Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 31 de março de 2025

Goioxim: Eleição para Suplente do Conselho Tutelar

Texto: Conselho Tutelar


Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. 

 Realizou-se processo de eleição para suplentes para Conselho Tutelar no dia 30 de março de 2025 na Secretária Municipal de Assistência Social, no Município de Goioxim/Pr, a escolha foi feita mediante publicação no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 14/02/2025. Edição 3216, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalização do Ministério Público, nos termos do art. 139 da Lei Federal n ° 8.069, de 13 de julho de 1990. Deu- se processo de escolha para suplência, devido que esgotadas as chamadas dos suplentes

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que cada município deve ter, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto de cinco membros.
Os conselheiros são escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida recondução.

Caso haja o afastamento de um Conselheiro Tutelar, a lei deverá prever que o suplente assumirá imediatamente a vaga deixada.

Divulgação final do Resultado através de publicação no diário oficial 04/04/2025.

Vilões da “novela da inflação” estão longe do campo


Foto: Ilustrativa Divulgação

Apesar de responsabilizados pela escalada nos valores dos alimentos, agricultores e pecuaristas são tomadores de preços e também sofrem com a inflação fora de controle

Se a inflação fosse uma novela, não faltariam personagens no enredo. Os núcleos de produtos e serviços analisados formam uma teia complexa, uma trama na qual grupos isolados, como o de produtores rurais, têm pouco ou nenhum poder de influência. Nessa história, quebras de safra, desequilíbrio na oferta e demanda, altas taxas de câmbio e elevados custos de produção estão entre os maiores vilões. E o principal autor da “novela”, com poder de transformar os rumos da história, é o governo federal, que tem decepcionado nas ações. Nos últimos meses, os episódios têm sido mal-recebidos pela população brasileira e também pelo setor produtivo.

Para que todos estejam no mesmo capítulo, é preciso lembrar que a principal ferramenta para medir a inflação é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, o IPCA registrou aumento de 4,56% nos preços, puxados principalmente por alimentação e bebidas (7,25%), alimentação fora do domicílio (6,74%) e educação (6,63%). O grupo dos alimentos, nesse momento, chama a atenção, levando a uma visão equivocada de que os produtores rurais seriam os culpados pela inflação.

Em pronunciamento no dia 14 de março, em mais uma tentativa de colocar nos produtores rurais a responsabilidade pela alta dos preços, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou: “Nós queremos encontrar quem é o pilantra que aumentou o ovo tanto”. A declaração vem na mesma medida do governo federal de desonerar a importação de alimentos para supostamente conter a subida nos preços, uma estratégia classificada como ineficaz pelo Sistema FAEP e outras entidades do agronegócio.

“O produtor rural não é o culpado pela inflação”, rebate Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP. “Ao contrário. No campo, sem descanso, os agricultores e pecuaristas trabalham para produzir alimentos, gerar renda e emprego e segurar a balança comercial do país. Os altos preços dos alimentos são consequência de outros fatores, como custos de produção elevados e o chamado ‘Custo Brasil’”, completa.

Historicamente, o produtor rural é tomador de preços, seja na hora de comprar insumos ou de vender sua produção. “Os preços são colocados de acordo com a conjuntura, que envolve tanto fatores da economia nacional quanto aspectos internacionais. A variação, portanto, depende mais de questões de mercado do que a vontade de quem está produzindo”, detalha Anderson Sartorelli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

Outro ponto importante relacionado aos preços dos alimentos é a sazonalidade, já que existem períodos de oferta concentrada, com maior disponibilidade após a colheita ou abate. “Esse comportamento da maior oferta de produtos em períodos definidos, chamado popularmente ‘da estação’, causa um comportamento sazonal dos preços dos produtos agropecuários, regidos pelo balanço de oferta e demanda. Ou seja, quanto mais se produz de algo, menor será seu preço e vice-versa”, explica Ana Paula Kowalski, técnica do DTE do Sistema FAEP.

Ações articuladas

A economia moderna e globalizada se caracteriza por uma alta complexidade. A interconexão entre as cotações das commodities depende de acontecimentos diários espalhados pelo mundo. Por isso, a missão de combater a inflação exige políticas articuladas em diferentes frentes, conforme apontam os especialistas da área econômica ouvidos pela reportagem da revista Boletim Informativo.

“Os alimentos têm um impacto significativo na inflação no Brasil, embora não sejam os únicos responsáveis por pressionar os preços. Com a matriz logística nacional fortemente dependente do transporte rodoviário, aumentos nos preços dos combustíveis elevam os custos de distribuição e, consequentemente, os preços finais dos alimentos. Além disso, o câmbio afeta a atratividade da exportação em dólares, o que pode reduzir o fornecimento de alimentos no mercado interno e pressionar os preços”, analisa Felipe Jordy, coordenador de inteligência e estratégia da Biond Agro.

Leonel Mattos, analista de inteligência de mercado da StoneX, concorda que a inflação brasileira tem múltiplas origens e acrescenta as condições climáticas adversas e a volatilidade dos preços in natura na conta da instabilidade. “Um setor impacta direta e indiretamente outros setores. A economia moderna é muito complexa e interdependente. É difícil termos uma pressão isolada”, complementa.

Edson Kawabata, sócio-diretor de novos negócios da Peers Consulting + Technology, acrescenta o câmbio como um fator determinante a ser observado na hora de analisar a inflação.

“A variação da taxa cambial impacta a inflação por via de dois mecanismos principais: a precificação de importados e o equilíbrio entre importações e exportações. O dólar mais alto estimula exportações e desincentiva importações, e vice-versa na baixa”, esmiuça o especialista.

Afinal, quem são os vilões?

Para os especialistas, o governo, com a execução de políticas públicas, tem um papel determinante na dinâmica inflacionária. Jordy enfatiza o papel do Estado em promover projetos de infraestrutura, logística eficiente e estabilidade fiscal, que seriam respostas com potencial de conter os ânimos inflacionários. “O governo tem instrumentos para atuar sobre a demanda e a oferta. A política energética, por exemplo, é outro fator que pode influenciar a inflação, assim como ações pontuais, como a formação de estoques reguladores agrícolas”, sugere.

O fantasma da hiperinflação vivida entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990 também assombra o país e entra no debate das medidas a serem tomadas em contextos de pressão sobre os preços. A inflação brasileira, para os economistas, não é uma questão isolada no mundo, mas tem suas peculiaridades. A dependência de commodities, a volatilidade do câmbio e o histórico de instabilidade econômica tornam o país mais exposto a choques externos.

Para Kawabata, o fato de o país ter convivido com essa inflação elevada durante anos até o Plano Real estimula uma “cultura inflacionária”, que leva os agentes econômicos a se anteciparem a qualquer sinal de alta de custos para elevarem preços, em caráter preventivo. “Outro fator é a indexação de parte dos preços da economia, como aluguéis, mensalidade escolar, planos de saúde e até salários, reforçando uma certa inércia inflacionária, que vai se propagando a cada ciclo de reajustes”, exemplifica.

“Entre os países emergentes, o Brasil tem uma certa vantagem comparativa, pois é um mercado grande, menos dependente de importações do que muitos vizinhos. Mas a flutuação das variáveis macroeconômicas continua sendo um desafio”, aponta Mattos.

Em resumo, se a inflação no Brasil fosse uma novela, o enredo seria um quebra-cabeça de múltiplas peças que precisam se encaixar: câmbio, juros, custos, demanda, clima, políticas públicas e até mesmo a cultura nacional influenciada pelo passado das remarcações de preço diárias dos supermercados. Combatê-la exige ações coordenada, diagnósticos precisos e, sobretudo, responsabilidade fiscal. Não há mágica, mas há caminhos.

“O mercado vê com preocupação porque não há uma sinalização de cuidado por parte do governo com as contas públicas e a estabilidade no médio prazo. Isso gera incertezas, preocupações com relação aos próximos passos e a moeda fica a mercê do que acontece no mercado externo. Uma maior preocupação com a questão fiscal levaria agentes a enxergar estabilidade, o que atrai investimentos e, consequentemente, produção. O caos nunca é o melhor caminho. O cenário de estabilidade é o principal ponto a ser buscado”, aponta Anderson Sartorelli, do DTE do Sistema FAEP.

E a taxa Selic?

No debate sobre o controle da inflação, a elevação da taxa básica de juros (Selic) costuma surgir como protagonista no noticiário econômico. Quem determina essa taxa é o Comitê de Política Monetária (Copom), vinculado ao Banco Central, órgão autônomo em relação ao governo federal. O valor mais baixo experimentado nos últimos 12 meses ocorreu em maio de 2024, com 10,5%. Desde então a taxa tem subido sistematicamente até atingir 14,25% em março deste ano, tornando o crédito mais caro.

“A taxa de juros desempenha um papel fundamental no controle da inflação ao desestimular o consumo e incentivar a poupança. Quando a taxa é elevada, cai a capacidade de endividamento de indivíduos e empresas, o que contribui para limitar o avanço dos preços. No entanto, subir os juros nem sempre é a solução, pois seus efeitos podem desacelerar o crescimento econômico e aumentar o custo do crédito, o que também afeta negativamente o poder aquisitivo da população”, pondera Felipe Jordy, da Biond Agro.

Neste cenário, Leonel Mattos, da StoneX, detalha os dois tipos de inflação: a de custo, que nasce de problemas na oferta (como uma safra ruim), e a de demanda, causada pelo consumo aquecido. “Os juros são mais eficazes no segundo caso. Quando o problema é oferta, como o encarecimento de fertilizantes, os juros têm pouco efeito”, afirma. “Ainda assim, o crédito mais caro tem um papel indireto importante, já que envolve potencial de atrair capital estrangeiro para investimentos, o que potencialmente fortalece o real”, completa.

Governo insiste na importação de alimentos

Diante da alta dos preços, o governo tem adotado como alternativa a redução das taxas de importação para alimentos e itens da cesta básica para combater a inflação. Desde então, o Sistema FAEP tem se posicionado contra a proposta de zerar as tarifas para compra de alimentos estrangeiros, já que além de não resolver a questão, ainda cria outras dificuldades para a economia do país.

“O Brasil não pode insistir em soluções ultrapassadas para problemas crônicos. Transferir o ônus da inflação para o setor produtivo é um equívoco que compromete um dos pilares da economia nacional. Enfraquecer o agronegócio com políticas equivocadas significa comprometer o futuro do país”, sinaliza Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

Em fevereiro deste ano, o Instituto Pensar Agropecuária (IPA), do qual o Sistema FAEP integra o Conselho Executivo, enviou ao governo federal um documento com sugestões de curto, médio e longo prazos para combater a inflação dos alimentos sem prejudicar o setor produtivo. No texto, o IPA também condena os subsídios indiscriminados às importações, medidas que podem desestimular a produção agropecuária, reduzir investimentos no setor e, consequentemente, elevar os preços ao consumidor.

Para os especialistas, a medida de desonerar importações pode até funcionar no curto prazo ao aumentar a oferta interna, mas alertam para desdobramentos futuros. “É preciso evitar que o país se torne excessivamente dependente do mercado externo”, aponta Felipe Jordy, coordenador de inteligência e estratégia da Biond Agro. “Pode ajudar, mas não resolve sozinho. Se o Brasil não é importador tradicional de certos itens, há barreiras logísticas e comerciais que dificultam a substituição imediata do produto nacional pelo estrangeiro”, alerta Leonel Mattos, analista de inteligência de mercado da StoneX.

Edson Kawabata, da Peers Consulting + Technology, vê essa medida como uma alavanca acionável pelo governo para tentar mitigar o problema, mas que não é efetiva sozinha. “É necessária uma análise estratégica mais ampla no âmbito da reforma tributária (entre outras medidas estruturais), para uma melhor equalização dos tributos aplicáveis nas cadeias de valor de produtos, para reduzir assimetrias e estimular a competitividade dos setores”, alerta.

Relações com a Imprensa
Sistema FAEP







Nova Laranjeiras: Homem invade casa da ex. namorada que foi acordada com faca no pescoço o autor foi detido

Por: 10ªCIPM - Foto : Divulgação

Data/Hora/Local: 30/03/2025 às 16h - Rua Guerino Carelli 

NO LOCAL A EQUIPE ENTROU EM CONTATO COM A SOLICITANTE, QUE RELATOU À EQUIPE QUE ESTAVA EM SUA RESIDÊNCIA, QUANDO FOI ACORDADA COM UM GOLPE DE FACA NO BRAÇO DIREITO POR SEU EX. NAMORADO E ESTE DE POSSE DA MESMA FACA  LHE AMEAÇOU DE MORTE E A MANTEVE DEITADA COM A FAÇA EM SEU PESCOÇO. 

FICANDO SUBMETIDA A ESSA SITUAÇÃO POR VOLTA DE 30MIN E QUE COM A CHEGADA DA MÃE E IRMÃ DO AUTOR, A SOLICITANTE FOI LIBERADA. APÓS A LIBERAÇÃO O AUTOR TERIA TOMADO RUMO IGNORANDO. A EQUIPE DE POSSE DAS CARACTERÍSTICAS DO AUTOR LOGROU ÊXITO EM LOCALIZÁ-LO. 

APÓS ABORDADO E REALIZADA A BUSCA PESSOAL, O AUTOR RELATOU QUE POSSIVELMENTE TERIA QUEBRADO A MÃO DIREITA DURANTE A TENTATIVA DE FUGA, SENDO AMBOS LEVADOS AO HOSPITAL PARA ATENDIMENTO MÉDICO E POSTERIORMENTE A 2ª DP LARANJEIRAS DO SUL PARA OS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS.

Nova Laranjeiras: Mulher morta com tiro na cabeça e mais duas pessoas feridas a tiros o autor foi preso

Por 10CIPM - Foto: Fabrício Eduardo por CATV

Data/Hora/Local: 30/03/2025 às 22h15min - Rua Mioranza - Centro. 

EQUIPE ACIONADA PARA PRESTAR APOIO AO AGENTE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, EM NOVA LARANJEIRAS, ONDE O AGENTE ESTARIA REALIZANDO A PRISÃO EM FLAGRANTE DE UMA OCORRÊNCIA DE HOMICÍDIO. DESLOCADO ATÉ O LOCAL, ONDE FOI CONSTATADO A SITUAÇÃO, ONDE O AGENTE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ESTAVA REALIZANDO A CONTENÇÃO DO AUTOR. 

E QUE ESTE TERIA CHEGADO NO BAR, ONDE SE DIRIGIU ATÉ A PROPRIETÁRIA E TERIA SOLICITADO UMA CARTEIRA QUE ESTAVA NO LOCAL, NESTE MOMENTO A VÍTIMA FOI EM DIREÇÃO AOS FUNDOS, E O AUTOR VEIO A EFETUAR UM DISPARO NA REGIÃO DA CABEÇA DA VÍTIMA. 

AUTOR TAMBÉM REALIZOU TRÊS DISPAROS CONTRA MULHER QUE ESTAVA NO LOCAL, VINDO ACERTAR DOIS DISPAROS NA REGIÃO DAS COSTAS, E UM NA REGIÃO DO BRAÇO. TAMBÉM REALIZOU UM DISPARO CONTRA UM HOMEM, VINDO ACERTAR NA REGIÃO DO TRONCO. 

APÓS ISTO, O AUTOR ESTAVA SE EVADINDO DO LOCAL, MOMENTO QUE O AGENTE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, QUE ESTAVA EM UM LOCAL PRÓXIMO OUVIU OS DISPAROS, SE APROXIMOU DO LOCAL E VISUALIZOU O AUTOR SAINDO COM UM REVOLVER NA CINTURA, DEU VOZ DE ABORDAGEM E REALIZOU A PRISÃO DESTE. 

O AUTOR ESTAVA PORTANDO UM REVÓLVER 38. O SAMU FOI ACIONADO PARA ATENDIMENTO DAS VÍTIMAS, ONDE SE FEZ PRESENTE A EQUIPE BRAVO 04. A POLÍCIA CIVIL FOI ACIONADA, BEM COMO IML E PERÍCIA. AUTOR POSTERIORMENTE ENCAMINHADO PARA A 2ª SDP.

Santa Maria do Oeste: Briga de duas mulheres por divida e a policia foi acionada

 



Data/Hora/Local: 30/03/2025 – 19h00 - Centro 

A equipe foi acionada para atender a uma ocorrência em um posto de combustível, onde a solicitante informou que estaria ocorrendo uma briga entre duas mulheres. No local, a equipe separou as envolvidas, identificadas como uma mulher de 33 anos e outra de 45 anos. Segundo relato, o motivo da briga seria uma dívida. 

Durante o confronto, uma das envolvidas extraviou seu telefone celular e, a todo momento, acusava a outra pelo sumiço do aparelho. No entanto, ao realizarem uma ligação para o número, o celular foi localizado com o filho dela, que durante toda a abordagem, proferia ameaças de morte contra a outra. Diante dos fatos, ambas foram encaminhadas ao Destacamento Policial para registro do boletim de ocorrência e orientadas sobre os procedimentos cabíveis. 

As envolvidas optaram por representar judicialmente em data futura e, após os trâmites, foram liberadas.

Goioxim: Publicações Oficial do Município do dia 31 de Março 2025




MUNICIPIO DE GOIOXIM
EXTRATO DE CONTRATO 027/2025
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Leia mais... 

CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 028/2025
Leia mais... 

CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 026/2025
Leia mais.... 

CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 027/2025
Leia mais... 

CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 025/2025
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
TERMO DE ADJUDICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DISPENSA ELETRÔNICA Nº 17/2025
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
EXTRATO DE CONTRATO 030/2025
Leia mais... 


Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 31/03/2025. Edição 3246

domingo, 30 de março de 2025

Cantagalo: Denuncia e um masculino foi preso por disparo de arma de fogo



Data/Hora/Local: 29/03/2025 22h00min CENTRO AGROPECUÁRIO 

EQUIPE POLICIAL FOI ACIONADA VIA COPOM, PARA VERIFICAR UMA SITUAÇÃO DE DISPARO DE ARMA DE FOGO NO CENTRO AGROPECUÁRIO. SEGUNDO A SOLICITANTE, O SEU VIZINHO ESTARIA ALCOOLIZADO JUNTAMENTE COM OUTROS MORADORES EFETUANDO DISPAROS DE ARMA DE FOGO DESDE ÀS 17 HORAS DO DIA DE HOJE E QUE ISSO OCORRE COM FREQUÊNCIA. 

EQUIPE REALIZOU UMA APROXIMAÇÃO DO LOCAL, ONDE CONSTATOU VÁRIOS INDIVÍDUOS EM ALGAZARRA COM SOM MUITO ALTO. FOI SOLICITADO APOIO A EQUIPE DO MUNICÍPIO DE VIRMOND, ONDE FOI REALIZADO ABORDAGEM DOS INDIVÍDUOS E IDENTIFICADOS, SOLICITADO PARA DESLIGAREM O SOM E INFORMADOS DA DENÚNCIA DE PRONTO NEGARAM OS FATOS E AUTORIZARAM A BUSCA RESIDENCIAL A FIM DE COMPROVAR QUE SERIA UMA DENÚNCIA FALSA. 

PORÉM, NA CASA EMBAIXO DO COLCHÃO DO SEU QUARTO FOI LOCALIZADO UMA CARABINA ROSSI CALIBRE 5,5 MODIFICADA E CINCO (5) MUNIÇÕES INTACTAS CALIBRE .22. DADO VOZ DE PRISÃO E INFORMADO SOBRE OS SEUS DIREITOS LEGAIS AO, O QUAL FOI ENCAMINHADO SEM ALGEMAS ATÉ O POSTO DE SAÚDE MUNICIPAL O QUAL REALIZOU O LAUDO DE LESÃO E POSTERIORMENTE ENCAMINHADO ATÉ A DELEGACIA DE LARANJEIRAS DO SUL PARA PROCEDIMENTOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA.

Guarapuava: Três masculino foram presos por ameaça e porte irregular de arma de fogo

Por:16ºBPM

Data/Hora/Local: 29/03/2025 – 13h49min – Vila Carli 

As equipes deslocaram-se para atender uma ocorrência de ameaça, onde três homens, portando armas de fogo, estariam ameaçando o marido da solicitante. Durante o deslocamento, foi informado que os suspeitos haviam fugido em um veículo Chevrolet Sonic de cor prata. A equipe conseguiu localizar e abordar o veículo, identificando o condutor, de 30 anos, e os passageiros, de 26 e 30 anos. 

Durante a busca veicular, foram encontrados um revólver calibre .38, localizado no banco traseiro e municiado com seis munições intactas, e um revólver calibre .357, próximo ao banco do motorista, também municiado com seis munições intactas. Além disso, em busca pessoal, foram localizadas cinco munições no bolso de um dos passageiros. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos envolvidos, as armas e munições foram apreendidas, e todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária para as providências legais cabíveis.

SantaMaria do Oeste: Posse Irregular de arma de fogo

 Fonte: 16ºBPM

Data/Hora/Local: 29/03/2025 – 20h10min – Localidade de Água Doce. 

No dia 29 de março de 2025, às 20h10min a equipe policial recebeu denúncia através de mensagens do whatsapp no celular de plantão da Polícia Militar, onde uma denunciante passou a relatar que um masculino de 30 anos, estaria bastante agressivo e ameaçando sua mãe. Ainda afirmou que o masculino possuia arma de fogo, do tipo puchafieira. 

A equipe policial deslocou até o endereço. Onde foi abordado o autor do fato e, mesmo antes de ser indagado, prontamente, o autor afirmou que possuia arma de fogo. Que estava em seu sitio. Diante dos fatos, a equipe policial deslocou até o sitio onde o autor afirmou guardar sua arma de fogo. Foi indicado pelo autor um depósito que ficava no terreno do sitio e no interior dele, foi localizado a espingarda de fabricação artesanal. Calibre não definido. Além de 01 espoleta e um frasco contendo 40 gramas de chumbo. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor e apreendido a arma de fogo. Conduzidos o autor até a 45ª DRP para procedimentos de polícia judiciária.

Campina do Simão: Furto de um boi da propriedade cortado a corda e a cerca que prendia o animal

Imagem Ilustrativa

Data/Hora/Local: 29/03/2025 – 10h44min – Localidade Vista Alegre 

Compareceu ao destacamento da Polícia Militar de Campina do Simão uma mulher de 64 anos, proprietária de um sítio na localidade de Vista Alegre. Ela relatou que, ao verificar a propriedade na data de hoje, constatou o furto de um boi da raça Tabapuã. Segundo a vítima, a corda que prendia o animal foi cortada, assim como a cerca da propriedade. Diante dos fatos, foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

sábado, 29 de março de 2025

Goioxim: Entrevista com a Vereadora e Procuradora da Mulher Joice Zago Sangaletti Solenidade de Posse da Procuradoria da Mulher

Foto e Video: Xuxo GN

No dia 27 de março de 2025 realizou a Primeira Cerimônia de Posse da Procuradoria da Mulher.

Siga nosso canal www.youtube.com/@TVGN-f5b


Durante a cerimônia, foram empossados como Procuradora a Sra. Joice Zago Sangaletti, Procuradora Adjunta Elizagela Damara Martins e os Procuradores Adjuntos Marcio Ravanelo e Cleomar Nola de Lima. Todos reafirmaram seus compromissos na luta pela garantia dos direitos das mulheres Goioxinenses, destacando a importância de um trabalho conjunto para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em nossa comunidade.


Goioxim: Entrevista com a 1ª Dama Josiane Lourença na posse da Procuradoria da Mulher

Foto e Video: Xuxo GN

Siga nosso canal www.youtube.com/@TVGN-f5b
Veja entrevista no YouTube...



No dia 27 de março de 2025 realizou a Primeira Cerimônia de Posse da Procuradoria da Mulher.

Durante a cerimônia, foram empossados como Procuradora a Sra. Joice Zago Sangaletti, Procuradora Adjunta Elizagela Damara Martins e os Procuradores Adjuntos Marcio Ravanelo e Cleomar Nola de Lima. Todos reafirmaram seus compromissos na luta pela garantia dos direitos das mulheres Goioxinenses, destacando a importância de um trabalho conjunto para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em nossa comunidade.

Goioxim: Entrevista com a Presidente da Câmara Municípal Solenidade de Posse da Procuradoria da Mulher

Foto e Video: Xuxo GN

Siga nosso canal www.youtube.com/@TVGN-f5b

No dia 27 de março de 2025 realizou a Primeira Cerimônia de Posse da Procuradoria da Mulher.



Veja no YouTube... 

Durante a cerimônia, foram empossados como Procuradora a Sra. Joice Zago Sangaletti, Procuradora Adjunta Elizagela Damara Martins e os Procuradores Adjuntos Marcio Ravanelo e Cleomar Nola de Lima. Todos reafirmaram seus compromissos na luta pela garantia dos direitos das mulheres Goioxinenses, destacando a importância de um trabalho conjunto para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em nossa comunidade.

Pitanga: Homem faz disparos de arma de fogo enfrente residência e diz a policia que achou o revolver na praça



Data/Hora/Local: 28/03/2025 – 14h10min

Compareceu na 3ª Cia uma senhora, de 63 anos, a qual relata que na data de ontem, 27/03/2025, por volta das 21h10min, seu vizinho de 36 anos, foi até a frente de sua residência, onde efetuou quatro disparos de arma de fogo, sendo um desses em direção ao seu portão, relata que nesta data passou em frente à sua casa diversas vezes de bicicleta. A solicitante informa que está com receio que ele faça algo contra ela e seus familiares. 

Diante dos fatos narrados a equipe RPA Pitanga deslocou até a residência do autor, localizada na mesma via, onde foi confirmado que ele se encontrava em casa através de conversa com vizinhos. Em ato continuo foi verbalizado com o autor, o qual acatou as ordens policiais, saindo da residência e sem qualquer coação física ou moral, franqueou a entrada da equipe em sua residência, negando a autoria dos crimes a ele imputados naquele momento. 

Assim a equipe iniciou buscas dentro a sua casa logrando êxito em encontrar uma arma de fogo, no bolso de um casaco do autor, do tipo revólver, marca taurus, oxidado, calibre 0.32, numero de serie DH84049, com capacidade para 06 (seis) disparos, desmuniciado. Após a arma encontrada, o autor respondeu apenas que havia achado o referido revólver em uma praça da cidade, municiado com cinco cartuchos, que deflagrou todos nas ruas da cidade, sendo dois ou três em frente a casa da vitima. 

Posteriormente as partes e a arma foram encaminhadas a 45ª DRP para serem adotados procedimentos de Policia Judiciária.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Goioxim: Cerimônia de Posse da Procuradoria da Mulher

 
Fotos e Videos GN - Texto Cãmara Municipal

Video da Solenidade parte 01... 
Video da Solenidade parte 02...

A Câmara Municipal de Goioxim, teve a honra de realizar, nesta tarde no dia 27 de março de 2025 a Primeira Cerimônia de Posse da Procuradoria da Mulher. Este evento significativo que somente foi possível graças à propositura do Projeto de Lei de Iniciativa da Vereadora Marizele Uchak Visentin Vaz.

Durante a cerimônia, foram empossados como Procuradora a Sra. Joice Zago Sangaletti, Procuradora Adjunta Elizagela Damara Martins e os Procuradores Adjuntos Marcio Ravanelo e Cleomar Nola de Lima. Todos reafirmaram seus compromissos na luta pela garantia dos direitos das mulheres Goioxinenses, destacando a importância de um trabalho conjunto para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em nossa comunidade.



O evento contou com a presença de várias mulheres e ficou marcado por um ambiente acolhedor, extrovertido e prazeroso para todas, que essa nova etapa seja marcada por ações efetivas e transformadoras, consolidando um futuro mais junto e igualitário para todas.
Agradecemos aqui, a todas que participaram deste momento histórico e que se uniram a nós nessa causa tão importante. Juntos, continuaremos a construir um futuro mais justo e pautado pela equidade de gênero em nosso Município.

Com essa importante iniciativa, espera-se fortalecer o enfretamento a violência de gênero contra mulher, ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder e garantir suporte as demandas especificas das mulheres.

Goioxim: Os prefeitos de Goioxim e Santa Maria do Oeste se reuniram para discutir sobre a construção da ponte no rio Piquiri



Quinta, 27 de março, os prefeitos Éder, de Goioxim, e Oscar, de Santa Maria do Oeste, se reuniram para discutir um projeto de grande importância para as duas cidades: a construção da ponte sobre o rio Piquiri. Este encontro marca um passo significativo no planejamento de uma infraestrutura que promete facilitar a mobilidade entre os municípios e fortalecer os laços entre as comunidades.

Durante a conversa, os prefeitos abordaram os detalhes do projeto, incluindo o traçado da ponte, os recursos necessários e o impacto positivo que essa obra trará para a região. A construção da ponte não apenas melhorará o acesso entre Goioxim e Santa Maria do Oeste, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico local, facilitando o transporte de produtos e serviços.

Ambos os prefeitos estão comprometidos em buscar parcerias e recursos que viabilizem a construção da ponte, que é vista como um símbolo de progresso e união entre as duas cidades.
A reunião de hoje foi um passo importante para transformar essa ideia em realidade, e os prefeitos estão otimistas quanto ao futuro da ponte do rio Piquiri. Com essa obra, espera-se não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover um desenvolvimento sustentável e integrado para as comunidades de Goioxim e Santa Maria do Oeste.

Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino através de programas locais com foco no segmento, soluções financeiras e capacitação

Imagem: Divulgação

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social, a instituição destinou mais de R$ 14 bilhões em crédito para empresas lideradas por mulheres apenas em 2024

O empreendedorismo feminino tem se consolidado como um motor de transformação econômica e social no Brasil. Hoje, mais de 10 milhões de mulheres estão à frente de seus próprios negócios, segundo o Sebrae. No entanto, muitas ainda enfrentam desafios para o acesso ao crédito, capacitação e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Para ampliar as oportunidades a essas empreendedoras, o Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8,5 milhões de associados, destinou mais de R$ 14 bilhões em crédito para empresas lideradas por mulheres em 2024. Esse volume representa um crescimento significativo dentro da carteira desse segmento, que encerrou 2024 com mais de R$16 bilhões de carteira de crédito. Além disso, captou no último ano mais de R$ 1,5 bilhão junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Caribe, e à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), para ampliar o financiamento às empreendedoras no Brasil.

Para Stella Trabulsi Fraiha Franca, superintendente de Negócios PJ do Sicredi, é essencial criar oportunidades para que as mulheres desenvolvam seus negócios e tenham acesso a ferramentas que impulsionem seu crescimento. "Nosso compromisso vai além do crédito. Oferecemos um suporte completo, que inclui capacitação e um atendimento humanizado e personalizado, atento às necessidades de cada empreendedora. Dessa forma, promovemos o desenvolvimento econômico e social e contribuímos para uma sociedade mais justa e equitativa", destaca.

Mais do que o portfólio diverso de produtos de crédito, as empreendedoras podem contar com outras soluções financeiras essenciais para o negócio como maquininhas de cartões, pix, cobrança e cartão de crédito, além do Organizador PJ que apoia nas rotinas de organização da empresa. Além disso, o Sicredi também investe na capacitação. O curso Mulher Empreendedora, lançado em 2023, oferece conteúdo gratuito e acessível para apoiar a formalização e o crescimento de pequenos negócios liderados por mulheres.

Disponível na plataforma Sicredi na Comunidade, o curso também passou a ser oferecido presencialmente em parte das cooperativas do Sicredi a partir de 2024. Até o momento, mais de 1.350 pessoas participaram da versão online, e mais de 200 mulheres concluíram a formação presencial.

Outra importante iniciativa de apoio do Sicredi é o Comitê Mulher, que tem o objetivo de promover a equidade de gênero, buscando o empoderamento das associadas por meio de uma jornada educativa, para que estas possam assumir papeis de liderança nas cooperativas e nas suas comunidades. Atualmente quase 50% das cooperativas do Sicredi desenvolvem o programa, que conta com a participação de mais de 4 mil mulheres.

Casos de sucesso

O impacto do apoio às empreendedoras pode ser visto na história da associada da Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Ana Leire. Fundadora da Acorata Biscoitos, Ana transformou sua paixão pela gastronomia em um negócio de sucesso.

"Empreender é como subir uma escada, um degrau de cada vez, e nessa trajetória busquei apoio em instituições que acreditam no poder dos negócios femininos. O Sicredi foi um parceiro fundamental no meu crescimento, participar do programa Donas do Negócio foi um divisor de águas, agregando conhecimento e conexões que impulsionaram minha trajetória. Além disso, obtive uma linha de crédito para minha empresa e, no final do ano, recebi um patrocínio para o lançamento do meu livro DNA de Cozinheira, em que compartilho minha jornada,” contou.

O projeto Donas do Negócio é desenvolvido pela Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. A iniciativa, que visa estimular o empreendedorismo e a qualificação das mulheres, agentes fundamentais na transformação socioeconômica do país, atendeu mais de 3 mil associadas e, desde a sua criação, gerou cerca de R$ 2 milhões em negócios por meio de feiras e eventos.

Outro exemplo é Cheyenne Garcia, associada da Sicredi Noroeste SP, de Nova Granada (SP), que que concilia a sua atuação como veterinária com o empreendedorismo ao abrir uma loja de moda country. Ela conta como a facilidade no processo de contratação de crédito impulsionou os planos da família: "Decidimos abrir uma loja que tivesse a ver conosco e que fosse única na cidade. Estamos indo para o nosso segundo ano de operação e temos o objetivo de crescer cada vez mais. Ao conhecer o Sicredi, descobri as diversas facilidades para empreendedoras. Recentemente, precisei de um financiamento e o processo foi extremamente ágil, rápido e sem burocracia”, afirmou.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui


Laranjeiras do Sul : Cachorro pitbull pula muro a mata gato da vizinha e a policia foi acionada

Foto: Ilustrativa

 Data/Hora/Local: 27/03/2025 às 19h - CENTRO 

ESTA EQUIPE FOI SOLICITADA PARA ATENDER UMA OCORRÊNCIA DE OMISSÃO DE CAUTELA NA GUARDA DE ANIMAIS, NO LOCAL EM CONTATO COM A SOLICITANTE, A QUAL RELATOU QUE O CACHORRO DO VIZINHO DA RAÇA PITBULL PULOU O MURO PARA DENTRO DE SEU TERRENO ONDE RESIDE, E ATACOU O SEU GATO ATÉ A MORTE E RETORNOU PARA O OUTRO TERRENO, A SOLICITANTE RELATOU QUE NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO ACONTECE E JÁ FOI ENTRADO EM CONTATO COM O PROPRIETÁRIO DO ANIMAL, E QUE DATA ANTERIOR INFORMOU QUE IRIA RESOLVER A SITUAÇÃO PORÉM NÃO HOUVE MEDIDAS TOMADAS. 

A EQUIPE DESLOCOU ATÉ RESIDÊNCIA DO PROPRIETÁRIO DO CACHORRO, PORÉM NÃO LOCALIZOU O MESMO. A SOLICITANTE FOI ORIENTADA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS.

Palmital: Homem foi preso em cumprimento de mandado judicial

 


Data/Hora/Local: 27/03/2025 às 15h15min - CENTRO  

A EQUIPE EM APOIO A POLÍCIA CIVIL DE PALMITAL, RECEBEU INFORMAÇÃO QUE UM HOMEM, O QUAL TINHA UM MANDADO DE PRISÃO EM SEU DESFAVOR, ESTAVA ANDANDO PELO CENTRO DA CIDADE. A EQUIPE REALIZOU PATRULHAMENTO PELA ÁREA E CONSEGUIU LOCALIZAR O REFERIDO HOMEM, EM FRENTE A UM BARRACÃO EM QUE ESTAVA DESCARREGANDO UMA CARRETA. FOI DADO VOZ DE ABORDAGEM E A CIÊNCIA DO MANDADO, SENDO POSTERIORMENTE ENCAMINHADO A DELEGACIA DE PALMITAL E ENTREGUE A AUTORIDADE POLICIAL.

Corinthians impede tetra do Palmeiras, fatura o Paulistão e encerra jejum de 6 anos sem título

Com: Jovem Pam

Com empate por 0 a 0 garantido após o goleiro Hugo Souza defender pênalti de Raphael Veiga, Timão conquistou seu 31º título estadual; foi a primeira vez que um Derby em Itaquera valeu o caneco

Depois de seis anos, o torcedor corintiano finalmente pode soltar o grito de campeão. Conseguiu segurar o empate sem gols contra o Palmeiras na Neo Química Arena e sagrou-se campeão do Campeonato Paulista de 2025, conquistando sua 31ª taça do estadual. A conquista se deve principalmente a um jogador, que salvou o Corinthians do gol que levaria a partida para as penalidades: Hugo Souza. O goleiro corintiano pegou o pênalti de Raphael Veiga no segundo tempo, em um momento que o alviverde pressionava. O Corinthians chegou para o jogo com a vantagem de ter vencido a partida de ida no dia 16 de março. Qualquer empate garantia o título para os donos da casa. Já o Palmeiras, em sua sexta final seguida, queria o tetracampeonato consecutivo. Se os minutos iniciais do jogo foram faltosos e com princípios de confusão em todas as faltas que eram marcadas, o final foi um tradicional clássico, com confusão e expulsão de Martines, que acertou um tapa no rosto de Marcelo Lomba, que também acabou levando o vermelho.

Aos 7 minutos, uma trombada entre Hugo e Vitor Roque preocupou a torcida corintiana, já que o goleiro precisou de atendimento em campo, mas conseguiu permanecer no jogo. Apesar de não ter tido nenhum chute a gol até os 12 minutos, era o Corinthians que ocupava o campo adversário, com descidas pela esquerda com Memphis Depay. A primeira chegada do Palmeiras foi aos 21 minutos, em uma cobrança de escanteio e cabeçada de Micael que passou pelo lado esquerdo do gol de Hugo. Aos 26 minutos, Martines puxou a jogada, Depay driblou a marcação e encontrou Garro, para chutar cruzado e exigir de Weverton, que defendeu e evitou o gol. A primeira etapa da partida foi sem grandes chances, o que fez com que os goleiros poucos trabalhassem e a partida fosse para o intervalo empatada sem gols.

Na volta para o segundo tempo, o alviverde tomou mais iniciativas e foi mais para o ataque, mas não criou uma grande oportunidade. O lance que incendiou o jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Félix Torres, que já tinha amarelo, derrubou Vitor Roque no limite da entrada da área e a arbitragem marcou pênalti. Apesar da demora para confirmar a penalidade ou não, a arbitragem manteve a marcação de campo. Raphael Veiga foi para cobrança e Hugo defendeu, enlouquecendo a fiel torcida presente no estádio.

Abel Ferreira foi expulso por reclamação no lance do pênalti. Queria a expulsão de Félix Torres, e o juiz não deu. Só que minutos depois o jogador corintiano marcou outra falta na entrada na área, em cima do mesmo Vitor Roque e não teve jeito, levou o vermelho e deixou o Corinthians com um a menos até o final do jogo. Em busca do resultado, os alviverdes mexeram. Saiu Anibal e Mike, e entrou Flaco López e Richard Ríos. Com um a menos, os alvinegros precisaram se defender, colocaram André Ramalho e Ryan, e saiu Carillo e Garro. O Palmeiras foi para cima e tentava encontrar um gol para levar o jogo para os pênaltis. Só que não conseguiu e no final ainda caiu na provocação dos adversários, o que gerou uma grande confusão.

O alvinegros provocaram e o alviverde aceitou a provocação de Memphis Depay, que pisou em cima da bola ao estilo Soteldo, em jogo contra o Vasco em 2023. O lance gerou confusão e ocasionou na expulsão de Andrés Martinez e Marcelo Lomba. A Confusão fez com que o jogo fosse prorrogado até os 106 minutos – 16 minutos de acréscimo. Já nos minutos finais do jogo, Yuri Alberto teve a chance de matar o jogo em uma jogada de velocidade do Corinthians, mas Weverton defendeu e manteve o Palmeiras vivo por mais um tempo no jogo. A euforia corintiana para comemorar o título, fez com que a partida precisasse ser paralisada mais uma vez, por causa de sinalizadores lançados em campo. Com a partida retomada, o Corinthians segurou o resultado e garantiu o título do campeonato, se isolando ainda mais como o maior campeão do Paulistão.

Paraná: Safra de milho deve ter a maior produtividade média da história em 2025


Fonte: AEN - Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

A primeira safra de milho já superou em 90% a colheita e deve ter a maior produtividade média da história para a safra. Essa é uma das informações trazidas na Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

A estimativa para a produção da primeira safra do milho é de 2,8 milhões de toneladas, 13% a mais que a do ano passado, que foi de 2,5 milhões, em uma área menor, de 268,3 mil hectares, e 9% a menos que em 2024, que foi de 294,3 hectares, isso com uma produtividade média de 10.627 quilos por hectare, a maior da história, que se destaca diante dos 8.582 kg/ha do ano anterior.

Segundo o analista do Deral Edmar Gervásio, o mercado está favorável ao produtor, que está recebendo em torno de R$ 70 a saca. “O produtor tem preços com alta acima de 40% quando comparado ao mesmo período do ano passado. E essa lavoura também teve um custo de implementação menor se comparado à anterior” afirma.

Mas os preços futuros tendem a ser menores. O analista do Deral também explica que a expectativa da safra mundial é boa e o plantio da safra dos Estados Unidos, maior produtor do cereal, inicia em abril e deve ter aumento de área.

Já as expectativas para a segunda safra da cultura não são tão boas. A falta de chuvas no mês de março, somada às altas temperaturas, deve afetar a safra que ainda está em desenvolvimento, mas que, por enquanto, apresenta uma estimativa de 15,9 milhões de toneladas.

SOJA – As condições climáticas continuam a rebaixar as expectativas para a safra de soja. O levantamento atual prevê 21,06 milhões de toneladas. Em fevereiro a estimativa estava em 21,18 milhões. A colheita dos 5,76 milhões de hectares alcançou 90% nesta semana, dando mais confiabilidade aos números.

“No início da safra era esperada uma produção de 22,23 milhões de toneladas, entretanto a irregularidade climática em boa parte do Estado impactou as produtividades”, destacou Edmar Gervásio. O fenômeno foi observado principalmente no Oeste e Norte do Estado. Essas duas regiões são responsáveis por 43% da área. Por outro lado, a região Sul tem surpreendido positivamente, com ganhos de produtividade.

Segundo o analista, a perda de 1,17 milhão de toneladas (5,3%) representa menos R$ 2,3 bilhões sendo transacionados no Estado, em valores atuais. “Mesmo com as perdas registradas no campo, a safra ainda é boa para o produtor, pois teve custos menores para o plantio e o preço médio de venda este ano é aproximadamente 13% superior ao de março de 2024”, disse Gervásio.

OLERICULTURA – A colheita da 2ª safra da batata apresenta boa produtividade, a safra de cebola foi encerrada com resultados revisados, e a primeira safra do tomate está em fase final de colheita com bom rendimento. A 2ª safra do tomate enfrenta desafios de produtividade. Em relação aos preços, o tomate se destacou com aumento no atacado, enquanto batata e cebola apresentaram quedas anuais significativas, refletindo condições de oferta e demanda.

A 2ª safra da batata já está 92% plantada e obteve uma evolução de 16% em quatro semanas, com uma estimativa de produção de 342,6 mil toneladas em 31,2 t/ha. Em relação aos preços, no atacado a batata apresentou uma queda anual de 58,33%. O preço nesta semana foi avaliado em R$ 55,00 a saca de 25 quilos, valor que, em março do ano passado, era de R$ 120,00.

A safra 2024/25 das cebolas foi encerrada com uma colheita de 129,1 mil toneladas em 3,2 mil hectares. Isso representa 2% a menos que fevereiro do ano passado. Por outro lado, a produtividade ficou em 39,8 t/ha, 2,3% a mais que o previsto. Em fevereiro o preço de atacado da cebola encontrava-se em R$ 22,32 a saca de 20 quilos, valor que no ano passado era de R$ 55,63, uma queda anual de 59,9%.

O tomate de primeira safra está praticamente todo plantado em uma área de 2,5 mil hectares. 99% já foram colhidos somando 156,8 mil toneladas das 170,9 mil toneladas previstas. A segunda safra já está 82% plantada e 32% colhida, com uma produtividade de 28,1 t/ha, número bem menor frente aos 75,1 t/ha previstos.

Isso impactou também os preços. No atacado, o tomate apresentou um aumento anual de 25%, mas também um aumento significativo mensal. A caixa de 20 quilos, que estava R$ 90 em fevereiro, aumentou para R$ 150 na última semana. Uma alta de 66,7%. Os bolsões de calor no início do ano somados à nova praga nos tomateiros podem ter contribuído para este cenário.

CULTURAS DE INVERNO – Como de costume, em março o Deral publica as primeiras intenções de plantio das culturas de inverno, como aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale, que apontam que em 2025 é possível que o Paraná produza 3,8 milhões de toneladas dessas culturas, 30% a mais que o ano passado, porém em uma área 15% menor, de 1,5 milhão para 1,2 milhão.

O feijão de segunda safra permanece estável em relação ao mês passado e boa para o produtor. A expectativa é colher 610,6 mil toneladas em uma área de 332 mil hectares.

Com as estimativas atuais e as primeiras previsões das culturas de inverno, documento também indica a estimativa da produção total de grãos no Paraná para 2025 em 45 milhões de toneladas – 19% maior que o ano passado – em uma área de 10,5 milhões de hectares.

BOLETIM – O Deral também divulgou nesta quinta-feira o Boletim de Conjuntura Agropecuária. Além de falar de alguns produtos que fazem parte da safra paranaense, o documento aborda a expectativa de melhores preços ao produtor de gado de leite, em razão da menor captação industrial e aumento nas exportações.

Também há texto sobre o recorde de abates de suínos em 2024, ainda que haja retração na produção de carnes devido à redução no peso médio dos animais. A produção de ovos no Brasil atingiu um recorde em 2024, com o Paraná mantendo a segunda colocação, com 459,114 milhões de dúzias.

Goioxim: Publicações Oficial do Município do dia 28 de Março 2025




MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 15/2025
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
EXTRATO DO TERMO DE ADJUDICAÇÃO/HOMOLOGAÇÃO LEILÃO 01/2025 PROCESSO 24/2025
Leia mais... 




Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 28/03/2025. Edição 3245

quinta-feira, 27 de março de 2025

Cresol alcança marca histórica de 1 milhão de cooperados

 



Sistema comemora 30 anos com a confiança do quadro social no modelo de negócios e nos princípios cooperativistas

O ano de 2025 é de celebração para a Cresol. Ao completar três décadas de história, o sistema também comemora a marca de 1 milhão de cooperados alcançada no mês de março. A ampliação do quadro social se reflete no crescimento financeiro, que teve aumento de 33% no valor de ativos em 2024, chegando a R$ 42,1 bilhões.

“É uma felicidade muito grande vermos e celebrarmos esse marco. Em cada um desses cooperados está a concretização dos propósitos do cooperativismo, de um modelo de negócios que se constrói em conjunto e que visa o bem de todos”, destaca o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri.

Fundada em 24 de junho de 1995, no Sudoeste do Paraná, a Cresol tem origem na agricultura familiar, iniciando suas operações com 27 sócios-fundadores. Nos 10 primeiros anos, pouco mais de 50 mil pessoas estavam associadas ao sistema, que já atendia nos três estados do Sul, mas ainda de forma exclusiva ao público agro.

Novos públicos, mais força para o cooperativismo

Entre os anos de 2010 e 2020, a cooperativa passou por grandes transformações, que contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento. Foi nessa década que a expansão para outras regiões do Brasil ganhou força e, em 2015, ao completar 20 anos, mais de 307 mil pessoas estavam associadas à Cresol.

Nos anos seguintes, a estruturação para abertura de público ampliou os horizontes e o sistema passou a atender ao público urbano e pessoa jurídica. Em 2020, o número de sócios havia saltado para quase 620 mil.

“O desenvolvimento sustentável do sistema sempre foi uma preocupação, por mais que não se imaginasse, lá no início, que alcançaríamos essa proporção. Crescemos com a solidez das nossas operações e a confiança do nosso quadro social. Temos que agradecer e, mais do que nunca, renovar o nosso compromisso de estar ao lado do cooperado e atender às suas necessidades”, completa Cledir Magri.

Ao alcançar a marca de 1 milhão de cooperados, a Cresol acredita no grande potencial de desenvolvimento para seus públicos, atualmente formados 61% por pessoa física urbana, 23% relacionado ao agronegócio e 16% pessoa jurídica. Em paralelo, para atender com qualidade e eficiência, planeja chegar a 1.000 unidades de atendimento em 2025 e aperfeiçoar cada vez mais os seus canais digitais.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, 1 milhão de cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Saiba mais em: https://cresol.com.br/

Guarapuava: PRF apreende carga de cigarros eletrônicos e celulares

Ascom/PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu grande quantidade de cigarros eletrônicos e celulares de marcas diversas na tarde do dia 26, por volta das 15 horas, durante fiscalização na BR-277, em Guarapuava (PR).

Os policiais deram ordem de parada para o condutor do caminhão Scania de cor branca e emplacamento de Lages (SC), e durante a fiscalização, o condutor apresentou informações divergentes em relação à nota fiscal e origem e o destino da carga que estava transportando.

Os policiais decidiram fiscalizar o compartimento de carga, momento em que foram encontradas diversas caixas, escondidas entre os sacos de farinha de trigo, contendo grande quantidade de celulares e cigarros eletrônicos.

O motorista informou que carregou o caminhão com farinha de trigo e com as mercadorias em Foz do Iguaçu (PR) e levaria até São Paulo (SP).

Diante dos fatos, o condutor, juntamente com o veículo e a carga, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guarapuava, sendo que a mercadoria será posteriormente contabilizada pela Receita Federal.


Goioxim: Homem detido portando drogas nos bolsos

Foto: Arquivo GN


Data/Hora/Local: 26/03/2025 17h00min Rua Laurindo Cordeiro de Souza 

EQUIPE EM PATRULHAMENTO PELA PRAÇA CENTRAL DE GOIOXIM, VISUALIZOU TRÊS MASCULINOS NO INTERIOR DA PRAÇA MUNICIPAL, ONDE UM DELES, AO VISUALIZAR A EQUIPE, COLOCOU RAPIDAMENTE A MÃO NO BOLSO ESQUERDO DIANTEIRO, DE SUA CALÇA. 

FOI DADA VOZ DE ABORDAGEM AOS TRÊS SUSPEITOS, SENDO LOCALIZADO NO BOLSO ESQUERDO DA CALÇA UM PAPEL DE SEDA, ENROLADO, CONTENDO SUBSTANCIA ANÁLOGA A MACONHA E EM SEU BOLSO TRASEIRO DIREITO UM PAPELOTE CONTENDO A MESMA SUBSTANCIA, QUE APÓS PESAGEM TOTALIZOU A QUANTIA DE 4.6 GRAMAS DE SUBSTANCIA ANÁLOGA A MACONHA, SENDO LOCALIZADO TAMBÉM NO BOLSO TRASEIRO DIREITO, UMA EMBALAGEM DE PAPEL DE SEDA ABERTA. 

OS OUTROS ABORDADOS FORAM LIBERADOS NO LOCAL. INDAGADO SOBRE A SUBSTÂNCIA O MESMO RELATOU SER USUÁRIO. DIANTE DO FATO FOI CONDUZIDO ATE A 2ª SDP DE LARANJEIRAS DO SUL, SEM O USO DE ALGEMAS E TRANSPORTADO NO BANCO TRASEIRO DA VIATURA, PARA OS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS, JUNTAMENTE COM O ENTORPECENTE APREENDIDO. ORIENTADO QUANTO AOS PROCEDIMENTOS.

Goioxim: Pubçicações Oficial do Município do dia 27 de Março 2025

 


CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PORTARIA N°003/2025
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Nº 03/2025
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Nº 02/2025
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
RREO 1 BIMESTRE 2025 UNIFICADOS
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 180 DE 26 DE MARÇO DE 2025 CRIAÇÃO DA COMISSÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADES
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
BALANÇO PATRIMONIAL 2024
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 28/2025
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 181 DE 26 DE MARÇO DE 2025 CONCEDER FÉRIAS ALEXSANDER SANTANA OLIVEIRA
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
LICITAÇÃO MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO N.º 019/2025-PMG
Leia mais... 


CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
RESOLUÇÃO N° 011/2025
Leia mais... 


Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 27/03/2025. Edição 3244

Candoi: Encontrado a moto utilizada no crime do dia anterior onde um masculino foi morto



Data/Hora/Local: 26/03/2025 – 14h39min - Estrada Rural 

A equipe recebeu informações de que a motocicleta envolvida em um homicídio ocorrido em data anterior teria sido vista, junto com um automóvel Toyota Hilux, na localidade de Fartura logo após o crime. O condutor teria abandonado a motocicleta em uma região de mata e fugido no referido veículo. 

A equipe deslocou-se até o local e encontrou uma motocicleta Honda CG 150 Fan, de cor vermelha, coberta por galhos e folhas, em meio às árvores, similar à que foi visualizada na cena do crime. Diante dos fatos, os órgãos competentes foram acionados para os trâmites necessários.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Cresol Vale das Águas PR/MG realizou 18 reuniões de relacionamento





O objetivo das reuniões de relacionamento é preparar e informar os cooperados para o momento de Assembleia Geral Ordinária (AGO) que se aproxima

Ao longo do mês de março, a Cresol Vale das Águas PR/MG realizou 18 reuniões de relacionamento com o quadro de cooperados. Os momentos foram realizados nas agências, em formato virtual e mais de 600 pessoas estiveram presentes. De acordo com o presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, em virtude da distância das áreas em que a cooperativa possui atuação, os momentos precisaram ser feitos nas cidades e por agências, facilitando o acesso à informação a todos. “Com a proporção que a cooperativa vem tomando, reunir as pessoas em um único local é um grande desafio. Por isso, o Conselho de Administração optou por trabalhar desta forma com o quadro social. Entendemos que foi muito positivo e pudemos, assim, conversar, tirar as dúvidas e informar os cooperados do Paraná e Minas Gerais”, destacou o presidente.

Nas reuniões, muitos temas foram abordados, como o resultado geral da cooperativa no ano de 2024, as ações sociais e de relacionamento com o quadro associativo, o projeto de expansão para o estado de Minas Gerais, o que se espera dos números do exercício de 2025 e também um apanhado geral do que será abordado na AGO, que acontecerá quinta-feira (27), por meio da plataforma Assemblex. “Através da modalidade virtual, conseguimos chegar a todos os cooperados que, com o direito a voto e participação exercem o seu direito democrático na cooperativa”, afirmou o diretor executivo, André Dall Oglio.

Portanto, os cooperados da Cresol Vale das Águas PR/MG estão convidados a participar. A AGO acontecerá quinta-feira (27), às 16h. “Todos os cooperados estão convidados a participar, procure a sua agência e participe”, destacou Bukovski.



Foz do Jordão: Fiorino e condutor apreedido com mil e qutrocentos pacote de cigarros contrabandeado

Por: 16ºBPM


Data/Hora/Local: 25/03/2025 – 08h00min – BR 373 

Nesta data, 25 de março de 2025, por volta das 08h, a equipe da Patrulha Rural da 1 °Cia do 16° Batalhão de Polícia Militar, após recebimento de denúncia anônima de que o masculino de 45 anos, o qual já é conhecido das equipes pela prática dos crimes de contrabando e descaminho, estaria conduzindo o veículo Fiat/Fiorino de cor branca, carregado com cigarros oriundos de contrabando ou descaminho, e estaria trafegando pela rodovia e estradas rurais na região dos municípios de Candói e Foz do Jordão. 

Diante dos fatos a equipe durante patrulhamento na Br 373, visualizou o referido veículo e em consequência realizou abordagem, sendo constatado que o veículo estava carregado com aproximadamente 28 caixas de cigarro, totalizando 1.400 pacotes de cigarro. Destaca-se que o condutor possui diversos registros no sistema policial pelo crime de contrabando ou descaminho, conforme boletins registrados desde o ano de 2022. Em consequência foi encaminhado o condutor juntamente com a carga para Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.