e adequação do galpão de baile de acordo com as mornas e exigências do corpo de bombeiros.

Valor total da obra de 341.250,00 (trezentos quarenta e um mil e duzentos cinquenta reais), que proporcionara a todos os tradicionalistas e publico presente um maior conforto para assistir os nossos grandes rodeios, pois o tradicionalismo está no nosso coração e retornará os grandes bailes no nosso CTG, O Prefeito ainda agradeceu ao Valdecir Damiani, todos da diretoria e sócios do CTG, pela confiança na administração, para que este sonho se torne realidade,  agradeceu o Deputado Federal João Arruda por esta emenda parlamentar para o nosso Cantagalo. 

Via Facebook

Líder dos caminhoneiros autoriza bloqueio total de rodovias


26/02/2015 - Por Evandro Artuzi, com foto da TV Câmara

Ivar Luiz Schmidt diz que governo se reuniu com as pessoas erradas ontem (25).

O líder do movimento dos caminhoneiros, Ivar Luiz Schmidt, concedeu entrevista à Onda Sul FM há poucos instantes e declarou que o governo federal usou de má fé nas reuniões que aconteceram ontem (25) em Brasília.

Segundo ele, as pessoas que participaram não representam de fato a categoria e que informações veiculadas na imprensa nacional não condizem com a realidade.

Nenhuma proposta apresentada pelo governo foi aceita pelos caminhoneiros, que mantém bloqueios em rodovias.

Via Noticias Policiais

Greve continua! Assembleia da categoria será quarta-feira (04)


26/2/2015

Embora o governo do Estado divulgue que as aulas se iniciam na próxima segunda-feira(26), pedimos a compreensão de estudantes e responsáveis pois somente a categoria, em assembleia, decidirá retorno às escolas.

O Comando de Greve definiu hoje (26) que a Assembleia Estadual será na próxima quarta-feira, dia 04 de março, em Curitiba. Até lá, a greve geral continua e somente na assembleia é que serão definidas as próximas ações da paralisação. Também serão discutidas as propostas que o governo apresentou durante os debates da negociação e educadores(as) definirão o futuro da greve geral, onde a categoria pode decidir por suspender a greve ou dar continuidade a ela.

A assembleia ainda não tem local definido, mas deve ser divulgado no portal da APP-Sindicato em breve onde será o evento. Até lá, os comandos de greve regionais vão debater as propostas do governo com todos(as) os(as) educadores(as). Na terça-feira (03) será realizado o Comando Estadual de Greve com a participação dos(as) integrantes do conselho estadual da APP.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, o fortalecimento da luta deve continuar até que a categoria decida o futuro da greve. “Até lá a greve continua. Estamos pedindo para que todos permaneçam firmes no movimento porque consideramos que são insuficientes as respostas que o governo apresentou até agora da nossa pauta de reivindicações”. Hermes destaca que as escolas ainda não têm condições de receber os alunos. “Também ouvimos vários diretores que apresentaram a incapacidade das escolas de receber os alunos nesse momento”, destaca.



www.appsindicato.org.br

Caminhoneiros fazem interdição total em rodovias do sudoeste do Paraná



26/02/2015 11h26 - Atualizado em 26/02/2015 15h02

Em Marmeleiro e Mariópolis, automóveis também estão sendo parados.
Acordo entre prefeituras e categoria liberou cargas na quarta-feira (25).

Caminhoneiros em protesto na região sudoeste do Paraná estão bloqueando também a passagem de veículos de passeio em trechos da PRC-280 em Marmeleiro e Mariópolis na manhã desta quarta-feira (26). Na maioria dos trechos interditados, apenas os veículos de carga, com exceção dos com cargas vivas, são impedidos de seguir viagem. Para os automóveis, a liberação é feita a cada meia hora pelo mesmo tempo. Protestos se mantêm em nove estados do país.

Leia Mais

Do G1 PR

Cantagalo: CTG Jacob Fritz Resultado do XXXI Rodeio Interestadual











www.facebook.com/ctg.jacobfritz?fref=ts

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Richa reúne secretários, congela salários e pede corte de gastos


GESTÃO PÚBLICA
Richa reúne secretários, congela
salários e pede corte de gastos


GOVERNADOR ASSINOU RESOLUÇÃO QUE CONGELA O PRÓPRIO SALÁRIO, DA VICE E DOS SECRETÁRIOS . No encontro, governador falou sobre a situação econômica do País, a queda na arrecadação e as dificuldades financeiras do início do ano. leia mais »


AEN

Professora usa tablet do Estado na greve



Os 27 mil professores de ensino médio da rede pública estadual receberam tablets do governo. Para suas funções pedagógicas. A grevista que aparece na foto de José Pedroda usa o equipamento para desfrute pessoal. Na greve, por exemplo, nem para o ensino e muito menos para o seu aperfeiçoamento profissional.



Fabio Campana

Reunião entre governo e professores termina sem acordo definido



Publicado 25 de fevereiro de 2015

A reunião entre representantes do governo e da APP-Sindicato terminou por volta das 15h30 desta quarta-feira (25), sem acordo definido. A discussão realizada hoje, no Palácio do Planalto durou aproximadamente três horas e contou com a participação do secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira; do chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; do líder do governo na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli e de líderes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Na quinta-feira (26) pela manhã, o sindicato da categoria vai definir a data da assembleia geral dos professores para analisar as propostas do governo e decidir se os educadores voltam ou não ao trabalho.

Os servidores públicos realizaram uma marcha na manhã desta quarta-feira (25), em Curitiba, para reivindicar seus direitos. A estimativa da APP-Sindicato era a participação de 45 mil pessoas, mas de acordo com a Polícia Militar o protesto reuniu 10 mil.


Foto: Carolina Prestes/ Paraná Portal
www.paranaportal.com.br

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sindicato Rural de Pitanga organiza protesto contra desmandos no governo federal


Mais de 500 produtores rurais são esperados em uma manifestação organizada pelo Sindicato Rural de Pitanga nesta quinta-feira (26), às 09 horas, em frente à Câmara de Vereadores do município. Durante o protesto, os produtores levarão o leite que está estragando por conta do bloqueio dos caminhoneiros que ocorrem em todo país. Por dia, o município está jogando fora cerca de 200 mil litros de leite.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos Zampier, o alvo do protesto são os desmandos, a corrupção e a má gestão do dinheiro público do governo federal. “Nós apoiamos a greve dos caminhoneiros, o diesel não pára de subir, não há condições de sustentar isso”, afirma o dirigente, que prefere não misturar os dois movimentos. “Essa greve dos caminhoneiros não tem liderança, o nosso ato tem, a liderança é o Sindicato Rural”, diz.

Os produtores de Pitanga produzem diariamente 200 mil litros de leite. Os dois laticínios existentes no município ainda estavam recebendo parte desta produção até a última terça-feira (24), mas também interromperam as atividades por conta da falta de condições físicas de estocar a matéria-prima.

Segundo Zampier, além do leite, os produtores de grãos também estão tendo dificuldades com a falta de combustível para transportar a safra que está sendo colhida. “O primeiro que está pagando as contas dos desmandos do governo federal é o produtor rural”, lamenta.

A jurisdição do Sindicato Rural de Pitanga abrange outros quatro municípios: Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Mato Rico e Nova Tebas. “Se juntar os cinco municípios, a produção de leite vai para 450 mil litros por dia”, afirma Zampier.

“Nossos alunos precisam voltar para a sala de aula”, afirma Richa


Publicado em 25/02/2015 15:30 

O governador Beto Richa ressaltou nesta quarta-feira (25), em entrevista à RPCTV, em Curitiba, a necessidade urgente da volta às aulas nas escolas estaduais do Paraná.

“Sou democrático, aberto ao diálogo e ao entendimento, reconheço o direito de todos se manifestarem. Evidentemente, a greve não é desejada e estamos trabalhamos para, o mais rápido possível, chegarmos a um entendimento”, afirmou Richa. “Praticamente tudo já foi atendido e muitas das reivindicações já estavam encaminhadas mesmo antes da greve”, disse Richa. “Nossos alunos precisam voltar para a sala de aula”.

O governador lembrou que os professores receberam 60% de aumento salarial nos últimos quatro anos e um aumento de 75% na hora-atividade. O pagamento das rescisões dos professores contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), que somam R$ 70 milhões, foi feito na terça-feira (24). Também está assegurado o pagamento do terço de férias em março, em cota única.

CONTENÇÃO – Richa falou sobre a necessidade de medidas de contenção de gastos. “Não há condições de não apresentar medidas, de certa forma amargas, neste momento, para enfrentar a situação nacional”, disse ele.

No fim do ano passado foram encaminhadas medidas de reajustes de alíquotas de impostos, que, mesmo com as alterações, ficaram dentro da média nacional. “Agora enviamos medidas para contenção de gastos. O momento exigia brevidade na aprovação das medidas”.

Richa ressaltou a necessidade de melhorar o fluxo de caixa no início do ano. Parte das receitas de janeiro é antecipada para pagar o 13º salário dos servidores. Além disso, a receita de impostos só começará a entrar após 90 dias da alteração das alíquotas (principio da noventena).

É o caso da receita do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que normalmente começa a entrar em janeiro e que, neste ano, foi adiado para abril.

“Em abril, passaremos a receber essa receita e, com as medidas de austeridade do governo, vamos sistematicamente melhorando. O segundo semestre será muito melhor e até o fim do ano a situação estará melhor, com recuperação da capacidade de investimentos”, afirmou o governador.

AUSTERIDADE – O Governo do Estado mantém ações sistemáticas de austeridade, impondo metas aos secretários para redução de gastos de custeio. “Agora mesmo estou congelando o reajuste salarial do governador e da equipe de primeiro escalão. Reajuste que foi fixado pelo Supremo Tribunal Federal”, explicou Richa.

O governador lembrou que, no ano passado, foram eliminadas cinco secretarias estaduais e outras foram fundidas. “De uma só vez, cortamos mil cargos em comissão. O IBGE, em trabalho realizado há cerca de um ano e meio, mostrou o Paraná como o estado com menor número de cargos em comissão”, lembrou Richa.

O governador também mencionou avanços como a contratação de 23 mil professores e de 10 mil policiais, a criação de empregos e a política de industrialização.


DEMANDAS DA APP-SINDICATO JÁ ATENDIDAS PELO GOVERNO DO ESTADO

- Retirada da pauta da Assembleia Legislativa dos projetos de lei PLC 06/2015 e PLO 060/2015;

- Pagamento integral da rescisão dos professores temporários (PSS) – R$ 70 milhões (fevereiro);

- Assegurado o pagamento do terço de férias em março, em cota única.

- Porte das escolas e turmas conforme normas de dezembro de 2014;

- Convocação imediata de mais 1.000 professores e pedagogos aprovados em concurso;

- Retomada imediata de projetos de contraturno (educação física e língua estrangeira);

- Indicação de diretor assistente em 300 escolas que funcionam em três turnos;

- Garantia do número suficiente de agentes de apoio nas escolas;

- Disponibilidade imediata de salas de apoio para reforço escolar;

- Pagamento de auxílio alimentação para agentes de apoio.

AEN

Petistas brigam com grupo que pede a saída de Dilma


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 – 11:46 hs

A Venezuela é aqui. Petistas e filiados à CUT brigaram ontem com manifestantes que pedem a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) na frente da sede da Associação Brasileira de Imprensa no Rio de Janeiro. A briga aconteceu antes do início de um “ato em defesa da Petrobras” marcado pelo PT e pela CUT. Os manifestantes passavam pelo local com bandeiras do Brasil. Pessoas que apenas transitavam pela rua também trocaram acusações com os manifestantes pró-Petrobras. Numa das brigas, houve troca de socos.


Fabio Camapana

Virmond: Agricultores fazem aperfeissoamento através do curso de Empreendedor Rural


A Prefeitura Municipal de Virmond através da secretária de agricultura em parceria com o SENA-PR e a fumageira Souza Cruz, deram início no ultimo dia 24 de fevereiro terça-feira, ao curso de: “Empreendedor Rural”. A finalidade da capacitação é desenvolver o domínio pessoal dos empreendedores que atuam no ramo do agronegócio e ampliar habilidade que influencian nas transformações do setor e da sociedade.

“Esperamos capacitar os produtores rurais para que possam administrar suas propriedades com mais eficiência adquirindo conhecimento nas transformações econômicas no setor do agronegócio, fazendo o produtor enxergar sua propriedade como uma empresa”, afirma o responsável pelos cursos Luiz Burei.

O curso – Conta com 20 participantes, que tem carga horária de 136 horas – cerca de 17 encontros, que realizados sempre nas Teças-feiras, das 8 horas às 16h30. “No andamento do curso, os alunos irão organizar um projeto em relação à análise de sua propriedade. Um raio-x do que acontece em sua propriedade rural ou uma nova tendência e, também, a implantação de uma nova atividade”, ressalta o instrutor do Senar-PR, Luiz Burei que é quem ministra o curso.

O treinamento visa à capacitação do agricultor para atuação profissional voltada a administração rural. O conteúdo programático apresenta temas diversos, tais como: o programa Empreendedor Rural; o empresário rural e suas competências; fundamentos econômicos; especificidade do setor agropecuário; a família e a propriedade rural; ciclos de vida das pessoas e das empresas; planejamento participativo das empresas; globalização e políticas econômicas; cadeias agroindustriais; estratégias de comercialização; instituições da agropecuária entre outros. E isso so esta acontecendo graças ao apoio da Prefeitura Municipal e do SENAR PR que dessa forma, pode propor a esses agricultores mais conhecimento sobre o agronegocio.


Elesandro Simione

Parlamentares paranaenses vão ao ministro da Previdência para evitar extinção do Fundo Previdenciário do Paraná



Nesta terça-feira (24), parte da bancada paranaense em Brasília participou de reunião com o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, para consultar o mérito e a legalidade da proposição do governador do Paraná sobre a utilização do fundo da Paraná Previdência.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT), acompanhada do senador Roberto Requião (PMDB) e dos deputados federais Christiane Yared (PTN), Enio Verri (PT), Toninho Wandscheer (PT), Zeca Dirceu (PT), Aliel Machado (PCdoB) e João Arruda (PMDB), solicitaram ao ministro um parecer com uma análise preventiva sobre a proposição que faz a fusão de fundos previdenciários do Estado, extinguindo o Fundo da Paraná Previdência.

Tal ato transfere o saldo do Fundo Previdenciário, cerca de R$ 8 bilhões, o maior do Brasil – segundo o ministro Gabas – para o caixa do governo estadual.

“Minas Gerais, no governo do PSDB, já utilizou este modelo, desaconselhado pelo Ministério da Previdência. O governo gastou o dinheiro e não resolveu o problema fiscal do Estado. Não podemos deixar que o governador do Paraná também siga esta linha”, afirmou a senadora Gleisi. “Se a ´moda pega´, serão R$ 187 bilhões em fundos previdenciários em todo o país que irão para os caixas de governos, dizimando a poupança para as aposentadorias dos servidores”, complementou.

A análise do Ministério tem previsão de ficar pronta em uma semana.



Assessoria de Imprensa

Reserva do Iguacu: Homem Furta Veiculo e Acaba Preso com o Mesmo

Foto ilustrativa


RESERVA DO IGUAÇU
FURTO E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

Às 22h45min, o solicitante compareceu no Destacamento PM, relatando que estacionou
seu veículo Ford Versailles em frente da residência de sua avó, na Rua Rua Cel. Pedro
Lustosa, Centro, quando ouviu um barulho e ao sair da casa, viu um indivíduo adentrar no
referido veículo e sair tomando rumo ignorado. Em patrulhamento nas imediações, a
equipe avistou um veículo com as características repassadas, sendo realizada a
abordagem. Diante do fato, foi dada voz de prisão e encaminhado o autor do fato,
juntamente com a vítima, até a Delegacia de Pinhão.


Guarapuava, 25 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Goioxim: Furto em Bar e o Autor Preso Com Produtos do Furto

Foto ilustrativa

GOIOXIM
FURTO QUALIFICADO

Às 15h40min, policiais militares deslocaram até a Estrada Diamante, área Rural do
município, onde segundo denúncia anônima estava acontecendo um arrombamento num
estabelecimento comercial (bar), na referida estrada. A equipe deslocou ao endereço,
onde constatou que a porta da frente do referido bar havia sido arrombada. Foram
realizadas buscas nos arredores, sendo localizado o autor, que estava num matagal, com
os produtos do furto. Foi dada voz de prisão ao indivíduo (28) e encaminhado juntamente
com a proprietária do estabelecimento até a 2ª SDP, em Laranjeiras do Sul.



Guarapuava, 25 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

Sem combustíveis, prefeituras do Paraná suspendem transporte escolar


24/02/2015 11h08 - Atualizado em 24/02/2015 14h56

Desabastecimento é causado por bloqueios de caminhoneiros nas estradas.
Em alguns estabelecimentos litro da gasolina chegou a R$ 5, afirma Procon.

A falta de combustíveis provocada pelos bloqueios das rodovias estaduais e federais do Paraná levou prefeituras do sudoeste a suspender o transporte escolar por tempo indeterminado. Em Santo Antônio do Sudoeste, 1,7 mil alunos estão sem aulas desde segunda-feira (23). Já em Realeza, mesmo sem transporte as aulas continuam e os estudantes prejudicados terão de repor as aulas quando o serviço for normalizado.
Leia Mais...





G1

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Governo libera custeio das universidades e terço de férias para professores




Publicado em 24/02/2015 19:10

Governo libera custeio das universidades
e terço de férias para professores


O GOVERNADOR BETO RICHA TAMBÉM ASSINOU DECRETO QUE CRIA GRUPO DE ESTUDO PARA A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA . Medidas foram asseguradas durante reunião de Richa com os reitores das setes universidades estaduais do paraná e com o secretário de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior. Reunião foi considerada positiva pelos reitores. leia mais »


AEN

Greve de caminhoneiros afeta abastecimento e litro da gasolina sai a R$ 5 no PR


A greve dos caminhoneiros chega ao quarto dia e afeta a produção e o abastecimento, especialmente de combustíveis, de algumas regiões do país. Os manifestantes protestam contra o aumento do preço do diesel e o baixo valor dos fretes nas viagens. No Paraná, um dos Estados mais afetados, houve o bloqueio de 37 pontos no interior, afetando os municípios de Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e em Foz do Iguaçu (PR). Nessas áreas, há informações de que alguns locais estão vendendo o litro da gasolina a 5 reais.


Veja completo...

Greve de caminhoneiros afeta abastecimento e litro da ...

MANIFESTAÇÃO CONJUNTA sobre o Comunicado da Cantuquiriguaçu e a Região Metropolitana de Guarapuava


Em relação ao comunicado emitido pelo Presidente da Associação dos Municípios CANTUQUIRIGUAÇU, os Deputados Estaduais Artagão Junior e Bernardo Ribas Carli informam que o Projeto de Lei que cria a Região Metropolitana de Guarapuava é uma proposição que está sujeita a eventuais modificações que se entendam necessárias no transcorrer do processo legislativo.

Na análise dos municípios que têm ligação com o polo urbano de Guarapuava foram levados em conta os benefícios inerentes a uma Região Metropolitana, considerando-se, principalmente, questões de infraestrutura, prestação de serviços públicos, organização administrativa, além de motivos históricos e culturais.

A Região Metropolitana também possibilita o financiamento subsidiado aos municípios abrangidos. Por exemplo, no Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, os municípios teriam subsídio dobrado.

As ligações telefônicas com o mesmo código de área passariam a ter a cobrança da tarifa de uma ligação local. O transporte coletivo também passaria a ser integrado, com os valores das tarifas pensadas especialmente para a região. Outro ponto com a possibilidade de subsídio nos financiamentos é a organização da coleta seletiva de lixo, aterro sanitário e saneamento básico.

O debate que se faz necessário deve considerar a identificação dos municípios envolvidos e o seu real interesse em integrar este polo regional que possibilitará integração administrativa e obtenção de benefícios reais a toda a população abarcada pela Região Metropolitana. Também cabe ressaltar que em nada mudaria as estruturas administrativas do Estado, como a composição dos Núcleos Regionais.

É importante destacar, ainda, que o projeto encontra-se em fase inicial de tramitação e que serão realizadas reuniões de Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa e, até mesmo, eventuais audiências públicas a fim de modelar o projeto ao interesse público e regional. A inclusão e exclusão de municípios podem se dar a qualquer momento.

Ambos os parlamentares se colocam à disposição das entidades representativas de todos os municípios envolvidos, das autoridades locais e da população em geral para discutir a fundo a posição majoritária dos municípios. O objetivo é que a lei seja produto de uma ampla discussão que permita a formação de uma região coesa e unificada em prol de benefícios para a população.



Assessoria de Imprensa e Comunicação

Secretário da Fazenda do PR garante que folha de pagamentos está em dia


O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, admitiu nesta segunda-feira (23) que a situação financeira do Paraná é difícil. Apesar dos problemas, ele afirmou que a folha de pagamento dos servidores está em dia, e que os efeitos das medidas impostas para aumentar a arrecadação só surtirão efeito a partir do mês de maio.

"Estamos juntando dinheiro para poder pagar a folha, guardando a arrecadação dos dias que encerram fevereiro de tal forma que tenhamos um montante necessário de recursos para o pagamento da folha. Não há qualquer inadimplência quanto aos meses de dezembro, décimo terceiro, janeiro ou até fevereiro, que vamos pagar agora", declarou Costa.

Segundo ele, alguns compromissos como pagamento do terço de férias relativo a novembro e dezembro, e as rescisões contratuais dos cerca de 29 mil professores temporários dispensados em dezembro seguem atrasados, mas serão cumpridos nesta terça-feira (24).
O governo garante ainda que as diárias dos bombeiros que trabalharam no litoral durante a Operação Verão foram liberadas na sexta-feira (20).
saiba mais

Orçamento equivocado
De acordo com Costa, o déficit atual nas contas do estado foi causado pela má elaboração do orçamento de 2015, feito com base nos números de junho de 2014 - no primeiro mandato do atual governador, Beto Richa(PSDB). O cálculo fez com que as receitas fossem superestimadas. Por isso houve a necessidade de fazer um ajuste fiscal adequando as despesas à nova realidade financeira do estado.

"Nós contingenciamos o orçamento em R$ 11 bilhões. Parte disso é por conta de receitas que de fato não acontecerão em face da mudança do quadro econômico nacional, outra são medidas preventivas. Receitas que estão condicionadas a operação de credito, a convênios com o governo federal que precisam de fato ingressar nos cofres do estado para que possa liberar sua execução", explicou o secretário.

A expectativa é de que a partir de maio a entrada de receitas com impostos amenize a situação dos cofres do governo. "Estamos falando de cerca de R$ 1,2 bilhão a mais que ingressarão no caixa do estado", avaliou.

Outra frente para realização do ajuste fiscal, segundo o secretário, é a redução de despesas. "É isso que o conjunto de medidas que foi enviado a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se propunha a fazer, e é preciso fazer. Só após a aprovação dos projetos nos vamos poder visualizar uma expectativa de futuro", reforçou Costa.

Dentre as medidas polêmicas enviadas ao Legislativo que acabaram saindo de pauta para revisão está a fusão dos fundos de previdência do estado. De acordo com o secretário, o pagamento de inativos e pensionistas corresponde a uma das despesas mais significativas da administração estadual.
saiba mais

"Em 2012 foram retiradas mais de 100 mil pessoas que estavam no fundo previdenciário e levadas para o fundo financeiro. Hoje as despesas somam R$ 4, 1 bilhões pagos apenas com os recursos do tesouro. As receitas do estado não suportam este montante. Talvez reverter o processo enviando essas pessoas de volta ao fundo previdenciário, onde estão todas as suas contribuições, seja a solução. Daqui a pouco o estado não terá dinheiro nem pra pagar os ativos, quanto mais os inativos", alertou Costa.

Manifestações
Quanto aos protestos e manifestações que vem sendo feitos por diversas categorias do funcionalismo público em todo o estado, o secretário diz que é preciso que a população tenha conhecimento dos problemas.
"As corporações reagem quando você tira benefícios que estavam sendo dados há muitos anos. Mas é importante que seja esclarecida a real situação e as medidas que precisam ser adotadas. Não é possível fazer omeletes sem quebrar ovos. Os ovos terão que ser quebrados para haver um equilíbrio nas contas públicas", afirmou o secretário.


G1

Bernardo Carli participa da 1ª reunião da CCJ e relata projeto


A CCJ – Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, instalada ontem, realizou hoje, 24 de fevereiro, sua primeira reunião ordinária da atual legislatura. O Deputado Bernardo Ribas Carli, que é membro titular, participou da reunião e relatou o Projeto de Lei 32/2015.

O parecer de Carli foi favorável à proposição, que altera a lei nº 13.634, autorizando o Poder Executivo a criar o Serviço de Acupuntura e Homeopatia nas Unidades de Saúde e nos Hospitais mantidos pelo poder público ou a ele vinculados.

Bernardo também parabenizou o Deputado Nelson Justus por ter sido reconduzido à presidência da CCJ e afirmou se sentir feliz e honrado por fazer parte de uma de uma das Comissões mais importantes da Assembleia Legislativa.



Assessoria de Imprensa e Comunicação

Goioxim: João Marcos Estreia na Radio Nativa Mix com o Programa no Cantar do Galo



Apartir de Quarta feira 25/02/2015


Foto João Marcos

Goioxim: Criadores de Gado Cadastrados na ADAPAR Devem Retirar o Cartão do Produtor

Foto ilustrativa

A Agência de defesa Agropecuária do Estado do Paraná comunica a todos os criadores de gado cadastrados na ADAPAR no município de Goioxim, que  compareçam na Secretaria de Agricultura, com o objetivo de retirar o Cartão do Produtor ao qual refere-se ao cadastro do gado até dia 31 de março de 2015. Após este período sera cobrado uma taxa de 75,00 R$, segundo a lei nº 18411/2014 para adquirir o mesmo, portanto compareçam antes da data prevista para que não haja taxa ao adquiri o cadastro do produtor.



APP-Sindicato realiza grande marcha em defesa da educação pública



A greve dos(as) educadores(as) chega hoje ao décimo sexto dia. Ontem (23), o comando geral de greve reuniu-se na sede estadual da APP-Sindicato. Na pauta a organização do ato deliberado no Conselho Estadual da entidade.

Será uma grande marcha em defesa da educação pública, que deve reunir mais de 30 mil pessoas. Toda a sociedade está sendo convocada para este momento.

Haverá dois pontos de concentração, com roteiros iniciais distintos. As duas caminhadas se unem na Praça Tiradentes:

1. Praça Rui Barbosa – educadores(as) de Curitiba e Região Metropolitana – concentração a partir de 8h30, seguindo até a Secretaria da Fazenda, Praça Tiradentes e finalizando no Centro Cívico.

2. Praça Santos Andrade – caravanas do interior e litoral – concentração a partir de 8h30, trajeto segue pela Av. Marechal Deodoro, Av. Marechal Floriano, Praça Tiradentes e finalizando no Centro Cívico.

Nova reunião de negociação: ontem(23) no final da tarde, a APP-Sindicato foi convidada para uma nova rodada de negociações com o governo. A reunião será realizada nesta quarta-feira(25), às 10h, no Palácio Iguaçu. Participam da reunião, além de representantes do governo, integrantes da direção estadual do sindicato e do comando estadual de greve.

APP Sindicato

Cantagalo: Mandado Judicial e Prisão

Foto ilustrativa

CANTAGALO
CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

Às 13h15min, policiais militares deslocaram até a Rua Santo Antônio, Bairro Jardim Social
(no Fórum), onde foram solicitados por um funcionário da Vara Criminal desta Comarca, o
qual relatou que no interior do Fórum encontrava-se um indivíduo (44), o qual possui
mandado de prisão em seu desfavor. Diante da informação, o suspeito foi localizado e
abordado, sendo dada voz de prisão ao mesmo, o qual não esboçou reação e foi
encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Cantagalo.



Guarapuava, 24 de fevereiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - nlg

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Governo do Estado paga 4 milhões de reais de diárias a policiais e 70 milhões de rescisão do PSS

Foto ilustrativa


23/02/2015 18:40

Policiais e bombeiros militares que trabalharam na Operação Verão Paraná 2014-2015 começam a receber nesta terça-feira, os valores referentes às diárias do mês de fevereiro. O Governo do Paraná liberou os recursos, mais de 4 milhões de reais, na última sexta-feira. Com essa terceira parcela, cada guarda-vidas recebeu 8 mil reais em diárias, além dos salários. O Governo do Estado libera também nesta terça-feira, 70 milhões de reais referentes à rescisão dos professores contratados por Processo Seletivo Simplificado.


(Repórter: Juliane Silva)
AEN

Goioxim: Abertas Inscrisões para Curso de Informatica


A Secretaria de Assistência Social de Goioxim em parceria com o Sesi e Senai, comunicam que estão abertas as inscrições para curso de informatica com inicio das aulas em abril. Exigências: idades minima 16 anos e ser alfabetizado. Inscrições na Assistência Social.



Caminhoneiros bloqueiam rodovias em nove Estados


Em protesto contra a alta dos preços dos combustíveis, dos pedágios e dos valores dos tributos sobre o transporte, caminhoneiros bloqueiam parcialmente ao menos 38 pontos em rodovias estaduais e federais do Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul neste domingo (22). Caminhões de carga, exceto cargas vivas, de ração e de leite, estão parados nos acostamentos.

São 9 Estados afetados nesta manhã, e o movimento continua se espalhando.

Sta. Catarina é o Estado mais afetado. As informações sobre os pontos de bloqueios foram obtidas nas polícias rodoviárias estaduais e federais.

A intenção é que o movimento, que começou na quarta-feira (18) no Paraná e em Santa Catarina, seja expandido para o resto do país ao longo da semana, de acordo com Tobias Brombilla, diretor da Associação dos Caminhoneiros de Rodeio Bonito (RS).

“O setor de transporte de carga está passando por uma crise histórica, sem que os caminhoneiros consigam ter retorno”, afirmou. Segundo ele, os caminhoneiros do Rio Grande do Sul iniciaram a paralisação neste domingo durante a manhã e os caminhões deverão ser liberados para seguir viagem à noite.

De acordo com as polícias, mesmo com o protesto, os demais veículos não enfrentam problemas nas estradas, já que o bloqueio é parcial.

O Paraná registrou a maior concentração de caminhoneiros parados, ocupando 22 pontos de estradas. Em cada trecho há, no mínimo, 100 caminhões, segundo as polícias. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, havia 300 caminhões parados, de acordo com Vilmar Bonora, um dos líderes do movimento no Estado.

Ainda segundo ele, caminhões que transportam combustível também estão parados, o que já está causando prejuízos no município; até a tarde, três postos estavam sem combustível nas bombas. “Só passa caminhão que leva [combustível] para ambulâncias e bombeiros. O resto, fica”, afirmou.

Os caminhoneiros também pedem para que seja criada uma tabela de preços do frete baseada no km rodado e reclamam da jornada de trabalho implantada em setembro do ano passado, que fixou em oito horas diárias e um adicional de duas horas extras.

Odi Antônio Zani, um dos líderes do movimento em Palmeira das Missões (RS), afirmou que os caminhoneiros estão registrando, em média, queda de 30% no faturamento mensal por causa da lei.

“Eu tinha três caminhões rodando as estradas e faturava R$ 120 mil mensais no total. Tive de vender um caminhão e meu faturamento caiu para R$ 68 mil”, afirmou.

As paralisações devem continuar nesta segunda-feira (23), de acordo com os caminhoneiros.

Fonte: Folha de S. Paulo – 23/02/2015