Em uma operação conjunta da Polícia Militar de Laranjeiras do Sul, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agrupamento do Exército de Guarapuava, foi realizada a reintegração de posse retirando cerca de 300 indígenas da tribo Kaigang, que desde dezembro do ano passado, ocupavam propriedades rurais nas comunidades Boa Vista Passo Liso em Laranjeiras do Sul.
A ação, que teve início por volta das 6 horas de ontem (23), contou com a participação de 160 soldados. Os índios foram realocados em duas áreas pertencentes a Fundação Nacional do Índio (Funai) na região.
Saída
Segundo o delegado da Polícia Federal de Guarapuava, Antonio Marcos Bassani, que coordenou a reintegração, a saída foi pacífica, não havendo resistência por parte dos indígenas. “Apesar do clima tenso dos últimos meses, os ocupantes saíram sem causar problemas. Contamos com um grande aparato de policiais e a operação acabou sendo tranquila”, afirmou.
Professor Pedro, representante dos índios, declarou em entrevista à Rádio Educadora, que após a prisão do cacique Claudio, ninguém assumiu a liderança do grupo e que desde então, as ações eram tomadas em decisões conjuntas. “A comunidade seguirá na luta por um lugar para viver. A vida é assim e temos que aceitar”, disse.
Aos poucos, as famílias de agricultores que moravam no local, estão retornando às residências.
Conflito
A tensão entre nativos e fazendeiros na comunidade de Boa Vista Passo Liso teve início no começo de dezembro, quando centenas de nativos ocuparam as propriedades rurais e estabeleceram prazos para que as famílias deixassem suas terras. Eles reivindicavam áreas de várias propriedades que estão sendo questionadas judicialmente.
Na época, moradores da comunidade procuraram a companhia da Polícia Militar para denunciar as ameaças. Também houve registros de boletins na Polícia Civil que comunicou a Polícia Federal em Guarapuava sobre o clima tenso.
A Polícia Militar foi acionada e se dirigiu até o local com três equipes. Na metade do caminho, os policiais avistaram um índio armado com uma espingarda e prenderam-no. A prisão, no entanto, revoltou os demais índios que fizeram um soldado refém e danificaram três viaturas. Depois de muita tensão, o policial foi liberado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém